• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da Satisfação do Cliente Contratante do Serviço de Projeto de Edificações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação da Satisfação do Cliente Contratante do Serviço de Projeto de Edificações"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SBQP 2009

Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

IX Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios 18 a 20 de Novembro de 2009 – São Carlos, SP – Brasil

Universidade de São Paulo

Avaliação da Satisfação do Cliente Contratante do

Serviço de Projeto de Edificações

Evaluating of Contractor Client Satisfaction of Building Design Service

Tecnóloga, Mestranda pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Nathália de PAULA

| e-mail: nathaliapaula@yahoo.com.br | CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3199008972624389 |

Engenheiro, Professor Doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Celso Carlos NOVAES

| e-mail: cnovaes@ufscar.br | CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7340467051481570 |

RESUMO

Proposta: Apresentar os métodos empregados por empresas de projeto de edificações para

avaliação da satisfação do cliente contratante. Neste artigo, o cliente contratante considerado é a empresa incorporadora e construtora. Método de pesquisa/Abordagens: São apresentados dois estudos de caso em empresas de projeto de arquitetura da cidade de São Paulo/SP. Resultados: Em uma das empresas, o método compreende itens de avaliação aos quais são atribuídos pesos e geram uma nota. A outra empresa emprega questões e alternativas de respostas.

Contribuições/Originalidade: Os métodos apresentados podem ser adaptados e aplicados nas

diversas empresas de projeto – arquitetura, estrutura, instalações prediais, entre outras – já que tratam do projeto como um serviço. A avaliação da satisfação do cliente contratante pode retroalimentar a prestação do serviço de projeto de edificações e gerar melhorias.

Palavras-chave: avaliação. Satisfação. Serviço de projeto.

ABSTRACT

Proposal: Presenting the methods employed for building design companies to evaluating of

contractor client satisfaction. Methods: Two cases studies in architecture design companies of São Paulo city are been presented. Findings: In a company, the method includes evaluating items, which are attributed weight and they produces a score. Another company employs questions and alternatives of responses. Originality/value: The methods presented can be adapted and applied in various design companies – architecture, structure, building installations, among others – because the methods considers the project as a service. Evaluating the satisfaction of contractor client can generate a feedback to the tendering of building design service and it produces improvements in the service.

(2)

1

INTRODUÇÃO

Vários agentes participam do processo de produção de um empreendimento. Enquanto negócio imobiliário, o empreendimento compreende decisões tomadas no nível estratégico da empresa empreendedora ou incorporadora. Enquanto produto edificação traduzido pelo projeto, atuam os projetistas de arquitetura e engenharia. Enquanto construção, há a atuação do construtor principalmente. As relações entre estes agentes ocorrem por meio de troca de informações. Desse modo, a informação ou produto da atividade de um agente é o insumo para a atividade de outro, ou seja, há uma interdependência entre eles em uma relação cliente-fornecedor.

O cliente contratante dos serviços de projeto considerado neste artigo é a empresa incorporadora e construtora. Este tipo de empresa, embora seja incorporadora e construtora, pode participar em um empreendimento como uma ou outra, devido à possibilidade de atuar em parceria com outras empresas incorporadoras e/ou construtoras. De um modo geral, vários dos interesses do contratante estão relacionados ao projeto, tais como: interesse por um produto de fácil aceitação e venda; pelo aumento da competitividade da empresa e pela eficiência da execução da obra, fundamentada, entre outros aspectos, pela construtibilidade do projeto.

Os projetistas atentam, principalmente, para o sucesso da edificação, como forma de reconhecimento profissional. Conferindo importância às necessidades do cliente contratante – considerando que o atendimento destas é relevante para o sucesso da edificação – os projetistas podem empregar métodos de avaliação de sua satisfação. Esta avaliação pode retroalimentar a prestação do serviço de projeto1

É possível verificar que determinados clientes contratantes realizam a avaliação da prestação dos serviços de projeto, neste caso, o cliente contratante dispõe do método de avaliação e é o próprio avaliador. No entanto, observa-se que há empresas de projeto que empregam métodos para a avaliação dos seus próprios serviços prestados. Neste caso, embora o cliente contratante continue exercendo a avaliação, são os projetistas que dispõem dos métodos para a avaliação dos serviços de projeto prestados por si próprios. Desse modo, no segundo caso, os projetistas enviam o documento de avaliação para que o contratante faça o preenchimento, sendo este o foco do artigo.

e gerar melhorias. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os métodos empregados por empresas de projeto de edificações para avaliação da satisfação do cliente contratante.

2

METODOLOGIA

Para a obtenção das informações, foram realizados estudos de caso de caráter exploratório em 2 empresas de projeto de arquitetura da cidade de São Paulo/SP, aqui identificadas por E1 e E2. A escolha pela especialidade arquitetura deu-se em função do relacionamento do arquiteto com o cliente contratante, que se inicia antes das contratações dos projetistas das outras especialidades e perdura durante todo o processo de projeto. Porém, os métodos de avaliação da satisfação do cliente contratante podem ser adaptados e utilizados em empresas de outras especialidades, já que tratam do projeto-serviço. A estrutura dos

1 O serviço de projeto está relacionado ao processo realizado para tornar possível e/ou facilitar a geração do projeto-produto. O projeto-produto é o resultado da atividade de projetar, composto pelos documentos que formalizam a edificação e o seu processo produtivo.

(3)

estudos obedeceu à seguinte seqüência: contato telefônico, visita com emprego de entrevista estruturada fechada e análise das práticas das empresas.

3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A atividade de uma empresa está sempre associada à busca da satisfação do seu cliente. Segundo Hoffman (2001), frequentemente, os clientes estão dispostos a pagar mais e permanecer com uma empresa que satisfaça as suas necessidades, em vez de assumir os riscos associados com a contratação de serviços mais baratos.

De acordo com o mesmo autor, a avaliação da satisfação do cliente é importante, pois: • fornece meios formais para o cliente se manifestar para a empresa, os quais podem

identificar os problemas existentes e potenciais;

• transmite para os clientes a idéia de que a empresa se preocupa com o bem-estar deles e valoriza a contribuição a respeito do processo de prestação de serviços; • os resultados da avaliação podem ser utilizados para avaliar o desempenho dos

profissionais da empresa, possibilitando a revisão dos programas de remuneração por merecimento e o desenvolvimento dos treinamentos necessários.

Conforme Silva e Souza (2003), para avaliar a satisfação do cliente contratante dos serviços de projeto de edificações é preciso conhecer os fatores críticos para a sua satisfação, tais como: o atendimento a prazos, o atendimento ágil às solicitações; a contribuição do projeto para a racionalização da obra e outros. Considerando a incorporadora e construtora como cliente contratante, a avaliação da satisfação de suas necessidades deve ocorrer nos seguintes contextos:

• o projeto como parte da estratégia do contratante – a avaliação da satisfação ocorre a partir dos fatores importantes quanto à contribuição do projeto para a competitividade do produto e quanto a todos os processos da área comercial (SILVA e SOUZA, 2003);

• o projeto como parte do processo de produção do empreendimento – neste caso, o contratante está preocupado com os aspectos do projeto que contribuem para a tecnologia da produção, qualidade e produtividade na execução. A satisfação do cliente ligada à execução está baseada nos aspectos de interface entre a execução da obra e as soluções de projeto (SILVA e SOUZA, 2003).

Segundo Silva e Souza (2003), ao final de cada fase de projeto, a empresa de projeto pode aplicar mecanismos de avaliação da satisfação do cliente. Um deles pode ser o envio de questionário ao cliente; pode-se também realizar uma reunião de avaliação conduzida por um profissional da empresa de projeto, que não teve envolvimento com o trabalho propriamente dito, visando evitar interferências que comprometam a avaliação. Internamente, a empresa de projeto pode também realizar avaliações ao final de cada projeto sobre a qualidade pela qual o processo como um todo se desenvolveu na interação com o contratante e com os parceiros de desenvolvimento. Registros destas avaliações podem ser elaborados pelas empresas para acumular dados e propiciar a análise do trabalho desenvolvido, disseminar a avaliação por toda a empresa e retroalimentar outros processos.

Com o objetivo de conhecer o grau de satisfação do cliente contratante sobre o desempenho da empresa construtora, como forma de identificação de aspectos positivos e

(4)

negativos relativos ao desempenho da obra e ao atendimento ao cliente, NORIE (2009) desenvolveu um documento denominado Índice de satisfação do cliente contratante. Métodos como estes podem ser adaptados para avaliar a satisfação do cliente quanto aos serviços de projeto. O método consiste em um questionário, no qual o cliente assinala o nível de satisfação para diferentes itens listados. Quando há um grau elevado de insatisfação a respeito de algum item, um estudo mais aprofundado deve ser motivado, objetivando a busca de soluções. Os dados advindos da avaliação podem servir para comparar edificações similares e podem ser utilizados em futuras prestações de serviço.

4

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE CONTRATANTE DO SERVIÇO

DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES – ESTUDOS DE CASO

4.1 Caracterização das empresas de projeto de arquitetura pesquisadas

As duas empresas de projeto estudadas têm um tempo de atuação expressivo, o que traduz em experiência no mercado imobiliário. Porém, não apresentam estratégias competitivas claramente definidas, mas há preocupação em fornecer um produto ou serviço com identidade, diferindo dos produtos e serviços da concorrência. Além disso, na empresa E2, há observação dos nichos de mercado, considerando as mudanças mercadológicas no âmbito da indústria imobiliária; já houve foco em flats, por exemplo, para atender um nicho específico. A Tabela 1 mostra algumas características das empresas de projeto de arquitetura pesquisadas.

CARACTERÍSTICAS DAS

EMPRESAS E1 E2

Tempo de Atuação (anos) 33 46

Segmento do Mercado Residencial, Comercial e

Industrial Residencial e Comercial

Número de Funcionários 22 70

Tempo médio de duração de

projeto (meses) 6 6 a 18

Projetos Realizados Mais de 700 1200

Projetos em Andamento (2009) Aproximadamente 30 20

Certificação Não possui ISO 9001/2000

Tabela 1. Características das Empresas de Projeto de Arquitetura Pesquisadas

Segundo o diretor da empresa E1, o diferencial está relacionado: ao bom atendimento ao cliente; ao detalhamento do projeto para execução, questionando o construtor a respeito das informações de projeto necessárias; ao subsídio das informações de projeto para o orçamento da obra, contendo informações sobre a execução, as peças sanitárias a serem utilizadas, as quantidades, o acabamento indicado, entre outras e ao projeto realizado por meio de uma visão sistêmica, compreendendo não só a especialidade de projeto da empresa, mas incluindo o conjunto das especialidades. Na empresa E2, conforme a coordenadora de projeto, o diferencial é a qualidade do projeto e o sistema de gestão da qualidade da empresa.

4.2 Avaliação da satisfação do cliente contratante

Na empresa E1, embora não esteja sendo aplicado, há um método sistematizado para avaliação da satisfação do cliente contratante, a respeito do serviço prestado pela própria empresa de arquitetura. De acordo com o diretor da empresa, como as informações

(5)

fornecidas pelos clientes, durante a avaliação, proporcionavam retroalimentação sobre o serviço prestado, há pretensão de voltar a empregar o método.

A Tabela 2 apresenta os itens de avaliação do método sistematizado pela empresa E1 e os pesos atribuídos para cada item. No momento da elaboração do método, os pesos foram obtidos através de discussão com um cliente contratante habitual, que foi questionado sobre a importância dos itens, na tentativa de eximir o diretor da empresa de projeto quanto à supervalorização de um ou outro item, o que poderia favorecê-la. Para cada item considerado, o cliente contratante deve atribuir notas entre 1 e 10, sendo que entre 1 e 6 significa atendimento abaixo da expectativa, entre 7 e 8, dentro da expectativa, e entre 9 e 10, acima da expectativa.

ITENS DE AVALIAÇÃO

PESOS CARACTERIZAÇÃO

Atendimento 2

Apresentações de soluções de projeto, esclarecimento de dúvidas de projeto, disponibilidade para consultas e reuniões técnicas, visitas solicitadas a obra, capacitação técnica da empresa, cumprimento dos requisitos técnicos do cliente, apresentação do projeto executivo para a obra.

Apresentação 2 Legibilidade, clareza e suficiência das informações técnicas. Prazo 1,5 Cumprimento dos prazos de entregas das etapas de projeto,

atendimento das solicitações dos demais projetistas da equipe. Precisão Técnica 2

Exatidão e exeqüibilidade das informações técnicas,

compatibilização interna destas informações, compatibilização com os demais projetos.

Postura

Técnico-Comercial 1

Pró-atividade perante o cliente e equipe nas decisões técnicas, pró- atividade na obtenção de informações técnicas,

relacionamento técnico-comercial com o cliente e equipe.

Organização 1

Controle e rastreabilidade das decisões técnicas, controle dos documentos de projeto, controle das revisões dos documentos de projeto.

Coordenação 1,5

Gestão do escopo, gestão do tempo e metas, gestão da qualidade, gestão do fluxo de comunicação entre os projetos envolvidos.

Tabela 2. Avaliação do Serviço de Projeto pelo Cliente Contratante na Empresa E1

Sobre aspectos que caracterizam uma boa prestação de serviço, o diretor da E1 afirma que vários requisitos – cumprimentos de prazos, nível de detalhamento suficiente, projeto adequado à produção, comprometimento do projetista, entre outros – são expectativas básicas do cliente e que o diferencial da prestação do serviço pode estar no atendimento ao cliente e no custo de implementação do projeto, ou seja, em realizar um projeto econômico no sentido de propor soluções racionalizadas, que influenciam no ciclo de vida da edificação. Por outro lado, se os serviços disponíveis no mercado imobiliário não contemplam estas expectativas básicas, as empresas que oferecem algumas delas são consideradas diferenciadas.

Na empresa E2, também há um método sistematizado para avaliação da satisfação do cliente, que compreende as questões apresentadas no Quadro 1. Algumas delas como as 2, 6 e 7 são questões que permitem expressar considerações a respeito da resposta dada; a 3 trata-se de uma questão aberta; já as demais (1, 4, 5 e 8) são fechadas. Assim, de forma geral, são avaliados: concepção arquitetônica; custo e especificação; prazo; atendimento da equipe técnica, que inclui seu conhecimento técnico e sua presteza.

(6)

QUESTÕES

1. O nome do escritório foi usado como diferencial?

Sim, não.

2. A concepção arquitetônica do projeto...

Não atendeu, atendeu ou superou as expectativas? Em caso de atendimento, cite os pontos favoráveis.

Em caso de não atendimento, cite os pontos desfavoráveis.

3. Na experiência do cliente com outros escritórios de arquitetura, comparar o projeto entregue pelo escritório.

4. Os materiais especificados ficaram dentro do custo previsto?

Sim, não.

5. O cronograma de projeto atendeu as expectativas?

Não atendeu, atendeu ou superou as expectativas?

6. O atendimento da equipe técnica de projeto de arquitetura...

Não atendeu, atendeu ou superou as expectativas?

Em caso de não atendimento, indicar os pontos negativos para melhoria.

7. O atendimento da equipe técnica de projetos complementares foi satisfatório?

Não atendeu, atendeu ou superou as expectativas?

Em caso de não atendimento, indicar os pontos negativos para melhoria.

8. Quanto à sua expectativa, o projeto...

Não atingiu, atingiu ou superou o nível esperado?

Quadro 1. Avaliação do Projeto de Arquitetura pelo Cliente Contratante na Empresa E2

Para as empresas E1 e E2, as avaliações são importantes. Para a E1, se há identificação de algum item em que o trabalho está falho, haverá tentativa de melhorar este item através de alguma ação específica. Na E2, houve avaliações que geraram alterações no padrão da empresa.

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

São apresentados dois métodos para avaliação da satisfação do cliente contratante dos serviços prestados na elaboração de projetos de arquitetura para edificações. Um compreende itens de avaliação aos quais são atribuídos pesos e geram uma nota (empresa E1). O outro emprega questões e alternativas de respostas (empresa E2). Quanto ao primeiro método, os pesos podem ser relativos e depende do que o cliente entende como prioridade na prestação do serviço. Assim, é importante interagir com os clientes para compreender suas necessidades. No segundo método, o cliente possui um pouco mais de liberdade, comparado ao primeiro método, para expressar sua opinião, já que contempla também questões abertas.

As duas empresas aplicam os métodos no final do processo de projeto, diferente do que menciona Silva e Souza (2003). A empresa E2 aplica questionário, como sugerido pelos autores. Os dois métodos encontrados fornecem registros formais da satisfação do cliente contratante e propicia a retroalimentação do processo de projeto. Seria interessante que os projetistas fizessem reuniões de avaliação, de forma a estreitar os laços com o cliente e captar melhor suas necessidades.

6

REFERÊNCIAS

HOFFMAN, K. D. Marketing de serviços. In: CZINKOTA, M. R. et al. Marketing: as

(7)

NORIE. Índice de satisfação do cliente contratante. Disponível em:

http://www.indicadores.locaweb.com.br/arquivos/arquivos/isclientecontratante.pdf. Acesso

em: 07 julh. 2009.

SILVA, M. A. C.; SOUZA, R. Gestão do Processo de Projeto de Edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2003.

7

AGRADECIMENTOS

Referências

Documentos relacionados

- DUAS SETAS DE CARTÃO VERMELHO para indicar a TEMPERATURA no termómetro - DUAS SETAS DE CARTÃO AMARELO para indicar o MÊS no CÍRCULO DAS ESTAÇÕES. - DUAS SECÇÕES CIRCULARES

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

The structure h Ω, Σ, Π i is a particular case of a paraconsistent algebra of sets, as investigated in [ 32 ], and the results therein (particularly Theorems 4 and 5) can be adapted

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

However, we found two questionnaires that seemed interesting from the point of view of gathering information about students' perspective on the use of

RESUMO: Este trabalho apresenta o estudo de conversores CC-CC de alto ganho de tensão não isolado e rendimento elevado, baseado em conversores CC-CC básicos

• Na avaliação de cada exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos, será atribuído à apresentação e ao desenvolvimento do tema o valor máximo de

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to