• Nenhum resultado encontrado

Python e predição de dados usando redes neurais multicamadas/Python and data prediction using multi-layered neural networks

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Python e predição de dados usando redes neurais multicamadas/Python and data prediction using multi-layered neural networks"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 7, p. 54181- 54185 jul. 2020. ISSN 2525-8761

Python and data prediction using multi-layered neural networks

DOI:10.34117/bjdv6n7-897

Recebimento dos originais:08/06/2020 Aceitação para publicação:31/ 07/2020

Jonathan Romeiro de Sousa

Acadêmico de Engenharia da Computação no Instituto Federal de Mato Grosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus Octayde Jorge da Silva

Endereço: Rua Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200 - Centro, Cuiabá - MT, Brasil E-mail: jonathan.caminho@outlook.com

Juliana Fonseca Antunes

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus Octayde Jorge da Silva

Endereço: Rua Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200 - Centro, Cuiabá - MT, Brasil E-mail: juliana.antunes@cba.ifmt.edu.br

Ícaro Alencar de Oliveira

Acadêmico de Engenharia da Computação no Instituto Federal de Mato Grosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus Octayde Jorge da Silva

Endereço: Rua Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200 - Centro, Cuiabá - MT, Brasil E-mail: icaroalencar@live.com

Júnior César Rosas Leite

Acadêmico de Engenharia da Computação no Instituto Federal de Mato Grosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus Octayde Jorge da Silva

Endereço: Rua Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200 - Centro, Cuiabá - MT, Brasil E-mail: juniorcrleite@gmail.com

Thayna Melyssa da Silva Martins Souza

Acadêmica de Engenharia da Computação no Instituto Federal de Mato Grosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus Octayde Jorge da Silva

Endereço: Rua Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200 - Centro, Cuiabá - MT, Brasil E-mail: thay0229@gmail.com

Thays Gabrielle Soares dos Santos

Acadêmica de Engenharia da Computação no Instituto Federal de Mato Grosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus Octayde Jorge da Silva

Endereço: Rua Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200 - Centro, Cuiabá - MT, Brasil E-mail: thaysgss@hotmail.com

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 7, p. 54181- 54185 jul. 2020. ISSN 2525-8761

RESUMO

Este artigo descreve uma abordagem de predição usando redes neurais multicamadas (MLP) que são grafos em redes de neurônios artificiais, onde recebem entradas para gerar as saídas baseadas nas deferências anteriores, processo conhecido como aprendizado ou treinamento, sugerindo que a Inteligência Artificial seja aperfeiçoada nestes processos, até que se torne perfeita, inerrável, para aquele mesmo ambiente. Para simulação foi utilizada a tabela verdade da porta lógica XOR (Ou Exclusiva) para 3 entradas e suas respectivas predições.

Palavras chaves: inteligência artificial, python, redes neurais artificiais, perceptron multicamadas

ABSTRACT

This article describes a prediction approach using multi-layered neural nets (MLP) that are graphs in artificial neuron nets, where they receive inputs to generate the outputs based on previous deferences, a process known as learning or training, suggesting that Artificial Intelligence be improved in these processes, until it becomes perfect, inert, for that same environment. For simulation it was used the truth table of the logic port XOR (Or Exclusive) for 3 inputs and their respective predictions.

Keywords: artificial intelligence, python, artificial neural networks, multi-layered perceptron.

1 INTRODUÇÃO

Por muito tempo as ferramentas matemáticas de probabilidade e estatística foram utilizadas para tentar fazer predições e entender melhor o comportamento das informações (BARBETTA, 2010), porém nos dias atuais, com o advento da computação, a inteligência artificial surgiu como meio de se chegar a esse mesmo resultado de forma mais simples e menos dependente de intervenção humana.

A abordagem apresentada utiliza a linguagem Python e conceitos de programação estruturada com a biblioteca conhecida como NumPy para o trabalho com números de forma mais precisa; além da implementação da rede perceptron multicamadas nessa linguagem.

2 PYTHON

A Linguagem de Programação Python foi criada por Guido van Rossum (1991), focada em produtividade e legibilidade, ou seja, para produzir um código fácil para o programador entender, dentre os itens que cooperam para este aspectos estão: baixo uso de caracteres especiais; baixo índice de palavras-chave; gerenciador de memória eficiente que evita vazamento de memória (BORGES, 2014).

Além do mais a biblioteca padrão é muito extensa, de tal forma a ter uma diversidade de abordagens prontas para serem utilizadas, seja acesso a banco de dados, trabalho com números complexos, interfaces gráficas etc.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 7, p. 54181- 54185 jul. 2020. ISSN 2525-8761

desenvolvedores podem modificar o código para que seja possível compilar para aquela linguagem, pois o Python também é uma linguagem livre. Assim, todos esses fatores fazem com que o Python seja uma das preferidas linguagens para o trabalho com inteligência artificial, data mining e machine learning.

3 MLP – MULTILAYERED PERCEPTRON

Segundo Haykin (2001), as redes neurais artificiais são sistemas paralelos e distribuídos, constituídos de unidades simples (neurônios), que calculam determinadas funções matemáticas (principalmente não lineares) e apresentam capacidade de generalização, auto organização e processamento temporal. Possui camadas e conexões, denominadas sinapses, onde é possível atribuir valores, que são responsáveis por ponderar as entradas de cada neurônio como forma de armazenamento do conhecimento de um determinado modelo.

Uma rede MLP (Mutilayer Perceptron) ou PMC (Perceptron Multicamadas) é um tipo de rede neural artificial retroalimentada que gera uma série de saídas a partir de uma série de entradas, assim se diferenciando da rede Perceptron comum que gera uma só saída. Geralmente a rede MLP é utilizada em aplicações deep learning (MARSLAND, 2014).

Figura 1 - MLP com entrada, processamento de dados e sentido de saídas

Na Figura 1 pode ser vista a rede Perceptron multicamadas, constituída de várias camadas em grafos, de forma que o sinal parte para um único sentido, cada nó tem uma função de ativação não linear. Porém a MLP precisa ser supervisionada no momento da aprendizagem, dentre suas aplicações está: reconhecimento de fala, reconhecimento de imagens e aprendizado de máquina.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 7, p. 54181- 54185 jul. 2020. ISSN 2525-8761 4 APLICAÇÃO

Na simulação foi utilizada a IDE PyCharm, da JetBrains na versão para estudos, com todo o pacote NumPy, para o trabalho com arrays multidimensionais e cálculos numéricos, perfeita para machine learning.

Inicialmente foi a implementada as camadas de neurônios, definindo o número de neurônios, o número de entradas por neurônios e inicialização dos pesos como randômicos, posteriormente foram inicializadas as camadas e definidas as funções de teste dos dados para aprendizagem.

A rede neural usa tentativa e erro para ajustar os pesos, denominado como aprendizado, desta forma ela pode predizer informações com certa margem de erro, quanto maior o tempo de treinamento maior será a acurácia das predições.

A Tabela 1 mostra os dados fornecidos para treinar a rede, onde a última linha da tabela é a nova entrada (X1, X2, X3) para a previsão. Após o treinamento da rede MLP, foi realizada a entrada do valor [1,1,0], tendo como a saída prevista o valor de 0,0078876, ou seja, muito próximo do correto, que é zero.

Tabela 1 - Dados de treinamento e entrada para o teste/previsão

X1 X2 X3 Saída 0 0 1 0 0 1 1 1 1 0 1 1 0 1 0 1 1 0 0 1 1 1 1 0 0 0 0 0 1 1 0 ? 5 CONCLUSÃO

Tendo em vista as poucas informações tratadas pela rede MLP e com um único treinamento a predição do valor foi muito próxima do valor real, isto é, o erro foi de praticamente 0%.

A proposta de conhecer a linguagem Python e programar uma rede neural obteve sucesso através do treinamento e previsão do exemplo clássico de porta lógica.

O estudo inicial possibilitou conhecer novas tecnologias que podem ser usadas para predição utilizando base de dados maiores, como predição de ataques cibernéticos, de terremotos, de queimadas ou até jogos de loteria, que está proposto em estudos futuros.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 7, p. 54181- 54185 jul. 2020. ISSN 2525-8761

BARBETTA, Pedro Alberto; REIS, Marcelo Menezes; BORNIA, Antônio Cezar. Estatística para

Cursos de Engenharia e Informática. 3 Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. Editora Novatec, 360 p. 27, 29. Rio de Janeiro, 2014.

HAYKIN, Simon. Redes Neurais: principios e prática. 2 Ed. Tradução Paulo Martins Engel. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARSLAND, Stephen. Machine Learning: An Algorithmic Perspective. Hoboken: CRC Press, 2011.

Imagem

Figura 1 - MLP com entrada, processamento de dados e sentido de saídas

Referências

Documentos relacionados

De maneira que: Também na teoria da ideologia se exprime o princípio fundamental de Marx, segundo o qual para o homem a raiz é o próprio homem, por isso o desenvolvimento social

A resposta TL do CaSO 4 :Dy e do LiF:Mg,Ti aos feixes de elétrons estudados não apresenta dependência energética para irradiações nos objetos simuladores empregados, podendo

Os Residentes cujas bolsas serão financiadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB deverão realizar a assinatura do Contrato nos dias 27 e 28/02/2012, na Escola Estadual

Este estudo tem por objetivo avaliar a capacidade do exame de Dermatoscopia em detectar lesões suspeitas de malignidade através da Regra do ABCD nos pacientes em seguimento

Os testes mostraram, no caso sob escopo, que o modelo padr˜ao de convergˆencia est´a mal especificado por conter autocorrela¸c˜ao espacial. Testaram-se modelos de erro e de

Avance para uma nova experiência com este robô limpa fundos que sobe pelas paredes, recomendado para piscinas de até 12 m. Custo-efectividade para assegurar a limpeza completa

Apesar da existência do projeto desde 2004 e da inserção da ação como área de atuação do Mafra em Forma da SMS - programa institucionalizado por meio de lei - o desafio atual

Além disso, pretende-se analisar os múltiplos aspectos da influência que esses meios de comunicação tentam exercer na vida das pessoas: verificar a predominância