• Nenhum resultado encontrado

Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Legislação Penal Extravagante PROFESSOR SAMUEL SILVA

Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68)

1. Introdução: A Lei n.º 5.553/68 tem uma redação simples, com poucos artigos, e não existem divergências doutrinárias ou jurisprudenciais relevantes para fins de concurso.

Em outras palavras, as questões envolvendo essa Lei costumam cobrar o conhecimento da famosa “letra de lei”, exigindo, infelizmente, memorização de alguns pontos que serão indicados Mas....não se preocupe! Elaborei um resumo para facilitar essa tarefa, que será apresentado ao final da aula.

Passemos aos artigos:

2. Regra Geral:

“Art. 1º A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica, de direito público ou de direito privado, é lícito reter qualquer documento de identificação pessoal, ainda que apresentado por fotocópia autenticada ou pública-forma, inclusive comprovante de quitação com o serviço militar, título de eleitor, carteira profissional, certidão de registro de nascimento, certidão de casamento, comprovante de naturalização e carteira de identidade de estrangeiro.”

As autoridades podem, desde que por razões justificáveis, solicitar ou exigir a identificação das pessoas.

Apesar disso, a regra é que não se pode reter documentos de identificação pessoal, mesmo quando se tratar de cópia autenticada ou de sua pública- forma.

(2)

O rol de documentos listados no art.1º, contudo, é meramente exemplificativo. Ou seja, quaisquer documentos de identificação pessoal (carteira nacional de habilitação, passaporte, CPF, etc.), ainda que não expressos neste dispositivo, não podem ser retidos.

Pública-forma? O que é isso?

Em resumo, trata-se da cópia de um documento original, feita por um Tabelião de Notas, que confere a mesma fé pública para que, em regra, tenha o mesmo valor do documento original.

2.1. Documentos de Identificação Pessoal, segundo o Art. 1º da Lei 5.553/68

 Certidão de Casamento;

 Carteira Profissional;

 Certidão de Registro de Nascimento;

 Título de Eleitor;

 Comprovante de Naturalização;

 Carteira de Identidade de Estrangeiro;

 Comprovante de quitação com o serviço Militar.

NOTA: Lembre-se, este rol é MERAMENTE EXEMPLIFICATIVO.

3. Exceção a retenção de documento de identificação Pessoal: Como toda regra, a proibição da retenção de documentos de identificação também tem exceções, as quais se encontram no art. 2º da Lei:

(3)

“Art. 2º Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa que fizer a exigência fará extrair, no prazo de até 5 (cinco) dias, os dados que interessarem devolvendo em seguida o documento ao seu exibidor.

§ 1º - Além do prazo previsto neste artigo, somente por ordem judicial poderá ser retirado qualquer documento de identificação pessoal.

§ 2º - Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado.”

O art.2º, então, elenca as situações e prazos em que, excepcionalmente, o documento pode ser retido, (ainda que por breves instantes), e que precisam ser memorizadas.

Tabela para facilitar a memorização

(4)

Imagine então que uma autoridade judicial determine, de modo fundamentado, a retenção do passaporte de um acusado durante a instrução de um processo criminal, por período superior a 5 dias. Isso como meio de evitar a fuga do país.

Nessa situação, a autoridade não cometerá infração, em razão do previsto no

§ 1º do art. 2 da Lei n.º 5.553/68.

Por outro lado, se um dirigente de determinado órgão público, por razões de segurança, determinar a retenção do documento das pessoas como condição de acesso às dependências do órgão, cometerá a conduta descrita no § 2º do art.2 da Lei.

4. Dos efeitos Penais.

“Art. 3º Constitui contravenção penal, punível com pena de prisão simples de 1 (um) a 3 (três) meses ou multa de NCR$ 0,50 (cinquenta centavos) a NCR$ 3,00 (três cruzeiros novos), a retenção de qualquer documento a que se refere esta Lei.

Parágrafo único. Quando a infração for praticada por preposto ou agente de pessoa jurídica, considerar-se-á responsável quem houver ordenado o ato que ensejou a retenção, a menos que haja, pelo executante, desobediência ou inobservância de ordens ou instruções expressas, quando, então, será este o infrator.”

O art. 3º da Lei destina-se a qualquer pessoa que fizer a retenção indevida de documentos, tipificando tal conduta como contravenção penal (e não crime!).

(5)

Em se tratando de preposto ou agente de pessoa jurídica (tanto faz, se de direito público ou privado) teremos os seguintes sujeitos ativos da contravenção:

Com relação às quantidades de pena previstas na Lei (prazos de prisão e valores de multa), não se preocupe em decorá-las. Em regra, não são cobrados em prova.

No entanto, você precisa saber que as infrações previstas na Lei n.º 5.553/68, por serem contravenções penais:

 São infrações de menor potencial ofensivo;

 A ação penal é pública incondicionada;

 São julgadas pelos juizados especiais criminais;

Não admitem tentativa.

(6)

Em relação à parte conceitual da Lei n.º 5.553/68, são esses os pontos relevantes para nossa prova

5. Resumo em esquemas

5.1 Revisão.

 A regra é que não se pode reter documentos de identificação pessoal, mesmo quando se tratar de cópia autenticada ou de sua pública-forma.

 A inobservância dessa vedação configura contravenção penal, e não crime.

 O rol de documentos listados no art.1º é meramente exemplificativo.

(7)

 Existem situações em que, excepcionalmente, o documento pode ser retido (realização de atos em que for exigida a apresentação de documento de identificação / ordem judicial). No caso da entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, o documento deve ser devolvido imediatamente.

 Em se tratando de preposto ou agente de pessoa jurídica, de direito público ou privado, os sujeitos ativos da contravenção serão: aquele que houver ordenado a retenção indevida ou aquele que reteve o documento, por iniciativa própria, em desobediência ou inobservância de ordens ou instruções expressas.

 As contravenções (e não crimes!) previstas na Lei n.º 5.553/68:

 São infrações de menor potencial ofensivo;

 A ação penal é pública incondicionada;

 São julgadas pelos juizados especiais criminais;

Não admitem tentativa.

*********

Bem, por hoje é só. Não deixe de resolver as questões que vem logo em seguida.

Espero que esteja gostando do nosso curso. Bons estudos!

(8)

6. Questões do conteúdo estudado.

1. Dolfinho pretende entrar em prédio público, em que é indispensável a apresentação de documento de identidade e exibe ao funcionário responsável sua carteira profissional. Nesse caso, o funcionário: deverá anotar seus dados no ato e devolver imediatamente o documento ao interessado.

( ) Certo ( ) Errado

2. A retenção de documento de identificação pessoal é proibida, sendo possível somente para a realização de ato em que se exija a apresentação de documento de identificação, nesse caso, a pessoa que fizer a exigência poderá fazer a retenção por até cinco dias, não podendo ser o prazo prorrogado.

( ) Certo ( ) Errado

3. Nos termos da Lei n.º 5.553/1968, a retenção injustificada de qualquer documento de identificação pessoal constitui crime punido com pena de detenção e multa.

( ) Certo ( ) Errado

4. A Lei nº. 5.553, de 1968, resguarda os direitos dos cidadãos quanto à posse de seus documentos pessoais de identificação, os quais são garantias do exercício de direitos. Por força dessa lei é vedada a apreensão de documentos originais, porém é permitida a retenção daqueles apresentados em fotocópias autenticadas, na medida em que estes não possuem valor legal.

(9)

( ) Certo ( ) Errado

5. A retenção de documentos de identificação pessoal constituirá contravenção penal, mas apenas quando praticada por autoridade pública, sendo um irrelevante penal a conduta quando praticada por particular.

( ) Certo ( ) Errado

6. As limitações constantes da lei somente se referem a documentos que contenham a fotografia do titular, pois apenas estes são válidos como documentos de identificação.

( ) Certo ( ) Errado

7. É lícito condicionar a entrada de pessoas em prédios públicos à apresentação de documento de identificação, mas o documento deve ser imediatamente restituído após conferência ou anotação dos dados.

( ) Certo ( ) Errado

8. Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa responsável pela exigência fará extrair, no prazo de até cinco dias, os dados que interessarem, devolvendo, em seguida, o documento ao seu exibidor.

( ) Certo ( ) Errado

9. Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados

(10)

anotados no ato e devolvido o documento ao interessado até sua saída do local.

( ) Certo ( ) Errado

10. Somente por ordem judicial ou do Ministério Público poderá ser retirado documento de identificação pessoal, exigido em determinado ato, fora do prazo estabelecido para devolução.

( ) Certo ( ) Errado

GABARITO DAS QUESTÕES:

1C – 2E- 3E – 4E – 5E - 6E – 7C – 8C – 9E – 10E

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”

Fernando Pessoa.

Referências

Documentos relacionados

O CSS atômico, além de atender esses quesitos, propõe uma metodologia que impacta no projeto como um todo, visto que temos como resultado folhas de estilo minimalistas e decisões

Possui ainda, outros efeitos sobre os glóbulos vermelhos, como a inibiçào da atividade da ATPase na membrana, a perda de potássio e o nível reduzido de glutationa, reduzindo

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

O XIII ENANPEGE está sendo promovido, de forma conjunta, pelas seguintes entidades: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), Coordenação

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

As oficinas realizadas nas duas escolas citadas anteriormente foram dividas em quatro momentos: o primeiro quando se tratou sobre o entendimento teórico e prático dos

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O Bureau é responsável pelas seguintes atribuições: Procedimentos Gerais do Comitê, como abertura e encerramento de cada sessão, observância das regras e organização do