• Nenhum resultado encontrado

Direito Civil Responsabilidade Civil (CERT Regular)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direito Civil Responsabilidade Civil (CERT Regular)"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de compartilhamento.

CEM

CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER

Direito Civil

Responsabilidade Civil

(2)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

2 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

1) VUNESP – Proc. - Prefeitura Poá (2014)

Na hipótese de condenação ao pagamento de indenização por danos morais decorrente de responsabilidade civil aquiliana:

a) os juros de mora incidem a partir da citação e a correção monetária desde o arbitramento da indenização.

b) os juros de mora incidem a partir do trânsito em julgado e a correção monetária desde o arbitramento da indenização.

c) os juros de mora incidem a partir da ocorrência do evento danoso e a correção monetária desde o arbitramento da indenização.

d) os juros de mora incidem desde a citação e a correção monetária a partir do ajuizamento da demanda.

e) os juros de mora e a correção monetária incidem a partir do arbitramento da indenização.

2) FCC - Procurador - Prefeitura Recife (2014)

João, fiscal do Município do Recife, mancomunado com José, funcionário de empresa prestadora de serviço público, exigem propina de Joaquim, pequeno empresário, que se recusa a pagar o valor. Como vingança, João e José forjam a existência de irregularidades no estabelecimento de Joaquim. Aproveitando-se de um momento de distração, José coloca substância proibida sob o balcão do estabelecimento. Logo depois, João autua Joaquim pela posse da substância. Em razão desta autuação, Joaquim sofre danos morais. Entretanto, um cliente de Joaquim filma a prática delituosa, fornecendo subsídios para a desconstituição do auto de infração e para a formulação de pedido de compensação contra

a) João, José e o Município do Recife, solidariamente, tendo este ação de regresso contra João e José.

b) Município do Recife e, subsidiariamente, contra João e José.

c) João e José, solidariamente, e, subsidiariamente, contra o Município do Recife, que terá ação de regresso somente contra João.

d) João e José, apenas, embora solidariamente.

e) João e José, solidariamente, e, subsidiariamente, contra o Município do Recife, que terá ação de regresso contra João e José.

3) CESPE – Procurador - PGE BA (2014)

Acerca da responsabilidade civil, julgue o item subsequente, à luz da jurisprudência dominante do STJ.

O espólio tem legitimidade para postular indenização pelos danos materiais e morais supostamente experimentados pelos herdeiros.

Certo Errado

(3)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

3 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

De acordo com o entendimento do STJ sobre a responsabilidade civil e com o disposto na Lei de Registros Públicos relativamente ao registro civil de pessoas naturais, assinale a opção correta.

a) A regra geral, no direito brasileiro, é a da imutabilidade ou definitividade do nome civil, incluída a observância de determinada ordem quanto aos apelidos de família, vedando-se que a ordem no sobrenome dos filhos seja distinta daquela presente no sobrenome dos pais.

b) A doença preexistente não informada no momento da contratação do seguro exime a seguradora de honrar sua obrigação, ainda que o óbito decorra de causa diversa da doença omitida.

c) A perda de uma chance, caracterizada pela violação direta ao bem juridicamente protegido, qual seja, a chance concreta, real, com alto grau de probabilidade de gerar um benefício ou de evitar um prejuízo, consubstancia modalidade autônoma de indenização.

d) À hipótese de um paciente acometido de doença grave falecer em decorrência de erro médico não se aplica a teoria da responsabilidade civil decorrente da perda de uma chance, haja vista a ausência de nexo causal direto entre a conduta do médico e o dano, lesão gerada pela perda da vida, uma vez que o prejuízo causado terá como causa direta e imediata a própria doença do paciente, e não o erro médico.

e) A fixação de indenização decorrente da aplicação da teoria da perda de uma chance deve corresponder ao valor integral do dano final experimentado pela vítima.

5) CESPE – PJ - MPE AC (2014)

Acerca da responsabilidade civil do Estado, assinale a opção correta.

a) Para que se configure a responsabilidade civil objetiva do Estado, o dano deve ser causado por agente público, não abrangendo a regra a categoria dos agentes políticos.

b) Embora seja cabível a responsabilidade do Estado por atos praticados pelo Poder Judiciário, em relação a atos judiciais que não impliquem exercício de função jurisdicional, não é cabível responsabilização estatal.

c) Segundo a CF, a responsabilidade civil do Estado abrange prejuízos causados pelas pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado que integram a administração pública indireta, não abarcando atos danosos praticados pelas concessionárias de serviço público. d) Segundo entendimento do STJ, é imprescritível a pretensão de recebimento de indenização por dano moral decorrente de atos de tortura ocorridos durante o regime militar de exceção. e) De acordo com a jurisprudência do STJ, é objetiva a responsabilidade civil do Estado nas hipóteses de omissão, devendo-se demonstrar a presença concomitante do dano e do nexo de causalidade entre o evento danoso e o comportamento ilícito do poder público.

6) VUNESP - NeR - TJ SP (2014)

Os absolutamente incapazes (art. 3.º do CC)

a) em hipótese alguma podem ser civilmente responsabilizados pelos prejuízos que causarem a terceiros.

b) só podem ser responsabilizados, pelos prejuízos que causarem a terceiros, quando aptos a exprimirem a própria vontade.

c) respondem pelos prejuízos causados, somente quando as pessoas por eles responsáveis não tiverem a obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes, devendo a indenização,

(4)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

4 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

neste caso, ser fixada equitativamente, observados limites humanitários.

d) serão sempre pessoalmente responsáveis pelos prejuízos que causarem a terceiros, e a indenização deve ser fixada pelo juiz segundo os padrões normalmente recomendados de aferição da responsabilidade civil em geral.

7) FCC – Juiz do Trabalho - TRT18 (2014)

Embora preso em canil que respeitou todas as normas técnicas de construção, Átila, cão da raça pastor alemão, pertencente a Cássio, consegue pulá-lo e morde gravemente o vizinho, Fábio, que na ocasião conversava com Cássio no quintal do imóvel, ao lado do canil. Nessas circunstâncias,

a) Cássio é responsável objetivo pelas lesões causadas, pelo só fato da coisa, inexistentes causas excludentes na hipótese formulada.

b) nenhuma responsabilidade aquiliana cabe a Cássio, haja vista culpa exclusiva da vítima, Fábio, consistente em estar ao lado do canil por ocasião dos fatos.

c) a responsabilidade de Cássio e Fábio é de igual intensidade, caracterizada culpa concorrente de Fábio por estar ao lado do canil quando dos fatos.

d) nenhuma responsabilidade cabe a Cássio, que agiu diligentemente, sem culpa, ao construir o canil de acordo com as normas técnicas pertinentes.

e) nenhuma responsabilidade cabe a Cássio, já que o ocorrido equiparou-se a caso fortuito ou força maior, tendo em vista o canil ter sido construído de modo adequado.

8) FCC – Juiz – TJCE (2014)

Entre os poderes do juiz, ao fixar a indenização por responsabilidade civil extracontratual, acha-se o de

a) impor a pessoa incapaz, qualquer que seja a sua situação econômica ou financeira, condenação a indenizar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

b) desconsiderar, em qualquer hipótese, a sentença absolutória proferida no Juízo criminal. c) desconsiderar a circunstância de a vítima ter concorrido culposamente para o evento danoso.

d) reduzir, equitativamente, a indenização, se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano produzido.

e) reconhecer a responsabilidade objetiva do causador do dano discricionariamente, segundo as circunstâncias do evento danoso.

9) VUNESP – Procurador - Prefeitura Poá (2014)

Na hipótese de responsabilidade civil cuja ofensa tenha mais de um autor:

a) cada um responderá por uma parcela da indenização, equitativamente dividida.

b) cada um responderá por uma parcela da indenização, imposta em proporção ao seu respectivo grau de culpa.

c) todos responderão solidariamente pela indenização, excluídos os responsáveis por fatos de terceiro.

(5)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

5 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento. terceiro.

e) cada um responderá por uma parcela da indenização, calculada proporcionalmente sobre o dano que sozinho seria capaz de gerar.

10) VUNESP - Procurador Municipal - Prefeitura SP (2014)

São elementos essenciais para configuração da responsabilidade civil subjetiva, apenas: a) o ato ilícito, o dano e o nexo de causalidade.

b) o fato jurídico, a culpa, o dano e o nexo de causalidade. c) o abuso de direito, a culpa e o dano.

d) o ato ilícito, a culpa, o dano e o nexo de causalidade. e) a ação humana e o dano.

11) FCC – Defensor Público - DPE (2014)

Durante partida de futebol, Filipe envolveu-se em uma briga e passou, abruptamente, a desferir pontapés em todos a seu redor, atingindo inclusive o árbitro, Mário, que tentava separar a contenda. Muito ferido, Mário ajuizou ação de indenização contra Filipe. Por sua vez, este fez prova de que não teve a intenção de acertar Mário. O pedido deverá ser julgado

a) procedente, pois Filipe agiu com culpa, devendo ser responsabilizado subjetivamente.

b) improcedente, pois Filipe provou não existir um dos elementos para a responsabilização civil.

c) procedente, pois Filipe agiu com culpa, devendo ser responsabilizado objetivamente.

d) procedente, pois Filipe agiu em abuso do direito, devendo ser responsabilizado objetivamente.

e) procedente, pois Filipe agiu em abuso do direito, devendo ser responsabilizado subjetivamente.

12) VUNESP – Juiz – TJPA (2014)

Maria compareceu ao banco para pagamento de taxa de inscrição para prestar concurso público. Por erro do sistema não foi computado o pagamento, embora tenha sido recebido o valor determinado, deixando Maria fora do certame. Do ponto de vista da Responsabilidade Civil, Maria tem direito a ser indenizada

a) pelo valor do pagamento da taxa e danos, pela perda de uma chance. b) pelos danos materiais apenas.

c) por danos morais apenas.

d) por danos morais, pela perda de uma chance apenas.

e) pela perda de uma chance e dos valores que Maria teria direito a perceber no cargo pretendido.

13) FCC – Defensor Público - DPE CE (2014)

Ao realizar entrega de móveis para “Que Belo Modelados Ltda.”, Carlos, empregado da empresa, chocou-se com veículo de Thiago, causando-lhe danos materiais. Em ação de indenização, a “Que Belo Modelados Ltda” será responsabilizada pelos danos causados por

(6)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

6 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento. Carlos

a) subjetivamente, independentemente de prova de que este agiu com culpa. b) objetivamente, independentemente de prova de que este agiu com culpa. c) subjetivamente, desde que se comprove que este agiu com culpa.

d) objetivamente, desde que se comprove que este agiu com culpa. e) objetivamente, pela teoria do risco integral.

14) VUNESP – Defensor Público - DPE MS (2014)

Marcelo, menor de idade, utilizou o carro de seus pais, sem anuência destes, para ir a uma festa. Marcelo convenceu seu amigo Ricardo, igualmente menor de idade, a ir com ele, argumentando que sabia dirigir e seus pais emprestaram o carro. No caminho da festa, Marcelo bruscamente colidiu o veículo e seu amigo Ricardo ficou gravemente ferido, sendo submetido a extenso tratamento para recuperação de sua plena saúde. Sob o prisma da responsabilidade civil, é correto afirmar que

a) os pais de Marcelo não têm responsabilidade pelo ato de seu filho, na medida em que não autorizaram a utilização do veículo.

b) Ricardo e sua família não terão direito a indenização pelos gastos com o tratamento, pois Ricardo conhecia a circunstância de que seu amigo não possuía idade e habilitação para dirigir. c) os pais de Marcelo deverão indenizar Ricardo e sua família pelos gastos com o tratamento, independentemente da apuração de culpa.

d) os gastos com o tratamento deverão ser igualmente repartidos entre os pais dos amigos, em razão da hipótese configurar culpa concorrente.

15) FCC – PJ - MPE PA (2014)

Internada às pressas no Hospital Frei Vicente para tratamento de dores abdominais agudas, Eliana foi submetida a uma cirurgia de emergência executada pelo médico plantonista Lourenço. Dias depois, faleceu por infecção contraída durante a cirurgia, a qual teve como causa as más condições de higiene do hospital. Visando ao recebimento de compensação pelo falecimento da mãe, a filha de Eliana, menor impúbere representada pelo pai, ajuizou ação em que requereu a condenação do Hospital Frei Vicente e do médico Lourenço. Haverá responsabilidade

a) independentemente de comprovação de culpa do hospital ou do médico.

b) independentemente de comprovação de culpa, no caso do hospital, e apenas se comprovada culpa, no caso do médico.

c) apenas se comprovada culpa, tanto no caso do hospital como no do médico.

d) apenas se comprovada culpa, no caso do hospital, e independentemente da comprovação de culpa, no caso do médico.

e) por culpa presumida, tanto do hospital como do médico.

16) Com. Exam. - Juiz Federal - TRF2 (2014)

À luz do previsto no Código Civil de 2002, assinale a opção correta:

a) O sistema de responsabilidade por ato de terceiro é, em regra, de responsabilidade subjetiva, com presunção relativa de culpa.

(7)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

7 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

b) Aquele que, acobertado pelo estado de necessidade, causa dano a terceiro, está isento de responder pelo prejuízo, diante da excludente de ilicitude.

c) A responsabilidade dos patrões, pelos atos de seus empregados, assenta-se no risco da atividade e apenas excepcionalmente admite o direito de regresso.

d) Quanto à inexecução, o Código Civil prevê que, ainda que ela resulte de dolo do devedor, as perdas e danos só incluem os prejuízos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato.

e) É vedada a cumulação de dano moral com o dano estético.

17) Com. Exam. – Juiz Federal - TRF4 (2014)

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

O Código Civil de 2002 (Lei nº 10.406/2002, na redação vigente) dedica todo o Título IX do Livro I da Parte Especial ao tema da Responsabilidade Civil, prevendo um sistema geral (responsabilidade civil subjetiva), fundado na teoria da culpa, e outro sistema subsidiário (responsabilidade civil objetiva), fundado na teoria do risco. Há, também, outros subsistemas derivados dos dois acima referidos, que se encontram no próprio diploma ou espalhados na legislação extravagante. Com base na disciplina jurídica dada pelo Código ao importante tema da reparação civil dos danos, pode-se afirmar que:

I. Uma das situações na qual incide o sistema subsidiário da responsabilidade civil objetiva ocorre quando a lei assim o determinar, como, por exemplo, no caso dos pais que respondem, objetivamente, pelos danos causados por seus filhos menores, devendo suportar, diretamente, a indenização respectiva em favor do prejudicado (art. 932, caput e inciso I, combinado ao art. 933, ambos do Código de 2002).

II. A absolvição de um réu, no processo penal, não implica automática liberação do dever de uma possível indenização cível. Sendo assim, na hipótese em que o acusado tenha sido absolvido por insuficiência de provas, persiste a possibilidade de investigação, na esfera cível, da ocorrência do dolo ou da culpa que levaram à prática do ilícito gerador da obrigação de indenizar.

III. A regra geral que orienta a obrigação de indenizar é de que a indenização mede-se pela extensão do dano. Contudo, na hipótese em que o lesado tenha, de algum modo, concorrido, culposamente, na relação de causa e efeito, a sua indenização será avaliada e fixada na proporção da gravidade comparativa de sua culpa à do autor do dano.

IV. Consideram-se ofensivos à liberdade pessoal, dando causa à indenização consistente no pagamento de perdas e danos que sobrevierem ao ofendido: o cárcere privado, a prisão por queixa ou denúncia falsa e de má-fé e a prisão ilegal.

a) Estão corretas apenas as assertivas I e III. b) Estão corretas apenas as assertivas I e IV. c) Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV. d) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.

(8)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

8 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento. e) Estão corretas todas as assertivas.

18) FCC – Juiz – TJPE (2015)

Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa,

a) sempre que o juiz, verificando a hipossuficiência da vítima, inverter o ônus da prova.

b) apenas quando o dano for ocasionado por agente público ou preposto de empresa concessionária de serviço público, no exercício de seu trabalho.

c) quando a lei não estabelecer que a hipótese se regula pela responsabilidade civil subjetiva. d) quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

e) somente nos casos especificados em lei.

19) CESPE – Juiz Federal - TRF5 (2015)

Juliana faleceu aos oito anos de idade, após ter sido atropelada por um veículo oficial do Ministério da Fazenda. Os pais da criança, pessoas humildes e de baixa renda, ajuizaram ação contra a União, requerendo indenização por danos materiais consistentes no pagamento de pensão mensal.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

a) A pensão mensal será devida aos pais da vítima a partir do dia em que esta completaria quatorze anos de idade.

b) A pensão mensal no valor de dois terços do salário mínimo será devida aos pais da vítima desde a data do falecimento desta.

c) A pensão mensal arbitrada somente deixará de ser paga quando ocorrer o óbito dos pais da vítima.

d) Gratificação natalina e décimo terceiro salário não farão parte da pensão fixada a título de indenização.

e) A pensão mensal no valor de um terço do salário mínimo será devida aos pais da vítima desde a data do evento danoso.

20) FCC - Procurador – MANAUSPREV (2015)

Analise as proposições abaixo, a respeito da responsabilidade civil:

I. O médico, em regra, responde civilmente somente se o autor da ação fizer prova de dolo ou culpa.

II. O pai é objetivamente responsável pelos danos decorrentes de culpa do filho menor que estiver sob sua autoridade e companhia.

III. Não se responsabiliza o incapaz se os seus responsáveis tiverem obrigação de fazê-lo e dispuserem de meios suficientes para tanto.

(9)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

9 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento. a) I, II e III. b) I e II, somente. c) II e III, somente. d) I e III, somente. e) III, somente. 21) FCC – Procurador – MANAUSPREV (2015)

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,

a) o comerciante sempre responde solidariamente com o fabricante pelos danos decorrentes de defeito na fabricação do produto.

b) para responsabilização de profissional liberal, é necessária comprovação de dolo ou culpa. c) não se admite excludente de responsabilidade pelos danos decorrentes da utilização do produto.

d) o fabricante responde subjetivamente pelos danos decorrentes de defeito na fabricação do produto.

e) apenas o contratante pode requerer indenização por danos decorrentes de serviço defeituoso, excluídas as vítimas que não tinham participado da relação negocial.

22) FUNDATEC – Procurador - PGE RS (2015)

Em relação à obrigação de indenizar, analise as seguintes assertivas:

I. O incapaz pode responder, equitativamente, por prejuízos por ele causados.

II. O pai pode ressarcir-se perante o filho, relativamente incapaz, pela indenização paga a terceiro por ato cometido pelo seu descendente.

III. A obrigação de prestar reparação transmite-se com a herança.

IV. A responsabilidade civil independe da criminal, podendo se questionar quanto à existência do fato mesmo quando esta questão se achar decidida no juízo criminal.

Quais estão corretas? a) Apenas I e III. b) Apenas II e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas I, II e IV. e) Apenas I, III e IV.

23) PUC PR – Procurador - PGE PR (2015)

Com relação à responsabilidade civil no direito civil brasileiro contemporâneo, é CORRETO afirmar que:

a) O abuso do direto pressupõe logicamente a existência do direito, embora o titular se exceda no exercício dos poderes que o integram. Assim, quem alega a ausência de direito não pode

(10)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

10 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

validamente alegar a existência de abuso de direito. E quem pretende indenização pelos danos decorrentes do exercício abusivo de direito deve comprovar a culpa neste exercício abusivo de um direito existente.

b) Como a responsabilidade civil da Administração Pública é objetiva, não se lhe aplicam as excludentes de responsabilidade por ausência de nexo de causalidade entre a conduta e o dano ou por inexistência de dano.

c) Em regra, o fundamento da responsabilidade civil extracontratual no direito brasileiro é uma atuação culposa. Excepcionalmente, poderá haver imputação pelo risco.

d) Na responsabilidade civil contratual, a violação de deveres laterais impostos pelo princípio da boa-fé, tais como os deveres mútuos de proteção, lealdade, informação e assistência, não gera o dever de indenizar perdas e danos, mas tão somente a anulação do contrato.

e) Nos casos de deferimento judicial de indenização por danos morais decorrentes de ato ilícito, os juros de mora contam-se a partir da citação.

24) CESPE – Juiz Federal - TRF1 (2015)

Lino ajuizou ação ordinária de cobrança contra Marcos e Carlos, seu fiador, em decorrência do inadimplemento absoluto de aluguéis mensais e encargos condominiais, previstos em contrato escrito de locação de imóvel residencial celebrado entre as partes. O autor requereu o pagamento da cláusula penal estipulada no valor correspondente a vinte aluguéis mensais. Em sua defesa, Marcos alegou que Pedro, um terceiro, havia assumido a dívida que constava de notificação extrajudicial que lhe fora anteriormente endereçada por Lino com relação aos mesmos valores. Afirmou, ainda, que havia expedido a Lino, com aviso de recebimento, uma cópia do documento assinado por Pedro, assinalando o prazo de quarenta e oito horas para o consentimento na assunção da dívida, porém sem resposta do credor. Marcos aduziu, ainda, que possuía crédito decorrente de comodato pactuado com Lino e requereu a compensação de parte da dívida, bem como a redução, pelo juiz, da cláusula penal.

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz das normas do direito civil referentes a obrigações.

a) Marcos poderá compensar parte da dívida com Lino, já que a diferença de causas não impede a compensação.

b) A cláusula penal é obrigação acessória e convencional, razão pela qual deve ser preservada a autonomia das vontades de Lino e Marcos, não podendo o juiz intervir na relação negocial e reduzir a penalidade.

c) Diante do inadimplemento absoluto da obrigação, a culpa contratual é, em regra, presumida contra o devedor e há, nesse caso, uma inversão do ônus da prova, cabendo a Marcos a prova da ausência de culpa.

d) Se a assunção da dívida por Pedro vier a ser anulada, a garantia prestada por Carlos, em regra, será restaurada, pois o acessório segue o principal.

e) O silêncio de Lino sobre a assunção de dívida gera a presunção de sua aceitação, podendo Pedro invocar as exceções pessoais que competiam a Marcos.

25) FMP – Procurador - PGE AC (2014)

(11)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

11 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

a) a dos pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia. b) a do tutor pelo pupilo que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia.

c) a dos que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, até a concorrente quantia.

d) a do incapaz se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

26) FCC – Juiz – TJSC (2015)

A vítima de um acidente automobilístico ajuizou, um ano após o fato, ação indenizatória contra o condutor, a quem o proprietário confiara o veículo, ocorrendo imediatamente a citação. Achando-se ainda o processo em curso, mas já passados quatro anos do acidente, a vítima propôs ação indenizatória contra o proprietário do automotor, que, na contestação, alegou inviabilidade do pedido, em razão da pretensão já deduzida contra o condutor, e prescrição. Nesse caso,

a) o juiz deverá extinguir o processo, porque a propositura da ação contra um dos devedores importa renúncia do direito em relação ao outro.

b) ambas as alegações do réu encontram respaldo na lei. c) nenhuma das alegações do réu deve ser acolhida.

d) apenas a alegação de inviabilidade do pedido, em razão da pretensão já deduzida contra o condutor, é acolhível.

e) apenas a arguição de prescrição é acolhível.

27) FCC – Juiz – TJRR (2015)

Os menores Joaquim, com dezessete anos e João, com dezesseis anos de idade, causaram lesões corporais em um transeunte, quando praticavam esporte violento, tendo o pai deles, Manoel, sido condenado a pagar os danos.

Nesse caso, Manoel

a) só poderá reaver de João, depois que ele atingir a maioridade, metade do que pagou, porque era relativamente incapaz quando praticou o ato ilícito.

b) não poderá reaver dos filhos o que pagou a título de indenização, mesmo depois de eles atingirem a maioridade.

c) poderá reaver de ambos o que pagou a título de indenização, mas não incidirá correção monetária, nem vencerão juros, até que cada um deles atinja a maioridade.

d) não poderá reaver o que pagou a título de indenização, mas esses filhos terão de trazer à colação o que o pai despendeu, se houver outro irmão, a fim de se igualarem as legítimas. e) poderá reaver de ambos os filhos o que pagou a título de indenização com correção monetária, mas sem acréscimo de juros, mesmo depois que atingirem a maioridade.

28) Com. Exam. – Procurador da República – MPF (2015)

MESMO SABENDO QUE PAULO ENCONTRAVA-SE ALCOOLIZADO, GABRIELA PEDIU-LHE QUE CONDUZISSE SUA IRMÃ À FARMÁCIA, EMPRESTANDO-PEDIU-LHE, PARA TANTO, O SEU CARRO. NO TRAJETO, PAULO VEIO A COLIDIR COM OUTRO VEÍCULO,

(12)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

12 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

CAUSANDO DANOS MATERIAIS DE MONTA. A CONDUTA DE GABRIELA CONFIGUROU:

a) Culpa in vigilando. b) Culpa in eligendo. c) Culpa in omittendo.

d) Não configurou culpa porque havia um justo motivo.

29) VUNESP – Juiz – TJMS (2015)

De acordo com o Código Civil de 2002, é responsável pela reparação civil, independentemente de culpa, o

a) comandante de aeronave ou embarcação, pelos atos praticados pelos tripulantes.

b) relativamente incapaz, pelos atos praticados pelo absolutamente incapaz em sua companhia.

c) militar, pelos atos praticados pelos seus subordinados.

d) que houver gratuitamente participado no produto de crime, até a concorrente quantia. e) síndico, pelos atos praticados pelo condômino.

30) FCC – Juiz – TJAL (2015)

A responsabilidade civil decorrente do abuso do direito

a) determina indenização material, independentemente de comprovação de prejuízo. b) não acarreta consequência pecuniária, se não houver dano moral.

c) rege-se pelo critério subjetivo, só sendo indispensável o dano.

d) rege-se pelo critério subjetivo, sendo indispensável o dano apenas quando configurado dolo.

e) independe de comprovação de culpa.

31) FCC – Juiz do Trabalho - TRT15 (2015)

O motorista de um supermercado, dirigindo veículo da em- presa e no horário de trabalho, envolveu-se em acidente, do qual resultou a morte de ocupante de outro veículo, mas foi absolvido na ação penal por insuficiência de prova. Sua culpa, entretanto, assim como os demais requisitos para a responsabilização civil, foram provados em ação indenizatória movida pelo cônjuge e filhos da vítima contra aquele motorista e seu empregador. Neste caso, a) o motorista e seu empregador serão solidariamente responsáveis pela indenização.

b) somente o empregador será responsável pela indenização, porque o empregado foi absolvido no juízo criminal.

c) somente o motorista será responsável pela indenização, se o seu empregador provar que diligenciou na escolha do preposto e o vigiou, mas ambos serão solidariamente responsáveis se essa prova não for realizada.

d) o motorista e seu empregador serão conjuntamente responsáveis pela indenização, sendo subsidiária a responsabilidade do empregador.

e) não haverá obrigação de indenizar, porque a sentença penal absolutória eliminou a responsabilidade civil.

(13)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

13 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

32) CESPE - Procurador Municipal – Prefeitura Salvador (2015)

A respeito da responsabilidade civil, assinale a opção correta à luz do entendimento do STJ. a) Por impossibilidade de comprovação, fica afastada a possibilidade de indenização por dano moral quando o pai não presta assistência ao filho.

b) A teoria da perda de uma chance aplica-se tanto ao dano moral quanto ao dano material, mesmo não comprovada a existência de dano final.

c) Na hipótese de morte de detento sob a custódia do Estado, a responsabilidade civil do ente público dependerá da análise da culpabilidade.

d) Para fins de responsabilidade de instituição financeira, o estelionato na abertura de conta compara-se ao caso fortuito externo.

e) A aquisição de obra de arte fraudulenta — seja material, seja imaterial — não tem o condão de gerar responsabilidade civil.

33) Com. Exam. - TRT 2 – Juiz do Trabalho - TRT2 (2015)

À luz da jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça, em matéria de responsabilidade civil, analise as seguintes proposições:

I - A indenização por publicação não autorizada de imagem de pessoa com fim econômico ou comercial independente de prova do prejuízo.

II - Nas ações de indenização, se o pedido for julgado procedente, é necessária a constituição de capital ou caução fidejussória para a garantia de pagamento de pensão, exceto se o demandado possuir notória condição econômica.

III - A mera apresentação antecipada de cheque "pré-datado" não enseja indenização por dano moral.

IV - Nas indenizações por dano moral, a correção monetária incide desde a data da citação. V - O contrato de seguro por danos pessoais compreende os danos morais, salvo cláusula expressa de exclusão.

Responda:

a) Somente as proposições I e III estão incorretas. b) Somente as proposições I e V estão corretas. c) Somente as proposições III e IV estão corretas. d) Somente as proposições II e V estão incorretas. e) Somente as proposições II e IV estão corretas.

34) VUNESP - Procurador – Prefeitura Suzano (2015)

Em matéria de responsabilidade civil, de acordo com o Código Civil de 2002, é correto afirmar que

(14)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

14 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento. aquilo que pagou.

b) o direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la não se transmitem com a herança. c) a indenização é medida, preponderantemente, pela gravidade da culpa e pela capacidade econômica dos envolvidos.

d) a injúria, a calúnia e a difamação, por presunção juris et de jure, não geram direito à indenização por danos materiais.

e) há responsabilidade civil objetiva quando a atividade normalmente exercida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para os direitos de outrem.

35) CESPE – Advogado – AGU (2015)

No tocante à responsabilidade civil, julgue o item que se segue.

Conforme jurisprudência pacificada no STJ, em caso de conduta omissiva, a responsabilidade do Estado enseja a presença da culpa, consistente no descumprimento do dever de impedir o evento danoso.

( ) Certo ( ) Errado

36) VUNESP - Procurador Municipal - Prefeitura Rosana (2016)

Determinada pessoa, em conduta não dolosa, ingressa em terreno e sofre graves queimaduras por contato com resíduos tóxicos que se encontram em terreno de particular que os expõe a céu aberto, em local onde, apesar da existência de cerca e de placas de sinalização informando a presença de material orgânico e poluente, permite o acesso de outros particulares por ser fácil, consentido e costumeiro. Quanto à responsabilidade do proprietário do imóvel, é correto afirmar que

a) a responsabilidade é objetiva, podendo ser invocada excludente de força maior ou caso fortuito.

b) considerando a natureza jurídica do infortúnio ambiental, caracteriza-se um dano material, mas não dano moral.

c) a responsabilidade se restringe a eventual lesão ao meio ambiente propriamente dito.

d) calcada na teoria do risco, responde pela ofensa individual, sendo irrelevante a culpa exclusiva ou concorrente da vítima.

e) a colocação de placas no local, indicando a presença de material tóxico, é suficiente para excluir a responsabilidade civil, subjetiva no caso.

37) CESPE – Juiz – TJDFT (2016)

A respeito da responsabilidade civil, assinale a opção correta.

a) De acordo com o Código Civil, a possibilidade legal de redução equitativa da indenização pelo juiz é aplicável às hipóteses de responsabilidade subjetiva e objetiva.

b) Se houver concorrência de culpas e danos a ambas as partes, cada qual deve arcar com seus respectivos prejuízos.

c) Nos termos explicitados no Código Civil, a gradação de culpa possui relevância para a configuração do ato ilícito.

(15)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

15 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

d) Segundo a atual orientação do STJ, a reparação pela lesão extrapatrimonial deve seguir o método denominado bifásico na aferição do valor da indenização.

e) Conforme jurisprudência prevalente do STJ, a cobrança indevida já traz em si a ilicitude, bastando a prova de que se deu por meio judicial para se impor a devolução em dobro, prevista no Código Civil.

38) FUNDEP – Procurador Municipal - Prefeitura Uberaba (2016)

Assinale a alternativa que configura hipótese de responsabilidade civil com incidência da teoria do risco integral.

a) Ato praticado por oficial de registro de títulos, documentos e pessoa jurídica da capital do Estado.

b) Ato que viola o direito do preso à integridade física e moral no cumprimento da pena. c) Indenização securitária decorrente de acidente de trânsito.

d) Ato caracterizador de dano ambiental.

39) Com. Exam. – Juiz Federal - TRF3 (2016)

Considerando a jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

a) A correção monetária do valor da indenização do dano material incide desde a data do arbitramento.

b) São cumuláveis as pretensões ao dano moral, ao dano estético e ao dano material decorrentes do mesmo fato.

c) A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral.

d) São civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de divulgação.

40) FCC - Procurador - PGE MT (2016)

Marcelo exerce, com habitualidade, atividade que, por sua natureza, implica risco para os direitos de outrem. Se desta atividade advier dano, Marcelo responderá de maneira

a) subjetiva, não sendo necessária a comprovação do elemento culpa, mas se exigindo, em regra, a existência de nexo de causalidade.

b) subjetiva, a qual exige, em regra, a comprovação de nexo de causalidade e culpa.

c) objetiva, não sendo necessária, em regra, a comprovação dos elementos culpa ou nexo de causalidade.

d) objetiva, não sendo necessária a comprovação do elemento culpa, mas se exigindo, em regra, a existência de nexo de causalidade.

e) objetiva, a qual exige, em regra, a comprovação de nexo de causalidade e culpa.

41) FCC – Juiz – TJPI (2015)

O incapaz

a) responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

(16)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

16 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

b) não responde com seus bens pelos prejuízos que causar, em nenhuma hipótese, se a incapacidade for absoluta.

c) não responde com seus bens pelos prejuízos que causar, devendo suportá-los somente seus responsáveis.

d) apenas responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo.

e) apenas responde com seus bens pelos prejuízos que causar, se a incapacidade cessar, ficando até esse momento suspenso o prazo prescricional.

42) FCC - Procurador – Prefeitura Cuiabá (2014)

Aracy hospedou-se no Hotel Bela Vista e levou consigo um poodle aparentemente inofensivo. Este, porém, fugiu do quarto de Aracy, por descuido dela, e atacou os pés de Ana Tereza, causando-lhe rompimento de tendão. Ana Tereza poderá pedir indenização contra

a) Aracy, que responde objetivamente pelos danos causados pelo animal, e contra o Hotel Bela Vista, que responde subjetivamente por seus hóspedes.

b) Aracy, que responde objetivamente pelos danos causados pelo animal, e contra o Hotel Bela Vista, que responde objetivamente por seus hóspedes.

c) Aracy, que responde subjetivamente pelos danos causados pelo animal, mas não contra o Hotel Bela Vista, que não teve culpa pelo incidente.

d) o Hotel Bela Vista, apenas, por se tratar de relação de consumo.

e) Aracy, que responde objetivamente pelos danos causados pelo animal, mas não contra o Hotel Bela Vista, que não teve culpa pelo incidente.

43) FCC – Juiz do Trabalho - TRT24 (2014)

A atriz Maria, ao atravessar a rua, em local proibido, foi atropelada por um carro, cujo motorista não tinha habilitação para dirigir e que trafegava em velocidade incompatível com aquele local. Do acidente resultaram cicatrizes que lhe comprometeram a formosura, tendo perdido trabalhos durante alguns meses. Neste caso, poderá pleitear

a) indenização por danos materiais, morais e estéticos cumulativamente, mas o juiz deverá, ao fixar a indenização, ter em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

b) apenas indenização por danos materiais e morais ou, alternativamente, por danos materiais e estéticos, mas o juiz deverá, ao fixar a indenização, ter em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

c) indenização por danos materiais, morais e estéticos, cumulativamente, mas o juiz não poderá levar em conta a culpa da vítima, porque o motorista não possuía habilitação para dirigir.

d) apenas indenização por danos materiais, porque de acidentes de veículo não se podem extrair danos morais, e os estéticos só serão indenizáveis quando, também, se reconhecerem danos morais.

e) somente metade da indenização dos dias em que ficou sem trabalhar e que, comprovadamente, não lhe tiverem sido ressarcidos pelo empregador, por seguro privado ou pela previdência social, já levando em consideração a culpa recíproca.

(17)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

17 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

quaisquer outras formas de compartilhamento.

44) VUNESP – Juiz – TJSP (2014)

No que se refere a indenização, assinale a opção correta.

a) A morte de filho menor que não exercia trabalho remunerado não poderá gerar indenização. b) O soar de alarme nas saídas das lojas por si só acarreta o dever de indenizar o cliente.

c) Tendo em vista que a indenização se mede pela extensão do dano, o juiz somente poderá reduzir equitativamente a indenização, havendo excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, no caso de haver pedido expresso da parte.

d) Não gera o dever de indenizar o simples travamento de porta giratória nos estabelecimentos bancários com usuário dentro.

Gabarito 1) C 2) A 3) Errado 4) C 5) D 6) C 7) A 8) D 9) D 10) D 11) A 12) A 13) D 14) C 15) B 16) D 17) E 18) D 19) A 20) A 21) B 22) A 23) C 24) C 25) D 26) C 27) B 28) B 29) D 30) E 31) A 32) B 33) B 34) E 35) Errado 36) D 37) D 38) D 39) A 40) D 41) A 42) B 43) A 44) D

(18)

Direito Civil – CERT Regular Responsabilidade Civil

18 Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e

Referências

Documentos relacionados

A seleção por meio da nota obtida no ENEM (em um dos anos 2011, 2012 ou 2013) considera exclusivamente o desempenho obtido pelo candidato no Exame Nacional do ensino Médio. Para

O objetivo da pesquisa foi determinar e avaliar as características fisiográficas de uma sub-bacia pertencente a bacia hidrográfica dos Rios Turvos-Santa Rosa-Santo Cristo,

información sobre este producto e para consultar a versão mais recente deste manual do utilizador, visite nuestra página www.perel.eu. Podem alterarse as especificações e o

Sob a ótica da RBV uma dessas contribuições é enfatizada neste artigo, por meio de análise, verificação e identificação de quais são real- mente os recursos estratégicos

A Assembleia Geral Ordinária será realizada obrigatoriamente uma vez por ano, no decorrer dos 4 (quatro) primeiros meses do exercício social, para deliberar

A proteção ao meio ambiente passou a ser compreendida como um valor constitucional, assim como uma tarefa do Estado e da sociedade, contemplando a tutela ambiental como um

FASES DE CRESCIMENTO E COMPONENTES DO PCT TMAD BRIGANTIA-ECOPARK •Infraestrutura física e técnica •Infraestrutura de Ciência e tecnologia •Serviços de suporte •Plataforma de

1. A organização da formação prática em contexto de trabalho competirá à entidade formadora, responsável pelo curso, que assegurará a sua programação, em função