• Nenhum resultado encontrado

Chafariz de Mestre Valentim Importante chafariz público, erguido em 1789 Largo do Paço, Praça XV - RJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chafariz de Mestre Valentim Importante chafariz público, erguido em 1789 Largo do Paço, Praça XV - RJ"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

O Barroco no Brasil

O Barroco desenvolveu-se plenamente em nosso país do século XVIII até o início do século XIX. Nessa época, na Europa, os artistas há muito haviam abandonado esse estilo e a arte voltava-se novamente para os modelos clássicos.

No Brasil, esse estilo é associado à religião católica, no entanto, há outras construções –

chafarizes, câmaras municipais – que

(2)

Chafariz de Mestre Valentim – Importante chafariz público, erguido em 1789 – Largo do Paço, Praça XV - RJ

(3)

O Barroco no Brasil

Apresenta-se de formas diferentes, de

acordo com a região: nas regiões

enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela

mineração como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco – encontramos igrejas com trabalhos de relevo em madeira – as talhas – e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra-sabão. Já nas regiões onde não havia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve feições mais modestas.

(4)

As construções jesuíticas

do Sul do Brasil

- Nessa região desenvolveu-se uma

arquitetura e uma escultura de caráter religioso, associadas ao trabalho de catequese que os padres jesuítas realizavam com as populações indígenas.

- Misturaram elementos da arquitetura românica e barroca da Europa, pois eram concebidas por construtores de origem europeia.

(5)
(6)

O Barroco na Bahia

- Desenvolveu-se na região mais rica do país. - Desta região saía grande parte das riquezas

da colônia para Portugal.

(7)
(8)
(9)

O Barroco em

Pernambuco e na Paraíba

- A partir de 1759, Recife tornou-se sede da Cia Comercial de Pernambuco e Paraíba sendo promovida a grande centro de negócios.

- São dessa época as construções barrocas mais cuidadas que ainda hoje testemunham

esse período de riqueza da capital

(10)
(11)

Igreja São Pedro dos Clérigos

(interior)

(12)

O Barroco no Rio de Janeiro

- A partir do século XVIII, com a

intensificação da extração de ouro em Minas Gerais, o Rio de Janeiro acabou se transformando no centro de intercâmbio comercial entre a região da mineração e Portugal.

- Nesse mesmo século ocorreu um grande surto de edificações civis que melhoraram o aspecto urbano da cidade.

(13)
(14)
(15)

O Barroco em São Paulo

- Nos séculos XVI e XVII a cidade de São

Paulo não viveu um grande

desenvolvimento econômico e urbano, os paulistas dedicavam-se mais a atividade bandeirante em busca de novas minas de ouro.

- Desta forma as ordens religiosas puderam realizar apenas modestas igrejas barrocas.

(16)

Igreja da Ordem Terceira de São

(17)
(18)

O Barroco Mineiro

- A atividade bandeirante paulista contribuiu para a formação das primeiras vilas nas regiões das minas.

- Ao longo do caminho que ligava as regiões mineradoras ao Rio de Janeiro, local de escoamento do ouro para Portugal, formaram-se vilas como: Vila Rica, Mariana, Sabará, Congonhas do Campo, São João Del Rei e Caeté, locais onde também começaram a desenvolver-se e a construir seus primeiros edifícios importantes.

- A arquitetura mineira, no entanto, não evoluiu de forma rápida. Inicialmente utilizou-se a técnica da taipa de pilão (pág.165), que não deu certo, a após diversas outras experiências chegou-se às construções com muros de pedra.

(19)
(20)
(21)

O Barroco Mineiro

Com o passar do tempo, foram sendo harmonizadas as mais diferentes técnicas de construção e a rica decoração interior. O ponto culminante dessa integração entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais, sem dúvida a partir dos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e Manoel da Costa Ataíde.

(22)
(23)
(24)

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos com os 12 apóstolos -Aleijadinho

(25)
(26)

A influência do Rococó no Barroco brasileira

• A partir da segunda metade do século XVIII, o Barroco começou a passar por algumas transformações em suas características e surgiu um estilo considerado sua variação ou desdobramento: o Rococó.

• No Brasil o estilo Rococó se mescla ao Barroco (de modo que nem sempre é possível precisar quais obras são exatamente barrocas e quais obras são Rococó), sua principal característica é a simplificação dos elementos. Difundiu-se mais expressivamente nas cidades mineiras e nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

• Diferentemente da Europa, o Rococó aqui no Brasil, desenvolveu-se ligado à arte religiosa, conferindo originalidade ao Barroco brasileiro.

(27)

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

4.. Neste capítulo iremos analisar o modo como a política perspectiva o problema da protecção ambiental e como isso se reflecte na regulação

The objective of this study was to evaluate the influence of sorghum silage diets with different grain concentrate levels on ruminal parameters, nutrient intake and

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Uma teoria deve ajudar e orientar estratégias cognitivas que são dirigidas por sujeitos humanos” (MORIN, 2002, p. Essa abordagem possibilita visualizar um pouco das dificuldades