• Nenhum resultado encontrado

Ref.: Solicitação de criação da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental pela Associação Brasileira de Psiquiatria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ref.: Solicitação de criação da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental pela Associação Brasileira de Psiquiatria"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prezado Dr. Antônio Geraldo da Silva

Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria

Ref.: Solicitação de criação da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental pela Associação Brasileira de Psiquiatria

Nos últimos anos tem havido um crescente interesse dos psiquiatras brasileiros por temas envolvendo espiritualidade e saúde mental. Além disso, pode-se também observar um crescimento importante da pesquisa nessa área, evidenciada pelo grande aumento de publicações correlacionando religiosidade/espiritualidade (R/E) e saúde mental.

Abaixo encontram-se alguns pontos importantes para justificar a proposta que se encontra ao final:

- Quase 90% da população brasileira considera religião muito importante em suas vidas e mais de 1/3 frequentam um serviço religioso pelo menos uma vez por semana (Moreira-Almeida et al., 2010).

- Há ampla evidência da associação entre religiosidade/espiritualidade (R/E) e saúde mental. Duas revisões sistemáticas recentes identificaram mais de 3.300 estudos originais investigando as correlações entre espiritualidade e saúde (Koenig et al., 2001, 2012). Sendo que nos últimos 10 anos o número de publicações no tema é o dobro quando comparado ao período de 1900-2000.

- Algumas universidades brasileiras já têm abordado esse tema em cursos de graduação médica (Lucchetti et al, 2012), assim como em cursos de pós-graduação stricto-sensu (ex.: UFJF e USP), além de um grande número de teses e dissertações já defendidas ou em andamento.

- Associações profissionais como o American College of Physicians, a American Medical Association, a American Nurses Association e o Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (Clark et al., 2003) recomendam a abordagem dos aspectos da R/E dos pacientes durante a prática clínica.

- World Psychiatric Association, American Psychiatric Association e Royal College of Psychiatrists têm departamentos/seções dedicadas ao estudo, pesquisa e ensino na área de R/E e psiquiatria. - A comunidade psiquiátrica brasileira tem demonstrado interesse em R/E pela presença de mesas-redondas sobre o tema nos últimos congressos da ABP, pela publicação de livros sobre o tema (Dalgalarrondo, 2008; Moreira-Almeida & Santos, 2012), pela alta citação de artigos sobre o tema na RBP (Rev Bras Psiq 28:242-50, 2006 e 26: 82-90, 2004) e Revista de Psiquiatria Clínica (37:12-5, 2010 e 34 (supl. 1):95-104, 2007), bem como pelo grande número de acessos ao Scielo

(2)

do suplemento especial em espiritualidade e saúde da Revista de Psiquiatria Clínica (vol.34 (Supl 1), 2007) (mais de 270 mil acessos).

- Embora habitualmente R/E esteja relacionada com melhores níveis de saúde mental, há usos e aspectos negativos da R/E que impactam negativamente na saúde mental (Pargament & Lomax, 2013).

- Embora pacientes, médicos e diretores de faculdades de medicina considerem importante que a R/E do paciente seja abordada na prática clínica, estudos nacionais e internacionais mostram que tal abordagem não é comum e os médicos sentem-se despreparados para fazê-lo, devido à grande deficiência de treinamento e conhecimento sobre o tema (Mariotti et al., 2011; Lucchetii et al., 2011, 2012a).

Com base no exposto acima, e após conversar com outros colegas associados da ABP, constatamos a necessidade de solicitar a criação dentro da estrutura da Associação Brasileira de Psiquiatria de uma Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental. Esta comissão teria como seus objetivos principais:

- Favorecer o intercâmbio de associados interessados na interface entre espiritualidade e saúde mental

- Divulgar os estudos metodologicamente cuidadosos sobre as relações entre espiritualidade e saúde mental

- Promover e apoiar pesquisas na área

- Estimular e promover atividades de treinamento e de educação continuada, incluindo a proposição de atividades nos congressos da ABP

Propomos os seguintes nomes para a coordenação da Comissão: Coordenador: Alexander Moreira-Almeida

Vice coordenador: Homero Vallada Secretário: Quirino Cordeiro

Ao final desta carta segue uma lista de membros da ABP que apoiam esta iniciativa, bem como do presidente do American Psychiatric Association's Caucus on Spirituality, Religion and Psychiatry.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

(3)

Alexander Moreira-Almeida

Professor de Psiquiatria e Coordenador do NUPES (Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde), Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Comitê Executivo da Seção em Religião e Espiritualidade da Associação Mundial de Psiquiatria.

Quirino Cordeiro

Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP)

Homero Vallada

Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Programa de Genética e Farmacogenética do IPq-FMUSP (PROGENE), responsável pelo Laboratório de Investigação Médica 23 (LIM23) do HC-FMUSP

Referências

American Psychiatric Association. Spirituality, Religion and Psychiatry Caucus. http://spiritualityreligionpsychiatrycaucus.com

Clark PA, Drain M, Malone MP. Addressing patients' emotional and spiritual needs. Joint Commission Journal on Quality and Patient Safety. 2003;29(12):659-70.

Dalgalarrondo, P. Religião, psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2008. Koenig H, King D, Carson VB. Handbook of religion and health: Oxford University Press; 2012.

Koenig HG, McCullough ME, Larson DB. Handbook of religion and health. 2001.

Lucchetti G, Lucchetti AGL, Badan-Neto AM, Peres PT, Peres MF, Moreira-Almeida A, et al. Religiousness affects mental health, pain and quality of life in older people in an outpatient rehabilitation setting. Journal of Rehabilitation Medicine. 2011;43(4):316-22.

Lucchetti G, Lucchetti AL, Espinha DC, de Oliveira LR, Leite JR, Koenig HG Spirituality and health in the curricula of medical schools in Brazil. BMC Med Educ. 2012; 18:12:78.

Lucchetti G, Lucchetti ALG, Puchalski CM. Spirituality in medical education: Global reality? Journal of religion and health. 2012a;51(1):3-19.Mariotti L, Lucchetti G, Dantas MF, Banin VB, Fumelli F, Padula N. Spirituality and medicine: views and opinions of teachers in a Brazilian medical school. Medical teacher. 2011;33(4):339-40.

(4)

Moreira-Almeida A, Pinsky I, Zaleski M, Laranjeira R. Envolvimento religioso e fatores sociodemográficos: resultados de um levantamento nacional no Brasil. Rev. psiquiatr. clín. 2010; 37:12-15.

Moreira-Almeida A, Santos FS, editores. Exploring Frontiers of the Mind-Brain Relationship. New York: Springer; 2012.

Pargament KI, Lomax JW. Understanding and addressing religion among people with mental illness. World Psychiatry. 2013;12(1):26-32.

Royal College of Psychiatrists. Spirituality and Psychiatry Special Interest Group. www.rcpsych.ac.uk/spirit

World Psychiatric Association. Section on Religion, Spirituality. www.religionandpsychiatry.com

Apoiadores:

Alexandre Rezende Pinto.

Chefe do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Anahy Fagundes Dias Fonseca

Coordenadora do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (NUPE) da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Espiritualidade do Instituto Junguiano do RS. Professora do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato

André Lúcio Pinto Coelho Stroppa

Professor Adjunto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF

Breno Satler de Oliveira Diniz

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG

Bruno Souza Cruz

Presidente da Associação Psiquiátrica de Juiz de Fora (APJF), Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Juiz de Fora

Carlos Alberto Iglesias Salgado

Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM, pesquisador associado do Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (ProDAH) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (UFRGS). Coordenador do Ambulatório de DQ e preceptor de residência em psiquiatria do Hospital Presidente Vargas. Coordenador do Departamento de DQ da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

Francisco Lotufo Neto

Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo

(5)

Médico colaborador do ProMulher (Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher), Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Médico Psiquiatra Clínico no Hospital Lacan de São Bernardo do Campo da Grande São Paulo.

Jair de Jesus Mari

Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Pesquisador I-A do CNPQ, Professor Honorário do King´s College, Instituto de Psiquiatria, Londres.

Joel Sales Giglio

Professor Associado da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (aposentado) José Roberto Barcos Martinez

Professor Adjunto de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Leonardo Ferreira Caixeta

Professor Associado de Neurologia da Faculdade de Medicina da UFG – Universidade Federal de Goiás. Professor-orientador do Programa de Pos-Graduação em Ciências da Saúde da FM-UFG.

Luís Fernando Farah de Tófoli

Professor-Doutor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da

Marcelo Pio de A. Fleck

Professor Associado do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS

Márcia Gonçalves

Professora coordenadora da Disciplina de Psiquiatria da UNITAU - Universidade de Taubaté

Márcia Helena Fávero de Souza Tostes

Professora Adjunta de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF

Neusa Sica da Rocha

Professora Adjunta do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS.

Rodrigo Nicolato

Professor Adjunto e Sub-Chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Sub-Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG

Ronaldo Laranjeira

Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas (INCT-CNPq)

Sergio Paulo Rigonatti

Diretor do serviço de eletroconvulsoterapia do IPQ-HCFMUSP, Professor de Pós Graduação em Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Professor de Criminologia da Academia de Policia de São Paulo (ACADEPOL).

Tânia Valente

Prof. Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva, UNIrio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde (LIEPAS - UNIRIO)

(6)

Uriel Heckert

Professor Adjunto de Psiquiatria da UFJF (aposentado), membro pleno do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos.

Wagner F. Gattaz

Professor Titular de Psiquiatria da FMUSP. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

(7)

Dr. Antônio Geraldo da Silva Brazilian Psychiatric Association

Dear Dr. Silva:

As the president of the American Psychiatric Association's Caucus on Spirituality, Religion and Psychiatry, I strongly support the formation of a Section on Spirituality in the Brazilian

Psychiatric Association. Such a forum would be strategic for expanding research, education and clinical practice involving religion and spirituality among Brazilian researchers and clinicians in the mental health field. Already we have found it very helpful to collaborate with Dr. Alexander Moreira-Almeida on cross cultural symposia in this area at our Annual Meeting, and would look forward to expanding those opportunities, which also exist with interested clinicians and researchers in the World Psychiatric Association and the Royal College of Psychiatrists in the United Kingdom.

Sincerely,

John R. Peteet, M.D.

Associate Professor of Psychiatry Harvard Medical School

Referências

Documentos relacionados

criatividade”... A instituição possui além das salas de aula, refeitório pequeno com área externa coberta, biblioteca que funciona juntamente com a sala de recursos,

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação