• Nenhum resultado encontrado

Os Encontros Nacionais de Literatura Portuguesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Os Encontros Nacionais de Literatura Portuguesa"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OS ENCONTROS NACIONAIS

DE LITERATURA PORTUGUESA

Carlos D' Alge

Presidente da Comissão Executiva e Coordena-dor do V Encontro de Professores Universitá-rios Brasileiros de Literatura Portuguesa.

Publica a Revista de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará os Anais do V Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portu-guesa, realizado em Fortaleza, no período de 27 . 11 a 03 . 12 . 1977, sob o patrocínio do então Departamento de As-suntos. Universitários do MEC, da Universidade Federal do Ceará e do Governo do Estado do Ceará.

O V Encontro, comemorativo do centenário do falec i-mento de Alexandre Herculano, reuniu em Fortaleza, no Cen-tro de Convenções , cerca de mil participantes entre professo-res universitários e estudantes, oriundos de quase todas as instituições de ensino superior do país. De fato, estiveram representadas Universidades tão distantes como a Federal do Rio Grande do Sul, a Federal do Pará, a Federal do Maranhão, a Univers idade Nacional de Brasília e a Universidade de São Paulo.

O temário constou de conferências, mesas-redondas e comunicações. Publicamos neste número da Revista de

Le-tras o texto das. conferências dos Professores Lélia Parreira

Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais ; Leodegário A . de Azevedo Filho, da Universidade Federal do Rio de Ja-neiro; Fernando Mendonça, da Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Fiiho"; Celso Cunha da Universidade Fede-r al do Rio de JaneiFede-ro; e Evanildo BechaFede-ra, da Pontifícia

(2)

versidade Católica do Rio de Janeiro. Não está incluída a conferência do Professor Gilberto Mendonça Teles, da Pon-tifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, porque o con-ferencista preferiu fazer a exposição de alguns dos mais im-portantes aspectos do seu livro Camões na Poesia Brasileira , não tendo sido gravados , infelizmente, os seus comentários. As mesas-redondas ,tiveram g.rande repercussão pelo calor dos debates e · pelo noticiário 、ゥカオャセ。、ッ@ na imprensa local. Sem dúvida , constituíram importante colaboração para a elu-cidação de problemas e discussão de idéias de forma ampla e democrática.

Finalmenté , as comunicações são aqui apresentadas em resumos , não sendo possível publicar o texto integral devido ao planej amento gráfico da Revista de Letras .

Os Encontros Nacionais de Literatura Portuguesa têm sido realizados , regularmente , a partir de 1966. Em novembro de 1976, na Universidade Federal do Paraná, sede do IV EN-CONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA , foi escolhida a cidade de Fortaleza para a sede do V ENCONTRO , por una-nimidade dos participantes. Escola apropriada e, certamente , em homenagem a uma capital que se desenvolve rapidamente e que conta com três Universidades e uma população univer-sitária acima de vinte mil alunos.

O I ENCONTRO foi realizado em Salvador, em 1966, sob o patrocínio da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Alta Cultura de Portugal . Assinale-se que o êxito desta primeira reunião deve-se ao incansável trabalho do Professor Hélio Simões , decano dos professores de Literatura Portu-guesa e responsável , juntamente com o Professor Antonio Soares Amo ra, da Universidade de São Paulo , pelo desenvol-vimento dos estudos portugueses no Brasil.

O li ENCONTRO realizou-se em 1971 , na cidade de Belo Horizonte , sob o patrocínio da Universidade Federal de Minas

g・イ。ゥセ@ e do Instituto de Alta Cultura de Portugal , sendo coor-denador o Professor Naief Safady.

Se no I ENCONTRO deu-se ênfase à problemática do ensino da literatura portuguesa no Brasil, as relações de in-tercâmbio de professores e bolsistas, que resultaram na cria-ção ' dos Centros, Institutos ou Associações de estudos portu-gueses, neste 11 ENCONTRO , graças .à eficiência da Comissão Organizadora , dirigida pelo Professor Sqfady, foi apresentado

2 Rev. de Letras, Vol. 1 - N.0 3 - Pág . 1-5 1979

m primeiro diagnó a nível de gra

O 111 ENCONTRO 197 4, sob o patrocí buco e do Instituto e Ja agora saudosa Joel Pontes, desapa

cife, como em Belo Professora Maria de Serviços Culturais da i ncentivou , conside país. No Recife foram Literatura.

O IV ENCONTRO, patrocínio da Universi Estado do Paraná, D de Portugal , ampliou o centes , discutiu o pro abriu um novo caminho de expressão

No V ENCONTRO, da Educação e Cultu de Assuntos Universitá vestigação Científica Cultura Portuguesa, ainda, com o apoio do Universidade Federal do Para o V ENCONT gesse as diversas tendê teriores. Assim , abriu-se tema de importância Portuguesa, nos diferent nau-se , também , o Ensino cientes de que não pode e dos países africanos compartimentos e tegrarem esses estudos, história dos povos de I debate o Ensino da Língu

Comp letando essas f erências sobre temas de navam com o aspecto cult TRO , evocando três efemé

(3)

Não está incluída a a Teles , da Pen-eiro, porque o con-alguns dos mais

im-na Poesia Brasileira ,

seus comentários. rcussão pelo calo r na imprensa local. ração para a elu-as de forma ampla

apresentadas em integral devido

ra Portuguesa têm

1966 . Em novembro sede do IV EN-UNIVERSITÁRIOS ESA, foi escolhida TRO , por una-da e, certamente , volve rapidamente população

univer-or, em 1966, sob ia e do Instituto ue o êx ito desta lho do Professor Literatura Portu-...,,,,t.,.,.,or Anton io

, pelo

desenvol-cidade de Belo dera! de Minas ai , sendo

coor-lemática do relações de

in-ltaram na cria-estudos portu-ia da Comissão foi apresentado

- Pág. 1-5 1979

um primeiro diagnóstico sobre os cursos de Letras no Brasil, a nível de graduação e de pós-graduação.

O 111 ENCONTRO, aprazado para o Recife, rea lizou-se em

1974, sob o patrocínio da Universidade Federal de Pernam-buco e do Instituto de Alta Cultura de Portugal , e a eficiente e já agora saudosa direção do inesquecível colega Prof essor Joel Pontes, desaparecido do nosso convívio. Tanto em Re-cife, como em Belo Horizonte , houve a presença amiga da Professora Maria de Lourdes Belchior, ex-Conselheira dos Serviços Culturais da Embaixada de Portugal no Brasil , e que incentivou , consideravelmente , os estudos portugueses neste país. No Recife foram discutidas metodologias do ens ino da Literatura.

O IV ENCONTRO , reunido em 1976 , em Curitiba, sob o patrocínio da Universidade Federal do Paraná , Governo do Estado do Paraná, DAU/MEC e do Inst ituto de Alta Cultura de Portugal , ampliou o relacionamento entre docentes e dis-centes , discutiu o problema do ensino da língua portuguesa e abriu um novo caminho pa ra os estudos da literatura af ricana de expressão portuguesa.

No V ENCONTRO, em Fortaleza , juntaram-se o Mini stério da Educação e Cultura do Brasil , através do Dep artamento de Assuntos Universitários, e o Ministério da Educaç ão e In-vestigaç ão Científica de Portugal , através do Insti tuto de Cultura Portuguesa, no patrocínio do evento , que contou , ainda , com o apoio do Governo do Estado do Ceará a da Universidade Federal do Ceará.

Para o V ENCONTRO foi escolhido um temário que abrgesse as diversas tendências manifestadas nas reun iões an-teriores . Assim, abriu-se o caminho para discussão de um tema de importância nacional , que é o do Estudo da Lí ngua Portuguesa , nos diferentes níveis de escolarização . Exami-nou-se, também , o Ensino da Literatura de Língua Portuguesa, cientes de que não podem as Literaturas de Portugal , Brasil , e dos países africanos de língua portuguesa , se isolarem em compartimentos estanques, pois há necessidade de se rein-tegrarem esses estudos, pela exigência cultural da própria história dos povos de língua portuguesa. E incluiu-s e para debate o Ensino da Língua e da Literatura na Pós-Graduação. Comp letando essas atividades, foram oferecidas seis con-fe rências sobre temas de interesse geral e que se re lacio-navam com o aspecto cultural que se qui s dar ao V ENCON-TRO , evocando três efemérides das letras, os centenários da

(4)

morte de José de Alencar e Alexandre Herculano, figuras má-ximas da literatura brasileira e portuguesa, além de ativar a memória cultural em torno do cinquentenário do movimento de PRESENÇA, que proporcionou uma renovação nas letras portuguesas, a partir de 1927, e dos seus mais des.tacados responsáveis, os escritores José Régio , Miguel Torga e Bran-quinho da Fonseca.

Ao decidirmos sobre os procedimentos do V ENCONTRO, tivemos que fazer uma opção, torná-lo restrito aos debates acadêmicos ou estendê-lo a um debate mais amplo em que fossem envolvidos docentes e discentes. Por outro lado, não poderíamos recusar aos cearenses e aos companheiros do Norte e do Nordeste que vieram a Fortaleza, o contacto di-reto com algumas das personalidades que convidamos, para conferencistas , debatedores e presidentes de mesas-redon-das. Assim , foi com satisfação que optamos por uma maior abertura , esperando que ela pudesse atingir, como atingiu, os melhores resultados.

Caberia , agora , registrar alguns agradecimentos. Antes , contudo, é com profundo pesar que foram assinaladas duas ausências no V ENCONTRO. A de dois mestres amigos e queridos. A do Professor Joel Pontes, falecido no Recife , e a do Professor Otávio Terceiro de Farias , insigne mestre de imensas gerações de cearenses , falecido em Brasília , pouco antes do início do V ENCONTRO.

Fui aluno do Professor Otávio Farias na antiga Faculdade Católica de Filosofia, e foi a partir daquele convívio que entre nós se estabeleceu uma sólida amizade que mesmo com o seu desaparecimento não se apagará. A imagem de um velho e querido mestre , e cultor, como poucos, da tradição espiri-tual e intelecespiri-tual lusíada.

Joel Pontes deveria estar presente e participar de todos os debates do V ENCONTRO ; falamos pelo telefone algumas vezes sobre aquela reunião . Recordo o Joel de muitos encon-tros , especialmente em 1975, quando acompanhamos, em Lisboa. um Seminário de Estudos Portugueses sob a direção do Professor Jacinto do Prado Coelho. O seu espírito , o seu humor sempre presente , o gosto pela vida, são traços que não desaparecerão da nossa memória.

Falei em agradecimentos e cabe-me , agora , externá-los. Realizar um ENCONTRO daquelas proporções foi tarefa so-bre-humana e que não pôde ser executada apenas por pro-fessores de Letras , que , a exemplo de Camilo Castelo Branco ,

4 Rev. àe Letras. Vai. 1 - N ° 3 - Pág . 1-5 1979

são escravos de letras, i rotina que vai da manh

Em primeiro lugar do Estado Adauto Be do V ENCONTRO, e cretária particular, pela para a realização d

Agradecer ao Mi do Departamento de pelo Professor Edson M ENCONTRO e lhe agradecimento é extens Pereira , então Assessor

retor do Centro de H Ceará , e ao Professor da Universidade Federal cido do nosso convívio. Agradecer, também tigação Científica de subsídio financeiro , guesa.

Agradecer ao C h Ceará , Professor Antôni tada ao V ENCONTRO. Martins Filho, fundad or quem criou o Centro d outros centros de cul gestão viveu aquele

wral.

E, já agora, para nador do V ENCONTRO me, Luís Tavares Júnior pectivamente, Diretor do Departamento de Let

Revista de Letras, pela

Nacional de Professores tura Portuguesa.

(5)

rculano, figuras má-além de ativar a

o do movimento renovação nas letras mais destacados Miguel Torga e

Bran-s do V ENCONTRO restrito aos debate; mais amplo em que Por outro lado, não companheiros do o contacto di-convidamos , para de mesas-redon-tamos por uma maio r ating ir, como atingiu,

radecimentos . Antes , ram assinaladas duas s mestres amigos e falecido no Recife,

e

insigne mestre de em Brasília , pouco

na antiga Faculdade le convívio que entre que mesmo com o imagem de um velho , da tradição espiri

-e participar d-e todos pelo telefone algumas Joel de muitos

encon-acompanhamos , em gueses sob a direção

O seu espírito, o seu vida , são traços que

e, agora, externá-los. orções foi tarefa

se-apenas por pro-amilo Castelo Branco

'

N. o 3 - Pág . 1-5 1979

são escravos de le tras, isto é, vivem para ministrar aulas numa rotina que vai da manhã à noite.

Em primeiro lugar cabe agradecer ao então Governador do Estado Adauto Bezerra ter aceito a Presidência de Honra do V ENCONTRO, e estender os agradecimentos à sua se-cretária particular, pela solução dada a alguns dos problemas, para a real ização daquele evento.

Agradecer ao Ministério da Educação e Cultura , através do Departamento de Assuntos Universitários, dirigido então pelo Professor Edson Machado, que autorizou a realização do ENCONTRO e lhe proporcionou um subsídio financeiro . Este agradecimento é extensivo aos Professores Antonio Gomes Pereira, então Assessor do DAU, Heitor Faria Guilherme, Di-retor do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará , e ao Professor Pedro Teixeira Barroso, então Reitor da Universidade Federal do Ceará, prematuramente desapare-cido do nosso convívio.

Agradecer, também, ao Ministério da Educação e Inves-tigação Científica de Portugal, que efetivou a doação de um subsídio financeiro , através do Instituto de Cultura Portu-guesa.

Agradecer ao Chanceler da Universidade Estadual do Ceará, Professor Antônio Martins Filho, a colaboração pres-tada ao V ENCONTRO. Acrescentaria que foi o Professor

Martins Filho, fundador da Universidade Federal do Ceará, quem criou o Centro de Cultura Portuguesa , a exemplo de outros centros de cultura estrangeira , e que durante a sua gestão viveu aquele Centro uma extraordinária atividade cul-tural.

E, já agora, para concluir, os agradecimentos do Coorde-nador do V ENCONTRO aos professores Heitor Faria Guilher-me, Luís Tavares Júnior, Milton Dias e Horácio Dídimo, res-pectivamente , Diretor do Centro de Humanidades, Chefe do Departamento de Letras Vernáculas , editor e secretário da

Revista de Letras, pela publicação dos Anais do V Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros de Litera-tura Portuguesa.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

– Expenditures include changes in electricity generation costs (including allowance costs), energy efficiency costs, and increased natural gas costs for non-electric consumers..