• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica. Dominical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Bíblica. Dominical"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Esclarecimento:

O objetivo do presente estudo é para informar os membros da nossa igreja local sobre a história do Islamismo e suas divergências em relação ao Cristianismo.

Escola Bíblica

Dominical

(2)

INTRODUÇÃO

O islamismo é uma das três principais religiões monoteístas do planeta ao lado do cristianismo e do judaísmo. À semelhança destas, também nasceu no Oriente Médio. Suas crenças e práticas, porém, são contrárias à Bíblia e ao cristianismo.

DEFINIÇÃO DE TERMOS:

• Islamismo / islamista  termo utilizado em português como sinónimo daquele que segue o islão

• Islão (português europeu) ou islã (português brasileiro) OU ملاسإ (em árabe)  palavra árabe que significa submissão

• Muçulmano = adepto do islamismo.

Trata-se de uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo ALCORÃO, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (ALÁ, em árabe: transl.: Allāh), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada SUNA, parte do hadith) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus.

ORIGEM

O fundador do islamismo, Mohammad ibn Abdullah ou Maomé, nasceu em 570 d.C, em Meca, atual Arábia Saudita. Em 610 d.C, Maomé recebeu a primeira visão mística que mudou completamente a sua vida. Cria que o arcanjo Gabriel entregou-lhe uma mensagem de que havia apenas um deus verdadeiro e que a idolatria era abominável. A divindade única de Maomé era conhecida como Al-Lah ou Alá, cujo significado é “o deus”.

Em 612 d.C, começa a divulgação das suas visões e atrai alguns adeptos. Em virtude do seu analfabetismo, recitou tais visões a seus discípulos que a escreveram. Estes escritos foram denominados Corão, isto é, o “recitado” ou “leitura”. Maomé, faleceu aos 63 anos em 632 d.C., em Medina.

O MUNDO ÁRABE.

Os povos do sul da Península Arábica descendem de Qahtan, Joctã (Gn 10.25), cujos descendentes povoaram o sul dessa península. Os povos do norte da Arábia Saudita são descendentes de Adnam, que é ismaelita.

(3)

EXPANSÃO DO ISLAMISMO

O estado muçulmano era teocrático, ou seja, um estado religioso. Graças às jihads (guerras religiosas), o islamismo se expandiu por várias regiões do planeta. Os califas sucederam Maomé, passando a ocupar seu posto no controle religioso, político e militar do mundo árabe.

A expansão do islã obedeceu as seguintes etapas:

• 1ª etapa: de 632 a 661 – os sucessores de Maomé, os califas, conquistaram a Pérsia, a Síria, a Palestina e o Egito.

• 2ª etapa: de 661 a 750) – os califas Omíadas dominaram a política, transferindo a capital para Damasco, na Síria. O poder passou a ser hereditário; os califas passaram a agir como monarcas absolutistas. Nesse período, foram conquistados territórios na China, norte da África, e quase toda a Península Ibérica, na Europa.

(4)

• 3ª etapa: de 750 a 1258 – surgem as dinastias abássidas, de origem persa. Bagdá passa a ser a capital política e cultural do mundo islâmico.

A DIVISÃO DO ISLAMISMO

➢ SUNITAS: para eles, o sucessor de Maomé deveria ser o califa, exemplo em virtudes morais, com honra, respeito, trabalho, mas que deveria ser muito humilde ao reconhecer suas falhas em ações. Devem ser fiéis ao Corão e também ao Suna. Os sunitas representam a facção “liberal” do islã.

➢ XIITAS: para eles, o chefe do estado islâmico deveria ser descendente legítimo de Maomé, o imã. O imã (ou imame) é inspirado diretamente por Alá, sua palavra é inquestionável. Aceitam apenas o Corão. São encontrados principalmente no Irã e Iêmen.

➢ KHARIJITAS: esse grupo prega que qualquer homem, independente de suas origens familiares, pode ser um líder dentro da comunidade islâmica. O que os ibaditas pregam é completamente contrário ao que os sunitas e xiitas consideram como padrão. A maioria dos ibaditas vivem em Omã.

Hoje, cerca de 90% dos muçulmanos, ou 900 milhões deles, são sunitas. Já os xiitas são compostos por uma média de 120 e 170 milhões

FONTE DE AUTORIDADE = O islamismo rejeita a Bíblia. A fonte principal de autoridade na fé islâmica é o Alcorão, mas há outras fontes, a Sunnah ou Tradição Viva, registro de tudo que Maomé teria feito e dito, classificado em volumes e chamados de Hadith. Baseados no Hadith e no Alcorão, elaboraram a lei islâmica chamada Shaaría.

ORIGEM E HISTÓRIA DO ALCORÃO = A palavra vem do árabe quran, “recitação”. Os muçulmanos acreditam que o anjo Gabriel recitou sua mensagem a Maomé durante 23 anos, e cujo conteúdo está numa tábua no céu.

ORIGEM HUMANA DO ALCORÃO = Havia muitos textos discrepantes do Alcorão. Por isso, Otmã, terceiro sucessor de Maomé (644-656), padronizou seu texto conforme suas conveniências, e mandou destruir as demais cópias sob pena de morte.

PROBLEMA DO ISLAMISMO COM A BÍBLIA = O problema é que os teólogos islâmicos logo descobriram que o Alá do Alcorão não é o mesmo Jeová do Antigo Testamento, e que o Jesus do Alcorão não é o mesmo do Novo Testamento. A mensagem da Bíblia é uma, e a do Alcorão é outra. Não podendo aceitar o equívoco do seu profeta, resolveram ensinar que a Bíblia foi falsificada por judeus e cristãos.

(5)

A DOUTRINA ISLÂMICA  Os 5 Pilares da Religião Islâmica O Islamismo prega a submissão total do homem à vontade de Alá.

1. A profissão de fé: o fiel pronuncia diretamente: “Não há outra divindade além de Alá" e “Maomé é meu profeta”;

2. A Oração: ela deve ser feita cinco vezes ao dia, de joelhos e com a testa no chão, na direção de Meca;

3. A Esmola Legal: é um tipo de imposto religioso que é pago para beneficio dos pobres; 4. O Jejum no Ramadã: durante o mês sagrado dos muçulmanos, ou Ramadã, as pessoas

não comem nem bebem durante o dia.

5. A Peregrinação a Meca: todo muçulmano de posses deve fazer essa peregrinação até a cidade sagrada de Meca, na (Arábia Saudita), pelo menos uma vez na vida. Se a pessoa não tiver condições de realizar esse ato, não terá problema algum em ter deixado de fazer isso.

- No Islamismo, são proibidos, em carácter permanente, o consumo de carne suína e de bebidas alcoólicas, o uso de substâncias tóxicas e os jogos de azar.

TEOLOGIA ISLÂMICA

✓ O Deus dos muçulmanos = Alá, divindade dos muçulmanos, era uma das divindades da Arábia pré-islâmica, adorada pela tribo dos coraixitas, de onde veio Maomé.

✓ Trindade = O islamismo considera a crença na Trindade um pecado imperdoável e define-a como três deuses: Alá, Jesus e Maria. Há dois erros crassos nesse conceito. O primeiro, refere-se à terceira Pessoa da Trindade, que é o Espírito Santo, e não, Maria. O segundo, a respeito do conceito do termo, que não quer dizer três deuses, mas um só Deus em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito (Dt 6.4; Mt 28.19).

✓ O Senhor Jesus Cristo no Alcorão = O Jesus do Alcorão é um mero mensageiro. Não é reconhecido como Deus, nem como Filho de Deus e Salvador da humanidade.

✓ Escrituras = O Alcorão é a autoridade primeira do Islam. A segunda fonte de autoridade para os muçulmanos é a Sunna, a coleção da tradição das declarações e dos feitos de Mohammad, apresentados em forma de hadis (breves narrativas).

✓ Espírito Santo = Os eruditos muçulmanos dizem tratar-se do anjo Gabriel. Crêem também que as palavras de Jesus referentes ao Espírito Santo sejam aplicadas a Mohammad.

✓ Salvação = A salvação no Islam depende da aplicação dos cinco pilares sobre os quais o Islam está fundamentado, a saber: a fé, a oração, a caridade, jejum e a peregrinação à Meca.

(6)

QUEM FOI O PAI DO FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO RADICAL? Podemos dividir o Islamismo em antes de Sayyid Qutb e depois de Sayyid Qutb. A ação do Islã no mundo era dispersa e sem propósito antes de Sayyid. Após ele, o Islã tem uma meta: dominar o mundo com a sharia!

Sharia é um conjunto de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão, e responsáveis por ditar as regras de comportamento dos muçulmanos.

O pensamento de Qutb é considerado por muitos historiadores como uma das principais influências formadoras da Al-Qaeda, notadamente das duas figuras centrais da organização, Ayman al-Zawahiri e Osama bin Laden. Qutb foi um dos teóricos fundamentais do islamismo e o ideólogo da Irmandade Muçulmana.

Ele é o grande herói para os terroristas islâmicos e muçulmanos no geral. Ele foi autor do comentário do Alcorão chamado “Na sombra do Alcorão”. Sayyid inspira TODA e qualquer ação no mundo mulçumano hoje. O Estado Islâmico e a Irmandade Muçulmana cultuam e seguem as suas ideias. Ele pregava a necessidade de “limpeza” da sociedade muçulmana de qualquer influência ocidental. Além disso, pregava que os Estados muçulmanos contemporâneos seriam regimes ímpios e apóstatas, ao aplicar leis seculares e laicas ao invés da sharia, instituída por Allah. O auge e sua ação entre o mundo islâmico foi 1950.

ALGUMAS CITAÇÕES DO ALCORÃO que mostram ódio aos judeus e cristãos

“São descrentes aqueles que dizem que Deus é o Messias, o filho de Maria, quando o próprio Messias declarou: ‘O filhos de Israel, adorai a Allah, meu Senhor e vosso Senhor. Em verdade, quem atribuir associados a Allah, Allah lhe proibirá o Paraíso e lhe dará o fogo por morada. Os iníquos não tem aliados. ”Alcorão 5:72

“O castigo dos que fazem a guerra a Deus e a seu Mensageiro e semeiam a corrupção na terra é serem mortos ou crucificados ou terem as mãos e os pés decepados, alternadamente, ou serem exilados do país: uma desonra neste mundo e um suplício no além, com a exceção daqueles que se arrependem antes de serem dominados por vós. Allah é perdoador e misericordioso.” Alcorão 5:33, 34

“A hora do julgamento não chegará até que os muçulmanos combatam os judeus e terminem por mata-los e mesmo que os judeus se abriguem por detrás de árvores e pedras, cada árvore e cada pedra gritará: Oh! Muçulmanos, Oh! Servos de Alá, há um judeu por detrás de mim, venha e mate-o” Sahih Muslim, Livro 041, número 6985

(7)

O MITO DO ISLAMISMO MODERADO

Uma coisa é dizer que nem todos muçulmanos são terroristas em potencial, o que está certo, a outra é dizer que o islamismo é uma religião de paz, o que é uma falácia. Não existe islamismo moderado. Pode existir pseudo-islamismo, mas isso é outra coisa. O islamismo é, tem sido e sempre será beligerante, segregacionista e perigoso.

BELIGERANTE = que ou o que faz guerra ou está em guerra; que ou o que está em luta.

SEGREGACIONISTA = favorável à segregação (separação) racial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

1. Islamismo é uma seita.

2. Os muçulmanos não são inimigos. O cristão não odeia ninguém. 3. Não confunda Muçulmano com Refugiado.

4. Nossa missão anunciar o Evangelho de Jesus. Ore por conversões.

REFERÊNCIA: (copiado em julho/2017)

https://arautodecristo.com/2011/06/23/estudo-biblico-islamismo/

http://www.evangelhoperdido.com.br/fatos-sobre-o-isla-que-a-maioria-desconhece/ http://desafioscristao.blogspot.com.br/2011/12/seitas-e-heresias-islamismo.html

Referências

Documentos relacionados

Deus, em seus propósitos, sempre pensou em termos de família (ex.: Adão e Eva; Noé e sua família; Abrão e sua família)... família; Abrão e

do  Rio  Preto/BA,  Gandu/BA,  Gavião/BA,  Gentio  do  Ouro/BA,  Glória/BA,  Gongogi/BA,  Governador Mangabeira/BA,  Guajeru/BA,  Guanambi/BA, 

➢➢Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas , notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações

de Souza Barbosa, Cássio Martins Lino, Casteliano Eber Elias, Celina Mazzini Campos, Cheno Artur Ferreira, Christian Jose de Matozinhos Rezende, Christopher Nunes

Como a população poupa parcialmente para financiar sua aposentadoria, quando a participação do período de aposentado sobre a vida total dos indivíduos aumenta, eleva-se

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

T16 Proporção de empreendimentos segundo forma de organização, por tipo de atividade econômica T17 Proporção de empreendimentos segundo tipo de atividade econômica, por

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor! Neste domingo, abordaremos as per- guntas referentes ao seminário geral ocorrido no dia 5 de junho de 2021. Daremos uma peque- na