• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESCOLAR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INSTRUMENTO DE GESTÃO ESCOLAR

Cátia Deniana Firmino Perfeito1

Resumo / Abstract

O presente artigo visa a destacar a importância da elabora-ção e da implementaelabora-ção do planejamento estratégico como instrumento de gestão escolar, capaz de orientar o gestor na realização de um trabalho sistematizado, direcionando a insti-tuição a efetivar seus objetivos. Destaca, brevemente, a rele-vância do planejamento para gestão, apresenta a origem e a evolução do conceito de planejamento, expõe definições e esclarece acerca dos aspectos fundamentais do planejamento estratégico.

The present article aims at to detach the importance of the elaboration and the implementation of the strategic planning, as instrument of school administration, capable to guide the manager in the accomplishment of a systemize work, directing the institution to accomplish its objectives. It detaches, briefly, the relevance of the planning for management, presents the origin and the evolution of the planning concept, displays definitions and clarifies concerning the basic aspects of the strategic planning.

Palavras-chave / Key words

Planejamento, gestão escolar, planejamento estratégico. Planning, school administration, strategic planning.

1 Aluna especial do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de

(2)

I INTRODUÇÃO

Uma das principais características da sociedade do final do sé-culo passado e início deste sésé-culo é a intensidade das mudanças e das transformações. A globalização da economia, os avanços da tecnologia e das comunicações têm promovido grandes mudanças na sociedade e no mundo dos negócios. Tais fenômenos influenciaram tanto o mercado mundial quanto a demanda por força de trabalho, respaldados pelos ditames do capital.

As instituições de ensino, a exemplo de outras organizações so-ciais, estão inseridas neste contexto de mudanças, muitas delas inespe-radas ou imprevisíveis, desafiando seus administradores. Para enfren-tar os problemas advindos desse contexto dinâmico e competitivo, os gestores estão usando de forma crescente o planejamento estratégico. O planejamento constitui uma função gerencial relevante em que a ins-tituição projeta-se para o futuro, delineando uma programação na qual os objetivos são definidos, estratégias são estabelecidas e recursos são alocados visando à sua implementação. Na prática, este processo se reveste de grande complexidade, ocorrendo uma distância entre o pro-cesso de elaboração e sua implementação nas instituições.

O objetivo deste artigo é examinar a importância da elaboração e da implementação do planejamento estratégico como ferramenta gerencial, para que as instituições de ensino destaquem-se no ambiente dinâmico e competitivo em que atuam.

II GESTÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO

(3)

inter-nas à instituição escolar podem capacitar melhor os que atuarão na realidade social.

Nesta perspectiva, a qualidade de ensino apresenta-se com a mesma importância da democratização das oportunidades de acesso à escola. Ao mesmo tempo, a gestão das escolas e dos sistemas de ensi-no é considerada fundamental para superar os obstáculos políticos e técnicos, com objetivo de melhorar a qualidade educativa.

Segundo Nóbrega (2005, p. 32), as estratégias que visam à melhoria da qualidade educativa são resultado do processo de reforma do Estado, apresentando configurações que dizem respeito à organiza-ção dos sistemas de ensino. Tais reformas ocorrem sob a influência do neoliberalismo com a sua proposta de um Estado enxuto, que minimiza as políticas públicas. Dessa forma, nos anos 90, o foco da política edu-cacional engloba tanto o acesso quanto a qualidade da permanência do aluno, considerando que os recursos financeiros investidos na educa-ção eram suficientes, todavia inadequadamente empregados. Sob esta ótica, as políticas de gestão da educação foram sendo estruturadas bus-cando garantir a otimização dos recursos e uma racionalização das ações administrativas.

Nesse contexto, a gestão é colocada como ponto central no pro-cesso de mudança dos sistemas educacionais. Todavia a centralidade dada à gestão não se refere apenas às esferas organizadoras do siste-ma educacional, siste-mas também ao interior de cada unidade de ensino em que são elaboradas propostas em prol da autonomia e da descentralização. Constata-se, então, que o termo gestão alcança um lugar de destaque no meio acadêmico, nos movimentos sociais, no inte-rior das escolas e no discurso governamental. Esse processo também foi resultado do movimento dos educadores que solicitavam maior po-der de decisão, melhores salários, capacitação, melhores condições de trabalho, salários dignos e, sobretudo, uma escola democrática e de qualidade.

(4)

na escola, com o intuito de garantir o avanço dos processos socioeducacionais da instituição de ensino, orientadas para o desenvol-vimento de cidadãos capazes de enfrentar adequadamente a sociedade globalizada. Entende-se, dessa forma, que o objetivo final da gestão escolar é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos.

Ao se discutir a gestão numa perspectiva escolar, imediatamente pensa-se no responsável por conduzir os processos administrativos e pedagógicos da instituição de ensino: o diretor. A ele cabe articular a diversidade para dar-lhe unidade e consistência na construção do ambi-ente educacional e promover a formação dos alunos.

O maior desafio no que se refere à gestão escolar diz respeito à qualificação do gestor. De acordo com Pazeto (2000, p. 163), o modelo e o processo de qualificação dos atuais gestores estão baseados em parâmetros tradicionais de administração, com predomínio das leis e do comando a partir de decisões centralizadas na instância superior. Tal parâmetro não comporta as novas demandas institucionais e sociais, segundo as quais a gestão da educação assume um papel de desenvol-vimento institucional, social e humano.

A sociedade atual requer um diretor que não seja meramente um tutelado dos órgãos centrais, mas uma pessoa dinâmica, capaz de gerir eficazmente a instituição. E uma gestão eficaz está alicerçada nos pila-res da autonomia2, da liderança do diretor, da participação da comuni-dade e da existência de recursos sob controle local.

Diante das atuais demandas, exige-se uma profunda revisão da formação dos gestores educacionais. Segundo Pazeto (2000, p. 165), recomenda-se uma formação básica sólida em educação, com domínio das ciências que lhe dão fundamentação, conhecimento científico e téc-nico em gestão de instituições e formação continuada, visando à

associ-2 Cf. Lück, Heloisa. A aplicação do planejamento estratégico na escola. Gestão em

(5)

ação entre conhecimentos e experiências. O conhecimento científico e técnico em gestão envolve a capacidade de colocar em prática princí-pios básicos de administração: planejar, coordenar, dirigir, controlar e avaliar.

Um dos princípios básicos da administração que vem merecendo maior atenção das instituições de ensino é o planejamento. Planejar implica um comprometimento com a ação. O planejamento só tem significância quando é implementado e avaliado de acordo com a con-secução de seus objetivos; caso contrário, resumir-se-á a uma coletâ-nea de intencionalidades que não trazem benefícios reais à organiza-ção.

Um dos grandes desafios da gestão das instituições de ensino é desenvolver uma maior capacidade de resposta às demandas externas. Para isso, é necessário que seus gestores sejam capazes de utilizar diferentes abordagens de planejamento, a fim de que as instituições possam atingir seus objetivos e cumprir sua missão.

III ORIGEM E EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PLANEJAMENTO

O planejamento sempre foi um instrumento importante para o ser humano, em qualquer setor da vida em sociedade: na empresa, em casa, no governo e também na escola. Planejar torna possível estabele-cer o que queremos a curto, médio e longo prazos; antecipar situações; organizar as atividades; estabelecer prioridades; avaliar. Entretanto, no setor empresarial, o movimento de planejar as ações para se chegar aos fins da instituição decorreu de mudanças ambientais, num lento processo.

(6)

A revolução industrial deu origem ao estudo sistemático do trabalho e dos princípios da organização e do planejamento. Taylor, pai da adminis-tração científica, dedicou-se ao estudo do fenômeno da produtividade da organização, concluindo pela distinção entre as funções de direção das fun-ções de execução. Foi ele quem substituiu o planejamento empírico pelo planejamento que interviesse como função de direção e como instrumento de organização e padronização do trabalho, sendo uma função que caberia aos diretores. Taylor foi o precursor da análise interna como elemento do processo de planejamento estratégico.

Fayol, por sua vez, estudou o fenômeno da produtividade, partin-do das diversas funções estruturais. Segunpartin-do Arguin (1988, p. 17), a função de planejamento foi chamada por Fayol de previsão, aparecen-do no primeiro plano aparecen-do processo administrativo: prever, organizar, co-mandar e controlar. Prever significa sondar o futuro e supõe a determi-nação do fim e dos meios para alcançá-lo. A previsão de Fayol prefigura os elementos de planejamento estratégico que se encontram na literatu-ra contemporânea.

O processo administrativo de Fayol foi retomado por diversos autores, tornando-se um quadro de referência para explicar a função administrativa no interior da organização. Cabe destacar que o planeja-mento aparece como eleplaneja-mento principal do processo, definindo-se em termos de fins e meios para atingir os objetivos da organização. Arguin (1988) apresenta o modelo administrativo para definir a tarefa do presi-dente dos Estados Unidos, que se refere às seguintes atividades:

PLANNING: fazer o plano das coisas a executar e propor os métodos para atingir os fins da organização.

ORGANIZING: estabelecer as estruturas formais da autoridade, com seus diferentes níveis.

STAFFING: recrutar o pessoal e criar condições favoráveis de trabalho.

DIRECTING: dirigir a empresa pelo processo contínuo de toma-da de decisão.

(7)

REPORTING: informar aos intermediários por meio de relatórios. BUDGETING: realizar as diversas atividades: o planejamento financeiro, a contabilidade e a verificação (p. 18).

Este modelo, que à primeira vista parece simplista, tornou-se re-ferência para diversos autores. Todavia ele foi criticado por apresentar um caráter estático, uma vez que analisava as condições para assegu-rar a eficiência de uma organização, abandonando o aspecto dinâmico e criativo que envolve o processo de planejamento.

Nos últimos anos da década de 1960, autores como H. Igor Ansoff (1965) se interessaram pelo aspecto dinâmico e estratégico da organi-zação, analisando o ambiente externo como um elemento que influenci-ava o alcance dos objetivos traçados. Esse enfoque foi continuado nos anos 1970 e 1980 por autores como Vancil e Lorange (1975), Hofer e Schendel (1978).

De acordo com Tavares (2000, p. 22), estudiosos como Gluck, Kaufman e Walleck (1981) analisaram o processo de planejamento e constataram elementos comuns que permitiram traçar a seguinte evo-lução do processo: planejamento financeiro, planejamento a longo pra-zo, planejamento estratégico e gestão estratégica. Cada etapa categorizada engloba elementos às contribuições da anterior num movi-mento de eliminação das distorções.

(8)

Gradualmente, as universidades passaram a se preocupar com o planejamento de suas ações. Inicialmente, o planejamento caracteriza-va-se por ser de longo prazo, de 5 a 10 anos. Posteriormente, o movi-mento de planejamovi-mento estratégico atinge as universidades, tendo como principais pesquisadores e defensores Robert Cope (1978) e Robert Shirley (1979).

O planejamento estratégico, segundo Arguin (2000, p. 20), supõe que o sistema universitário é um sistema aberto e dinâmico, sensível ao ambiente externo. Diante disso, o planejamento se torna um processo continuado, centrado na qualidade das intervenções, a partir da análise de dados quantitativos e qualitativos do ambiente interno e externo. Diferentemente, a abordagem do planejamento convencional estabele-ce que a instituição superior de ensino é um sistema fechado que permi-te a elaboração de um planejamento definitivo, de acordo com dados quantitativos do ambiente interno.

IV PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Como foi mencionado, o meio universitário incorporou, aos pou-cos, o conceito de planejamento estratégico como importante instru-mento da gestão. Tornou-se um eleinstru-mento que orienta os gestores a pensarem nos aspectos essenciais e a concentrarem esforços nos as-suntos de relevância, para que a instituição possa enfrentar as ameaças e aproveitar positivamente as oportunidades de seu ambiente.

Do grego stratégos, que significa “general”, e tem, portanto, conotação

militar, o planejamento estratégico é assim definido por Arguin (2000):

(9)

Esse processo é expresso de acordo com a estrutura da organi-zação, com sua cultura, com a tecnologia disponível e, como acima citado, tendo em conta o ambiente a partir de uma reflexão sistemática sobre a instituição que gerará dados quantitativos e qualitativos capazes de orientar as decisões.

Dessa forma, o planejamento estratégico é um processo que parte da realidade complexa e dinâmica da organização, envolvendo a toma-da de decisão nas diversas etapas que o compõem. Segundo Lück (2000b, p. 12), as etapas de elaboração do planejamento podem ser assim des-critas: análise do ambiente interno e externo; diagnóstico; definição da missão, da visão de futuro e valores; objetivos estratégicos; plano operacional; questões estratégicas; metas; plano de ação e controle.

1 Análise do ambiente interno e externo

A partir do momento em que se decide por utilizar o planejamen-to estratégico como ferramenta de gestão, deve-se sensibilizar a equipe que participará do processo de elaboração e de implementação. O com-prometimento dos envolvidos é fundamental para que o planejamento não se torne algo meramente burocrático. A sensibilização envolve mostrar à equipe a necessidade de tal planejamento, suas vantagens e o papel de cada um na sua elaboração e implementação. Após esse mo-mento, inicia-se o processo de análise do ambiente interno e externo.

(10)

2 Diagnóstico

É a avaliação real da posição da instituição. Nesta etapa são considerados os aspectos internos e externos a partir dos dados consis-tentes levantados durante a análise do ambiente interno e externo.

3 Definição da missão, visão de futuro e valores

A missão de uma empresa refere-se às suas finalidades históri-cas, jurídicas e sociais. É uma declaração sobre sua razão de ser, esta-belecendo seu propósito e seu horizonte de atuação. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxi-liar na escolha das decisões estratégicas.

A visão de futuro representa um estado futuro desejável da orga-nização, indicando como esta pretende ser reconhecida. É uma proje-ção das oportunidades futuras da organizaproje-ção e uma concentraproje-ção de esforços na sua busca.

Os valores são idéias fundamentais em torno das quais a organi-zação foi construída. Representam as convicções dominantes e as cren-ças. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas da organização, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho.

4 Objetivos estratégicos

São os resultados quantitativo ou qualitativo que a organização precisa alcançar em um prazo determinado, no contexto de seu ambi-ente, para concretizar sua visão de futuro e sua missão.

5 Plano operacional

(11)

6 Questões estratégicas

As questões estratégicas permitem conduzir a instituição da po-sição que ocupa para outra que corresponda aos objetivos desejados. Definir estratégias significa traçar caminhos necessários para o alcan-ce das metas.

7 Metas

São quantificadores dos objetivos e permitem melhor alocação de recursos, na medida em que se constituem um padrão de referência para o planejamento.

8 Plano de ação

Implementa as estratégias por meio de instruções claras, estabe-lecendo-se o quê, como, quem será o responsável, quanto custará e o cronograma a ser seguido.

9 Controle/avaliação

Deverá ser freqüente para conferir se as ações estão sendo execu-tadas. Esta é a fase em que são medidos os desempenhos, checados os orçamentos, obtidas e analisadas as informações de cada responsável, apre-sentadas medidas para correção de rumo, caso seja necessário.

(12)

V CONCLUSÃO

Neste artigo, procurou-se destacar a importância do planejamen-to, evidenciando-o como uma ferramenta útil à gestão das instituições. Foi apresentado o conceito de planejamento estratégico e foram descri-tas etapas relevantes para elaborá-lo.

Historicamente, o planejamento tem sido elaborado numa pers-pectiva burocrática, envolvendo o preenchimento de formulários, as reproduções de anos anteriores e o atendimento às orientações de ins-tâncias superiores do sistema de ensino de forma acrítica. O planeja-mento encarado como uma obrigação burocrática em nada contribui para que a instituição escolar atinja um grau de excelência. Ele deve ser encarado como um instrumento fundamental e dinâmico da gestão, capaz de orientar as ações rumo ao alcance dos objetivos delineados.

Nesse sentido, a gestão também deve assumir uma função de destaque no interior das instituições. Segundo Pazeto (2000, p.166), a gestão das instituições de ensino é uma atividade que desafia seus ges-tores, uma vez que a cultura da organização apresenta ritmos próprios, os quais exigem do administrador uma fundamentação teórica consis-tente, associada à flexibilidade e atenção à realidade. Deve-se conside-rar, ainda, a capacidade de liderar e coordenar o processo de alinha-mento da missão, das políticas da instituição e dos diferentes tipos de planejamento.

(13)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARGUIN, G. O planejamento estratégico no meio universitário. Tradução de Valdemar Cadó. Brasília: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1988.

LÜCK, H. Gestão escolar e formação de gestores. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, fev./jun. 2000. Disponível em: <http://

www.publicacões.inep.gov.br/arquivos/{7F F1DC84-64A4-42B8-B810-F68CD7193}_em aberto_72.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2002, 14:50. ______. A aplicação do planejamento estratégico na escola. Gestão em Rede, Brasília, n. 19, p. 8-13, abr. 2000. Disponível em: <http://

www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/luck_planejamento.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2007, 22:43.

NÓBREGA, C. L. O Plano de desenvolvimento da escola (PDE) numa perspectiva de governo democrático e popular: uma análise da experiência na Rede de Ensino do Recife – PE. 2005. Dissertação (Mestrado em Educa-ção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: <http:// servicos.capes.gov.br/arquivos/avaliação/Estudos/dados/2005/25001019/ 038/2005_038_25001019001P7_Teses.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2007, 23:10. PAZETO, A. E. Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização. Em Aberto, Brasília. v. 17, n. 72, p. 163-166, fev./jun. 2000. Disponível em: <http://www.publicacões.inep.gov.br/ arquivos/{7F F1DC84-64A4-42B8-B810-F68CD7193}_em aberto_72.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2002, 15:20.

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo demonstrou a importância da formalização do Planejamento Estratégico Organizacional (PEO) e seus benefícios, que contribuem para o crescimento

Na pratica consciente do controle da qualidade por todas as pessoas da organização, assumindo a responsabilidade sobre os resultados do seu processo e a

OBSERVAÇÃO: Neste bimestre foram utilizadas 10 questões envolvendo os seguintes assuntos: figuras planas semelhantes, classificação dos quadriláteros quanto à suas

Pretende-se, assim, com a gestão estratégica do Coren/PR, tornar clara sua atuação para o cumprimento da Lei Federal 5.905/73, tendo como base as necessidades e

A revisão de Ascensão e queda do planejamento estratégico e O método PES com o propósito de confrontar essas duas abordagens e, a partir daí, estabelecer o futuro

RESUMO: O estudo tem como objetivo avaliar o planejamento estratégico na gestão organizacional. Assim, foram mencionados diferentes conceitos no que fundamenta

Ao desenvolvimento dos modelos de gestão estratégica. Além de ser a quantificação dos objetivos e metas definidos no Planejamento Estratégico, é o instrumento

Consiste em construir com base no histórico de vendas o desempenho dos produtos e ou linha de produtos e seu desempenho econômico e financeiro quanto a crescimento e rentabilidade