• Nenhum resultado encontrado

SOBRE A PULSÃO DE MORTE NA TEORIA FREUDIANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "SOBRE A PULSÃO DE MORTE NA TEORIA FREUDIANA"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

COGEAE-SP

PSICANÁLISE E LINGUAGEM: UMA OUTRA

PSICOPATOLOGIA

Márcia Mendes Portela

SOBRE A PULSÃO DE MORTE NA TEORIA FREUDIANA

(2)

COGEAE-SP

PSICANÁLISE E LINGUAGEM: UMA OUTRA

PSICOPATOLOGIA

Márcia Mendes Portela

SOBRE A PULSÃO DE MORTE NA TEORIA FREUDIANA

Monografia apresentada ao Curso de Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia do COGEAE-SP como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em psicologia clínica

Orientadora

Prof. Dr. Sandra Dias Parecerista

Ms. Dirceu Scali Jr

São Paulo – SP

(3)
(4)

Índice

Introdução ...5

Capítulo 1...9

Considerações sobre o primeiro estatuto das pulsões na teoria freudiana

Capítulo 2...20

Do principio de constância ao principio do nirvana

Capítulo 3...28

Considerações sobre o termo pulsão de morte

Considerações Finais...39

(5)

Introdução

Neste trabalho me dedico a realizar um estudo acerca da pulsão de morte na teoria freudiana. O percurso que traço neste trabalho passa pela via da primeira e segunda teoria das pulsões, já que este é um trajeto intrinsecamente ligado ao tema. Discutirei aqui os conceitos ligados ao tema da pulsão de morte, realizando assim um percurso histórico na obra de Freud.

Pretendo estudar as questões relativas à destrutividade levando em conta as sutilezas que marcam o percurso do desenvolvimento da teoria psicanalítica. Penso que realizar uma monografia centrada neste tema possa ter relevância na possibilidade de reencontrar um sentido, ou uma realocação para o conceito que se situa “camuflado” em meio a outros postulados, favorecendo desta forma o surgimento de reflexões.

O objetivo geral deste projeto está centrado na proposição de reflexões que forneçam subsídios para uma compreensão da questão da destrutividade. Este estudo visa compreender a pulsão de morte de acordo com a teoria freudiana, porém, abrindo campo para o surgimento de inquietações outras, de possíveis lacunas a serem encontradas acerca do que se tem na obra do autor sobre o tema.

(6)

das pulsões e a mudança do princípio de constância ao de nirvana, perpassando assim a virada dos anos vinte que definitivamente marcaram todo o postulado freudiano.

Para a execução do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema da pulsão de morte. As leituras ocorreram com vistas a atingir uma compreensão do que veio a ser elucidado até então, abrindo espaço para o surgimento de reflexões sobre o lugar da agressividade na teoria do autor.

O termo pulsão de morte parece estar encoberto pelos demais conceitos da teoria freudiana, sua definição parece esconder-se em meio a outros termos mais “palpáveis” da psicossexualidade. O conceito parece se problematizar a medida que é atravessado pelas atribulações da teoria psicanalítica, do ponto de vista epistemológico, que atravessa questões biológicas, naturais ou adaptativas.

O conceito de pulsão de morte foi cunhado como puramente especulativo ou hipotético. Este avanço foi possível, provavelmente, por que antes havia desde o Projeto de uma Psicologia Científica (1895) uma vasta trajetória de pensamento até a

publicação de Além do Princípio do Prazer (1920).

Antes dos anos vinte, o pulsional já estava denotado como algo diferente de instinto, mas foi durante seu trabalho de conceituação sobre a pulsão, datados entre os Três ensaios (1905) até Os instintos e suas vicissitudes (1915) que se alcançou aquilo

(7)

A pulsão de morte, deste modo, pôde ser introduzida a partir da consideração do princípio de nirvana, e assim, a meta da pulsão pôde ser pensada como tendência ao inorgânico, implicando na reformulação metapsicológica de sua teoria. Abandonou-se assim o princípio de constância uma vez que fora introduzida uma nova meta para o organismo a partir dos problemas clínicos manifestados como repetição.

A consideração de que há tendências as quais não se pode fugir, mesmo que gerem desprazer, põe em xeque aquilo que estava inscrito no princípio do prazer. Acompanharei no decorrer deste estudo a idéia de que a compulsão à repetição é uma conseqüência da presença pulsional e não a sua causa.

Para realizar pormenorizadamente o estudo das mudanças ocorridas na teoria freudiana até que se viesse a estabelecer o termo pulsão de morte, foi preciso deter os olhos a três grandes aspectos que, embora estejam engendrados em sua teoria podem ser entendidos como desencadeantes entre si. Primeiro estudarei o que se tinha na primeira teoria das pulsões, em seguida, passarei ao estudo da mudança do princípio de constância ao de nirvana e, finalmente, seguirei com as considerações sobre o termo pulsão de morte. Esses três momentos foram divididos nos capítulos que dão corpo a esta monografia.

(8)
(9)

Capítulo 1

Considerações sobre o primeiro estatuto das pulsões na teoria

freudiana

Para iniciar o rastreamento que proponho sobre como Freud desenvolveu sua teoria até que chegasse a conceituação da pulsão de morte, se faz necessário voltar ao percurso da elaboração teórica precedente ao termo que se refere a pulsão.

O termo pulsão é na língua alemã representado pela palavra Trieb, que denota a noção de uma pressão no campo interno, e, na língua portuguesa a palavra Trieb assumiu a tradução de impulso no sentido de uma tendência para algo. A pulsão demanda via corpo, o aparelho psíquico, ou seja, a pulsão incumbiria o aparelho ao trabalho.

A primeira aparição do termo Trieb nos escritos freudianos ocorre no ano de 1905. Neste momento do desenvolvimento da teoria há uma distinção entre dois tipos de excitação do organismo, que por sua vez, serve ao que demanda o princípio de constância que impele um descarregamento de excitação. (Laplanche e Pontalis, ano, p. 394).

(10)

norteará o destino da pulsão. Nos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), Freud introduz a noção de que o objeto é variável e escolhido de acordo com a historia do individuo.

A pulsão, deste modo, se ligará ao representante segundo a ordem da historia do sujeito e esses representantes irão apresentar o objeto a que irá se ligar tomando também a inclinação de dirigir o modo de satisfação a ser obtido. Dito de outro modo, a pulsão parcial indica a idéia de que a pulsão sexual existe primeiramente no estado polimorfo e sua meta é reduzir a excitação corporal.

Laplanche e Pontalis (2001) nos alertam que não se trata de catalogar os tipos de pulsão, atrelando-as a idéia de instintos. Mas neste momento da teoria freudiana temos dois tipos fundamentais de pulsão, as sexuais e as de autoconservação (que posteriormente corresponderão `as pulsões de vida e de morte).

(11)

diversas fontes somáticas que estão dadas na excitação sexual não estavam unificadas no início, pois elas eram fragmentadas em pulsões parciais. De acordo com Freud:

“ Por pulsão podemos entender, a principio, apenas o representante

psíquico de uma fonte endossomatica de estimulação que flui continuamente,

para diferencia-la do “ estimulo”, que ‘e produzido por excitações isoladas

vindas de fora. Pulsão, portanto, ‘e um dos conceitos de delimitação entre o

anímico e o físico. A hipótese mais simples e mais indicada sobre a natureza

da pulsão seria a que, em si mesma ela não possui qualidade alguma,

devendo apenas ser considerada como uma medida da exigência do trabalho

feita `a vida anímica”. ( Freud, 1915, p. 159).

Os efeitos do recalcamento se dão na pulsão sexual, por isso ela tem um papel fundamental no conflito psíquico. Na primeira teoria das pulsões, a pulsão sexual é oposta a pulsão de autoconservação e posteriormente será atrelada a pulsão de vida e a Eros.

Ainda neste momento da teoria h’a uma oposição em relação `as pulsões sexuais, este movimento ser’a dado pelas pulsões de autoconservação. As pulsões de autoconservação estão contrapostas às pulsões sexuais, pois as pulsões sexuais encontram seu aporte nas funções de autoconservação, assim como o prazer sexual não se pode dar sem a nutrição. Assim, será instaurado o conflito psíquico segundo o qual evidenciará o escopo das pulsões sexuais em pulsões de autoconservação. Vejamos um trecho que elucida o desenvolvimento de Freud sobre o tema:

“Até agora, destacamos como caracteristicas da vida sexual infantil

(12)

próprio corpo) e de suas pulsões parciais serem inteiramente desvinculadas e

independentes entre si em seus esforços pela obtenção do prazer. O desfecho

do desenolvimento constitui a chamada vida sexual normal do adulto na qual

a obtenção do prazer fica a serviço da função reprodutora, e as pulsões

parciais, sob o primado de uma única zona erógena, formam uma

organização sólida para a consecução do alvo sexual num objeto sexual

alheio”. (Freud, 1905, p. 186).

As pulsões de autoconservação (ou de ego) se satisfazem com o objeto real, portanto, irá dar os desenhos da passagem do princípio de prazer para o princípio de realidade e por este caráter irão se opor às pulsões sexuais que podem se satisfazer no espectro da fantasia, campo do princípio do prazer. Esta passagem acontece em Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental (1911).

Anteriormente, as pulsões sexuais eram opostas a uma função defensiva do ego, mas ao ego não era somada a questão pulsional. Nos três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), havia a oposição das pulsões sexuais e as necessidades, em que as

primeiras pulsões advinham do campo da necessidade e que posteriormente caminhariam para o auto-erotismo.

Estariam as pulsões do ego situadas no campo que visa a conservação de si mesmo, uma vez que o ego pode ser entendido aqui como a agencia psíquica que se curva a manutenção do indivíduo.

(13)

que correm rumo a objetos exteriores, estando assim ligadas ao ego como seu objeto. Sobre este aspecto diz Assoun: “de fato a pulsão tem sua fonte num lugar somático, excitação corporal localizada num órgão e traduzindo-se por uma tensão originaria, mas é realmente como psíquica que se manifesta a moção correspondente, que tende à supressão do mal-estar por meio de um objeto”. (Assoun, 1993, p.181).

Deste modo, é plausível entender pulsão como um impulso gerado por uma fonte corporal, mas que conota uma tarefa psíquica, trabalho que visa a satisfação pulsional. O trabalho teria de cessar a excitação da fonte, implicando em uma redução da tensão psíquica. É na descrição da teoria do modelo do arco-reflexo que Freud irá mencionar o aspecto fisiológico. Segue o seguinte trecho elucidativo da questão:

“Em primeiro lugar, do ângulo da fisiologia. Isso nos forneceu o conceito de

um estímulo e o modelo do arco reflexo, segundo o qual um estimulo

aplicado a um tecido vivo (substância nervosa) a partir de fora é descarregado

por ação para fora. Essa ação é conveniente a medida em que, afastando a

substância estimulada da influência de estímulo, remove-a de seu raio de

atuação. Qual será a reação com o estímulo? Nada existe que nos impeça de

subordinar o conceito de instinto ao de estímulo e de afirmar que um instinto

é um estímulo aplicado à mente”. (Freud, 1915, p. 138).

(14)

aparelho psíquico incumbido do trabalho. Desta forma, é alcançada a conjectura sobre como a pulsão articula corpo e aparelho psíquico; sobre este assunto escreve o autor:

“Um instinto, por outro lado, jamais atua como uma força que imprime um

impacto momentâneo, mas sempre como um impacto constante. Além disso,

visto que ele incide não a partir de fora, mas para dentro do organismo, não

há como fugir dele. O melhor termo para caracterizar um estímulo instintual

seria necessidade. O que elimina uma necessidade é a satisfação”. ”(Freud,

1915, p. 139).

A fonte da pulsão seria, portanto, de natureza somática. Representaria ela o corpo no psiquismo uma vez que é abordada pela psicanálise por via da ligação pulsional a um determinado tipo de objeto.

Sobre a complexidade do estatuto da pulsão no psiquismo, situado para além do não psíquico e do orgânico, Martine (2006) refere-se ao paradoxo afirmando que Freud conceituou a pulsão de dois modos. Segue o autor:

“a) aquelas que a descrevem enquanto representantes psíquico de estímulos

endossomáticos, de processos internos; b) aquelas que a descrevem enquanto

algo que não pode (nem inconscientemente) estar presente no psiquismo, mas

somente em seus efeitos: naquilo que supomos engendrá-la (fonte, pressão,

finalidade e objeto) e nos impactos que produz aí, a que normalmente

denominamos exigência de trabalho”. (Idem, p. 92)

(15)

tipo de objeto. Já a segunda maneira de abordá-la elucida o caráter fronteiriço da pulsão enquanto elemento operante essencial, estaria aqui colocada aquém do objeto e do sujeito, marcar-se-ia assim seu caráter biológico.

O organismo deverá então ir ao encontro de objetos que possibilitem a descarga da energia acumulada pela excitação. Freud (1915) classifica os elementos da pulsão, a saber: fonte (quelle), pressão (drang), fim (ziel) e objeto (objekt). Segue o trecho em que estes aspectos da pulsão são descritos:

“Por pressão (drang) de instinto compreendemos seu fator motor, a

quantidade de força ou a medida da exigência de trabalho é comum a todos

os instintos, é de fato, sua própria essência”...” A finalidade ( ziel) de um

instinto é sempre a satisfação, que só pode ser obtida eliminando-se o estado

de estimulação na fonte do instinto”...”O objeto (objekt) de um instinto é a

coisa em relação a qual ou através da qual o instinto é capaz de atingir

finalidade”...” Por fonte (quelle) de instinto entendemos o processo somático

que ocorre num órgão ou parte do corpo, e cujo estímulo é representado na

vida mental por um instinto”. (Freud, 1915, p. 143)

O fim da pulsão será a satisfação atingida pela supressão do estímulo da fonte e a medida desta tarefa se dará pela via da pressão. O aspecto do objeto nasce como sendo o meio pelo qual a pulsão atinge sua finalidade, é o caráter variável da pulsão.

(16)

sexual segundo a ordem de obedecer a um produto natural, pois antes são efeito da função vital.

A meta da pulsão garantira que esta atividade pudesse ser sustentada pela fantasia, há uma relação estreita entre meta e fonte, a maior parte das vezes a fonte ‘e representada por uma zona erógena e a meta sexual ocorre sob o domínio dessa função.

“Na medida em que o ego é auto erótico, não necessita do mundo

externo, mas em consequencia, das experiências sofridas pelos instintos de

autopreservacao, ele adquire objetos daquele mundo, e, apesar de tudo, não

pode evitar sentir como desagradáveis, por algum tempo, estímulos

instintuais internos. Sob o domínio do principio de prazer ocorre agore um

desenvolvimento ulterior ao ego. Na medida em que os objetos que lhe são

apresentados constituem fontes de prazer, ele os toma para si próprio, os

introjeta; e por outro lado, expele o que quer de dentro de si mesmo se torne

uma cusa de desprazer”. (Freud, 1915, p.141).

(17)

Segundo Freud (1915), a pulsão se apóia num instinto, mas não está colada e nem é idêntica a ele. A introdução da noção de objeto se fará como a demarcação da diferença entre pulsão e instinto. A pulsão demandaria uma pluralidade de objetos, já o instinto é marcado por algo herdado, que se lançará a um determinado objeto.

“O caráter quase exógeno da pulsão em relação ao domínio quer do sujeito

quer do objeto parece funcionar como a “liga” entre os elementos que

compõe as vicissitudes do que seja a relação do sujeito-objeto; nem lá nem

cá, um pouco alheio a mim, um pouco alheio ao outro. Ainda assim, isto se

liga irremediavelmente, e de diferentes formas, tanto aos domínios do sujeito

quanto do objeto; e como vimos anteriormente em termos libidinais, a pulsão

é justamente o que define este objekt por um efeito de propagação, de

supervalorização da meta para todo o objeto-outro. O sujeito parece se definir

também um pouco aí, por exemplo nos compromissos entre desejos e

inibições”. (Martine, 2006, p.87)

(18)

Esta segunda teoria da pulsão, ainda de acordo com Martine (2006), é permeada pela abordagem que se é possível ter em relação ao objeto. É a partir do postulado de pulsão de morte que a dinâmica libidinal se tornará mais específica. Diz o autor:

“Os conceitos de Eros e de pulsão de morte implicam uma dinâmica libidinal

mais específica e mais complexa acerca das vinculações entre sujeito e objeto

– se antes a dimensão pulsional já se colocava como uma espécie de trama

entre sujeito e objeto, com a segunda teoria das pulsões isso ganha uma

conotação mais “dramática” na medida em que a morte, o desligamento, e

todas as forças, compromissos e fusões que a isto se opõem entram em cena

como imbuídos deste novo fôlego teórico freudiano”. (Ibdem, 2006, p.91)

Surge nesse momento o conceito de pulsão que revela duas faces, seria ela o que definiria o sujeito anímico em sua primeira efetividade dada, a saber, o corpo herdado e também garantirá a existência corpórea. Afirma Caneppele:

“A pulsão seria então o primeiro evento psíquico que definiria o sujeito

anímico em sua primeira efetividade dada, aquela de um corpo. A vida

anímica principia em um evento que expressa o dado incontornável da

realidade do corpo – ela principia o herdado, no dado constitucionalmente,

diante de uma primeira realidade definida como aquela do corpo que

certamente é da ordem do “trazido ao nascimento” . Tal definição conceitual

comporta duas faces: a pulsão mantida na esfera do anímico poderá ser

compreendida mais amplamente como formada no exercício da vida do

individuo, na medida em que apenas o corpo é dado herdado; ao mesmo

tempo a efetividade da existência corpórea será condição de possibilidade

para o surgimento da vida anímica, posto que a vida anímica surge como

(19)

No início da vida, no caso de um bebê, este aparelho ainda não está organizado. O que ocorre aqui é a diferenciação entre os estados de prazer e desprazer que gradualmente vão se tornando mais complexos até que se atinja um aparelho psíquico sofisticado. Conforme Assoun: “seja como uma fonte-pretexto (corpo de apoio), seja como mosaico de zonas erógenas (corpo-fontes), o corpo não pode fazer mais que nomear a realidade de pulsão na sua ausência de fundação”. (Assoun, 1993, p.183).

O prazer sentido pela criança, a saber, o auto-erotismo, seria dado no campo das pulsões parciais. Deste modo, a experimentação do desprazer adviria da não eliminação de uma estimulação interna, pois o aumento da tensão interna é sentida como não prazer. Sobre o aspecto da corporeidade afirma Assoun:

“Em suam, tanto acima quanto abaixo do nível da pulsão – ali onde

o corpo parece falar sozinho – há apenas um oceano ao qual Freud impõe

silêncio. Mas o essencial é que o componente corporal está integrado ao

processo pulsional, de modo que seus direitos de participação no processo

psicossexual sejam levados em conta. O corpo não é causa de nada, mas sem

a corporeidade nada seria possível”. (Assoun, 1993, p.182).

(20)

Capítulo 2

Do principio de constância ao principio do nirva

na

No capitulo anterior vimos que a constância é obtida tanto pela descarga da energia já presente quanto pela esquiva daquilo que poderia aumentar a quantidade, ou seja, uma defesa contra esse aumento.

Ainda no Projeto de uma psicologia científica (1895), temos o funcionamento mental caracterizado também pela disposição a eliminar as tensões, ou, ao menos reduzi-las ao mínimo necessário para manter o organismo vivo. Em junção a este fato estaria embutida a idéia de que o aumento da tensão seria experimentado pelo organismo como desprazer.

Os estímulos internos e externos do aparelho psíquico que bradam ao prazer colidem com constantes frustrações que conduzem à repressão. Nesse sentido, a repressão assumiria o caráter de desviar-se do desprazer proveniente da realidade pela via das renúncias do campo interno.

(21)

É sabido que os conteúdos que voltam repetidas vezes à mente neurótica são nada mais que fragmentos da sexualidade infantil, como o caso das vivências edípicas por exemplo. As observações clínicas levaram Freud a retificar o caráter compulsivo da repetição a algo anterior a paridade prazer – desprazer, aconteceria agora a imbricação do fenômeno a algo de ordem pulsional.

O consciente aufere o que advém de fora via percepção e sensação, captando os estímulos que serão conhecidos como prazer ou desprazer. As excitações não deixam rastros mnemônicos, pois a recepção aconteceria, se assim o fosse, de modo limitado. Deste modo, os traços mnemônicos se inscrevem de outra maneira, a saber, o que passa no sistema consciência – percepção é um circuito de energia livre sem quaisquer obstáculos. O que ocorre quando o dique deixa de separar externo e interno, é uma situação em que o aparelho psíquico se encontra caótico, invadido pela força de uma energia que vem de fora. Deste modo, o princípio do prazer passa a não ter mais controle, reduzindo-se a ligar as quantidades de excitação na tentativa de estabelecer novamente o controle. A neurose traumática instaura-se a partir da ruptura descrita acima.

O aparelho psíquico é incumbido ligar as excitações pulsionais, este artifício correspondente ao que se conhece por processo primário, caráter representante da porção que cabe no plano da circulação da energia no aparelho. O que se tem no processo secundário é a canalização da energia rumo aos objetos e ao ego.

(22)

da pulsão de morte, sem ela não seria possível existir um estado que não priorizasse a descarga puramente como via de obtenção do prazer.

Em “Além do principio do prazer” (1920), Freud formula explicitamente o princípio de constância, apresentando-o como o fundamento econômico do princípio do prazer.

É atribuído ao princípio de constância o regulamento do funcionamento do aparelho psíquico, responsável por manter constante a soma das excitações. Este principio está relacionado ao princípio do prazer, uma vez que o desprazer pode ser entendido como um desequilíbrio da constância, embora esses dois princípios não sejam equivalentes, conforme Laplanche e Pontalis (2001) articulam.

Algumas vezes, o prazer pode ser sentido como desequilíbrio da função econômica. Freud ira então transportar para a psicologia alguns preceitos da física da época. O principio de constância, segundo Laplanche e Pontalis (2001, p. 356) “pode ser comparado ao princípio da termodinâmica, dentro de um sistema fechado, as diferenças de nível energético tendem a igualar-se até que se atinja um equilíbrio”.

(23)

O princípio de inércia será regulado por um tipo de processo primário, que surgiu a partir dos estudos sobre os sonhos e as formações dos sintomas. O que caracteriza assim o processo primário é um escoamento sem barreiras, um deslocamento mais facilitado. O ego terá aqui a tarefa de ligar a energia psíquica e mantê-la num nível mais elevado, realizando esta função pelo fato de possuir um conjunto de representações capazes de manter constantes os investimentos.

A partir do princípio de inércia os neurônios tendem a evacuar completamente as quantidades de energia que recebem. Este termo é descrito por Freud em Projeto para uma psicologia científica (1895). Esta noção pertence ao período de elaboração da

concepção freudiana do aparelho psíquico. Este princípio apela à noção de neurônio e de quantidade e as representações são agrupadas em cadeias ou em sistemas de energia psíquica. Esta concepção está apoiada ao princípio de inércia tal como proposta pela física.

Deste modo, os neurônios tenderiam a desfazer-se da quantidade, o modelo desse funcionamento é fornecido por uma determinada concepção do reflexo. No arco reflexo, supõe-se que a quantidade de excitação recebida pelo neurônio sensitivo é inteiramente descarregada na extremidade motora. Freud entenderá que o aparelho neurônico tenderá a descarregar as excitações e também manter-se afastado delas. No que diz respeito as excitações internas, o princípio de inércia já não pode funcionar sem a constituição de uma certa reserva de energia.

(24)

inércia, pois ela só se conserva enquanto aparelho psíquico. Freud reconhece os dois princípios de funcionamento mental.

A observação clínica levou Freud a averiguar que nem sempre o principio do prazer se efetivaria, e então, o Princípio do Prazer estaria assim posto em meio a contradições. É neste momento que Freud passa ao postulado de que existiriam tendências que estariam para além deste princípio. Segue o trecho que viabiliza a afirmação acima:

“ As duas fontes de desprazer que acabei de indicar estão muito longe de

abranger a maioria de nossas experiências desagradáveis, contudo, no que

concerne ao restante, pode-se afirmar com certa justificativa que sua presença

não contradiz a dominância do princípio de prazer. A maior parte do

desprazer que experimentamos é um desprazer perceptivo. Esse desprazer

pode ser a percepção de uma pressão por parte de instintos insatisfeitos, ou

ser a percepção externa do que é aflitivo em si mesmo ou que excita

expectativas desprazerosas no aparelho mental, isto é, que é por ele

reconhecido como perigo. A reação dessas exigências instintuais e ameaças

de perigo, reação que constitui a atividade apropriada de maneira correta pelo

princípio do prazer ou pelo princípio de realidade pelo qual o primeiro é

modificado”. (Freud, 1920, 0. 21).

(25)

Os sonhos nas neuroses traumáticas elucidariam a questão sobre como a repetição de uma experiência dolorosa poderia estar engendrada a um funcionamento da mente que visaria o prazer. É da descrição da brincadeira de fazer desaparecer e reaparecer um objeto que também a questão da coerência do princípio do prazer será posta. Conforme Caneppele:

“A passagem do princípio do nirvana para o princípio do prazer, inauguração

dos processos anímicos que constituem o isso pela mistura das pulsões,

corresponderia no limite a uma concepção de neutralização que não proporia

a negação da descarga, mas sim o surgimento mesmo da tensão”. (Ibdem,

2003, p. 91).

A tendência à dominação seria um dos aspectos que estariam embutidos no conceito de pulsão de morte, seria uma tendência psíquica que estaria para além do princípio do prazer. A tendência que escapa ao princípio dito seria de uma ordem mais primitiva.

Seria a compulsão à repetição uma situação de grande estímulo externo, de ordem traumática, causando no funcionamento da energia do organismo um movimento defensivo. Deste modo, Freud afirma:

“A fim de tornar mais fácil a compreensão dessa compulsão a repeticao que

surge durante o tratamento psicanalítico dos neuuróticos, temos acima de

tudo de livrar-nos da noção equivocada de que aquilo com que estamos

lidando em nossa luta contra resistência seja uma resistência por parte do

inconsciente. O inconsciente, ou seja, reprimido, não oferece resistência por

(26)

abrir seu caminho à consciência ou a uma descarga por meio de alguma ação

real”. (Freud, 1920, p.30)

O problema posto acima demonstrou a necessidade da elaboração de conceitos que supram satisfatoriamente os fenômenos observados, é neste momento que se faz válida a entrada do conceito de pulsão de morte. As repetições observadas não correspondem ao princípio do prazer e sim a necessidade do aparelho dominar a quantidade de energia livre desencadeada pelo evento traumático.

O termo princípio de nirvana nasce na teoria freudiana em 1920 (Além do princípio do prazer). O princípio do nirvana está relacionado ao termo pulsão de morte,

designando uma tendência que não corresponde ao princípio de constância, está mais próximo do princípio de inércia outrora explicado. O princípio de Nirvana pode ser considerado como uma reafirmação da intuição fundamental que já guiava o enunciado do princípio de inércia. Seria uma tendência do aparelho psíquico de levar a zero ou de reduzir ao máximo a quantidade de excitação de origem externa ou interna. Esta idéia foi desenvolvida em O problema econômico do masoquismo (1924).

“Seja como for temos de perceber que o principio de nirvana,

pertencendo, como pertence, ao instinto de morte, experimentou nos

organismo vivos uma modificação através da qual se tornou o principio de

prazer, e doravante evitaremos encarar os dói principios como um so. Se nos

preocuparmos em acompanhar esta linha de pensamento, não é difícil

imaginar a forca que foi a fonte da modificação. Ela so pode ser o instinto de

vida, a libido, que assim, lado a lado com o instinto de morte, apoderou-se de

uma cota na regulação dos processos da vida. Assim, obtemos um conjunto

de vinculações pequeno mas interessante. O principio de Nirvana expressa a

(27)

da libido, e a modificação do ultimo principio, o principio de realidade,

representa a influencia do mundo externo”. (Freud, 1924, p.178).

(28)

Capítulo 3

Considerações sobre o termo pulsão de morte

Como foi examinado no capitulo anterior, em “Além do princípio do prazer” (1920) a pulsão de morte será postulada a partir de dados que tornam contradito este princípio. Uma vez examinada a distinção entre o principio do prazer e o de nirvana se faz possível partir ao estudo da pulsão de morte entendendo-a como uma metamorfose de uma exigência fundamental e constante do pensamento freudiano.

Veremos que é a partir do termo pulsão de morte que se torna possível demarcar na teoria freudiana os movimentos que correm ao encontro do sofrimento e da dor, no entanto, se faz necessário um estudo do termo, bem como dos demais elementos aos quais está imbricado. Vale ressaltar aqui a dificuldade de seguir com o desenho do conceito de pulsão de morte, uma vez que dela não podemos apreender nada além ou aquém da ligação com Eros, isto é, aquilo que dela se revela não pode ser outra coisa se não um mero representante, como é o caso da destrutividade.

A repetição acontece, tal como se observa clinicamente, de forma atrelada a atração pelo sofrimento. Esse fenômeno clínico, o da repetição, foi responsável pela maior reformulação da teoria freudiana. Afinal, como explicar a repetição ocorrida nos sonhos, nos sintomas da neurose traumática e na compulsão de destino como em concordância com o principio do prazer?

(29)

ingresso da noção de pulsão de morte acontece junto a condição biológica, teria ela o desígnio de orientar o indivíduo ao estado inorgânico. Mas esta nova conjectura traria um caráter especulativo, pois estaria situada não exatamente no mesmo torrão que os demais postulados da teoria.

A noção de Thanatos, oposta ainda às pulsões de vida e de morte, opera numa defesa do dualismo. A violência humana invocava Freud a dar lugar ao poder na vida psíquica, necessitaria assim de uma pulsão destrutiva ou agressiva.

Os saimentos masoquistas e as neuroses traumáticas necessitavam de uma elucidação na teoria, este aspecto se somaria a conjectura formulada e deste modo o postulado teria condições de caminhar avulsamente em relação à tendência ao inorgânico.

Os conceitos de compulsão à repetição e pulsão de morte surgidos em 1920 sugerem o implacável papel da repetição nos caminhos que levam ao tormento. O problema que envolve a constituição dessa força rumo a destrutividade seguirá como tema central para as demais formulações posteriores, pois a ligação com o aspecto biológico não será deveras suficiente para responder os fenômenos clínicos.

(30)

A enunciação fundamental do masoquismo germina por que foi entendida como a força que reluta contra a cura e que visa manter o sujeito na doença.

A elaboração do conceito de pulsão de morte não aquiesce a uma qualidade de energia para manter-se somente no plano econômico, os fenômenos clínicos exigiram que se cunhasse a pulsão de morte para além do principio do prazer, a metapsicologia abordou assim o psiquismo sob a ótica econômica, topográfica e dinâmica.

A volta ao inanimado seria o primado do princípio de nirvana, portanto, fica marcado assim o caráter de busca à descarga e repouso totais. Já o princípio de inércia dado no Projeto de uma psicologia científica (1895) impera as respostas típicas do modelo do arco-reflexo.

A inspiração neurofisiológica presente no Projeto de uma Psicologia Científica (1895) em que a rede neuronal constitui também o sistema psíquico irá influenciar o que se tem posteriormente na teoria psicanalítica como processo primário.

As repetições são representadas a partir dos caminhos pulsionais presentes nos traços mnemônicos, estes traços são o fundamento da topografia, caráter metapsicológico, e a atuação só poderá ser pensada via recalque (Urverdrangung), pois está em oposição ao registro habitual da memória.

(31)

Segundo Laplanche e Pontalis (2001) a pulsão de morte corresponderia a tendência ao retorno do estado anorgânico. O trabalho é o de tornar inofensiva essa função de retorno e fazê-la voltar ao exterior. Uma parte dessa pulsão está a serviço da pulsão sexual e outra parte fica atrelada ao organismo em que está ligada via libido. (408).

Em “Pulsões e destinos da pulsão” (1915), temos o primeiro desenvolvimento da tese sobre sadomasoquismo. O primeiro objetivo do sadismo seria a dominação do objeto pela violência, fazer sofrer não faria parte da meta originária, o objetivo de produzir dor se daria no retorno ao masoquismo e na fusão com a sexualidade.

Mas é em “Além do princípio do prazer” (1920) que se constituirá a noção de que masoquismo e sadismo, já aqui tomados como vindouros da pulsão de morte, a ênfase já não se dá mais a dominação, mas a destruição. A pulsão de morte seria uma tendência ao retorno de um estado inorgânico que quando voltada à ação manifestar-se-ia por um impulso à dominação e à destruição. Mas nem mesmo no momento inicmanifestar-se-ial da vida este processo acontece por si só, pois nunca há desvinculação total de Eros. Caneppele afirma sobre essa questão:

“O primeiro momento de neutralização da pulsão de morte é oposto a uma

situação de descarga passível de ser significada como prazerosa, embora ela

seja a condição de possibilidade da inscrição de uma futura descarga de

libido que poderá gerar prazer. Em oposição à atividade da derivação para

fora da destruição – agressão – que coincidiria com a descarga e, portanto,

(32)

morte (nesse esquema o organismo não está apassivado frente a uma suposta

excitação mortífera, mas aprende a suportar um incremento de excitação de

modo passivo, que então será índice de um modo vivo de estar no mundo que

neutralizaria a intenção da descarga”. (Caneppele, 2003, p. 91).

Desta forma, a vida não se daria uma vez que a pulsão de morte agisse por si só, pois esta busca um retorno ao inorgânico. Assim, fica claro que desde o início da vida acontece a fusão pulsional, e desta maneira, o fort-da, serve como o modelo explicativo para que se entenda que a dominação de um impulso para superação da experiência de angústia que está, na verdade, à serviço da vida.

De acordo com Caneppele ( 2003) o princípio do prazer deve recorrer as forças primevas, Eros e Pulsão de morte, este processo ocorreria antes mesmo da diferenciação entre eu e isso; conjectura que só se sustentará via mistura pulsional.

“Conceber um estado anterior de indiferenciação entre eu e isso onde a libido

estaria neutralizando a autodestruição e aparentemente não respondendo à

ordem do prazer exigiria que se expusesse a ação da libido em um momento

anterior ao do narcisismo primário, enfim, exigiria que se expusesse a

definida primeira mistura pulsional que fundaria a vida anímica

estabelecendo o isso – formado no exterior no exercício efetivo do corpo vivo

- e fundando o próprio principio do prazer que governaria despoticamente,

concordando com o que Freud escrevera sobre a necessidade de explicar o

próprio principio do prazer a partir de forças primevas, Eros e pulsão de

Morte (Caneppele, 2003, p.86)

(33)

libido o expoente de Eros, pois representaria a libido um corpo além do material, incumbido de lançar-se como objeto e fonte das pulsões orgânicas. Afirma Caneppele:

“A libido, assim como Eros, não é índice do sexual, mas sim da totalidade

das funções vitais construídas animicamente. Mas, conquanto aquilo que se

define como índice de Eros, libido, se constitua no exercício das funções

somáticas em um processo indissociável da tendência à morte que se opõe a

ela – a libido do exercício do sujeito já é Eros em mistura com a pulsão de

morte porque não há vida anímica que não seja mistura das pulsões primevas

– e embora o uso da palavra Exponent não corrobore idéia de que a libido

representa Eros em termos causais, é apenas a Eros que é atribuída a

responsabilidade pela energia anímica em contraposição a uma outra forca

propriamente incapaz de sustentar por si mesma processos de natureza

anímica. Assim, a libido seria expoente de Eros porque significaria a

presença de um corpo para além da materialidade, tomado ou agregado como

objeto e fonte de uma vida anímica na formação das pulsões orgânicas”.

(p.79)

Neste sentido, Caneppele (2003) sugere que a libido seria energia enquanto a ação da pulsão de morte uma tendência. Eros então, estaria para a energia anímica ao passo que a pulsão de morte carregaria o caráter da possibilidade de ação sobre ou através da libido.

(34)

“Dizer que a antiga oposição encontra-se dentro de Eros é acreditar apenas

que essa, por buscar a ligação, produzirá por derivação tanto o amor do eu

como o objetal, tanto a conservação de si como a da espécie, o que pela

definição de pulsão, apresenta um problema: se o esforço da pulsão é a

repetição, logo seus subprodutos eróticos devem de alguma maneira

representar para ela uma repetição... Ora, a fórmula de um retorno a um

estado anterior não funciona imediatamente para a explicação do esforço de

Eros que responderia pela preservação”. (Caneppele, 2003, p. 71).

O que o sujeito anímico herda ao nascer é um corpo que compartilha sua origem com a matéria inanimada, deste modo, a pulsão voltaria ao estado anterior e abandonado.

Se faz possível compreender assim, de acordo com Caneppele (2003), que a partir desta volta ao inanimado, a pulsão de morte como derivação do modo corpóreo da vida anímica (que se faz no primeiro evento psíquico) pode firmar assim um estatuto inato e originário que à pulsão de vida é negado.

Cabe ressaltar aqui que a pulsão de morte encontra-se mais atrelada ao inorgânico, não está a serviço do caráter biológico da vida. A finalidade da pulsão de morte fica marcada assim pela não configuração de um mero acidente da vida. A própria vida será um acidente da morte, pois todo ser vivo regressará um dia à morte, ou seja, ao inorgânico.

(35)

suas pulsões segundo a tendência regressiva. As pulsões sexuais assumirão o caráter de tendência à ligação, e a dicotomia do par vida x destruição passará a existir sob os nomes de Eros e Thânatos.

Eros abarca as pulsões de auto – preservação e as sexuais, ainda no âmbito pulsional teremos duas tendências: a de separação e a de ligação, esta última será a meta da destrutividade. Então, a tendência a desligar fica marcada como competência da pulsão de morte, reafirmando o que se tinha anteriormente como objetivo da pulsão.

Ao considerar a pulsão de morte como o que irá se nortear ao objeto é preciso somar a participação de Eros neste movimento, já que Eros voltar-se-á ao externo a procura de união. Pois bem, a consideração da pulsão de morte nesta via acontecerá também no caso do sadismo, no sentido de ser o sadismo uma arritmia do masoquismo à exterioridade.

O que fica assinalado no exemplo do sadismo, em que objeto e agressividade se fundem, é a necessidade de que haja uma coincidência em relação aos fins pulsionais, só assim será possível acontecer alguma fusão das pulsões.

(36)

Assim, fica marcado mais uma vez que da pulsão de morte não é possível dizer sem se referir a Eros somada ainda a desfusão que ruma (via sadismo e masoquismo) à destrutividade, ou em outras palavras, a destruição das ligações feitas por Eros.

Segue então a idéia de que o impulso para dominação ou para destruição são direcionados aos objetos externos pela fusão com Eros à serviço da vida; sua finalidade seria superar as adversidades para outras atividades fundamentais da vida tais como reprodução e alimentação. A direção da tendência à dominação é para o organismo algo que o impulsiona ao cumprimento de seu percurso natural até a morte, e que não se finda frente aos obstáculos impostos pelo meio.

A teoria das pulsões tem um caráter dualista, que primeiramente se dá na tomada das pulsões sexuais e pulsões do ego (ou de autoconservação). As pulsões sexuais são desde o início concebidas juntamente a pulsões de outros tipos.

A pulsão sexual se sobreporia ao emprego da autoconservação e o ego encontra na pulsão de autoconservação a defesa contra a sexualidade e posteriormente, esse dualismo estará também nos termos pulsão de vida e de morte.

Portanto, deste modo pulsão de vida e de morte existem de tal forma imbricadas que podem apresentar um desequilíbrio nessa fusão. Um componente sádico pode estar atrelado a pulsão sexual, sendo o aspecto sádico intrínseco a pulsão de morte. Sobre o aspecto fusional das pulsões de vida e de morte Freud (1920) diz:

“ Se tomarmos como verdade que não conhece a exceção o fato de tudo o que

(37)

estão compelidos a dizer que o objetivo de toda vida é a morte, e, voltando o

olhar para trás, que as coisas inanimadas existiram antes das vivas”...” A

tensão que então surgiu no que até aí fora uma substancia inanmada se

esforçou por neutralizar-se, dessa maneira, surgiu o rimeiro instinto: o

instinto a retornar aos estados inanimados”. (Freud, 1920, p. 49)

A realidade pulsional não seria atrelada ao fisiológico, isto é, externa ao anímico, mas seria neutralizada por ela. Conforme Caneppele:

“A mistura pulsional, que funda a realidade pulsional pela formação do

principio do prazer, não poderia de modo algum ser concebida teoricamente

apenas como um correlato de uma realidade fisiológica externa ao sujeito

anímico, mas sim deve ser compreendida como produto de uma primeira

vivência anímica do individuo no mundo pelo qual a tendência à morte é

sobrepujada pela vida anímica – a neutralização”. (Caneppele, 2003, p.90).

Ainda sobre a questão da mistura pulsional, Freud (1930) fala não de uma desfusão total, ou se já, não totalmente completa. Se o impulso para destruição volta-se para o próprio organismo, acaba por aniquilar a vida e ultrapassa Eros em sua meta de garantir um percurso natural até que se chegue a morte, mas esse caso não será a regra, e sim a exceção. Em “O Mal estar na Civilização” apresenta mais uma consideração da idéia de fusão pulsional.

(38)

organismo, no sentido de sua destruição, mas isso, naturamente, não

constituía uma prova. Dessa maneira, o próprio instinto podia ser compelido

para o serviço de Eros, no caso de o organismo destruir alguma outra coisa,

inanimada ou animada, em vez de destruir o seu próprio eu (self).

Inversamente, qualquer restrição dessa agressividade dirigida para fora

estaria fadada a aumentar a autodestruicao, a qual, em todo e qualquer caso,

prossegue, ao mesmo, tempo, pode-se suspeitar, a partir desse exempo, que

os dois tipos de instinto – raramente – ou talvez nunca – aparecem isolados

um do outro, mas que estão mutuamente mescados em proporcoes variadas e

muito diferentes, tornando-se assim irreconhecíveis para nosso julgamento”.

(Freud, 1930, p.123)

É possível concluir então que Eros e Pulsão de morte agem concorrentemente e de modo simultâneo a fim de alcançar seu objetivo independentemente do objeto escolhido. O que varia são as manifestações dessa fusão, que em alguns momentos aparecem como perversão, masoquismo ou ainda como sadismo. Em cada uma dessas manifestações é possível encontrar uma imbricação pulsional. No texto Esboço de Psicanálise (1938), Freud escreve sua forma de pensar as pulsões e em seguida aborda

novamente a questão da imbricação pulsional.

(39)

Considerações Finais

Este espaço é destinado à soma do que se viu anteriormente no percurso do trajeto da teoria freudiana, até que se chegasse a uma proposição do termo pulsão de morte, a uma discussão do tema da agressividade considerado neste mote.

A partir de O Mal Estar na Civilização (1930) é possível considerar a agressividade como uma força originária e independente da sexualidade, diz o autor: “a tendência agressiva é uma disposição pulsional autônoma, originaria, do ser humano”. (Freud, 1930, p.116).

Vimos que Freud propõe que desde o início da vida, como em decorrência da atividade biológica do organismo, está em ação uma agressividade dirigida ao exterior e também uma auto- agressão que consiste em dominar-se no sentido de vencer-se a si mesmo.

(40)

Assim, a autodestruição pode ser engendrada à pulsão de morte enquanto remetida a des – ligação. A partir disto decorre que essa descoberta freudiana diz respeito a uma sexualidade fragmentada, não genitalizada ou, menos ainda, finalizada. Os feitios destrutivos (des – ligados) não falecem sob o viés da agressividade, tomada enquanto força originária do psiquismo.

(41)

Bibliografia

AMARAL, Mônica G. T. O espectro do narciso na modernidade: de Freud a Adorno. São Paulo, SP. TD – USP, 1995.

ASSOUN, Paul – Laurent. Metapsicologia freudiana: uma introdução. Trad. Dulce Duque Estrada; revisão Marcos Comaru. – Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1996. BURGARELLI, Cristóvão Giovani. Escrita e Corpo pulsional. Campinas - SP. TD – UNICAMP, 2003.

CANEPPELE, Alessandra. Para uma teoria da angústia: corpo, percepção e perigo

em Esboço da psicanálise de Freud. Campinas – SP. TD - UNICAMP, 2003.

DE MARTINE, André. A metapsicologia dos descentramentos entre sujeito e objeto na obra de Freud. São Paulo – SP. DM – USP,2006.

FREUD, Sigmund (1895). Projeto de uma Psicologia Científica. Edição Standart Brasileira – ESB. Vol. II. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

________________1915). Os instintos e suas vicissitudes. ESB. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

________________(1920). Além do Princípio do Prazer. ESB. Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

________________(1923). O Ego e o Id. ESB. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1980. ________________(1924). O problema econômico do masoquismo. ESB. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

________________(1930). O Mal- estar na civilização. ESB. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

(42)

________________(1938). Esboço de Psicanálise. ESB. Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário de Psicanálise. Trad. Pedro Tamen – 4ª ed – São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001.

LIMA, Isabel Castello Branco. A construção freudiana do conceito de sexualidade e a etiologia das neuroses: 1886-1905. Campinas – SP. TD – UNICAMP, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Tabela 3: Fontes de informação da produção física de substâncias químicas Período Fonte de Informação 1970-1971 Anuário da Indústria Química Brasileira (Abiquim, 1973)

O texto A destruição como causa do devir (1912) reflete mais a vida pessoal de Spielrein do que apresenta a conceituação da pulsão de morte.. Não existe pulsão de

Assim, devo dizer, portanto, que, meu primeiro objetivo, quando dei início à pesquisa, era analisar as relações entre Eurípides e Aristófanes e em que medida isso poderia retratar

Quando Freud escreveu Das Unheimliche, ainda não havia escrito sobre pulsão de morte e pulsão de vida.. O artigo trás os conceitos de repetição e compulsão a

Pensando nisso, a equipe de culinaristas da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), sugere uma

No momento as empresas não estão convocando candidatos que se encontram no nível básico, portanto, é fundamental que você se dedique ao máximo para evoluir seu nível, sempre

Tendo em vista o impacto negativo do uso da chupeta e mamadeira sobre amamentação, este estu- do tem por objetivos: descrever a prevalência do uso de chupeta em crianças menores

Cordões de células poligonais, entremeadas por capilares fenestrados Grânulos de secreção coram de acordo com a composição quimica. Delgada