• Nenhum resultado encontrado

EDITAL CURSOS TÉCNICOS AGOSTO DA POPULAÇÃO-ALVO 2 DOS CURSOS 3 DOS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DAS BOLSAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL CURSOS TÉCNICOS AGOSTO DA POPULAÇÃO-ALVO 2 DOS CURSOS 3 DOS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DAS BOLSAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL TÉCNICOS CURSOS AGOSTO 2017

A Fundação CSN Para o Desenvolvimento Social e a Construção da Cidadania comunica que promoverá Processo Seletivo de Bolsas de Estudo para os cursos Técnicos da ETPC – modalidade subsequente, referente ao 2º Semestre do ano letivo de 2017, de acordo com as instruções abaixo.

1ª etapa: Classificação por Nota - 2ª etapa : Avaliação socioeconômica

1 – DA POPULAÇÃO-ALVO

Candidatos que concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando o Ensino Médio. Para as turmas no Noturno, o candidato deverá ter idade mínima de 16 anos completos até 31 de julho de 2017.

OBS: O diploma de conclusão do Curso Técnico só será emitido após a entrega dos documentos que comprovem a Conclusão do Ensino Médio.

2 – DOS CURSOS

Os cursos ofertados são: Técnico em Administração; Técnico em Eletrônica; Técnico em Informática; Técnico em Mecânica; Técnico em Metalurgia; Técnico em Petróleo e Gás; Técnico em Segurança do Trabalho.

OBS: Início das aulas – 07/08/2017.

Duração de 18 meses.

Turmas: Manhã – Tarde – Noite.

3 – DOS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DAS BOLSAS

Grupo A Bolsa 100% Renda familiar per capita do candidato não deve exceder o valor de um salário mínimo e meio

Grupo B Bolsa 50% Renda familiar per capita do candidato não deve exceder a três salários mínimos

CURSO TÉCNICO BOLSAS POR TURMA GRUPO A GRUPO B

Técnico em Administração 2 4

Técnico em Eletrônica 2 4

Técnico em Informática 2 4

Técnico em Mecânica 2 4

Técnico em Metalurgia 2 4

Técnico em Petróleo e Gás 2 4

Técnico em Segurança do Trabalho 2 4

OBS: Para comprovação da carência utilizar-se-á o conceito de grupo familiar adotado pelo Programa Bolsa Família, conforme Lei Nº. 10.836/2004, e renda per capita definida na Lei Nº 12.101/2009.

3.1 – As bolsas para os GRUPOS A e B serão concedidas conforme tabela:

a) A Concessão de bolsas por turma está condicionada à formação da turma do respectivo curso. Cada turma é composta de, no mínimo, 50 alunos, incluindo-se os bolsistas previstos.

b) A concessão de bolsas está condicionada a classificação por nota e validação do perfil socioeconômico. A visita domiciliar não caracteriza obtenção de bolsa de estudos, mas parte do processo de seleção.

(2)

EDITAL TÉCNICOS CURSOS AGOSTO 2017

c) As Bolsas Integrais e Parciais concedidas aos Grupos A e B serão válidas para os 18(dezoito) meses dos cursos Técnicos, desde que ao final de cada um dos períodos letivos , em cada semestres dos cursos, o aluno não fique reprovado, não fique em dependência e nem abandone ou cancele matrícula no transcorrer do curso técnico.

d) O candidato contemplado com bolsa integral ou parcial de estudos deverá ingressar no 1º período dos cursos técnicos oferecidos.

e) As bolsas parciais de estudos, objeto deste edital, não serão acumuladas com qualquer outro benefício relativo às parcelas escolares dos cursos da ETPC, assegurada a opção do interessado.

f) Todos os candidatos serão classificados por notas.

h) Não há reserva de vaga em nenhum dos cursos.

4 –DAS INSCRIÇÕES

4.1 – As inscrições serão feitas no período compreendido entre o dia 19 de junho até o dia 10 de julho, pelo site www.etpc.com.br ou nesse mesmo período durante o horário de expediente da Secretaria da ETPC.

4.2 – Atribuições do responsável pela inscrição:

a) Preencher o cadastro com as informações do candidato;

b) Definir o curso, horário da turma e o grupo de bolsas a que pretende concorrer;

c) Responder o questionário socioeconômico;

4.3 - É de responsabilidade exclusiva do responsável pela inscrição acompanhar todas as informações publicadas sobre o Processo Seletivo no endereço eletrônico da ETPC.

4.4 – Informações Complementares

a) A Fundação CSN não se responsabiliza pelas informações prestadas pelo responsável no ato da inscrição presencial ou pelo site.

b) Não será permitido alterar o grupo de bolsas e cursos depois de encerrado o período das inscrições.

c) É de exclusiva responsabilidade, do responsável e do candidato, obter as informações necessárias para a participação no Processo Seletivo, atentando-se para o local, data e horário da prova, documentos, divulgação do resultado e eventos relativos à matrícula.

e) O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo.

4.5 - Documentação:

a) Carteira de Identidade, CPF e/ou Certidão de Nascimento (original);

b) Comprovante de endereço atualizado (original);

c) Histórico escolar (cópia) ou declaração de conclusão do médio ou declaração de matrícula que está cursando o Ensino Médio.

OBS: inscrição será gratuita.

A Fundação CSN reserva-se o direito de somente iniciar turmas com no mínimo de 50 alunos, incluindo os bolsistas.

5 – 1ª ETAPA : DA PROVA

5.1 - A Classificação por nota se dará por meio de prova objetiva, que acontecerá em dois horários conforme a escolha do candidato.

5.2 - Terá 40 questões objetivas distribuídas da seguinte forma: 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e 10 questões de Atualidades.

(3)

EDITAL TÉCNICOS CURSOS AGOSTO 2017

5.3 - Dia: 12/07/2017 (quarta-feira)

Início às 8 horas e término às 11 horas ou 18h30min e término às 21h30min.

Duração da Prova: 3 horas

5.4 - Para realizar a prova o candidato deverá estar munido de:

a) Comprovante de inscrição.

b) Carteira de Identidade (RG)

c) Caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

5.5 - O candidato deverá apresentar-se no local da prova com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência.

5.6 - O candidato terá até 3 (três) horas para a resolução das questões da prova. Neste tempo está incluso o preenchimento do cartão- resposta.

5.7 - Não será permitido ao candidato manter em seu poder, durante a prova, qualquer tipo de equipamento Eletrônico de transmissão ou recepção, bem como calculadoras, livros e demais impressos.

5.8 - Será eliminado do processo seletivo para bolsa de estudos o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Durante a prova for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou de qualquer outra forma;

c) Utilizar de meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros.

5.9 - O candidato poderá retirar-se definitivamente do local da prova depois de decorridos, no mínimo, 01 hora do início de sua realização, sendo que a prova e o gabarito ficarão retidos na escola.

5.10 - Não haverá revisão de prova ou vistas ao cartão-resposta, segunda chamada, nem justificativa de falta, sendo eliminado do processo de seleção, para obtenção de bolsas de estudos, o candidato que faltar à prova.

5.11 - Os três (03) últimos candidatos sairão juntos, obrigatoriamente.

5.12 - Em caso de igualdade de notas serão adotados, para efeito de desempate na classificação, os seguintes critérios:

a) Maior número de pontos nas questões de Matemática;

b) Maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;

c) Maior número de pontos nas questões de Atualidades;

d) Maior idade.

6 - DO RESULTADO – 1ª ETAPA

As listas com os resultados dos classificados por notas serão divulgadas contendo os nomes dos candidatos, por ordem de classificação.

Dia: 27/ 07 /2017 – a partir de 16 horas Local: Portaria do ETPC.

Importante: A Concessão de bolsas por turma está condicionada à formação da turma do respectivo curso. Cada turma é composta de, no mínimo, 50 alunos, incluindo-se os bolsistas previstos.

(4)

EDITAL TÉCNICOS CURSOS AGOSTO 2017

7 – 2ª ETAPA : DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CANDIDATO

Os candidatos classificados por notas para as vagas de bolsas de estudos do GRUPO A e do GRUPO B somente obterão a habilitação definitiva após:

a) apreciação dos documentos solicitados na inscrição e de outros exigidos nos termos do presente Edital, e deverão ser obrigatoriamente fornecidos.

b) avaliação da situação econômico-financeira de seu grupo familiar, por meio de visita domiciliar de assistentes sociais, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico.

Os seguintes documentos deverão ser apresentados à Assistente Social na época da visita domiciliar:

a) cópias das 3 últimas contas de luz, água e telefone;

b) cópias das carteiras de identidade e do CPF de todos os componentes do grupo familiar;

c) comprovante das condições de moradia — se financiada: última prestação paga; se alugada: último recibo pago e contrato de locação; se própria: carnê atual do IPTU em nome do candidato, no de seu representante legal ou de qualquer integrante do grupo familiar; se cedida: declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório;

d) comprovação de renda de todos os componentes do grupo familiar (três últimos) — com vínculo empregatício: Carteira Profissional atualizada de todas as pessoas que contribuem para a renda familiar; sem vínculo empregatício: Pesquisa do CNIS para os membros do grupo familiar que participam da renda total da família (ex.: pai, mãe, avós). Documento disponível em todas as agências do INSS (Original) comprovante de pró-labore e contrato social (se sócio de empresa) ou comprovante de renda mensal (se profissional liberal);

se desempregado: apresentação de cópia da baixa na Carteira Profissional ou comprovante de recebimento de salário desemprego;

se trabalhador autônomo: declaração conforme formulário da FCSNETPC e guia de recolhimento do INSS, compatível com a renda declarada;

e) cópia da última Declaração de Imposto de Renda de todos os componentes do grupo familiar.

f) comprovante de plano de saúde (caso possua) de todos os integrantes do grupo familiar — se particular: cópia de recibo de pagamento; se empresarial ou em grupo: cópia da carteirinha.

OBS: Nos termos do artigo 15 da Lei Federal 12.101/2009, a documentação acima é a mínima obrigatória e deverá ser apresentada por cópia simples acompanhada do original para conferência ou cópia autenticada em cartório, sendo que outros documentos poderão ser exigidos a critério do assistente social a cargo das avaliações socioeconômicas (parágrafo 2º).

Os alunos beneficiados com as bolsas, seus pais ou representantes legais, “respondem legalmente pela veracidade e autenticidade das informações socioeconômicas por eles prestadas” (parágrafo 1º), sendo que “as bolsas de estudo poderão ser canceladas a qualquer tempo, em caso de constatação de falsidade da informação prestada pelo bolsista ou seu responsável, ou de inidoneidade de documento apresentado, sem prejuízo das demais sanções cíveis e penais cabíveis” (parágrafo 3º).

8 - DA MATRÍCULA

Local: Escola Técnica Pandiá Calógeras – Rua 62, nº 90 – Bairro Sessenta – Volta Redonda/RJ. CEP: 27260-020 De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

8.1 – Período da matrícula:

Grupos A e B: após habilitados no perfil sócio econômico, à medida que as turmas de cada curso forem sendo formadas.

a) No caso de não formação da turma do curso escolhido, a matrícula será automaticamente cancelada. e os valores de mensalidades pagas devolvidas.

8.2 – Documentos necessários para a matrícula:

(5)

EDITAL TÉCNICOS CURSOS AGOSTO 2017

c) Certidão de Nascimento ou casamento (original e xerox);

d) Histórico ou Declaração da Escola de origem, carimbada, comprovando matricula no Ensino Médio em 2017;

e) Comprovante de residência;

f) CPF – xerox.

9 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - A Fundação CSN se reserva o direito de somente formar turma com, no mínimo, 50 alunos matriculados, caso não se forme a turma, a bolsa perde seu efeito, cabendo ao candidato receber a devolução de seus documentos.

9.2 - Os alunos aprovados que não conquistaram bolsas de estudos poderão realizar matrícula como pagantes em um dos cursos definidos neste edital, de acordo com as disponibilidades de vagas.

9.3 - Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão resolvidos por Comissão definida pela Direção da ETPC.

ENSINO TÉCNICO - 2º SEMESTRE / 2017

MATEMÁTICA PORTUGUÊS ATUALIDADES

1− Regra de Três Simples.

2- Equação do 1º Grau.

3- Equação do 2º Grau.

4- Teoria dos Conjuntos.

5- Conjuntos Numéricos.

6- Função afim.

7- Função Quadrática.

8- Sistemas lineares.

9- Função exponencial.

10- Análise combinatória.

11- Probabilidade.

12- Relações trigonométricas no triângu- lo retângulo

13- Geometria Analítica: Estudo do pon- to e reta.

14- Geometria Espacial: Prismas, Pirâmi- des e Corpos Redondos.

1- Interpretação de textos.

2- Fonologia:

• Ortografia

• Acentuação gráfica 3- Morfologia:

• Classes de palavras

• Emprego dos pronomes pessoais e relativos

4- Sintaxe:

• Concordância Verbal e Nominal (Princi- pais casos)

• Regência Nominal e Verbal.

• Emprego de Crase.

5- Semântica:

• Denotação e Conotação 06. Estilística:

• Figuras de linguagem

1- Indústria, urbanização e problemas urbanos.

2- Energia e transporte.

3- Questões ambientais.

4- Políticas públicas de desenvolvimento econômico e social.

5- Crescimento econômico.

Mais informações na Secretaria da ETPC:

Referências

Documentos relacionados

Esta proposta de avaliação envolve e integra múltiplos instrumentos, em três etapas: (1) Avaliação das Instituições de Educação Superior - AVALIES (Art. 3),

O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB) oferece até 20% de suas vagas para bolsistas (cálculo realizado com base no total de alunos matriculados no

e) As bolsas integrais e parciais serão válidas para os 3 (três) anos dos cursos, desde que ao final de cada ano letivo, de cada uma das três séries de cada curso, o aluno não

e) As Bolsas Integrais e Parciais concedidas aos Grupos A e B serão válidas para os 18 (dezoito) meses dos cursos Téc- nicos, desde que ao final de cada um dos períodos letivos, em

b) As bolsas integrais de estudos do GRUPO A serão válidas por 1 (um) ano e 6 (seis) meses para os cursos técnicos em Administração, Eletromecânica, Mineração, Segurança

c) As bolsas integrais e parciais concedidas aos grupos A e B serão válidas para os 18 (dezoito) meses dos cursos Técnicos (Eletromecânica, Metalurgia e Mecânica), desde que, ao

c) As bolsas integrais de estudos do GRUPO A serão válidas para os 03 (três) anos do curso, desde que ao final de cada ano letivo, das três séries dos cursos, o aluno não

e) As bolsas integrais e parciais serão válidas para os 3 (três) módulos dos Cursos, desde que ao final de cada módulo o aluno não obtenha média geral menor que 7,0 (sete), não