• Nenhum resultado encontrado

CLAREL PERÍCIAS Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLAREL PERÍCIAS Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) /"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

Clarel da Cruz Riet, Engenheiro Civil inscrito no CREA-RS sob n.º 66.891-D, a pedido da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), da Prefeitura Municipal de Rio Grande/RS, tendo procedido aos estudos e diligências que se fizeram necessários, vem apresentar as conclusões a que chegou, consubstanciado no seguinte,

LAUDO DE

(2)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220 www.clarelpericias.com.br SUMÁRIO 1. SOLICITANTE ... 03 2. OBJETIVO DA AVALIAÇÃO ... 03 3. PRINCÍPIOS E RESSALVAS ... 03

4. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO IMÓVEL AVALIANDO ... 03

4.1. REGIÃO ... 03

4.2. TERRENO ... 04

4.3. BENFEITORIAS ... 04

5. METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS APLICADOS ... 07

5.1. INTRODUÇÃO ... 07 5.2. METODOLOGIA ... 09 5.3. MODELO MATEMÁTICO ... 10 6. DIAGNÓSTICO DO MERCADO ... 10 7. DATAS DE REFERÊNCIA ... 10 8. RESULTADO ... 11 9. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 11

(3)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

1. SOLICITANTE

Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), da Prefeitura Municipal de Rio Grande/RS.

2. OBJETIVO DA AVALIAÇÃO

Obtenção do valor de mercado de uma gleba localizada na rodovia BR-392, trecho Rio Grande-Pelotas, entre o Km 27+129,02 e o Km 27+ 359,02, com 128m x 230m, totalizando uma área superficial de 29.440m2.

3. PRINCÍPIOS E RESSALVAS

O Laudo atende as especificações e critérios estabelecidos pelas Normas de Avaliação NBR 14653-1:2001 e NBR 14653- 2:2004 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, além das exigências impostas por Leis federais, estadual e municipal e foi elaborado com a estrita observância dos postulados constantes dos Códigos de Ética Profissional do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e do Instituto de Engenharia Legal.

Na elaboração deste trabalho foram utilizados dados e informações assumidas como corretas, fornecidas por terceiros, sendo as fontes referidas no presente, na forma de entrevistas verbais e documentos, os quais incluem, o Registro de Imóveis de Rio Grande, Jornal Informativo de Imóveis, Secretaria Municipal da Fazenda, o site www.procuraseimovel.com.br, imobiliárias locais, proprietários de terrenos e lotes vizinhos entre outros.

No melhor conhecimento e crédito do consultor, as análises, opiniões e conclusões expressadas no presente relatório, são baseadas em dados, diligências, pesquisas e levantamentos verdadeiros e corretos.

O relatório apresenta todas as condições limitativas impostas pelas metodologias adotadas, que afetam as análises, opiniões e conclusões contidas no mesmo, enquadrando-se o Laudo como Parecer Técnico.

Para efeito de projeção partimos do pressuposto da inexistência de ônus ou gravames de qualquer natureza, judicial ou extrajudicial, atingindo o ativo objeto do trabalho em questão.

Os honorários profissionais da Clarel Perícias Ltda não estão, de forma alguma, sujeitos às conclusões deste trabalho técnico.

Nosso trabalho foi desenvolvido unicamente para o uso do solicitante, visando o objetivo já descrito, não devendo, portanto, ser utilizado para outra finalidade que não a já mencionada, sem aprovação prévia e por escrito da Clarel Perícias Ltda.

4. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO IMÓVEL AVALIANDO 4.1. REGIÃO

A vistoria ocorreu no dia 20/07/2011, às 14:00 horas.

Região urbana, com predominância de habitações residenciais unifamiliares, relevo em forma de planície, padrão sócio econômico cultural nível baixo, topografia em nível, solo predominantemente arenoso permeável da classe das areias quartzosas marinhas distróficas, com algumas zonas constituídas de relativa parcela de argila de atividade alta1.

A Infra estrutura urbana possui sistema viário, transporte coletivo, água potável, energia elétrica e telefone.

(4)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

As atividades existentes incluem comércio e serviços de profissionais autônomos, sendo baixo como um todo o nível do mercado de trabalho.

Os serviços comunitários disponíveis compreendem escola municipal, segurança, posto de saúde e igrejas.

Para efeito de melhor entendimento e precisão dos trabalhos periciais, junta-se a documentação fotográfica comentada a seguir, obtida no ato da inspeção.

4.2. TERRENO

Um terreno de forma retangular, situado na rodovia BR-392, trecho Rio Grande-Pelotas, entre o Km 27+129,02 e o Km 27+ 359,02, com 128m x 230m e área superficial de 29.440m2, parte integrante de uma fração de campo com a área superficial de 144,816476ha, sito no lugar denominado Abarrancamento, no distrito da Quinta, melhor descrito no Registro de Imóveis de Rio Grande, onde o mesmo encontra-se averbado sob o número de ordem 25.930.

4.3. BENFEITORIAS

Não existem benfeitorias.

Foto 1- Vista frontal da Escola Municipal Fund. Olavo Bilac, registrada com o fotógrafo posicionado na BR-392. A gleba avaliando situa-se na parte posterior da escola.

(5)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

Foto 2- Vista dos fundos da Escola Fund. Olavo Bilac.

Foto 3- No centro da foto, visualiza-se a cerca que separa os fundos do terreno da escola, a direita e o terreno avaliando, a esquerda. Observa-se a rede de energia elétrica passando no local.

(6)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

Foto 4- Foto registrada de cima dos trilhos da linha férrea, na Rua João Moreira, por onde a gleba avaliando faz frente. No centro, ao fundo, a escola Olavo Bilac.

(7)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

Foto 6- Imagem obtida por satélite através do site da Google.

5. PROCEDIMENTOS APLICADOS 5.1. INTRODUÇÃO

A avaliação de glebas urbanizáveis é considerada pelos profissionais avaliadores como um problema de complexa resolução, em grande parte devido a inexistência de dados de outras glebas, em oferta ou transacionadas no mesmo mercado imobiliário, em quantidade suficiente para a elaboração de estudo científico comparativo desta tipologia.

Desta forma, muitas vezes têm-se optado pela utilização do método involutivo, que busca identificar o valor de mercado de um bem considerando seu aproveitamento eficiente, baseando-se num modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica.

Este método consiste na elaboração de projeto de hipotético empreendimento para a gleba com vistas a verificar o melhor e máximo aproveitamento, considerando a receita provável da comercialização em lotes com base nos valores obtidos em pesquisa imobiliária, as despesas de urbanização, impostos, despesas com vendas, lucro do empreendedor, despesas financeiras, entre outras. O objetivo é o de definir o valor máximo que pode ser atribuído à gleba através de cenários diversos para que seja economicamente viável seu aproveitamento2.

(8)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

A dificuldade de aplicação deste método é que os modelos produzidos são determinísticos e bastante sensíveis às taxas utilizadas e prazos considerados, ou seja, mesmo alterações mínimas nas taxas e prazos de comercialização podem resultar em alterações significativas de valor para o avaliando, podendo induzir a erros consideráveis que na maioria das vezes serão percebidos a longo prazo, gerando prejuízos para aqueles que daquele valor dependem para tomada de decisão.

Alia-se ao fato que a melhor vocação para uma gleba nem sempre é a de desmembramento em lotes menores ou a de loteamento, ante a legislação de uso e parcelamento do solo municipal, vigente na data da avaliação. Além disso, muitas glebas encontram-se em regiões com vocação industrial, quando o estudo pelo método involutivo não seria adequado, visto sua destinação.

Pelo acima exposto, este trabalho optou pela utilização do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, porém com a elaboração de um macromodelo, com a inclusão de dados de mercado imobiliário de zonas vizinhas com o objetivo de ampliar a quantidade de observações na tipologia em estudo.

Frisamos, também, que a elaboração do macromodelo de glebas pressupôs a definição de variável de localização relativa entre as zonas estudadas, quando optamos por utilizar critério que minimiza a subjetividade da definição desta variável, baseado no Critério dos Lotes Influenciantes.3

O critério mencionado trata-se de um processo comparativo indireto, que se fundamenta na inter-relação existente entre glebas e lotes diretamente influenciantes, ou seja, parte-se do princípio que o valor médio dos lotes vizinhos a uma gleba, influencia diretamente na determinação do valor unitário da gleba avalianda, de forma que, o valor unitário de uma gleba é diretamente proporcional ao valor unitário de um lote próximo.

Assim, o presente trabalho avaliatório foi alicerçado no Método dos Lotes Influenciantes, e no Método do Índice de Equivalência4, ambos aceitos e recomendados à publicação nos anais dos referidos conclaves, cujo princípio é a determinação do valor de um bem à partir da análise de um coeficiente percentual, calculado em função da relação entre o valor do bem em estudo e de outro, que a ele esteja indiretamente relacionado

Desta forma, a determinação do valor unitário (por metro quadrado) da gleba foi calculado em função de seu coeficiente de paridade com os lotes vizinhos, que a influenciam, devidamente justificado e interpretado por regressão estatística.

O Coeficiente de paridade, conforme definido pela antiga NBR-8951, é a,

"(...) relação entre os preços unitários apropriados exclusivamente a partir de dados de mercado, visando a composição de modelos cuja representatividade, restrita ao local pesquisado, é função de exame estatístico específico.".

3 Zeni, André Maciel e Portinho, Luiz Fernando R. - Avaliação de Glebas Urbanas pelo Critério dos Lotes

Influenciantes (1978) Apresentado no III Congresso Brasileiro de Engenharia e Avaliações – 1980/RJ, no I Congresso Mundial de Avaliações – 1981/SP, no XII Congresso Panamericano de Valuciones – Lima/Peru e no I Ciclo de Estudos de Engenharia de Avaliações e Perícias 1981 – IGEL –Porto Alegre/RS e Método Avaliatório para Glebas inserido na NBR 8951 – Norma Brasileira para Avaliação de Glebas Urbanizáveis da ABNT, em 1985.

(9)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

5.2. METODOLOGIA

A metodologia aplicada tem sentido amplo desde que identificado o Índice de Equivalência, ou seja, uma variável dependente caracterizada por um coeficiente que refletirá a relação percentual entre o valor do bem avaliando e de outro a ele ligado indiretamente.

No caso das glebas urbanizáveis, esta relação está muito bem consolidada e definida pelo Método dos Lotes Influenciantes, onde o coeficiente que representa o Índice de Equivalência, ou variável dependente do modelo de regressão estatística, é aquele calculado entre o valor unitário da gleba e o valor unitário dos lotes vizinhos, que sobre ela exercem influência.

A respeito da influência de pólos valorizantes, H. W. Richardson em sua obra "Economia Urbana", cita:

"(...) o preço do terreno é uma função inversa (tipicamente uma função exponencial negativa) da distância ao centro da cidade."

"O preço unitário do terreno é uma função direta da qualidade do meio ambiente e amenidades da área e uma função inversa da distância ao centro da cidade."

As citações de Richardson permitem ampliar o conceito genérico de terreno, tomando-o como lote e gleba, de forma que a comprovação técnica da influência do posicionamento urbano de pólos atrativos, da área superficial e vizinhança urbana, no valor de glebas urbanas, pode ser verificada através de algumas conclusões estatístico-mercadológicas, como as a seguir;

9 O valor unitário de uma gleba é diretamente proporcional ao valor unitário de um lote próximo, "Coeteris Paribus"5;

9 Os aspectos positivos ou negativos que afetam as glebas afetam também os lotes que as influenciam;

9 O valor unitário de glebas urbanas decresce a medida em que aumenta sua área superficial "Coeteris Paribus".5;

9 O índice Gleba/Lote 6é inversamente proporcional à área superficial da gleba7;

9 Existe regressão dos pares de pontos (índice x área) a um modelo matemático decrescente.

5 "Coeteris Paribus" – mantendo todas as demais influências constantes

6 Índice Gleba/Lote: Valor unitário da gleba/valor unitário dos lotes que a influenciam

7 Zeni, André Maciel -Influência da testada no valor de glebas urbanas- 1981 - Trabalho apresentado

(10)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

5.3. MODELO MATEMÁTICO

A utilização da Inferência Estatística é feita a partir de um modelo matemático adequado, conhecido como Modelo de Regressão, que permite uma avaliação com grande isenção de subjetividade, e que, submetido a diversos testes previstos em norma, transmite à avaliação a confiabilidade dos graus de fundamentação e precisão estatísticos previstos em norma.

Após a pesquisa e coleta dos dados das glebas e lotes considerados que as influenciam, agrupamos aos pares o índice Gleba/Lote e a Área superficial da gleba.

Em estudos elaborados por Zeni e Portinho3, foi constatado que as funções mais freqüentes, com melhor correlação estatística entre as variáveis consideradas são, além da exponencial negativa (citada por Richardson), as da forma potencial negativa (como a definida a seguir, neste trabalho) e logarítmica recíproca.

Função potencial: Y= a Xb (com b< 0) onde;

Y: é a variável dependente que representa o índice (gleba/lote) inferido por regressão; X: é a variável independente que representa a área da gleba;

a, b: coeficientes determinados pela regressão.

Assim, a partir dos "n" pares, ajustamos os pontos a um modelo representativo, pelo processo dos "mínimos quadrados" e obtemos a seguinte curva matemática através de regressão simples;

Y= 3,213415943 X-0,102600901 Observações:

Este modelo é diretamente aplicável para glebas "normais", ou sejam, áreas cuja relação frente/profundidade estejam contidas no intervalo 1/3 a 1/6, com a média de 1/4,5.

A amostragem que serviu de insumo as conclusões estatísticas, apresentou cerca de 80% dos dados de frente e profundidade dentro do intervalo de "normalidade".

6. DIAGNÓSTICO DO MERCADO

O mercado imobiliário local nesta época está funcionando de forma satisfatória, com perspectivas de valorização média em curto prazo, concedendo ao imóvel em questão, boa facilidade de venda.

7. DATAS DE REFERÊNCIA

Vistoria: 23/04/2010

Avaliação: 24 e 25/04/2010 Laudo: 26/04/2010

(11)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

8. RESULTADO

Utilizando a equação do item 5.3. MODELO MATEMÁTICO, do Laudo;

Y= 3,213415943 X-0,102600901 Onde,

X= 29.440m2

Y= (Valor Gleba) / (valor Lote)= 1,12

Considerando o valor médio dos lotes na vizinhança, dentro de um intervalo de confiança de 80%, no valor de R$33,80/m2, obtemos,

Valor Gleba avaliando= 1,12*33,80*29.440= R$1.114.480,64

VALOR ESTIMADO DA GLEBA= R$1.114.480,64 (Um milhão, cento e quatorze mil,

quatrocentos e oitenta reais e sessenta e quatro centavos), equivalente a 1.127,7543082 CUB’s Projeto Padrão R1-N, tomando como base o mês de março/2010, com o CUB cotado em R$988,23/m2.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observando a pesquisa de mercado feita na região nota-se uma tendência de muitas ofertas com preços acima do real valor de mercado. Este fenômeno, o qual acometeu de um modo geral todos os imóveis de Rio Grande, aumentando significativamente os valores praticados no mercado imobiliário, de certa forma, especulativa, foi em decorrência das obras de grande porte instaladas em nossa cidade, com o conseqüente aumento de procura por habitação.

Não perdemos neste momento a noção que o valor de mercado é definido como aquele em que um vendedor desejoso de vender, mas não compelido, vende a um comprador desejoso de comprar, mas também não compelido, de forma que o valor estimado do imóvel encontra-se dentro dos padrões reais de mercado.

Vai o presente Laudo, desenvolvido em 13 (Treze) folhas impressas em um só lado, todas rubricadas, sendo a última datada e assinado acompanhado dos seguintes documentos.

Anexo I- Tratamento dos Dados (02 fls.). ART- (CREA/RS): n.º 5277727

Rio Grande, 26 de abril de 2010.

---Clarel da Cruz Riet

Eng. Civil – CREA 66.891-D Perito - IBAPE 1.047/99

(12)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

ANEXO I

TRATAMENTO DOS DADOS

1. PESQUISA DE DADOS

A coleta dos elementos amostrais foi efetuada na zona do imóvel avaliando, procurando a melhor representatividade, através da comparação com dados de mercado assemelhados quanto às características intrínsecas e extrínsecas.

A seguir, o quadro com os dados coletados;

N.º VALOR FONTE DATA LOCAL AREA

F R E N T E P R O F U N D. V A L O R x M2 T I P O (R$) (m2) (m) (m_ (R$/m2) 1 4.746.916,50 Secretaria Municipal da Fazenda 06/04/10 R. Cel. Virgílio da Porciun- cula 94.938,25 FR: 113 FU: 324 LD: 485 LE: 384 50,00 Gleba 2 12.500,00 Carvalho Liony 23/04/10 P. GasolinaPerto do 300 10 30 41,67 Terreno 3 140.000,00 Imob. Ruiz 23/04/10 P. GasolinaPerto do 2.830 73,6 - 49,47 Gleba 4 12.000,00 Lot. Nova Quinta 26/07/09 P. GasolinaEm frente 300 10 30 40,00 Terreno 5 1.800.000,00 Carvalho Liony 23/04/10 P. Perto do Gasolina 60.000 - - 30,00 Gleba 6 10.000,00 Carvalho Liony 23/04/10 Antônio 300 10 Santo 30 33,33 Terreno 7 70.000,00 Paulista Imóveis 23/04/10 RodoviáriaPerto Pol. 21.600 90 240 3,24 Gleba 8 2.400,00 Juscelino Propriet. 23/04/10 Escola R. 7Perto da 600 15 40 4,00 Terreno 9 200.000,00 Imóveis CSS 23/04/10 Sítio Sta. Cruz 3.000 30 100 66,67 Gleba 10 7.000,00 Exclusiva Imóveis 23/04/10 Quintinha 300 10 Vila 30 23,33 Terreno

11 17.500,00 Plataforma Imóveis 23/04/10 Sítio Sta. Cruz 500 10 50 35,00 Gleba 12 8.000,00 Carvalho Liony 23/04/10 P. GasolinaPerto do 300 10 30 26,67 Terreno

(13)

CLAREL PERÍCIAS

Engenharia de Avaliações & Perícias Judiciais Fone/Fax: (53) 2125-7900 / 9966-6220

www.clarelpericias.com.br

2. AVALIANDO

Imóvel Localização ÁREA (M2)

Área Construída Gleba Descrito no item 2. Objetivo da Avaliação, do

laudo. 29.440

3. TRATAMENTO

ÍNDICE= (Valor Gleba / Valor terreno) ÁREA (M2) LN (ÍNDICE) LN (AREA)

Y X 1,200001011 94.938,25 0,1823224 11,460982 1,236749117 2.830 0,21248626 7,948032 0,900000000 60.000 -0,1053605 11,0021 0,810185185 21.600 -0,2104924 9,9804486 2,857142857 3.000 1,04982212 8,0063676 1,312500000 500 0,27193372 6,2146081

Referências

Documentos relacionados

Alvarez &amp; Hoy (2002) afirmam que padrões filogenéticos podem ocorrer e ser muito informativos, mesmo que as variações intra-individuais sejam relativamente grandes em

Apesar de os maiores reservatórios de óleo e gás serem principalmente arenitos ou rochas carbonatadas devido suas características de formação com os sistemas

Uma questão prática – o documento está muito bom mas ficamos com uma dúvida se o documento deveria deixar expresso para juntar esse instituto e a Fundação, se seria

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

Uma vez feitos os breves apontamentos acerca da globalização e de seus aspectos principais que a caracterizam como uma nova configuração da natureza do espaço social,

Neste caso, os diversos modelos obtidos pelos melhores especialistas locais são combinados por uma Rede Supervisora (do inglês &#34;Gating Network&#34;) que atua como mediadora entre

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

de Inferência Estatística Aplicada a Avaliações^do Curso de Pós- Graduação em Engenharia de Avaliações e