• Nenhum resultado encontrado

Nosso endereço: Rua Joaquim Antunes, 1035h Pinheiros /SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nosso endereço: Rua Joaquim Antunes, 1035h Pinheiros /SP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

M

M

A

A

N

N

U

U

A

A

L

L

O

O

D

D

O

O

N

N

T

T

O

O

L

L

Ó

Ó

G

G

I

I

C

C

O

O

D

D

O

O

P

P

A

A

C

C

I

I

E

E

N

N

T

T

E

E

“QUEREMOS QUE VOCE UTILIZE ESTE MANUAL PARA ENRIQUECER SEU CONHECIMENTO SOBRE SAUDE BUCAL, ASSIM PODERÁ

CUIDAR-SE MELHOR PRATICANDO PREVENÇÃO; AFINAL QUEM PREVINE ECONOMIZA SAUDE E DINHEIRO.

TIRE DÚVIDAS OU PROCURE-NOS PARA AJUDA-LO A ESCLARECER SEJA QUAL FOR O TEMA NÃO COMPREENDIDO “.

Odontologia MR - Clinica Integrada Odontologia com Ciência e Arte

Dr. Raphael T. Neto – Dra. Marili C. R. T. Tricarico – Dra. Danielle V. Ramos Dr. Fábio Callegari - Dra. Ana Paola C. Neto - Dra. Manuela Tricca Duraes

Nosso endereço: Rua Joaquim Antunes, 1035h – Pinheiros /SP

(2)

M MMAAANNNUUUAAALLL DDDOOO PPPAAACCCIIIEEENNNTTTEEE::: C CCOOONNNHHHEEEÇÇÇAAA EEE AAAPPPRRREEENNNDDDAAA AAA CCCUUUIIIDDDAAARRR DDDEEE SSSUUUAAA SSSAAAÚÚÚDDDEEE BBBUUUCCCAAALLL ÍNDICE 1. Introdução 2. O dente

2.1 Como os dentes são formados? 2.2 Mastigação

2.3 Sistema Mastigatório

2.4 Qual é a função dos dentes ?

2.5 Os dentes decíduos e sua importância 3. Higiene bucal

3.1 Importância 3.2 Escova dental 3.3 Creme dental 3.4 Fio ou fita dental

3.5 Evidenciadores de placa 4. Fisioterapia Oral

4.1 Técnica de escovação 4.2 O uso do fio ou fita dental 5. Dieta

6. A cárie e as doenças da gengiva 6.1 Cárie dental

6.2 Placa bacteriana

6.3 Tártaro ou cálculo dental 6.4 Gengivite ou periodontite 7. O tratamento periodontal

7.1 Raspagem, alisamento e polimento coronário e radicular 7.2 Contenções provisórias 7.3 Gengivoplastia 7.4 Gengivectomia 7.5 Enxerto ósseo 8. Controle e manutenção 8.1 Check-up odontológico 9. Tratamento endodôntico

9.1 O que acontece após o tratamento ? 10 Outros tratamentos ou serviços odontológicos

(3)

1.INTRODUÇÃO

Estamos em continuo desenvolvimento deste manual direcionado ao paciente com a finalidade de contribuir com a educação em saúde bucal. A saúde geral começa pela boca, e pode nela estar a causa de muitas doenças sistêmicas como: endocardite, problemas articulares entre outros. É bom lembrar que o sorriso é símbolo de felicidade e promotor da liberação de endofirnas, portanto, é só alegria e rejuvenescimento.

De uma maneira geral, as pessoas se importam com sua saúde, procurando mantê-la de acordo com seus critérios e conforme sua cultura. Porém, a falta de informação e motivação podem levar à perda desse precioso bem.

A Odontologia hoje, está voltada para a prevenção, e apesar de observarmos uma grande evolução na área de materiais odontológicos restauradores, nenhum substitui perfeitamente a estrutura dental.

A prevenção odontológica deve ter início na gestação, quando o bem estar físico e mental da mãe propiciará uma boa formação física e mental da criança.

Precisamos conhecer o que é cárie e doença gengival, manter uma dieta adequada e aprender a higienizar os dentes, limpando-os com técnicas e escovas adequadas, não se esquecendo do fio ou fita dental. A higiene bucal somada a dieta regrada é a melhor arma para mantermos a nossa saúde bucal.

Nós, Cirurgiões - Dentistas, estamos desenvolvendo e aplicando técnicas de prevenção, acreditando que dessa forma poderemos evitar cáries, doenças gengivais que atingem 98% da população brasileira.

Gostaríamos que, com os tópicos expostos nesse manual, você tomasse consciência do real valor da saúde bucal, adquirindo conhecimentos e obtendo a certeza de que nós procuramos sempre o melhor caminho para que você tenha excelência em saúde bucal.

2. O DENTE Suas estruturas:

(4)

2.1 Como são os dentes?

O dente é dividido em coroa e raiz. Ao olharmos os dentes na boca, vemos a coroa. A raiz (corresponde a 2/3 do dente) se encontra dentro do osso alveolar e este coberto pela gengiva. (ver figura pagina 3)

A camada mais superficial da coroa é o esmalte dental, formado por substâncias inorgânicas (hidroxiapatita, não é incrível) que conferem essa extrema dureza do dente (igual ao aço silício). Internamente encontramos outra estrutura, a dentina.

A parte mais interna do dente é a chamada polpa, contendo sangue e terminações nervosas. É importante ressaltar que a dentina contém prolongamentos do nervo do dente, fato este que a torna sensível. A raiz também é composta pelas mesmas estruturas, mas, externamente ao invés da camada de esmalte, temos uma camada de cemento que é menos mineralizada.

2.2 Mastigação

A mastigação é o ato de romper ou dilacerar os alimentos preparando-os para a deglutição. Isto é moer, triturar o alimento e misturá-lo com a saliva, de maneira que por meio da deglutição (ato de engolir), possa ser transportado ao tubo digestivo.

A mastigação influi muito na digestão dos alimentos, isto é no aproveitamento dos mesmos.

2.3 Sistema Mastigatório

O sistema mastigatório, é constituído pelos dentes; estruturas de suporte; músculos mastigatórios; articulação temporomandibular (ATM); lábios; língua; bochechas e elementos vásculo nervosos. Graças às funções deste conjunto anatômico, realizamos os complexos atos fisiológicos de: mastigação, fonação, deglutição e respiração.

A Odontologia atual tem como objetivo a preservação, reabilitação funcional e estética de todo o sistema mastigatório.

2.4 Qual é a função dos dentes?

Podemos dividir os dentes em grupos, segundo suas características próprias e sua função principal :

-INCISIVOS: são os dentes da frente, num total de 8; 4 na maxila (parte superior) e mais 4 na mandíbula ( parte inferior ), desempenham papel importante no corte dos alimentos assim como na pronuncia de certas letras de nosso alfabeto.

-CANINOS : ou “presas”, essenciais na apreensão dos alimentos são em número de 4. Seu papel é de despedaçar os alimentos, função que exige esforço significativo.

-PRÉ-MOLARES: também conhecidos como pequenos molares, constituem peças de transição entre os dentes anteriores e os posteriores, seu papel é de moer os alimentos.

-MOLARES: num total de 12, os dentes do fundo tem esta denominação pela função que lhes é peculiar qual seja a de moer ou triturar os alimentos.

(5)

2.5 Os dentes decíduos e sua importância

Os dentes decíduos (conhecidos como “dente de leite”), temporários ou dentes da infância, são as peças que compõe a dentição da criança.

A importância destes dentes, de aspecto branco leitoso, reside não só no fato de serem essenciais a partir do momento em que o bebê passa a ter uma alimentação mista (sólidos e líquidos), mas também por servirem de guias de posicionamento aos dentes permanentes quando nascerem

Além disso, tem um papel fundamental na fonética e no desenvolvimento do crânio e da face (crescimento vertical e horizontal).

3. HIGIENE BUCAL 3.1 Importância:

Por que é importante ter bons dentes e gengivas saudáveis? Podemos citar algumas razões, dentre elas:

a) Você estará conservando sua saúde e bem estar físico e mental; b) Sua aparência e fisionomia serão conservadas;

Você poderá sorrir e conversar sem medo mantendo um bom relacionamento com as pessoas;

c) Você eliminará um dos inimigos da saúde bucal, o mau hálito;

d) Financeiramente você ainda poderá economizar dinheiro, pois um tratamento curativo poderá custar até 20X mais que o tratamento preventivo em um único dente.

3.2 Escova Dental:

Uma escova ideal deve ter sua parte ativa (cerdas), pontas arredondadas, cabeça pequena com cerdas agrupadas em vários tufos e principalmente ser macia para massagear a gengiva sem feri-la.

Após seu uso, a escova deve ser sempre lavada e seca, trocando-a logo que suas cerdas perderem seu formato original. Veja abaixo exemplo de escovas especiais*:

*estas escovas dever ser utilizadas em locais de difícil higienização, e principalmente em espaços maiores interdentais (entre os dentes). Peça orientação ao Dentista.

(6)

3.3 Creme Dental :

Existem várias marcas no mercado o importante é que contenha adequada quantidade de flúor. O creme dental tem, guardadas as devidas proporções, a mesma função do detergente quando vamos lavar louça, ou seja, é ineficaz sem o auxilio de ação mecânica.

3.4 Fio ou Fita Dental :

ATENÇÃO! A escova consegue limpar a parte de fora, de dentro e por cima dos dentes, porém só o fio ou fita dental será capaz de remover a placa bacteriana e restos alimentares entre os dentes.

3.5 Evidenciadores de placa :

Para removermos a placa bacteriana é necessário fazermos uma limpeza mecânica através da escova e do fio ou fita dental, porém na maioria das vezes a placa não é visível. Existem métodos para facilitar sua visualização, através do uso de evidenciadores de placa bacteriana, que pode se apresentar em forma de pastilhas ou solução, que tingem as regiões onde a placa está instalada.

PEÇA ORIENTAÇÃO AO SEU DENTISTA! 4. FISIOTERAPIA ORAL

4.1 Técnica de escovação

A técnica aqui apresentada pretende orientá-lo quanto a melhor maneira de higienizar sua boca, serão descritos movimentos e posições que visam a remoção total da placa bacteriana, principal fator no surgimento de cáries e doenças na gengiva.

Lembramos que os movimentos definidos aqui serão melhor demonstrados durante aulas práticas, ministradas no decorrer de seu tratamento.

Começando pelos dentes do fundo, do lado superior esquerdo, posicione a escova numa inclinação de aproximadamente 45°,com as cerdas voltadas para o sulco gengival (região entre o dente e a gengiva). Faça movimentos circulares vibratórios, porém sem exercer muita pressão, massageando a gengiva. Serão em torno de 5 a 10 movimentos atingindo 1 a 2 dentes.

Feito isso, escove como se estivesse “varrendo” o dente, da gengiva para a ponta do dente. Os movimentos devem ser feitos em todos os dentes, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora.

Uma atenção especial deve ser dada aos últimos dentes da boca, para facilitar sua limpeza faça movimentos como um “limpador de pára-brisas de carro” com a escova.

Para finalizar, com a boca aberta, coloque a escova sobre os dentes, pressione-a contra a superfície e esfregue-a para frente e para trás, movimentos de vai e vem para limpar a face superior (que mastiga).

Não se esqueça de escovar a língua, pois trata-se de um grande reservatório de bactérias.

4.2 O uso do fio ou fita dental

Corte de 30 a 40cm de fio dental e enrole nos dedos médios de cada mão deixando a maior parte em uma delas. A medida que os dentes vão sendo limpos desenrole o fio de uma mão e enrole em outra de modo a estar usando sempre uma nova parte do fio. Dê preferência a utilização de fitas dentais pois são mais eficientes.

(7)

Para facilitar a utilização do fio, deixe-o bem esticado, para que ele possa deslizar suavemente por entre os dentes fazendo movimentos de serra (faça movimentos cuidadosos para não machucar a gengiva).

Você poderá notar algum sangramento nas primeiras vezes que aplicar esta técnica, mas com a remoção da placa a inflamação gengival irá ceder e aos poucos o sangramento desaparecerá (caso o sangramento persistir procure orientação de seu Dentista).

5. DIETA

Dentes saudáveis necessitam de uma dieta balanceada: carnes, queijo, leite, cereais, frutas, verduras e etc., são importantes para o seu desenvolvimento integral, incluindo a proteção e maturação dos dentes.

É preciso evitar e controlar a ingestão de alimentos que aumentam o risco de cárie dental. Estes alimentos são os carboidratos, conhecidos popularmente como os açucares. Exemplos: refrigerantes, balas, chicletes, bolos, tortas e outros. Não há necessidade de evitar, mas existem algumas dicas para que esses alimentos não interfiram em sua saúde bucal:

- diminuir a freqüência da ingestão de açucares;

- eliminar o açúcar entre as refeições, pois durante as mesmas é considerado menos cariogênico, uma vez que o aumento da salivação durante o ato mastigatório ajuda a proteger os dentes.

Sempre que possível é recomendada a escovação imediatamente após a ingestão de alimentos.

6. A CÁRIE E AS DOENÇAS DA GENGIVA 6.1 Cárie Dental

Processo de destruição do esmalte e/ ou da dentina, que ocorre devido a um desequilíbrio entre os fatores: dente; dieta (os alimentos que consumimos); as bactérias num variado intervalo de tempo, horas, dias, semanas ou meses, pois sabemos que a cárie não surge de uma hora para outra.

Sabe-se também que não existe dente fraco, mas sim dentes susceptíveis a ação dos microrganismos patogênicos (que causam a doença).

6.2 Placa Bacteriana

É uma camada viscosa e transparente, composta por bactérias, que diariamente se formam sobre os dentes. Essas bactérias decompõem o açúcar e os resíduos alimentares acumulados na boca e produzem ácidos que atacam os dentes, osso e a gengiva. A única maneira de removermos a placa bacteriana é através do ato mecânico = escovação e o uso constante de fio ou fita dental.

6.3 Tártaro ou cálculo dental

São as placas bacterianas endurecidas pelos sais, cálcio e fosfato, entre outros presentes na saliva.

6.4 Gengivite e Periodontite

Gengivite é causada principalmente pelo acúmulo da placa bacteriana, que produz somente uma inflamação gengival. A gengivite poderá progredir caso haja o acúmulo de placa e a mesma não for removida e houver a formação de tártaro, daí, chamamos de Periodontite, inflamação gengival e óssea caracterizada por uma perda óssea e a formação de uma bolsa periodontal que é o aumento do sulco presente entre o dente e a gengiva, causando a destruição do tecido ósseo e gengival.

(8)

7. O TRATAMENTO PERIODONTAL

7.1 Raspagem, alisamento e polimento coronário e radicular

É um conjunto terapêutico: limpeza e reciclagem da higiene oral; que tem por finalidade eliminar a placa bacteriana, tártaros aderidos à superfície coronária e radicular (causadores da doença). Podemos encontrar e termos que eliminar excessos de materiais restauradores que são irritantes mecânicos à gengiva.

7.2 Contenções provisórias

É a imobilização de dentes com mobilidade, causada por qualquer fator. O objetivo de imobilizar um ou mais dentes visa, estabilizar e proteger suas estruturas de suporte de novas forças traumáticas, favorecendo a recuperação do tecido ósseo, gengival e ligamentar.

7.3 Gengivoplastia

Procedimento cirúrgico através do qual a gengiva é corrigida, devolvendo a mesma, sua forma, função e características normais.

Com a chamada plastia gengival, restabelece-se o contorno adequado da gengiva proporcionando melhores condições para a higiene.

7.4 Gengivectomia

Procedimento cirúrgico que visa principalmente a eliminação da porção gengival doente (hiperplasia, excesso de tecido gengival). Com a remoção deste tecido será possível promover uma higiene mais efetiva.

7.5 Enxerto Ósseo

Cirurgia que visa a recuperação dos defeitos ósseos provocados por traumas, ausências ou perdas dentais e principalmente pela proliferação das doenças periodontais, através da colocação de materiais biocompatíveis, de banco de tecidos, ou mesmo do próprio individuo.

Nota: Há procedimentos cirúrgicos periodontais que estão sendo cada vez menos praticados, principalmente pela eficiência dos procedimentos básicos acima citadas e colaboração dos pacientes.

8. Controle e Manutenção

O paciente tem papel fundamental no controle e manutenção de sua saúde bucal, visto que os cuidados diários são os mais importantes para o equilíbrio desta almejada SAÚDE.

O Dentista deve fazer uma supervisão dotada de um conjunto de procedimentos e meios que vise a estabilidade da saúde bucal, através de um check-up e/ou consultas periódicas evitando assim a recidiva ou aparecimento de doenças.

(9)

8.1 Check-up odontológico:

Identificação pericial aannuual do estado de Saúde Bucal do paciente, através de: a

1. Consulta inicial ou periódica com avaliação técnica (hora marcada) 2. Anamnese geral e bucal

2. Exame clínico minucioso com mapeamento de cada face dos dentes 3. Modelos de estudo (avaliação da relação óssea e dental)

4. Radiografias de toda área dentada restaurada,

5. Fotografias intra-bucais e/ou filmagem intra-oral em vídeo por micro-câmera ou câmera digital

6. Reciclagem de Técnicas de Higiene Oral em aulas individuais

7. Oferecer relatório informatizado do mapeamento, com as observações devidas (tratamentos a serem feitos, orientações técnicas e outros)8. Consulta periódica para reavaliação programada seguindo a necessidade individual

9. Programa de Prevenção controlado por sistema informatizado (alerta por telefonema** e /ou carta para cada individuo.

** O nosso consultório, via telefônica, lembra e marca a consulta periódica 9. O TRATAMENTO ENDODÔNTICO

O tratamento endodôntico ou de canal, consiste na remoção do nervo do dente que se encontra na parte mais interna do mesmo. Este “nervo” recebe o nome de polpa e se encontra na coroa (câmara pulpar) e na raiz (canal radicular). As fases do tratamento endodôntico são :

1.0 Depois de anestesiar o dente afetado, remove-se a polpa e limpa-se a câmara e os canais. Esta remoção ou esvaziamento é indicada na maioria dos casos devido à presença de uma doença infecciosa ou inflamatória.

2.0 Após desinfectar a câmara pulpar e os canais com instrumentos espiralados chamados de limas preenche-se esses canais com cones de borracha e cimento, vedando totalmente o espaço. Dependendo do caso, espera-se um tempo, e restaura-se o dente colocando-se um material restaurador como (amálgama ou resina) por método direto ou indireto (protético) através de coroas quando ocorreu grande perda de estruturas dentais, que antes era preenchido pela polpa.

9.1 O que acontece com o dente após o tratamento?

O dente perde sua sensibilidade dolorosa, se ele for atacado novamente por cárie, isso não será percebido de imediato, devido a ausência de inervação.

O dente torna-se frágil, e este fato deverá ser levado em consideração no momento de restaurá-lo, utilizando-se de técnicas e materiais adequados.

Em alguns casos pode ocorrer dores pós-operatórias:

1° trauma- causada pelo excesso de uma restauração temporária . Este fato é percebido pelo paciente pois quando os dentes se tocam há presença de dor. Aconselhamos procurar seu dentista imediatamente.

2° -pode ocorrer dor devido a instrumentação pois nesta fase é realizado uma ação mecânica e química, nestes casos pode ser usado algum tipo de analgésico (para a dor), que deverá ser escolhido pelo seu Cirurgião Dentista.

Obs.: esta descrição de tratamento endodôntico é um exemplo por ser alvo de dúvidas pelos pacientes, caso queira conhecer sobre outros serviços solicite.

(10)

10. Outros serviços odontológicos

Venha desfrutar de nossos serviços e atestar o nosso elevado controle de qualidade. Serviços disponíveis :

Programa de Prevenção, com reciclagem na educação em Higiene Oral Periodontia = problemas nos tecidos ósseos e gengivais

Cirurgia= dentária, corretiva e/ou plástica Restaurações= corretivas e/ou estéticas

Endodontia= tratamento de canais

Cosmética = recuperação ou melhoria na estética do sorriso Odontopediatria= atendimento a crianças

Ortodontia = correção das arcadas e dos dentes e Ortopedia

Implantes = colocação de cilindros de titânio (substituição de raízes/dentes) Enxertos = Enxertos gengivais e enxertos ósseos recuperando áreas atroficas.

Próteses Fixas e Totais= unitárias ou múltiplas e/ou sobre implantes

Disfunções Temporo-Mandibulares–DTM= ATM, dores de cabeça, face e pescoço

Cirurgias ou tratamentos que possam gerar muito stress utilizamos recursos propiciando o atendimento sem medo e com mais conforto

** Todos os serviços aplicados obterão uma garantia por escrito

Serviço de Urgência por 24 horas por todo o ano através de chamada por recados na central nº 5508.0737 para o Pager nº 400.9472.

É a garantia de sua tranqüilidade !

NOTA: Sabemos que o conhecimento é contínuo e a ciência está sempre em evolução, portanto estaremos sempre à disposição para quaisquer dúvidas, complementações, esclarecimentos que possam surgir com a leitura deste manual e/ou para qualquer outra questão que envolva a Saúde Bucal. Temos interesse e possibilidade de transmitir arquivos com temas isolados.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Comunicar ao seu médico ou farmacêutico, todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso recentemente ao início do tratamento com o ALCYTAM (mesmo os sem necessidade

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,