• Nenhum resultado encontrado

UNTA-Notícias. Ano 7 Nº 16 Período: Julho à Setembro de 2017 UNTA-CS E ACFTU DA CHINA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNTA-Notícias. Ano 7 Nº 16 Período: Julho à Setembro de 2017 UNTA-CS E ACFTU DA CHINA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNTA- Notícias

A UNTA-Confederação Sindical e a Federação Nacional dos Sindicatos da China, assinaram o "PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO”.

O Protocolo, rubricado no dia 29 de Setembro do ano em curso, foram signatários Cda Manuel Augusto Viage-Secretario Geral, e pela Federação Nacional dos Sindicatos da China o Sr. Jiang Guangping-Vice Presidente e Secretário para as Relações Internacionais. O documento ora assinado tem a vigência de dois anos renováveis.

A cerimónia do acto, aconteceu numa das unidades Hoteleiras da Ilha do Mussúlo em Luanda, testemunhada pelos membros do Secretariado Executivo da UNTA-CS e da delegação dos Sindicatos da China. A delegação da China que visitou a Angola num período de três dias (de 27-á 29-09- 017), realizou uma plenária Sindical. Na sequencia, foi recebida em audiências pelo o então Ministro da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, o Sr. Dr. António Domingos Pitra da Costa Neto, e pelo Sr. Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” Secretário das Relações Internacionais do MPLA respectivamente.

UNTA-Notícias

Ano 7 Nº 16 Período: Julho à Setembro de 2017

DESTAQUES Congresso da CUT Pag-2 IIª Conferência da US do K.Sul pag-3 Trabalho Decente pag-4

Manuel Viage e Jiang guangping assinam o protocolo de Cooperação

a

UNTA-CS E ACFTU DA CHINA ASSINAM PROTOCOLO DE

COOPERAÇÃO

(2)

UNTA- Notícias

UNTA-CS NO CONGRESSO DA CUT

O Camarada Manuel Augusto Viage, Secretário Geral da UNTA-Confederação Sindical, participou no Congresso Extraordinário da CUT-Central Única de Trabalhadores,

no Brasil de 28 à 30 de Agosto ultimo. O evento que congregou centenas de delegados oriundos de todos os Estados da República Federativa do Brasil, eleitos num processo orgânico expressamente organizado, com os objectivos de actualizar o debate de conjuntura nacional e internacional; discutir e aprovar resoluções sobre a estratégia e plano de lutas no período entre 2017 e 2019.

Cuanza Sul: Manuel Ernesto assume funções na UNTA

Manuel Ernesto assumiu no dia 28 de Julho, no Sumbe, o cargo de Secretário Geral da União dos Sindicatos do Cuanza Sul, em substituição de José Armando, para um mandato de cinco anos, como resultado da renovação de mandatos da II Conferência Provincial. Em declarações à Angop, o novo Secretário da União na província, referiu que vai trabalhar para que os trabalhadores sejam cada vez mais capacitados, para crescerem profissionalmente, bem como incentivá-los à formação académica.

Sublinhou que uma das linhas de força para o seu mandato de cinco anos é lutar para as

assimetrias salariais, porque existem trabalhadores com o mesma formação académica e com a mesma função mas com salários diferentes.

Disse que vai também trabalhar para pacificação e união dos trabalhadores a nível da província. A aposta vai, igualmente, em criar condições junto de outros organismos do Estado no sentido de dar formação aos trabalhadores na província com objectivo do trabalhador ter conhecimento da lei geral de trabalho, os seus direitos e deveres.

Durante os trabalhos da 2ª Conferência da União dos Sindicatos do Cuanza Sul foi apresentado o regime da Conferência, eleição dos órgãos internos da conferência, a

comissão de redacção, apoio material e protocolo, relatório de mandato 2012/2014, relatório financeiro, estatuto do programa de acção, linha de força e dentre outros

Trabalho Digno Vida Digna!

SECRET. GERAL DA UNTA-CS

(3)

UNTA- Notícias

O Secretário Gral da UNTA-CS, Manuel Augusto

Viage, visitou a Província do Bié no período de 16 à 18 de Julho do ano em curso. Recebido pelo Secretário da USB-União dos Sindicatos do Bié, o camarada Herculano Nguendagolo, o Cda Manuel Viage, realizou uma plenária sindical, onde fez uma apresentação da situação organizativa e funcional da UNTA-CS, procedeu a apreciação da situação socio-labora e económica dos trabalhadores e terminou exortando todos para “Mais Acção Sindical”

No encontro com a Comissão Executiva da USB, tomaram parte os sindicatos da Educação, Função Pública e SINDEA. Na sequência, foram apresentadas questões estruturais e os principais constrangimentos ao seu funcionamento. A não

legalização dos sindicatos e a publicação dos estatutos em Diário da República, tramitação morosa do expediente referente ao pagamento da quota sindical junto do governo provincial, critica situação financeira, não actualização das carreiras dos funcionários públicos como principal causa de descontentamento laboral, não pagamento de subsídio legais pelos empregadores sobretudo na função pública, são os principais constrangimentos identificados.

Na sequencia da visita, o Secretário Geral da UNTA foi recebido em audiência pelo o então Governador Provincial do Bié, Dr. Boavida Neto, com quem manteve conversa acerca da gestão da carreiras na função publica, situação jurídica dos bens patrimoniais da UNTA já legalizados e o apoio do governo as medidas administrativas referentes ao desconto da quota sindical na função publica. A missão inscreveu-se no âmbito da ajuda e controlo as Associações filiadas.

Encontro da Mulher da Região Leste

Comité Nacional da Mulher Sindicalizada realizou na cidade do Saurimo, Lunda-Sul, no dia 29/07/17, o primeiro encontro da Mulher da Região Leste. O encontro abordou os temas sobre o Género e Associativismo Sindical, e Estratégia de Acção Regional para Igualdade de Género. Após calorosos debates as participantes no encontro, recomendaram

entre outros assuntos; a necessidade do reforço das acções de capacitação das mulheres dirigentes sindicais sobre as questões do género, associativismo sindical, legislação laboral e sindical, e a continuação do plano de trabalho para a implementação e controlo da quota de 40% de participação de mulheres a todos os níveis.

Visita do Secretário Geral à Província do Bié

(4)

UNTA- Notícias

A Liga dos Antigos Sindicalistas Angolanos,

LASA, realizou a segunda Assembleia Ordinária de Balanço e Renovação de Mandato. A Assembleia, apreciou o relatório da Comissão de mandato, o relatório de balanço e outros documentos reitores, assim como procedeu a eleição de novos órgãos sociais para o mandato 2017-2021. Da eleição, resultaram os seguintes órgãos e os respectivos responsáveis:

MESA DE ASSEMBLEIA-Damião José Narciso-Presidente e Fernando José Cariango-Vice Presidente. CONSELHO ADMINISTRATIVO: André Junior-Presidente,

e Luciano Luís-Vice Presidente. CONSELHO FISCAL: Gidião Catumbela-Presidente e Bonifácio do Espírito Santo, Vice- presidente.

Portanto os demais são membros entre Secretários e vogais. A assembleia realizou-se na realizou-sede da UNTA-CS no dia 14 de Julho de 2017.

Jornada “Mulher Africana

A União dos Sindicatos de Luanda realizou um encontro com as mulheres sindicalizadas para falar dos problemas que afectam a mulher na vertente sócio laboral. Maria Francisco Fernanda Carvalho, presidente do Comité Nacional da Mulher Sindicalizada da UNTA-CS, foi convidada a falar no primeiro painel sobre os Direitos da Mulher, e no segundo painel, sobre o Assédio Moral e Sexual nos locais de trabalho. A actividade teve lugar na sede, Edifício do cine 1º de

Maio, no dia 27 de Julho de 2017, e enquadra-se no âmbito da jornada da Mulher Africana.

Constituição da Comissão Sindical

O sindicato Provincial das Indústrias de Bebidas e similares, constituiu a Comissão Sindical da empresa Pt-aguas, produtora da marca d´água "Saudabel". A estrutura Sindical surge com o objectivo de estabelecer a paz social, usando o diálogo como a ferramenta principal, na resolução dos problemas que afligem os trabalhadores naquele sector produtivo. O acto ocorreu na sede da UNTA-CS, em Agosto do ano

em curso. Assistiram o mesmo, a camarada Filomena Soares-Secretária geral da União do

Antigos Sindicalistas renovam o seu mandato

Mulheres sindicalizadas falam sobre seus direitos

Comissão Sindical da empresa PT-Aguas

Trabalho Doméstico com Direitos!

LASA REALIZA SEGUNDA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA

(5)

UNTA- Notícias

Sindicatos de Luanda, Divaldo Farias-membro do Secretariado Executivo da UNTA, João júlio

Cristóvão-Presidente do conselho Fiscal da União de Luanda

V VIIOOLLÊÊNNCCIIAADDOOMMÉÉSSTTIICCAAEEMMAANNGGOOLLAA E EmmAAnnggoollaa,,3322ppoorrcceennttooddaassmmuullhheerreessccoommiiddaaddeessccoommpprreeeennddiiddaasseennttrreeooss1155ee4499aannoossjjáássooffrreerraammvviioollêênncciiaa f fííssiiccaa,,iinnddiiccaaooIInnqquuéérriittooddeeIInnddiiccaaddoorreessMMúúllttiipplloosseeddeeSSaaúúddee((IIIIMMSS))22001155--22001166.. O O ddooccuummeennttoo iinnffoorrmmaa qquuee eemm AAnnggoollaa aa vviioollêênncciiaa ddoommééssttiiccaa éé uumm ffllaaggeelloo ssoocciiaall qquuee ccoonnttrriibbuuii ppaarraa aa d deesseessttrruuttuurraaççããooeeiinnssttaabbiilliiddaaddeeeemmoocciioonnaallddaassffaammíílliiaass..AAssmmuullhheerreessssããooaassqquueemmaaiissssooffrreemmccoommvviioollêênncciiaa d doommééssttiiccaa,,pprriinncciippaallmmeenntteeaattrraavvééssddoossiimmppaaccttoossppssiiccoollóóggiiccoosseessoobbrreeaassaaúúddee..AAlléémmddiissssoo,,aassmmuullhheerreessppooddeemm s seerrccoonnddiicciioonnaaddaassaaaacceeiittaarr,,ttoolleerraarroouummeessmmoorraacciioonnaalliizzaarraavviioollêênncciiaaddoommééssttiiccaa.. O OIInnqquuéérriittoorreeffeerreeqquueeaavviioollêênncciiaaddoommééssttiiccaaéémmaaiioorrnnaassmmuullhheerreesseemmpprreeggaaddaass((3377ppoorrcceennttoo))ddooqquueeeennttrreeaass m muullhheerreessddeesseemmpprreeggaaddaass((2299ppoorrcceennttoo))..

7 de Outubro- Dia Mundial pelo Trabalho Decente

O Dia Mundial pelo trabalho decente, foi comemorado na UNTA-Confederação Sindical, através da

União dos Sindicatos de Luanda, com uma palestra

subdividido em dois painéis. O primeiro tratou da

importância do trabalho decente Vs Trabalho Digno, e

o segundo sobre os Acordos Colectivos de

Trabalho. Segundo Viriato Fernandes Bumba, chefe de

Secretaria de Informação Propaganda e Recreação,

prelector do primeiro painel, disse que “O Conceito

de Trabalho Decente, foi introduzido pela O.I.T, em

1999, e visa traduzir o objectivo de garantia a todas

as pessoas oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade”.

Porém, o Trabalho Decente, é uma estratégia que visa superar as situações de pobreza e desigualdade que caracterizam actualmente a maior parte das nações e, por essa via, propicia uma vida digna para homens e mulheres. É também, um mecanismo que estimula a produtividade das empresas, o dinamismo das economias e a promoção do desenvolvimento económico e social. Agostinho Gunza, secretário para organização sindical da União dos Sindicatos de Luanda e prelector do segundo tema, afirmou que os Acordos colectivos de empresas, servem para regularem as relações jurídicos-laborais entre o empregador e o empregado, e concorrem de sobre maneira para o trabalho decente.

Filomena António Soares Tomás, Secretária Geral da USL apelou aos trabalhadores a necessidade de se organizarem e celebrar Acordos Colectivos de Trabalho para o trabalho digno. Adiantou dizendo que, precisamos fazer uma avaliação sobre o trabalho que realizamos nas empresas, se é ou não digno. Precisamos de uma protecção social digna e para isso temos de nos organizar em sindicatos

FICHA TÉCNICA Propriedade: UNTA-CS

Coordenação: Manuel Augusto Viage

Produção: SIPR. Conselho de Redacção: Divaldo José de Faria, Viriato Fernandes Bumba, Apolinário Júlio

Paginação: Apolinário Júlio

(6)

UNTA- Notícias

G

G

G

a

a

a

l

l

l

e

e

e

r

r

r

i

i

i

a

a

a

d

d

d

e

e

e

F

F

F

o

o

o

t

t

t

o

o

o

g

g

g

r

r

r

a

a

a

f

f

f

i

i

i

a

a

a

s

s

s

Palestra sobre trabalho Digno e Vida Digna

Delegação da china Visita o Centro de Formação do MAPTESS

Manuel Ernesto eleito SG da União dos Sindicatos do Cuanza Sul Novos Órgãos sociais da Liga dos Antigos Sindicalistas Angolanos SangAAngolanos

Assinatura do Acordo de Coop.entre a UNTA-CS e a ACFTU-China

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

(3) Direcionamento dos fluxos: são as linhas que expressam a capacidade de atração da demanda e/ou da oferta, baseadas na localização dos pontos de origem e

No entanto, esta hipótese logo é abandonada em favor de uma nostalgia reflexiva, visto que “ao invés de tentar restaurar as cópias de nitrato de algum estado

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

O Congresso elegeu o Cda Manuel Augusto Viage para o cargo de Secretário Geral e um Conselho Confederal composto por 97 membros.. Na sequência dos debates o Congresso

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles