• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO SEMANA PCDF GABARITO COMENTADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SIMULADO SEMANA PCDF GABARITO COMENTADO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GABARITO COMENTADO

1) Errado. A crase é necessária no contexto. Além disso, a crase é facultativa com (a) possessivo feminino, (b) até e (c) nome de mulher.

2) Errado. O emprego da vírgula antes da conjunção “e”, de maneira geral, é facultativo. A omissão não geraria prejuízo à frase.

3) Certo. A substituição alteraria tão somente o sentido da frase.

4) Errado. A palavra “princípios” é paroxítona terminada em ditongo ou proparoxítona aparente; as outras são proparoxítonas reais.

5) Certo. As três vírgulas isolam adjuntos adverbiais antepostos à oração.

6) Errado. A palavra “que” restringe o sentido de “fraudes”.

7) Errado. O termo pode ser omitido mantendo-se a correção e o sentido.

8) Certo. A reescritura mantém a correção do trecho originário.

9) Errado. Não se emprega próclise após uma vírgula, um ponto e vírgula ou um dois-pontos.

10) Certo. A correção e a coerência são mantidas, embora o sentido seja alterado.

11) Certo. A reescritura mantém a correção, a coerência e o sentido do trecho originário.

12) Certo. No trecho, o termo “O que” equivale a Aquilo que. Nessa situação, o termo “que” é pronome relativo que sempre retoma o demonstrativo que o antecede.

(2)

13) Certo. As vírgulas isolam adjuntos adverbiais.

14) Certo. Como o sujeito do verbo em questão é o pronome relativo “que”, é possível que tal termo retome tanto “uma” quanto “coisas”.

15) Errado. As orações adjetivas são restritivas; portanto, o que se tem são restrições.

16) Certo. Trata-se de aposto enumerativo e, como tal, representa uma explicação um esclarecimento.

17) Errado. A conjunção “que” introduz o sujeito de “é indubitável”.

18) Errado. Trata-se de parte integrante do verbo.

19) Errado. A conjunção “conquanto” não expressa o mesmo sentido das demais.

20) Errado. O sujeito de “faz” é a oração “ter um comportamento ético”.

21) Correto. Em se tratando de correspondência oficial, conforme estabelecido no MROPR, deve-se evitar qualquer expressão inobjetiva; é o caso do vocábulo” encarecidamente". Esse aspecto subjetivo fere o princípio da objetividade e limpidez da correspondência oficial.

22) Errado. Os jargões devem ser evitados nas correspondências oficiais, já que se deve primar pelo padrão culto da língua, variedade de referência nacional e internacional.

23) Errado. As comunicações oficiais devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

24) Errado. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há

(3)

sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

25) Correto. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

26) Correto. Telnet é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede (exemplos: rede local / LAN, Internet), baseado em TCP. Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

27) Errado. Em comunicações síncronas, o emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Exemplo – Chat – MSN.

28) Errado. UDP Protocolo não orientado à conexão, mais rápido é flexível que o TCP, porém menos eficiente.

29) Correto. A partir da versão 7.0 do internet Explorer é possível acessar várias páginas na mesma janela, na verdade isso é uma função do Firefox o internet Explorer copiou.

30) Errado. O SMTP não é usado no serviço Web-mail e sim em programas de correio eletrônico (Outlook Expresse, Mozilla Thunderbird).

31) Errado. Layout da Página é um guia onde formatamos, mudamos a estrutura da página, retrato, paisagem e recuos, para exibir diferentes partes do documento apenas sem mudar o estilo o guia é exibição. Não precisa decorar as guias, foi o tempo que candidato decorava atalhos e procedimentos, com as novas versões dos

(4)

programas vamos entendo a lógica. A questão faz referência a guia exibição e não Layout de Página.

32) Correto. O Windows 7 trouxe o transferência fácil que facilitada a troca de informações entre computadores ligados a uma rede local.

33) Errado. No guia revisão podemos realmente traduzir, porém línguas e não arquivos com determinada extensão, tipo DOC para XLS horrível esse item.

34) Errado. Caso não exista algo (figura, objetos, novo Slide...) e usuário queira inserir, o guia é inserir e não arquivo, o procedimento que foi citado é para criar um novo arquivo do Impress e não um novo Slide.

35) Correto. Intranet é uma rede mundial de computadores para a troca de informações interna dentro de uma organização, dentro de um domínio. Rede Privada.

36) Errado. Leis de De Morgan, devemos negar o e utilizando o ou e negando todas as partes. Ou seja , no item em questão a segunda proposição não está sendo negada.

37) Errado. Temos aqui as proposições simples: “Os ex-ministros defenderam o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica” (Fundeb)”; “maior repasse a estados e municípios”. ( . Interligados pelo conectivo “e”. Logo temos apenas 2 proposições simples sendo assim o número de linhas da tabela verdade igual a .

38) Errado. A sentença em questão não pode ser considerada uma proposição pois se trata de uma frase exclamativa não possuindo valor lógico, não podendo ser valorada V ou F.

39) Correto. Utilizando o formato correto dos conectivos lógicos temos a utilização do conectivo e e do conectivo se, então de forma CORRETA pelo item.

(5)

40) Errado. Consideremos a proposição uma composição de proposições simples da seguinte forma:

P: Sou policial.

Q: Nunca dirigi uma viatura.

S: Sou um bom policial.

Temos a seguinte formação . A negação de Se, então é feita mantendo- se a primeira parte, negando a segunda e trocando o “se, então” pelo “e”(REGRA DO

MANÉ). Logo teremos “Sou policial e nunca dirigi

uma viatura e sou um bom policial”. No referido item temos a negação de todas as partes, sendo assim o item ERRADO.

41) Correto. Se substituirmos as proposições “p” e “q” por seus respectivos valores lógicos e fizermos suas respectivas valorações lógicas teremos:

Logo a proposição composta é falsa, tornando o item CERTO.

42) Errado. A negação de Se, então é feita mantendo-se a primeira parte, negando a segunda e trocando o “se, então” pelo “e”(REGRA DO MANÉ). No referido item ele nega o se, então usando o próprio se, então. Logo item ERRADO.

43) Correto. Trata-se da negação das categóricas. Negamos o quantitativo TODO com o EXISTE UM, PELO MENOS UM... Logo o item está correto.

44) Correto. Aqui temos uma das equivalências do Se, então. Podemos fazer a troca do “se, então” pelo “ou”, NEGANDO A PRIMEIRA PARTE E MANTENDO A SEGUNDA a

(6)

qualquer momento. Válido lembrar que negamos a categórica TODO com o EXISTE UM, PELO MENOS UM...

X: “Se todos os estudantes do ensino básico apresentam dificuldade de aprendizado e leitura”.

Y: “Os professores não fazem um bom trabalho”.

Z: “Os pais

não participam ativamente da vida acadêmica dos filhos”.

Temos a seguinte formação:

Logo teremos: “Existe estudante do ensino básico que não apresenta dificuldade de aprendizado e leitura, ou os professores não fazem um bom trabalho, ou os pais não participam ativamente da vida acadêmica dos filhos”.

45) Correto. Temos as premissas:

P1: Vera não é professora.

P2: Se João Paulo é técnico de futebol, então Vera é professora.

P3: Se Alexandre não trabalha na área de informática, então João Paulo é técnico de futebol.

P4: André é especialista em recursos humanos, ou Alexandre não trabalha na área de informática, ou Vera é professora.

Como P1 é uma proposição simples, começamos por ela, assumindo que Vera não é professora. Com isso, em P2 vemos que “Vera é professora” é falso, o que obriga “João Paulo é técnico” a ser falso também, de modo a manter essa premissa verdadeira. Assim, temos que João Paulo não é técnico de futebol. Em P3 vemos que

(7)

“João Paulo é técnico” é F, de modo que “Alexandre não trabalha na área de informática” deve ser F também, para manter essa premissa verdadeira. Assim, temos que Alexandre trabalha na área de informática. Em P4, vemos que “Alexandre não trabalha na área de informática” é F, e “Vera é professora” é F também, o que obriga ser verdade que André é especialista em recursos humanos.

Concluindo assim que o item está CORRETO.

46) Errado. Ainda hoje muitas regiões administrativas são popularmente conhecidas como cidades satélites, mas elas não possuem autonomia político- administrativa semelhante à do Distrito Federal.

47) Correto. As regiões administrativas integram o governo do DF, sendo seus representantes escolhidos pelo governador.

48) Errado. Trata-se de data comemorativa do Dia do Evangélico.

49) Correto. A Constituição de 1946 estabeleceu que a capital da União seria transferida para o planalto central do país e que seria nomeada uma comissão de técnicos de reconhecido valor para proceder ao estudo da localização da nova Capital.

Essa comissão foi nomeada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946, denominada de Comissão de Estudos para a localização da nova Capital do Brasil, presidida pelo chefe do Serviço Geográfico do Exército, general Djalma Polli Coelho. A Comissão ficou conhecida como Missão Poli Coelho ou Comissão Poli Coelho.

50) Errado. Adotou-se o critério do quadrilátero, inspirado na prática estadunidense.

51) Errado. O quórum pelo qual a Câmara autoriza o julgamento está errado, de acordo com a CF a Câmara autoriza o julgamento por dois terços dos seus membros.

52) Errado. O dever que o governante possui de prestar contas de suas gestões é decorrência do princípio Republicano

(8)

53) Correto. É uma das funções que pode ser delegada pelo Presidente da República de acordo com o Art. 84, parágrafo único da CF.

54) Correto. Conforme dispõe o art. 30 da CF/88.

55) Errado. Conforme dispõe o art. 109, I, da CF/88.

56) Errado. Súmula Vinculante 46: A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são de competência legislativa privativa da União.

57) Errado. O quórum para criação de uma súmula vinculante não é maioria absoluta e, sim, dois terços.

58) Errado. Mais uma vez o erro da questão está no quórum, para aprovar uma alteração na lei orgânica exigimos dois terços da casa legislativa.

59) Errado. Embora o MP tenha autonomia funcional isso não caracteriza um princípio institucional, além da unidade e indivisibilidade, o MP tem como princípio a independência funcional.

60) Errado. Conforme art. 37, § 6º, da CF/88.

61) Errado, pois o conceito da questão refere-se ao sentido objetivo/funcional/material, ou seja, a função desempenhada.

62) Correta, administração tem a capacidade de rever os seus próprios atos de ofício, anulando os ilegais e, revogando os inconvenientes e inoportunos. Não há hierarquia entre princípios e no caso concreto existindo conflito entre eles deverá observar a ponderação dos valores.

63) Errado, pois a juridicidade diminuiu a discricionariedade do agente, um vez que, o texto constitucional serve, justamente, para diminuir a liberdade do atuação do

(9)

agente, ou seja, agora, o agente público ficará adstrito ao texto legal e constitucional.

64) Errado, pois as entidades sociais são integrantes do chamado terceiro setor, isto é, instituições privadas sem fins lucrativos que desenvolvem atividades filantrópicas, mas não são integrantes da estrutura do estado, não possuem personalidade jurídica de direito público e não realizam concursos públicos.

65) Correta, é a manifestação do poder-dever de fiscalização dos atos dos seus subordinados, demonstrando uma relação vertical e interna, ou seja, o superior hierárquico manda porque ele é FODA (Fiscalizar, Ordenar, Delegar e Avocar).

66) Errado, pois a teoria da culpa do serviço pode ser chamada de teoria da culpa anônima ou falta do serviço, a responsabilidade do estado não depende da demonstração de culpa do agente.

67) Errado, pois a responsabilidade civil do Estado por ato comissivo é objetiva e não subjetiva.

68) Errado, a questão tem um peguinha, pois, a sociedade de economia foi vítima, isto é, será considerada sujeito passivo e não ativo, conforme a narrativa do item.

69) Correta, o princípio da publicidade consagrado na carta magna, um valor republicano de transparências dos atos da administração deve ser observado por toda estrutura da administração, conforme o art. 37, caput, da CF. Assim, uma eventual omissão irá caracterizar um ato de improbidade administrativa, conforme o art. 11, da Lei nº 8.429/92.

70) Correta, conforme o entendimento dos Tribunais, o agente que desenvolve uma função pública, com ou sem remuneração, em caráter efeito ou transitório, poderá ser considerado um sujeito ativo para a prática do ato de improbidade administrativa.

71) Errada. A possibilidade de aplicação da lei penal mais gravosa nos crimes permanentes e continuados não representa retroatividade da lei penal maléfica.

(10)

72) Correto, nos termos da Súmula 611 do STF.

73) Errado. Adota-se a teoria da ponderação unitária, ou seja, não é possível combinação de leis no tempo.

74) Correto. Nos crimes praticados por brasileiros no estrangeiro a aplicação da lei brasileira fica condicionada ao cumprimento de alguns requisitos (extraterritorialidade condicionada), dentre os quais está o ingresso do autor do crime no território nacional, o que não ocorreu no caso narrado.

75) Errado. Nos casos em que o crime tenha sido praticado em embarcações e aeronaves públicas, a lei penal brasileira será aplicada em razão do princípio da territorialidade.

76) Errado. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas de exclusão da culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa.

77) Errado. Conforme a doutrina majoritária o simples perigo iminente é suficiente para caracterizar o estado de necessidade.

78) Errado. Nesse caso haverá inimputabilidade em razão da anomalia psíquica.

79) Correto. É exatamente essa a diferença entre os dois institutos.

80) Errado. Embora deva responder pelo delito de homicídio, o elemento subjetivo deve ser levado em consideração para definição do delito. No caso em tela, a omissão deriva de uma distração, logo o homicídio será culposo e não doloso.

81) Errado. A qualificadora somente incide caso o delito de homicídio tenha sido praticado para assegurar a execução, ocultação, impunidade ou vantagem de outro crime.

82) Errado. Conforme a súmula 567 do STJ o monitoramento eletrônico no

(11)

estabelecimento comercial não caracteriza o crime impossível.

83) Errado. Conforme entendimento do STF o emprego de arma de fogo gera aumento de pena no delito de roubo independentemente do fato de estar municiada ou não. Lembrando que o STJ tem entendimento diverso, no sentido de que a arma desmuniciada não pode ensejar o referido aumento de pena.

84) Errado. Atualmente a destruição de obstáculo com o uso de explosivos ou artefato análogo no delito de roubo gera aumento de pena de 2/3.

85) Errado. A pena para o delito de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou artefato análogo é a maior dentre todas as hipóteses de furto qualificado, 4 a 10 anos.

86) Errado. Conforme determinação expressa do art. 121, § 7º, III, do código penal, a mera presença virtual já é suficiente para incidir a causa de aumento de pena.

87) Errado. A majorante se configura com a mera intenção de transpor a fronteira, ainda que a transposição não ocorra.

88) Correto. Quando as condutas de tráfico de drogas e de maquinários para o tráfico são praticadas em um mesmo contexto fático, trata-se de crime único, aplicando-se o princípio da consunção.

89) Correto. Trata-se de crime comum (não é hediondo), seguindo a regra de progressão de regime estabelecida no art. 112 da Lei de execuções penais.

90) Correto. É exatamente esse o critério adotado no Brasil.

91) Correto. Os crimes hediondos também admitem a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos.

92) Errado. A pena do delito de tortura por omissão não tem a mesma pena do delito de tortura praticada por ação.

(12)

93) Errado. A interdição para o exercício de cargo público se dá pelo dobro do prazo da pena aplicada.

94) Correto. O delito de tortura preconceito demanda a presença de um elemento subjetivo específico, o qual deve ser discriminação em razão de raça ou religião, não se inserindo no tipo penal a discriminação em razão da orientação sexual.

95) Errado. A autoridade policial pode adotar essa medida quando o Município não for sede de comarca.

96) Correto, nos termos do art. 12-C, § 2º, da Lei 11.340/06.

97) Correto, conforme determina o art. 24-A da Lei 11.340/06.

98) Errado. O inquérito policial é procedimento dispensável, embora deva acompanhar a denúncia ou queixa quando a ela servir de base.

99) Correto, de acordo com o art. 155 do código de processo penal.

100) Correto. Conforme art. 2º, § 4º, da Lei 12.830/13.

101) Correto. Conforme a súmula 234 do STJ.

102) Errado. Nos crimes de ação privada o Ministério Público não pode requerer a instauração de inquérito policial.

103) Correto. O indiciamento é ato privativo da autoridade policial não sendo cabível a requisição, seja pelo Juiz, seja pelo Ministério Público.

104) Correto. Conforme entendimento do STF na AP 933, DJe 03-02-2016.

105) Correto, esse é o entendimento do STF sobre o tema.

(13)

106) Errado, o reconhecimento fotográfico não é previsto no código de processo penal, trata-se de prova inominada.

107) Errado, a pessoa, cujo reconhecimento se pretender, será colocada, se possível, ao lado de outras que com ela tiverem qualquer semelhança.

108) Correto.

109) Errado. A busca e apreensão não estão limitadas ao curso do processo penal.

Podem ser realizadas: I – Antes da instauração do Inquérito, para apuração de uma denúncia anônima, por exemplo. II – Durante o Inquérito Policial. III – Durante o processo penal. IV – Após o processo penal, na fase de execução penal.

110) Correto, vide comentário da questão 109 111) Correto.

112) Correto, conforme entendimento do STF.

113) Errado. O cargo de delegado de polícia não integra a referida carreira, ele faz parte de uma carreira própria, denominada Carreira de Delegado de Polícia do DF (Art.

2º da Lei nº 9.264/96).

114) Errado. O momento oportuno para a comprovação dos requisitos de ingresso na Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal é NO ATO DA POSSE, conforme §1º do art. 5º, da Lei nº 9.264/96.

115) Errado. A redação do artigo 15, parágrafo único, do Decreto nº 59.310/66, estabelece que a declaração de bens será atualizada bienalmente. Nesse conteúdo, o candidato deve ficar atento ao comando da questão, pois a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92) afirma que a declaração de bens será atualizada anualmente. De qualquer modo, qualquer que seja a referência, o gabarito do item permanece inalterado, já que nenhuma das normas estabelece o prazo de 5 anos para

(14)

as atualizações.

116) Errado. O funcionário promovido indevidamente NÃO ficará obrigado a restituir o que a mais houver recebido (Art. 40, §1º, do Decreto nº 59.310/66).

117) Correto. RE 458555 CE, Rel. Min. CEZAR PELUSO, Data do Julgamento:

09/07/2009, Data da Publicação: DJe-151.

118) Errado. A suspensão preventiva não excederá 90 dias, salvo nas faltas em que a pena aplicável seja de demissão, hipótese em que poderá ser afastado do exercício de seu cargo em qualquer fase do processo disciplinar até a decisão final (parágrafo único do Art. 393 do D. 59310/66).

119) Correto. Art. 429 do D. 59310/66 (ipsis litteris).

120) Errado. A transgressão do inciso XII tem como pena a demissão (Art. 48 da Lei nº 4.878/65).

Referências

Documentos relacionados

(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Vice- Presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia: Rogério Ribeiro.. Vice- Presidente para Assuntos de Controle Social: Claudio

Os administradores e membros dos conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados das operadoras de que trata esta Lei respondem

A vitória de Roberto Azevêdo na disputa pela posição de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) provocou grande alívio em Brasília.. Depois que a União

e cortes supremas (2013), p. As obras destacam as modificações na teoria das normas, da técnica legislativa e da interpretação jurídica. Após destacar a necessidade de que o

- Conscientização = baseia-se na relação dialética consciência-mundo = processo permanente, pois histórico = desvelamento da realidade, desmitologização =

Ou seja, esse primeiro sonho da paciente pode também ser conside- rado um sonho infantil, no qual a cena onírica repete as tantas situações de compulsão alimentar, antes vividas