• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE ÉVORA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA HISTÓRIA CONTEMPORÁNEA I Cursos - Licenciatura de História, História Património Cultural e Arqueologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE ÉVORA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA HISTÓRIA CONTEMPORÁNEA I Cursos - Licenciatura de História, História Património Cultural e Arqueologia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE ÉVORA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA HISTÓRIA CONTEMPORÁNEA I

Cursos - Licenciatura de História, História Património Cultural e Arqueologia Ano lectivo de 2006-2007

Docente- Francisco António Lourenço Vaz E-mail: fvaz@uevora.pt

http://home.uevora.pt/~fvaz/

PROGRAMA

Introdução

Este programa pretende ser uma proposta de trabalho para os alunos da licenciatura de História . Os objectivos e competências a desenvolver são as seguintes:

• Fornecer uma adequada preparação científica de base, no domínio da época contemporânea para futuros licenciados.

• Incrementar o gosto pela pesquisa bibliográfica, tendo em conta uma necessária e contínua formação com recurso a uma informação sempre actualizada das teorias e conhecimentos.

• Fomentar o interesse dos alunos pelo levantamento de problemas, pela pesquisa e tratamento da informação, com recurso a novas técnicas de pesquisa e tratamento de dados.

• Desenvolver competências na expressão oral e escrita.

Tendo estes objectivos presentes, tentaremos corresponder às expectativas dos alunos relativamente a interesses fundamentados de investigação e incentivaremos sempre o recurso a novas técnicas de pesquisa, particularmente o recurso as novas tecnologias e suportes da informação, sem contudo descurar a pesquisa nos tradicionais suportes. A estratégia de trabalhos que pensámos foi o estudo por temas e sempre que possível por autores, procedendo nas aulas teóricas a uma apresentação dos temas pelo docente e recorrendo à leitura de textos das fontes, análise e comentário nas aulas práticas. Nestas últimas, serão apresentadas as pesquisas dos alunos, tendo em vista dar competências a nível da expressão oral. Dessas pesquisas o aluno redigira um trabalho escrito. Em função dos objectivos apontados, em cada área temática privilegiaremos a realidade portuguesa, porque nos facilita a recolha de informação, em especial o recurso a fontes e porque nos parece mais adequado para preparação que devem receber os futuros licenciados de História.

(2)

PLANO DE ESTUDOS

Pressupostos metodológicos da História Contemporânea

Definição dos conceitos: ideologia, mentalidades, revolução, nacionalismo, sociedade da informação, Literacia da informação, Cultura popular e cultura de elite.

Periodização da história contemporânea A génese do mundo contemporâneo

O movimento das Luzes: As ideias de razão, ciência, progresso, felicidade e instrução.

A difusão de ideias: bibliotecas, livros e leituras;

A afirmação de novas ideias políticas: Montesquieu, Voltaire e Rousseau . A Revolução francesa: origens culturais, económicas e sociais.

O significado político da Revolução: a centralização política, os Direitos Humanos e o constitucionalismo.

A Revolução Americana e a Democracia na América.

O alcance e significado da Revolução industrial: revolução agrícola e industrialização. Diversidades na industrialização e desenvolvimento económico. Liberalismo e Nacionalismo na Europa (1815-1848)

A morte dos reis e o nascimento da Nação A invenção da Nação soberana

O Baptismo Guerreiro da Nação soberana As duas ideias de nação: Herder e Renan A ideia de patriotismo.

A Europa de 1848 a 1914 A unificação alemã e Italiana, Imperialismo e colonização. Movimento operário e sindical.

O republicanismo e as ideias democráticas na Europa. O Pensamento social e político contemporâneo Pensamento revolucionário e contra-revolucionário O Liberalismo económico.

Os socialismos.

Colonização e viagens científicas

O papel das Sociedades de Geografia: a Sociedade de Geografia de Lisboa. Relatos de viagens.

(3)

BIBLIOGRAFIA

BEAUD, Michel e Gilles DOSTALER, Gilles, O Pensamento Económico. De Keynes aos nossos dias. Súmula Histórica e Dicionário dos principais autores, Lisboa, Edições Afrontamento, 2000.

BIDDISS, Michael D., L’ère des masses. Les idées et la société en Europe depuis 1870, trad. Francesa de Gilles Carasso, Paris, Seuil, 1980

BLAUG, Mark, A metodologia da Economia, Lisboa, 1989;

BLAUG, Mark, História do pensamento económico, Lisboa, D. Quixote, 1989-1990. BRIGGS, ASA; Historia de las civilizaciones: el siglo XIX, las condiciones del Progreso, Madrid. Alianza Editorial, 1989.

BURKE, Peter (editor), Formas de hacer história, Madrid: Alianza, 1993. BURKE, Peter, Sociologia e História, Lisboa: Afrontamento, 1990.

CARDOSO, José Luís (Dir de), Memórias Económicas da Academia das Ciências de Lisboa (1789-1815), Lisboa, Banco de Portugal, 1990-1991.

DARNTON, Robert, An early information society, 2000, disponível: http://www.historycooperative.org/journals/ahr/105.1/ah000001.html

CHARTIER, Roger, A história cultural, Lisboa, Difel, 1988.

CHARTIER, Roger, L’Ordre des Livres, Paris: Aliena, 1992 ( tradução portuguesa: Veja, 1997).

CHARTIER, Roger, Les origines Culturelles de la Révolution Française, Paris, Seiul, 1991.

CHAUNU, Pierre, A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols., Lisboa, Presença, 1985.

CLAVIN, PATRICIA y BRIGGS, ASA, Historia Contemporánea de Europa, 1789-1989, Barcelona, 2000.

DROZ, Jacques, História Geral do Socialismo - As Utopias Socialistas até à Revolução Industrial, Lisboa, Livros Horizonte, s.d., 3 vol

FURET, François, Pensar a revolução francesa, Lisboa, Edições 70, 1983. GARDINER, Patrick, dir de Teorias da História, Lisboa, Gulbenkian, 1989.

GODINHO, Vitorino M., Estrutura da antiga sociedade portuguesa, Lisboa, Arcádia, 1977.

HAZARD, Paul, O pensamento europeu no século XVIII, Lisboa, Presença, 1983. HERMET, Guy, História das Nações e do Nacionalismo na Europa, Lisboa: Estampa, 1996.

HIERSCHMAN, A.O., As paixões e os interesses, Lisboa, Bizaâncio, 1997. HOBSBAWM, A era das revoluções, Lisboa, Presença, 1978.

HOBSBAWM, A era do capital, Lisboa, Presença, 1979. HOBSBAWM, A era do império, Lisboa, Presença, 1990.

HOF, Ulrich Im, A Europa no século das Luzes, Lisboa, Editorial Presença, 1995. KUHN, Thomas, La structure des revolutions scientifiques, Paris, Flammarion, 1983. MALTHUS, 1766-1834 - An essay on the principle of population, Cambridge : Cambridge University Press, 1992. ( Trad port. Europa América, 1999).

(4)

MARX e ENGELS, Manifesto do Partido Comunista, 1848.

MATTOSO, José, dir. da História de Portugal, Vol. III-VII, Lisboa, Estampa 1993-1998.

MÓNICA, Maria Filomena; A formação da classe operária portuguesa. Antologia da imprensa operária (1850-1934), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982. POPPER, Karl, Em busca de um mundo melhor, Lisboa, Editorial Fragmentos,1989. RODRIGUES, Adriano Duarte, As Técnicas da comunicação e da informação, Lisboa, Editorial Presença, 1999;

SERRÃO, Joel, dir. de, Dicionário de História de Portugal, 6 vols., Porto, Iniciativas Editoriais, 1979.

SERRES, Michel, dir Elementos para a História da Ciência, Lisboa: Terramar, 1996, p. 149-197;

SMITH, Adam, Inquérito sobre a riqueza das Nações, 2 vols., Lisboa, Calouste Gulbenkian, 1987.

TOCQUEVILLE, Alexis de, (1835) Da Democracia na América, Cascais, Principia, 2002.

TOCQUEVILLE, Alexis de, O Antigo Regime e a Revolução, Lisboa, Fragmentos, 1989.

VICENTE, António Pedro, «Revoluções Ocidentais. Revoluções Atlânticas», As Revoluções Contemporâneas, coord. Fernando MARTINS e Pedro Aires de OLIVEIRA, Lisboa, Edições Colibri, 2004. p . 9-27.

VAZ, Francisco, « Évora Lastimosa e outros textos sobre o saque de Évora pelos franceses em 1808», Cultura. Revista de História e Teoria as Ideias, Lisboa, 2002. VOVELLE, Michel, A mentalidade revolucionária - sociedade e mentalidade na revolução francesa, Lisboa, Salamandra, 1987.

VOVELLE, Michel, L’homme des lumieres, Paris, Seuil, 1996.

Sites Recomendados http://andromeda.rutgers.edu/~jlynch/Lit/biblio.html http://gallica.bnf.fr/ http://porbase.bn.pt/ http://bnd.bn.pt/ http://www.loc.gov/ http://asgard.humn.arts.ualberta.ca/emls/emlsetxt.html http://www.enssib.fr/ http://www.arts.ed.ac.uk/chb/ http://www.arqnet.pt/ http://www.instituto-camoes.pt/CVC/cultura.html

APOIO E ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS

Para cada um dos temas do programa serão seleccionados textos, extraídos das obras indicadas na bibliografia, para que os alunos possam acompanhar devidamente os trabalhos lectivos e formar uma colectânea para se prepararem para as provas de avaliação.

(5)

O Docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais de atendimento, no Gabinete 108, Palácio do Vimioso, a fim de acompanhar o trabalho dos alunos, esclarecer dúvidas e dar apoio bibliográfico para realização de pesquisas. Para usufruir deste apoio os alunos podem também utilizar o correio electrónico ( fvaz@uevora.pt)., bem como consultar os relatórios, programa e outros elementos da disciplina na página web da Universidade e do docente: http://home.uevora.pt/~fvaz/

Textos Para as Aulas Práticas

• Cultura Politica e Cultura Popular ( CHARTIER 1989, 189-213)

An early information Society ( DARNTON, 2000)

What is Enlightenment? (KANT 1784)

• O verdadeiro Método de Estudar ( VERNEY, 1746) • A era das Revoluções (HOBSBAWM, 1979)

• A morte dos Reis, nascimento da nação; As duas nações modernas: Herder e Renan (HERMET 1996)

• Da Democracia na América ( TOCQUEVILLE 1835). • A Era do Capital (HOBSBAWM, 1979)

• A formação da classe operária portuguesa. ( MÓNICA, 1982). • A riqueza das nações ( SMITH, 1776)

An essay on the principle of population (MALTHUS, 1796)

• De Lineu a Darwin, (SERRES, 1996, p. 149-197;

AVALIAÇÃO

Os alunos podem optar entre o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação por Exame Final.

Constituem elementos para a avaliação contínua: - Dois testes escritos (75%)

- Apresentação de um trabalho numa aula prática e redacção de um texto sobre o trabalho (25%).

A avaliação por exame final consistirá numa prova escrita e uma prova oral. Data das provas de Avaliação

Provas Data Hora Sala

1ª Frequência 15.11 10 005

2ª Frequência 17.1.06 10 **

Exame * 17.1.06 10 **

* As orais serão marcadas 48 horas após a afixação dos resultados das provas escritas. ** Em sala a indicar.

Referências

Documentos relacionados

"Promover a constituição de uma rede nacional de depósitos de espólios de trabalhos arqueológicos" era, aliás, uma das competências cometidas ao

quados, nem que muitos dos seus técnicos continuem a nâo assumir esta competência (como que por ver - gonha, ou talvez com medo do confronto com colegas ou

Em paralelo, e complementarmente, foi desenvol- vido um projecto editorial para materiais de divulgação - guias de visita por cada sítio, em diferentes idiomas,

A partir do centro interpretativo aceder-se-á, através de caminhos pedestres, ao monumento, atraves- sando, sem qualquer dificuldade, uma área de declive suave que

tência de estratigrafias e, muito menos, de estruturas A realização de tão prolongado programa de traba- conservadas, em Leceia : isso justificou que - não obs-

Assim, por exempolo, ajudou Klaus Raddatz, sucessor de Sangmeister como responsável pela investigação pré- e proto-histórica no Instituto Arqueológico Alemão de

Leituras } 219.. os olhares; por outro, são muitas vezes concebidos para ser lidos em associação com outras representações, o que os dota de um carácter

245 Arqueologia urbana em Portugal: A Cidade, o Poder e o Conhecimento. Francisco Sande