• Nenhum resultado encontrado

1 A PESQUISA ESCOLAR NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "1 A PESQUISA ESCOLAR NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CRB-8 Digital, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-77, ago. 2013 | http://revista.crb8.org.br

Relato de experiência

Pesquisa já: inovando a pesquisa escolar

Camila Cassiavilani Passos

Bibliotecária - Biblioteca Comunitária UFSCar

camilapassos@ufscar.br;

Luciana Teresa Romanelli Vicente Sebin

Bibliotecária - Biblioteca Comunitária UFSCar

lusebin@ufscar.br

Teresa Bessi Lopes

Bibliotecária - Biblioteca Comunitária UFSCar

teresa@ufscar.br

Vera Lúcia Cóscia

Bibliotecária - Biblioteca Comunitária UFSCar

vlc@ufscar.br

José Carlos Bastos Junior

Bacharelando Biblioteconomia e Ciência da Informação - UFSCar

josecarlosbastosjr@yahoo.com.br

Resumo: A pesquisa escolar encontra-se atualmente em nova fase, onde o acesso facilitado à Internet faz com que os estudantes tenham preferência por fontes de informações eletrônicas em detrimento às fontes impressas, sem uma criteriosa seleção e avaliação da informação e da confiabilidade dos sites consultados. Desta forma, o objetivo desse projeto é conscientizar os alunos do Ensino Fundamental e Médio da cidade de São Carlos-SP e região, quanto a relevância da pesquisa escolar no processo de ensino-aprendizagem, mostrando a importância das fontes de informações impressas e eletrônicas, ressaltando que ambas podem ser utilizadas em conjunto, desenvolvendo assim habilidades de leitura e tornando-os cidadãos leitores, críticos e com facilidade para escrever e se comunicar. Foram realizadas palestras e atividades práticas, visitas monitoradas e orientação sobre a conservação e manuseio correto de livros, na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Palavras-chave:Pesquisa escolar. Incentivo à Leitura. Conservação de material bibliográfico.

INTRODUÇÃO

A Biblioteca Comunitária – BCo da UFSCar oferece suporte informacional, educacional e cultural, através da democratização de seu espaço físico, do acervo e dos produtos e serviços oferecidos à comunidade acadêmica (alunos, docentes, pesquisadores e funcionários), e à comunidade externa, onde se enquadram alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, comunidade de São Carlos e região e grupos de usuários com necessidades especiais.

(2)

CRB-8 Digital, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-77, ago. 2013 | http://revista.crb8.org.br

considerando as mudanças ocorridas no âmbito da pesquisa escolar, decidiu abordar o tema de forma diferenciada englobando as fontes de informações impressas e online.

Segundo Cunha (2012), “Para as crianças ter o hábito de frequentar uma biblioteca, além de trazer grande aprendizado, pode ser uma grande diversão”, fato observado e comprovado durante o desenvolvimento das atividades.

Com o acesso facilitado à Internet, os alunos têm preferência na utilização de fontes eletrônicas, sem a preocupação de realizar uma criteriosa seleção e avaliação das informações e sem verificar a confiabilidade dos sites.

Os objetivos deste projeto de extensão foram: capacitar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, no desenvolvimento da pesquisa escolar, promover acesso aos recursos disponíveis na BCo, apresentar

fontes de informações impressas e online, orientar os participantes sobre os procedimentos para um

correto manuseio e conservação de livros e documentos.

Acredita-se que as ações desenvolvidas pela BCo neste projeto podem contribuir na formação do leitor, facilitando e despertando o gosto pela leitura.

Citando CUNHA (2012) “Fazendo da biblioteca um espaço não só de leitura mas de criação, nós conseguimos fazer a criança se interessar tanto pelo espaço da biblioteca quanto pela leitura, que é o objetivo maior”.

Sendo assim, este projeto orientou o desenvolvimento da pesquisa escolar, conscientizando os alunos quanto a sua importância no processo de ensino-aprendizagem, capacitando-os na escolha das fontes de informações adequadas a serem utilizadas e a forma correta de apresentação dessas informações. Visou

ainda, conscientizar os alunos sobre a correta utilização e manuseio de livros e documentos, lembrando

que os materiais disponíveis nas bibliotecas são de uso comum e com essa ação pretendemos investir na conscientização do usuário/leitor do futuro.

Desta forma, a oferta deste projeto foi relevante, pois a BCo, possui profissionais capacitados, recursos informacionais adequados à realização do mesmo, exercendo seu papel social perante a comunidade de São Carlos e região.

É evidente que incorporar o livro, sua correta utilização e a biblioteca na formação da criança é pré-requisito para formação integral do cidadão adulto, desenvolvendo habilidades de leitura e tornando-os usuários críticos da informação (SILVA, 2009).

1 A PESQUISA ESCOLAR NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

De acordo com Bagno (2007, p. 14) é necessário “criar possibilidades para que uma criança chegue sozinha às fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade” e a biblioteca pode exercer um papel fundamental no desenvolvimento dessa habilidade através de seus recursos informacionais, educacionais e culturais.

(3)

CRB-8 Digital, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-77, ago. 2013 | http://revista.crb8.org.br

Com essa linha de pensamento, um dos objetivos desse projeto foi despertar, motivar e estimular os estudantes, de forma a tornar o processo de pesquisa interessante e prazeroso, mostrando as diversas fontes de informações disponíveis e orientando o uso mais adequado de cada uma delas.

Bagno (2007) destaca que a vida de hoje é caracterizada por um bombardeio de informações e para onde olhamos, nos deparamos com alguma dessas “bombas” prontas para explodir: televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, cartazes, folhetos, internet entre outros. É nessa vertente, também, que a biblioteca pode auxiliar no processo de ensinar as crianças a aprenderem.

Ainda nas palavras de Bagno (2007, p.15):

Ensinar a aprender, então, não é apenas mostrar os caminhos, mas também orientar o aluno para que desenvolva um olhar crítico que lhe permita desviar-se das ”bombas” e reconhecer, em meio ao labirinto, as trilhas que conduzem às verdadeiras fontes de informação e conhecimento.

Este “ensinar a aprender” está ligado ao fato de vivermos na Sociedade da Informação, sendo que, as crianças que estão em período escolar já nasceram na chamada “Geração Y”, onde o desenvolvimento tecnológico e a quebra de paradigmas e idéias, são mais rápidas do que a mente consegue acompanhar. Para educar e incentivar essa nova geração é necessário:

Criar condições favoráveis para a autonomia do educando na busca de novos conhecimentos, no compasso de um processo investigativo, representado pela pesquisa escolar, que pressupõe a localização de fontes de informação, a exploração de novas idéias e problemas, a sistematização, o refinamento e, por fim, a comunicação dessas idéias (CAMPELLO et al., 2010, p. 3).

Para exemplificar melhor a passagem acima, os autores afirmam ainda que:

Entretanto, é preciso lembrar que a sociedade atual, caracterizada pela abundância, por vezes excesso de informação, apresenta ao aluno pesquisador o problema de definir o que é informação suficiente tanto quanto o de selecionar a informação relevante. O desafio para o aluno será, pois, não só o de desenvolver habilidades de ir além da localização das fontes de informação, mas ser capaz de encontrar significados através da produção de sentido em mensagens diversas e numerosas e, por vezes, inconsistentes.

Outro problema muito comum enfrentado pelas escolas de Ensino Fundamental e Médio é a cópia integral de textos: livros, revistas, jornais e sites, em detrimento à elaboração de um texto original, a partir do conhecimento adquirido durante a leitura dos mesmos.

Segundo Capparelli (2006), “pesquisar não é só copiar da enciclopédia ou fazer um “recorte-colagem” de algum site da Internet. A pesquisa deve servir para você aprofundar de fato os conhecimentos e aprender”. A problemática do “recorta e cola” agravou-se ainda mais com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, tornando ainda mais fácil copiar trechos e trabalhos na íntegra, dos sites consultados, sem a correta indicação da fonte utilizada.

Confirmando isto, Bicheri e Ellwein (2006, p. 106) relatam que:

O uso da Internet não modificou a antiga prática muito criticada por professores e educadores: a cópia dos textos pesquisados. A mudança do suporte da informação (impresso para o eletrônico) não alterou o “vício” de cópia. Com o advento da Internet a reprodução agravou-se substancialmente, pois com os recursos tecnológicos que os alunos agora dispõem muitos “recortam e colam a informação e outros chegam a copiar ou simplesmente imprimir páginas inteiras e entregá-las ao professor, sem sequer ler”.

(4)

CRB-8 Digital, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-77, ago. 2013 | http://revista.crb8.org.br

Fazer um trabalho não é copiar trechos de livros. Em primeiro lugar, porque isso não vai melhorar em nada seus conhecimentos. Em segundo lugar, não é honesto. E em terceiro lugar é quase certo que seu professor vai reconhecer os trechos e você vai só conseguir uma nota baixa... (ROCHA, 1996, p.15).

É importante ressaltar também, a necessidade dos cuidados no manuseio e conservação do material impresso, lembrando que o livro ou documento da Biblioteca pertence a todos e necessita de cuidados para sua conservação.

De acordo com Luccas e Seripierre (1995, p. 31):

um dos fatores extrínsecos a ser ressaltando é a ação do homem interferindo como coadjuvante na degradação dos documentos, através do manuseio incorreto, acondicionamento inadequado, e nas condições construtivas.

Técnicas simples e de fácil execução podem contribuir na conscientização sobre a importância da conservação de livros e documentos. Sendo a conservação preventiva, uma forma de estender a vida útil dos documentos.

Ainda segundo Luccas e Seripierre (1995, p. 49) “o manuseio incorreto e a armazenagem de forma inadequada contribuem rapidamente no processo de deterioração de documentos”.

2 RELATO DA EXPERIÊNCIA

Nesta seção será apresentada a sequência das atividades desenvolvidas na elaboração deste projeto. O início dos trabalhos deu-se pela leitura de textos sobre o tema Pesquisa Escolar, para subsidiar o

conteúdo da Palestra Pesquise já: inovando a pesquisa escolar, a ser ministrada no Projeto.

Após a leitura, iniciou-se o levantamento de fontes de informações online, com a preocupação de realizar uma criteriosa seleção e avaliação, com relação à confiabilidade e segurança das fontes de informações. Foram selecionados, avaliados e explorados os recursos informacionais, disponíveis das seguintes fontes online: Ciência Hoje das Crianças, Ciência Hoje, SuperInteressante, Alô Escola, Bússola Escolar e Domínio Público.

Com o objetivo de mostrar a importância da utilização tanto de recursos informacionais online como impressos, apresentou-se também materiais impressos, disponíveis na BCo, como por exemplo: Revista Ciência Hoje das Crianças, SuperInteressante e Galileu, bem como Obras de Referência: Atlas, Enciclopédias e Dicionários de assuntos gerais e especializados.

Para a apresentação da palestra elaborou-se slides em PowerPoint com o conteúdo a ser abordado, de forma dinâmica e interativa permitindo a participação e interação dos alunos com o palestrante, tornando o aprendizado mais agradável. Foram desenvolvidas atividades práticas de acesso aos sites indicados. Foram realizadas Visitas Monitoradas com o objetivo de divulgar a BCo, seu espaço físico, seus produtos e serviços. Uma atividade desenvolvida durante a visita aconteceu na Sala de Coleções Especiais, onde foram apresentadas brevemente as coleções que a compõe, seu laboratório de conservação e a prática de higienização e reparo de documentos.

(5)

CRB-8 Digital, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-77, ago. 2013 | http://revista.crb8.org.br

sobre o tema. Cada participante leu o conteúdo do pôster e o profissional bibliotecário justificou o porquê da orientação, demonstrando a forma correta de proceder, citando os hábitos comuns dos leitores que causam danos aos materiais bibliográficos e respectivas avarias.

Foram elaborados folders explicativos, distribuídos aos participantes do projeto no final das atividades:

folder Passo-a-Passo da Pesquisa Escolar, com a síntese das etapas de elaboração da pesquisa e a

indicação de sites confiáveis, para utilização como roteiro de orientação e o folder Cuidados ao Manusear

os Livros ou Documentos, com dicas de conservação e manuseio, que foi elaborado pela equipe da COLESP.

O encerramento da atividade aconteceu na Biblioteca Infantil e na Gibiteca da BCo, onde os participantes ficaram à vontade para explorar esses espaços.

2.1 PERCEPÇÕES DA EQUIPE

As palestras foram muito bem aceitas e houve uma grande participação e interação por parte dos alunos, que a todo o momento faziam comentários, relatando como desenvolviam suas pesquisas e o tipo de fontes que utilizavam.

Os alunos se mostraram entusiasmados com os sites indicados, por apresentarem as informações de uma maneira simples, clara, objetiva e no caso específico do site da Ciência Hoje das Crianças com muito material interativo, jogos, vídeos, áudios, demonstrando que é possível estudar e aprender de forma criativa e prazerosa.

Uma das atividades que entusiasmou os estudantes foi a visita à Biblioteca Infantil, à Gibiteca e à Sala de Coleções Especiais - COLESP.

Vale ressaltar ainda que os participantes da atividade desenvolvida na COLESP demonstraram grande interesse em ler o folder, havendo inclusive disputa para ler em voz alta o conteúdo do material.

Os folders foram bem recebidos pelos alunos, que demonstraram interesse pelas informações contidas. Prova disso foi que os participantes se certificavam de não esquecê-los no final da atividade.

O projeto iniciou no ano de 2010 e continua sendo ofertado anualmente como um Projeto de Extensão da UFSCar, parte do Programa de Incentivo à Leitura da BCo – PROLER.

No ano de 2010 foram recebidos 12 grupos, totalizando 350 estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da cidade de São Carlos-SP e região.

Em 2011 participaram do projeto 02 grupos, num total de 84 alunos e professores.

Já em 2012 foram recebidos 07 (sete) grupos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares e (1) um grupo do projeto Pequeno Aprendiz do SENAC, totalizando 188 participantes.

Justifica-se a redução no oferta do projeto em 2011 e 2012 devido à greve dos servidores técnico-administrativos das Instituições de Ensino Superior.

(6)

CRB-8 Digital, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-77, ago. 2013 | http://revista.crb8.org.br

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que o Projeto cumpriu os objetivos propostos orientando os participantes no desenvolvimento de técnicas para elaboração da pesquisa escolar, promovendo o acesso aos recursos disponíveis na Biblioteca Comunitária, em fontes de informações impressas e em sites confiáveis e conscientizando-os quanto à forma correta de manuseio de livros e documentos, dando ênfase à proposta de que é preciso preservar seu acervo para não restaurá-lo.

Considera-se, portanto, que as bibliotecas são capazes de desempenhar um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, orientando a pesquisa escolar, promovendo o incentivo a leitura, a conservação de material bibliográfico, e a formação de um cidadão crítico, participativo e transformador da sociedade.

Sendo assim, as bibliotecas podem e devem atuar de forma efetiva e próxima das escolas e da comunidade, uma vez que possuem recursos informacionais e pessoal capacitado para tal.

As bibliotecas são espaços dinâmicos, onde é possível desvendar o mundo e aprimorar o conhecimento.

REFERÊNCIAS

BAGNO, M. Pesquisa na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

BELISÁRIO, D. R. F.; LOPES, T. B. Projeto Caça ao Tesouro: a prática dinâmica da pesquisa escolar.

São Carlos: UFSCar/ProEx, 2006. Projeto de Extensão.

BICHERI, A. L. O.; ELLWEIN, S. A. F. Pesquisa escolar na internet. In: SILVA, R. J.; BORTOLIN, S. (Org.).

Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006. p. 106.

CAMPELLO, B. S. et al. A Internet na pesquisa escolar: um panorama do uso da Web por alunos do

Ensino Fundamental. 2000. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/0000832>. Acesso em: jun. 2010.

CAPPARELLI, S. et al. Balaio de ideias. Porto Alegre: Editora Projeto, 2006.

CUNHA, M. A. Como a biblioteca ajuda na formação de jovens leitores. In: LINHARES, C. Jornal da

Manhã, 21 de outubro de 2012. Disponível em:

<http://www.jmnews.com.br/noticias/mix/12,26374,21,10,como-a-biblioteca-ajuda-na-formacao-de-jovens-leitores.shtml>. Acesso em: 21 nov. 2012.

LUCCAS, L.; SERIPIERRI, D. Conservar para não restaurar: uma

proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995.

ROCHA, R. Pesquisar e aprender. São Paulo: Scipione, 1996.

Referências

Documentos relacionados

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Diversos métodos foram usados para avaliar a fertilidade masculina, inclusive desprendimento, coloração e germinação de pólen e formação de sementes após &#34;sib-matings&#34;;

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&amp;FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released