• Nenhum resultado encontrado

FILOSOFIA. A frase de Gusdorf, o homem não é o que é, mas é o que não é, refere-se a uma compreensão antropológica associada à tradição do

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FILOSOFIA. A frase de Gusdorf, o homem não é o que é, mas é o que não é, refere-se a uma compreensão antropológica associada à tradição do"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1 1ª QUESTÃO

Para Aristóteles, são campos de investigação filosófica: A) Estética; Fenomenologia; Empirismo.

B) Metafísica; Filosofia da Linguagem; Pós-Modernismo. C) Ontologia; Ética; Epistemologia.

D) Ontologia; Idealismo; Criticismo. E) Epistemologia; Estética; Empirismo.

2ª QUESTÃO

A frase de Gusdorf, “o homem não é o que é, mas é o que não é”, refere-se a uma compreensão antropológica associada à tradição do

A) materialismo. B) existencialismo. C) positivismo. D) empirismo. E) racionalismo. 3ª QUESTÃO

A fenomenologia estuda aquilo que se A) manifesta para nossa consciência. B) manifesta como númeno.

C) manifesta por meio das emoções. D) revela como verdade do mundo. E) revela como falso nas proposições.

4ª QUESTÃO

O livro Discurso da Servidão Voluntária foi escrito por A) Hobbes.

B) Montaigne. C) Marx. D) Maquiavel. E) La Boétie.

(2)

2 5ª QUESTÃO

Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior mestre-de-obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro (Karl Marx).

Tendo como referência o texto acima sobre a diferença entre o trabalho humano e o animal, analise as asserções a seguir.

O trabalho humano projeta criativamente um futuro porque

o homem se caracteriza por uma racionalidade transcendente à natureza. Considerando o fragmento textual e as asserções acima, é CORRETO afirmar:

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da

primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. E) As duas asserções são proposições falsas.

6ª QUESTÃO

Horkheimer denuncia os malefícios da “sociedade administrada”, que se caracteriza A) por atos de solidariedade.

B) pela ordenação tecnocrática. C) pela promoção da paz. D) pela atividade crítica.

E) pela redução do homem à celebridade.

7ª QUESTÃO

Bachelard atribui à imaginação o papel de

A) encorajar o pensamento a dizer não a teorias existentes e propor novas. B) promover preconceitos no encadeamento racional da filosofia.

C) encorajar as artes no seu processo criativo, que não é o mesmo da filosofia. D) negar o real, mantendo-o como um pano de fundo para o qual se volta. E) criar ideias imperfeitas, que devem ser descartadas no processo filosófico.

(3)

3

O “fetichismo da mercadoria”, conforme a elaboração de Marx, significa que A) a mercadoria é um ser inanimado e sem vida.

B) a mercadoria vale o uso que fazemos dela.

C) a mercadoria assume formas concretas, como o dinheiro. D) a mercadoria se converte em realidades soberanas. E) a mercadoria é coisificada.

9ª QUESTÃO

Para Leibniz, a distinção entre verdades de fato e verdades de razão é:

A) Verdades de fato são aquelas que se mostram imediatamente como tais. Verdades de razão são as que fogem da evidência clara e distinta.

B) Verdades de razão enunciam a contingência do real. Verdades de fato enunciam a necessidade do mundo tal como é.

C) Verdades de fato são idealistas, ou seja, enunciam o ideal do mundo. Verdades de razão são empiristas, ou seja, enunciam o real do mundo.

D) Verdades de fato são as verdades comprovadas pela razão. Verdades de razão são as verdades comprovadas pelos fatos.

E) Verdades de razão enunciam que uma coisa é, necessária e universalmente. Verdades de fato são as que dependem da experiência.

10ª QUESTÃO

Sobre o critério de verdade, é CORRETO afirmar:

A) Para Descartes, o critério da verdade é a evidência de toda ideia obscura e confusa.

B) Para Nietzsche, o critério da verdade é tudo o que contribui para fomentar a vida da espécie.

C) Para o pragmatismo (William James, Dewey, Peirce), o critério de verdade de uma proposição se estabelece a partir das causas teóricas.

D) Para os lógicos, o critério da verdade está na beleza interna do argumento.

E) Para Habermas, o critério da verdade é o dissenso encontrado no conjunto dos indivíduos.

11ª QUESTÃO

Inatismo, para Platão, é:

A) exercer a razão para que ela busque o conhecimento no discurso dos sábios. B) recordar os sentimentos que já existem em nós, desprezando a razão. C) exercer as paixões novas, regulando-as por meio da razão.

D) recordar a verdade que já existe em nós; despertar a razão. E) recordar a verdade que nos foi ensinada na infância e descartá-la.

(4)

4 12ª QUESTÃO

Aquele que recusar obedecer à vontade geral a tanto será constrangido por todo um corpo, o que não significa senão que o forçarão a ser livre, pois é essa a condição que, entregando cada cidadão à pátria, o garante contra qualquer dependência pessoal.

(Do Contrato Social, p. 42, Col. Os Pensadores).

Sobre o conceito de “vontade geral” em Rousseau, analise as afirmações abaixo.

I. O soberano, sendo o povo incorporado, dita a vontade geral, cuja expressão é a lei.

II. Cada homem particular tem um corpo particular com interesses particulares, compondo a vontade geral. III. Não se pode confundir a vontade de todos com a vontade geral, pois a somatória dos interesses privados

pode ter outra natureza que o interesse comum. É CORRETO o que se afirma em

A) I, apenas. B) I e III, apenas. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III. 13ª QUESTÃO

No âmbito da Filosofia, intuição é entendida como:

A) compreensão particular e demorada de uma verdade, um objeto, um fato. B) dedução de uma verdade a partir de outra verdade já conhecida.

C) compreensão global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato. D) indução de uma verdade a partir de outra verdade já conhecida.

E) compreensão global de uma teoria demonstrada a partir de opiniões.

14ª QUESTÃO

Sobre a lógica formal, é CORRETO afirmar:

A) Existe no âmbito restrito das correlações imediatas que partem da imaginação. B) Explica o mundo dialeticamente.

C) Examina a concatenação entre os diversos enunciados de um raciocínio. D) Desmonta o raciocínio negando sua estrutura.

(5)

5 Na Grécia Antiga, quem narrava os mitos era

A) o poeta, escolhido dos deuses, e o Mito era entendido como revelação divina.

B) o músico, escolhido dos ditadores, e a Música era entendida como revelação despótica. C) o poeta, escolhido do povo, e a Tragédia era entendida como revelação do poder popular. D) o déspota esclarecido, escolhido pelos deuses, e o Poder era entendido como revelação divina. E) a mulher, escolhida como cidadã, e a Magia era entendida como revelação do poder feminino.

16ª QUESTÃO

Os princípios racionais da lógica formal são:

A) princípio da contradição; princípio do primeiro-excluído; princípio da razão suficiente. B) princípio da identidade; princípio da causalidade; princípio do dogmatismo.

C) princípio da identidade; princípio da não-contradição; princípio do terceiro-excluído. D) princípio da contradição; princípio do dogmatismo; princípio do terceiro-excluído. E) princípio do empirismo; princípio do idealismo; princípio do realismo.

17ª QUESTÃO

O período socrático também pode ser chamado de período antropológico por conta da saída A) do pensamento mitológico para um discurso sobre a cosmogonia.

B) do discurso sobre a pólis para um discurso sobre os deuses. C) da estética para um discurso sobre a teologia.

D) da cosmogonia e da teogonia para um discurso sobre a pólis. E) do empirismo para um discurso científico.

18ª QUESTÃO

A famosa frase de Heráclito, "Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio", significa: A) O real escapa do conhecimento.

B) O real se fragmenta continuamente. C) O real se apreende em sua essência.

D) O real não muda quanto à sua estrutura universal. E) O real é múltiplo porque há oposições internas.

(6)

6 19ª QUESTÃO

A distinção entre razão objetiva e razão subjetiva é:

A) Razão objetiva é afirmação de que há capacidade intelectual e moral dos seres humanos, enquanto razão subjetiva é afirmação da realidade como racional em si mesma.

B) Razão objetiva é afirmação das opiniões oriundas dos sentimentos pessoais, enquanto razão subjetiva é afirmação do reconhecimento da relatividade das opiniões.

C) Razão objetiva é afirmação da realidade como racional em si mesma, enquanto razão subjetiva é a afirmação de que a realidade está submetida a argumentações lógicas.

D) Razão objetiva é afirmação de que objeto do conhecimento é determinado pelo sujeito, enquanto razão subjetiva é afirmação de que sujeito do conhecimento é determinado pelo objeto.

E) Razão objetiva é afirmação de que objeto do conhecimento é racional, enquanto razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento é racional.

20ª QUESTÃO

Analise as alternativas abaixo quanto à consideração dos sofistas como “professores de sabedoria”. I. Os sofistas contribuíram para o cientificismo.

II. Os sofistas fundamentaram a sofocracia. III. Os sofistas satisfizeram demanda prática.

IV. Os sofistas iniciam os jovens na arte da retórica. É CORRETO o que se afirma em

A) I e III, apenas. B) II e IV, apenas. C) II e III, apenas. D) II e IV, apenas. E) III e IV, apenas.

21ª QUESTÃO

No final do século XIX e começo do XX, o otimismo racionalista foi desconstruído por: A) Hume, com noção de empirismo, e Locke, com noção de inatismo.

B) Husserl, com noção de intencionalidade, e La Boétie, com noção de príncipe. C) Marx, com noção de ideologia, e Husserl, com noção de inconsciente. D) Marx, com noção de ideologia, e Freud, com noção de inconsciente. E) Freud, com noção de inconsciente, e Hume, com noção de empirismo.

(7)

7 O empirismo de Hume se caracteriza:

A) pela validade universal do princípio de causalidade. B) pelo hábito que separa os dados da experiência. C) pela observação exclusiva dos fenômenos.

D) pela imaginação de que o fato atual se contrapõe a fatos semelhantes. E) pela crença que mostra a validade conceitual da fé.

23ª QUESTÃO

Os principais períodos da história da Filosofia são, aproximadmente,

A) Filosofia Antiga – séc. I d.C a VII d.C; Filosofia Cristã – séc. VIII ao XII; Filosofia Ocidental – séc. XIII ao XVII; Filosofia Moderna – séc. XVIII ao XX.

B) Filosofia Antiga – séc. XI a.C. a O; Filosofia Medieval – séc. I d.C a XVI; Filosofia Moderna – séc. XVII a XIX; Filosofia Pós-Moderna – séc. XX.

C) Filosofia Primeira – séc. X a.C a VI a.C.; Filosofia Antiga – séc. VI a.C. a II d.C.; Filosofia Religiosa – séc. III a séc. X; Filosofia Europeia – séc. XI a XIX; Filosofia Contemporânea – séc. XX.

D) Filosofia Antiga – séc. VI a.C a III d.C; Filosofia Medieval – séc. IV ao XVI; Filosofia Moderna – séc. XVII a XIX; Filosofia Contemporânea – séc. XX.

E) Filosofia Primeira – séc. VI a.C. a VII d.C.; Filosofia Medieval – séc. VIII ao X; Filosofia Moderna – séc. XI ao XVIII; Filosofia Contemporânea – séc. XIX e XX.

24ª QUESTÃO

Para Marilena Chauí, o termo “reflexão” significa o movimento pelo qual A) o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando-se.

B) a atitude filosófica se distancia totalmente do real. C) o filósofo se paralisa diante das questões práticas. D) o pensamento interroga as paixões e as elimina. E) o pensamento volta-se para si mesmo, aceitando-se.

25ª QUESTÃO

Sobre a Filosofia, é CORRETO afirmar:

A) Surge como Teoria do Conhecimento, que é conhecimento irracional do caos do Universo. B) Surge como Cosmologia, que é conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.

C) Surge como Estética, que é o conhecimento das sensações causadas pelos desenhos nas cavernas. D) Surge como Fenomenologia, que é assumir o desconhecimento daquilo que não aparece.

(8)

8 SOCIOLOGIA 26ª QUESTÃO

Entre os acontecimentos históricos que influenciaram o surgimento da Sociologia como ciência, é CORRETO destacar:

A) Revolução Gloriosa e Revolução Russa.

B) Revolução Americana e Revolução da Informática. C) Revolução Industrial e Revolução Francesa. D) Revolução Russa e Revolução Americana. E) Revolução da Informática e Revolução Gloriosa.

27ª QUESTÃO

Em sua origem, a Sociologia foi influenciada por algumas formas de pensamento. O Organicismo foi uma delas, e seu mais destacado representante foi

A) Nicolau Maquiavel. B) Thomas Hobbes. C) Adam Smith. D) Herbert Spencer. E) Francis Bacon. 28ª QUESTÃO

A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico que definiu precisamente objeto, conceitos e metodologia de investigação foi

A) Luteranismo. B) Liberalismo. C) Positivismo. D) Historicismo. E) Iluminismo. 29ª QUESTÃO

Em relação ao método sociológico proposto por Durkheim, é INCORRETO afirmar: A) Os fatos sociais devem ser tratados como coisas.

B) Exige-se neutralidade do pesquisador.

C) Os fenômenos devem ser medidos de forma objetiva. D) O cientista deve dar um tratamento empírico aos fatos.

(9)

9 A educação para Durkheim é um exemplo

A) da interioridade do fato social.

B) da prevalência do indivíduo sobre a sociedade. C) do caráter exterior do fato social.

D) de que os indivíduos já nascem sabendo as regras sociais.

E) da impossibilidade de se construir um objeto de estudo sociológico.

31ª QUESTÃO

Em relação à solidariedade mecânica e orgânica, respectivamente, é CORRETO afirmar:

A) Exerce influência alguma nas sociedades mais simples / impera nas sociedades complexas. B) É uma boa ação espontânea / é uma boa ação induzida.

C) Apresenta baixa divisão do trabalho / apresenta alta divisão do trabalho.

D) É quando se faz o bem obrigado / é quando se faz o bem pela própria consciência. E) A consciência coletiva não existe / a consciência coletiva predomina.

32ª QUESTÃO

Em relação ao conceito weberiano de tipo ideal, é INCORRETO afirmar que se constitui como A) um reflexo da realidade.

B) um guia para o pesquisador. C) um instrumento comparativo. D) um instrumento metodológico. E) uma construção abstrata.

33ª QUESTÃO

Podemos dizer que Weber se distancia de Durkheim. Weber assume como ponto de partida de sua Sociologia: A) as instituições.

B) a ação social. C) os grupos.

D) as entidades coletivas. E) os costumes.

(10)

10 34ª QUESTÃO

A tese central em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é A) o capitalismo faz surgir o protestantismo.

B) a doutrina protestante se conecta ao desenvolvimento capitalista. C) inexiste qualquer relação entre ambos.

D) a ética protestante despreza o trabalho.

E) o catolicismo promove o desenvolvimento capitalista.

35ª QUESTÃO

Em relação aos quatro tipos puros de ação social, é CORRETO afirmar: A) Existem na prática empírica em seu estado puro.

B) São todos racionais. C) São todos irracionais.

D) Há sempre adequação entre meios e fins. E) São racionais e irracionais.

36ª QUESTÃO

O estudo do modo de produção é, para Marx, fundamental para se compreender como se organiza e funciona uma sociedade. O conceito envolve

A) as forças produtivas e as relações salariais.

B) as relações sociais de produção e as relações salariais. C) as relações salariais e a força de trabalho.

D) a força de trabalho e as relações sociais de produção. E) as forças produtivas e as relações sociais de produção.

37ª QUESTÃO

Para o materialismo histórico, a história humana é a relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Um elemento essencial nesses dois tipos de relações é, segundo Marx,

A) a moral. B) a religião.

C) o trabalho humano. D) a força.

(11)

11

Com base no enunciado da lei da história proposta por Marx, é CORRETO afirmar que o que move a história é a luta entre as A) tribos rivais. B) escolas filosóficas. C) nações. D) classes. E) religiões. 39ª QUESTÃO

De acordo com Nelson Tomazzi, projeto, ideologia e organização são os elementos constitutivos de A) instituições familiares. B) associações de moradores. C) estrutura social. D) movimentos sociais. E) agremiação esportiva. 40ª QUESTÃO

O Estado do Bem-Estar Social se desenvolve na Europa a partir da A) Segunda Guerra Mundial.

B) Revolução Industrial. C) década de 1980. D) Reforma Protestante. E) Primeira Guerra Mundial.

41ª QUESTÃO

O trabalho livre passou a ser característico da A) Alta Idade Média.

B) Modernidade.

C) Antiguidade oriental. D) Antiguidade ocidental. E) Baixa Idade Média.

(12)

12 42ª QUESTÃO

Dois autores destacaram o papel da propriedade privada no desenvolvimento das desigualdades sociais. São eles:

A) Durkheim e Comte.

B) Adam Smith e Saint-Simon. C) Locke e Hobbes.

D) Rousseau e Durkheim. E) Rousseau e Marx.

43ª QUESTÃO

A gênese da Pós-Modernidade apresenta como um dos principais fatores

A) a emergência dos regimes comunistas como forma de equalização das condições sociais. B) o desenvolvimento do fordismo como processo de produção.

C) a emergência da informática na economia, na produção e na comunicação. D) a ida do homem à lua.

E) a formação dos estados nacionais.

44ª QUESTÃO

A primeira constituição republicana do Brasil data de A) 1824. B) 1988. C) 1968. D) 1891. E) 1937. 45ª QUESTÃO

A respeito dos partidos políticos, é CORRETO afirmar: A) São instrumentos de luta e ampliação de direitos. B) Surgiram com a sociedade moderna no século XX. C) Despreocupam-se com a conquista do poder.

D) Inexiste adoção de práticas de recrutamento de novos militantes.

(13)

13 46ª QUESTÃO

O entendimento de que as classes mais pobres são passivas e subservientes à racionalidade econômica e política da indústria cultural é desenvolvida pela

A) Escola de Frankfurt. B) Escola de Chicago.

C) Escola Prática de Altos Estudos. D) Escola de Palo Alto.

E) Escola Positivista.

47ª QUESTÃO

A divisão e o parcelamento das tarefas, a introdução da linha de montagem e a racionalização das horas trabalhadas são características do método de produção capitalista denominado:

A) método flexível de produção. B) método taylorista de produção. C) método das partidas dobradas. D) método indiciário de produção. E) método quantitativo de produção.

48ª QUESTÃO

Em seus estudos sobre educação, Durkheim afirmou: A) A educação deve despertar o carisma.

B) A educação deve combinar o trabalho produtivo, o ensino e a ginástica. C) A educação é fator de estratificação social.

D) A educação deve ser pública e igual para todos. E) A educação é socialização.

(14)

14 49ª QUESTÃO

Em relação ao discurso ideológico, conforme Marilena Chauí, é INCORRETO afirmar: A) Anula a diferença entre o pensar, o dizer e o ser.

B) Unifica pensamento, linguagem e realidade.

C) Permite a percepção correta e verdadeira das relações sociais.

D) Promove a identificação dos sujeitos sociais com uma imagem universalizada. E) Difunde as concepções da classe dominante.

50ª QUESTÃO

Os estudos sociológicos que visam a abarcar a sociedade como um todo e a construir modelos abrangentes e gerais referem-se às

A) metodologias microssociológicas. B) metodologias de médio-alcance. C) metodologias de ajustamento social. D) metodologias macrossociológicas. E) metodologias interacionistas.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso