• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO TÉCNICO REGRAS TÉCNICAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO TÉCNICO REGRAS TÉCNICAS GERAIS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO TÉCNICO

O presente Regulamento Técnico faz parte integrante e indissociável do Regulamento Geral da 2ª SUBIDA DA MONTANHA DE CAMPO LARGO – 07 / 08 de dezembro de 2013.

Os veículos inscritos serão divididos em 6 (seis) categorias, cujos requisitos mínimos e normas técnicas estão discriminados no presente Regulamento Técnico.

Todos os veículos deverão submeter-se à vistoria prévia descrita no item 5 do Regulamento Geral.

O veículo será analisado pelo Inspetor Técnico que poderá adequar a categoria correta ou recusar a participação do mesmo, perdendo assim o direito de participar da prova bem como de receber o valor da inscrição eventualmente paga.

É expressamente proibida a reprodução parcial ou total, distribuição, publicação e divulgação deste Regulamento, sem a autorização prévia da CWB MOTORING detentora de seus direitos autorais.

REGRAS TÉCNICAS GERAIS

PNEUS

Para que a prova tenha um alto nível de dificuldade a escolha dos pneus irá influenciar diretamente o desempenho e resultado final obtido.

Por isso a escolha dos mesmos irá separar os veículos em suas determinadas categorias, conforme regras abaixo:

A) RADIAL: permitido para todas as categorias

Os pneus radiais compreendem ainda os de alta performance que estão disponíveis na maioria das revendas (ex: Yokohama S Drive; ADVAN Neova; .Pirelli P-ZERO; Goodyear Eagle F1; Toyo Proxes 4; etc.).

B) SEMI-SLICK: permitido exclusivamente para as categorias PRO-MOD, SUPER, VINTAGE, ULTRA

Ex: Yokohama A048; Pirelli P-Zero C, P-Zero Corsa, Toyo Proxes RA-1, Proxes R888, Trampio R881; Nitto NT01; Hankook Ventus Z221; Kumho Ecsta V700, V70A, etc...

C) SLICK: permitido somente para a categoria ULTRA

Ex: Yokohama A005, Pirelli Slick, etc

A utilização do tipo do pneu no modo descendente é facultativa como, por exemplo, a categoria ULTRA poderá usar pneus Semi-Slick’s , a Categoria PRO-MOD poderá usar pneus radiais e assim por diante.

NOTA: Lembramos aos pilotos que optarem por utilizar os pneus SLICK´S, estarão sujeitos a competir com veículos de diferentes tipos de preparação, estrutura e conceito. No entanto o tipo de piso da prova não favorece o alto desempenho deste tipo de pneu, vide a concepção em que a estrada é construída (blocos de concretos irregulares).

(2)

APARÊNCIA

Todos os veículos inscritos deverão apresentar-se com uma boa aparência. Veículos com excesso de danos na carroceria, sem pintura em algumas partes do veículo, etc, não serão permitidos.

COFRE DO MOTOR

Não deverá haver vazamentos de óleo do motor. Deverá haver um respiro com retorno de óleo para o motor ou um reservatório de óleo com pelo menos 1L (um litro) de capacidade que deverá ser utilizado. Todas as mangueiras que transportam líquidos devem estar em boas condições sem fissuras ou outros danos.

BATERIA

A bateria deverá estar solidamente fixada ao veículo. O uso de cordas ou cabos de borracha, para fixação da bateria ao veículo, será proibido. Um material não condutor deve cobrir o terminal positivo da bateria. Qualquer bateria localizada no interior do compartimento do condutor deverá estar totalmente coberta e firmemente fixada ao chassi ou gaiola.

TAMPAS DE COMBUSTÍVEL

Todos os veículos deverão utilizar uma tampa de combustível para que não haja vazamento do tanque durante uma pilotagem agressiva. Tampas do estilo MONZA não serão permitidas. (Na dúvida, pesquisar por: monza style gas cap)

FIOS EXPOSTOS

Não deverá haver fios expostos no interior do habitáculo que possam interferir na condução segura do veículo. Nenhum fio de energia poderá ficar exposto (desencapado) em qualquer parte do veículo.

BANCOS

A utilização de um banco HOMOLOGADO para corridas no lugar do banco original de fábrica OEM, não é obrigatória, mas é altamente recomendada para todas as categorias presentes neste regulamento.

Os bancos (tanto originais quanto esportivos) devem estar solidamente fixados à estrutura do veículo de tal forma que sejam suficientemente fortes para resistir a um grande impacto. Se substituído, o banco deve estar instalado de acordo com as instruções do fabricante. Grandes arruelas e abraçadeiras reforçadas são altamente recomendadas.

Assentos feitos de plástico, PVC, ABS, ou outros polímeros similares são estritamente proibidos.

Se os bancos originais forem utilizados com uma gaiola instalada, devem ser tomados cuidados redobrados para evitar que o banco não engate em nenhuma parte da gaiola. Deve-se ter o cuidado também para evitar que o piloto bata a cabeça nas barras / gaiolas implantadas (ver mais detalhes no tópico Barras de Rolamento, abaixo).

Especificações: (baseadas no Regulamento Técnico de Turismo 2013 – FPRA, seguindo-se Art. 253 do Anexo J do CDI/FIA)

Exemplo:

Os suportes dos bancos deverão ser fixados às ancoragens para fixação dos bancos, com um mínimo de quatro pontos e quatro parafusos de 8 mm de diâmetro (mínimo).

(3)

A superfície mínima de contato entre suporte, assoalho e placa de reforço é de 40 cm2 por ponto de fixação. A espessura mínima dos suportes e das placas de reforço (contra placas) é de 3 mm para o aço e de 5 mm para os materiais em ligas leves. A dimensão longitudinal mínima de cada suporte deverá ser de 6 cm.

OBJETOS SOLTOS

Todos os objetos soltos dentro ou fora do veículo deverão ser removidos. Tapetes, pneu sobressalente, roupas, ferramentas, etc devem ser removidos.

PROTEÇÃO NAS LANTERNAS

Recomenda-se, porém não é exigido, que todas as lentes expostas (faróis e piscas) sejam protegidas com fita adesiva, com exceção das lanternas de freio.

ILUMINAÇÃO

Deverá haver pelo menos 2 (duas) luzes de freio funcionando e que sejam visíveis a uma distância de pelo menos 100 (cem) metros.

BARRAS DE ROLAMENTO (ROLL-CAGE, GAIOLA, SANTO-ANTÔNIO OU ARCO DE SEGURANÇA) A utilização dos chamados Santo-Antonios não é obrigatória, mas é altamente recomendada à todas

categorias que participarem da prova. Entretanto será requerida nos veículos totalmente conversíveis*

(independente da categoria),

*(Entende-se como veículos conversíveis aqueles que não utilizam capotas e não tem arco de segurança). A gaiola deverá ser capaz de suportar as forças de compressão envolvidas quando tiver apoiado todo o peso do carro e deve ser capaz de permitir o fácil acesso e a saída do piloto.

O arco principal da gaiola deve ser da largura interna do carro (exceto alguns carros que tenham sido aprovados pela CWB MOTORING), preferencialmente deverá ser uma peça contínua com curvas suaves e sem evidência de trincas ou falhas. Toda e qualquer solda empregada deve ser da melhor qualidade possível e executada com plena penetração

Nos casos em que a cabeça do condutor entrar em contato com a barra, deve-se deixar o encosto original do banco e adicionar um encosto/acolchoamento preso com braçadeiras. Todos os carros com gaiolas devem estar em conformidade com as exigências aplicáveis encontradas nas especificações descritas abaixo:

Especificações: (baseadas no Regulamento Técnico de Turismo 2013 – FPRA, seguindo-se Art. 253 do Anexo J do CDI/FIA)

Exemplos:

A gaiola deve possuir um mínimo de 6 (seis) pontos de apoio sendo ele fabricado em tubos de Aço-Carbono. As dimensões mínimas dos tubos deverão ser as seguintes (diâmetro milímetro X espessura milímetro): 38 (trinta e oito) X 2,5 (dois e meio) ou 40 (quarenta) X 2 (dois).

Na base de cada montante deverá ser instalada uma placa de fixação fabricada em chapas de aço, com espessura mínima igual ao da parede do tubo eventualmente usado.

Deverão ser instalados reforços nos pontos de apoio da gaiola sendo estes fabricados em chapas de aço de no mínimo 2 (dois) mm., de espessura e 35,0 (trinta e cinco) cm2., de área, solidamente fixados à Carroceria por solda ou parafusos no mínimo de 8 mm., de diâmetro (M8 8.8, qualidade 8.8 conforme norma ISO), em número mínimo de 3 (três) fixações por placa de apoio.

Deverá haver uma Barra Transversal abaixo do painel de instrumentos e também de Barras Laterais nas portas. A Barra Transversal abaixo do painel de instrumentos, as Barras Laterais e os reforços, se houverem,

(4)

deverão seguir a dimensão mínima de 2,0 (dois) mm., de parede dos Tubos. Todas as barras do Arco de Segurança deverão ter um furo não passante, com diâmetro de 6,0 (seis) mm., para verificação de espessura mínima especificada.

CINTOS DE SEGURANÇA

Os cintos deverão estar em bom estado, intactos e ter a configuração original de fábrica.

Qualquer “sistema de amarra”, além dos que já saem originalmente de fábrica, deverá obedecer ao que estiver disposto nas especificações descritas abaixo, em todos os aspectos, exceto se estiver expirado o prazo para regulamentação. Cintos de competição utilizados em corridas oficiais e que por ventura estiverem com data expirada poderão ser utilizados desde que, pelo menos, estejam em muito bom estado. A utilização de um cinto subabdominal, sem qualquer proteção de ombro não será permitida.

* ATENÇÃO: Todos os veículos que utilizarem bancos homologados deverão utilizar cintos de competição de 5,6, ou 7 pontos no lugar dos cintos de segurança originais do veículo (OEM).

Especificações: (baseadas no Regulamento Técnico de Turismo 2013 – FPRA, seguindo-se Art. 253 do Anexo J do CDI/FIA)

Exemplos:

Quando o veículo for modificado para uso de cintos de competição estes devem possuir largura mínima de 75 (setenta e cinco) milímetros, sendo que sua fixação poderá ser feita na gaiola ou no assoalho.

A fixação deverá ser feita através de parafusos, no mínimo, M12 8.8 (12 mm de diâmetro, qualidade 8.8 conforme norma ISO) e arruelas ou chapas de no mínimo 40 (quarenta) milímetros de diâmetro por dentro e por fora do assoalho.

É proibida a fixação dos cintos no assento do veículo. SISTEMA DE INCÊNDIO

A instalação de um sistema de incêndio mais elaborado com acionamento externo, não é obrigatória, mas é altamente recomendada para todas as categorias presentes neste regulamento.

Especificações: (baseadas no Regulamento Técnico de Turismo 2013 – FPRA, seguindo-se Art. 253 do

Anexo J do CDI/FIA)

Exemplo:

Os veículos que optarem por este tipo de sistema deverão estar equipados com extintor de incêndio de produto químico, completo e dentro do prazo de validade, com capacidade mínima de 4 (quatro) kg. ou de 2 (dois) kg. de gás Halon, rigidamente fixados à estrutura do Habitáculo por uma alça externa e deverão ser acionáveis pelo piloto, quando este estiver sentado em seu banco com o cinto atado.

A fixação do Extintor de Incêndio deve ser rígida e resistente, e deve permitir fácil visualização do manômetro de carga pelo Inspetor Técnico. O acionamento externo deverá ser feito por meio de um sistema de cabos de comprovada eficiência, provido de uma argola ou puxador com uma bitola de 50 (cinqüenta)

milímetros, do lado de fora do Veículo. Este sistema deverá ser sinalizado pela letra “E” na cor vermelha

dentro de um círculo branco de 10 cm de diâmetro, com borda vermelha e estar localizado próximo à base lateral direita do pára-brisa dianteiro.

MANGUEIRAS DENTRO DO COCKPIT

Todas as mangueiras ou tubulações que transportam líquidos ou quaisquer gases que passam pela cabine, deverão ser metálicas ou de aço trançado. Todas as mangueiras ou tubulações que transportam a água fria,

(5)

como fluido de lavagem dos vidros, etc estão isentos desta regra. Mangueiras de borracha revestidas de aço trançado são aceitáveis.

OLHAL OU ENGATE PARA REBOQUE (TOW HOOK)

É altamente recomendável que todos os veículos tenham pelo menos 2 (dois) olhais facilmente acessíveis (e utilizáveis) sendo um dianteiro e um traseiro. Eles não devem sobressair perigosamente do veículo, e devem ser acessíveis sem que as equipes de resgate necessitem manipular a carroceria e/ou os para-choques. Devem ser suficientemente fortes para suportar o peso do carro. Se os olhais não tiverem disponíveis, a equipe de resgate irá rebocar com ganchos ou outras coisas que poderão causar danos para o veículo. Mesmo tendo o maior cuidado possível, a equipe de resgate não se responsabiliza por quaisquer danos.

ESCAPAMENTO

A concepção do escapamento é livre tanto em seu dimensionamento quanto posição de saída.

No entanto, para que não ocasione ferimentos aos participantes e/ou membros de equipe, devido ao excesso de cano no perímetro do veículo, segue-se o exemplo para confecção;

Especificações: (baseadas no Regulamento Técnico de Turismo 2013 – FPRA) Exemplo:

Após o coletor de escape, os tubos do escapamento são livres quanto às dimensões e conceito. Será permitida a saída de escapamento tanto para trás quanto pela lateral. A saída do cano de escapamento não poderá exceder em mais de 10 centímetros o perímetro do carro. Nenhuma parte do sistema de escapamento pode tocar o solo quando um pneu estiver totalmente vazio.

ADESIVOS COM NUMERAÇÃO

Os adesivos com os números de inscrição serão entregues na secretaria de prova. Os veículos deverão exibir em ambos os lados (portas) seu número de inscrição e deverão permanecer com eles durante todo o tempo em que estiver ocorrendo a competição. Nenhum número deverá estar nos vidros laterais. Os números poderão ser colocados também nos vidros dianteiros e traseiros, mas não é obrigatório. Números metálicos, refletivos ou fluorescentes são proibidos.

ESPELHOS RETROVISORES

O veículo deverá ter, ao menos, um espelho retrovisor bem fixado para que o condutor tenha uma boa visibilidade traseira.

CAMERAS DE VÍDEO

Câmeras de vídeo devem ser aprovadas pelo Inspetor Técnico antes de entrar para a pista em todos os eventos. As câmeras deverão ser utilizadas com ventosas profissionais (ex: GO-PRO) ou conter pelo menos um (1) parafuso para prendê-las e pelo menos uma cinta plástica deve ser utilizada para fixá-las.

VEÍCULOS ADAPTADOS

Todos os carros com comando manual (ou seja, para deficientes), serão sujeitos a um exame rigoroso pela equipe técnica e pelo Diretor de Prova, por razões de segurança. Estes controles de aceleração e freio são feitos adequadamente para uso nas ruas, porém eles podem ser mal concebidos para corridas ou condução de alta performance.

(6)

CATEGORIAS

1. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA STREET ASPRO (STR-A)

1.1 - NORMAS TÉCNICAS:

A categoria STREET ASPRO deve seguir as normas técnicas constantes nesse regulamento específico

1.2 - DEFINIÇÃO:

Participam dessa categoria veículos de turismo, de grande produção em série, coupé, sedan ou pick-up de pequeno porte, de 2, 3, 4 ou 5 portas, fabricados à partir do ano de 1981 conforme conste no certificado de registro do veículo. Os motores deverão ser naturalmente aspirados, e sua preparação mecânica será livre conforme item 1.4

1.3 - PESO

É permitido o alivio de peso, desde que esteja de acordo com os itens mencionados permitidos.

Habitáculo: É permitida a retirada de peças do seu interior, como banco do passageiro, banco traseiro, forração de teto, forração do assoalho, painel e etc...

O volante de direção e manopla de cambio poderão ser substituídos por modelos esportivos - exceto volante de madeira, ou outro material que não forneça segurança.

É permitida a substituição dos bancos originais por bancos de competição, sendo acompanhados também dos cintos de segurança de competição de no mínimo 4 (quatro) pontos.

É permitida a retirada do estepe, macaco, chave de rodas, triângulo de segurança, tapetes e sistema de som. Carroceria e Chassis: É proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo.

Não é permitida a retirada dos faróis, lanternas e retrovisores, pois os mesmos devem estar em perfeito estado de funcionamento.

É proibida a substituição de partes da carroceria como portas, paralamas, capô e vidros, por outras de material mais leve (fibra de vidro, fibra de carbono, policarbonato, etc...), a fim de diminuir o peso do veículo. a) - Fica permitido o uso de outros materiais apenas em veículos que possuam esses itens originalmente. b) - Qualquer outro tipo de alteração será avaliada pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar sua participação.

1.4 - MOTOR e CAIXA DE CAMBIO:

É permitida a substituição do motor por outro da mesma marca do veículo, desde que o mesmo possua as mesmas características do original, como quantidade e posição de cilindros. (4cil. em linha GM por 4cil. em linha GM, 4 cil boxer VW por 4 cil boxer VW, etc).

A preparação mecânica é livre.

A ordem e posição de montagem de fábrica do conjunto motor, caixa de câmbio e diferencial não poderá ser alterada.

É proibido qualquer tipo de dispositivo de superalimentação ( turbo, blower, supercharger, entre outros). É proibido o uso de Óxido Nitroso.

O combustível é livre, independente do que esteja registrado no documento, exceto o uso de METANOL e NITROMETANO.

O tipo de acionamento da caixa de câmbio deverá ser semelhante ao original do veículo (ex. acionamento original do tipo “H”, em caso de troca, deverá usar o mesmo sistema não sendo permitida a troca por sistema automático ou seqüencial).

(7)

1.5 - DIREÇÃO E SUSPENSÃO:

Deverão ser verificadas as condições gerais do mecanismo de direção e da suspensão. Os rolamentos dianteiros e traseiros dos cubos das rodas devem estar bem apertados e rodar livremente. Nenhuma folga na suspensão e no mecanismo de direção poderá existir.

Os amortecedores são livres, contanto que seu número, tipo (telescópico, braço, etc.) e pontos de fixação originais sejam conservados.

Permitido o uso de suspensão regulável (rosca).

Não é permitida a utilização de suspensão à ar e molas cortadas/esquentadas.

1.6 - RODAS E PNEUS:

A condição geral do conjunto aro/pneu deve ser boa. Não deverá haver fissuras ou outros danos ao aro. Todos os parafusos ou porcas deverão estar presentes e prendendo firmemente o conjunto aro/pneu. Não deverá haver calotas, sobre-aros ou quaisquer outros acessórios nas rodas.

As rodas são livres quanto a seu material e diâmetro, desde que ofereçam segurança e estejam em bom estado de uso mantendo-se a fixação original, não sendo permitido o uso de rodas refuradas/adaptadas. Os pneus deverão obrigatoriamente possuir o selo do INMETRO, estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo medido a partir do TWI (TWI 1,6mm+2mm= 3,6mm mínimo). Não deverá haver tiras de borracha expostas, bolhas, ou outros danos visíveis no pneu. É proibido o uso de pneus do tipo “semi-slick” (Yokohama A048, Toyo R888, etc...), slicks (Pirelli Slick, Yokohama A005, etc...), bem como pneus re-frisados, recapados, remoldados ou similares.

1.7 - SEGURANÇA:

É obrigatório o uso de capacete aberto ou fechado desde que apresentem as normas padrões do INMETRO ou sejam homologados para competição.

É obrigatório o uso de sapatilhas de competição (ou tênis de amarrar), macacão e balaclava.

É obrigatório o uso de extintor de incêndio carregado, válido e fixado em seu suporte.

NOTA: é altamente recomendado que todo o vestuário seja de material anti-chamas (NOMEX)

1.8 – FREIOS:

Os freios devem estar em boas condições de funcionamento e deve ser capaz de parar o veículo em uma distância razoável, e de uma forma controlada e segura. A pressão do pedal deve ser adequada. O nível do fluido deve estar acima do limite mínimo especificado pelo fabricante. As mangueiras da linha de freio devem estar em bom estado e não devem apresentar rachaduras ou vazamentos.

O sistema de freios deverá estar adequado ao tipo de preparação mecânica empregada e será avaliado pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar a participação do veículo.

É permitido o uso de dutos flexíveis para refrigeração do sistema de freios, desde que bem fixados à carroceria do veículo.

2. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA STREET TURBO (STR-B)

2.1 - NORMAS TÉCNICAS:

A categoria STREET TURBO deve seguir as normas técnicas constantes nesse regulamento específico

(8)

Participam dessa categoria veículos de turismo, de grande produção em série, coupé, sedan ou pick-up de pequeno porte, de 2, 3, 4 ou 5 portas, fabricados à partir do ano de 1981 conforme conste no certificado de registro do veículo. Os motores deverão ser sobre-alimentados (que utilizem indução de ar forçada. Ex: Turbo, Supercharger, etc) e sua preparação mecânica será livre conforme item 2.4

2.3 - PESO

É permitido o alivio de peso, desde que esteja de acordo com os itens mencionados permitidos.

Habitáculo: É permitida a retirada de peças do seu interior, como banco do passageiro, banco traseiro, forração de teto, forração do assoalho, painel e etc...

O volante de direção e manopla de cambio poderão ser substituídos por modelos esportivos - exceto volante de madeira, ou outro material que não forneça segurança.

É permitida a substituição dos bancos originais por bancos de competição, sendo acompanhados também dos cintos de segurança de competição de no mínimo 4 (quatro) pontos.

É permitida a retirada do estepe, macaco, chave de rodas, triângulo de segurança, tapetes e sistema de som. Carroceria e Chassis: É proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo.

Não é permitida a retirada dos faróis, lanternas e retrovisores, pois os mesmos devem estar em perfeito estado de funcionamento.

É proibida a substituição de partes da carroceria como portas, paralamas, capô e vidros, por outras de material mais leve (fibra de vidro, fibra de carbono, policarbonato, etc...), a fim de diminuir o peso do veículo. a) - Fica permitido o uso de outros materiais apenas em veículos que possuam esses itens originalmente. b) - Qualquer outro tipo de alteração será avaliada pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar sua participação.

2.4 - MOTOR e CAIXA DE CAMBIO:

É permitida a substituição do motor por outro da mesma marca do veículo, desde que o mesmo possua as mesmas características do original, como quantidade e posição de cilindros. (4cil. em linha GM por 4cil. em linha GM, 4 cil boxer VW por 4 cil boxer VW, etc).

A preparação mecânica é livre.

A ordem e posição de montagem de fábrica do conjunto motor, caixa de cambio e diferencial não poderá ser alterada.

É proibido o uso de Óxido Nitroso.

O combustível é livre, independente do que esteja registrado no documento, exceto o uso de METANOL e NITROMETANO.

O tipo de acionamento da caixa de câmbio deverá ser semelhante ao original do veículo (ex. acionamento original do tipo “H”, em caso de troca, deverá usar o mesmo sistema não sendo permitida a troca por sistema automático ou seqüencial).

2.5 - DIREÇÃO E SUSPENSÃO:

Deverão ser verificadas as condições gerais do mecanismo de direção e da suspensão. Os rolamentos dianteiros e traseiros dos cubos das rodas devem estar bem apertados e rodar livremente. Nenhuma folga na suspensão e no mecanismo de direção poderá existir.

Os amortecedores são livres, contanto que seu número, tipo (telescópico, braço, etc.) e pontos de fixação originais sejam conservados.

Permitido o uso de suspensão regulável (rosca).

(9)

2.6 - RODAS E PNEUS:

A condição geral do conjunto aro/pneu deve ser boa. Não deverá haver fissuras ou outros danos ao aro. Todos os parafusos ou porcas deverão estar presentes e prendendo firmemente o conjunto aro/pneu. Não deverá haver calotas, sobre-aros ou quaisquer outros acessórios nas rodas.

As rodas são livres quanto a seu material e diâmetro, desde que ofereçam segurança e estejam em bom estado de uso mantendo-se a fixação original, não sendo permitido o uso de rodas refuradas/adaptadas. Os pneus deverão obrigatoriamente possuir o selo do INMETRO, estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo medido a partir do TWI (TWI 1,6mm+2mm= 3,6mm mínimo). Não deverá haver tiras de borracha expostas, bolhas, ou outros danos visíveis no pneu. É proibido o uso de pneus do tipo “semi-slick” (Yokohama A048, Toyo R888, etc...), slicks (Pirelli Slick, Yokohama A005, etc...), bem como pneus re-frisados, recapados, remoldados ou similares.

2.7 - SEGURANÇA:

É obrigatório o uso de capacete aberto ou fechado desde que apresentem as normas padrões do INMETRO ou sejam homologados para competição.

É obrigatório o uso de sapatilhas de competição (ou tênis de amarrar), macacão e balaclava.

É obrigatório o uso de extintor de incêndio carregado, válido e fixado em seu suporte.

NOTA: é altamente recomendado que todo o vestuário seja de material anti-chamas (NOMEX)

2.8- FREIOS:

Os freios devem estar em boas condições de funcionamento e deve ser capaz de parar o veículo em uma distância razoável, e de uma forma controlada e segura. A pressão do pedal deve ser adequada. O nível do fluido deve estar acima do limite mínimo especificado pelo fabricante. As mangueiras da linha de freio devem estar em bom estado e não devem apresentar rachaduras ou vazamentos

O sistema de freios deverá estar adequado ao tipo de preparação mecânica empregada e será avaliado pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar a participação do veículo.

É permitido o uso de dutos flexíveis para refrigeração do sistema de freios, desde que bem fixados à carroceria do veículo.

3 . REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA PRO-MOD (PRO)

3.1 - NORMAS TÉCNICAS:

A categoria PRO-MOD deve seguir as normas técnicas constantes nesse regulamento específico

3.2 - DEFINIÇÃO:

Participam dessa categoria veículos de turismo, de grande produção em série, coupé, sedan ou pick-up de pequeno porte, de 2, 3, 4 ou 5 portas, fabricados à partir do ano de 1981 conforme conste no certificado de registro do veículo. Sua preparação mecânica será livre conforme item 3.4.

3.3 - PESO

É permitido o alivio de peso, desde que esteja de acordo com os itens mencionados permitidos.

Habitáculo: É permitida a retirada de peças do seu interior, como banco do passageiro, banco traseiro, forração de teto, forração do assoalho, painel e etc...

O volante de direção e manopla de cambio poderão ser substituídos por modelos esportivos - exceto volante de madeira ou outro material que não forneça segurança.

(10)

O banco do motorista deverá ser substituído por um banco de competição, do tipo concha com cinto de segurança de no mínimo 4 (quatro) pontos.

É permitida a retirada do estepe, macaco, chave de rodas, triângulo de segurança e sistema de som.

Carroceria e Chassis: É permitida alteração na estrutura da carroceria desde que fique semelhante ao visual original do veículo. É proibida qualquer alteração no chassi / monobloco do veículo.

Não é permitida a retirada dos faróis, lanternas e retrovisores, pois os mesmos devem estar em perfeito estado de funcionamento.

É permitida a substituição de partes da carroceria como portas, pára-lamas, capô e vidros, por outras de material mais leve (fibra de vidro, fibra de carbono, policarbonato, etc...), a fim de diminuir o peso do veículo.

3.4 - MOTOR e CAIXA DE CAMBIO:

É permitida a substituição do motor original por motores de outra marca desde que o mesmo possua a quantidade de cilindros original do veiculo. (ex. 4cil. GM substituído por 4cil. VW).

A ordem e posição de montagem de fábrica do conjunto motor, caixa de cambio e diferencial é livre, bem como o tipo de preparação e também o sistema de acionamento do cambio.

É proibido o uso de Óxido Nitroso.

O combustível é livre, independente do que esteja registrado no documento, exceto o uso de METANOL e NITROMETANO.

3.5 - DIREÇÃO E SUSPENSÃO:

Deverão ser verificadas as condições gerais do mecanismo de direção e da suspensão. Os rolamentos dianteiros e traseiros dos cubos das rodas devem estar bem apertados e rodar livremente. Nenhuma folga na suspensão e no mecanismo de direção poderá existir.

Os amortecedores são livres, contanto que seu número, tipo (telescópico, braço, etc.) e pontos de fixação originais sejam conservados.

Permitido o uso de suspensão regulável (rosca).

Não é permitida a utilização de suspensão a ar e molas cortadas e/ou esquentadas.

3.6 - RODAS E PNEUS:

A condição geral do conjunto aro/pneu deve ser boa. Não deverá haver fissuras ou outros danos ao aro. Todos os parafusos ou porcas deverão estar presentes e prendendo firmemente o conjunto aro/pneu. Não deverá haver calotas, sobre-aros ou quaisquer outros acessórios nas rodas.

As rodas são livres quanto a seu material e diâmetro, desde que ofereçam segurança e estejam em bom estado de uso mantendo-se a fixação original, não sendo permitido o uso de rodas refuradas/adaptadas. Os pneus deverão obrigatoriamente possuir o selo do INMETRO, estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo medido a partir do TWI (TWI 1,6mm+2mm= 3,6mm mínimo). Não deverá haver tiras de borracha expostas, bolhas, ou outros danos visíveis no pneu. É permitido o uso de pneus do tipo “semi-slick” (Yokohama A048, Toyo R888, etc...)

Proibido o uso de pneus totalmente slicks (Pirelli Corsa, Yokohama A005, etc...), bem como pneus refrisados, recapados, remoldados ou similares.

3.7 - SEGURANÇA:

É obrigatório o uso de capacete aberto ou fechado desde que apresentem as normas padrões do INMETRO ou sejam homologados para competição.

(11)

É obrigatório o uso de extintor de incêndio carregado, válido e fixado em seu suporte.

NOTA: é altamente recomendado que todo o vestuário seja de material anti-chamas (NOMEX)

3.8 – FREIOS:

Os freios devem estar em boas condições de funcionamento e deve ser capaz de parar o veículo em uma distância razoável, e de uma forma controlada e segura. A pressão do pedal deve ser adequada. O nível do fluido deve estar acima do limite mínimo especificado pelo fabricante. As mangueiras da linha de freio devem estar em bom estado e não devem apresentar rachaduras ou vazamentos.

O sistema de freio deverá estar adequado ao tipo de preparação mecânica empregada e será avaliado pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar a participação do veículo.

É permitido o uso de dutos flexíveis para refrigeração do sistema de freios, desde que bem fixados à carroceria do veículo.

4. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA SUPER (SUP)

4.1 - NORMAS TÉCNICAS:

A categoria SUPER deve seguir as normas técnicas constantes nesse regulamento específico

4.2 - DEFINIÇÃO:

Participam desta categoria todo e qualquer veículo que entenda-se como esportivo ou super-esportivo., incluindo ainda suas réplicas. Aqueles que utilizem o sistema de suspensão chamado “push-rod”, ou ainda aqueles que tenham mais de 400cv declarados originalmente, fabricados a partir de 1981 (inclusive) conforme conste no certificado de registro do veículo (Ex: Ferrari 348/355/360/430 etc, Porsche Boxter/911, Audi R8, Mercedes AMG, BMW M3, Audi RS6, Lotus Elise, Lotus Exige, Lotus Seven Réplica, etc).

Sua preparação mecânica será livre conforme item 4.4

NOTA: As réplicas enquadradas nesta categoria passarão por uma vistoria rigorosa afim de que possa ser aprovada a sua participação. Lembrando que réplicas conversíveis deverão estar em conformidade com o Item “BARRAS DE ROLAMENTO”.

4.3 - PESO

É permitido o alivio de peso, desde que esteja de acordo com os itens mencionados permitidos.

Habitáculo: É permitida a retirada de peças do seu interior, como banco do passageiro, banco traseiro, forração de teto, forração do assoalho, painel e etc...

O volante de direção e manopla de cambio poderão ser substituídos por modelos esportivos - exceto volante de madeira, ou outro material que não forneça segurança.

É permitida a substituição dos bancos originais por bancos de competição, sendo acompanhados também dos cintos de segurança de competição de no mínimo 4 (quatro) pontos.

É permitida a retirada do estepe, macaco, chave de rodas, triângulo de segurança, tapetes e sistema de som. Carroceria e Chassis: É proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo.

Não é permitida a retirada dos faróis, lanternas e retrovisores, pois os mesmo devem estar em perfeito estado de funcionamento.

É proibida a substituição de partes da carroceria como portas, pára-lamas, capô e vidros, por outras de material mais leve (fibra de vidro, fibra de carbono, policarbonato, etc...), a fim de diminuir o peso do veículo. a) - Fica permitido o uso de outros materiais apenas em veículos que possuam esses itens originalmente.

(12)

b) - Qualquer outro tipo de alteração será avaliada pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar sua participação.

4.4 - MOTOR e CAIXA DE CAMBIO:

O tipo de motor, preparação e acionamento da caixa de cambio é livre, bem como a ordem de montagem do conjunto motor, cambio e diferencial.

É proibido o uso de Óxido Nitroso.

O combustível é livre, independente do que esteja registrado no documento, exceto o uso de METANOL e NITROMETANO.

4.5 - DIREÇÃO E SUSPENSÃO:

Deverão ser verificadas as condições gerais do mecanismo de direção e da suspensão. Os rolamentos dianteiros e traseiros dos cubos das rodas devem estar bem apertados e rodar livremente. Nenhuma folga na suspensão e no mecanismo de direção poderá existir.

Os amortecedores são livres, contanto que seu número, tipo (telescópico, braço, etc.) e pontos de fixação originais sejam conservados.

Permitido o uso de suspensão regulável (rosca).

Não é permitida a utilização de suspensão a ar e molas cortadas e/ou esquentadas

4.6 - RODAS E PNEUS:

A condição geral do conjunto aro/pneu deve ser boa. Não deverá haver fissuras ou outros danos ao aro. Todos os parafusos ou porcas deverão estar presentes e prendendo firmemente o conjunto aro/pneu. Não deverá haver calotas, sobre-aros ou quaisquer outros acessórios nas rodas.

As rodas são livres quanto a seu material e diâmetro, desde que ofereçam segurança e estejam em bom estado de uso mantendo-se a fixação original, não sendo permitido o uso de rodas refuradas/adaptadas. Os pneus deverão obrigatoriamente possuir o selo DOT e/ou INMETRO, estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo medido a partir do TWI (TWI 1,6mm+2mm= 3,6mm mínimo). Não deverá haver tiras de borracha expostas, bolhas, ou outros danos visíveis no pneu.

É permitido o uso de pneus do tipo “semi-slick” (Yokohama A048, Toyo R888, etc...)

Proibido o uso de pneus totalmente slicks (Pirelli Corsa, Yokohama A005, etc...), bem como pneus refrisados, recapados, remoldados ou similares.

4.7 - SEGURANÇA:

É obrigatório o uso de capacete aberto ou fechado desde que apresentem as normas padrões do INMETRO ou sejam homologados para competição.

É obrigatório o uso de sapatilhas de competição (ou tênis de amarrar), macacão e balaclava.

É obrigatório o uso de extintor de incêndio carregado, válido e fixado em seu suporte.

NOTA: é altamente recomendado que todo o vestuário seja de material anti-chamas (NOMEX)

4.8 – FREIOS:

Os freios devem estar em boas condições de funcionamento e deve ser capaz de parar o veículo em uma distância razoável, e de uma forma controlada e segura. A pressão do pedal deve ser adequada. O nível do fluido deve estar acima do limite mínimo especificado pelo fabricante. As mangueiras da linha de freio devem estar em bom estado e não devem apresentar rachaduras ou vazamentos

(13)

O sistema de freios deverá estar adequado ao tipo de preparação mecânica empregada e será avaliado pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar a participação do veículo.

É permitido o uso de dutos flexíveis para refrigeração do sistema de freios, desde que bem fixados à carroceria do veículo.

5. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ULTRA (ULT)

5.1 - NORMAS TÉCNICAS:

A categoria ULTRA deve seguir as normas técnicas constantes nesse regulamento específico

5.2 - DEFINIÇÃO:

Participam desta categoria veículos de turismo, estruturados, tubulares carenados e os homologados para competições (ex: Protótipo Aldee, Aldee Spyder, Moro MRX, etc).

5.3 - PESO

Habitáculo: É permitida a retirada de peças do seu interior, como banco do passageiro, banco traseiro, forração de teto, forração do assoalho, painel e etc...

O volante de direção e manopla de cambio poderão ser substituídos por modelos esportivos - exceto volante de madeira, ou outro material que não forneça segurança.

O banco do motorista deverá ser substituído por um banco de competição HOMOLOGADO, do tipo concha com cinto de segurança de no mínimo 5 (cinco) pontos.

É permitida a retirada do estepe, macaco, chave de rodas, triângulo de segurança e sistema de som.

Carroceria e Chassis: É permitida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo, inclusive chassis tubulares.

É permitida a substituição de partes da carroceria como portas, pára-lamas, capô e vidros, por outras de material mais leve (fibra de vidro, fibra de carbono, policarbonato, etc...), a fim de diminuir o peso do veículo.

5.4 - MOTOR e CAIXA DE CAMBIO:

O tipo de motor, preparação e acionamento da caixa de cambio é livre, bem como a ordem de montagem do conjunto motor, cambio e diferencial.

É proibido o uso de Óxido Nitroso.

O combustível é livre, independente do que esteja registrado no documento, exceto o uso de METANOL e NITROMETANO.

5.5 - DIREÇÃO E SUSPENSÃO:

Deverão ser verificadas as condições gerais do mecanismo de direção e da suspensão. Os rolamentos dianteiros e traseiros dos cubos das rodas devem estar bem apertados e rodar livremente. Nenhuma folga na suspensão e no mecanismo de direção poderá existir.

A montagem do conjunto mola e amortecedor é livre, sendo permitido o uso de suspensão regulável (rosca). Não é permitida a utilização de suspensão a ar e molas cortadas e/ou esquentadas

5.6 - RODAS E PNEUS:

A condição geral do conjunto aro/pneu deve ser boa. Não deverá haver fissuras ou outros danos ao aro. Todos os parafusos ou porcas deverão estar presentes e prendendo firmemente o conjunto aro/pneu. Não deverá haver calotas, sobre-aros ou quaisquer outros acessórios nas rodas.

As rodas são livres quanto a seu material, largura e diâmetro, desde que ofereçam segurança e estejam em bom estado de uso mantendo-se a fixação original, não sendo permitido o uso de rodas refuradas/adaptadas. Os pneus deverão obrigatoriamente possuir o selo do INMETRO ou DOT, estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo medido a partir do TWI. (TWI 1,6mm+2mm= 3,6mm mínimo). Não deverá haver tiras de borracha expostas, bolhas, ou outros danos visíveis no pneu.

(14)

É proibido o uso de pneus refrisados, recapados, remoldados ou similares.

5.7 - SEGURANÇA:

É obrigatório o uso de capacete aberto ou fechado desde que apresentem as normas padrões do INMETRO ou sejam homologados para competição.

É obrigatório o uso de sapatilhas de competição (ou tênis de amarrar), macacão e balaclava.

É obrigatório o uso de extintor de incêndio carregado, válido e fixado em seu suporte.

NOTA: é altamente recomendado que todo o vestuário seja de material anti-chamas (NOMEX)

5.8 – FREIOS:

Os freios devem estar em boas condições de funcionamento e deve ser capaz de parar o veículo em uma distância razoável, e de uma forma controlada e segura. A pressão do pedal deve ser adequada. O nível do fluido deve estar acima do limite mínimo especificado pelo fabricante. As mangueiras da linha de freio devem estar em bom estado e não devem apresentar rachaduras ou vazamentos

O sistema de freios deverá estar adequado ao tipo de preparação mecânica empregada e será avaliado pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar a participação do veículo.

É permitido o uso de dutos flexíveis para refrigeração do sistema de freios, desde que bem fixados à carroceria do veículo.

6. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA VINTAGE (VTG)

6.1 - NORMAS TÉCNICAS:

A categoria VINTAGE deve seguir as normas técnicas constantes nesse regulamento específico

6.2 - DEFINIÇÃO:

Participam dessa categoria veículos de turismo, de grande produção em série, coupé, sedan ou pick-up de pequeno porte, de 2, 3, 4 ou 5 portas, fabricados até o ano de 1980 (inclusive) conforme conste no certificado de registro do veículo.

Sua preparação mecânica será livre conforme item 6.4.

6.3 - PESO

É permitido o alivio de peso, desde que esteja de acordo com os itens mencionados permitidos.

Habitáculo: É permitida a retirada de peças do seu interior, como banco do passageiro, banco traseiro, forração de teto, forração do assoalho, painel e etc...

O volante de direção e manopla de cambio poderão ser substituídos por modelos esportivos - exceto volante de madeira, ou outro material que não forneça segurança.

É permitida a substituição dos bancos originais por bancos de competição, sendo acompanhados também dos cintos de segurança de competição de no mínimo 4 (quatro) pontos.

É permitida a retirada do estepe, macaco, chave de rodas, triângulo de segurança, tapetes e sistema de som. Carroceria e Chassis: É proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi / monobloco do veículo.

Não é permitida a retirada dos faróis, lanternas e retrovisores, pois os mesmos devem estar em perfeito estado de funcionamento.

É proibida a substituição de partes da carroceria como portas, paralamas, capô e vidros, por outras de material mais leve (fibra de vidro, fibra de carbono, policarbonato, etc...), a fim de diminuir o peso do veículo. a) - Fica permitido o uso de outros materiais apenas em veículos que possuam esses itens originalmente. b) - Qualquer outro tipo de alteração será avaliada pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar sua participação.

(15)

6.4 - MOTOR e CAIXA DE CAMBIO:

O tipo de motor, preparação e acionamento da caixa de cambio é livre, bem como a ordem de montagem do conjunto motor, cambio e diferencial.

É proibido o uso de Óxido Nitroso.

O combustível é livre, independente do que esteja registrado no documento, exceto o uso de METANOL e NITROMETANO.

6.5 - DIREÇÃO E SUSPENSÃO:

Deverão ser verificadas as condições gerais do mecanismo de direção e da suspensão. Os rolamentos dianteiros e traseiros dos cubos das rodas devem estar bem apertados e rodar livremente. Nenhuma folga na suspensão e no mecanismo de direção poderá existir.

Os amortecedores são livres, contanto que seu número, tipo (telescópico, braço, etc.) e pontos de fixação originais sejam conservados.

Permitido o uso de suspensão regulável (rosca).

Não é permitida a utilização de suspensão a ar e molas cortadas e/ou esquentadas

6.6 - RODAS E PNEUS:

A condição geral do conjunto aro/pneu deve ser boa. Não deverá haver fissuras ou outros danos ao aro. Todos os parafusos ou porcas deverão estar presentes e prendendo firmemente o conjunto aro/pneu. Não deverá haver calotas, sobre-aros ou quaisquer outros acessórios nas rodas.

As rodas são livres quanto a seu material e diâmetro, desde que ofereçam segurança e estejam em bom estado de uso mantendo-se a fixação original, não sendo permitido o uso de rodas refuradas/adaptadas. Os pneus deverão obrigatoriamente possuir o selo DOT e/ou INMETRO, estar em bom estado de conservação e ter no mínimo 2mm de sulco na superfície de contato com o solo medido a partir do TWI (TWI 1,6mm+2mm= 3,6mm mínimo).Não deverá haver tiras de borracha expostas, bolhas, ou outros danos visíveis no pneu.

É permitido o uso de pneus do tipo “semi-slick” (Yokohama A048, Toyo R888, etc...)

Proibido o uso de pneus totalmente slicks (Pirelli Corsa, Yokohama A005, etc...), bem como pneus refrisados, recapados, remoldados ou similares.

6.7 - SEGURANÇA:

É obrigatório o uso de capacete aberto ou fechado desde que apresentem as normas padrões do INMETRO ou sejam homologados para competição.

É obrigatório o uso de sapatilhas de competição (ou tênis de amarrar), macacão e balaclava.

É obrigatório o uso de extintor de incêndio carregado, válido e fixado em seu suporte.

NOTA: é altamente recomendado que todo o vestuário seja de material anti-chamas (NOMEX)

6.8 – FREIOS:

Os freios devem estar em boas condições de funcionamento e deve ser capaz de parar o veículo em uma distância razoável, e de uma forma controlada e segura. A pressão do pedal deve ser adequada. O nível do fluido deve estar acima do limite mínimo especificado pelo fabricante. As mangueiras da linha de freio devem estar em bom estado e não devem apresentar rachaduras ou vazamentos.

O sistema de freios deverá estar adequado ao tipo de preparação mecânica empregada e será avaliado pelo Inspetor Técnico, podendo aprovar ou recusar a participação do veículo. É permitido o uso de dutos flexíveis para refrigeração do sistema de freios, desde que bem fixados à carroceria do veículo.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM: 20 DE NOVEMBRO DE 2013

Referências

Documentos relacionados

Vogal designado pela Presidente do Centro de Estágio de entre os membros do Conselho Regional de Lisboa: Dr.ª Carla Cristina Machado Rodrigues Dias, Advogada, que usa profissional-

Monitoramento Qualidade do Ar Monitoramento Meteorológico Modelo de Qualidade do Ar do Ar Estratégias/Instrumentos de Prevenção/Controle Implementação/ Fiscalização Resultado OK

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Ainda que deva ser considerada a totalidade da remuneração para fins de observância do valor do salário mínimo, segundo a Súmula Vinculante nº 16 do STF, não há como incluir

Os depoimentos acima transcritos evidenciam que não havia subordinação jurídica do reclamante para com a reclamada, uma vez que o reclamante era live para escolher

Assim, no decurso da campanha WADI ANA, promovida pelo projecto EMERGE, foi possível efectuar 250km de reflexão sísmica e de sonar de pesquisa lateral no interior do

Segundo informações obtidas do Sistema de In- formações de Nascidos Vivos (SINASC) a taxa de cesariana para os partos realizados nos três hospitais de São José do Rio Preto com

Para contextualizarmos o estudo desenvolvido com a experiência de vivenciar o uso das tecnologias digitais como alunos e como professores, faremos uma breve descrição do