• Nenhum resultado encontrado

FATOR "A" - Apabam Notícias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FATOR "A" - Apabam Notícias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

04/12/2003 - Fator "A" - 04 - Outubro/2003

FATOR "A"

-

Apabam Notícias

Informativo editado pela Associação dos Funcionários Aposentados do Bamerindus Sede: Rua Voluntários da Pátria, 475 - 22o.andar - Curitiba - Cep 80020-926 - Telefones:

(41) 2324821 e 233-5549-r.21

Site na internet: www.apabam.com.br E-mail: apabam@apabam.com.br

Número 04 Ano 01 Mês: outubro/03

FUNDO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

– Garantia adicional para os

Apabeanos

Como informamos na edição anterior, estão sendo ultimadas as providências para a implementação do Fundo de Previdência APABA, que enquadrará nossos benefícios dentro da legislação de previdência privada, e representará uma garantia adicional para todos nós.

No dia 16 de setembro, a Secretaria de Previdência Complementar, órgão do Ministério da Previdência Social, emitiu o ofício nº 1256, aprovando o regulamento do Plano APABA, o qual foi amplamente discutido com a diretoria da APABAM pelo HSBC.

No dia 17/09/2003, aconteceu a Assembléia Anual do HSBC Fundo de Pensão, em São Paulo, e a APABAM foi convidada a participar. Nosso Presidente, Sr. Ademir Wollmann lá esteve, e pôde estabelecer contato com representantes das 185 empresas e entidades que têm seu fundo de previdência administrado pelo HSBC. O HSBC é o quarto maior administrador de recursos nessa área, estando unicamente atrás de Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

Na pauta da Assembléia, constou apresentação dos destaques do período, eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além de palestras técnicas muito interessantes. De modo geral, colhemos a impressão de que a administração do HSBC transmite confiança às empresas. Nessa assembléia, nossa participação foi como convidado, haja vista que nosso fundo ainda não está implementado, mas estaremos

representados com uma vaga no Conselho Deliberativo, acompanhando de perto a administração de nossos recursos.

Dentro em breve, o HSBC fará contacto com nossos associados para a efetiva implementação do fundo, como por exemplo, a validação das informações sobre beneficiários, e todos receberão documentação explicativa sobre o regulamento. A APABAM acompanhará de perto esse processo, e se coloca, desde já, à disposição de todos os associados para dirimir eventuais dúvidas.

(2)

SEGURO SAÚDE SUL AMÉRICA– Notas importantes

- Em caso de cirurgias e outros procedimentos, na hipótese do médico ou da instituição de saúde não se incluírem dentre os referenciados pelo plano, será necessário solicitar consulta prévia de reembolso através do

telefone 0800 7014200

- Pedimos informar à Apabam o nome de médicos, clínicas e/ou laboratórios que eventualmente tenham sido recusados pela Sul América

Saúde para fazer parte do quadro de referenciados.

- Aos associados do Rio de Janeiro, informamos que a Apabam possui listagem de todos os profissionais e instituições de saúde que não aderiram ao boicote da ABRANGE. Tal lista está à disposição de todos.

ENCONTRO NACIONAL DOS APABEANOS

Estamos elaborando estudos visando organizar em 2004 um ENCONTRO NACIONAL DOS APABEANOS.

Gostaríamos de receber sugestões de nossos associados e amigos.

ATIVIDADES – PARTICIPE PELO MENOS DE UMA DELAS !

REENCONTRE OU FALE COM OS AMIGOS !

PASSEIO NO BARCO PRÍNCIPE DE

JOINVILLE

Está sendo organizado um belo passeio no barco Príncipe de

Joinville III, para o dia 30 de novembro, com roteiro pela Baia de Babitonga e suas 14 ilhas.

O barco possuí piscina a bordo, dois bares,

espaço para dança e é todo envidraçado. Além dos show´s a bordo, o passeio incluí: - transporte em ônibus especial, partindo de Curitiba até Joinville em Sta.Catarina; - passaporte para o barco; - almoço; - café colonial – TARDE DO BATE-PAPO Mensalmente, das 16 às 18h, os diretores da Apabam estarão à inteira disposição dos associados, no

escritório-sede.

A intenção é que esse tempo possa ser aproveitado pelos associados para se inteirarem das

novidades, tomar um café com os diretores, trocar idéias, rever amigos etc.

Os que moram em outras cidades poderão contactar com a sede da Apabam naquele

horário, valendo-se dos meios disponíveis de comunicação: telefone, e-mail e fax. CHURRASCO APABEANOS EM CURITIBA Participe do churrasco que está sendo

organizado com o propósito de reunir os apabeanos e suas famílias.

Local: Clube de Campo Avelino A.Vieira, em Curitiba Data: 25 de outubro de 2003 (sábado) Início: 11 horas Valor do ingresso:

(3)

Rudnick;

- guia acompanhante; - seguro de viagem. Valor por pessoa:

apenas R$ 90,00 ou 2x de 45,00 para 30.out e 30.nov.

Agende-se e não perca o contacto! Vamos interagir! Anote as primeiras datas: - 15 de outubro.03 - 19 de novembro.03 - 18 de dezembro.03 R$ 15,00 (venda na sede da Apabam). Esse churrasco poderá ser uma boa

oportunidade para os que moram em outras cidades vir a Curitiba e rever os amigos.

NOSSA SAÚDE

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Está situada abaixo da bexiga e envolve a parte mais interna da uretra. Sua secreção é um dos componentes do esperma.

O câncer de próstata é o mais diagnosticado no sexo masculino e representa a segunda causa de óbito por tumor maligno entre os homens.

As causas do câncer prostático não são completamente conhecidas. Esses tumores são mais freqüentes nos indivíduos que possuem histórico familiar, em negros e nos que consomem dieta rica em gordura.

O câncer de próstata está diretamente relacionado à idade do homem. Por isso, conforme aumenta a expectativa de vida da população, maior a probabilidade de ser acometido por esse tumor.

Os sintomas gerados pelo tumor de próstata ocorrem num número pequeno de casos, e geralmente, quando surgem já estão em estágios mais avançados da doença, sem a possibilidade de cura. Daí a importância de se fazer avaliação preventiva mesmo estando assintomático.

O exame é feito através do toque retal, acompanhado da dosagem do antígeno prostático específico ou PSA (Prostatic Specific Antigen) no sangue.

O urologista pode identificar alterações no volume ou na consistência da

glândula ao realizar o exame físico e correlacionar com os valores encontrados de PSA. Para cada faixa etária é esperado um valor de PSA: 40 a 49 anos até 2,50 ng/ml; 50 a 59 anos até 3,50 ng/ml; 60 a 69 anos até 4,50 ng/ml e 70 anos em diante até 6,50 ng/ml. O câncer de próstata pode ocorrer em pacientes com níveis normais de PSA. A elevação do nível de PSA acima de 0,75 ng/ml em um ano deve ser investigada. Se o médico suspeitar de alguma alteração ele realizará ainda a dosagem da fração livre do PSA e ecografia transretal de próstata. A confirmação da presença do tumor ocorre somente com a realização da biópsia.

Os avanços no tratamento cirúrgico e radioterápico possibilitam a cura da doença nas fases iniciais, com pouco prejuízo na qualidade de vida. Desta forma, todo esforço deve ser feito de modo que o diagnóstico seja o mais precoce possível, facilitando o tratamento. Não deixe de consultar seu urologista pelo menos uma vez ao ano.

(4)

CEMEC – Centro Médico Curitiba - Av Getúlio Vargas,1445 Curitiba - Fones: (41) 323-1177 / 232-0113

ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA – Possibilidades em caso de

doença

Para conhecimento de nossos associados, divulgamos o que prevê a legislação do imposto de renda, quanto a possíveis isenções tributárias:

1. pela Lei 7713/98, são isentos os seguintes rendimentos de pessoas físicas: os proventos de aposentadoria ou reforma, desde que motivadas por acidente em serviço, e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose-múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e

incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da

imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria ou reforma; (Redação dada ao inciso pela Lei n° 8.541, de 23.12.1992, DOU 24.12.1992).

2. e de acordo com o Ato Declaratório SRF/COSIT no.19, de 25.10.00: estão isentos do imposto de

renda os rendimentos recebidos acumuladamente por pessoa física portadora de moléstia grave, atestada

por laudo médico oficial, desde que correspondam a proventos de aposentadoria ou reforma ou pensão,

ainda que se refiram a período anterior à data em que foi contraída a moléstia grave.

Na hipótese de algum associado se enquadrar dentre as alternativas listadas, a Apabam coloca-se à disposição para auxiliar no encaminhamento do processo. Será necessário anexar os atestados médicos comprovando que o requerente sofre de alguma das patologias citadas, para que se possa encaminhar a solicitação de isenção à HSBC

– VIDA e PREVIDÊNCIA “BRASIL” S/A BENEFÍCIOS MÁXIMA CORPORATE e também ao INSS.

Os atestados médicos deverão ser:

- do médico que diagnosticou e acompanha o tratamento; e

- do médico do SUS que muitas vezes o próprio médico que acompanha o caso indica.

(5)

BAGGIO Celulares

Será inaugurada no dia 15.outubro.2003 a

Loja BAGGIO Celulares, sita à

Alameda Carlos de Carvalho, 136 – Loja 04,

Centro, Curitiba (ao lado do Edifício Asa). A BAGGIO Celulares oferece telefones e acessórios com a Tecnologia GSM. E, claro, preços e condições especiais para os Apabeanos. Faça uma visita sem compromisso.

PARCERIA NA ÁREA

ODONTOLÓGICA

Conforme divulgamos no número anterior do Fator A, a partir deste mês de outubro está estabelecida e já valendo, em caráter de experiência, a parceria firmada pela Apabam com profissionais de odontologia que foram indicados por nossos associados de Curitiba. Assim, os apabeanos estarão sendo

atendidos por esses profissionais, cujos preços praticados deverão ser os da tabela oficial da ABO.

Após período de avaliação, esperamos poder estender tal iniciativa para outras cidades.

NOVOS ASSOCIADOS

Atingimos o número de 700

associados. Queremos dar as boas-vindas aos novos colegas que recentemente se integraram ao quadro da Apabam.

Poucos aposentados estão fora dessa união de colegas.

Se você conhece alguém que ainda não faz parte da Apabam, incentive-o a participar.

É importante para todos nós

CLINFONO BETEL

IONE LACERDA L.MENDES

SANCHES

Fonoaudióloga Atendimento para adultos e crianças em voz, audição, fala, linguagem e escrita. Av.Sete de Setembro, 5388 – Conjunto 204, Batel Curitiba – Paraná CEP 80.240-000 Fone: (41) 244.4333

Referências

Documentos relacionados

Portanto, em caso de mudanças de formato das avaliações ou não aplicação do Saeb no ano de 2021, os esforços e parte dos recursos que seriam mobilizados para a aplicação das

A maioria dos danos da exploração madeireira (55%) foi concentrada nas clareiras abertas no processo de explo- ração. Em função do fato de os madeireiros extrair

Devemos salientar que mesmo crescendo timidamente as onerosas entre os homens, as coartações aumentaram consistentemente somente entre africanos, em suma os homens de uma forma

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Com o intuito de dinamizar a área dos condicionantes comportamentais do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município do Seixal (PDS), e de delimitar estratégias de intervenção