• Nenhum resultado encontrado

Estudo sobre a água. Felipe e Mateus 6 B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudo sobre a água. Felipe e Mateus 6 B"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Felipe e Mateus Página 1

Estudo sobre a água

Felipe e Mateus 6°B

Vanessa oliveira, Lúcia

Ferreira, Valter Abraão,

Larissa, Leandro,

Gianna Venticinque,

Valdomiro, Tiago,

Selma, Mônica Miguel.

(2)

Felipe e Mateus Página 2

Índice

- Introdução

- Mapa Conceitual

- Análise do consumo de água da Moppe

- Trabalho de campo

- Análise da água no laboratório

- Conclusão

(3)

Felipe e Mateus Página 3

Introdução

Nós, alunos do 6º ano B 2014 da Escola Moppe, começamos nosso trabalho a partir da leitura do livro “Water for Life”, que conta sobre a situação da água no nosso planeta e como preservá-la.

Para aprofundar nossos estudos começamos a estudar a hidrosfera durante as aulas de Ciências e Geografia. Concluímos que a água está distribuída de forma desigual nos continentes, sendo abundante na América e Europa, por exemplo, e escassa na África.

O nosso objetivo de estudo é analisar a situação da água doce do Rio Buquira, Córrego Vidoca, Rio Paraíba e lago artificial do Parque da Cidade de São José dos Campos através de um trabalho de campo.

Aprendemos que a água tem um ciclo e que dificilmente acabará, mas pode deixar de ser potável, portanto deveremos usá-la de forma consciente evitando desperdícios e poluição da mesma.

Nós finalizamos este estudo realizando diversos trabalhos em diferentes disciplinas e os resultados serão apresentados na Feira do Conhecimento 2014 da Escola Moppe.

(4)

Felipe e Mateus Página 4

Mapa Conceitual

(5)

Felipe e Mateus Página 5

Análise do consumo de água da Moppe

Na aula de Geografia vimos a conta de água Moppe e obtivemos esses números.

Descobrimos que no começo da ano a Moppe gastou menos água pois tinha menos alunos, descobrimos que o gasto sempre é diferente em cada mês.

No primeiro mês gastamos menos por ser volta de mês de férias, pois a conta de um mês sempre reflete o consumo do mês anterior.

O consumo médio mensal é de 294 m³ (metros cúbicos). Temos cerca de 780 pessoas que consomem diariamente desta água. O consumo médio mensal por pessoa é de 0,377 m³, ou seja, 377 litros.

Como temos apenas 22 dias úteis em um mês, o consumo diário por pessoa é de 17,17 litros de água .

Meses acima da média: Março, Maio e Junho. Meses abaixo da média: Fevereiro, Abril e Julho.

156 397 291 313 357 254 294,6666667 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450

Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Consumo médio mensal

Consumo de água da escola Moppe em 2014

(6)

Felipe e Mateus Página 6

Trabalho de Campo

O trabalho de campo ocorreu no dia 15/09/2014, participaram dessa pesquisa os sextos anos, com a orientação dos professores Vanessa, Lúcia, Valter e Valdomiro.

Pegamos um ônibus que nos levou aos rios, na seguinte ordem: - Córrego Vidoca

- Dois trechos do Rio Buquira - Rio Paraíba do Sul

- Lago do Parque da Cidade

Esse trabalho foi feito para coletar amostras das águas dos rios para sabermos como estava a qualidade de cada um deles e para descobrir isso analisaremos as amostras coletadas durante as aulas de laboratório com a professora Monica.

Primeiro coletamos água do Córrego Vidoca e percebemos que às suas margens podia se ver muitos tipos de lixo doméstico, também percebemos que houve a ocorrência de erosão pluvial pelo motivo da falta de mata ciliar, o cheiro era desagradável e a coloração da água era escura.

Após termos coletado água do Córrego Vidoca fomos até o Rio Buquira. Visitamos duas partes do rio. Na primeira observamos que o rio estava um pouco mais cheio que o Córrego Vidoca, o cheiro era igualmente desagradável e lá entrevistamos um senhor que disse que dejetos caíam diretamente no rio e que ocorriam trombas

(7)

Felipe e Mateus Página 7

d’água.

Na segunda parte do Rio Buquira fomos a uma ponte que ficava um pouco em cima do rio e percebemos que o cheiro era bem melhor, o nível d’água era maior, havia ocorrência de correnteza e a água era mais limpa.

Depois da visita ao Rio Buquira fomos ao Rio Paraíba que era mais raso que os outros, tinha mata ciliar que impediu a ocorrência de erosão, havia muitas algas próximas as pedras, também havia muitos sedimentos, a coloração era escura e o cheiro agradável.

Por fim fomos ao Lago Artificial do Parque da Cidade e notamos que a água tinha coloração escura, havia tartarugas e patos no lago, não havia um cheiro forte para ser notado, havia muitos sedimentos e como no Rio Buquira havia mata ciliar que impediu a ocorrência de erosão.

Enquanto coletávamos água do Rio Paraíba filmamos uma parte do vídeo que faz parte do projeto da água que é baseado no livro Water for Life. Eles falaram sobre a qualidade da água e mostraram como eles coletavam a água.

(8)

Felipe e Mateus Página 8

Análise da água coletada

No trabalho de campo feito pelos sextos anos, coletamos água de 4 rios de São José dos Campos, e no dia 26/09/2014 analisamos no laboratório de Ciências as seguintes características das águas de cada rio:

- pH: indica se é ácido ou alcalino - Cor: coloração da água

- Cheiro

- Turbidez: se o líquido é transparente ou não

- Micro-organismos: pequenos seres vivos que contaminam a água - Particulado: se a água contém partículas (terra poeira etc...) ou não.

Para analisar a cor, turbidez e particulado observamos a água, sua coloração e se apresentava sedimentos.

Para obter o pH, jogamos azul de bromotimol, vimos a cor que ficou, e a partir disso analisamos se o pH era ácido (amarelo), neutro (verde) ou base (azul), também usamos o microscópio para ver se existiam micro-organismos vivos.

Esta escala vai de 0 a 14; se o pH for menos de 7, ele é ácido e se ele for maior que 7, ele é base, porém se for exatamente 7, ele é um pH neutro.

(9)

Felipe e Mateus Página 9

O resultado encontra-se no quadro abaixo:

Paraíba Buquira 1 Buquira 2 Lago Pq. da Cidade

Córrego Vidoca

Cheiro Não Não Sim Sim Sim

Cor Incolor Incolor Incolor Esverdeado Incolor Turbidez Sim Sim Sim Não Sim Particulado Não Sim Não Sim Sim pH Neutro Ácido Neutro Ácido Ácido

Micro-organismos

(10)

Felipe e Mateus Página 10

Conclusão

Nós começamos a fazer este trabalho sobre a água no começo do

ano.

No começo, nós achávamos que a água nunca iria acabar, porém

depois de estudar mais sobre o assunto descobrimos que a água pode se

tornar um recurso escasso.

Em setembro nós fizemos um trabalho de campo para coletar a água

de São José dos Campos no córrego Vidoca, rio Paraíba, lago artificial do

Parque da Cidade e duas partes do rio Buquira.

Após fazermos tudo isso nós chegamos à conclusão de que a água

de São José dos Campos não é muito boa, pois apesar de sempre falarmos

que não poluímos, a gente acaba sempre poluindo os rios, córregos e lagos.

Nós sugerimos que você não deve poluir os rios, córregos e lagos,

pois A água é um recurso essencial para a vida na Terra, portanto não

devemos jogar dejetos e lixo nos rios.

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

Infundia-se em 6 onças de vinho retifica- do huma onça de casca cortada do mesmo mo- do , e depois da digestão de 4 dias se poz a evaporar o liquor muito menos corado, e res*

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Este documento apresenta um estudo para a solução do ponto crítico nº 25, referente ao acesso ao Hospital Santa Catarina localizado no Bairro Potengi da Zona Norte

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu

Spinoza a rigor não inicia ime- diatamente a partir de Deus, mas sim de certas definições e axiomas dos quais, em algumas poucas proposições, será possível chegar à prova