• Nenhum resultado encontrado

A Ciência de Corretas Relações Humanas Preparação para Páscoa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Ciência de Corretas Relações Humanas Preparação para Páscoa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

17 de março de 2018

“A Ciência de Corretas Relações Humanas”

Preparação para Páscoa

Nota-Chave:

A tarefa do aspirante éver a luz; só quando isto se torna um fato em sua consciência, ele pode começar a captar a

revelação oculta que essa luz contatada e utilizada pode revelar. Temos aqui outra frase-chave para sua consideração.

Espaço de Profundo Silêncio…

A organização interna, à qual demos o nome de Novo Grupo de Servidores do Mundo para fins de reconhecimento e identificação, não pode ser desfeita nem diminuída de nenhuma maneira, porque foi construída em torno de um grande princípio de crescimento evolutivo que – ao ser atingido – indica haver uma registrada consciência de unidade, algo que, uma vez captado e conhecido, não pode ser perdido nem refutado. Uma vez visto e compreendido, torna-se um fato na consciência de quem o possui, tal como é o reconhecimento e a utilização do próprio corpo físico. Ele sabe que se trata de um organismo complexo, que constitui uma unidade por meio da qual atua o princípio vida; é um fato irrefutável na compreensão do homem inteligente

Os R ai os e as Ini c i aç õe s

* * *

Espaço de Profundo Silêncio…

Pensamento-Semente:

Ciência de Impressão é o nome dado o processo por meio do qual se estabelece a necessária relação entre estas unidades de vida. Técnica de Invocação e Evocação é a denominação dada ao método pelo qual se estabelece a relação desejada. Trabalho Criador é o nome dado aos resultados obtidos pelos dois processos anteriores.

Te l e pat i a e o V e íc ul o E t é ri c o

(2)

Pensamentos Preliminares à Reflexão:

A humanidade necessita de amor, de compreensão e de corretas relações humanas, como expressão de divindade alcançada. Foi esta necessidade que trouxe o Cristo antes para nós, como o Avatar do Amor.

...corretas relações humanas são uma expressão do amor de Deus; constituirão a principal e

nova

demonstração da divindade no homem.

O R e apare c i me nt o do C ri st o

* * *

Espaço de Silêncio…

A Ciência de Impressão – se for estudada pelos discípulos e pelo Novo Grupo de Servidores do Mundo – facilitará enorme mente a apresentação dos ideais que condicionarão o pensamento da Nova Era e, oportunamente, trarão uma nova cultura e uma nova expressão da civilização que a humanidade tem pela frente, substituindo a atual civilização e proporcionan do novos campos de expressão. Na realidade, esta ciência é a base da teoria das relações e fará expandir a ideia das corretas relações humanas, que até agora, como simples frase, esteve limitada a um desejo ideal de alcançar a correta interação entre os homens, os grupos e as nações, restrin gida a sociedade e a interação humanas, e ainda continua sendo uma esperança e um anseio. Mas, quando a Ciência de Impressão for corretamente compreendida e levada ao campo da educação objetiva, ficará evidente que está estreitamente vinculada ao ensinamento que começa a surgir sobre a invocação e a evocação, se a expandirá até incluir não só corretas relações humanas com os reinos super-humanos, como também com os reinos subumanos. Isto, portanto, concernirá à resposta sensível dos mundos natural e sobrenatural a "Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos nosso ser"; relacionará corretamente a humanidade com todos os aspectos e expressões da natureza divina, aprofundando o contato subjetivo e produzindo uma manifestação objetiva mais divina e mais de acordo com o propósito divino; levará a uma grande mudança na consciência humana, dos níveis emocionais e da vida física (nos quais a humanidade está enfocada) até os da percepção mental.

Te l e pat i a e o V e í c ul o E t é ri c o, C ap. V II (e di ç ão e m re v i são) Espaço de Silêncio…

* * *

Tudo o que ilumine a mente dos homens, toda disseminação de ideias que tenda a viabilizar corretas relações humanas, todos os modos de adquirir verdadeiro conhecimento, todos os métodos de transmutar conhecimento em sabedoria e entendimento, tudo que expanda a consciência da humanidade e todos os estados subumanos de percepção e sensibilidade, tudo que dissipe o espelhismo e disperse a ilusão, que desintegre a cristalização e perturbe as condições estáticas, caberão nas efetivas atividades da Hierarquia que Ele supervisiona. Ele ficará limitado pela qualidade e dimensão da demanda invocadora da humanidade, a qual, por sua vez, estará condicionada pelo ponto de evolução alcançado.

O R e apare c i me nt o do C ri st o

(3)

Espaço de Profundo Silêncio…

Material para Reflexão:

A humanidade necessita de amor, de compreensão e corretas relações humanas como uma expressão de divindade alcançada. Foi esta necessidade que trouxe o Cristo antes para nós, como o Avatar do Amor.

Há também uma revivificação sem par dos antigos ensinamentos do Buda, os quais estão penetrando nos países ocidentais e reunindo adeptos devotados em todos os países. O Buda é o símbolo da iluminação e hoje há, em toda parte, uma ênfase excepcional no tópico da luz. Incontáveis milhões de indivíduos, ao longo das épocas, reconheceram o Buda como o Portador da Luz oriunda do alto. As Suas Quatro Nobres Verdades expuseram as causas dos sofrimentos humanos e indicaram a solução. Ele ensinou: “Deixem de se identificar com as coisas da matéria e com seus desejos; adquiram o correto senso de valores; deixem de atribuir maior importância às posses e à existência terrena; sigam o Nobre Caminho Óctuplo, que é o Caminho das corretas relações – corretas relações com Deus e corret as relações com seus semelhantes – e, assim, sejam felizes”. Os passos deste Caminho são:

Corretos Valores. Correta Aspiração.

Correta Palavra. Correta Conduta.

Corretos Modos de Vida. Correto Esforço.

Correto Pensamento. Correto Êxtase ou Felicidade.

Esta mensagem é singularmente necessári a nos nossos dias, em um mundo no qual a maior parte dos passos corretos para a felicidade é ignorada de maneira consistente. O Cristo edificará a superestrutura da fraternidade entre os homens sobre os fundamentos desse ensinamento, pois corretas relações humanas são uma expressão do amor de Deus; elas constituirão a principal e a nova demonstração da divindade no homem. Hoje, em meio a este mundo devastado, caótico e infeliz, a humanidade tem uma nova oportunidade de rejeitar o modo de vida egoísta e materialista e começar a trilhar o Caminho Iluminado. No momento em que a humanidade demonstrar sua disponibilidade de assim fazer, o Cristo virá, e há neste momento todos os indicativos de que os homens estão aprendendo esta lição e dando os primeiros e vacilantes passos nesse Caminho Iluminado de corretas relações.

O R e apare c i me nt o do C ri st o

* * *

Espaço de Silêncio…

Estamos entrando em um vasto período experimental de descobertas; descobriremos exatamente o que so mos – como nações, em nossas relações grupais, por meio da nossa expressão da religião e em nossos modos de governo. Será uma era profundamente difícil e só sobreviveremos a ela com êxito se cada nação reconhecer as próprias falhas internas e as tratar com visão e deliberado propósito humanitário. Isto significa para cada nação a superação do orgulho e a conquista da unidade interna. Todo país hoje está dividido dentro de si por grupos antagônicos… pessoas contra certos grupos ou nações e outras trabalhando furiosamente em favor deles. O único fator que, afinal, pode trazer, e em seu devido tempo trará harmonia e o fim destas condições caóticas, são as corretas relações humanas.

(4)

* * *

Espaço de Profundo Silêncio…

A agonia da guerra e o sofrimento de toda a família humana levaram o Cristo, em 1945, a tomar uma grande decisão – decisão esta que foi expressa em duas importantes declarações. Ele anunciou à Hierarquia espiritual reunida e a todos os Seus servidores e discípulos na Terra que havia decidido se exteriorizar novamente e estabelecer contato físico com a humanidade, desde que ela impulsionasse as etapas iniciais do estabelecimento de corret as relações humanas; em segundo lugar, deu ao mundo (para o uso do cidadão comum) uma das preces mais antigas conhecidas, mas que até então somente os Seres espirituais mais elevados tinham permissão de usar. Ele próprio a entoou, pela primeira vez, como nos é dito, por ocasião da Lua Cheia de junho de 1945, conhecida como a Lua Cheia do Cristo, tal como a Lua Cheia de maio é a do Buda. Não foi fácil traduzir estas antigas frases para palavras modernas (tão antigas que não têm data nem contexto de nenhum tipo); no entanto, foi feito, e a Grande Invocação, que oportunamente vai se tornar a prece mundial, foi entoada por Ele e transcrita por Seus discípulos

Permanecendo como ponto focal do Triângulo interno – o Buda, o Espírito da Paz e o Avatar da Síntese – a potência da consequente emanação do Cristo será tão grande que a diferença entre amor e ódio, agressão e liberdade, ganância e partilha ficará absolutamente clara diante dos olhos e mentes de todos os homens e, portanto, a distinção entre o bem e o mal ficará igualmente explícita. Será cumprida a prece invocativa: “Desde o ponto de Amor no Coração de Deus, que aflua amor aos corações dos homens”. O Cristo liberará no mundo dos homens a potência e a energia distintiva do amor intuitivo.

O R e apare c i me nt o do C ri st o

* * *

Espaço de Silêncio…

A beleza da situação presente é que mesmo na menor comunidade é oferecida aos habitantes uma expressão prática do que é necessário em escala mundial; as diferenças existentes entre famílias, igrejas, municipalida des, cidades, nações, entre raças e internacionalmente, todas requerem o mesmo objetivo e o mesmo processo de ajuste: o estabelecimento de corretas

relações humanas . A técnica ou método para impulsioná-lo é o mesmo, sempre e em todo lugar: a prática do espírito de boa vontade.

Os P robl e mas da Humani dade

* * *

Espaço de Profundo Silêncio…

[Os homens de boa vontade] sabem que um espírito de boa vontade, particularmente se estiver treinado e imple mentado pelo conhecimento, pode produzir uma atmosfera e uma atitude que possibilitarão a solução dos problemas.

O principal trabalho dos homens de boa vontade é produzir esta atmosfera e evocar esta atitude, e não apresentar determinada solução bem definida, pronta. Este espírito de boa vontade pode estar presente até mesmo onde há desacordos fundamentais entre as partes.

Há um só caminho verdadeiro e há indícios de que é um caminho para o qual estão se orientando muitos milhões de pessoas. Unidade e corretas relações humanas – individuais,

(5)

públicas, nacionais e internacionais – podem ser produzidas pela ação unida dos homens e mulheres de boa vontade em todos os países

Como usar o peso dessa boa vontade e como empregar a vontade para estabelecer corretas relações humanas é o que despontará gradualmente do trabalho realizado e dará conta da necessidade da situação mundial…. os problemas que a humanidade enfrenta hoje podem ser

resolvidos mediante a boa vontade.

Os P robl e mas da Humani dade

* * *

Espaço de Profundo Silêncio

Meditação é essencialmente o instrumento mais elevado e a consumação aperfeiçoada do terceiro aspecto divino, o de atividade inteligente, e – como já assinalei antes– de todo ângulo possível é realizada dentro do círculo-não-se-passa da Mente Universal.

Meditação alinha criativamente instinto, intelecto e a intuição, assim como identificação consciente. Relaciona (em uma unidade indissolúvel) a assim chamada mente inferior ou concret a, a mente grupal, a mente hierárquica e a Mente universal; leva a um alinhamento consciente dos centros do discípulo e também dos três Centros planetários...

No grupo, a meditação leva à fusão do pessoal do grupo, ao seu apelo invocativo unido e – quando a invocação tiver evocado resposta – leva à receptividade grupal ao que foi espiritualmente pedido, e assim ao serviço espiritual do grupo.

O ponto que procuro ressaltar e que espero que fique em suas mentes, é que esta técnica de meditação é o agente criativo relevante em nosso planeta .

Os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo são congregados de todos os setores do esforço humano, dos quais a religião organizada é um deles. Todas estas pessoas, se são membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo, inevitavelmente devem ser pensadores reflexivos, devem ter objetivos criativos, devem ser verdadeiramente inteligentes, devem ter agregado amor em expansão à sua inteligência. Estes homens e mulheres têm uma relação dual: com o resto da humanidade à qual procuram servir, e com a Hierarquia…

* * *

Às vezes se produzem pontos de crise de grande tensão, durante o trabalho meditativo de todos os Ashrams hierárquicos . Nos momentos da lua nova e da lua cheia, todos os membros de todos os Ashrams meditam profundamente de maneira invocativa e evocativa; sua meditação, portanto, divide-se em duas partes: a primeira é evocativa de inspiração dos Nirmanakayas com os Quais entram em contato deliberadamente; a segunda parte é invocativa ao Novo Grupo de Servidores do Mundo e o habilita a se colocar sob impressão hierárqui ca. Três vezes por ano – nos Festivais de Páscoa, Wesak e do Cristo e a Humanidade – há uma meditação hierárquica unida conduzida pelo Cristo; estes Festivais invocam a Shamballa ou o que está mais além dos Nirmanakayas e só podem ser realizadas sem perigo em meditação unida, sob orientação dirigida e a inspiração mais elevada possível. Cada Ashram pode se aproximar dos Nirmanakayas como grupo em períodos estabelecidos para os quais se faz uma devida preparação; somente o grupo de Ashrams completo, a Hierarquia como um todo, pode se aproximar de Shamballa. O Novo Grupo é invocativo à Hierarquia para fins de impressão e pode ser receber impressão de qualquer Ashram por meio de seus discípulos naquele grupo; assim a grande cadeia de contatos

(6)

e o grande canal para a afluência de energia espiritual chega de Shamballa à humanidade e em seguida, através da humanidade, aos três reinos subumanos; desta maneira, estes reinos inferiores são “iluminados e elevados”. Tudo isto é realizado por meio da meditação, da invocação e evocação, cumpridas no espírito de veneração, que é o método fundamental de reconhecimento espiritual. Assim, criativamente, a glória que está oculta em toda forma é evocada e lentamente levada à manifestação exotérica.

A meditação do Novo Grupo de Servidores do Mundo, em conjunto com a meditação hierárquica, inevitavelmente fará impressão nos filhos dos homens que estão buscando e

ansiando por liberação.

Di sc i pul ado na N ov a E ra II

O Cristo, porém, não vem somente para ensinar aos homens a necessidade de estabelecer corretas relações humanas; está vindo para ensinar a eles como estabelecê-las eles próprios.

O R e apare c i me nt o do C ri st o

* * *

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam