Mensagem do Presidente do Rotary International

Texto

(1)

www.rotarycopacabana.com

PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL

K.R. “RAVI” RAVINDRAN GOVERNADORA DO DISTRITO 4570 IVONE SACHETTO CONSELHO DIRETOR 2015-16 PRESIDENTE CLAUDIO M. ZYNGIER VICE-PRESIDENTES

CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA FERNANDO ALVES VIEIRA JOSÉ WILHAMI FERNANDES DE OLIVEIRA

CLEONICE BARROS DE MACEDO DATUM

SECRETARIA

ANTÔNIO SILVIO PINHO DA COSTA MONICA WOLFF

CLEONICE BARROS DE MACEDO DATUM JOSÉ ADOLFO SALGUEIRO AIRES ANITA MARON DE MELLO CHAVES DE ARAGÃO

TESOURARIA

ROBERT NIGRI

OLINDINA MARIA CAVALCANTI RÉGIS TAMOTO NAKAMURA

PROTOCOLO

RICARDO ANTUNES CORRÊA FRANCISCO WILSON ALVES FEITOSA

ISAC HADID JOSÉ OCTÁVIO KNAACK CAMPOS

NISSIM COHEN HALLALE OLINDINA MARIA CAVALCANTI RÉGIS

PRESIDENTE 2014-2015

CLEONICE BARROS DE MACEDO DATUM

PRESIDENTE ELEITO 2016-2017

CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA

PRESIDENTES DE COMISSÃO:

– COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO

EDUARDO MAYR

– COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO

ISAAC BENCHIMOL

– COMISSÃO DE PROGRAMAÇÃO

FERNANDO ALVES VIEIRA

– COMISSÃO DE SERVIÇOS À JUVENTUDE

ALEXANDRE BITTENCOURT CALMON

– COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA

SERGIO HENRIQUE RICHIDEN GUIMARÃES

– COMISSÃO DE INFORMAÇÃO ROTÁRIA

CLEOFAS PAES DE SANTIAGO

– COMISSÃO PERMANENTE DE PROJETOS HUMANITÁRIOS

PAUL LOUIS POULALLION

– COMISSÃO PERMANENTE DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA

– COMISSÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

FRANCISCO DE PAULA G. DE SOUZA BRASIL

– COMISSÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE

MARCELI URAM

– COMISSÃO PERMANENTE DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS

NISSIN COHEN HALLALE

– COMISSÃO PERMANENTE DE SERVIÇOS INTERNACIONAIS

HELENA SPYRIDES

– COMISSÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS

EDUARDO MAYR

– COMISSÃO DE COMPANHEIRISMO

JOSÉ WILHAMI FERNANDES DE OLIVEIRA

ANO LXIV – BOLETIM SEMANAL Nº 44 – COPACABANA – 27 DE JUNHO DE 2016

HOJE:

POSSE DO CONSELHO

DIRETOR 2016-2017

Mensagem do Presidente do

Rotary International 2016-2017

Prezado(a) rotariano(a):

Eu embarquei no caminho do Rotary em parte por causa do meu amigo e mentor Ge-orge Campbell, que me ensinou a importância da responsabilidade cívica. Depois de entrar nesse caminho, encontrei muitos outros indo na mesma direção que a minha, que me ofere-ceram ajuda e fizeram com que eu continuasse no rumo certo.

Sou quem sou por causa do Rotary. Ser membro da família rotária é pertencer a algo muito maior do que nós mesmos. Significa ser parte de uma equipe mundial. Juntos, presta-mos um serviço extraordinário para o mundo.

Estamos mais perto do que nunca de alcan-çar a nossa promessa da erradicação da pólio.

Através de ações humanitárias, sanamos necessidades de comunidades locais e globais. Nós também desenvolvemos parcerias estratégicas que nos permitem trabalhar com organizações afins e causar maior impacto.

Hoje, o mundo depende de nós para fazer ainda mais. Agora é hora de aprovei-tarmos o nosso sucesso para ajudarmos o Rotary a ser uma força ainda maior para o bem no mundo. E para que isso aconteça, temos de trabalhar juntos. Lembre-se que hoje é o primeiro dia do resto de sua vida, e como você o usará, depende de você.

Juntos, podemos realizar grandes feitos à medida que continuamos a tradição do Rotary a Serviço da Humanidade.

Atenciosamente,

John Germ

(2)

Como transcorreu a reunião passada

20 de junho de 2016

Presidente: CLAUDIO MAURICIO ZYNGIER

Protocolo: FRANCISCO WILSON ALVES FEITOSA

Secretaria: ANTONIO SILVIO PINHO COSTA

Companheirismo: JOSÉ WILHAMI FERNANDES DE OLIVEIRA

Abertura

Às 20h30mim o Presidente CLAUDIO MAURICIO ZYN-GIER declarou aberta a 44ª e última Reunião Ordinária do atual período rotário 2015/16. Na sequência, agradecendo emocionado o apoio que recebeu de todos os associados do ROTARY CLUB DE COPACABANA ao longo do seu mandato, deu boas-vindas aos companheiros presentes e solicitou a todos que, respeitosamente, saudassem a Bandeira Brasileira junto com as demais bandeiras presentes em nossa panóplia.

Em seguida acrescentou que hoje, novamente, teremos uma agenda bastante movimentada com a posse de mais um Companheiro e as apresentações dos relatórios finais dos DIRETORES DAS COMISSÕES, no atual período rotário.

Protocolo

PAUL, e MARCELO VASCONCELOS, convidado do LUIZ SCHLIT-TLER. Na sequência anunciou os familiares e convidados do futuro Companheiro: MARCIA BRITO DE SALLES FERREIRA, sua esposa, e GABRIEL ETIENNE BRITO DE SALLES FERREIRA, seu filho, e do casal de amigos DANIELLE e ANTONIO CARLOS SILVA BRITO.

Secretaria

O Presidente CLAUDIO ZYNGIER convidou o Companheiro SILVIO PINHO para os serviços da Secretaria. Não sem antes ressaltar o clima festivo da reunião por conta da posse de um novo companheiro, o Secretário anunciou:

• No próximo sábado, dia 25, em novo horário – 17h30min – a inauguração do MARCO ROTARIO do Clube, com a pre-sença confirmada da Governadora IVONE SACCHETTO, do Governador entrante GUILHERME BARBOSA e MÔNICA, sua esposa, e dos Companheiros do Clube envolvidos na construção do Marco: WILHAMI; MÁRCIA; PAUL, do futuro companheiro ETIENNE de ANTONIO CARLOS RIBEIRO, do Estaleiro Aliança, entre outros companheiros e convida-dos ilustres.

• Lembrou a festiva de posse do novo CONSELHO DIRETOR do Presidente CLAUDINO DA NÓBREGA, em reunião fes-tiva no próximo dia 27.

Posse de novo Companheiro

Invertendo a pauta da reunião em face da importância atribuída ao evento, o Presidente CLAUDIO ZYNGIER con-vidou Companheiro PAUL POULALLION para acompanhar o Companheiro a ser empossado, seguido de sua esposa e filho.

Aberta a reunião, o Presidente CLAUDIO ZYNGIER con-vidou o Companheiro FRANCISCO WILSON ALVES FEITOSA para o Protocolo da reunião. O Companheiro FRANCISCO WILSON, do alto da tribuna ARMANDO GUIMARÃES DE ALMEIDA FILHO, iniciou sua apresentação falando da res-ponsabilidade de ocupar o lugar do “insubstituível” titular RICARDO ANTUNES CORRÊA, impedido de atuar por conta de uma afonia. Mesmo assim, aceitando o desafio do nosso elegantíssimo Presidente, passou para a apresentação da mesa presidencial. Ao centro, o Presidente CLAUDIO ZYNGIER e, para ocupar os lugares à sua direita, o futuro Companheiro ETIENNE DE SALLES FERREIRA FILHO e o Companheiro PAUL LOUIS POULALLION, seu padrinho. À esquerda do Presidente, o Presidente Eleito 2016/17 CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA e o EGD 2015/16 PEDRO LOUREIRO DURÃO.

O Protocolo registrou a visita do Companheiro MANUEL PERALTA CAPÃO, do ROTARY CLUB DE IPANEMA, e agradeceu as presenças dos seguintes convidados: LINA, esposa do

(3)

Na sequência convocou o Secretário SILVIO PINHO para ler o TERMO DE POSSE. Concluída a leitura, o Presidente CLAUDIO ZYNGIER prendeu o emblema de ROTARY na lapela do novo Companheiro, sob uma calorosa salva de palmas.

Seguindo a liturgia, o Presidente concedeu a palavra ao Companheiro PAUL, seu padrinho, para que apresentasse o novo Companheiro aos associados do Clube, qual disse que o associado ora empossado iria ocupar a Classificação “ENERGIA – GASES COMBUSTIVEIS E GLP”; Que o mesmo é um veterano companheiro ex-rotariano, sócio fundador do ROTARY CLUB DE NITEROI-ICARAI, do qual se desligou em função de atividades desenvolvidas em Belo Horizonte e Recife. A construção do novo Marco Rotário foi o evento que o associou, em definitivo, ao nosso Clube, pela articulação com o Estaleiro Aliança, que viabilizou a construção da obra. ETIENNE é casado com MÁRCIA, psicóloga e artista plásti-ca, também ex-rotariana e fundadora do RC NITEROI-ICARAI. O casal tem um filho, Gabriel.

A Companheira CLEONICE DATUM também falou da colaboração emprestada pelo ETIENNE na construção do Marco Rotário.

Em seguida o novo Companheiro dirigiu-se ao plenário do Clube. Suas primeiras palavras foram de agradecimento ao seu padrinho PAUL e aos demais associados pela opor-tunidade de participar de um grupo tão seleto e dedicado, agradecimentos esses que estendeu à esposa MARCIA, ao filho GABRIEL e aos seus cunhados DANIELLE e ANTONIO CARLOS, que o prestigiavam com a sua presença. Encerrou sua mensagem ao Clube prometendo dar de si o melhor possível para honrar confiança nele depositada.

O Presidente CLAUDIO ZYNGIER, cumprimentando o novo associado, deu por encerrada a solenidade de posse.

Jantar

Às 09h o Presidente CLAUDIO ZYNGIER determinou o inicio do serviço de jantar.

Saudação ao Presidente

Como é da tradição do Clube na ultima reunião ordinária de cada período, um companheiro é destacado para home-nagear o Presidente que encerra seu mandato. Na reunião do hoje a escolha recaiu sobre o Companheiro ANTENOR BARROS LEAL que iniciou suas palavras dizendo-se portador de uma procuração de todos para expressar os mais sinceros e carinhosos agradecimentos ao Companheiro CLAUDIO, que a partir de primeiro de julho entrega os rumos do Clube ao Presidente CLAUDINO.

Lembrou que o Presidente CLAUDIO, pessoa de fala man-sa, tomou posse cercado de expectativas, e que ao longo do seu mandato assumiu logo a postura que se espera do Presidente, e fez crescer o seu conceito perante o Clube, a ponto de ser considerado quase insubstituível. Continuan-do, afirmou que exercer a Presidência do ROTARY CLUB DE COPACABANA enobrece a pessoa, mas que ele foi mais além, e entre fabulosos ex-presidentes que o antecederam, há de ser inscrito na lista dos mais ilustres. Concluindo, disse que via um grande futuro para o CLAUDIO.

(4)

Relatórios

O Presidente CLAUDIO ZYNGIER abriu a reunião para que os DIRETORES DE COMISSÕES apresentassem os respectivos relatórios.

• SERGIO RICHIDEN – IMAGEM PÚBLICA. Falou do avanço na utilização das novas mídias sociais; afirmou que o Clube já tem quase mil seguidores no Facebook;

• FERNADO ALVES VIEIRA – PROGRAMAÇÃO. De pronto agradeceu a colaboração do ANTENOR que com ele pro-duziu um programação de palestras de grande interesse. Citou como exemplo a visita do responsável pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, CARLOS ARTHUR NUZMAN, dos responsáveis pelo projeto do VLT Carioca, e do PROF. MARCOS TROYJOS, entre muitos outros.

• EDUARDO MAYR – ADMINISTRAÇÃO. Antes denominada Avenida de Serviços Internos, manteve as estratégias definidas pelo Presidente, tais como: regularidade das reuniões, eficiência da Secretaria, incremento da frequên-cia e o cumprimento das metas da “Menção Presidenfrequên-cial”. Esforços foram desenvolvidos com vista ao encaminha-mento de proposta ao Conselho de Legislação visando à adoção de nova denominação para a Fundação Rotary. A divulgação das Atas do Conselho Diretor e boletins se-manais e a revisão cuidadosa do Estatuto e do Regimento Interno foram metas igualmente alcançadas com sucesso.

• ROBERT NIGRI – TESOURARIA. Passa ao novo Conselho Diretor o Clube com todas as suas obrigações financeiras em dia, e com recursos em caixa. Os resultados do caixa levaram em consideração a participação financeira do Clube em importantes parcerias com outras unidades do Distrito

• CLAUDINO DA NÓBREGA – FUNDAÇÃO ROTÁRIA. Mais que um relatório, valeu-se da oportunidade para fazer um apelo, ressaltando que o nosso Clube sempre se destacou como um eficiente doador à Fundação Rotária dentro do D 4570. Lembrou que ainda estamos abaixo da meta de doações estabelecida, e fez votos no sentido de que o Clube retome essa posição. Ao concluir, lançou o desafio: temos que voltar a ser um Clube onde todos os associados são “safirados”.

(5)

• OLINDINA CAVALCANTI REGIS – RECEPÇÃO E FREQUÊN-CIA. Além das atividades normais desenvolvidas durante as reuniões, mostrou-se bastante satisfeita com os resulta-dos resulta-dos esforços no sentido de engajar nossos associaresulta-dos em atividades externas como, o Mac-Dia Feliz e a visita a outros clubes.

Encerramento

Às 09h30min o Presidente CLAUDIO ZYNGIER, não sem antes cumprimentar o novo Companheiro ETIENNE assim como os demais visitantes e convidados que nos honraram com suas presenças, deu por encerrada a reunião, pedindo nova salva de palmas ao pavilhão nacional e demais bandei-ras de nossa panóplia.

ANIVERSARIANTES DE JUNHO

Mês do Companheirismo

01 - Helena Spyrides 02 - Stephan Blank 03 - Alfredo Sobotka 08 - Orlando Feliciano Leão 09 - Ricardo Antunes Corrêa

10 - Francisco de Paula Gusmão de Souza Brasil 11 - Belkis, esposa de Manoel Zauberman 12 - Monica Wolff

12 - Pedro Durão

12 - Maria Lúcia, esposa de Francisco Souza Brasil 19 - Regina, esposa de Paulo César Chagas Lessa 28 - José Adolfo Salgueiro Aires

Companheirismo

O Presidente CLAUDIO ZYNGIER, antes do termino da reunião, convidou o Companheiro JOSÉ WILHAMI FERNAN-DES DE OLIVEIRA para apresentação do Companheirismo da noite. Este primeiro falou das generosas doações de whiskies: FRANCISCO SOUZA BRASIL, e ele mesmo, celebrando seus aniversários. Ressaltou que com as posses dos novos Com-panheiros MARIA PIA, FILARDI e ETIENNE, o Clube estava em festa. Para os aniversariantes da semana, REGINA, esposa do LESSA, e JOSE ADOLFO, pediu uma carinhosa salva de palmas.

A PROVA QUÁDRUPLA

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

1) É a VERDADE?

2) É JUSTO para todos os interessados?

3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4) Será BENÉFICO para todos os interessados?

(6)

Inauguração do Marco Rotário

do Rotary Club de Copacabana

O Rotary Club de Copacabana agora tem o seu Marco Rotário novamente no seu lugar. Está na esquina da Avenida Princesa Isabel e Avenida Atlântica. Um projeto conduzido pelas companheiras e companheiros do Club numa união emocionante.

(7)
(8)

ROTARY CLUB DE COPACABANA – www.rotarycopacabana.com

Fundado em 30 de junho de 1949 e admitido em Rotary International em 26 de outubro de 1949 – CNPJ 30.048.219/0001-21

Reuniões Plenárias: Segundas-feiras – 20h30min – Hotel Sofitel – Av. Atlântica 4240 – Nível E – Copacabana E-mail: rotarycopacabana@gmail.com

Imagem

Referências

temas relacionados :