• Nenhum resultado encontrado

Monitoria de patologia especial veterinária e diagnóstico por imagem/ Monitoring of special veterinary pathology and diagnostic image

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Monitoria de patologia especial veterinária e diagnóstico por imagem/ Monitoring of special veterinary pathology and diagnostic image"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.24805-24810 nov. 2019 ISSN 2525-8761

Monitoria de patologia especial veterinária e diagnóstico por imagem

Monitoring of special veterinary pathology and diagnostic image

DOI:10.34117/bjdv5n11-160

Recebimento dos originais: 10/10/2019 Aceitação para publicação: 14/11/2019

Fábio Fernandes Bruno Filho

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal Instituição: Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí Endereço: Câmpus Jatobá, BR 364, km 195, nº 3800, Jataí- GO

Email: fabiobfilho@hotmail.com

Rafaela Assis Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal Instituição: Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí Endereço: Câmpus Jatobá, BR 364, km 195, nº 3800, Jataí- GO

Email: rafaela_assis97@hotmail.com

Klaus Casaro Saturnino Doutor em Ciência Animal

Instituição: Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí Endereço: Câmpus Jatobá, BR 364, km 195, nº 3800, Jataí- GO

Email: klauscasaro@gmail.com

Thiago André Carreo Costa Doutor em Ciência Animal

Instituição: Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí Endereço: Câmpus Jatobá, BR 364, km 195, nº 3800, Jataí- GO

Email: thiagocarreo@yahoo.com.br

Dirceu Guilherme de Souza Ramos Doutor em Ciências Veterinárias

Instituição: Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí Endereço: Câmpus Jatobá, BR 364, km 195, nº 3800, Jataí- GO

Email: dgramos_vet@hotmail.com

RESUMO

Muitos alunos de graduação apresentam dificuldades rotineiras no aprendizado das disciplinas ofertadas durante a realização de seus cursos. As disciplinas de Patologia Especial Veterinária e Diagnóstico por Imagem são importantes conteúdos curriculares na formação profissional do médico veterinário e a monitoria destas disciplinas é de suma importância em seu aprendizado. Ambas apresentam importantes métodos diagnósticos e auxiliam o Médico

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.24805-24810 nov. 2019 ISSN 2525-8761 Veterinário a compreender e desvendar enfermidades que acometem animais de companhia e de produção. O presente trabalho objetiva apresentar a experiência junto à monitoria destas disciplinas e sua importância na formação acadêmica durante um semestre letivo, na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Palavras-chave: docência, medicina veterinária, monitoria ABSTRACT

Many undergraduate students have routine difficulties in learning the subjects offered during their courses. The disciplines of Special Veterinary Pathology and Diagnostic Imaging are important curriculum contents in the vocational training of the veterinarian and the monitoring of these disciplines is of paramount importance in their learning. Both have important diagnostic methods and help the Veterinarian to understand and unveil diseases that affect companion and production animals. This paper aims to present the experience with the monitoring of these disciplines and their importance in academic formation during a semester at the Federal University of Goiás, Jataí Regional.

Keyword: teaching, veterinary medicine, monitoring

1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

A disciplina de Patologia Especial Veterinária visa estudar processos patológicos que acometem os sistemas cardiovascular, respiratório, hepático, digestório, urinário, locomotor, hemolinfopoético, tegumentar, nervoso, genital masculino e feminino com o objetivo de compreender a patogênese e interpretar as lesões provocadas por doenças que acometem os animais. Além disso, capacitar os discentes para reconhecerem e diagnosticarem as afecções e compreenderem seus processos.

Após a descoberta dos raios-X, em 1895, deu-se início a uma nova era na medicina. Com o uso de imagem, passou a ser possível a visualização e avaliação de estruturas internas do corpo humano de maneira não invasiva. A disciplina de diagnóstico por imagem no âmbito da medicina veterinária, orienta os alunos quanto ao funcionamento dos aparelhos de raio-X e formação das imagens, educa quanto a radioproteção, capacita o discente para realizar diferentes posições e técnicas radiográficas bem como para interpretar os exames e laudos. A disciplina esclarece aspectos radiológicos das doenças metabólicas e nutricionais e instrui sobre a realização e interpretação de exames ultrassonográficos e cardiográficos.

A grande maioria dos alunos do curso de medicina veterinária relatam possuir algum tipo de dificuldade em ambas as disciplinas. Desta forma, o programa de monitoria torna-se crucial para o melhor aproveitamento dos conteúdos por parte dos discentes ao mesmo passo

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.24805-24810 nov. 2019 ISSN 2525-8761 que permite ao monitor revisar conteúdos que são de extrema importância no exercício da medicina veterinária.

2 BASE TEÓRICA

Caracterizada pela partilha de conhecimento, a monitoria é uma ferramenta pedagógica para detalhar e melhorar o entendimento dos alunos acerca de conteúdos abordados em sala de aula, facilitando desta forma o processo de ensino e aprendizagem dos alunos (FREITAS, et al. 2016).

A monitoria proporciona ao monitor ganho intelectual e aprofundamento em conteúdos e fortalece as relações interpessoais entre monitor e alunos. A atuação como monitor também viabiliza o desenvolvimento de habilidades relacionadas a docência, permitindo ao monitor experimentar o ofício (MATOSO, 2013).

O programa de monitoria apresenta aos discentes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e ultrapassar obstáculos relacionadas à disciplina trabalhada, melhorando de fato a correlação entre teoria e prática. Permite também a solidificação de um espaço em que os acadêmicos se sintam a vontade para questionar e praticar procedimentos inerentes a disciplina. Faz-se importante o relato de experiência pois, além do seu caráter descritivo, permite traçar um comparativo entre outras experiências e abordagens pedagógicas e fomentar discussões acerca desta temática e fornecer subsídios para o desenvolvimento do programa de monitoria (CARVALHO et al., 2012).

A Patologia é uma ciência médica que estuda afecções nos sistemas do organismo, buscando compreender a fisiopatogenia, apoiada nos achados morfológicos macroscópicos e microscópicos. É crucial na medicina veterinária entender como a doença se inicia e desenvolve-se e de que forma essas alterações estão relacionadas aos sinais clínicos (ROBATTINI et al., 2017).

Wilhem Conrad Roentgen, um físico alemão, foi o responsável pela descoberta dos raios-X no ano de 1895 e revolucionou o diagnóstico de doenças em humanos e, consequentemente nos animais, pois desta forma possibilitou a avaliação de estruturas internas de maneira não invasiva. Desde então, houve um grande avanço na medicina, no campo do diagnóstico por imagem. Atualmente, além da radiografia convencional, tem-se a disposição a tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, ultra-sonografia e radiografia digital para fins de diagnóstico por imagem (FONZAR, 2010).

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.24805-24810 nov. 2019 ISSN 2525-8761 3 OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência da monitoria junto às disciplinas de Patologia Especial Veterinária e Diagnóstico por Imagem, atividades estas realizadas durante um semestre letivo, na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, e sua importância no crescimento pessoal e profissional, tanto de acadêmicos quanto do monitor.

4 METODOLOGIA

Para ambas as disciplinas, foram disponibilizados diferentes horários para atendimento aos alunos durante as semanas letivas para que os mesmos pudessem sanar dúvidas e revisar conteúdos. Coube ao monitor participar e auxiliar em aulas práticas e manter a organização do Laboratório de Patologia Veterinária e do Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, após as aulas. A disciplina de Diagnóstico por Imagem contou com três monitores enquanto a disciplina de Patologia Especial Veterinária contou apenas com um único monitor.

Para a realização de aulas práticas da disciplina de Patologia Especial Veterinária, o monitor preparava previamente o laboratório e selecionava os animais a serem necropsiados. O monitor também participou de forma ativa no processamento de materiais histológicos e confecção de lâminas que posteriormente eram observadas e discutidas em aula.

5 RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ao ministrar as monitorias o monitor pode revisar conteúdos e aprofundar-se mais em temáticas que possuía maior afinidade. Houve também o desenvolvimento das relações interpessoais, possibilitando melhor socialização entre o aluno monitor e os acadêmicos da disciplina.

Exercendo duas monitorias de forma concomitante no mesmo semestre letivo, o monitor notou diferentes necessidades dos alunos entre as disciplinas. Na disciplina de Patologia Especial Veterinária, a procura por reforço na parte teórica foi abaixo do esperado, entretanto os discentes necessitaram de bastante auxílio na parte prática para a execução de técnica necroscópica e interpretação de alterações post mortem. Percebeu-se também a importância da participação do monitor em aulas práticas, pois devido o número relativamente grande de alunos, com o monitor presente, fez-se possível responder a questionamentos sem que todos fossem direcionados ao professor e desta forma as aulas decorreram de forma mais fluida.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.24805-24810 nov. 2019 ISSN 2525-8761 Já na disciplina de Diagnóstico por Imagem, a procura por atendimento para questões teóricas foi alta e constante, entretanto os alunos apresentaram baixo grau de dificuldade e poucos questionamentos durante a realização das práticas.

Ao estar inserido no processo de confecção de lâminas, o monitor desenvolveu habilidades inerentes ao exercício da medicina veterinária no âmbito da patologia e vivenciou de perto a rotina de um laboratório de patologia veterinária, além de melhorar seu entendimento acerca de inúmeras afecções.

A participação dos alunos na monitoria, atrelado ao esforço pessoal de cada um, quase sempre resulta em aprovação. Desta forma, resultados satisfatórios foram observados nos processos avaliativos da maioria dos acadêmicos nas duas disciplinas, mostrando-se como reflexo da efetividade da monitoria no curso de medicina veterinária.

6 CONCLUSÃO

O programa de monitoria é uma ferramenta pedagógica de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária, viabilizando o desenvolvimento do pensamento científico e execução da prática veterinária. Para o monitor, esta atividade que possui vantagens psíquicas e sociais, proporciona o contato prévio com a docência, a revisão de conteúdos e o prepara de forma direta para o mercado de trabalho.

A monitoria é um recurso ímpar que deve ser melhor aproveitado pelos discentes pois apresenta-se como uma segunda opção para a fixação de conteúdos abordados dentro de sala de aula.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, I. S.; LIMA NETO, A. V.; SEGUNDO, F. C. F.; CARVALHO, G. R. P.; NUNES, V. M. A. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM. v.2, n.2, p. 464-471, 2012.

FONZAR, J. F. Avaliação qualitativa e quantitativa do reparo ósseo por imagens processadas pelos programas “imagej” e “odr”. Dissertação de mestrado - Programa de pós-graduação em ciência animal, UNESP, Araçatuba, 2010. 51p.

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.24805-24810 nov. 2019 ISSN 2525-8761 FREITAS, V. C. A.; SOUSA, L. R. T.; TELES, A. F.; LOURENÇO, G. A.; BRAGA, M. D. M. Avaliação da monitoria de patologia geral ii e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, p. 2555, 2016.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: Um relato de experiência. Catussaba Revista Científica da Escola da Saúde. v.3, n.2, 2014.

ROBATTINI, J. A.; DRIEMEIER, D.; PAVARINI, S. P. Relato de experiência de monitoria em Patologia Geral Veterinária. Salão UFRGS 2017: XIII SALÃO DE ENSINO DA UFRGS, 2017.

Referências

Documentos relacionados

a) Conscientizar o estudante sobre o papel da pesquisa na formação acadêmica; b) Apresentar o cenário da pesquisa em Secretariado Executivo, promovendo o debate acerca

7.2 A avaliação dos currículos será realizada no dia 19 de janeiro de 2016 por banca examinadora. 7.3 Os critérios para avaliação dos currículos para o Processo Seletivo

A tomossíntese mamária é uma nova modalidade na detecção precoce do cancro da mama que se baseia na aquisição de informações estruturais tridimensionais da mama e que se pode

As talas eram construídas de acordo com o principio básico da coaptação externa, que indica que as articulações acima e abaixo da fratura devem ser imobilizadas, como descrito por

Em 1974, seguiu para a TV Globo, onde editou em São Paulo o Jornal Nacional e foi.. diretor do

Este texto tem por objetivo realizar o relato de experiência das atividades de monitoria realizadas nas disciplinas de Prática Instrumental Sopro/Madeira, do Curso de Musica da

Este trabalho tem como importância o relato das atividades realizadas na monitoria da disciplina de Farmacotécnica, monitoria essa realizada junto aos alunos, com

Foi utilizada para a captura dos Coleoptera em cada área uma armadilha do tipo Malaise, na qual foram colecionados 1544 indivíduos de trinta famílias nas quatro áreas amostradas,