• Nenhum resultado encontrado

Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas

Responsável pelo Projeto: Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

(2)

CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, de justiça social e ambiental, usando os recursos de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

É preciso adotar uma ética específica de sustentabilidade que exija um repensar dos nossos hábitos de consumo e dos nossos valores em geral. Por isso, a característica fundamental da educação ambiental concentra-se no meio ambiente, considerando-se todos os seus aspectos e a necessidade de educar-se o preeducar-sente e o futuro para uma vida sustentável.

O processo de construção para uma vida sustentável inicia-se na pesquisa e na interpretação ambiental que revela os significados e as relações existentes no ambiente, por meio de objetos originais, através de experimentos de primeira mão e meios ilustrativos. Nela são reveladas maneiras eficientes e práticas para conhecer e respeitar o planeta como um todo.

Quando isso acontece, é possível formar opinião e posturas próprias do sujeito, que se dá primeiramente com a mudança do pensar, do agir e na busca da vivência ecologicamente plena. Vida ecologicamente plena envolve o planejamento, a implantação e a manutenção consciente de sistemas produtivos. Isso pressupõe uma valorização de tudo que é vivo e de todos os processos naturais, nós, seres humanos somos parte integrante dos ecossistemas e devemos aceitar e respeitar o interativo de viver de forma integrada ao meio ambiente em um contato harmônico com a vida. É do conhecimento de todos também que o movimento pela cultura e pelo desenvolvimento social está intimamente ligado com a cultura dos indivíduos.

Pensando nessas colocações citadas a cima, buscou-se o repensar dos empresários com relação à procura de mão de obra especializada. Como fazer um planejamento estratégico voltado para a qualidade do produto final, o calçado produzido nas empresas de Três Coroas? Dentro desse planejamento,

(3)

vislumbrou-se a busca pela profissionalização dos calçadistas e assim surgiu a Escola de Sapateiros que já tem sua 11ª turma formada. As possibilidades de tornar mais promissor o futuro da nova geração, através da profissionalização e também contribuir para elevar a competitividade da Indústria Brasileira, com uma mão de obra mais qualificada, eleva e assegura a qualidade do produto produzido e garante a satisfação dos clientes.

É somente através da educação realizada não só nos espaços formais, mas também nos não formais que se pode ter a utopia de um processo de desenvolvimento firmado dentro dos pilares da Sustentabilidade tendo como base a economia, o desenvolvimento social e ambiental de toda comunidade.

(4)

JUSTIFICATIVA

Através de reuniões e pesquisas, os idealizadores da Escola de Sapateiros constataram a carência de profissionais especializados. Com o objetivo de resgatar a essência do profissional sapateiro, a Escola busca qualificar e valorizar os colaboradores, melhorar a qualidade dos calçados produzidos na cidade, além de disseminar a consciência ambiental, unir as entidades em torno dos mesmos ideais e tornar a Escola como padrão de ensino para a indústria calçadista. O projeto surgiu durante o Empretec, curso de treinamento para empreendedores do SEBRAE, onde alguns participantes assumiram o compromisso de colocar em prática o aprendizado.

Com a implantação do projeto as indústrias calçadistas locais conseguiram ter produtos com maior valor agregado e tornaram-se mais competitivas, e assim podem assegurar o crescimento econômico da região tornando-se um polo calçadista forte e conhecido pela qualidade dos seus colaboradores e consequentemente dos seus produtos.

(5)

IMPLEMENTAÇÃO

O projeto surgiu durante um treinamento realizado em Três Coroas, o Empretec, onde se levantou a necessidade da cidade possuir uma escola de capacitação. Diante disto, uma parte do grupo se mobilizou para tornar realidade a Escola de Sapateiros.

No inicio dos trabalhos foram realizados estudos onde buscou-se saber a verdadeira necessidade junto com os empresários e colaboradores das indústrias, fizemos isto através de uma pesquisa que obteve 100% de aceitação junto aos empresários e acima de 95% junto aos colaboradores.

Na sequência começamos a elaborar o escopo do projeto, pois queríamos detalhar todo plano de ação, buscando resgatar a essência do profissional sapateiro, este tendo ensinamentos práticos de todos os processos produtivos dentro da visão das indústrias calçadistas locais.

Durante a montagem do projeto também nos preocupamos com alguns objetivos que achamos essenciais para o sucesso da escola de sapateiros, como a busca da qualificação e valorização dos colaboradores, além de melhorar qualidade dos calçados produzidos na nossa cidade, disseminar a consciência ambiental, unir as entidades em torno dos mesmos ideais e tornar a escola como padrão no ensino para as indústrias calçadistas.

Na execução do projeto buscamos fortalecer as parcerias, sendo que cada uma das entidades realizadoras do projeto se comprometeu com uma parte. Além disso, buscamos também parcerias com fornecedores de máquinas, equipamentos e matéria prima, para viabilizar a implantação do projeto.

Com a escola implantada, as indústrias calçadistas locais conseguem ter produtos com maior valor agregado e serem mais competitivas e assim assegurar o crescimento econômico da região, tornando-se um polo calçadista

(6)

forte e conhecido pela qualidade dos seus colaboradores e consequentemente dos seus produtos.

Em setembro de 2011, em parceria com o SENAI, foram implantadas quatro turmas do Curso de Confeccionador de Calçados – Trabalhador Aprendiz, totalizando 100 alunos, entre 14 a 16 anos, possibilitando a preparação para o primeiro emprego. Estes alunos tem sua carteira assinada, recebem salário e todos os benefícios trabalhistas para frequentarem o curso.

O Curso de Sapateiros é ministrado por quatro instrutores, já o Curso de Confeccionador de Calçados – Trabalhador Aprendiz é ministrado por um instrutor. Ambos utilizam principalmente a prática como forma de ensino, busca dar amplos conhecimentos aos alunos em todo o processo produtivo da indústria calçadista, ou seja, o aprendizado vai do corte ao encaixotamento. Aulas teóricas, palestras e visitas técnicas completam a metodologia do curso.

Através das aulas teóricas, os alunos recebem a introdução de cada uma das etapas do processo produtivo, podendo esclarecer suas dúvidas antes de executar as mesmas na prática. Foi desenvolvida e entregue para cada aluno uma apostila com todos os módulos do curso.

Para as aulas práticas, foi montada uma fábrica/escola, com máquinas e equipamentos novos e de última geração, necessários para a execução de todas as operações envolvidas no processo produtivo da indústria calçadista. Possibilitando que os alunos conheçam e utilizem todas estas máquinas e equipamentos em seu aprendizado. A maior parte deste maquinário está cedida em comodato pelas empresas fabricantes das mesmas, mas também temos algumas que já foram adquiridas pela Escola. Grande parte da matéria-prima é doada por empresas parceiras ao projeto. O restante é adquirido com recursos próprios.

Durante o curso, profissionais de diversas áreas, ministram palestras, abordando diversos temas, como: história do calçado, segurança no trabalho, meio ambiente e reciclagem dos resíduos, processo de colagem, contraforte e couraça, fitas de reforço, linhas, relações interpessoais, fundamentos da organização industrial, anatomia e conforto, entre outros.

(7)

São realizadas visitas técnicas em diversas empresas, buscando conhecer e entender a produção e beneficiamento de diversas matérias-primas utilizadas na fabricação dos sapatos, como: couro, laminados sintéticos, palmilhas, saltos e solados injetados, pré-fabricado. Além de vista ao IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos, a Central de Resíduos Sólidos Industriais e o ARIP – Aterro de Resíduos Industriais Perigosos do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes Para Calçados de Três Coroas – RS.

O Curso de Sapateiro tem duração de 250 horas. São aproximadamente nove meses de aulas.

O Curso de Confeccionador de Calçados – Trabalhador Aprendiz tem duração de 800 horas. A previsão de duração do curso é dois anos.

O Projeto Escola de Sapateiros tem como metas a serem atingidas o qualificar o maior número possível de trabalhadores da indústria calçadista, realizando um treinamento de qualidade, buscando agregar ainda mais conhecimento ao aluno.

Concluindo, este projeto está trazendo retorno para todos, os colaboradores através de melhor qualificação de mão de obra e consequentemente, maior renda, as empresas com profissionais qualificados obtém uma melhoria nos produtos. Benefício também para o poder público, pois o setor fortalecido garante a manutenção da arrecadação. Retorno inclusive para os parceiros da Escola de Sapateiros, pois dá a oportunidade de apresentar e divulgar suas máquinas e produtos para o setor calçadista da cidade e região.

(8)

INDICADORES DE RESULTADOS DO PROJETO

Em janeiro de 2015, realizamos a formatura de mais 24 alunos do Curso de Sapateiro, totalizando 181 alunos formados.

Em setembro de 2014, também tivemos a segunda formatura do curso de Confeccionador de Calçados - Trabalhador Aprendiz, quando mais 68

alunos concluíram o curso. Este projeto iniciou em 2011 e já alçamos o número de 160 formandos. Atualmente neste programa, frequentam as aulas 175 adolescentes, com idade entre 14 e 16 anos. Sendo que os alunos são contratados pelas empresas associadas ao Sindicato.

Para 2015, além destes 175 alunos do curso de aprendiz, teremos mais 40 alunos nas novas turmas do Curso de Sapateiro, totalizando 215 alunos. Hoje a Escola funciona de segunda a sexta, manhã, tarde e noite.

Este é um projeto sem fins lucrativos, onde cada uma das partes envolvidas tem suas responsabilidades e buscamos viabilizar todo este trabalho com o menor investimento possível, buscando parceiros para colaborar com o mesmo.

Como principal resultado podemos citar que as indústrias calçadistas de Três Coroas conseguiram ter produtos de maior qualidade e valor agregado, tornaram-se ainda mais competitivas e assim asseguram o crescimento

econômico da cidade. Consolidamos nossa posição de ser polo calçadista forte e conhecido pela qualidade dos seus colaboradores e consequentemente dos seus produtos.

O projeto traz retorno para todos, os colaboradores através de melhor renda e qualificação, as empresas com melhores produtos e profissionais qualificados, o poder público com um setor forte que garante a manutenção da arrecadação, nossos parceiros a oportunidade de apresentar e divulgar seus

(9)

produtos e toda sociedade tendo melhor qualidade de vida e oportunidades para seu crescimento.

Os alunos formados na escola tornam-se profissionais completos, capazes de exercer todas as operações do processo produtivo. E isso, aliado ao comprometimento, à dedicação e à identificação com o que estão realizando e produzindo, lhes dá destaque e oportunidades de crescimento e valorização profissional, melhorando sua qualidade de vida. Já as empresas, com

profissionais como estes, tem uma melhora considerável na qualidade de seus produtos e também na produtividade. Estes profissionais podem ajudar a identificar falhas na etapa do processo produtivo de que são responsáveis, ou ainda, em uma das etapas que a antecedem, evitando assim desperdícios e retrabalhos, possibilitando uma maior rentabilidade.

(10)

INDICADORES DE IMPACTOS POSITIVOS

Social

Melhora da qualidade de vida profissional e pessoal; Mudança de hábitos;

Formação de lideranças comunitárias;

Tomada de iniciativa quanto ao meio profissional.

Ambiental

 Participação do Projeto Amanhã Mais Feliz, projeto que prevê a adesão desde a coleta seletiva do resíduo industrial até toda a gestão ambiental ao meio.

Conscientização quanto à causa ecológica no meio empresarial. Consumo consciente da matéria prima.

 Percepção da necessidade da conscientização ambiental, já na criação da modelagem de calçados e acessórios.

Cultural

Inclusão social;

Quebra de tabus na sociedade; Resgate do interesse pela profissão; Valorização da profissão.

Econômico

 Economia com a redução do desperdício de matéria prima;  Queda no percentual de produtos com defeitos;

 Redução do retrabalho;

 Maior rentabilidade para a empresa;

(11)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

A nossa atuação, neste sentido, ocorreu em dois momentos que se complementam no processo de evolução da equipa: Acompanhamento dos treinos e jogos da equipa, Acompanhamento do

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais