• Nenhum resultado encontrado

LIVRO INFANTIL SOBRE A BIODIVERSIDADE DA UNIDADE FAZENDINHA EXPERIMENTAL IZABELA HENDRIX: UM MATERIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "LIVRO INFANTIL SOBRE A BIODIVERSIDADE DA UNIDADE FAZENDINHA EXPERIMENTAL IZABELA HENDRIX: UM MATERIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LIVRO INFANTIL SOBRE A BIODIVERSIDADE DA

UNIDADE FAZENDINHA EXPERIMENTAL

IZABELA HENDRIX: UM MATERIAL PARA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ana Luiza Araújo Drumond Silva Curso de Ciências Biológicas

Belo Horizonte – MG Junho de 2010

(2)

2

Trabalho de Conclusão de Curso

LIVRO INFANTIL SOBRE A BIODIVERSIDADE DA

UNIDADE FAZENDINHA EXPERIMENTAL

IZABELA HENDRIX: UM MATERIAL PARA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, como requisito parcial para obtenção do titulo de licenciado no curso de Ciências Biológicas.

Orientador: Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Belo Horizonte - MG

Junho de 2010

(3)

3 AGRADECIMENTOS

Ao longo desta jornada de quatro anos, tive ajudas indispensáveis. A primeira é a de Deus, que me acolhe em todos os momentos. É Ele, o meu Grande Guia. É na Sua Luz que ganho força para enfrentar dificuldades e seguir em frente. Ao meu orientador de TCC e professor Fábio Augusto Rodrigues e Silva, pela dedicação, paciência e afeição, que me ajudou muito para concretizar este trabalho.

Ao orientador de projeto de pesquisa e professor Adriano Pereira Paglia, que graças a ele estou no projeto com Quirópteros, e apaixonada pelos morcegos. À Stefanie, pelo grande ensinamento sobre os morcegos e seus ectoparasitas. Agradeço à raiz da minha vida e que me dá alento para viver cada dia com entusiasmo e Amor. Minha família.

A minha mãe pela ajuda inestimável, principalmente pelo livro infantil. É ela a artista do livro. Perdeu horas de descanso para me ajudar a finalizar este trabalho! Ao meu pai pelo auxílio na faculdade. Se não fosse por ele, hoje não estaria formando. E ao meu irmão, por ser meu orgulho e meu companheiro de várias horas, junto ao Eros. Aos meus avós por estarem sempre comigo. À minha afilhada, a quem dedico este livrinho.

Aos meus amigos e aos outros companheiros do Projeto Biodiversidade Fazendinha, em principal ao Douglas, pela ajuda imensurável.

Aos professores pelos ensinamentos. E, em particular, à Natureza.

(4)

4

“A ÚNICA LIÇÃO QUE É POSSÍVEL TRANSMITIR COM BELEZA E RECEBER COM PROVEITO; A ÚNICA ETERNA, DIGNA, VALIOSA: O RESPEITO PELA VIDA” (02/09/1930). Cecília Meireles (Página de Educação no Diário de Notícias do Rio de Janeiro)

(5)

5

SUMÁRIO

RESUMO ... 6

INTRODUÇÃO ... 7

DESENVOLVIMENTO ... 9

A literatura infantil: história e características ... 9

O livro "A vida noturna do Morceguinho Joaquim: voando pela Fazendinha" ... 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 29

(6)

6 LIVRO INFANTIL SOBRE A BIOVERSIDADE DA UNIDADE FAZENDINHA IZABELA HENDRIX: UM MATERIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RESUMO

Com o grande desenvolvimento de tecnologia e o crescimento populacional, o planeta e todos os seres vivos têm sofrido com os vários problemas ambientais. Uma alternativa para enfrentar esses problemas e conscientizar a população é a Educação Ambiental (DIAS, 2000). A Educação Ambiental é considerada um processo de educação política que visa promover habilidades e conhecimentos que auxiliem a humanidade a desenvolver práticas de cidadania e modos de vida sustentáveis (PHILLIPPI JÚNIOR E PELICCIONI, 2002). Visando promover iniciativas de conservação e preservação ambiental para a Unidade Fazendinha do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix foi desenvolvido um livro infantil utilizando como personagens plantas e animais encontrados neste fragmento florestal, localizado no distrito de Santo Antônio de Roça Grande, município de Sabará. As informações contidas neste livro foram obtidas por meio da socialização dos conhecimentos produzidos no “Estudo da Biodiversidade na Fazenda Experimental Agro-Ecológica Izabela Hendrix, Sabará/MG” que fez o levantamento das espécies de flora e de fauna (anfíbios, répteis, aves, pequenos mamíferos e morcegos) desta unidade. A opção pelo desenvolvimento do livro se fundamenta na concepção da literatura infantil como uma forma de expressão e divulgação de conceitos e de informação (MOURA, 2008 e COELHO E LOYOLA, 1996) e no entendimento da primeira infância como um tempo de vida no qual ocorre um contato fundamental com o ambiente (ELALI, 2003). O livro desenvolvido conta a história de um morcego que, ao sair a noite para se alimentar, encontra outras espécies de animais noturnos, entre eles: um anfíbio, uma ave, um mamífero e outras espécies de morcegos. A importância deste livro é mostrar que é possível desenvolver um livro infantil com informações biológicas corretas e assim desencadear a curiosidade da criança em relação aos morcegos e outros seres vivos que são encontrados na Unidade Fazendinha. Sendo assim, espera-se que o livro se constitua em um instrumento para a Educação Ambiental contribuindo para processos educacionais voltados para crianças de 4 a 8 anos, que os ensine sobre a importância da preservação do meio ambiente em especial o fragmento florestal que compõe a Unidade Fazendinha.

(7)

7

INTRODUÇÃO

No início da nossa civilização, os seres humanos viviam em constante equilíbrio com a natureza. Não existia preocupação com poluição e/ou desmatamento. Mas, com o aumento da população e sua evolução tecnológica, o ser humano começou a degradar o meio ambiente. Há séculos, os impactos ambientais estão trazendo sérios danos ao planeta. Somente a partir da década de 50, a preocupação com os impactos ambientais causados pelo ser humano trouxe a intensificação dos estudos ecológicos e o desenvolvimento da Educação Ambiental (DIAS, 2000).

A Educação Ambiental foi criada como uma necessidade da sociedade em decorrência da gravidade da degradação do meio natural e social, visando, portanto, preparar o indivíduo para se integrar criticamente ao meio, questionando a sociedade e seu desenvolvimento tecnológico, seus valores e até os seus hábitos de consumo. Espera-se dessa forma ampliar a visão de mundo numa perspectiva de integração do homem com a natureza. (NEIMAN E MENDONÇA, 2005). Neste sentido, a sistematização da questão ambiental nas escolas, é uma maneira de oportunizar uma reflexão crítica da realidade ambiental e a Literatura Infantil pode ser um importante instrumento educativo. Esse tipo de literatura é utilizado como mediadora do desenvolvimento da compreensão leitora, de modo a propiciar a aprendizagem significativa (SOUZA e SOUZA, 2009).

Então, visando promover iniciativas de conservação e de preservação ambiental para a Unidade Fazendinha do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix localizado no distrito de Santo Antônio de Roça Grande, município de Sabará, foi desenvolvido um livro infantil utilizando como personagem um morcego da espécie Sturnira lilium, como o narrador de uma história. No decorrer da história, este morcego conta sobre sua vida noturna neste fragmento florestal e as várias espécies de animais (um sapo, uma ave, um mamífero), além de espécies de plantas e morcegos, que encontra nesta área.

As informações contidas neste livro foram obtidas por meio da socialização dos conhecimentos produzidos no “Estudo da Biodiversidade na Fazenda

(8)

8 Experimental Agro-Ecológica Izabela Hendrix, Sabará/MG”, trabalho de pesquisa que fez o levantamento das espécies de flora e de fauna (anfíbios, répteis, aves, pequenos mamíferos e morcegos) desta Unidade.

A importância deste livro é mostrar que é possível desenvolver um material infantil com informações biológicas corretas e assim desencadear a curiosidade da criança em relação aos morcegos e outros seres vivos que são encontrados na Unidade Fazendinha. Sendo assim, espera-se que o livro se constitua em um instrumento para a Educação Ambiental contribuindo para processos educacionais voltados para crianças de 4 a 8 anos, que os ensine sobre a importância da preservação do meio ambiente em especial o fragmento florestal que compõe a Unidade Fazendinha.

(9)

9 DESENVOLVIMENTO

A literatura infantil: história e características

Segundo Azevedo (1999), numerosos estudiosos afirmam que a literatura infantil teve início no século XVII. Até esta época não existia livros e nem histórias dirigidas especificamente ao público infantil. As crianças, participando da vida adulta, eram tratadas como adultos em miniatura, não havendo assunto que não pudessem conhecer.

“Os temas da vida adulta, as alegrias, a luta pela sobrevivência, as preocupações, a sexualidade, a morte, a transgressão das regras sociais, o imaginário, as crenças, as comemorações, as indignações e perplexidades eram vivenciadas por toda comunidade, independentemente de faixas etárias. Na verdade, a criança de mais de sete anos ocupava, ao que parece, o papel de um pequeno adulto, inexperiente e frágil, incapaz de certas coisas talvez, mas já uma pessoa na vida, importante como força na família e na sociedade.” (Azevedo, 1999).

A partir do século XVII ocorre a reorganização do ensino, motivada

principalmente pela fundação do sistema educacional burguês. Esse movimento gera a construção de uma imagem sobre essa faixa etária do desenvolvimento humano, a infância. Neste período, são encontrados registros de livros publicados que possuem características que os permitem qualificá-los como literatura Infantil, alguns incluem intuitos pedagógicos, preparados para ensinar crianças (AZEVEDO, 1999).

Entretanto, somente a partir do século XX com a psicologia experimental é que essa modificação no conceito do que é ser criança promoveu uma maior atribuição de significados para a Literatura Infantil.

“A infância passa a ser vista como um período de aprendizagem, toda e qualquer mensagem destinada ao infante passa a ser encarada como um veículo transmissor de conceitos, a ser, em síntese, pedagógico. Por isso, a literatura infantil deixa de ser exclusivamente pueril ou útil, e passa a ser como qualquer outra obra literária.” (Linsingen, 2008:64).

(10)

10 Além disso, acredita-se que quando se estimula uma criança através da literatura, esta se apropria dos significados oferecidos pelo texto e cria suas próprias opiniões (SOLÉ, 1998). Segundo Souza e Souza (2009), ao proporcionar esta leitura é possível desenvolver uma aprendizagem significativa no indivíduo, no caso a criança. Esta aprendizagem significativa acontece quando a criança lê um texto e compreende o que leu, gerando novos conceitos. Podemos dizer que:

“A literatura é uma obra de arte ainda, pois possibilita ao leitor se apropriar de uma gama enorme de significados que podem ser descobertos em seu interior e traz uma infinidade de probabilidades que requer de quem lê a atribuição de sentido. Essa atribuição só se completa quando o leitor percebe a multiplicidade de mundos no interior da obra literária e a capacidade da palavra em expô-los por meio de sua riqueza polissêmica e é graças ao seu caráter de criação ficcional em palavras que a literatura permite o diálogo do leitor com o texto, pois a mesma torna sua obra aberta para os ledores. Isto deve ao fato da literatura ser construída a partir de uma motivação estética, uma forma de arte baseada em palavras que produz em quem lê uma maneira rica de atuar sobre o mundo.”(SOUZA E SOUZA, 2009:06)

Neste sentido, a Literatura Infantil é um meio útil de conscientizar as crianças acerca das questões ambientais presentes na sociedade e uma experiência fundamental por atuar na parte emocional do indivíduo (na consciência-de-mundo) relacionada à Educação Ambiental.

“A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo (OLIVEIRA, 2005).”

Por isso, há grande interesse em incluir livros literários, didáticos e paradidáticos nos currículos escolares desde o Ensino Infantil (COELHO E LOYOLA, 1996). Afinal a literatura para crianças é um dos grandes instrumentos para a conscientização ecológica ou ambiental (COELHO E LOYOLA, 1996). Acredita-se que é necessário utilizar livros infantis que tratam de assuntos que podem ser trabalhados, direta e/ou indiretamente na Educação Ambiental para criar uma consciência de responsabilidade ambiental

(11)

11 sobre o ser humano. Com isso, a criança pode perceber a sua responsabilidade em relação aos valores de preservação e o cuidado com o mundo que o cerca, levando esse conhecimento consigo e utilizando em toda sua vida.

O livro “A vida noturna do Morceguinho Joaquim: voando pela Fazendinha”

O fragmento de mata da Unidade Fazendinha do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tem sofrido intensas pressões em função de sua proximidade com o complexo urbano, o que afeta negativamente na biodiversidade da região.

O livro infantil foi desenvolvido com o intuito de desencadear na criança sua curiosidade em relação aos morcegos e outros seres vivos que são encontrados na Unidade Fazendinha Assim, o livro constituirá em um instrumento para a Educação Ambiental, contribuindo para processos educacionais para crianças de 4 a 8 anos.

As informações apresentadas no livro foram obtidas por meio da socialização dos conhecimentos produzidos no “Estudo da Biodiversidade na Fazenda Experimental Agro-Ecológica Izabela Hendrix, Sabará/MG”, trabalho de pesquisa que fez o levantamento das espécies de flora e de fauna (anfíbios, répteis, aves, pequenos mamíferos e morcegos) desta Unidade. Através deste livro a criança conhecerá um pouco da vida de alguns animais, principalmente de uma espécie de morcego, presentes na Unidade Fazendinha do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

(12)

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Educação Ambiental tem criado uma grande afinidade com a Literatura infantil devido a importância de se tratar dos problemas ambientais atuais. Isso desperta na criança o interesse pela biodiversidade, e assim, a conscientiza da importância da preservação ambiental. Como conseqüência, amenizará e poderão surgir as possíveis soluções para estes problemas.

Junto à criança, há a transmissão de conhecimentos para a família que poderá ser uma fonte de comunicação, fornecendo à população uma visão ampla do meio ambiente, para a conservação, ampliando a educação ambiental.

Divulgações científicas feitas através de livros infantis são muito escassas, principalmente contendo informações corretas sobre a biodiversidade. Utilizar a literatura ilustrada e voltada para a informação do público infantil pode ter um excelente efeito principalmente quando apresentada de forma lúdica (FERREITA et. al, 2008).

Deste modo, o livro infantil “A vida noturna do Morceguinho Joaquim: voando pela Fazendinha” surge como um material para ser utilizado na divulgação científica, por profissionais da educação e na conscientização da criança a respeito da vida dos morcegos, não sendo animais perigosos, nem feios, assim como outros mamíferos, anfíbios, aves e plantas. Além da importância destes para o ciclo biológico.

Espera-se que este livro seja motivação para outros autores para divulgarem seus trabalhos científicos através da literatura infantil, e assim, estarão colaborando para a educação ambiental futura.

(13)

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Ricardo. Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares. Ricardo Azevedo, seção Artigos, 1999. Disponível em: < http://www.ricardoazevedo.com.br/Artigo07.htm> Acesso em: 08 Junho 2010. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, Nelly. N.; LOYOLA, Juliana. S.. A Educação Ambiental na Literatura Infantil como formadora de consciência de mundo. In: Rachel Trajber; Lúcia Helena Manzochi. (Org.). Avaliando a Educação Ambiental no Brasil - materiais impressos. São Paulo: Editora Gaia, 1996, v. , p. 59-76

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 1998. 400p.

ELALI, Gleice V. M. A. O ambiente da escola - O ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia (UFRN), Natal, RN, v. 8 (2), n. 1, p. 309-319, 2003.

FERREIRA, R. L. ; GOMES, F. T. M. C. ; SILVA, M. S. . Uso da cartilha "Aventura da vida nas cavernas" como ferramenta de educação nas atividades de turismo em paisagens cársticas. Pesquisa em Turismo e Paisagens Cársticas, v. 1, p. 139-158, 2008.

LINSINGEN, Luana von. Alguns motivos para trazer a Literatura Infantil para a aula de Ciências. Ciência & Ensino. Unicamp, Campinas: v.2, n.2, jun. 2008. ISSN 1980-8631.

LINSINGEN, Luana von. Literatura infantil no ensino de ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2008. 121p. Disponível em:<http://www.tede.ufsc.br/teses/PECT0088-D.pdf>. Acesso em: 08 de Junho de 2010.

MOURA, Juliana. A importância Da Educação Ambiental na Educação Infantil. Disponível em http://www.webartigos.com/articles/3707/1/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-educacao-infantil/pagina1.html > Acesso em: 04 junho 2009

NEIMAN, Zysman ; MENDONÇA, Rita . Educação Ambiental e Ecoturismo. Ecoturismo no Brasil. 2005. (Coordenação de Grupo de Trabalho para o II Encontro Estadual de Educação Ambiental - Rede Paulista).

(14)

14 OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo. Literatura Infantil. Livros e infância, 2005. Disponível em: http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm. Acesso em: 08 junho 2010.

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; PELICIONI Maria Cecília Focesi. Alguns pressupostos da Educação Ambiental. IN: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo e PELICIONI Maria Cecília Focesi. São Paulo: Universidade de São Paulo, Signus Editora, 2002. p. 3-6.

REIS, Nélio R., Peracchi Adriano L., Pedro Wagner A., Lima Isaac P. 2007. Morcegos do Brasil. Londrina:Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2007. 253p.

SILVA, Susana Souto. Narrativa literária e ciência. Ciência & Ensino, Unicamp, Campinas: v.1, n.1, 3-8, dez. 2006. ISSN 1980-8631.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, Silvana. F.; SOUZA, Renata J. . Literatura Infantil e estratégias de leitura: possíveis caminhos para a formação de leitores. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos/SP. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos/SP: Cubo Multimídia, 2009. p. 1-12.

Referências

Documentos relacionados

EFEITOS DA SALINIDADE E DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA LARVAL DA OSTRA DO MANGUE Crassostrea rhizophorae GUILDING, 1828 SOB DIFERENTES TEMPOS DE TROCA DE

A primeira contém princípios, tais como: sentido teleológico dado pela não separatividade entre o eu e o mundo, não separatividade entre sujeito e objeto,

d) Organização dos dados de aceleração vertical do pavimento, obtidos através do smartphone Xiaomi Mi A1, em planilhas eletrônicas, calculando os valores de RMSVA para os

Dessa forma, este artigo tem como objetivos analisar a ocorrência do fenômeno linguístico de apagamento do rótico na escrita dos estudantes do EF II, de uma escola

O diagnóstico aponta também que o fator fi nanceiro não é o principal empecilho para o consumo cultural, pois mesmo aqueles que dispõem de recursos não o fazem apresentando

Segundo Landim Neto e colaboradores (2014), os indicadores ambientais determinantes para a qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica podem ser identificados por meio

E, no entanto, foi visto que a prevenção não se limita à abstenção do álcool, mas refere-se também a não exposição das mulheres aos diversos fatores de

Deve salvar o estado atual da aplicação (registros de vôos, pistas, e aviões) em arquivos binários para que a simulação possa ser