• Nenhum resultado encontrado

A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO CONTRIBUIDORA PARA O APRIMORAMENTO DA INTERAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO DE CASO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO CONTRIBUIDORA PARA O APRIMORAMENTO DA INTERAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO DE CASO 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO CONTRIBUIDORA PARA O

APRIMORAMENTO DA INTERAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO DE

CASO

1

BACH, Cláudia2; MARTINS, Ana3, GODOY, Leoni 4 1

Artigo apresentado no XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão

2

Curso de Engenharia de Produção, Mestrado em Qualidade e produtividade, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

3

Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil

4

Curso de Engenharia de Produção, Mestrado em Qualidade e produtividade, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

E-mail: claudiabach@hotmail.com; anacazorla@gmail.com;leoni_godoy@yahoo.com.br

RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo desenvolvido com foco na Responsabilidade Social, em uma empresa Comercial de Calçados localizada na cidade de Santa Maria, RS. Como objetivos específicos este trabalho apresenta: verificar o conhecimento dos projetos por parte dos colaboradores; verificar se há uma explicação exata dos projetos para os colaboradores, por parte da empresa comercial; analisar as formas de divulgação dos projetos para os colaboradores; identificar se há a colaboração dos colaboradores e seus familiares nos projetos da Fundação. A fim de avaliar o motivo que leva os colaboradores de participarem ou não dos projetos de sua fundação foi elaborado um questionário com 12 perguntas baseado nas dúvidas e levantamentos da organização sobre este assunto. Conclui-se que os fatores principais para a não participação dos projetos foram o tempo, a falta de convite e a pouca experiência na organização.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Fundação, Relação Humana.

1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social vem criando raízes ao longo do tempo, bem como o respeito das organizações e empresários. A realidade da organização desse estudo é inversa à maioria, ou seja, nunca houve a preocupação em utilizar os projetos de responsabilidade social como elemento de divulgação da empresa comercial, mas, para efetivamente contribuir com a sociedade.

O tema Responsabilidade Social significa tomar iniciativas e decisões que irão beneficiar toda a sociedade e a comunidade, sem obrigações jurídicas. Importante salientar, que os beneficiados serão, não somente as pessoas inseridas na área de atuação da organização em questão, mas sim, todos os tipos de públicos em suas diversas localidades, (GOLDSTEIN, 2007).

O presente trabalho apresenta um estudo desenvolvido com foco na Responsabilidade Social, em uma empresa Comercial de Calçados localizada na cidade de

(2)

Santa Maria hoje se educa socialmente procurando fornecer diversas oportunidades nas áreas educacionais e culturais. É com essa idéia de maturação de investimento cultural e educacional, que essa entidade, sem fins lucrativos, fundada em 26 de julho de 1994, com base em seus projetos é considerada referência na cidade, com suas ações que auxiliam tanto a comunidade, quanto aos colaboradores.

Apesar dessa, Fundação desenvolver diversos projetos de responsabilidade social, observa-se que, ainda há pouca participação dos seus funcionários nos mesmos, considerando a importância do tema Responsabilidade Social na ação das empresas atualmente, tem-se como intuito verificar o porquê dessa abstinência, levando em consideração que as atividades nos projetos são realizadas no horário de trabalho.

Para tanto, surge a proposta deste trabalho, a fim de contribuir com informações que possam ser úteis para a Fundação, sendo este realizado em conjunto ou, em parceria com a empresa comercial, pois as implicações sobre o presente tema foram tratadas sempre de forma integrada .

Tendo em vista o contexto anterior, este trabalho apresenta como objetivo geral identificar os fatores que influenciam os colaboradores da Fundação a participarem ou não dos projetos da mesma. Para alcançá-lo têm-se como objetivos específicos: verificar o conhecimento dos projetos por parte dos colaboradores; verificar se há uma explicação exata dos projetos para os colaboradores, por parte da empresa comercial; analisar as formas de divulgação dos projetos para os colaboradores; identificar se há a colaboração dos colaboradores e seus familiares nos projetos da Fundação. Com isso, este presente estudo apresentará como problema de pesquisa “Que motivos levam ou não a participação dos colaboradores da loja de Comércio de Calçados, nos projetos da Fundação?”

Justifica-se este trabalho pela sua contribuição que este oferece à organização. Através da presente pesquisa será possível reavaliar algumas questões para que, no futuro, mais colaboradores participem dos projetos desenvolvidos pela Fundação fazendo com que as relações dos funcionários com a empresa comercial cresçam ainda mais.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A Fundação surgiu por três principais motivos: primeiramente, pelos incentivos governamentais e fiscais. Ou seja, através da conversão de impostos em bem social. Em

(3)

surgimento foi a iniciativa de continuar todas as ações beneficentes que o fundador da empresa de Calçados deu inicio.

Hoje em dia, a fundação não conta mais com a dedução de impostos, nem com o auxílio da Lei de Incentivo à cultura (LIC). A participação dos funcionários nos projetos da fundação acontece nas horas de expediente podendo ocorrer de diversas formas, tais como, participando diretamente dos projetos, levando seus filhos e familiares ou assistindo aos mesmos. A participação desses colaboradores é voluntária, não havendo, portanto, nenhum tipo de bonificação monetária. Goldstein (2007, p.63) fala que:

De acordo com especialistas em recursos humanos e em psicologia organizacional, o voluntariado empresarial oferece duas grandes vantagens: permite aperfeiçoar habilidades como liderança e trabalho em equipe, funcionando como uma espécie de capacitação, e eleva a produtividade, em função do aumento da motivação dos funcionários.

A Fundação, entidade instituída pela empresa de Comércio de Calçados, procura realizar ações de fomento social, cultural e intelectual. Tem como objetivos a promoção social dos colaboradores e de atividades culturais, educacionais, técnico-científicas, de assistência social, filantrópicas e esportivas. Ainda, busca promover a defesa, recuperação e preservação da memória cultural, tradições artísticas e patrimônio histórico, bem como colaborar em programas de desenvolvimento comunitário. Os projetos desenvolvidos atendem o compromisso com a qualidade, a qualificação dos colaboradores da empresa comercial, sempre com foco no bem-estar da comunidade santamariense.

A seguir serão apresentados os 04 principais projetos realizados e apoiados pela Fundação, sendo que ao total são realizados mais de 20 projetos. O aprofundamento maior nos mesmos dar-se-á pelo fato de serem considerados de maior ênfase e de possível continuidade, por parte da empresa comercial.

A) Projeto 1

Criado no ano de 2004, o Projeto A tem propiciado alegria e cultura para as crianças do ensino municipal de Santa Maria e região. Através da encenação de clássicos infantis, o projeto viabiliza o acesso ao teatro a estudantes de 05 a 10 anos e ainda patrocina a distribuição de 6 mil livros de bolso. Desde 2009, os próprios colaboradores encenam as peças. Assim, as idéias de voluntariado e de responsabilidade social passaram a ser vivenciada pelos colaboradores.

(4)

O projeto consiste na reforma de espaços físicos com estruturas deficientes para o atendimento aos idosos, por meio da parceria entre a Fundação e, empresas comerciais filiadas, que viabilizam a recuperação desses espaços de convivência.

O público-alvo desse projeto são as pessoas de 3ª idade e consiste na reforma de pequenos espaços físicos nas instituições de cuidados de seu público-alvo. Essa reforma é realizada por várias empresas terceirizadas pagas e os colaboradores auxiliam no controle da obra. A seleção da instituição beneficiada é feita de forma aleatória. A Fundação escolhe um local e a seguir os colaboradores voluntários vão a procura de auxílio e parcerias de professores de arquitetura e engenharia. Infelizmente o projeto conta com pouca participação dos funcionários. Para o sucesso definitivo seria requerido a participação de mais dez colaboradores.

C) Projeto 3

A idéia principal para a criação desse projeto foi oportunizar uma realidade diferenciada e descobrir talentos. São ofertadas diversas atividades como aula de flauta, balé e canto. O público-alvo desse projeto são as crianças carentes e os filhos dos colaboradores. Os colaboradores podem colaborar matriculando seus filhos no projeto, auxiliando na divulgação do mesmo e na estrutura e organização.

D) Projeto 4

A ideia principal na criação do projeto foi qualificar profissionais para atuarem no varejo. A universidade conta hoje com oitenta alunos. Duas turmas de 40, resultando em um total de 80 alunos na universidade. O processo de seleção foi efetuado, primeiramente, de forma convidativa para os gerentes e líderes somente. Na sua segunda turma, houve um processo de inscrição, onde todos os colaboradores podiam participar.

A Universidade Corporativa apresenta hoje, três principais módulos de ensino.Os alunos assistem às aulas no período de trabalho, de forma gratuita. Os professores são, na maioria, voluntários, mas há também, alguns remunerados. Há professores das instituições SENAC, SEBRAE e UFSM.

No seu estatuto, este projeto já conta com a extensão à comunidade. Onde seu foco continuará sendo o varejo e pessoas com baixa renda. Os colaboradores podem auxiliar de forma interativa, assistindo às aulas, ou até, lecionar algumas.

(5)

Para a realização deste estudo realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, a fim de verificar os aspectos teóricos que a literatura oferece. Seu conceito, segundo Marconi e Lakatos (1999, p 73) é:

A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico, etc.

A metodologia quanto à natureza pode ser classificada em qualitativa e quantitativa. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, que segundo Silva (2001, p.20): “A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave”. A pesquisa também pode ser considerada quantitativa, pois trabalha com um questionário contendo perguntas fechadas e abertas, que segundo Silva e Menezes (2001), permite mensurar opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes, através de uma amostra que represente a população de forma estatisticamente comprovada.

Quanto aos objetivos, a metodologia pode ser dividida em descritiva e exploratória. A pesquisa exploratória consiste em aprofundar conceitos sobre um tema onde não há aprofundamento teórico satisfatório. Contribui, então para esclarecer as questões que foram anteriormente, superficialmente abordadas. (RAUPP e BEUREN, 2003).

Já sobre as pesquisas descritivas, os autores Raupp e Beuren, (2003, p.80) conceituam:

Os resultados obtidos com base em uma pesquisa exploratória podem contribuir no sentido de identificar relações existentes entre as variáveis estudadas de determinada população. Portanto, o pesquisador informa sobre situações, fatos, opiniões ou comportamentos que têm lugar na população analisada.

No caso específico desse trabalho, o mesmo contou com duas etapas: uma etapa exploratória e qualitativa, que se caracterizou de uma entrevista não estruturada com a colaboradora responsável pela área de marketing, com a coordenadora voluntária da fundação e da universidade corporativa. Além disto, houve um pré-teste, que teve como objetivo testar o instrumento de coleta de dados junto aos respondentes, sendo que 10 funcionários de umsa filial da empresa comercial, que participaram desta etapa, que resultou na validação do instrumento.

A segunda etapa, descritiva, contou com a participação dos demais respondentes, sendo que esta, teve a finalidade de levantar informações sobre que fatores levam à uma maior ou menor participação dos colaboradores nos projetos realizados por sua Fundação, através da aplicação do instrumento de coleta de dados já validado.

(6)

Esse trabalho caracteriza-se como um estudo de caso por se tratar de uma pesquisa realizada em uma única empresa, sendo que Yin apud Roesch (2009, p.155) definem como:

[...] É uma estratégia de pesquisa que busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto. Difere, pois, dos delineamentos experimentais no sentido de que estes deliberadamente divorciam o fenômeno em estudo de seu contexto. Igualmente, estudos de caso diferem do método histórico, por se referirem ao presente e não ao passado.

Quanto ao instrumento de coleta de dados, desenvolveu-se um questionário contendo perguntas fechadas e abertas que foi entregue aos funcionários das dez filiais de Santa Maria, da seguinte forma: 03 no turno da manhã, 05 no turno da tarde e 02 no turno da noite. Sendo estes, recolhidos posteriormente.

No que tange à amostra, que, na verdade, englobou uma população, ou seja, a totalidade dos funcionários da empresa matriz comercial e suas filiais de Santa Maria, de 199 respondentes. Após a coleta de dados, 107 questionários retornaram respondidos, ou seja, o índice de respostas foi de 53,77%.

4 ÁNÁLISE DOS RESULTADOS

A fim de avaliar o motivo que leva os colaboradores de participarem ou não dos projetos de sua fundação foi elaborado um questionário com 12 perguntas baseado nas dúvidas e levantamentos da organização sobre este assunto.

O questionário faz uma construção, primeiramente de perfil, para em seguida verificar se o colaborador participou ou não dos projetos. Após ainda, é verificado o motivo que levou ou não, a participação.

Neste grupo serão apresentados os resultados das perguntas referentes ao sexo, estado civil dos colaboradores, bem como se estes possuíam filhos. Esta última pergunta foi realizada, devido que muitos projetos da fundação são específicos para crianças. Para tanto, se fez também necessário, uma análise da faixa etária dos mesmos. Percebeu-se que a maioria dos questionados foram do sexo feminino com 62,62%, 53,28% são solteiros, e 58,78% não possuem filhos. Aos que os possuem, a quantidade maior encontrada de números de filhos por colaborador foi de um, com 63,64%. A maioria das crianças está na faixa etária de 0 a 05 anos, com uma porcentagem de 52,27% do total.

(7)

Tabela 1 – Conhecimento dos projetos da Fundação Conhecimento dos projetos

da Fundação

Frequência Porcentagem

Sim 95 88,78%

Não 12 11,22%

Total 107 100%

Verifica-se pela tabela 1 que 88,78% dos colaboradores têm conhecimento dos projetos da Fundação e apenas 11,22% não. Este resultado mostra que a Fundação divulga seus projetos.

Tabela 2 – Maneira de divulgação dos projetos Forma de que ficou sabendo

dos projetos Frequência Porcentagem Email 12 12,63% Intranet 23 24,21% Reuniões Internas 48 50,53% Reuniões Gerenciais 18 18,95% Informativo ao pé da letra 24 25,26% Mural 20 21,05% Através de colegas 32 33,68% Outros 03 3,16% Total 95 100%

Vale lembrar que só responderam essa questão representada pela tabela 2, quem marcou a resposta sim, da pergunta anterior. Representando assim, o número de 95 o total de 100%. Além disso, a tabela refere-se a uma questão de múltiplas escolhas.

Pode-se concluir pela tabela 2 que a maior parte dos funcionários teve conhecimento dos projetos da Fundação através de reuniões internas, representando 50,53% do total.

Tabela 3 – Participação dos colaboradores nos projetos Participação em algum projeto Frequência Porcentagem Sim 22 20,56% Não 85 79,44% Total 107 100%

A tabela 3 mostra que, apesar da maioria conhecer os projetos, não há uma participação efetiva dos colaboradores.

Ao serem questionados, de forma qualitativa, sobre os projetos dos quais os colaboradores participaram a maioria, referente a 11 questionados, participaram do

(8)

Encontrão. Vale lembrar que só responderam essa questão, quem marcou a resposta sim, da pergunta anterior. Representando assim, o número de 22 questionados, o total de 100%.

Aos que não participaram foi questionado o motivo pela não participação nos projetos da Fundação. Conclui-se que o motivo principal que leva aos colaboradores a não participação é a falta de tempo. Dos 85 que não participaram de projetos, 31 responderam que o tempo é o fator principal. Vale lembrar que só responderam essa questão, quem marcou a resposta não na questão de número 07. Representando assim, o número de 85, o total de 100%.

Tabela 4 - Participação dos familiares dos colaboradores nos projetos Familiares nos projetos da

fundação Frequência Porcentagem Sim 23 21,49% Não 78 72,89% Não responderam 6 5,62% Total 107 100%

Esta tabela 4 representa se os colaboradores levam seus familiares para assistir ou participar dos projetos. Verifica-se que 72,89% dos colaboradores não levam seus familiares para assistir aos projetos da fundação.

Ao serem questionados sobre o retorno que os projetos proporcionavam, relatou-se que 11 colaboradores reconheceram que a participação serviu de lição para a vida profissional e pessoal. Vale lembrar que só responderam essa questão, quem marcou a resposta sim na tabela 3. Representando assim, o número de 22 colaboradores, o total de 100%.

As sugestões dos funcionários das empresas ligadas a Fundação para uma maior participação destes nos projetos seria a oferta dos projetos em diferentes horários, dando como exemplo os finais de semana. Também deveria ser feito maior divulgação dos projetos da Fundação e a criação de novos projetos, como por exemplo, a criação de uma creche para as colaboradoras que necessitassem desse serviço.

5 CONCLUSÃO

O presente resumo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam os colaboradores das empresas de Calçados a participarem ou não dos projetos da Fundação. Este objetivo foi atingido com êxito. Conclui-se que os fatores principais para a não participação dos projetos foram o tempo, a falta de convite e a pouca experiência na

(9)

funcionários são escolhidos, impossibilitando outros de participarem. Pôde-se concluir também que os colaboradores que participam se influenciam pelos benefícios que os projetos proporcionam em suas vidas pessoais e profissionais.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

GOLDSTEIN, I. Responsabilidade social: Das grandes corporações ao terceiro setor. Ed. São Paulo: Ática, 2007.

LAKATOS, E; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

RAUPP, F; BEUREN, I. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências Sociais. In: Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade. Organizadora: Ilse Maria Beuren. São Paulo: Atlas, 2003.

ROESCH, S; YIN – Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração: Guia para Estágios, Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Estudos de Caso . São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, Estera Muszkat Menezes. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, que tem como objetivo a investigação do imaginário de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, insere-se num

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

A Figura 17 apresenta os resultados obtidos por meio da análise de DSC para a amostra inicial da blenda PBAT/PHBH-0 e para as amostras PBAT/PHBH-4, PBAT/PHBH-8 e

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a