• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA D

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA D"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Material Impresso

EDUCAÇÃO NÃO PARA

Estudante:

_

Unidade Escolar:

ANO LETIVO – 2020

2º semestre

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

(2)

Alunos do Programa Correção de Fluxo Escolar

É importante não esquecer que vocês estão tendo a oportunidade de participar de um Programa pioneiro na cidade de Macaé. Um Programa

que tem rendido bons frutos e dado alegria a Alunos, Professores e Direção das escolas onde é desenvolvido. Programa a que vocês têm direito como cidadãos macaenses.

É importante então lembrar que o compromisso com a participação é a base do Programa. Sim, este ano, fomos interrompidos contra a nossa vontade, mas nosso compromisso como cidadãos nos impõe que cooperemos com o distanciamento social para que possamos salvar e conservar vidas. E não podemos nos afastar dos objetivos a que nos propusemos. Vamos participar das atividades propostas com interesse e fazendo o nosso melhor. Em breve, voltaremos com força total!

EQUIPE DE PROFESSORES DO C. M. PROFESSORA MARIA ISABEL DAMASCENO SIMÃO

Apostila elaborada por:

Andrea Roberto – Linguagem I Iolanda Derussi – Linguagem I Marcos Monteiro – Linguagem II Yolanda Pereira – Linguagem III

Luis Fernando de Freitas – Educação Física Orientada por: Professora Tânia Maria Pacheco

(3)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PROGRAMA CORREÇÃO DE FLUXO

ESCOLAR 8º E 9º ANOS – NÍVEL IV LINGUAGEM I

Unidade Escolar:_____________________________________________________________________ Nome do(a) aluno(a):_________________________________________________________________ Turma: _________________________________ Data: ________________________

Texto I

VOCÊ SABE O QUE É FAKE NEWS?

Notícias falsas invadem a internet, confundem e provocam danos

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação se popularizou. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.

Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.

Como funcionam as fake news?

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.

EDUCAÇÃO NÃO

PARA!

(4)

Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.

Os hackers das notícias falsas geralmente atuam em uma zona da internet chamada deep

web.

Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.

Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às

fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de

mentiras com pessoas reais.

Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.

Exemplos e consequências de fake News

Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples a mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.

Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.

Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.

Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.

Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos. Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.

Como combater as fake news?

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.

Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.

(5)

A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.

No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.

(https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm)

1) O texto apresenta informações importantes sobre um fato atual e muito perigoso, “mentiras divulgadas como verdades...”

a) De acordo com o texto, o que são fake news?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Quando as fake news começaram a ser usadas com mais frequência?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) Qual a intenção de uma pessoa em divulgar uma informação falsa?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2) “Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples a mais descabida, induz as pessoas ao erro”. De que modo as fake news podem trazer consequências desastrosas para a vida do emocional de uma pessoa?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3) Os hackers das notícias falsas atuam em uma zona da internet chamada deep web. Segundo o texto, é fácil identificar os responsáveis pelas fake news? Comente.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

 Fato:

Quando a informação checada é totalmente verídica e comprovada por meio de dados, datas, pessoas envolvidas e especialistas.

 Fake:

Quando a informação não se baseia em fatos comprovados por meio de dados, datas, locais, pessoas comprovadas, fontes oficiais e especialistas.

(6)

4) Leia as manchetes abaixo e pesquise na internet se essas notícias são verdadeiras ou falsas, isto é, se são FATO ou FAKE:

a) “França: homem de 88 anos é hipnotizado e operado do coração sem anestesia” (https://www.msn.com - 25/09/2018)

______________________________________________________________________________ b) Pabllo Vittar apresentará um programa infantil na Globo.” (https://g1.globo.com -14 de mar de 2018)

______________________________________________________________________________ c) “As consequências dos incêndios que afetam os biomas brasileiros podem ser notadas em diversas cidades do país. As queimadas intensas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado atingem, além das regiões mais próximas, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.” (https://g1.globo.com -21 de setembro de 2020)

______________________________________________________________________________ d) “Roubos de smartphones baratos não é crime” (https://www.gazetaonline.com.br - Julho de 2017)

______________________________________________________________________________ e) “Criança de 7 anos risca carro e deixa bilhete de desculpas ao proprietário. (www.opovo.com.br- 21/09/20)

______________________________________________________________________________

GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA

A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.

Trata-se, portanto, de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

 Texto de cunho informativo

 Textos descritivos e/ou narrativos  Textos relativamente curtos

 Veiculado nos meios de comunicação  Linguagem formal, clara e objetiva  Textos com títulos (principal e auxiliar)  Textos em terceira pessoa (impessoais)  Discurso indireto

(7)

Estrutura e Exemplo de Notícia

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em: •Título Principal e Título Auxiliar

A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo. •Lide

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia

deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia.

•Corpo da Notícia

Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas.

Texto II

O desafio das 'fake news' nas eleições de 2018

19 JAN 2018 Enxurrada de notícias falsas nas redes levam autoridades brasileiras a discutir leis para combater o problema. Especialistas, no entanto, alertam para riscos à liberdade de expressão. O filho do ex-presidente Lula é o dono do frigorifico JBS. A ex-presidente Dilma Rousseff tentou o suicídio ao se ver encurralada pelo impeachment. O delator Alberto Yousseff foi encontrado morto na véspera das eleições de 2014. O juiz Sérgio Moro é filiado ao PSDB. Os tucanos querem acabar com o Bolsa Família.

Essas são algumas notícias falsas, ou fake news, que poluíram as redes sociais e aplicativos de comunicação como o WhatsApp no Brasil nos últimos anos. Elas muitas vezes partem de sites ou perfis que imitam o estilo jornalístico de alguns veículos da imprensa e têm como alvo personagens reais. Seu objetivo é confundir o público ou aumentar a rejeição a uma ideia ou pessoa ou, em alguns casos, aumentar a popularidade de alguém.

Como a publicidade incentiva "fake news"

Na era digital, com uso de robôs ou bots, a disseminação desses boatos ganhou ainda mais velocidade. Em alguns casos, os criadores parecem ter objetivos políticos, mas, em muitos outros, a motivação parece ser o lucro gerado pelos cliques que essas notícias sensacionalistas despertam entre os usuários.

(8)

Agora, em um ano de eleições gerais, a influência desse tipo de mentira na internet tem provocado preocupação na Justiça Eleitoral e na Polícia Federal. Não restrito ao Brasil, o fenômeno da disseminação das fake news nas redes sociais ganhou relevância em pleitos nos EUA e em países da Europa nos últimos dois anos. De acordo com pesquisa da agência We Are

Social, 87,7% dos brasileiros são usuários ativos de redes sociais no Brasil e podem ser expostos

às notícias falsas.

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/o-desafio-das-fake-news-nas-eleicoes-de2018,fa5a5460eea5edd7aebcbb8e84274ef1vbp5ghfi.html (Fragmento)

5 - Após a leitura do texto II, responda:

a) Pela estrutura e pela linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?

______________________________________________________________________________ b) Qual é a finalidade deste tipo de gênero textual?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) Com suas palavras explique o assunto tratado no texto.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ d) Onde aconteceu o fato tratado no texto?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ e) Quando ocorreu o problema apresentado pelo texto?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(9)

Texto III:

A Federação Internacional das Associações e Instituições de bibliotecária (IFLA) publicou um diagrama com dicas para ajudar as pessoas a identificarem notícias falsas.

Há algumas instituições como "Aos Fatos" e International Fact-Checking Network (IFCN) que se propõem a checar notícias e julgá-las como falsas ou verdadeiras. A IFCN faz uso de uma rede colaborativa e faz um treinamento de seus colaboradores para que possam validar as histórias. O Facebook se comprometeu a ajudar seus usuários a identificar as notícias falsas, e adicionou em cerca de 14 países uma seção com dicas sobre como reconhecer notícias falsas.

Os leitores também estão se tornando mais céticos e atentos: uma pesquisa mostrou que mais de 3 em cada 4 leitores de notícias verificaram fatos em uma notícia, de independente, enquanto 70% reconsideraram compartilhar uma matéria por receio de que ela pudesse ser uma notícia falsa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia_falsa

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo (aquele que você expõe uma opinião sobre determinado assunto), que aborde o seguinte tema: “Os perigos da propagação de fake news na sociedade brasileira”. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(10)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Você já ouviu falar em estrangeirismo? E neologismo?

Observe as explicações, para responder os exercícios que seguem.

• Estrangeirismo:

Estrangeirismo é o uso de palavras, expressões ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes. É o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa.

• Neologismo:

Utilização de novas palavras compostas a partir de outras que já existem (num mesmo idioma ou não). Ação de atribuir novos significados (ou sentidos) a palavras que já existem na língua.

(11)

6) Agora, escreva, se foram usados estrangeirismos ou neologismo nas alternativas abaixo: a) b) __________________________ __________________________ c) d) __________________________ __________________________ Texto IV

7) No caso da charge, a crítica feita à

internet é:

a) a criação de uma dependência tecnológica excessiva.

b) a falta de exercícios físicos nas crianças. c) o risco de contatos perigosos.

d) o abandono dos estudos regulares.

e) a falta de contato entre membros da família.

8) A preocupação dos pais com o comportamento do filho, tem relevância? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(12)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Texto V

Cordel: Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

Cordel é um gênero literário que usa palavras rimadas e muita imaginação. Tradicionalmente, o formato de um cordel é um folheto e nele contém versinhos parecidos com poesias. Esses versos contam histórias que podem ser inventadas ou não, pode ser a história de alguém conhecido, ainda uma fantasia, drama, aventura, o que o autor quiser criar.

O nome cordel é original de Portugal e foi escolhido porque, depois de prontos, esses livrinhos eram pendurados em barbantes para serem vendidos.

Esse tipo de literatura veio da Europa e, no Brasil, ficou conhecido entre as décadas de 50 e 60. No nosso país começou na região nordeste, principalmente nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Hoje, essa arte é conhecida em todo Brasil.

Quem escreve esse tipo de texto é chamado de cordelista. Eles costumam recitar os poemas de forma melodiosa e também fazem declamações animadas.

INTERNET EM CORDEL

Definindo a internet Poderíamos dizer

Várias redes interligadas usando o TCP/IP

Para a comunicação E trocas de informação Sem precisar se mexer. Embora um pouco antiga Começou a estourar

Lá pelo ano dois mil Começando a se espalhar Era só futilidade

Hoje é necessidade Para se comunicar.

Antigamente era difícil alguém se habilitar

(13)

sem ter que ir no lugar hoje é só dá um clique coisa pobre e coisa chique mas nem sempre vai chegar.

Até os envergonhados nela tem a sua vez

falam coisas até ousadas pois perdem a timidez assuntos do dia a dia

ou até pornografia que não falo pra vocês. Tem as redes sociais os blogs, sites privados e os sites de notícias deixam todos informados hoje é quase impossível chegarmos a esse nível sem estar conectados.

João Igor Texto VI:

A história da Xilogravura de cordel: o papel da técnica na essência da arte

O uso da técnica de xilogravura criou e propagou a literatura de cordel. Afinal, sua produção era simples e seu custo bastante baixo. Logo, foi fundamental para sustentar a tradição e manter fortes as raízes das histórias e das pessoas que as contavam.

Em sua origem, a literatura de cordel não está atrelada a um gênero literário único. Essa expressão, na verdade, ficou assim conhecida devido à forma de como os escritos eram expostos para o público. Isso porque os livros eram pendurados em cordas, barbantes ou cordel, como roupas em um varal. Com uma tradição que marca mais de 100 anos, a literatura de cordel em xilogravura foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Iphan. Isso aconteceu por meio de decisão unânime entre todos os membros do conselho da agência no Rio de Janeiro.

Logo, poetas, desenhistas, ilustradores e artistas visuais, de xilogravura e vendedores de livros comemoraram essa conquista. Afinal, além de ser um forte elemento cultural, esse gênero representa o sustento de muitos brasileiros.

Apesar de originária das regiões Norte e Nordeste, a literatura de cordel se propagou por todo o Brasil graças à migração interna.

(14)

XILOGRAVURA PASSO A PASSO

A xilogravura é uma antiga técnica de impressão de figuras e textos através da madeira entalhada, o que funcionava como matriz para a

transferência da imagem para o papel. O método é longo e exige muita atenção e paciência. Depois do entalhe na madeira, o desenho em relevo é pintado com uma tinta para impressão para poder ser transferido para o papel. Esta técnica é encontrada no nordeste brasileiro, como parte da arte e da cultura daquela região.

A xilogravura foi ofuscada pela prensa que facilitava a impressão de imagens e textos combinados. Hoje, a xilogravura é vista como uma arte ancestral

e riquíssima em história e tradição, afinal, foi parte essencial do desenvolvimento da comunicação junto à nossa história.

No entanto, hoje, as técnicas da xilogravura passaram a combinar outros elementos criativos como, por exemplo, o isopor. Confira como fazer xilogravuras com o isopor.

Materiais:

• uma bandeja de isopor; • uma tesoura sem ponta;

• palito ou lápis com grafite bem arredondada; • tinta guache;

• pincel;

• folhas de papel sulfite; • pano para limpeza.

Pegue uma bandeja de isopor, daquelas que vêm no supermercado, e corte as pontas para que ela vire uma folha.

Com o palito faça um desenho no isopor, com cuidado para marcar o isopor sem furá-lo. Dessa forma você estará criando um desenho em baixo-relevo.

Pinte o isopor usando cores em guache para cobri-lo totalmente.

Em seguida, pressione o isopor sobre o papel sulfite, de preferência branco.

Você pode fazer a impressão outras vezes se quiser, repetindo o processo e passando mais tinta guache.

(15)

Texto VII

What is a Digital Detox

A digital detox is switching off all mobiles, smartphones, tablets, laptops and computers for a certain lenght of time.

This enables you to spend screen-free time doing whatever you enjoy. A digital detox is also a chance to recharge and rest.

A digital detox should ideally be around 24 hours long as a minimum. It can be 72 hours os more if you want to build up to that.

Avaible at <www.forbes.com/sites/francesbooth/2014/06/13/how-to-do-a-digital-detox>

Vocabulary

switching off = desligando certain = determinado length = período enables = permite to spend = gastar

screen – free = sem estar na internet doing = fazendo

whatever = (tudo) o que

to enjoy = gostar de fazer algo

also = também

to recharge = recarregar to rest = descansar should be = deve durar ideally = idealmente around = cerca de

can be = pode ser (pode levar) if = se

to build up = acumular

BONUS - Agora é sua vez!

Crie um cordel, que narre um “causo” contado por seus avós, tios, padrinhos, ... A seguir, ilustre-o com a técnica da xilogravura.

Significado de causo:

Relato curto de um acontecimento; conto, caso. Aquilo que realmente ocorreu; sucedido.

(16)

9) Marque o item que está relacionado à desintoxicação digital.

a) A change to be part of the digital world. b) A vacation from using any kind of technology.

10) Quais dispositivos você desliga em uma desintoxicação digital?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

11) Para que serve uma desintoxicação digital?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

12) Qual é o tempo mínimo para uma desintoxicação digital?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

13) Em “It can be 72 hours...”, a qual expressão o pronome (it) se refere?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(17)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PROGRAMA CORREÇÃO DE

FLUXO ESCOLAR 8º E 9º ANOS – NÍVEL IV Educação Física

Texto I

Tecnologia e comunicação úteis também para exercícios físicos em casa durante o isolamento social

Não só os brasileiros tiveram que mudar a maneira de se exercitar com o avanço do coronavírus no mundo, segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, muitas pessoas estão em isolamento, embora em algumas cidades do país e do mundo, a frequência às academias e às escolas, assim como praias e parques já esteja liberada.

Entretanto, a comunicação pelas redes sociais nos facilita de tal forma o cotidiano que mesmo os exercícios físicos necessários para uma vida saudável, a internet leva a nossas casas através de tutoriais de professores de Educação Física que podem substituir as aulas nas escolas e o condicionamento físico proposto pelas academias.

O sedentarismo é um inimigo do bem-estar. Mais do que nunca, é preciso cuidar do corpo - e por tabela da mente - nessa quarentena.

A boa notícia: é possível praticar atividade física sem sair de casa, com pouco espaço. O exercício físico promove diversos benefícios à saúde. Estudos demonstram que ele tem ação anti-inflamatória, melhora a resposta imunológica (de proteção do nosso organismo a vírus e bactérias) e está associado à diminuição da mortalidade e da incidência de gripes e pneumonias. Sua prática também impede o ganho de peso (outra ameaça à imunidade) e ajuda a dormir melhor, a ponto de ser recomendada pela American Sleep Association (associação médica que trata dos distúrbios do sono) como uma intervenção sem uso de remédios contra a insônia. A atividade física também favorece a saúde mental.

Por esse motivo, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, recomenda o exercício físico regular como uma estratégia para tratar o estresse durante a pandemia. Além de relaxar os músculos, a ginástica libera hormônios como a endorfina, que causa sensação de recompensa, diminui dores e aumenta a disposição.

O desenvolvimento tecnológico está presente neste momento de quarentena. Não podemos desenvolver as técnicas esportivas em nossas quadras com os professores de Educação Física, mas não estamos impossibilitados de praticar atividades físicas, através da TV, ou usando computadores ou celulares e podemos assistir aulas diversas on-line.

Algumas propostas de exercícios físicos online: • agachamento

EDUCAÇÃO

NÃO PARA!

(18)

• polichinelo

• corda imaginária, panturrilha, entre outros

A recomendação é para se fazer cada exercício por 30 segundos com descanso depois de cada série.

1) Quais as mudanças que as pessoas necessitam ter na pandemia do coronavírus? Assinale (X) a resposta adequada.

a) Participar de aglomerações, por exemplo, festas, praias e jogos de futebol. b) Isolamento social, uso de máscaras e lavar as mãos com frequência. c) Não precisaram mudar nada.

2) Durante a pandemia as pessoas tiveram que mudar a maneira de se exercitar? Assinale ( X ) a resposta adequada.

a) Sim, com o isolamento, muitas pessoas estão praticando atividades físicas sem sair de casa. b) Não tiveram que mudar nada.

(19)

3) Com a prática de exercícios físicos, temos melhoras no nosso corpo. Qual a única alternativa que não está correta de acordo com a afirmação acima? Assinale-a ( X ).

a) Diminuição do peso corporal. b) Tem ação anti-inflamatória.

c) Não melhora, nem previne nenhuma doença.

4) O que significa a sigla OMS?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

5) Que benefícios o exercício físico pode proporcionar?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(20)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PROGRAMA CORREÇÃO DE

FLUXO ESCOLAR 8º E 9º ANOS – NÍVEL IV LINGUAGEM II

Texto I

Segunda Revolução Industrial

Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros para o desvendamento e criação de novas tecnologias como procedimentos produtivos, máquinas, equipamentos entre outros, todos com intuito de dinamizar e acelerar a produtividade e automaticamente os percentuais de lucros.

Desse modo, grande parte dos avanços tecnológicos foi derivada de pesquisas científicas que são realizadas para o aperfeiçoamento industrial. Esse processo é contínuo, pois constantemente busca novos materiais, novas tecnologias e métodos de produção com o objetivo de ampliar as margens de lucros.

O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros. Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização do aço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica, com a criação das usinas hidrelétricas.

O conjunto de novidades tecnológicas favoreceu uma flexibilização produtiva na atividade industrial, posicionando países que lideram o processo de industrialização como algumas nações europeias, além dos Estados Unidos e Japão que ingressaram na Segunda Revolução Industrial.

A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e

EDUCAÇÃO

NÃO PARA!

(21)

naval). Essa etapa da indústria mundial produziu profundas modificações no contexto do espaço geográfico no qual essa revolução foi desenvolvida.

As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que determinam o sucesso de cada uma delas.

Publicado por: Eduardo de Freitas

A- Quais os principais inventos e descobertas que impulsionaram a Segunda Revolução Industrial? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

B- Quais os principais setores da produção em que a Segunda Revolução Industrial direcionou seu foco?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

C- Quais as principais fontes de energia que foram desenvolvidas durante a Segunda Revolução Industrial? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Texto II

Cultura de massa

Fonte: todamatéria.com.br

A Cultura de Massa é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade.

Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.

(22)

A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.

Cultura de Massa e Indústria Cultural

A cultura de massas está intimamente ligada ao advento da modernidade. No século XIX, esse termo foi utilizado para fazer antagonismo entre a educação recebida pelas massas à educação recebida pelas elites (cultura erudita).

A expressão “cultura de massas” passou a designar também o consumo de alguns bens e serviços da sociedade industrializada.

O termo, tal como é visto atualmente, especialmente por sua natureza comercial e manipulativa, consolidou-se após a II Guerra Mundial.

Os estudiosos Theodoro Adorno e Max Horkhaimer, criaram o termo “Indústria Cultural”. Esse termo faz referência aos grandes conglomerados midiáticos globais detentores dos meios de comunicação de massa. Eles são utilizados na padronização de produtos, notícias, serviços, etc.

Em suma, a cultura de massas é um produto padronizado e pré-definido para o consumo imediato. Muitas vezes, é considerado como algo trivial, tal qual ouvir uma música ou assistir um programa de televisão.

Cultura de Massa e as Mídias

Outro fato bastante conhecido sobre a cultura de massas é sua associação aos meios de comunicação de massas.

As inovações tecnológicas, como o cinema, o rádio, a televisão e, recentemente, a internet, aceleraram ainda mais o processo de homogeneização cultural. Note que estas inovações foram utilizadas desde os primórdios com finalidades políticas.

As mídias são as porta-vozes da Indústria Cultural e dominam o campo da comunicação. Elas se tornam sobrevalorizadas em relação aos receptores das mensagens, legitimando-se e ficando mais forte na mesma medida em que os receptores se tornam iguais e fracos.

Além de homogeneizar os padrões culturais, os canais midiáticos são os principais responsáveis pela alienação dos consumidores.

Isso tudo por meio dos produtos culturais em série, os quais não conseguem mais enxergar toda a cadeia de eventos que envolve a Indústria Cultural e seu produto: a cultura de massas.

Após a leitura do texto, responda:

A- De acordo com sua leitura defina a Cultura de Massa.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(23)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

B- O que mostram as relações entre Cultura de Massa e Indústria Cultural?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

C- Disserte sobre as relações entre Cultura de Massa e Mídias.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Texto III

Globalização Tecnológica: panorama atual

A globalização pode ser compreendida como a fase de expansão que o capitalismo atingiu na atualidade, impactando a economia, a política, a cultura e o espaço geográfico. Se no capitalismo comercial iniciado no final do século XV, com as grandes navegações e o colonialismo, diferentes partes do mundo passaram a estabelecer maiores relações, nos séculos seguintes essas relações se intensificaram conforme as novas tecnologias possibilitaram o avanço da produção industrial e do comércio mundial. A globalização é, sobretudo, econômica, e caracteriza-se pelo conjunto de mudanças no processo de produção de riquezas, nas relações de trabalho, no papel do Estado, nas formas de dominação sociocultural e pela facilitação dos fluxos de pessoas, capitais e informações ao redor do mundo.

Fonte: Cia Web Sites

Não há dúvidas de que as novas ferramentas integradas à globalização tecnológica alteram comportamentos num panorama mundial, além de acarretar mudanças em nosso próprio cotidiano.

Elas modificam o globo em nível macro, afetando lógicas políticas, econômicas e comerciais.

A globalização tecnológica é sedenta por desenvolvimento, e tem servido também para que estruturas individuais se alterem, impactando na forma como cada pessoa toma as suas decisões e vive a sua vida.

(24)

Este fenômeno, que se iniciou nos países mais desenvolvidos, acabou abrindo suas próprias fronteiras e hoje é globalizado.

A cada dia que passa, o contato com as novas tecnologias se torna ainda mais possível, e em praticamente qualquer lugar podemos acompanhar o mundo digital.

Desse modo, as inovações tecnológicas guiadas pela pesquisa científica têm, assim, rompido fronteiras e criado um conceito mais intenso de globalização digital.

Hoje, vamos olhar para o novo mundo global para compreendermos como o planeta está sendo moldado pelas mãos da tecnologia.

Inovações X Globalização

A globalização tecnológica é fundamental para as estruturas comerciais da atualidade e esta é uma das principais razões pelas quais as inovações de vanguarda começam a permear locais inesperados do globo.

Recentemente, por exemplo, a Google levou a Inteligência Artificial para África, algo que, há alguns anos atrás, seria inesperado e até chocante – visto que se trata de uma tecnologia, ainda em desenvolvimento, e que pode alterar por completo as dinâmicas mundiais.

Combatendo fortes correntes antiglobalização – que argumentam questões relacionadas com as patentes da propriedade intelectual, as lógicas comerciais e econômicas têm promovido a circulação livre do conhecimento científico e digital.

Com isso, fica claro que a expressão da tecnologia pelo mundo visa abrir fronteiras e apela a uma maior equidade, de fato.

Um processo antigo em evolução

Apesar da atuação da globalização tecnológica ser cada vez mais nítida, não se tratam de práticas tão novas assim.

Este processo começou a ser notado no século XX, a partir da década de 40, após o término da 2ª Guerra, período no qual muitos mercados se abriram a outros países, aproveitando as economias que despontaram.

Inicialmente, ocorre a mundialização de produtos físicos, mas este fenômeno rapidamente se torna mais abrangente, expandindo-se ainda às trocas culturais, artísticas e desportivas.

Apesar tanta evolução, vale destacar que algumas políticas internacionais, como a regência do governo americano de Donald Trump, por exemplo, parece regressar ao fechamento das fronteira, buscando a proteção da identidade e maior segurança dos Estados Unidos.

Enquanto a verdade é que, apesar dos esforços contra o processo de globalização tecnológica, as transações continuam marcantes, além de começar a levar para os países menos desenvolvidos avanços recentes de pesquisa digital e tecnologia moderna.

(25)

Benefícios da Globalização Tecnológica

Quando a pesquisa científica se torna internacional, ela acaba abrindo espaço para debates, compartilhamento de ideias e, consequentemente, à evolução.

A troca de conhecimento e a globalização tecnológica incluem ferramentas digitais decisivas para a obtenção de resultados mais rápidos e resultados promissores, mesmo em áreas tão distintas como a informática, a genética e a medicina.

Após a leitura do texto, responda:

A- Defina, de acordo com sua leitura, Globalização.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

B- Quais as relações entre Inovações tecnológicas e Globalização?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

C- Quais os benefícios da Globalização Tecnológica?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(26)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PROGRAMA CORREÇÃO DE

FLUXO ESCOLAR 8º E 9º ANOS – NÍVEL IV LINGUAGEM III

Texto I

O PLANETA URBANO

“O crescimento das cidades não é um problema recente: há séculos o homem sofre consequências da falta de planejamento”.

Thomas Favaro Duzentos anos atrás, 3% da população mundial vivia em cidades. Há um século, na esteira da revolução industrial, a porcentagem tinha subido para 13% - ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. Em 2008, de acordo com estimativas das nações unidas, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassou o de moradores do campo. Nas próximas décadas praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050.

( ... )

O lugar que melhor sintetiza a urbanização em escala global é a megalópole. Esse é o nome que se dá aos aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes. Um em cada 25 habitantes do planeta vive em uma das 19 megalópoles existentes. Seus moradores desfrutam uma vasta gama de serviços especializados, comércio disponível noite e dia, programas culturais para todos os gostos, infinitas alternativas de lazer. Mas o trânsito pode ser tão congestionado que se torna difícil usufruir as ofertas ou a preocupação com a segurança, é tal que, obriga os pais a criar os filhos sob um controle extenuante. Essa situação é agravada pelo fato de 15 desses gigantes estarem localizados em países pobres ou emergentes.

( ... )

De modo geral, há desafios comuns as grandes concentrações urbanas. Dificuldades próprias da pobreza, como as favelas.

( ... )

EDUCAÇÃO

NÃO PARA!

(27)

Nem todas as cidades podem encontrar seu lugar no primeiro time de globalização. Algumas são pobres demais ou carecem de indústrias ou dos serviços necessários. Outras precisam resolver problemas elementares, como falta de água, luz e esgoto. O que está claro é que nenhuma metrópole está condenada. Ao contrário, o fenômeno mais surpreendente é o das cidades que se reinventam. Dubai, nos emirados árabes, foi reconstruída com praias e ilhas artificiais, canais que lembram os de Venezuela e, para servir de cartão-postal, um magnífico hotel dentro do mar. O homem quer tanto viver em cidades que as constrói até no deserto.

(Veja, 16/4/2008, adaptado)

1- Com base no texto, destaque os principais problemas urbanos que as cidades contemporâneas enfrentam.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.

2- A vida nas grandes metrópoles provoca profundas alterações do homem com a natureza, consigo e com outros homens. Podem ser apontadas como característica da vida urbana, exceto:

(A) a convivência com a diversidade cultural e a conscientização do respeito às diferenças. (B) a pobreza e os desafios de se viver em comunidade.

(C) a facilidade em usufruir as infinitas ofertas de lazer sem se preocupar com a segurança. (D) a falta de planejamento urbano e a poluição.

3- “Duzentos anos atrás, apenas 3% da população mundial viviam em cidades. Há um século, na esteira da revolução industrial a porcentagem tinha aumentado para 13%.”

• Qual foi o percentual de aumento da população urbana nesse período? (A) 3% (B) 10% (C ) 13% (D) 26% • Um século representa quantos anos?

(A) 1 ano. (B) 10 anos. (C ) 100 anos. (D) 1000 anos.

4- Nas próximas décadas praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050.

Qual o percentual de pessoas que viverão nas cidades em 2050?

(28)

Texto II

AS CIDADES E SUAS PRAGAS

As epidemias surgiram com as cidades – quanto mais pessoas de diferentes origens se misturavam, maior o risco de proliferação de doenças. A maior pandemia que atingiu o homem foi a peste bubônica ou peste negra, no século XIV. A doença já havia arrasado Constantinopla no século VI (quando chegou a vitimar 10 000 pessoas por dia). Ao chegar à Europa novamente, em 1347, contaminou primeiro as cidades no Mediterrâneo e do mar negro. Em cinco anos, matou mais de 25 milhões de pessoas, ou um terço dos europeus. Causada pela bactéria Yersinia Pestis, comum em roedores como o rato, a peste bubônica é transmitida para o homem pela pulga desses animais contaminados.

A doença diminuiu com o aumento da resistência entre os sobreviventes e a introdução de medidas de higiene. Mas a peste bubônica assolou de tempos em tempos a Europa até o começo do século XVIII. Cada epidemia matava os indivíduos suscetíveis, deixando os restantes imunes. Algumas epidemias posteriores a do século XIV foram a peste Espanha (1596-1602), que matou quase um milhão de espanhóis, a peste italiana (1629-1631), a grande praga de Londres (1664-1665) e a grande peste de Viena (1679).

5- Atualmente enfrentamos uma nova pandemia causada por uma doença chamada COVID-19 (Família de vírus que causam infecções respiratórias descoberta em 31/12/19 após casos registrados na China).

Que semelhanças pode-se correlacionar entre as pandemias citadas no texto e a atual? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(29)

6- Qual foi a primeira medida governamental tomada para conter a pandemia?

(A) Vacinação. (B) Aglomeração. (C) Higienização. (D) Isolamento social.

7- Que hábitos de higiene e atos de proteção devem ser adotados nesse período de pandemia? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.

8- Quanto tempo durou a peste espanhola?

(A) 1 ano. (B) 2 anos. (C ) 4 anos. (D) 6 anos.

9- “A maior pandemia que atingiu o homem foi a peste bubônica ou peste negra, no século XIV”. Que século é esse?

(A) SÉCULO IX. (B) SÉCULO XIV. (C ) SÉCULO XVI. (D) SÉCULO XIX.

10- Em cinco anos, a peste bubônica ou peste negra matou cerca de 25 milhões, ou 1/3 da população europeia. Qual seria o número aproximado de sobreviventes?

(A) 50 milhões. (B) 60 milhões. (C ) 70 milhões. (D) 80 milhões.

Texto III

(30)

SÍMBOLO DA MODERNIDADE, O CARRO VIROU UM MARTÍRIO NAS GRANDES CIDADES

O trânsito é um dos maiores problemas das megalópoles. São Paulo é a terceira ou quarta cidade mais congestionada do mundo, dependendo do tipo de estudo. O carro simbolizou sua modernidade na década de 1920, coroou seu enriquecimento na década de 1960 e é seu martírio no século XXI.

11) Observe a linha do tempo e responda:

Quantos anos o carro levou para virar um martírio desde sua coroação?

1920 - SÍMBOLO DE MODERNIDADE 1960 - COROAÇÃO 2001 – MARTÍRIO _ I_________________________________I___________________________I ____________

(A) 40 anos. (B) 81 anos.

(C) 41 anos. (D) 60 anos.

12) Marta percorre uma distância de 160 km de sua casa ao trabalho todos os dias em 2h, atingindo uma velocidade média de 80km/h. Veja o exemplo:

Vm = ∆S

∆T Vm = 160 km = 80km/h

2h

• Em dias de trânsito intenso ela percorre esta mesma distância em 4 horas. Qual será a velocidade média atingida?

(A) 40 km/h. (B) 50 km/h. (C) 60 km/h. (D) 70 km/h.

13) “Outro problema associado ao trânsito é a poluição do ar”.

Marque a afirmação correta:

(A) Os avanços tecnológicos não causam nenhum prejuízo ao ambiente.

(B) Fechar a janela resolveria o problema.

(C) A poluição do ar não aumenta o risco de infartos e AVC. (D) Fumar faz mal à saúde.

(31)

CORONAVÍRUS INFORME - 09/09/2020

O centro de triagem do paciente com Coronavírus de Macaé realizou, durante as 24 horas do dia 08 de setembro, 136 atendimentos. O município tem 7273 casos de Coronavírus confirmados, sendo 5347 por testes sorológicos e 1926 por teste RT-PCR (SWAB). Destes, 7202 pacientes recuperados/removidos (total de recuperados mais quantidade de óbitos). A cidade contabiliza 138 óbitos por COVID-19.

As taxas do município, nesta quarta-feira (09), são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS COVID-19, 16%; de reprodução do vírus 0,83; e de letalidade 1,9%. O centro de triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

JORNALISTA: EQUIPE SECOM

14- Os dados acima é uma representação minúscula diante desse período tão conturbante que enfrentamos, e ainda temos enfrentado por causa da COVID-19.

Então, faça um relato de suas vivências nesta pandemia.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Exercendo essa função, notei que apesar do acompanhamento, do monitoramento e da implementação do planejamento estratégico proposto pela Secretaria de Educação do

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Operações

Em relação ao pH a água de coco refrigerada apresentou valor de 5,05, sendo este compatível com os resultados encontrados por MACIEL (10), para a água de coco verde in natura

Incidência temporal Tipologia geral da medida Tipologia específica da medida Entidades responsáveis 1 Plano/ Programa 398 Projecto Prioritário de Intervenção (Área de

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Fatologia: o recalque intelectual; o complexo de inferioridade intelectual; o autoderrotis- mo prematuro diante do trabalho intelectual; o medo de errar; o drama passado