• Nenhum resultado encontrado

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DR. DOMINGOS MINICUCCI FILHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DR. DOMINGOS MINICUCCI FILHO"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “DR. DOMINGOS MINICUCCI FILHO”

Técnico em Informática

João Paulo Arruda

SOFTWARE DE CONTROLE DE DESLOCAMENTO DE DOCENTES PARA UNIVERSIDADES

Botucatu-SP

Junho - 2016

(2)

João Paulo Arruda

SOFTWARE DE CONTROLE DE DESLOCAMENTO DE DOCENTES PARA UNIVERSIDADES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Informática da Etec Dr.

Domingos Minicucci Filho orientado pelo Professor Arilson José de Oliveira Júnior como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Informática.

Botucatu-SP

Junho –2016

(3)

DEDICATÓRIA

Aos meus pais, Aparecido Agostinho Arruda e Rosinei Aparecida de

Camargo Arruda, aos meus professores, Arilson Junior, Rafael Ruiz,

Felipe Pupo da Fonseca e Igor Fernando de Oliveira pela ajuda, apoio,

ensinamentos e incentivo no desenvolvimento deste projeto, a minha

namorada Mayara, por toda paciência, compreensão e incentivo no

desenvolvimento deste trabalho.

(4)

AGRADECIMENTO

Agradeço a ETEC de Botucatu, todo o corpo docente da instituição e coordenação que oportunizaram este momento único em minha vida.

Ao meu Professor Orientador Arilson José de Oliveira Júnior, pela atenção, dedicação, esforço e incentivo constante neste projeto, aos meus amigos Peterson Henrique Falcão e Igor Arruda que sempre me ajudaram quando precisei na programação deste projeto.

Aos meus pais, pelo apoio, incentivo e amor incondicional.

E a todos que direta ou indiretamente participaram no processo da

minha formação, o meu muito obrigado.

(5)

EPÍGRAFE

"

Você não ganha para trabalhar, você ganha para resolver problemas, criar soluções e encantar clientes, o trabalho é o meio, não o fim."

Ricardo Amorim

(6)

RESUMO

Com o passar dos anos à informatização vem conquistando mais adeptos e mais espaço no mercado, com desenvolvedores cada vez mais qualificados, o cliente vem perdendo o medo de ter problemas futuros com informatização e assim aceitando informatizar uma atividade que é realizada manualmente. Os docentes das universidades, seja ela Federal, Estadual ou particular, possuem vários compromissos e assim acabam tendo pouco tempo para atualizar manualmente o controle de destino de docentes, ou de informar os demais funcionários sobre à localização ou compromisso diário do mesmo. Visando sanar o problema da falta de tempo dos docentes, surgiu a ideia de informatizar o controle de destino de docentes nas universidades, no qual este trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta de gerenciamento para o controle de deslocamento de docentes para universidades, Para o desenvolvimento deste projeto utilizou-se o software de desenvolvimento integrado NetBeans que foi utilizado para construir toda a estrutura lógica do sistema e interface visual e o sistema gerenciador de banco de dados MySQL WorkBench que por sua vez ficou responsável por arquitetar, modelar e armazenar os dados diretamente ao banco de dados, proporcionando assim boa interpretação de uso por parte do usuário. A ferramenta demonstrou boa usabilidade e fácil interação com os docentes do departamento e vem se mostrando útil para aquela função naquela localidade.

Palavras-chave: Informatização, universidades, desenvolvedores, Ferramenta, Controle de deslocamento.

(7)

ABSTRACT

Over the years computerization has gained more fans and more space in the market with increasingly skilled developers, the customer has lost the fear of having future problems with computerization and thereby accepting computerize an activity that is performed manually. Teachers in universities, whether federal, state or private, have many commitments and so end up having little time to manually update the target control of teachers, or to inform other employees about the location or daily commitment mesmo. Visando remedy the problem of lack of teachers of the time, the idea of computerizing the target control of teaching staff at universities in which this work was to develop a management tool for teachers shift control to universities, to the development of this project used -if the NetBeans integrated development software that was used to build all the logical structure of the system and visual interface and the database management system MySQL WorkBench which in turn was responsible for architecting, modeling and storing the data directly to the bank data, thus providing good interpretation of use by the user. The tool has shown good usability and easy interaction with the teachers of the department and has proven useful for that function in that area.

Keywords: Computerization, universities, developers, tool, shift control.

(8)

LISTA DE ABREVIATURAS

CPD - Centro de Processamento de Dados MER - Modelo de Entidade e Relacionamento DER - Diagrama de Entidade e Relacionamento

IDE - Integrated development environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)

SGBD - Sistema Gerenciador de Banco de Dados

SQL - Strutured Query Language (Linguagem de consulta estruturada) BD - Banco de Dados

JVM - Java Virtual Machine (Maquina Virtual Java)

(9)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Ícone Linguagem SQL ... 11

Figura 2: Tela MySQL Workbench ... 12

Figura 3: Logo JAVA ... 13

Figura 4: Tela IDE NetBeans... 14

Figura 5: Tela de Login ... 15

Figura 6: Login Válido Seja Bem Vindo ... 16

Figura 7: Login ou Senha Inválida ... 17

Figura 8: Erro na Conexão com banco de dados ... 18

Figura 9: Tela Principal do Software ... 19

Figura 10: Menu Principal... 20

Figura 11: Cadastro de funcionário ... 21

Figura 12: Inserindo funcionário ... 22

Figura 13: Funcionário inserido com sucesso ... 23

Figura 14: Pesquisa de funcionário ... 24

Figura 15: Alteração de cadastro de funcionário ... 25

Figura 16: Cadastro de compromisso ... 26

Figura 17: Inserindo compromisso ... 27

Figura 18: Compromisso Inserido com sucesso ... 28

Figura 19: Pesquisa de compromisso ... 29

Figura 20: Alteração de cadastro de compromisso ... 30

Figura 21: Cadastro de Usuário ... 31

Figura 22: Exibição ... 32

(10)

Sumário

1 INTRODUÇÃO ... 10

2 DESENVOLVIMENTO ... 11

2.1 MATERIAIS E MÉTODOS ... 11

2.1.1 Linguagem SQL ... 11

2.1.2 Mysql Workbench 5.2 CE ... 12

2.1.3 Linguagem De Programação JAVA ... 12

2.1.4 Netbeans IDE 8.0.2 ... 13

2.2 RESULTADOS ... 15

3 CONCLUSÃO ... 33

REFERÊNCIAS ... 34

(11)

10

1 INTRODUÇÃO

Visto a ineficiência no processo de controle do deslocamento de docentes nas universidades, o projeto mostra-se relevante para a informatização e padronização das informações contidas no controle de deslocamento de docentes, tendo em vista satisfazer à necessidade de obtenção dessa informação por parte dos graduandos da universidade. O software de controle de deslocamento de docentes permite que as informações sejam inseridas por meio eletrônico e exibidas em um monitor no hall de entrada do departamento em que o software seja implantado, substituindo o controle existente. Tendo em vista os benefícios da informatização, este projeto visa realizar o controle de deslocamento dos docentes das universidades, para substituir o controle existente, assim proporcionando, aos docentes maior segurança na transmissão de suas informações, e aos graduandos, pós-graduandos e funcionários maior confiabilidade na receptação da informação. Projeto proporcionará aos docentes inserir informações no sistema através de login e senha pessoal e um usuário máster que poderá inserir informações em todos os demais usuários. Desta forma, este trabalho tem por objetivo desenvolver um software de controle de destino que padronize e supra à necessidade de acesso à informação dos graduandos das universidades, em que há capacidade de transmitir informações sobre a localização, meio de comunicação, setor responsável, entre outros atributos dos docentes, de uma maneira mais completa e segura dentro e fora do campus das universidades.

(12)

11

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Materiais E Métodos 2.1.1 Linguagem SQL

A linguagem SQL surgiu em meados da década de 70, sendo resultado de um estudo de E. F. Codd, membro do laboratório de pesquisa da IBM em San Jose, Califórnia. Este estudo tinha como objetivo desenvolver uma linguagem que adapta- se ao modelo relacional. O primeiro sistema de BD baseado em SQL tornou-se comercial no final dos anos 70 juntamente com outros sistemas de BD’s relacionais.

Em 1982, foi lançada a primeira versão padronizada da SQL, que vieram evoluindo e ganhando melhorias com o passar dos anos e tornando-se assim, a mais poderosa ferramenta para definição e manipulação de BD’s e hoje utilizada em grande parte dos BD existente, tais como Mysql, SQLServer, Firebird dentre outros.(CÉSAR,XXXX)

A linguagem SQL foi utilizada para o desenvolvimento do banco de dados que irá armazenar os dados do software.

Figura 1: Ícone Linguagem SQL

(13)

12

2.1.2 Mysql WorkBench 5.2 CE

MySQLWorkBench é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados relacional e de código aberto para arquitetos de bancos de dados e desenvolvedores, oferece modelagem de dados, desenvolvimento de SQL e ferramentas de administração para configuração do servidor, administração de usuários entre outras funcionalidades (Oracle Corporation e / ou suas afiliadas,2016).

Este software foi utilizado para desenvolver o Diagrama de entidade e relacionamento (DER), Modelo de entidade e relacionamento (MER), arquitetar e desenvolver o banco de dados em linguagem SQL.

Figura 2: Tela MySQL Workbench

2.1.3 Linguagem De Programação JAVA

A linguagem de programação JAVA foi utilizada para desenvolver este projeto através da IDE NetBeans, a linguagem de programação JAVA é uma linguagem de programação orientada a objetos e comecou a ser desenvolvida em 1991 na Sun MicroSystems, hoje de propriedade da Oracle Corporation.Os programas desenvolvidos através dessa linguagem não são compilados em código nativo da plataforma. Programas em Java são compilados para um bytecode, executados pela

(14)

13

Java Virtual Machine - JVM, ou seja, uma máquina virtual, que permite aos desenvolvedores criarem um programa uma única vez e depois executar este em qualquer uma das plataformas suportadas pela tecnologia. (MASSAGO, 2008)

A linguagem JAVA foi escolhida para desenvolvimento desse software

Figura 3: Logo JAVA

2.1.4 Netbeans IDE 8.0.2

NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), gratuito e de código aberto para desenvolvedores de softwares nas linguagens Java,C,C++,PHP, entre outras. O NetBeans foi criado em 1996 por dois estudantes tchecos em uma universidade em Praga, quando a linguagem de programação Java não era tão conhecida como atualmente, NetBeans é totalmente escrito em Java, porém pode suportar qualquer outra linguagem de programação que desenvolva com Swing.(Oracle Corporation e / ou suas afiliadas, 2016).

Esta IDE foi utilizada para desenvolver a parte lógica e visualdeste projeto através da linguagem de programação JAVA e informações armazenadas em banco de dados desenvolvido através do MysqlWorkBench em linguagem SQL.(Oracle Corporation e / ou suas afiliadas, 2016).

(15)

14

Figura 4: Tela IDE NetBeans

(16)

15

2.2 Resultados

Tela de login do sistema de controle de destino de docentes e técnicos A – Usuário padrão do sistema (ADMIN)

B – Senha padrão de acesso ao sistema (ADMIN)

C – Botão Acessar permite ao usuário o acesso a tela principal do sistema.

D – Botão Limpar permite ao usuário limpar os campos no caso de dados incorretos.

Figura 5: Tela de Login

(17)

16

Tela de login

A – Mensagem de boas vindas ao sistemas.

B – Ao clicar no botão OK o usuário será redirecionado a tela principal do Software.

Figura 6: Login Válido Seja Bem Vindo

(18)

17

Tela de login

A – Mensagem de aviso de login inválido.

B – Ao clicar no botão OK o usuário será redirecionado novamente para a tela de login.

Figura 7: Login ou Senha Inválida

(19)

18

Tela de login

A – Mensagem de erro na conexão com o banco de dados.

B – Ao clicar no botão OK o usuário será redirecionado novamente para a tela de login.

Figura 8: Erro na Conexão com banco de dados

(20)

19

Tela Inicial do Software contendo Menu cadastrar, Menu tela de exibição e opção Sair do sistema.

A – Menu Cadastrar.

B – Menu Tela Exibição.

C – Sair.

Figura 9: Tela Principal do Software

(21)

20

Menu cadastrar contendo as opções de cadastro de funcionário, cadastro de compromisso e cadastro de usuário.

A – Cadastrar Funcionário; Atalho F1.

B – Cadastrar Compromisso; Atalho F2.

C – Cadastrar Usuário; Atalho F3.

Figura 10: Menu Principal

(22)

21

Tela de cadastro e consulta de Funcionário

A – Todos os campos são de preenchimento obrigatório para inserção de um novo Funcionário ao banco de dados do sistema.

B – Tabela de consulta de funcionários e suas atribuições.

Figura 11: Cadastro de funcionário

(23)

22

Tela de cadastro e consulta de Funcionário

A – Ao clicar no botão inserir com os campos devidamente preenchidos as informações são diretamente inseridas ao banco de dados.

Figura 12: Inserindo funcionário

(24)

23

Tela de cadastro e consulta de Funcionário

A – Após clicar no botão inserir e o banco de dados aceitar as informações, surgirá uma mensagem para o usuário informando-o sobre o êxito na inserção das

informações.

Figura 13: Funcionário inserido com sucesso

(25)

24

Tela de cadastro e consulta de Funcionário

A – Ao pressionar o botão “pesquisar” ele irá listar todas as informações do banco de dados.

Figura 14: Pesquisa de funcionário

(26)

25

Tela de cadastro e consulta de Funcionário

A – Para alterar um cadastro selecione o cadastro que deseja alterar, dando um duplo clique em cima do cadastro.

B – Faça a alteração.

C – Após a alteração ter sido efetuada surgirá uma mensagem para o usuário informando-o sobre o êxito na alteração das informações no banco de dados.

Figura 15: Alteração de cadastro de funcionário

(27)

26

Tela de cadastro e consulta de Compromisso

A – Todos os campos são de preenchimento obrigatório para inserção de um novo compromisso ao banco de dados do sistema.

B – Tabela de consulta de compromissos e suas atribuições.

Figura 16: Cadastro de compromisso

(28)

27

Tela de cadastro e consulta de Compromisso

A – Ao clicar no botão inserir com os campos devidamente preenchidos as informações são diretamente inseridas ao banco de dados.

Figura 17: Inserindo compromisso

(29)

28

Tela de cadastro e consulta de Compromisso

A – Após clicar no botão inserir e o banco de dados aceitar as informações, surgirá uma mensagem para o usuário informando-o sobre o êxito na inserção das

informações.

Figura 18: Compromisso Inserido com sucesso

(30)

29

Tela de cadastro e consulta de Compromisso

A – Ao pressionar o botão “pesquisar” ele irá listar todas as informações do banco de dados.

Figura 19: Pesquisa de compromisso

(31)

30

Tela de cadastro e consulta de Compromisso

A – Para alterar um cadastro selecione o cadastro que deseja alterar, dando um duplo clique em cima do cadastro.

B – Faça a alteração.

C – Após a alteração ter sido efetuada surgirá uma mensagem para o usuário informando-o sobre o êxito na alteração das informações no banco de dados.

Figura 20: Alteração de cadastro de compromisso

(32)

31

Tela de cadastro e consulta de Usuário

A – Todos os campos são de preenchimento obrigatório para inserção de um novo usuário ao banco de dados do sistema.

B – Tabela de consulta de usuários e suas atribuições.

 O Cadastro de usuário possui as mesmas funcionalidades do cadastro de compromisso.

Figura 21: Cadastro de Usuário

(33)

32

Tela de Exibição

Exibe os Docentes e seus compromissos referente ao dia ou período.

Figura 22: Exibição

(34)

33

3 CONCLUSÃO

Conclui-se que este trabalho atendeu o nosso objetivo de desenvolver um software de controle de deslocamento de docentes para universidades, permitindo assim melhor transmissão de informação por parte dos docentes e melhor receptação da informação por parte dos graduandos, pós-graduandos e demais funcionários do campus.

A versão desenvolvida atendeu as expectativas gerando resultados satisfatórios e possibilitando a sua implantação em uma universidade, seja ela estadual, federal ou particular entre outras instituições de ensino

Ao longo deste trabalho surgiram novas possibilidades que não foram desenvolvidas, pois tornaria o trabalho muito extenso. A inserção de informações através de dispositivos móveis proporciona maior comodidade ao usuário e conta como um diferencial no projeto. Apesar dessa aplicação para dispositivos moveis não ter sido desenvolvida nesta versão, o modelo foi projetado pensando em futuras melhorias.

(35)

34

REFERÊNCIAS

CESAR, J.DevMedia. Disponível em: http://www.devmedia.com.br/entedendo-a- linguagem-sql/7775. Acessado em: 25 de maio de 2016.

Oracle Corporation. Disponível em: (Corporation, 2016). Acessado em: 25 de maio de 2016.

MASSAGO, S. UFSCAR. Disponível

em:http://www.dm.ufscar.br/profs/waldeck/curso/introd.html . Acessado em: 27 de maio de 2016.

Oracle Corporation. Disponível em: https://netbeans.org/features/index_pt_BR.html.

Acessado em: 25 de maio de 2016.

ORLANDINI,L.BONDE. Disponivel em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-14-- 1742-20050627(Basseto, 2016)(CESAR, 2016)

Referências

Outline

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Na escola atualmente não funciona o Programa de Tempo Integral (PROETI), uma vez que o público prioritário para atendimento do programa são alunos de baixo desempenho. Sendo

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

No primeiro capítulo a pesquisa se concentrou no levantamento de dados da escola no Projeto Político Pedagógico (PPP) e análise dos indicadores do SPAECE. No

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que