• Nenhum resultado encontrado

Velho Testamento - VT 2 TÍTULO ADÃO E EVA: OS PRIMEIROS AMIGOS DE DEUS TEXTO BÍBLICO PROPÓSITO MATERIAIS NECESSÁRIOS: CORINHOS: *LETRAS:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Velho Testamento - VT 2 TÍTULO ADÃO E EVA: OS PRIMEIROS AMIGOS DE DEUS TEXTO BÍBLICO PROPÓSITO MATERIAIS NECESSÁRIOS: CORINHOS: *LETRAS:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO

“ADÃO E EVA: OS PRIMEIROS AMIGOS DE DEUS”

TEXTO BÍBLICO

PROPÓSITO

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

CORINHOS:

*LETRAS:

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

Gênesis 3.1-24

Ensinar que Deus criou as pessoas para serem amigas dEle; a desobediência (o pecado) quebrou os laços de amizade entre Deus e as pessoas; o pecado deve ser castigado.

Para o Professor: Bíblia, VP1, uma fruta, fantoche de meia (a serpente), um galho de árvore. Para o Aluno: Tiras de revista, jornal ou papel colorido.

“Porque o pagamento do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus." (Romanos 6.23)

5

Todos pecaram, todos pecaram Destituídos estão da glória de Deus. (repete / variação no ritmo: lento / acelerado)

(Obs.: Explicar as palavras:

destituídos - separados; glória - presença/convívio) 1. Quem fez a linda estrela?

2. Quem faz as lindas flores? 3. Passarinho, como vai?

4. Companheirinho, vamos passear! 5. Todos pecaram *

(2)

02

HISTÓRIA

(Tenha o cenário montado antes de começar a lição. Escolha um menino e uma menina para representar Adão e Eva; o professor usa o fantoche de meia, representando a serpente. Faça um quadro colorido do VP1. Use os visuais da semana passada para revisar.)

Semana passada vimos que, no começo não existia nada, e que Deus resolveu criar este lindo mundo para nós. Vamos relembrar rapidamente as coisas que Deus fez pra nós. Se não me engano, no 1º dia Deus fez o homem e a mulher, não foi, Carlos? (Dirija-se a alguém de sua classe.) Não? Você sabe o que foi feito, então, no 1º dia? (Continue perguntando individualmente até chegar ao 7º dia, sempre conferindo as respostas, elogiando os acertos e corrigindo os erros, se houver.)

Já sabemos que no 6º dia, Deus fez o homem e a mulher. Que nomes Deus deu ao homem e à mulher? Sim, Adão e Eva. Eles foram as primeiras pessoas no mundo. Deus deu a eles um lindo jardim para morar e o chamou de "O Jardim do Éden". (Quadro colorido VP1.) Deus conversava com eles diariamente, ensinando-lhes a viver bem naquele belo jardim.

Deus trouxe todos os tipos de animal, e deixou Adão escolher um nome para cada animal. Já havia muita comida nascendo nas árvores. Adão não teve que plantar batatas, nem feijão, nem arroz, nem verduras, nem frutas para comer. Deus lhes deu tudo prontinho. Deus disse a Adão e a Eva: "Vocês podem comer de todas as frutas e de todas as plantas que estão no Jardim, menos da árvore que está no meio do Jardim. Não comam o fruto dessa árvore e nem sequer provem um bocadinho. Porque essa é a árvore do bem e do mal, se comerem dela, certamente morrerão."

Adão e Eva viviam bem, e felizes no lindo Jardim que Deus lhes deu. Lá havia um rio de águas limpas e tranqüilas, onde podiam matar sua sede. Nada lhes faltava. No finalzinho de cada dia, o Senhor Deus vinha visitá-los e conversar com eles. Adão e Eva eram amigos de Deus, os primeiros amigos de Deus. Como era bonita e boa a amizade entre Deus e o homem.

Certo dia, porém, algo diferente aconteceu. (Essa parte deve ser dramatizada.) A serpente - uma cobra que andava e falava - aproximou-se de Eva, e disse: "É verdade que Deus proibiu vocês de comerem qualquer coisa desse Jardim?"

Eva respondeu: "Não, não é isso, não! Podemos comer livremente de todas as árvores, menos daquela que está no meio do Jardim, porque é a árvore do conhecimento do bem e do mal."

A serpente continuou: "Mas, que bobagem! Um fruto tão gostoso tem aquela árvore. Se você comer dela, vai ficar tão sabida. Experimente!"

Eva olhou para o fruto, e cada vez que olhava mais sentia desejo de dar uma mordidinha. Enquanto isso, a serpente insistia: "Ande, Eva, coma logo. Parece deliciosa!"

Eva sabia que não podia. Então falou: "Não, não posso. Se comermos dessa árvore, morreremos."

A serpente, por sua vez, continuava falando: "Ah, que nada! Isso é papo! Deus enganou vocês! Ele sabe que no dia em que vocês comerem dessa árvore, vão ficar sabidos como Ele, e vão conhecer o bem e o mal. Ande, Eva, experimente! Nada vai acontecer!"

Eva olhou mais uma vez para a árvore; seu desejo pelo fruto era muito grande. Desejou tanto, que pegou o fruto e deu uma dentada (faça barulho de dentada: "NHAC"). Eva achou o fruto muito gostoso e levou para Adão comer também. Os dois comeram o fruto e, de repente, sentiram uma coisa diferente, uma coisa que nunca haviam sentido antes. Sabe o que foi? A mesma coisa que você sente quando faz algo errado. Ficaram agoniados, com a consciência pesada!

Bíblia

(3)

À tardinha, quando o sol ia se pondo, Adão e Eva ouviram a voz do Senhor Deus. Dessa vez, Adão e Eva não queriam encontrar-se com seu amigo. Eles se esconderam; não queriam ser vistos. Esqueceram-se, porém, de que Deus vê todas as coisas, e sabe exatamente onde estamos e em que pensamos.

Deus disse a Adão: "Onde está você, Adão?" Deus sabia o que havia acontecido, mas queria que o próprio homem contasse e confessasse a Ele a sua desobediência, o seu pecado. Isso mesmo, esse foi o 1º pecado do homem, a desobediência a Deus. O Senhor continuou perguntando: "Onde está você, Adão?"

Então Adão contou a Deus porque estavam escondidos, e o que haviam feito. Adão reconheceu que tinha desobedecido, por isso sentiu-se mal. Quando fazemos algo errado, sentimo-nos mal. Sentir-se mal após um erro é um bom sinal, mas precisamos falar a Deus, e pedir-Lhe perdão.

Deus ficou muito triste com Adão e Eva, assim como nossos pais ficam tristes conosco quando desobedecemos a eles. Deus resolveu que Adão e Eva não podiam mais continuar morando no lindo Jardim do Éden. Agora eles mereciam um castigo pela sua desobediência. Nós também precisamos ser castigados quando falhamos: nossos pais não nos deixam assistir à TV, ou soltar papagaio na rua, ou brincar de bola e, às vezes, levamos uma boa surra. Deus achou que o melhor castigo para Adão e Eva era expulsá-los do jardim e nunca mais deixá-los voltar lá. Isso porque lá, havia uma outra árvore cujo fruto dava vida eterna. Certamente eles acabariam comendo dessa árvore também. Visto que desobedeceram não viveriam mais eternamente. E Deus lhes havia dito que se comessem da árvore do bem e do mal, morreriam. Isso não aconteceu imediatamente, mas Adão e Eva já sabiam que um dia isso ia acontecer.

Assim Deus os expulsou do lindo jardim. Agora, fora do jardim, Adão e Eva precisariam trabalhar para ter seu alimento. Deus não ia mais lhes dar tudo prontinho.

Quanto à serpente, ela também teve um castigo. A partir desse dia, passaria a arrastar-se pelo chão, comendo o pó da terra.

A Bíblia (leia o verso) diz que "o pagamento do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus". Isso mesmo, o presente de Deus é a vida eterna; é ter o perdão, recebendo o direito de ir morar no Céu com Ele quando sair deste mundo.

A Bíblia diz mais: "que todos temos pecado, por isso estamos separados de Deus." O nosso pecado nos afasta de Deus, assim como Adão e Eva também foram afastados pelo pecado.

Deus amava muito Adão e Eva. Ficou triste em perder seus amigos, mas precisava castigá-los, porque o pecado deve ser castigado. Porque amava tanto aos seus amigos, Deus lhes fez uma promessa. Ele disse que um dia os descendentes de Adão e Eva teriam a chance de ser seus amigos também, porque Deus providenciaria alguém para receber o castigo final pelo pecado: a morte na cruz. Adão e Eva acreditaram nessa promessa!

Eles não acreditaram em vão. Sim, o Senhor Jesus Cristo veio ser castigado pelos pecados de todos os homens, para nos dar a chance de sermos amigos de Deus novamente!

Agora, só precisamos acreditar nessa verdade, e convidar o Senhor Jesus para vir morar em nossos corações. Você pode fazer isso hoje mesmo! Convide Jesus para ser seu Salvador e Senhor!

Fale mais ou menos assim: "Jesus, eu sei que tenho pecado, e que o Senhor recebeu o castigo em meu lugar; venha morar no meu coração, e limpar-me de todo mal. Amém!"

(Encerre o apelo com uma oração. Após a oração, incentive as crianças que aceitaram Jesus

(4)

04

TRABALHO MANUAL:

cola

A SERPENTE ENGANADORA! Dê uma tira de papel para cada criança, e ajude-as a recortá-lo

no formato de uma cobra. Em seguida, fazer dobradura no papel, para que a cobra possa arrastar-se pelo chão.

Talvez você queira usar uma maçã para representar o fruto da árvore do bem e do mal. Não

há problema! Não se esqueça, porém, de mencionar que a Bíblia não nos diz que era uma maçã. A Bíblia diz apenas que era um fruto agradável à vista e, certamente, de bom sabor. Para seu conhecimento, ouvi recentemente de um pastor que era mais provável ser tal fruto um figo, fruto existente naquela região. Jesus também referia-se muito à figueira em seus ensinamentos.

Esforce-se por fazer o seu melhor para Deus; não se esqueça de desenvolver sua amizade com Ele durante a semana.

"E TUDO QUANTO FIZERDES, FAZEI-O DE TODO CORAÇÃO, COMO AO SENHOR, E NÃO AOS HOMENS;" (Colossenses 3.23)

NOTA AO PROFESSOR:

1. Como se chamava o lugar em que Adão e Eva moravam? 2. O que eles comiam nesse Jardim?

3. Quem visitava o homem e a mulher todos os dias? 4. O que Adão e Eva eram para Deus?

5. Quem deu nomes a todos os animais?

6. Por que o homem e a mulher não podiam comer da árvore que estava no meio do jardim? 7. Quem se achegou à Eva para enganá-la a respeito da árvore?

8. Como se sentiram Adão e Eva após comerem o fruto da árvore? 9. Por que Adão e Eva se esconderam de Deus?

10. Por que Adão e Eva deixaram de ser amigos de Deus? 11. Que castigo Deus lhes deu pela desobediência? 12. Que castigo recebeu a serpente por enganar a mulher? 13. Que promessa Deus fez a Adão e Eva?

14. Quem já recebeu o castigo pelos pecados de todos os homens?

PERGUNTAS DA LIÇÃO:

Velho Testamento - VT 2

(5)
(6)

O Jardim do Éden

Referências

Documentos relacionados

Este artigo discute a relação das comunidades tradicionais com o meio ambiente e seus reflexos na sustentabilidade socioambiental, enfocando nos depoimentos

Considerando o comportamento declinante da taxa DI, verifica-se na literatura que o tratamento para análise e previsão de séries financeiras envolve a aplicação dos tradicionais

Então, se Deus sabia que Satanás se rebelaria e cairia do céu e que Adão e Eva pecariam, mas mesmo assim Ele os criou, isso deve significar que a queda da humanidade foi uma...

 Ouvindo especialistas nesta matéria, em especial a Ordem dos Nutricionistas, promova as alterações necessárias ao Despacho n.º 10919/2017, de 13 de dezembro, que criou

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 59 de 206 Para cumprir o objetivo desta pesquisa e testar a adequação da metodologia de Jogos

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem (Adão), e pelo pecado a morte (separação de Deus), assim também a morte veio a todos os homens, porque

Trata do princípio do mundo, a criação do universo por Deus, do mundo e dos primeiros humanos, Adão e Eva, que eram inocentes e sem pecado, mas desobedeceram a Deus por

O BPMBI será devido aos ocupantes do cargo de Perito Médico Federal, integrante da carreira de Perito Médico Federal, do cargo de Perito Médico da Previdência Social, integrante