• Nenhum resultado encontrado

A praga apresenta hábito noturno e gregário, sendo encontrados vários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A praga apresenta hábito noturno e gregário, sendo encontrados vários"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

OCORRÊNCIA DE Acharia sp. EM CAFEEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

L.P. Dalvi, Eng°. Agr° Doutorando em Fitotecnia-UFV; A.F. Silva, Eng°. Agr° Doutorando em Fitotecnia-UFV; G.S. Andrade, Eng°. Agr° Doutorando em Entomologia-UFV; N.B.C. Dalvi, Eng°. Agra Mestranda em Produção Vegetal – CCA- UFES; V.B.Corrêa, Estudante Agronomia – CCA-UFES

A cultura do café está sujeita ao ataque de muitas pragas, que em função das condições climáticas, sistema de cultivo ou desequilIbrio biológico, podem causar danos consideráveis, prejudicando o desenvolvimento e produção das plantas, ocasionando grandes prejuIzos.

Várias espécies de lagartas atacam o cafeeiro, e dentre elas, as mais comuns são a lagarta dos cafezais (Eacles imperialis magnífica) e lagarta urticante (Lonomia circumstans). Estes insetos, são conhecidos pela voracidade, consomem folhas e brotos, e em surtos podem devastar grandes áreas além de representar um perigo para colhedores, pois possuem efeito urticante, que provoca queimaduras.

Normalmente, estas pragas, consideradas secundárias, causam problemas apenas quando ocorre um desequilIbrio biológico, provocado por fatores climáticos ou pelo uso indiscriminado de defensivos, que resulta no desaparecimento de seus predadores naturais. Atualmente, no entanto, os ataques vêm tornando-se mais comuns. Nos últimos anos, surtos de proporções consideráveis foram observados no Estado de Rondônia onde a área atacada já supera 600 hectares e no Sul de Minas Gerais, onde a lagarta dos cafezais devastou lavouras inteiras no ano de 2009.

O objetivo deste trabalho é registrar a ocorrência de lagartas Acharia sp. Lepidoptera: Limacodidae, em cafeeiros no Estado de Minas Gerais.

No mês de junho de 2010, em um cafezal arábica adulto, localizado no municIpio de Viçosa – Minas Gerais notou-se a presença lagartas alimentando-se de folhas, ocasionando desfolhamento.

Lagartas de vários instares foram coletadas para a identificação, e criadas até a fase adulta em gaiolas no laboratório de entomologia a Universidade Federal de Viçosa.

Resultados e conclusões

A praga apresenta hábito noturno e gregário, sendo encontrados vários indivIduos em uma mesma rama. No inIcio do ataque as lagartas raspam o limbo foliar e à medida que se desenvolvem passam a consumir toda a folha, assim como, as brotações novas. Preferencialmente o ataque ocorre no terço superior da planta. Verificou-se a existência de gerações sobrepostas, com insetos de instares diferentes na mesma planta.

A identificação demonstrou tratar-se de Acharia sp. uma praga de ampla distribuição, que ataca diversas culturas como citrus, coco, mamona e dendê, sendo que, em café é encontrada na Colômbia e Costa Rica.

A constatação de pragas como Acharia sp. seguida pelas caracterIsticas que atestam seu potencial de dano, permitem a elaboração de um plano de manejo mais eficiente em caso de surto.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

Professor: Luiz Carlos Mantovani Junior Centro: CEART Depto: Música Semestre: 2011/2 Categoria Funcional: Efetivo Titulação: Mestre Regime: DI Classe: Assistente

vagy: T: T: 96. STK STK KÉK KÉK Ha Ha a a tényleges tényleges önköltség önköltség < < terv. Saját Saját termelés termelés ű ű készletek készletek K:

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Dissertac ¸˜ ao (Mestrado em Estat´ıstica e Experimentac ¸˜ ao Agropecu´ aria) - Universidade Federal de Lavras , Lavras, 2013.

As características morfológicas radiculares avaliadas foram: matéria seca da parte aérea, da raiz, total e relação raiz/parte aérea; comprimento total de raiz; área de