DIETA CETOGÊNICA. A dieta cetogênica consiste em algo muito mais simples do que esse nome complicado.

Texto

(1)

DIETA CETOGÊNICA

A dieta cetogênica consiste em algo muito mais simples do que esse nome complicado.

Esta dieta tem proporcionado extremo sucesso, diferentemente do nome, que você deve estar tentando acertar até agora, E para você que não conhece, nunca ouviu falar, ou apenas quer se aprofundar no assunto, traremos abaixo tudo que você precisa saber sobre este novo modo de se alimentar.

 DESMISTIFICANDO O NOME

Cetogênica vem de cetose, que é um uma parte do metabolismo do nosso corpo, e isso ocorre quando há ausência de glicose no organismo. E isso acontece quando oo fígado trabalha de maneira a transformar as gorduras ingeridas em ácidos graxos e corpos cetônicos, corpos cetônicos que depois se transformam em energia para as atividades do dia a dia.

 ENTRANDO EM CETOSE

Em uma abordagem tradicional da dieta cetogênica, podemos utilizar as seguintes proporções:

o Ingestão de carboidratos que não ultrapasse 5 a 10% do total de calorias diárias.

o Ingestão de proteínas entre 20 e 30% do total ingerido no dia.

o E a fonte principal seria a gordura fornecendo de 65 a 75% no dia. (podendo aumentar!)

 COMO INICIAR A CAMINHADA CETOGÊNICA

Para iniciar, a orientação principal é que você abandone alimentos que possuem grandes concentrações de carboidratos e substituí-los por alimentos ricos em gorduras e proteínas.

(2)

Não há restrição de quantidade na dieta cetogênica, o que se recomenda, é que a pessoa coma até ficar satisfeita, eu disse satisfeita! E não empanzinada.

 COMO CONTROLAR SUA EVOLUÇÃO

Acho que aqui cabe uma observação e orientação: inicialmente nessa dieta você vai perder uma quantidade visível de peso na balança, pois ela, pelo fator de eliminar carboidratos acaba retendo muito pouco líquido e eliminando o que já estava retido, porém se você for se orientar apenas pela balança, poderá acabar se decepcionando, por que depois de um tempo você para de perder liquido e começa a reduzir drasticamente as medidas, que na verdade é o que importa pra mulher que quer entrar naquele shortinho 36 e para o cara que quer desfilar como abdome travado na praia no final de semana.

Então o conselho é: use balança sim! Mas também acompanhe as medidas, e tire fotos, sei que a vergonha é imensa no caso de fotos, mas pra incentivar vou deixar meu antes e depois aqui.

 POR QUANTO TEMPO DEVO ME MANTER NESSA DIETA?

Essa pergunta já é um erro por si só. Você não deve iniciar essa dieta pensando em quando terminar, pois nessa dieta há toda uma ciência por trás e sem contar o fato que, um dos mandamentos principais nela é que: NÃO DEVE SENTIR FOME, que dieta atual nos orienta dessa forma??? Você não precisa comer a cada 3 horas, até porque em determinado momento as gorduras e proteínas consumidas em alta escala trarão uma enorme satisfação e você não sentirá necessidade, e quem sabe mais pra frente poderá até intercalar um jejum intermitente com a dieta (assunto para um próximo artigo).

Então a a orientação final quanto a tempo de dieta a ser seguido, é que você não pode ser aquela pessoa que segue a dieta por uma semana e para pois o tempo que você levou para ficar como está não foi uma semana.

(3)

 CARDÁPIO CETOGÊNICO o ALIMENTOS PERMITIDOS Açúcares e adoçantes Eritritol Stevia Sucralose Xilitol Leite e Derivados Manteiga Creme de leite Chantilly (sem açúcar)

Queijos e variações Azul Catupiry Cheddar Coalho Cottage Cream Cheese Feta Gorgonzola Gouda Muçarela Parmesão Prato Provolone Requeijão Ricota Rochefort Suíço Ovos Avestruz Codorna Galinha PatoCozido Frito Mexido Omelete Poché Carnes Bovina (todas) Suína (todas) de Aves (todas) de Peixes (todas)

(4)

Farinhas e Pós

Amêndoas Castanhas

Cacau em pó (sem açúcar) Coco Linhaça Frutas Abacate Azeitona Coco Limão Tomate Frutos do mar Camarão Caranguejo Lagosta Lula Ostra Polvo Marisco Mexilhões Oleaginosas Chia Linhaça Óleos e gorduras Azeite de oliva Banha animal Manteiga Maionese caseira Óleo de coco Óleo de peixe Coco e derivados Creme de coco Farinha de coco Leite de coco Manteiga de coco Óleo de coco Polpa (castanha) Verduras e saladas (folhas e legumes) Abobrinha Acelga Aipo Alface Alho Berinjela Brócolis

(5)

Cebola Couve Couve-flor Chuchu Escarola Espinafre Pepino Quiabo Repolho Rúcula Temperos e molhos

Açafrão da terra (cúrcuma) Alecrim Canela Cebolinha Coentro Colorau Manjericão Pimenta do reino Orégano Sal

Outras manteigas e cremes Sour cream (creme azedo) Manteiga de amêndoas

Dúvidas sempre surgirão, porém siga firme com o plano que obterá sucessos estrondosos.

Imagem

Referências

temas relacionados :