• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA Questões de 1 a 10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA Questões de 1 a 10"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Página | 1

LÍNGUA PORTUGUESA

Questões de 1 a 10

Leia o texto a seguir e responda as questões de 01 a 05.

Superexposição na web deixa nossa reputação mais vulnerável

Guilherme Genestreti Juliana Vines

de São Paulo Tudo o que você coloca na internet pode ser usado contra você. Fotos de um momento festivo, discussões, tuítes atravessados. E há pouco espaço para voltar atrás, como percebeu tarde demais o congressista americano Anthony Weiner, após o mundo ver suas cuecas no Twitter. “Nem com todo o dinheiro do mundo é possível limpar uma reputação manchada na internet”, diz o perito digital Wanderson Castilho, da E-Net Security. A exposição virtual e a velocidade da web mudaram o conceito de reputação.

“Nossa imagem está mais vulnerável. Pode ser confrontada com o que postamos”, diz o sociólogo Sergio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC.

O conceito de reputação virtual não poderia estar mais em alta. O Google acaba de lançar uma ferramenta, a “Eu na Web”, para que o usuário monitore o que falam dele por aí. Há quem ganhe para cuidar da imagem alheia e limpar um passado virtual, como Wen Tripp, cofundador da Reputation.com, com sede nos EUA. “Temos 160 empregados especializados em reputação online”.

Monitoramos publicações, fazemos relatórios e enviamos alertas, disse à Folha. A limpeza de rastros pode custar de US$ 100 a US$ 10 mil, diz Tripp. No Brasil, José Milagre, perito digital da Legaltech, diz que conserta até imagem de morto. “Trabalhamos com conteúdos positivos que empurram os resultados negativos para baixo”. Trocado em miúdos, significa manipular os resultados do Google para que os dados positivos da pessoa apareçam no topo de uma pesquisa. Mas há casos que nem peritos resolvem.

(...)

É difícil prever a repercussão de uma postagem na rede. “Ainda não dominamos essa linguagem”, diz a psicóloga Rosa Maria Farah, da PUC-SP. Segundo Farah, isso justifica alguns deslizes e escândalos. Outra hipótese é a de que, quando estamos online, perdemos um pouco a capacidade de crítica. “Há uma sensação de anonimato e privacidade quando se está online. É comum as pessoas entrarem em estado alterado de consciência, semelhante ao sonhar”.

Para a psicóloga Dora Sampaio Goes, do Hospital das Clínicas de SP, gostamos mesmo é de

aparecer, “Queremos vender uma identidade”. O problema é confundir o íntimo com o social e tornar público o particular, segundo ela. “Usamos as redes sociais como se fossem nosso quarto. Há uma deturpação da noção de intimidade. Owen Tripp diz mais: “O que antes escreviam na porta do banheiro vai hoje para o mural do Facebook”.

E há um preço a pagar. A advogada Patrícia Peck, especialista em direito digital, diz que falta a todos uma noção do risco real na internet. “As pessoas podem falar o que pensam, mas respondem pelo que dizem.” Faça a conta: se você tem 200 amigos no Facebook e cada um também tem 200, uma postagem sua pode chegar a 40 mil pessoas que você nem tem ideia de quem sejam. Assustador, não? Mas não é preciso apagar o perfil em todas as redes sociais. Alex Primo, professor de comunicação da UFRGS, diz que é possível separar o profissional do pessoal em redes sociais com listas e configurações de privacidade. Mas reconhece que a internet é um convite à exposição. “Quanto mais você se expõe, mais vantagens pode receber. Só posso usar ferramentas do Google se der os meus dados . O Facebook só é divertido quando o atualizamos”.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2011/06/935 603/Acessado em 11/10/2015 QUESTÃO 1: Assinale a alternativa INCORRETA.

Segundo o texto, a superexposição na web ocorre devido:

a) à falta de crítica e à sensação de anonimato que as pessoas têm quando estão online.

b) à postagem de fatos pessoais num espaço de domínio público, no caso, as redes sociais.

c) à falsa sensação de privacidade que a internet sugere às pessoas.

d) à ferramenta “Eu na Web”, fornecida pelo Google, que incentiva o usuário a fornecer dados à rede.

e) à noção distorcida de intimidade: confunde-se o social com o pessoal.

QUESTÃO 2: Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com o texto, a reputação das pessoas está mais vulnerável, pois:

a) é difícil prever a repercussão que uma postagem pode causar.

b) a imagem de uma pessoa é comparada àquilo que ela posta na rede.

c) não há como apagar as postagens negativas de uma pessoa na rede.

d) as postagens positivas de uma pessoa geralmente são inventadas.

e) há listas de configurações de privacidade que auxiliam os usuários.

(2)

Página | 2 QUESTÃO 3: No fragmento “E há pouco espaço para

voltar atrás, como percebeu tarde demais o congressista americano Anthony Weiner”, o conectivo COMO possui o mesmo sentido em:

a) Como não havia água no colégio, os alunos foram dispensados.

b) Como ocorreu todo o episódio?

c) Os homens foram treinados como terroristas em solo sagrado.

d) Como? Você pode repetir a pergunta?

e) Todos os cidadãos possuem direitos iguais como reza a Constituição.

QUESTÃO 4: Assinale a alternativa CERTA. Ocorre sujeito composto na seguinte oração:

a) “Queremos vender uma identidade”

b) “O Facebook só é divertido quando o atualizamos”

c) “A exposição virtual e a velocidade da web mudaram o conceito de reputação”

d) “As pessoas podem falar o que pensam...”

e) “Nossa imagem está mais vulnerável”

QUESTÃO 5: O prefixo SUPER em superexposição tem o mesmo sentido do prefixo:

a) Pós - em pós-graduação b) Ultra - em ultramarino c) Pré - em pré-escolar d) Hiper - em hiperconectada e) Hipo - em hipoglicemia

Leia a letra da canção abaixo e responda a questão 06.

Vilarejo (Marisa Monte)

Há um vilarejo ali

Onde areja um vento bom Na varanda, quem descansa Vê o horizonte deitar no chão Pra acalmar o coração Lá o mundo tem razão

Terra de heróis, lares de mãe Paraíso se mudou para lá Por cima das casas, cal Frutas em qualquer quintal Peitos fartos, filhos fortes

Sonhos semeando o mundo real Toda gente cabe lá

Palestina, Xangri-Lá Vem andar e voa

Vem andar e voa Vem andar e voa Lá o tempo espera Lá é primavera

Portas e janelas ficam sempre abertas Pra sorte entrar

Em todas as mesas, pão Flores enfeitando

Os caminhos, os vestidos, os destinos E essa canção

Tem um verdadeiro amor Para quando você for

http://letras.mus.br/marisa-monte/441705/Acesso em 20/10/2015

QUESTÃO 6: Em relação à linguagem utilizada na canção, todas alternativas apresentam características relacionadas à informalidade, EXCETO:

a) “Pra acalmar o coração”

b) “Para quando você for”

c) “Toda gente cabe lá”

d) “Portas e janelas ficam sempre abertas”

e) “Pra sorte entrar”

Leia o texto abaixo e responda as questões 07 e 08.

Maioria vê ensino técnico como porta de entrada para o mercado de trabalho

Segundo IBOPE, 90% da sociedade tem a opinião de que ensino profissional facilita o início de carreira

12/08/2014 08h59 - Atualizado em 12/08/2014 08h59

Pesquisa do IBOPE, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que a sociedade brasileira tem percepção de que a educação profissionalizante é uma excelente escolha para o jovem. De acordo com o estudo, 90% dos entrevistados concordam que quem tem ensino técnico encontra mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem não faz nenhum curso.

A percepção também é positiva com relação aos salários: 82% afirmam que os profissionais com certificado de qualificação profissional têm salários maiores do que os que não têm. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas acima de 16 anos em 143 municípios.

No entanto, segundo Censo da Educação 2013, apenas 7,8% dos brasileiros optam pela educação profissional contra 76,8% dos australianos, 69,7% entre os finlandeses e 51,5% dos alemães (dados do CEDEFOP - European Centre for the Development of Vocational Training). (...)

Disponível em http://g1.globo.com/educacao/especial-publicitario/senai/olimpiada-do- conhecimento/2014/noticia/2014/08/maioria-ve-ensino-tecnico-como-porta-de-entrada-para-o- mercado-de-trabalho.html/Acesso em 04/11/15

(3)

Página | 3 QUESTÃO 7: De acordo com o texto, podemos

afirmar:

a) O ensino técnico é considerado por toda sociedade brasileira um fator importante para se conseguir um emprego.

b) Todos profissionais que concluem curso técnico ganham salários maiores que os profissionais que não possuem qualificação.

c) A maioria dos brasileiros opta pela educação profissional devido aos salários e benefícios recebidos.

d) A pesquisa do IBOPE mostrou que o ensino técnico profissionalizante foi considerado um fator relevante para se conseguir um emprego de acordo com a maioria dos entrevistados.

e) A pesquisa encomendada pelo IBOPE foi realizada em todo território brasileiro com pessoas a partir de 16 anos.

QUESTÃO 8: Assinale a alternativa CORRETA em relação às orações subordinadas.

a) “Pesquisa do IBOPE (...) aponta que a sociedade brasileira tem percepção...” – o conectivo destacado inicia uma oração adjetiva.

b) “...a sociedade brasileira tem percepção de que a educação profissionalizante é uma excelente escolha para o jovem” – o conectivo em destaque inicia uma oração que possui função de objeto direto.

c) “...quem tem ensino técnico encontra mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem não faz nenhum curso” – a palavra em destaque inicia uma oração adjetiva.

d) “82% afirmam que os profissionais com certificado de qualificação profissional têm salários maiores” – o conectivo em destaque introduz uma oração que possui a função de objeto direto.

e) “... os profissionais com certificado de qualificação profissional têm salários maiores do que os que não têm.” – a palavra grifada introduz uma oração adverbial.

QUESTÃO 9: Assinale a alternativa em que há um ERRO segundo a norma culta:

a) Fundado há mais de quarenta anos, o colégio ICT é um dos principais centros de ensino técnico da região.

b) A Expo ICT, a maior feira técnica da região, apresentou cerca de 130 trabalhos em 2015.

c) O colégio ICT está entre as mais conceituadas escolas técnicas da região Sul Fluminense.

d) Na tradicional festa Junina do ICT, houve quadrilha, fogueira, show de grupo sertanejo além de comidas típicas.

e) Os critérios na escolha do Garoto e Garota Colegial ICT de 2015 foi beleza, simpatia, apresentação e boa conduta.

QUESTÃO 10: Leia a tirinha abaixo e responda a questão a seguir.

Levando-se em conta o emprego da crase no trecho

“... não obedecia à minha mãe”, no último quadrinho, é adequado afirmar que ela é:

a) necessária, pois nela ocorre a fusão de preposição “a” com pronome demostrativo “a” e está diante de palavra feminina.

b) inadequada, uma vez que o verbo “obedecer” é transitivo direto e não admite preposição.

c) facultativa, pois, embora complete um verbo transitivo indireto, com preposição obrigatória, está diante de um pronome possessivo feminino.

d) obrigatória, por conter a junção da preposição “a”

com artigo feminino “a” anteposta a um pronome.

e) incorreta, porque, independentemente, do fato de ocorrer a fusão de preposição com artigo, nunca ocorre crase diante de pronomes.

(4)

Página | 4

MATEMÁTICA

Questões de 11 a 20

QUESTÃO 11: A sombra de uma árvore mede 4,5m.

À mesma hora, a sombra de um bastão de 0,6m, mantido na vertical, mede 0,4m. A altura da árvore é:

a) 3m b) 4,8m c) 5m d) 6,75m e) 7m

QUESTÃO 12: A maior rede de comunicação do mundo é a internet. Numa região onde o número de usuários dessa rede é de 2 milhões de pessoas, 15%

a utilizam para fins educacionais. O número de pessoas que utilizam a internet para outros fins é de:

a) 700 000 b) 1 700 000 c) 1 500 000 d) 1 900 000 e) 300 000

QUESTÃO 13: Tenho 100 moedas que dão um total de R$ 60,00. Uma certa quantidade são moedas de R$ 1,00 e as restantes são moedas de R$ 0,50. A quantidade de moedas de R$ 1,00 é:

a) 20 b) 80 c) 15 d) 10 e) 50

QUESTÃO 14: Ao escovar os dentes pela manhã, Ana gasta 4 litros de água porque tem o mau costume de deixar a torneira ligada durante a escovação. Se após um período de racionamento, ela tomar consciência e diminuir o consumo, passando a gastar apenas 1 litro, quanto terá economizado em 10 dias?

a) 30 litros b) 15 litros c) 20 litros d) 9 litros e) 7 litros

QUESTÃO 15: Sofia pagou R$ 67,20 por uma blusa que estava sendo vendida com desconto de 16%.

Quando suas amigas souberam, correram para a loja e tiveram a triste notícia de que o desconto já havia acabado. O preço encontrado pelas amigas de Sofia foi:

a) R$ 70,00 b) R$ 75,00 c) R$ 80,00 d) R$ 85,00 e) R$ 90,00

QUESTÃO 16: Considere a figura contida na malha quadriculada abaixo:

Determine o Perímetro do triângulo ABC.

a) 12 b) 16 c) 24 d) 26 e) 18

QUESTÃO 17: A altura h de um homem varia com o tamanho F do seu fêmur de acordo

com a fórmula (medidas em cm):

h= 69,089 + 2,238F Se a idade ultrapassa 30 anos, subtrai-se 0,06 cm por cada ano após os 30 anos. Qual a altura estimada de um homem de 40 anos cujo fêmur mede 40 cm?

a) 1,50m b) 1,61m c) 1,58m d) 1,65m e) 1,77m

(5)

Página | 5 QUESTÃO 18: A dose diária recomendada de um

remédio líquido é de 40 gotas. Uma gota deste medicamento pesa, em média, 5 · 10–2 gramas.

Então, num frasco contendo 80 gramas desse remédio, temos medicamento suficiente para um tratamento de no máximo:

a) 15 dias b) 20 dias c) 30 dias d) 40 dias e) 10 dias

QUESTÃO 19: Um salão retangular tem área de 204 m2e seu comprimento tem 5 m a mais do que sua largura. As dimensões desse salão são:

a) 17m e 12m b) 21m e 16m c) 19m e 24m d) 24m e 8,5m e) 18m e 10m

QUESTÃO 20: A informação pode evitar doenças:

“Para evitar a contaminação da água pela fossa, deve-se construí-la distante, no mínimo,

20 m do poço de água.”

Observando o esquema abaixo, podemos concluir que a construção da fossa e do poço está:

Considere:

sen 30° = 0,5 cos 30° = 0,8 tg 30° = 0,6

d = distância do poço à fossa.

a) correta, pois a distância do poço à fossa está entre 19,5m e 20,5m.

b) incorreta, pois a distância do poço à fossa está entre 15m e 16m.

c) correta, pois a distância do poço à fossa está entre 22m e 23,5m.

d) correta, pois a distância do poço à fossa está entre 24,5m e 26,5m.

e) incorreta, pois a distância do poço à fossa está entre 27,5m e 29m.

QUESTÃO 21: A ração existente em um quartel de cavalaria é suficiente para alimentar 30 cavalos durante 40 dias. Se houvesse apenas 20 cavalos, a mesma quantidade de ração duraria:

a) 60 dias b) 55 dias c) 45 dias d) 35 dias e) 30 dias

QUESTÃO 22: O salário de uma pessoa é R$6000,00. Sabe-se que 30% é reservado para o aluguel de sua casa e 40% do que resta, é destinado à alimentação. Quanto sobra de seu salário para despesas diversas?

a) R$ 1 800,00 b) R$ 2 520,00 c) R$ 2 450,00 d) R$ 4 200,00 e) R$ 3 880,00

Anotações:

(6)

Página | 6 QUESTÃO 23: Observe a planta baixa do banheiro

da casa de Carla. Ela vai colocar um box de vidro, de comprimento x, na área de banho.

O comprimento x que o vidro desse box deverá ter é, aproximadamente:

a) 1,00m b) 1,06m c) 1,50m d) 2,11m e) 3,00m

QUESTÃO 24: O custo total de fabricação de determinado produto depende do custo de produção que é de R$30,00 por unidade fabricada, mais um custo fixo de R$500,00. O custo total de fabricação de 20 unidades desse produto é:

a) R$ 1000,00 b) R$ 1100,00 c) R$ 1200,00 d) R$ 1300,00 e) R$ 1400,00

QUESTÃO 25: Um foguete de teste é lançado para cima de modo que sua altura h, em relação ao solo, é dada, em função do tempo, por h = – t² + 20t + 150, em que o tempo (t) é dado em segundos e a altura (h) é dada em metros. Calcule o(s) instante(s) t em que ele se encontra a 225m de altura.

a) 3s e 15s b) 3s e 17s c) 5s e 15s d) 5s e 17s e) 15s e 17s

QUESTÃO 26: Millôr Fernandes, em uma bela homenagem à Matemática, escreveu um poema do qual extraímos o fragmento abaixo:

Às folhas tantas de um livro de Matemática, um Quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma Incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável

e viu-a do ápice à base: uma figura ímpar;

olhos rombóides, boca trapezóide, corpo retangular, seios esferóides.

Fez da sua uma vida paralela à dela, até que se encontraram no Infinito.

“Quem és tu?” – indagou ele em ânsia radical.

“Sou a soma dos quadrados dos catetos.

Mas pode me chamar de hipotenusa.”

………

(Millôr Fernandes. Trinta Anos de Mim Mesmo.) A Incógnita se enganou ao dizer quem era. Para atender ao Teorema de Pitágoras, ela deveria dar a seguinte resposta:

a) “Sou a soma dos catetos. Mas pode me chamar de hipotenusa.”

b) “Sou o quadrado da soma dos catetos. Mas pode me chamar de hipotenusa.”

c) “Sou o quadrado da soma dos catetos. Mas pode me chamar de quadrado da hipotenusa.”

d) “Sou a soma dos quadrados dos catetos. Mas pode me chamar de quadrado da hipotenusa.”

e) Sou o quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de soma da hipotenusa.”

QUESTÃO 27: A área da figura abaixo é:

a) 24cm² b) 30cm² c) 33cm² d) 36cm² e) 48cm² Considere:

sen 45° = 0,71 cos 45° = 0,71 tg 45° = 1,00

(7)

Página | 7 QUESTÃO 28: Um festival foi realizado num campo

de 240m por 45m. Sabendo que por cada 2m² havia, em média, 7 pessoas, quantas pessoas havia no festival?

a) 42.007 b) 41.932 c) 37.800 d) 24.045 e) 10.000

QUESTÃO 29: A área de um condomínio residencial é formada por 18 terrenos de 120m² cada, uma área de lazer de 200m² e uma área de 960m² destinada à construção de ruas, estacionamento e guarita. A área total desse condomínio é de:

a) 1280m² b) 2160m² c) 2360m² d) 3320m² e) 1234m²

QUESTÃO 30: Se você multiplicar um número real x por ele mesmo e do resultado subtrair 14, você vai obter o quíntuplo do número x. Qual é esse número?

a) x = 2 ou x = -7 b) x = 1 ou x = 2 c) x = 7 ou x = -2 d) x = -2 ou x = 1 e) x = 6 ou x = -3

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

Questões de 31 a 40

QUESTÃO 31: Um automóvel passou pelo marco 24 km de uma estrada às 12 horas e 7 minutos. A seguir, passou pelo marco 28 km às 12 horas e 11 minutos.

A velocidade média do automóvel, entre as passagens entre os dois marcos, foi de aproximadamente:

a) 12 km/h b) 24 km/h c) 28 km/h d) 60 km/h e) 80 km/h

QUESTÃO 32: Observe a figura de um ônibus após uma freada brusca:

A figura está diretamente relacionada com:

a) Primeira lei de Newton b) Segunda lei de Newton c) Terceira lei de Newton

d) Lei da conservação da energia e) Lei da gravidade

QUESTÃO 33: Abaixo, apresentamos três situações do seu dia-a-dia que devem ser associadas às três leis de Newton.

1) Ao pisar no acelerador do seu carro, o velocímetro pode indicar variações de velocidade.

2) João machucou o pé ao chutar uma pedra.

3) Ao fazer uma curva ou frear, os passageiros de um ônibus que viajam em pé devem se segurar.

A opção que apresenta a sequência de associação correta é:

a) A1, B2, C3 b) A2, B1, C3 c) A2, B3, C1 d) A3, B1, C2 e) A3, B2, C1

A. Primeira Lei, ou Lei da Inércia.

B. Segunda Lei (F = m . a)

C. Terceira Lei de Newton, ou Lei da Ação e Reação.

(8)

Página | 8 QUESTÃO 34: Na figura, determine o que se pede:

sendo a = 2,5m/s2, F1= 7,5N e F2=15N, determine a massa do bloco. Dado: FR=m.a

a) 10 kg b) 9 kg c) 18 kg d) 90 kg e) 5 kg

QUESTÃO 35: Para exemplificar pares de forças, segundo o princípio da Ação e Reação, são apresentadas as seguintes situações:

1. Ação: a Terra atrai os corpos.

Reação: os corpos atraem a Terra.

2. Ação: o pé do atleta chuta a bola.

Reação: a bola adquire velocidade.

3. Ação: o núcleo atômico atrai os elétrons.

Reação: os elétrons movem-se em torno do núcleo.

O par de forças ação-reação está corretamente identificado:

a) somente na situação 1 b) somente na situação 2 c) somente na situação 3 d) nas situações 1, 2 e 3 e) nas situações 2 e 3

QUESTÃO 36: Considerando os elementos X (Z = 17) e Y (Z = 12), podemos afirmar que:

a) X é metal e Y é ametal b) X e Y são metais c) X é ametal e Y é metal d) X e Y são ametais e) X e Y são semimetais

QUESTÃO 37: Observe a imagem dos átomos representados pelas ilustrações a seguir:

Indique, respectivamente, que modelos atômicos representam as imagens acima:

a) Thomson e Dalton b) Rutherford e Thomson c) Thomson e Rutherford d) Dalton e Thomson e) Mendelev e Thomson

QUESTÃO 38: De acordo com o estado de agregação das partículas, indique os estados sólido, líquido e gasoso respectivamente, no esquema abaixo:

a) 1 - 2 - 3 b) 3 - 2 - 1 c) 2 - 3 - 1 d) 3 - 1 - 2 e) 3 - 3 - 1

Observe a tabela periódica (página 9) e responda a questão 39:

QUESTÃO 39: O elemento químico que apresenta configuração eletrônica 2, 8, 2 é:

a) actinídeo.

b) lantanídeo.

c) metal alcalino terroso.

d) elemento de transição.

e) elemento transurânico.

QUESTÃO 40: Para que átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual à de um gás nobre, é necessário que: dados: S (Z = 16); K (Z = 19).

a) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

b) o enxofre ceda 6 elétrons e que o potássio receba 7 elétrons.

c) o enxofre ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

d) o enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

e) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

(9)

Página | 9 Tabela periódica para responder a questão 39.

(10)

Página | 10 Rascunho

Nome:

Documento de Identificação: Data:

Referências

Documentos relacionados

Demorou muito para conseguir a primeira vitória e nos outros quatro jogos, como se já não bastasse deixar escapar vitórias fáceis como contra o Aimoré onde estávamos vencendo até

Quanto à não aprovação, a discrepância entre os dois cursos é bastante acentuada. Apenas 10% dos alunos do curso técnico de Eletrónica, Automação e Comando não concluem o

Os planos de previdência têm como principal objetivo a acumulação de recursos para gerar uma renda complementar ao benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social –

Técnico Desportivo Língua Portuguesa Pág.. No basquete, um jogador A está de posse da bola, driblando um jogador B, que exerce marcação sobre ele. Um jogador de basquete sai

O propósito desta pesquisa é levantar quais fatores são mais importantes e o que mais conseguem motivar os cadetes do curso de artilharia durante sua

CURSO TÉCNICO ENSINO PRESENCIAL TÉCNICO EM AGROECOLOGIA Sem Ciclo CURSO TÉCNICO ENSINO PRESENCIAL TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE CURSO TÉCNICO ENSINO PRESENCIAL

Concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea VALOR DE PREVENÇÃO -

Aparentemente, a cliente está reclamando que o porta-malas de seu novo carro de luxo não fecha bem, mas, em um nível mais profundo, está dizendo que