• Nenhum resultado encontrado

Aluno (a): nº: Turma: Data: / /2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno (a): nº: Turma: Data: / /2018"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1.- Leia o trecho a seguir.

Ao exaltar o imperialismo inglês, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas:

"Aceitai o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exílio,

Para que sejam os servidores de seus cativos."

a) Como esses versos de Kipling explicam o imperialismo inglês?

b) Quais as áreas mais cobiçadas pelo imperialismo inglês e por quê?

2. “Aproximamo-nos do segundo centenário do Congresso de Viena, quando, depois da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas, delegações de praticamente todos os estados europeus então se aproximaram para participar dessa cúpula histórica entre setembro de 1814 e junho de 1815, na cidade de Viena”.

Fonte: Associação dos Historiadores Latino-Americanos e do Caribe – ADHILAC. Disponível em: <http://adhilac.com.ar/?p=9219>. Acesso em: 21 set. 2014. (Adaptado e traduzido do espanhol)

Explique a função do Congresso de Viena no processo de reorganização dos países europeus após a derrota de Napoleão Bonaparte.

3.Frederick Jackson Turner, em “O significado da fronteira na história americana” (1893), apresentou-nos um determinado imaginário sobre o Oeste: “Até os nossos dias, a história americana foi em grande medida a história da colonização do Grande Oeste. A existência de uma área de terras livres, sua contínua recessão e o avanço do povoamento americano em direção ao Oeste, explicam o desenvolvimento americano.”

Nota

Aluno (a): nº: Turma:

Ano: 2º Ano EM Data: ___/___/2018 Trabalho Recuperação Final Matéria: História

(2)

Comparando as duas perspectivas - o texto e o mapa - sobre a expansão territorial no século XIX:

a) responda se o Oeste era uma região despovoada aguardando a colonização pelo homem branco e justifique sua resposta;

b) cite duas motivações econômicas que tenham levado o grande capital a investir nessa expansão territorial atraindo para lá imigrantes e habitantes das cidades do Leste.

4.No fim do século XIX, Frederick Jackson Turner elaborou uma tese sobre a “fronteira” como definidora do caráter dos Estados Unidos até então. A força do indivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráter rude estariam presentes no diálogo entre a civilização e a barbárie que a fronteira propiciava. As tradições europeias foram sendo abandonadas à medida que o desbravador se aprofundava no território em expansão dos Estados Unidos.

Em relação à questão da fronteira nos Estados Unidos, responda:

(3)

b) O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel nessa expansão?

5.O cartaz abaixo parte de uma campanha sindical pela redução da jornada diária de trabalho, foi divulgado em 1919 pela União Interdepartamental da Confederação Geral dos Trabalhadores da

Região do Sena, na França.

Tradução dos escritos do cartaz: “União dos Sindicatos de Trabalhadores do Sena”. “As 8 horas”. “Operário, a regra foi aprovada, mas apenas sua ação a fará ser aplicada”.

a) Identifique um elemento visual no cartaz que caracterize a principal reivindicação dos sindicatos e o explique.

(4)

6. Leia o trecho do discurso do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, na 60ª assembleia da ONU, em 2005:

“Pois bem, nós lutaremos pela Venezuela, pela integração latino-americana e pelo mundo. Reafirmamos aqui nesse salão, nossa infinita fé no homem, hoje sedento de paz e de justiça para sobreviver como espécie. Simón Bolívar, pai de nossa pátria e guia de nossa revolução, jurou não dar descanso a seu braço, nem repouso a sua alma, até ver a América livre. Não demos nós descanso a nossos braços, nem repouso a nossas almas até salvar a humanidade.”

(CHAVEZ, H. apud SOUZA, Maria de Fátima Rufino de; MARQUES DA SILVA, Maria Zélia. Bolívar, para além das representações e discursos políticos. Ameríndia. Vol. 5, número 1/2008, p. 3)

Discorra sobre os problemas de implantação do projeto de desenvolvimento almejado por figuras políticas como Simón Bolívar e San Martin para as ex-colônias hispânicas no século XIX. Em seguida, explique por que e de que forma a figura de Bolívar é lembrada e cultuada nos dias atuais na política latino-americana.

7.

No século XVIII, durante a Revolução Francesa, Saint Domingue, uma pequena colônia na América Central, rebelou-se contra sua metrópole, dando início à luta pela independência do Haiti, em um processo diferente daqueles que ocorreram nas demais colônias do continente americano.

Aponte uma proposta da Revolução Francesa que influenciou a independência do Haiti e a principal diferença entre este processo e as outras lutas pela independência das colônias americanas.

(5)

8.

A tela de Eugène Delacroix celebra a revolução de julho de 1830 na França, que derrubou o rei Carlos X e encerrou o período da Restauração.

Explique o significado do movimento de 1830 e identifique, através da análise da tela, dois elementos que atestem sua relação com a Revolução de 1789.

9.

Explique 2 (dois) motivos que fizeram a Europa abandonar a América durante a fase do Imperialismo (Neocolonialismo) em pleno século XIX e buscar novas áreas de exploração.

(6)

10 .No ano de 1808, entrou em vigor a proibição do tráfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Império Britânico. No caso do Império Britânico, a proibição teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Império Português, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior.

(Adaptado de João Paulo Pimenta & Andréa Slemian, "A corte e o mundo. Uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil". São Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.)

a) Segundo o texto, quais as mudanças relativas ao tráfico negreiro ocorridas em 1808?

b) Quais eram os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro na primeira metade do século XIX?

11.Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravocrata e

meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia; mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa, ou só na outra.

(Citado em JUNQUEIRA, Mary A. "Estados Unidos: a consolidação da nação". São Paulo: Contexto, 2001, p. 79.)

A partir do trecho transcrito do famoso discurso "A casa dividida", pronunciado por Abraham Lincoln, na convenção republicana de 1858, responda as questões propostas.

a) A que "casa" o autor se refere?

(7)

c) Apresente dois motivos centrais que a tornavam "dividida".

d) De que forma ela "se transformará"?

e) No que ela "se transformará", afinal?

12.Leia os trechos a seguir, extraídos do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, e responda ao que se pede.

"O operário moderno ao invés de ascender com o progresso da indústria, afunda-se cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe. (...) A burguesia produz, antes de mais nada, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. (...) O que caracteriza o comunismo não é a supressão da propriedade privada em si, mas a supressão da propriedade burguesa. (...) A propriedade burguesa moderna constitui a última e mais completa expressão do modo de produção e apropriação baseado em antagonismos de classe, na exploração de uma classe por outra." (In Reis Filho, Daniel Aarão (Org.). "O Manifesto Comunista 150 anos depois". São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998, pp. 19, 20 e 21.)

a) A Igreja toma posição sobre as ideias socialistas por meio da Encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII. Mencione um posicionamento da Igreja que contradizia as ideias defendidas, pelo texto apresentado, por Karl Marx e Friedrich Engels.

(8)

13.

As imagens apresentam algumas mudanças ocorridas na vida urbana do Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, indicando reflexos do processo da Revolução Tecnológica e Científica na cidade.

a) De acordo com a ilustração acima, um elemento foi fundamental para estabelecer a diferença entre a Revolução Industrial da Inglaterra no século XVIII e a Revolução Tecnológica e Científica do final do século XIX.

Identifique esse elemento, descrevendo o papel que ele desempenhou na diferenciação entre esses dois processos.

b) Na passagem do século XIX para o XX, dizia-se pelos jornais: "O Rio civiliza-se". Cite um aspecto da vida urbana da capital brasileira nessa época que era considerado como um símbolo de atraso e a solução proposta por intelectuais e políticos para superá-lo.

14. A Revolução Francesa foi marcada por uma série de reviravoltas políticas. Em novembro de 1799, o general Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório, inaugurando uma nova fase da História francesa.

(9)

b) Cite, além do Código Civil, outras três (3) realizações promovidas por Napoleão durante seu governo.

15. "De pé ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e válvulas E pôr fogo às fábricas daninhas."

(Canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)

a) A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas.

Referências

Documentos relacionados

Raios no topo — ape- nas notados a olho nu e distintos sob lente, fi- nos, poucos; na face longitudinal tangencial — apenas notados a olho nu e distintos sob len- te,

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

(1983) estudaram o efeito da adição de monensina (l00mg) em dietas de novilhas da raça holandesa, recebendo 33% de concentrado e 67% de volumoso, verificaram que houve aumento de

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões