• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais

Faculdade de Serviço Social

EM PAUTA: TEORIA SOCIAL E REALIDADE CONTEMPORÂNEA REVISTA DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DA UERJ ISSN: 1414-8609 (versão impressa); 2238-3786 (versão eletrônica)

Edição Número 31 – 1º. semestre de 2013 – Volume 11 TEMÁTICA: Crise e Desenvolvimento

O número 31 da revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea abordará o tema “Crise e Desenvolvimento”. A convocação de artigos para essa edição parte do reconhecimento da crise estrutural do capital, bem como da centralidade das questões engendradas pelo chamado desenvolvimento – expressão historicamente carregada de significados distintos –, como modo de enfrentamento das crises, sobretudo na América Latina. A polêmica em torno das alternativas para enfrentar a crise repõe recorrentes questões na agenda nacional e internacional como a da relação entre Estado e Mercado, confrontando posições e receituários anticrise, que abarcam diferentes posições no campo do chamado desenvolvimento.

A análise das particularidades do atual momento histórico exige a compreensão acerca das transformações societárias que emergem no marco da década de 70 do século passado e que reconfiguram a vida social em todas as suas dimensões – econômica, política e cultural. A partir do marco histórico mencionado torna-se incontornável a percepção do caráter regressivo que assume o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que este se expressa claramente na conformação do quadro de crise estrutural. As imagens resultantes e que se conjugam na realidade hoje experimentada – desemprego estrutural, destruição ambiental, desmonte dos direitos sociais anteriormente conquistados, crise econômica / hipertrofia do setor financeiro, dívida pública dos Estados nacionais, militarização da vida social (empreendida fundamentalmente nas periferias das grandes cidades) – evidenciam a urgente necessidade de elucidar a constituição da crise estrutural e a vinculação orgânica entre crise e desenvolvimento. Afinal, os processos mencionados tocam diretamente os espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social, na medida em que provocam o agravamento das expressões da questão social que, como já exposto, pode ser verificado, fundamentalmente nas inflexões no campo dos direitos e das políticas sociais – isto é, retração/sucateamento, de um lado, e focalização e intensificação de planos assistenciais, de combate à pobreza, de outro –, revelando as contradições e contrafações do tão propalado “desenvolvimento” econômico e social.

Entender a supremacia do tema proposto, para esta edição da Em Pauta, exige compreender

que não se trata, portanto, de discutir a questão em si mesma, especialmente com a centralidade que

o discurso sobre o (neo)desenvolvimentismo vem assumindo na sustentação e construção de

hegemonia na atualidade. Isto é, a proposição central é a da discussão do tema, situando-o no

contexto da crise do capital, para melhor apreender os múltiplos determinantes dos caminhos

adotados ou postergados no cenário mundial.

Nesse sentido, o convite aqui realizado pela revista Em Pauta pretende impulsionar a produção de conhecimento em torno dos impasses alavancados por uma crise estrutural sem precedentes na história do capitalismo. Propõe-se, portanto, a apresentação de elaborações reflexivas que objetivem alcançar a complexa cena atual a partir do reconhecimento da existência de uma intrínseca relação entre crise e desenvolvimento no sistema capitalista, e, sobretudo, do aprofundamento do caráter regressivo e destrutivo que tal relação assume no presente.

Data limite para envio de artigos: 10 de junho de 2013. Revista em Pauta: teoria social e realidade contemporânea Faculdade de Serviço Social da UERJ

(2)

Rua São Francisco Xavier, 524 Bloco D, sala 9003 – Bairro Maracanã – 20.550-013 – Rio de Janeiro/RJ Email: revistaempauta.uerj@gmail.com (21) 2334-0299; 2334-0291 – ramal 221

(3)

EM PAUTA: TEORIA SOCIAL E REALIDADE CONTEMPORÂNEA REVISTA DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DA UERJ ISSN: 1414-8609 (versão impressa); 2238-3786 (versão eletrônica)

Edição Número 32 – 2º. semestre de 2013 – Volume 11 TEMÁTICA: Trabalho, Saúde e Meio Ambiente

EMENTA

A 32ª edição da Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea elegeu o tema Trabalho, Saúde e Meio Ambiente com o intuito de trazer à baila discussões sobre as inter-relações entre o trabalho, a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente, tendo em vista os efeitos destrutivos da expansão do sistema econômico. O desafio dessa edição é o de dar visibilidade às produções acadêmico-científicas que reconheçam a importância do debate sobre os modos atuais de produção e consumo para analisar riscos ambientais e/ou suas consequências para a saúde, incluindo estudos realizados no Brasil, na América Latina e em outros continentes.

Atualmente, o desenvolvimento capitalista assume, cada vez mais, seu caráter destrutivo e produtor de iniquidades. A obsolescência programada de mercadorias, a cultura do descartável associada às inovações tecnológicas, o uso intensivo de capital fixo gerando o desemprego estrutural, a produção em massa de pessoas supérfluas como força de trabalho excedente e a multiplicação crescente do valor de troca, em detrimento do valor de uso e das necessidades humanas, constituem manifestações da perdularidade do capital. Sua voracidade incontrolável por recursos naturais e sociais, no entanto, colocou um dilema à sobrevivência humana: a destruição, em nome do lucro, dos recursos não renováveis do planeta.

Nesse contexto, o conjunto de riscos decorrentes das atividades do sistema produtivo, tal como estão estruturadas hoje, produz problemas sócio-ocupacionais e socioambientaisdos mais complexos. Os novos processos produtivos resultam em poluentes diversos e produzem novos perigos e agravos, causando impactos negativos à saúde coletiva, afetando tanto o trabalhador diretamente envolvido no processo produtivo quanto à população que vive no entorno dessas atividades. No que toca diretamente às relações trabalho–saúde observa-se a precarização das condições e relações de trabalho, associando antigas e novas cargas para os trabalhadores, repercutindo em formas de desgaste e patologias ainda não dimensionadas. Já a vulnerabilidade socioambiental cria condições para a ocorrência de acidentes, desastres e catástrofes, ao mesmo tempo em que limita as estratégias para sua prevenção frente às relações contraditórias entre Estado e sociedade que expressam os conflitos presentes na dinâmica das lutas sociais.

De fato, as questões envolvendo as relações entre saúde, condições de trabalho e de vida, recursos naturais e desenvolvimento se tornaram fonte de preocupação social e objeto de estudos e pesquisas os mais diversos, sendo reconhecido que a produção de conhecimento neste campo exige contribuições de vários saberes disciplinares e interdisciplinares envolvendo diferentes profissionais e instituições em uma intervenção intersetorial e com controle social. No âmbito do Serviço Social, especificamente, o trabalho desenvolvido junto às questões relacionadas à saúde dos trabalhadores e de populações expostas – seja nos âmbitos assistencial e/ou previdenciário, ou, ainda, nas ações relacionadas à prevenção e/ou à promoção da saúde, envolvendo, inclusive, programas de “responsabilidade socioambiental” – também vem exigindo o avanço na produção do conhecimento e sua disseminação nas dimensões investigativa e interventiva da atuação profissional.

É, portanto, para essa direção que se volta essa trigésima segunda edição da Em Pauta, cujo objetivo é o de congregar diferentes abordagens que, sob um enfoque crítico, aprofundem a reflexão sobre as interfaces dos problemas relativos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente. E, também, de forma pertinente, sobre os limites e avanços da incorporação da categoria trabalho como central ao objeto de análise, da intervenção e do enfrentamento dos desafios interpostos às concepções e práticas de saúde, considerando os aportes teórico-conceituais e históricos que fundamentam o tratamento desse tema em suas relações, em especial a partir da construção do campo da Saúde do Trabalhador na América Latina e Brasil. Data limite para envio de artigos: 30 de agosto de 2013.

Revista em Pauta: teoria social e realidade contemporânea Faculdade de Serviço Social da UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524 Bloco D, sala 9003 – Bairro Maracanã – 20.550-013 – Rio de Janeiro/RJ Email: revistaempauta.uerj@gmail.com (21) 2334-0299; 2334-0291 – ramal 221

(4)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais

Faculdade de Serviço Social

EM PAUTA: TEORIA SOCIAL E REALIDADE CONTEMPORÂNEA ISSN: 1414-8609 (versão impressa); 2238-3786 (versão eletrônica)

Publicação científica, de periodicidade semestral, arbitrada por pares e produzida pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil

NORMAS EDITORIAIS

1) A estrutura da Revista é aberta e composta fundamentalmente de artigos resultantes de monografias, dissertações, teses e pesquisas, bem como de ensaios, resenhas,entrevistas, resumos de palestra, relatórios adaptados de pesquisa científicas e registros significativos. Através das contribuições enviadas, das sugestões recebidas ou de análise de assuntos que assumam relevância na conjuntura profissional e social, a Equipe Editorial poderá organizar dossiês que enfatizem determinadas temáticas.

2) Os artigos devem ser encaminhados à Equipe Editorial, por email e também pelo Correio, com 1 (uma) gravação em CD Rom ou DVD e em cópia impressa; devem conter entre 15 a 25 laudas, com 25 linhas de 70 toques, fonte Times Roman, tamanho 12, em espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm, em papel tamanho A4 e parágrafo a 1,25 cm da margem esquerda. Estas dimensões incluem as referências completas e possíveis ilustrações. As resenhas devem conter de 3 (três) a 5 (cinco) laudas.

3) O artigo deverá ter o nome completo do(s) autor(es), sua formação profissional, titulação acadêmica, cargo principal ocupado, nome e endereço completos da instituição a qual está(ão) vinculado(s), telefone e e-mail, dados estes em folha separada do corpo do artigo.

4) A primeira página do texto deverá conter:

- somente o título do artigo, sem (s) nome(s) do(s) autor(es), constando, no máximo, 12 palavras. - o Resumo deve ter até 150 palavras.

- deve ter entre 3 a 5 palavras-chave, escolhidas entre aquelas que possam classificar com precisão o trabalho em pesquisa bibliográfica, para efeito de indexação.

5) Serão aceitas contribuições em português, espanhol ou inglês. Em relação à língua dos Títulos, Resumos e palavras-chave, a orientação é a seguinte:

- quando o artigo for em português e inglês, o título, o resumo e as palavras-chave só deverão ser em português e inglês.

- quando o artigo for em espanhol, o título, o resumo e palavras-chave deverão ser em espanhol, português e inglês.

6) As notas de rodapé devem ser evitadas; quando indispensáveis, não deverão exceder quatro linhas. As ilustrações (figuras, tabelas, fotos e quadros) devem ser evitadas, mas quando indispensáveis ao conteúdo, devem ser indicadas no corpo do texto, incluindo título e fonte de referência. Devem ser enviadas em arquivos separados, atendendo aos seguintes requisitos: tabelas e gráficos em Excel e formatados, quadros e demais ilustrações não devem conter cores; isto é, devem ser enviados em preto e branco, ou em tons de cinza e em alta resolução (300 "dpis" ou "jpg" ou "tif") sendo que, quando assim não for possível, enviar o original anexado ao texto (obviamente que com devolução posterior). Em todas as situações, será avaliada a

(5)

qualidade e pertinência do material encaminhado, cabendo à Equipe Editorial a decisão sobre sua inclusão ou não, comunicando o fato ao(s) autor(es/as).

7) Ao enviar o trabalho pelo Correio para a Revista Em Pauta, os autores atestam: sua participação na concepção, elaboração e desenvolvimento (parcial ou integral) do artigo, assumindo publicamente seu conteúdo e reconhecendo sua autoria e ineditismo. Os autores atestam, também, o não envio simultâneo a outro(s) periódico(s), seja no formato eletrônico ou impresso, se comprometendo a não enviar o material para outra forma de publicação enquanto perdurar o processo de submissão e análise da Revista Em Pauta. Os autores reconhecem também a necessária menção de órgãos de fomento, financiamentos e/ou acordos com organizações diversas relacionadas ou interessadas pela publicação, se responsabilizando pelos créditos ou agradecimentos devidos, quando couber. A Revista Em Pauta reserva-se o direito de exclusividade na publicação de artigos e similares, cabendo à Equipe Editorial avaliar as exceções.

8) Todas as colaborações não encomendadas são encaminhadas à Equipe Editorial – que as submeterá ao processo de avaliação, no sistema duplo cego, a partir do parecer de dois membros do Conselho Editorial Científico, podendo ser realizado convite também a pareceristas ad hoc, a quem cabe recomendar a publicação, inclusive com sigilo sobre o parecer emitido. Quando da não coincidência das avaliações, o artigo será enviado para um terceiro parecerista. A Equipe Editorial da Revista, de posse dos pareceres do Conselho Editorial Científico, reserva-se o direito de sugerir aos autores modificações, a fim de adequar os artigos e similares aos padrões da Revista Em Pauta.

9) Os originais enviados à Revista Em Pauta serão considerados definitivos; os não aprovados, a Equipe Editorial compromete-se a inutilizar o material, e se compromete, ainda, a enviar sempre uma resposta, positiva ou negativa, por e-mail e/ou diretamente ao(s) autor(es). Em caso de aprovação, poderão ser sugeridas modificações, sendo as sugestões encaminhadas ao(s) ao(s) autor(es) para revisão – quando couber para o mesmo número da revista, ou, quando não, para submissão; em próximo número, desde que atendidas as sugestões propostas. Em caso de recusa, não serão comunicadas as razões. Será assegurado o anonimato para os autores no processo de avaliação e aos pareceristas sobre sua avaliação, em qualquer circunstância. 10) Réplicas e comentários sobre os artigos publicados são do interesse da Revista e, se aceitos para publicação, serão enviados aos autores para conhecimento prévio à publicações e para direito a tréplicas, preferencialmente no mesmo número.

11) Os artigos publicados farão jus a 1 (um) exemplar da Revista, que será enviado pela Equipe Editorial da Revista.

12) Ao enviar o material pelo Correio à Revista Em Pauta, os autores transferem todos os direitos autorais para a Revista Em Pauta, sendo vedada sua reprodução, parcial ou na íntegra, e em quaisquer meios de divulgação, seja no formato eletrônico ou impresso sem solicitação prévia. Para possível divulgação posterior à publicação na Revista Em Pauta, quando de sua autorização, os autores se comprometem a fazer constar a primeira publicação na Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea. O copyright dos artigos publicados pertence a seus autores e os direitos autorais de cada edição pertencem à Faculdade de Serviço Social da UERJ, não envolvendo quaisquer pagamentos a autores.

13) Não serão publicados artigos que atentem contra a ética profissional, que emitam preconceitos de qualquer natureza ou pontos de vista incompatíveis com a Linha Editorial da Revista.

14) Os artigos e similares devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), aqui adaptadas, e devem ser entregues à Revista, revisados segundo as regras gramaticais vigentes, sendo os exemplos de citações e referências mais usuais apresentados a seguir.

15) A partir da edição do n.30, v.10 vem sendo publicada nominata com Pareceristas ad hoc que contribuíram com a revista no último ano, considerando-se o mês de emissão do parecer e tomando-se o mês de outubro de 2011 como o corte inicial.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS (Segundo NBR 6022, NBR 6023 e NBR 10520 da ABNT – aqui adaptadas).

As citações e referências constantes nos textos entregues pelos autores à Revista para publicação são de responsabilidade dos seus respectivos autores.

(6)

- As citações devem seguir a orientação autor-data;

- citação de até 3 linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto.

- citação de mais de 3 linhas: fora do corpo do texto, fonte 10, recuada para a linha do parágrafo, a 4cm da margem esquerda, sem aspas, ou qualquer outro destaque, espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto. As aspas no interior de uma citação são simples.

- Nome do autor:

a) no corpo do texto: grafia normal para nomes próprios; ano e página entre parênteses. Exemplo: Segundo Costa (2002, p. 39), "A sociedade civil [...]."

b) ao final do texto e nos dois casos acima: todos os elementos da referência entre parênteses e em caixa alta. Exemplo: "A sociedade civil [...]" (COSTA, 2002, p. 39).

- Quando se trata de citação indireta (quando não se utiliza as mesmas palavras do texto citado - paráfrase), devem ser referenciados o sobrenome do autor e o ano, sem necessidade das aspas e de página e tal como nos exemplos anteriores.

Referências

As referências bibliográficas e de demais fontes são obrigatórias e só devem ser feitas da bibliografia efetivamente citada no artigo ou similar.

Exemplos de Referências: Livros (obra completa)

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1991.

Capítulo de Livro

CHAUÍ, M. Neoliberalismo e universidade. In: OLIVEIRA, F.; PAOLI, M.C. (Orgs.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 27-51.

MOTA, A. E.; AMARAL, A.S. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e Serviço Social. In: MOTA, A.E. (Org.). A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1998.

Periódicos - Revistas

FALEIROS, V.P. Reconceituação do Serviço Social no Brasil: uma questão em movimento? Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 84, p. 21-36, nov. 2005.

Dissertações/Teses

CARVALHO, L. O uso do fundo público em organizações sem fins lucrativos. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, UERJ, 2006, mimeo.

Jornais

DAMOUS, D. E quem vai nos defender? O Globo, Rio de Janeiro, 10 de fev., 2007. Tema em debate, Caderno 1, seção Opinião, p. 7.

Meio Eletrônico

São necessárias as informações sobre o endereço eletrônico, entre < >, e a data de acesso, sendo precedidos, respectivamente, das expressões "Disponível em:" e "Acesso em:". Deve ser apresentado o link (endereço / URL) completo do documento consultado.

Exemplo: MOTA, Ana Elizabete. Os desafios da formação profissional na gestão 2005-2006. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.22, p.59-66, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2145>. Acesso em: 07 mai. 2012.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

O objetivo geral do trabalho é desenvolver um modelo computacional na linguagem C ++ para calcular a pressão, a temperatura e demais propriedades termodinâmicas

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O Bill e o Harry estavam nos campos com os ancinhos e as forquilhas, empilhando os feixes na parte de trás da carroça para serem levados até ao pátio da quinta, onde os