• Nenhum resultado encontrado

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 65 DA REVISTA CPAD - ADULTOS - PROFESSOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 65 DA REVISTA CPAD - ADULTOS - PROFESSOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2015 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO

AS ORDENANÇAS DE CRISTO NAS CARTAS PASTORAIS LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 65 DA REVISTA CPAD - ADULTOS - PROFESSOR I - OS TEMPOS TRABALHOSOS

O Apóstolo Paulo inicia o terceiro capítulo da segunda carta a Timóteo declarando sobre a incidência desenfreada dos males e das corrupções dos últimos dias que se abateria no seio da humanidade, fruto de uma sociedade extremamente relativista e materialista em suas ações onde o amor, principal sentimento e comportamento ficaria a margem das relações sociais. (2 Tm 3:1).

Mas, que tempos difíceis seriam estes? Tempos que os homens demonstrariam toda a sua natureza comportamental animalesca, selvagem e demoníaca, visando sempre a destruição das boas práticas de convivência social, onde cada um viveria por si numa extremada posição de fúria, individualismo, egolatria e penosidade.

Neste contexto, o Apóstolo Paulo nomeia pelo menos 19 males da alma humana, refletidos pelo comportamento e ao mesmo tempo adversos a Palavra de Deus, os quais, passamos a mencionar neste momento com o seu respectivo significado: (2 Tm 3:2-5)

CARACTERÍSTICAS SIGNIFICADO

1 Egoístas ou amantes de si mesmo.

São aqueles que possuem um amor próprio excessivo que leva uma pessoa a exercer um egocentrismo colocando em primeiro lugar os seus interesses desprezando qualquer interesse alheio.

2 Avarentos ou amantes do dinheiro

São as pessoas que tem um apego sórdido aos bens materiais, principalmente ao dinheiro, com desejo de acumular riquezas inserindo em sua alma a desqualificação de não ser generoso.

3 Jactanciosos ou presunçosos

São aqueles que julgam em sua altivez serem melhores que os outros em um determinado campo que regem os relacionamentos humanos. 4 Arrogantes ou

soberbos

São as pessoas que se acham nas características humanísticas, mais elevados do que os outros. São altivos, sempre se colocam no contexto de relacionamento humano como o dono da verdade.

5 Blasfemadores São aqueles que proferem ofensas verbalizadas contra o seu próximo e contra Deus tipificadas em seus sórdidos comportamentos.

6 Desobedientes aos pais

São as pessoas que não aceitam os normativos declinados pelos pais, quebram as regras da boa convivência entre pais e filhos, detestam ordens e recusam em aceitá-las porque não conhecem o princípio da autoridade do pai sobre a família dada por Deus.

7 Ingratos São aqueles que não reconhecem o bem e ajuda que receberam de outrem, não valorizam o esforço ou ação empreendida por uma pessoa para o seu próprio benefício.

8 Irreverentes ou profanos

No sentido religioso são as pessoas que não respeitam o que é sagrado e as coisas divinas. Já no sentido sociológico, são as pessoas que não respeitam aos outros.

9 Desafeiçoados ou sem afeto natural

São aqueles que em suas relações sociais não nutrem amor, carinho, simpatia e amizade para com outras pessoas.

10 Implacáveis ou irreconciliáveis

São as pessoas que não tem a capacidade de perdoar, ou de não reconhecer que também precisam de perdão, mantendo sempre a disposição de manter-se em oposição e afronta ao seu próximo, sem qualquer possibilidade de paz entre os homens.

(2)

11 Caluniadores São aqueles que proferem ou manifestam por outros meios falsas acusações de qualquer ordem que ferem a reputação e a honra de uma outra pessoa.

12 Incontinentes ou sem domínio de si

São as pessoas que não possuem um autocontrole, não possuem a capacidade de se dominarem a si mesmos, agindo sempre pela regência magna da emoção ou da vontade carnal que na maioria das vezes ferem os princípios da boa conduta e de um bom tratamento social.

13 Cruéis ou selvagens São aqueles que manifestam o sentimento prazeroso de fazer as pessoas sofrerem e querem a qualquer custo de forma impiedosa e desumana ver este sofrimento consumado nas pessoas.

14 Inimigos do bem São as pessoas que tem a aversão em realizar o bem para uma pessoa e que sistematicamente odeia o que é do bem.

15 Traidores São aqueles que promovem ações que se caracterizam por falta de lealdade, quebra da fidelidade e de confiança para com o próximo. 16 Atrevidos, obstinados

ou indiferentes

São as pessoas que tratam os outros com desrespeito não observando os limites da privacidade moral ou o direito da liberdade dos outros. 17 Enfatuados ou

embriagados de orgulho

São aqueles que sempre agem com vaidade e orgulho, demonstrando um caráter de exibicionismo vangloriando-se pelas suas relativas qualidades.

18 Amantes dos deleites São as pessoas que se dobram aos prazeres carnais especialmente aos prazeres da volúpia. (prazeres sexuais).

19 Religiosos São aqueles que manifestam uma aparência externa de sentimentos religiosos, isto é, de terem comunhão com Deus, mas, na prática corroborados pelos seus respectivos comportamentos negam o amor as coisas de Deus.

O homem somente presidido pelo Espírito Santo pode manifestar em seu comportamento moral, social, ético e espiritual o fruto do Espírito, (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio), onde este próprio homem, presidido pelo Espírito do Senhor, jamais absorverá estes males pecaminosos comportamentais dos últimos dias, exarados por Paulo a Timóteo que acabamos de estudar, pois, a excelsa Palavra do Senhor diz que contra o fruto do Espírito Santo, não há lei e muito menos condenação. (Gl 5:22-23)

Na sequencia da carta, um ponto extremamente preocupante assinalado pelo Apóstolo Paulo é que no meio da comunidade da igreja de Éfeso, existiam falsos mestres que além de serem detentores das dezenove qualificações que já mencionamos possuíam ainda os seguintes males comportamentais:

CARACTERÍSTICAS SIGNIFICADO

1 Sedutores São aqueles que agem de forma leviana, premeditada, dissimulada e sem qualquer consideração com as pessoas induzindo-as a pecarem buscando a sua própria satisfação. (2 Tm 3:6)

2 Enganadores São as pessoas que apresentam sofismas as outras pessoas, ou seja, mostram um fato não verídico,(uma mentira), como se fosse um fato verdadeiro.(2 Tm 3:7)

3 Rebeldes São aqueles que resistem de forma permanente as normas estabelecidas por uma organização para o seu bom funcionamento. (2 Tm 3:8-9).

II - PAULO, UM EXEMPLO DE OBREIRO EM TEMPOS DIFÍCEIS

Na sequencia da carta escrita ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo, exulta por saber que o seu discípulo estava seguindo os seus ensinamentos, a sua maneira de agir, as suas virtudes espirituais e assim, o apóstolo, se coloca como um referencial de obreiro aprovado por Deus tanto no sentido teórico como prático, tendo um propósito bem claro em sua vida espiritual de pregar o Evangelho de Cristo para a

(3)

salvação dos que estão perdidos, disposto a trabalhar na obra de Deus embasado em sua fé, paciência, amor, perseverança e nos sofrimentos, fruto de intensas perseguições.(2 Tm 3:10-13)

O apóstolo Paulo na sequencia redacional da carta a Timóteo em seu terceiro capítulo se volta para a preservação da sã doutrina, tendo a preocupação de que a Palavra de Deus fosse pregada em todas as ocasiões possíveis para a salvação dos homens (2 Tm 3:14-15)

Neste contexto, o apóstolo Paulo, exalta a Palavra de Deus como fonte da salvação em Cristo Jesus devido as seguintes características: (2 Tm 3:16)

i. É inspirada por Deus; ii. Útil para ensinar a verdade; iii. Condenar o erro;

iv. Corrigir as faltas;

v. Ensinar a maneira correta de viver;

Como servos de Deus devemos viver pela fé em Cristo Jesus e pela exata compreensão da Palavra de Deus para nesta condição ficarmos preparados e prontos para fazer a obra de Deus e todo tipo de boas ações. (2 Tm 3:17)

III - O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS EM TEMPOS DIFÍCEIS

Somente a educação cristã pode de forma plenamente eficaz preencher uma grande lacuna na educação das pessoas, concebendo e formando nelas um ilibado caráter moral e uma perfeita vida espiritual numa excelsa fonte que é a Palavra de Deus, especialmente nos fundamentos espirituais e morais registrados nesta infalível Palavra, com os objetivos de promover o fortalecimento do caráter e o desenvolvimento da cidadania Cristã. (Ef 4:17-24).

A educação cristã deveria ter uma espaço especial na vida de uma família, pois a transmissão, o aprendizado e a prática dos princípios divinos, garantem ao ser humano um equilíbrio espiritual, moral, social e familiar de excelência e a base, é a Bíblia Sagrada, onde a igreja aparece como instrumento importante de anunciação e ensino desta Palavra, sob a regência de um homem ungido e chamado por Deus, o anjo da igreja, o pastor. (Jr 3:14-15).

Em contrapartida encontramos na base educacional secular da sociedade ameaças à igreja e a educação cristã, nas quais podemos citar:

1. MATERIALISMO

É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas.

Um exemplo clássico do materialismo é o ateísmo implícito e explícito que tem se fortificado nos bancos escolares em todos os níveis estabelecendo uma crença de que não existe Deus, seres ou acontecimentos imateriais e espirituais. A única coisa que importa neste mundo são os eventos materiais.(Sl 53:1)

2. RELATIVISMO

É a base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética, e difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas.

Um exemplo clássico do relativismo nas escolas é a propagação da teoria evolucionista de Darwin que proclama o homem como descendente do macaco, algo desprovido de veracidade, pois o criacionismo é uma realidade registrada nas páginas da Bíblia. Nossas crianças não podem ser educadas fora dos valores absolutos da Bíblia. Deus criou o universo e tudo o que nele há e sobre o universo mantém o domínio e o controle pleno. Devemos sempre louvar o Deus Criador.

3. EXEMPLOS DAS ABSURDAS "NOVAS LEIS"

Em nossos dias hodiernos o liberalismo social, por conta de fortíssimas ações de grupos sociais organizados sob a tutela de principados e potestades malignas, tem desencadeado uma completa desestruturação social com a tentativa de mudar valores sociais, morais e espirituais absolutos, exarados na Palavra de Deus, por valores de concepção e execução pecaminosa, consubstanciados na razão e na experiência inconsequente.

(4)

A ingerência do Estado, tem propiciado por meio da base educacional e das pseudos livres relações sociais amparadas pela criação de leis espúrias, grandes ameaças e ataques a constituição e mantença da família no padrão pai, mãe e filhos perfeitamente harmonizados com a Palavra de Deus, as quais podemos citar:

3.1. DESOBEDIÊNCIA DOS FILHOS AOS PAIS

O liberalismo social prega a pseudo liberdade na criação dos filhos, onde pais que vierem a aplicar qualquer ação de natureza disciplinar a filhos desobedientes ou rebeldes, devem ser passíveis de punições, inclusive com a perda do poder sobre os filhos, que poderão ser recolhidos a instituições governamentais para serem educados por agentes do governo.

A Bíblia Sagrada ordena que os pais devem ser os educadores por excelência de seus filhos, inclusive com a aplicação de punições disciplinares para que os efeitos sobre a formação espiritual, emocional e intelectual dos filhos sejam benéficas e duradouras (Pv 22:6; Pv 23:12-14; Pv 13:24; Pv 29:15-17). 3.2. LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Grupos sociais tem aventado a legalização do aborto, através da permissão para interrupção da gravidez até 12ª semana de gestação.

A Palavra de Deus condena veementemente esta prática, pois ninguém tem o direito de tirar a vida de um ser humano indefeso criado por Deus. Ademais esta irresponsável legalização do aborto fomentaria a promiscuidade no âmbito das famílias, especialmente nas jovens e adolescentes, ferindo frontalmente os princípios doutrinários manifestados por Yahweh na Bíblia Sagrada(Mt 5:21-22 ).

3.3. LEGALIZAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO (PROFISSÃO)

A prostituição é a mais relevante destruição da dignidade humana, pois corpo, prazeres carnais são trocados por dinheiro, onde o ser humano passa a ser objeto descartável. A sociedade prostituída no campo sexual desestabiliza a família, cria relações promíscuas, traições, quebra de confiança, adultérios, homicídios e outros males sociais de consequências danosas imensuráveis.

Não há como tolerar a prática da prostituição que é condenada pelo Senhor em todos os aspectos em sua Palavra. Jesus condena o pecado da prostituição, mas ama e perdoa o pecador arrependido.(Lc 7:36-50 ) 3.4. PERMISSÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO DE DROGA ILÍCITA

O uso de drogas e psicotrópicos, não estabelecidos por tratamentos médicos, se consubstanciam em nossos dias como o maior e mais complexo problema de ordem social. Muitas famílias são destruídas, tantos pais como filhos, são alijados do convívio normal em sociedade, perdem família, bens materiais, enfim perdem tudo e ficam como itinerantes nos grandes centros urbanos depreciados e marginalizados pela sociedade. Os dependentes de drogas vivem como sub-humano sem qualquer perspectiva de vida digna.

O uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas que promovem uma dependência química, um vício próprio pela vontade de consumo do homem, tem a absoluta reprovação do Senhor Yahweh. A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, proclama exacerbadamente que as drogas tiram o entendimento de um ser social e humano, provocando diversificados pecados condenados pelo Senhor.(Pv 20:1; Pv 23:29-35 )

3.5. CONDESCENDÊNCIA COM A DELINQUÊNCIA

As relações sociais, embora sejam muito complexas, pois são resultados de muitos fatores emocionais, biológicos, sociológicos e até políticos, se não forem devidamente cuidados pelas autoridades competentes desembocam numa delinquência generalizada. Vivemos neste momento em todos os lugares de nosso país com uma delinquência desenfreada sem quaisquer perspectivas de solução, abrandamento ou minimização e, pelo contrário, observamos uma tendência cada vez mais de agravamento. Sistemas judiciais desestruturados que não atendem imediatamente aos anseios do povo pela justiça, promovendo direta ou indiretamente a sensação de prevalência da violência.(Ec 8:11) Deus examina tanto o justo como o iníquo, e abomina aquele que ama a violência. (Sl 11:4-5 ) É no coração do homem que nasce toda sorte de pecado, e é no coração dele transformado por Cristo que o desejo delinquente é aniquilado.(Mc 7:21-23; Mt 11:28-30 )

3.6. NOVAS RELAÇÕES MATRIMONIAIS

Sobre estes modelos matrimoniais que o liberalismo social intenta padronizar como relação social familiar, tais como: casais do mesmo sexo, casamentos arranjados pelas redes sociais e empresas

(5)

especializadas, casamentos com cada cônjuge morando na casa de seu respectivo pais, união de um homem com uma mulher para apenas gerar filhos e satisfazer o sonho de ser pai ou mãe e as relações sexuais ilícitas. dentre outras. Estes modelos fogem do padrão dado por Deus para o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel. (1 Co 7:10)

IV - CONCLUSÃO

O cristão na sua genuína essência é um modelo tridimensional de Cristo e vivendo com integridade, idoneidade, honestidade neste mundo, em tempos difíceis, deve demonstrar que é luz sobre as trevas não se conformando e nem agindo segundo os valores putrefatos desta sociedade corrompida em seus valores morais, éticos, sociais e espirituais.

Referências

Documentos relacionados

6 .2.5 Atividade rural: anexar declaração do Sindicato Rural com a respectiva especificação do rendimento atualizado, Declaração de Atividade Rural fornecida no Anexo

As aulas serão assíncronas, ministradas por videoaulas e disponibilizadas no Classroom; todas as aulas terão leitura complementar e dever de casa que devem ser feitos após

O Batismo no Espírito Santo e com Fogo, Os Dons Espirituais 4º AULA - O Espírito Santo Como Selo, Penhor e Professor O Fruto do Espírito, Pecados Contra o Espírito santo..

A mutação JAK2 V617F exerce uma forte Influência na proliferação clonal e diferenciação de característica celular devido alteração das enzimas JAKs

Para os animais são comuns mudanças no comportamento (Constantine et al., 2004; King e Heinen, 2004), alteração nos níveis de stress (Müllner et al., 2004), dieta e sanidade, enquanto

º.. Temor de Deus. · Quais são os frutos do Espírito Santo? Os frutos do Espírito Santo são: caridade, gozo, paz, paciência, benignidade, longanimidade, mansidão, fé,

Não houve alteração quanto à classificação do solo após o tratamento com cimento Portland (nas três dosagens testadas: 3%, 5% e 8%), assim como com o aditivo Consolid (nas

a) correta, pois os moluscos são animais triblásticos e todos os triblásticos são celomados. b) incorreta, pois os moluscos, apesar de serem animais triblásticos, não