• Nenhum resultado encontrado

Falar de renúncia nunca foi tão fora de moda quanto hoje, isso porque

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Falar de renúncia nunca foi tão fora de moda quanto hoje, isso porque"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Renúncia

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando- se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2 5-8).

Falar de renúncia nunca foi tão fora de moda quanto hoje , isso por- que a lógica do mundo e do tempo em que vivemos é a do con- sumo, do acúmulo e da pertença. O discurso e a prática são os de que temos de ter, e ter o máximo possível, apenas para dizer e mostrar que temos! Essa mentalidade mundana e pecaminosa, por incrível que pareça, está muito presente também nas igrejas. As pessoas vão aos tem- plos com uma única finalidade: receber, receber e receber. O serviço e a entrega são assuntos secundários ou inexistentes no discurso “evange- liquês”.

Portanto, falar de renúncia nesse contexto pode ser para muitos um pe- rigoso e arriscado contrassenso, caminhar contra a maré. Mas não seria esta exatamente a proposta do Evangelho? Disse Jesus: “Bem-aventura- dos sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós” (Mt 5.11). Não podemos ma- quiar ou adaptar nosso discurso com a finalidade de não chocar nem afastar possíveis consumidores de uma graça barata que nós não acei- tamos e não queremos. Deus, ao assumir sua forma humana em Cristo, sinalizou de manei-

ra singular e profun- da que a renúncia é um pressuposto para aqueles que com Ele querem comunhão.

Jesus esvaziou-se de todo o seu poder e notoriedade divina para tomar a forma humana e de servo, não usurpando o ser igual a Deus.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 428 • 5 DE AGOSTO DE 2012

(2)

Invariavelmente, quando falamos de renúncia, o que nos vem à mente é ter de abrir mão do conforto, das coisas ou pessoas que amamos, das posições que ocupamos e, talvez pelas circunstâncias do cotidiano, te- nhamos mesmo de rever o lugar, a posição de prioridade de certas coi- sas em nossa vida. A Palavra nos apresenta, inclusive, muitos exemplos de homens e mulheres que renunciaram a várias coisas para sinalizar a soberania de Deus sobre suas vidas. Podemos citar, por exemplo, Abraão e Ana, que tiverem que renunciar a seus filhos, Zaqueu, que renunciou a seus bens, e Saulo, que renunciou a seu nome e a seu status.

Mas a mais desafiadora de todas as renúncias talvez seja ao nosso eu.

Abrir mão do nosso orgulho, vaidade, teimosia e presunção mexe com nossos valores, com nossa intimidade, com nossas verdades. Para mui- tos, renunciar a coisas específicas ainda pode ser aceitável, mas, quando se trata de mudar a forma de ser e de pensar, a resistência é grande, pois as pessoas não querem ser confrontadas com suas debilidades e limita- ções. Não podemos nos esquecer, porém, de que Deus quer mudar nos- so interior, tratar do nosso caráter.

Renunciar ao nosso eu é reconhecer que já não somos nós que vivemos, mas Cristo vive em nós (Gl 2:20). Por isso, precisamos matar nossa carne todos os dias para que a imagem e a semelhança do Senhor sejam restau- radas em nós.

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.

Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio

Eleições

O direito do cristão à consciência política As eleições municipais de 2012

se aproximam e, com elas, aflora em boa parte da população algu- ma forma de participação política, mesmo que seja apenas para dizer que “todos são corruptos” ou que

“não tem mais jeito”.

Nesse sentido, devemos ter cuida- do com as promessas de campa-

nha, já que muitos prometem o que não podem realizar. É preciso, tam- bém, cuidado com a compra de votos com sacos de cimento, leito em hospital ou qualquer outra coisa pessoal. O verdadeiro político não cui- da dos interesses particulares, mas de toda a população. Em vez de lhe

(3)

dar cimento ou conseguir leito para seu parente enfermo, será que o candidato tem propostas para a melhoria dos programas de moradia e saúde para todos?

Quanto aos evangélicos, engana-se aquele que ainda acredita no “vo- to de cabresto” dentro das igrejas, ou pelo menos na maioria delas. Se juntarmos as cinco principais igrejas/denominações das cidades de mé- dio porte, que, sozinhas, possuem “voto” suficiente para eleger um can- didato cada, teríamos pelo menos cinco evangélicos em todas as Câma- ras Municipais, o que não acontece. Hoje, os membros das igrejas evan- gélicas olham para o pastor como uma “autoridade espiritual”, e não co- mo aquele capaz de determinar todas as atitudes do fiel.

Para uma consciência política efetiva, aconselho a todos os cristãos que leiam o Decálogo do Voto Ético da Associação Evangélica Brasileira (AE- vB)*, produzido durante as eleições presidenciais de 1998. Sobre essa consciência, Paul Freston já disse: “Os evangélicos devem se envolver politicamente não em nome de suas igrejas ou instituições, mas em gru- pos de pessoas que pensam politicamente de uma mesma forma, inspira- dos pela sua compreensão da fé cristã. Trata-se de um projeto que inclui a abertura para o diálogo e para censuras proféticas”, que denunciem o Estado naquilo que contraria os princípios divinos.

Assim, o cristão na política não pode ser um mero “despachante” das igrejas. Comportando-se como cristão verdadeiro, acabará por fazer transparecer seus valores éticos e morais, na imensa maioria das vezes resultantes de sua fé. Mesmo porque, ainda que o Evangelho se funde essencialmente numa dimensão espiritual, é certo que as “boas obras” (e aqui incluo a implantação de “boas propostas políticas”) são um reflexo da salvação que temos em Jesus Cristo.

O político cristão, por isso, deve expor sua “plataforma” sem “apelar” pa- ra o “sou seu irmão”, mas demonstrando suas intenções e projetos de for- ma clara e transparente. O problema é que infelizmente a maioria dos candidatos, cristãos ou não, sequer possuem propostas para a melhoria da cidade e da vida dos cidadãos!

Valorize sua liberdade de voto e não o negocie, sob pena de ficar mais quatro anos lamentando a situação de sua cidade.

Por Antônio Carlos da Rosa Silva Júnior, membro da organização Juris- tas de Cristo.

* O Decálogo do Voto Ético da Associação Evangélica Brasileira (AEvB) pode ser encontrado em

http://www.montesiao.pro.br/estudos/politica/decalogo_voto.html.

Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas, se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.

Abraham Lincoln, político norte-americano (1809-1865)

(4)

Reflexão

Estou farta!

É sério, comi tanto no último 4 de Julho, feriado que celebra a inde- pendência dos Estados Unidos! Eu me entupi de tudo um pouco e pa- recia que, quanto mais eu comia, a vontade de comer aumentava. E não era porque eu estivesse com fome, mas sim porque me deixei le-

var pelo momento. Sabe como isso acontece? O péssimo efeito de comer além do que devia, acho que não sinto fome há uns quatro dias.

E por quê? Porque estou farta.

Vergonhoso não é?

Estou sentido o efeito de todo aquele sorvete, bolo, churrasco, pão, quei- jo... Meu sistema digestivo praticamente não funciona neste momento e o pior disso tudo é que não consigo apreciar nada que tenho comido ulti- mamente. Qualquer tipo de comida não me apetece, simplesmente por- que meu corpo ainda não processou o que foi dado a ele.

Hmmm... Acho que é meio nojento pensar nisso por muito tempo (en- tão não pense), mas isso realmente me fez pensar não só meu corpo, mas também sobre Cristo.

Você consegue perceber? Estamos fartos! Há tantas igrejas em cada esquina, mais congressos e programações do que nunca. Temos muito mais DVDs, CDs e estudos bíblicos do que conseguimos digerir, e ainda tendo de engolir isso tudo em tempo recorde.

Parte dessa falta de paixão por Cristo que vivemos atualmente talvez pos- sa ser atribuída ao fato de que nosso corpo não está trabalhando com tu- do o que já foi dado a ele. Talvez estejamos tão cheios de bagagem infor- mativa que ela precisa ser colocada em prática antes que recebamos ou- tro banquete oferecido por Deus. Quem sabe então ir à igreja não será mais uma obrigação e conferências não serão somente algo para me ti- rar de casa neste fim de semana. Essas coisas poderão então se tornar fa- íscas que reanimem nossas almas famintas.

Quero aproveitar o que está em meu prato! Então quero me ocupar e colocar este corpo para traba- lhar.

O que você está aprendendo atualmente em seu es- tudo bíblico e o que você tem feito com o que Deus tem te ensinado?

Por Priscilla Shirer, palestrante evangélica norte- americana e autora de livros e estudos bíblicos.

(5)

Avisos

Café da manhã no Dia dos Pais

Domingo que vem, dia 12/8, será o Dia dos Pais e, como já é uma tradi- ção em nossa igreja, haverá um delicioso café da manhã para homena- gear nossos queridos papais.

Encontro Nacional de Pastores

Entre os dias 14 e 17 de agosto (de terça a sexta-feira), ocorrerá o Encontro Nacional de Pastores e Pastoras Metodistas, na cidade de Guarapari (ES).

Nossos pastores, Laura e Tiago, atendendo à convocação episcopal, irão par- ticipar do evento, ficando ausentes da igreja nesse período. Caso alguém pre- cise falar com algum deles durante esses dias, deverá fazê-lo por telefone.

Oremos por nossos pastores e por todos que participarão do evento.

Sessão Pipoca

No dia 18/8, um sábado, às 19h00, acontecerá a Ses- são Pipoca promovida pelo Ministério de Ação Social da nossa igreja. Após a exibição do filme, faremos um bate-papo sobre o tema. A entrada é franca e será ofere- cido um kit pipoca + refrigerante pra todo mundo! Para as crianças de 6 a 12 anos, haverá a Sessão Pipoca Kids, enquanto as crianças de até 5 anos participarão de uma programação especial.

Ministério de Ação Social

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer- midades e problemas diversos. Oremos:

• - Pela saúde da Adriana Feitosa, do Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D.

Judith, de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Marília (mãe da Raquel) e do Wilmer;

• - Pela D. Cida, que passará por uma intervenção cirúrgica;

• - Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• - Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• - Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• - Pelos pastores de nossa igreja;

• - Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• - Pelo Encontro Nacional de Pastores e Pastoras Metodistas.

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feiRa 4ª feiRa 6ª feiRa domingo

Tarde de Oração 16h30

Mentoria Espiritual 20h

Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Aniversariantes

7/8 Felipe Spedo Laguna e Juraci Utsuni de Camargo 8/8 Hilda Pini

10/8 Célia Medeiros de Carvalho e Valéria Gomes Barreto 11/8 Amélia Felipe Fonseca

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (5/8) PRÓX. DOMINGO (12/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Edward/Salete Roberto/Manoel

GUARDADOR DOS CARROS Murilo Danilo

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Carolina Doroti/Edna

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Roseli de Brito Pra. Laura/Marcel

PREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é