• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação em Direito da Moda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação em Direito da Moda"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduação em

Direito da Moda

Pós-Graduação em

Direito da Moda

Phot o b y Mat eus Campos F elipe | Unsplash

(2)

Sumário

3

Apresentação

4

Público-Alvo

4

Estrutura Curricular

5

Minibios dos Coordenadores

6

Informações sobre o Curso

7

Programação Módulo I (160h)

(3)

Apresentação

Em vista do crescimento e da expansão do “Fashion Law” – o qual inclusive passou a constar como área de especialização de renomados rankings internacionais de escritórios de advocacia – o mercado demandava uma pós-graduação à altura. Assim, com o objetivo de suprir a lacuna de estudos jurídicos aprofundados a respeito das necessidades da Indústria da Moda – uma das maiores e mais prestigiadas indústrias de transformação e de bens de consumo do Brasil e do mundo –, o Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro CEPED-UERJ passa agora a oferecer o curso de Pós-Graduação em Direito da Moda, idealizado e coordenado pela Prof. Deborah Portilho, renomada especialista na área. O principal objetivo do curso é fornecer aos alunos uma visão sistêmica sobre a Indústria da Moda e, também, sobre suas particularidades, de modo a familiarizá-los com o setor, seus principais problemas e necessidades, bem como equipá-los com os conhecimentos e instrumentos jurídicos adequados para a proteção e a defesa dos direitos das empresas e dos criadores de moda. Dessa forma, os alunos estarão preparados para atender às demandas específicas da Indústria da Moda (geralmente desconhecidas pelos advogados), identificando possíveis riscos jurídicos e apresentando soluções para os problemas nas diversas áreas do Direito que mantêm estreita relação com esse segmento, inclusive aplicando as novas tecnologias às necessidades dos players.

O curso de Especialização em Direito da Moda será oferecido na modalidade “mediação tecnológica” (aulas presenciais remota) e as disciplinas serão ministradas por especialistas, mestres e/ou doutores, com experiência nas respectivas áreas de atuação e, também, por profissionais com reconhecimento no mercado. As aulas serão apresentadas de forma dinâmica, geralmente por meio de slides ilustrados, com linguagem acessível (evitando o “juridiquês”) e incluindo exemplos práticos e decisões administrativas e judiciais predominantemente relacionadas à área.

(4)

Público-Alvo

Estrutura Curricular da Pós-Graduação

em Direito da Moda

Advogados, bacharéis em Direito e profissionais graduados da área de Moda ou de qualquer outra área do conhecimento que tenham interesse no assunto.

MÓDULO I A Moda Além da Propriedade

Intelectual

Moda e Comportamento 30 horas/aula

Propriedade Intelectual aplicada à Indústria da Moda 45 horas/aula

Temas Judiciais Cíveis e Penais 24 horas/aula

Contratos Empresariais na Indústria da Moda 30 horas/aula

Outros Direitos na Moda 21 horas/aula

Ética; Orientação para o Trabalho Final (Artigo Científico);

e Apresentação. 10 horas/aula

TOTAL 160 horas/aula

MÓDULO II A Moda na Era Digital

Moda, Comportamento e Tecnologia 30 horas/aula

Outros Direitos aplicados às Novas Tecnologias 45 horas/aula

Aspectos Jurídicos e Negociais nos Segmentos da Moda e da

Beleza. 15 horas/aula

Metodologia e Trabalho Científico 10 horas/aula

TOTAL 100 horas/aula

MÓDULO III Tópicos Especiais

Avançados

Estudos Avançados em Direito da Moda 30 horas/aula

Oficina Prática 24 horas/aula

Visitas Técnicas 12 horas/aula

Palestras 12 horas/aula

Seminários 10 horas/aula

Metodologia e Trabalho de Conclusão do Curso 12 horas/aula

(5)

Minibios dos Coordenadores

Deborah Portilho

Advogada formada pela UFRJ, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e com MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC/RJ (magna cum laude).

Atua como advogada na área de Propriedade Industrial desde 1989, sendo que nos últimos dez anos tem se dedicado à área acadêmica e atuado como parecerista e assistente técnica em ações envolvendo conflitos de Marcas e de Trade Dress, particularmente aqueles relacionados às Indústrias Farmacêutica e da Moda.

Desde 2007, é professora de Propriedade Industrial do LL.M. Direito Corporativo do IBMEC/RJ; e professora convidada dos cursos de pós-graduação da ESA - Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, bem como professora do Curso de Formção Executiva em Negócios de Moda, da FGV/RJ e dos cursos de especialização da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, tendo escrito extensamente para jornais e revistas especializadas.

É idealizadora e coordenadora dos primeiros cursos de Fashion Law no Rio de Janeiro (Ibmec -2014 a 2016; ESA-OAB/RJ - 2016 a 2019; CEPED-UERJ - 2019 a atual) e em São Paulo (ESA-OAB/SP - 2015 a 2017).

É Presidente da Comissão de Direito da Moda (CDMD) da OAB/RJ (triênios 2016 a 2018 e 2019 a 2021); membro do Conselho Consultivo e de Ética da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI); membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI); e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). É Consultora do Fashion Business & Law Institute - BR (FBLI) e indicada pelo ranking do LEADERS’ LEAGUE, em 2017 e 2018, como um dos três escritórios de advocacia líderes em Fashion Law no Brasil e, em 2019 e 2020, como a “Leading Firm” da área.

(6)

Duração:

24 meses (incluindo os períodos de férias e recessos para apresentação dos trabalhos – um a cada final de módulo).

Início: 2 de outubro de 2020

Local: Aulas presenciais remotas

Dias da Semana e Horários: Sextas-feiras, das 18h30 às 21h30

Sábados, das 9h às 12h

Taxa de Inscrição: R$ 50,00 Investimento: R$ 16.020,00

Política de Desconto*

10% Servidor Público (Municipal, Estadual, Federal) e dependentes diretos: mãe, pai, filhos, cônjuges.

10% Desconto para os associados da ABAPI, ASPI e ABIT; e alunos e ex-alunos do ITS-Rio.

15% Pagamento à vista.

20% Ex-alunos da UERJ (Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu | Stricto Sensu).

* Descontos não cumulativos

Informações sobre o curso

Tiago Campany

Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Formação Executiva em Cinema e TV e especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Executivo na TV Globo, é produtor executivo de curtas e documentários, com passagens pela ANCINE e produtoras. Há onze anos coordena o curso de especialização em Direito do Entretenimento da Faculdade de Direito da UERJ.

ATENÇÃO:

A política de desconto será aplicada a partir da primeira mensalidade (Vencimento:), devendo a matrícula (Vencimento:) ser paga no valor integral. Para aplicação do desconto a partir de outubro/2019, os candidatos devem apresentar os documentos necessários junto a Secretaria de Pós-Graduação na etapa “Matrícula e assinatura de documentos”, conforme ITEM VII – CALENDÁRIO, do EDITAL ou 10 dias de antecedência ao vencimento.

Caso isso não ocorra, o desconto será lançado para o mês subsequente e em hipótese alguma serão lançados descontos retroativos.

(7)

Programação Módulo I (160h)

A MODA ALÉM DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Início: 02/10/2020

Em 2020: de 02/10/2020 a 12/12/2020

1º Recesso / Férias: de 13/12/2020 até 14/01/2021 Retorno: 15/01/2021

Em 2021: de 15/01/2021 a 26/06/2021

2º Recesso: de 30/05/2021 até 24/06/2021 (para elaboração do

trabalho final)

Apresentação dos Trabalhos: 25 e 26/06/2021 (última aula do

Módulo I)

Aulas:

Sextas-feiras, das 18h30 às 21h30 (com 15 min de intervalo) Sábados, das 9h às 12h (com 15 min de intervalo)

SUBMÓDULOS Carga Horária

Moda e Comportamento 30h/aula

Propriedade Intelectual aplicada à Indústria da Moda 45h/aula

Temas Judiciais Cíveis e Penais 24h/aula

Contratos Empresariais na Indústria da Moda 30h/aula

Outros Direitos na Moda 21h/aula

Ética; Orientação para o Trabalho Final (Artigo

Científico); e Apresentação 10h/aula

TOTAL 160 horas/aula

PARA INSCRIÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI

Acesse nossas redes

(8)

Minibios dos Professores

ALEXANDRE AYRES (RJ)

Mestre em Direito de Empresa e Tributação pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - 2018). Especialista em Direito Público e Privado pelo Instituto Superior do MPERJ (ISMP - 2012), Especialização em Prática de Direito Tributário (UNESA - 2008); Pós-graduação em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio - 2010). Professor de Direito Tributário, Planejamento Tributário e Penal Tributário; Autor de Livros e artigos jurídicos; Sócio Fundador do Ayres e Masullo Assessoria Jurídica Empresarial.

BEATRIZ GENARO (SP)

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil nas seções de São Paulo e Rio de Janeiro, especialista em Direito da Moda pela Faculdade Santa Marcelina, professora convidada da pós-graduação em Fashion Law da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, coautora do livro: Fashion Law. Direito da Moda (Ed. D’Plácido – 2019); membro convidada da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-PE; integrante do Grupo Nacional de Estudos em Propriedade Intelectual e recém-nomeada coordenadora do Grupo Nacional de Estudos em Direito da Moda da Associação Internacional de Advogados Lawtalks, cofundadora do canal @fashionlawlives.

BRUNA LINS (SP)

Mestre em Propriedade Intelectual pela Universidade The George Washington, EUA, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Sócia fundadora do escritório HALLEM Advogados,

(9)

especializada na elaboração e negociação de Contratos de Licença, de Transferência de Tecnologia e de Franquia e na averbação desses contratos perante o INPI; bem como especializada em litígios na área de Propriedade Intelectual, Marcas e Nomes de Domínio. Atua na defesa dos interesses de diversas empresas na área da Moda, é Membro Fundadora do “Fashion Business & Law Institute – BR” (Instituto Brasileiro de Negócios e Direito da Moda), já tendo palestrado sobre o tema “Fashion Law” em diversos eventos no Brasil, bem como no exterior: no Panamá, no Paraguai e nos Estados Unidos (na American Bar Association de Los Angeles). Autora do Capítulo sobre Desenho Industrial do livro Moda, Luxo e Direito, publicado pela elDial.com; e do Capítulo Licença de Uso de Marca no Mundo da Moda do livro Fashion Law: O Direito está na Moda publicado pela Ed. Singular.

BRUNO FERNANDES (RJ)

Doutorando em Direito Penal na Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Direito Penal pela Universidade de Coimbra e especialista em Compliance e Direito Penal pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da mesma universidade, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. É Professor de Compliance no Mercado de Capitais da Pós-Graduação da UERJ; Professor de Compliance Empresarial da Pós-Graduação do IBMEC; Professor de Compliance Criminal da Pós-Graduação do Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; Professor de Processo Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); e Professor de Negociação do Instituto de Engenharia de Gestão. É membro efetivo da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e da Sociedade dos Advogados Criminalistas do Rio de Janeiro (SACERJ). Sócio-fundador do escritório de advocacia criminal e compliance Braga e Fernandes Advogados, autor do livro “Compliance Criminal: uma análise sobre os aspectos fundamentais”.

(10)

CAMILLA BORELLI (RJ)

Doutora em Engenharia Química pela UNICAMP, possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela USP e é Bacharel em Engenharia Têxtil pela FEI, com ampla experiência em processos e produtos têxteis, em docência de graduação e pós-graduação, gestão e coordenação de curso e supervisão de laboratório de prestação de serviços e pesquisas aplicadas. Além de atuar como coordenadora da Consultoria Têxtil do Instituto de Tecnologia do SENAI CETIQT, possui atuação significativa na área têxtil como Diretora na ABTT (Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda) e como Coordenadora do Comitê Tecnológico do CONTEXMOD (Congresso Científico Têxtil e de Moda).

CAMILA RODRIGUES (PB)

Doutoranda em Direito Público e Mestra em Direito Laboral pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura Trabalhista da Paraíba (ESMAT 13). Pós-Graduada em Processo Civil e Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Membro convidado de corpo editorial da Revista Videre da UFGD. Membro do corpo de avaliadores da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM. Autora do livro: Escravos da Moda: análise da intervenção jurídica em face da exploração do trabalho em oficinas-moradia de costura paulistanas. Advogada. Membro Efetivo da Comissão de Direito da Moda (OAB/PB).

(11)

DOUGLAS CARVALHO (SP)

Com uma vasta experiência na área de varejo e consumo, o economista Douglas Carvalho Junior fundou em 2011 a Target Advisor, empresa que oferece consultoria no campo de fusões e aquisições (M&A), especialmente para negócios relacionados ao varejo e consumo, inclusive da indústria da moda. Formado em Economia, fez Pós-Graduação em Administração e MBA em Gestão de Vendas. Já atendeu mais de 300 clientes que buscaram vender participações em suas empresas e conseguiu captar mais de $3 bilhões para seus clientes junto a investidores nacionais e internacionais. Atualmente, além das Fusões e Aquisições, atua com Reestruturação Financeira, Recuperação Judicial e Operações de Mezanino.

FERNANDO PIMENTEL (SP)

Presidente do Conselho de Administração da Abit a partir de 2017, natural do Rio de Janeiro, formado em Economia e Administração de Empresas pela Faculdade Candido Mendes com especialização em Marketing. Atua no Setor Têxtil e de Confecção desde 1977, tanto no mercado nacional quanto no internacional. De 2005 a 2016 ocupou o cargo de Diretor Superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit.

DAYANE NAYARA ALVES (CE)

Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela UCAM-RJ. Especialista em Direito Fiscal pela PUC-RIO. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Pós-Graduanda em Fashion Law pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP). Extensão em Fashion Law pela UERJ. Cursos de curta duração pela Harvard University (Womans History) e pela Fordham University – NY (Fashion Law). Coordenadora acadêmica da Comissão de Direito da Indústria e Comércio da Moda da OAB-CE. Professora convidada da OAB de São Caetano do Sul/SP, da ESA-Ceará e do CEPED-UERJ. Palestrante em universidades do Brasil e de Portugal e autora de artigos em livros nacionais e internacionais.

(12)

FLÁVIA AMARAL (SP)

Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Cândido Mendes Centro e com especialização em Direito Societário e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Direito Digital, Proteção de Dados, Propriedade Intelectual e Franquia. É atualmente Diretora Cultural Adjunta da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) e Coordenadora do Núcleo de Propriedade Intelectual e Fashion Law da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura - Italcam. Autora de diversos artigos sobre Direito Digital, Propriedade Intelectual e Franquias. Professora de Contratos, no curso de Pós-Graduação de Direito do Entretenimento e Mídia da ESA, da OAB/SP, professora de Contratos de Franquia e de PI e dos cursos Entendendo o Franchising da ABF, dentre outros. Reconhecida pela “Análise Advocacia 500” entre os advogados mais admirados em Propriedade Intelectual do Brasil; pela “LACCA Approved” e pela “Who’s Who Legal”. Advogada e sócia do escritório Chiarottino e Nicoletti Advogados.

GABRIELA REBOUÇAS (CE)

Graduada em Moda e mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, atualmente, é doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

(13)

IVAN GARCIA (RJ)

Advogado e parecerista. Sócio do escritório Ivan Garcia Advogados. Pós-Doutor em Economia (UFF). Pós-Doutor em Direito do Trabalho (PUC-SP) e em Filosofia (UFRJ). Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio). Especialista (Pós-graduação lato sensu) em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (PUC-Rio). Graduado em Direito pela UFRJ. Professor Associado de Direito do Trabalho da UERJ. Professor Adjunto de Direito do Trabalho da UFRJ. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da UERJ (Mestrado e Doutorado). Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Candido Mendes (UCAM). Professor e Coordenador da Pós-graduação lato sensu (especialização) de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário do Centro de Pesquisa e Estudo em Direito da UERJ. Professor da Pós-graduação (lato sensu) em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC-Rio. Professor da Pós-graduação da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ. Professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

JULIANA OLIVEIRA DOMINGUES (SP)

Secretária Nacional do Consumidor. Professora de Direito Econômico da Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado realizado como Visiting-Scholar na Universidade de Georgetown (2018). Primeira e única brasileira selecionada pela American Bar Association para o programa International Scholar in Residence (2018). Doutora em Direito pela PUC/SP (2010). Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Diretora Regional da ASCOLA. Autora de diversos livros e artigos, recebeu o Troféu Cultura Econômica na categoria melhor livro de Direito em 2008, o Prêmio IBRAC-ESSO em 2004 e o Prêmio IBRAC-TIM em 2013 e 2018. Pesquisadora-Líder do Grupo de Direito e Inovação da USP. Membro do Instituto Brasileiro de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) onde foi Conselheira entre 2009 e 2019. Fundadora do Instituto Brasileiro de Concorrência e Inovação e da rede Women in Antitrust (WIA). Non - Governamental Advisor da ICN.

(14)

LILIANE RORIZ (RJ)

É sócia do escritório Licks Advogados; foi Juíza Federal titular da 21ª VF/RJ e Desembargadora Federal no TRF2, além de presidir a 2ª Turma Especializada em PI por quatro anos. Integrou a Procuradoria do INPI, e ocupou a Direção-Geral da Escola da Magistratura – EMARF junto da magistratura. Possui mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado, Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ e vários cursos de extensão e de pós-graduação, entre os quais, Propriedade Industrial pela PUC/RJ; Direito da Integração Regional União Europeia e Mercosul, pela Universidade de Coimbra, Portugal.

LARISSA CARASSO KAC (SP)

Advogada e Consultora Jurídica na área de Direito de Entretenimento, Mídia, Imagem, Publicidade e Comunicação. Integrante do Corpo de Árbitros da Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação. Coordenadora do curso Aspectos jurídicos pertinentes à atividade publicitária no Brasil na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP (ESA-OAB/SP). Professora dos cursos (i) MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito – EPD, (ii) pós -graduação (Lato Sensu) em Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento e Mídia da ESA-OAB/SP, (iii) pós-graduação em Fashion Law da Faculdade Santa Marcelina, (iv) curso avançado de Contratos de Direitos Autorais e de Entretenimento da Associação Paulista de Propriedade Intelectual – ASPI; Autora da coluna “Entretenimento no cenário jurídico “ da Revista da ASPI;

Coautora do capítulo “Direitos conexos aos de autor na Internet“, publicado na obra Direito do Entretenimento na Internet”, Ed. Saraiva (2015); Cocoordenadora nacional da obra “Direito Autoral Atual” Grupo Gen (2015); Autora do capítulo “A Relação de Influenciadores e as Anunciantes: aspectos legais pertinentes a esta contratação na indústria da moda“, publicado na obra Fashion Law - Direito da Moda, Ed. D’Placido (2019).

(15)

LUCIANA BALIEIRO (SP)

Bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru e em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); pós-graduada em Direito Empresarial; especialista em Propriedade Intelectual pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP (ESA); cursos de aperfeiçoamento e extensão em propriedade intelectual e direito da moda no IBMEC/RJ, na WIPO (World Intellectual Property Organization), no INPI e na ESA-OAB/SP; advogada, atua na área de Propriedade Intelectual há mais de 20 anos, professora do curso de pós-graduação em Direito da Moda da Faculdade Santa Marcelina, membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI).

MARCELO SILVA RAMOS (RJ)

Antropólogo (IFCS - UFRJ), com 25 anos de experiência em pesquisa, na área das Ciências Sociais e no mercado, com foco em estudos prospectivos ou de tendências e pesquisas de comportamento e consumo e felicidade. Foi professor substituto do Departamento de Antropologia Cultural da UFRJ e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Gestão do Conhecimento no programa ITCP COPPE UFRJ. Em 2009, ingressou no SENAI CETIQT como pesquisador responsável por projetos de estruturação e implementação de um Observatório de Comportamento e Consumo, em parceria com o instituto italiano Future Concept Lab. Nesse período, esteve à frente da pesquisa “Happiness Brasil: A cultura material da Felicidade”; do Seminário Internacional de Comportamento e Consumo e do Fórum Comportamento e Consumo em debate. Foi, ainda, um dos responsáveis pela criação e gestão do curso de Pós-Graduação em Pesquisa de Comportamento e Consumo da Faculdade SENAI CETIQT, no qual atuou como professor de 2011 a 2016. Foi também Gerente de Estudos Prospectivos e Projetos Especiais, área responsável pelo desenvolvimento do Estudo Antropométrico Brasileiro - Size BR, o único da América Latina, e da Visão de Futuro (2030) do Setor Têxtil e de Confecção, considerando a emergência da quarta revolução industrial. Atualmente, é Assessor da Diretoria Executiva para relações institucionais e projetos estratégicos, como o Planejamento Estratégico 2020-24 do SENAI CETIQT e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT. Paralelamente, realiza estudos, pesquisas e palestras sobre felicidade, trabalhando com o conceito de « felicidades possíveis ».

(16)

MARIA LUIZA DE FREITAS VALLE EGEA (SP)

Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC –Faculdade Paulista de Direito, em 1973. Atuação em Direito Autoral desde 1980. Sócia do Escritório de Advocacia FREITAS VALLE EGEA ADVOGADOS ASSOCIADOS. Vice-Presidente da ABDA – Associação Brasileira de Direito Autoral. Membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro da Comissão do Direito do Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Professora da Escola Superior de Advocacia da OAB/ SP –Cursos de Propriedade Imaterial e do Entretenimento. Professora na Universidade do Livro –Unil –Cursos de Direito Autoral para Editores. Professora no Curso MBA –Branding –Área Direito Autoral –Fac. Rio Branco. Palestrante em diversos Congressos relativos a Direito Autoral. Organizadora de cursos e eventos na área de Propriedade Intelectual através da FVE-CIEN, divisão da FREITAS VALLE EGEA ADVOGADOS ASSOCIADOS dedicada à formação profissional continuada.

MARIANA MOLISANI (RJ)

Advogada em Direito Público e Privado no Rio de Janeiro, militando há 11 anos nas áreas de Direito Cível, Empresarial, Direito do Consumidor e Direito do Entretenimento. Atua no setor de advocacia contenciosa e na consultoria de contratos. Possui vasta experiência no ramo do direito empresarial e administração de contencioso cível. Tem atuação voltada também nas áreas de Cultura, telecomunicações, direitos autorais, audiovisual, música e esportes. Especialista em Direito Civil e Processo Civil, associada ao IBDCIVIL e IBDFAM.

Pós-graduanda em Processo Civil pela CEPED/UERJ. Especialização em Fashion Law no CEPED/UERJ. Cursando Direito do Entretenimento no CEPED/UERJ.

(17)

MONAYNA PINHEIRO (SP)

Formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), especialista em Estética e Gestão de Moda (ECA-USP), com mestrado profissional em Estética e Gestão de Moda pela Universidade de São Paulo (Unip). Foi docente da área de Moda do Senac por 10 anos. Professora das disciplinas Laboratório de Criação, Planejamento de Coleção e Desenvolvimento de Coleção, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Atua na Pós-graduação de Negócios e Varejo de Moda na disciplina de Desenvolvimento de Produto na FAAP. Atua também na Pós-Graduação de Moda & Criação e Fashion & Law na Faculdade Santa Marcelina. Ministrou cursos no SESC, SEBRAE, Escola Panamericana de Artes, nas áreas de Planejamento de Coleção, Gestão de Produto e Visual Merchandising. Trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote. Atualmente é designer e proprietária da Marca “Nós mais eu”, Desenvolvimento de Acessórios mais Sustentáveis, ligada ao segmento de slow design.

MONICA MARIZ (PB)

Doutora em Direito Processual pela Universidade de Valência, Espanha (2010); Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (2002); Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1998); Professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba; Professora convidada do “Máster en Violencia de Género” da Universidad de València, Espanha; Primeira presidente mulher da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/PB;

Membro relatora do Tribunal de Ética da OAB/PB; Ex-presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PB; Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/PB; Coordenadora de pesquisa em Direito da Moda com bolsa PIBIC (com duas linhas de pesquisa); Coordenadora do projeto de extensão com bolsa PROBEX, intitulado: “Linha e agulha: Costurando Parcerias entre a Universidade e Sociedade”; Líder de grupo de pesquisa inscrito no CNPq intitulado “Cibele - Centro de estudos interdisciplinares em Direito da Moda”; Autora de diversas obras em Direito.

(18)

PAULA ACIOLI (RJ)

Idealizadora e Coordenadora do curso de Formação Executiva em Negócios de Moda, da FGV - Fundação Getulio Vargas. Mestre em Moda, Cultura e Artes; Bacharel em Design/Desenho Industrial e Comunicação Visual pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Moda pelo London College of Fashion. Membro consultora convidada da CDMD - Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ. Docente convidada da Casa do Saber-Rio. À frente da Profashional, plataforma de pesquisa e consultoria de moda. Autora de diversos artigos em publicações especializadas em moda e dos livros A Culpa é do Rio! A cidade que inventou a moda do Brasil; Trinta Estilistas. À Moda do Rio (ambos Ed. Senac Rio); A Seda e a Chita; A Menina que conversava com as Roupas (Ed. Memória Visual); A Terra e o Corona (Ed. Grafitto); autora convidada no livro Moda, Luxo e Direito (El.Dial.com Biblioteca Jurídica) e 46 Livros de Moda que você não pode deixar de ler (Ed. Memória Visual).

PAULO DEBOM (RJ)

Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Sociais e graduado em História pela mesma instituição. Atua como docente na Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa. Suas aulas e pesquisas concentram-se na área de História Moderna e Contemporânea com foco nos diálogos entre arte, moda e relações de poder. Coordena o Simpósio “Moda, Imagem & Poder” na Semana Nacional de História Política do PPGH-UERJ desde 2012. Atua como editor da revista “Veredas da História”. É organizador e coautor do livro “A História na Moda, a Moda na História”.

(19)

PAULO MACHADO (RJ)

Advogado criminalista, especialista em Advocacia Criminal, mestre em Direito, professor de Deontologia Jurídica e Direito Processual Penal na FGV Direito Rio, IBMEC, UCAM e Univeritas; membro da Comissão de Educação da OAB/RJ e da Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro (SACERJ).

Autor dos livros Manual de Ética Profissional da Advocacia (editora Lumen Juris), Estatuto da Advocacia e da OAB Comentado (Editora Armador), 10 em Ética! ( Editora Jus Podivm).

PAULO R. CHIELE (RS)

Depois de uma experiência com mais de 25 anos de atuação em Comércio Internacional, interagindo presencialmente com clientes em mais de 75 países nos 5 continentes, Paulo ingressou no mercado do Luxo através da fundação e administração de uma empresa de venda de objetos de Luxo, durante 7 anos em Porto Alegre.

Aprimorou seus conhecimentos no setor do Luxo através de estudos sobre Gestão do Luxo na FAAP-São Paulo em 2006/2007 e através de dois MBAs na Essec Business School em Paris em 2007 e 2014. Também complementou estudos sobre o setor do Luxo no ISC – Institut Supérieur de Commerce, também em Paris em 2016.

É autor do Livro “Luxury Branding – Construindo Marcas de Luxo”; colunista da revista ONNE & ONLY, voltada para o setor do Luxo e colabora com artigos para o site Luxury Daily de New York. A PRC Consultoria em Luxo, fundada em 2014, promove palestras, encontros, seminários e cursos de treinamento de executivos para atuação no setor do Luxo.

(20)

RAFAEL LACAZ AMARAL (RJ)

Advogado, sócio sênior de Kasznar Leonardos, Cocoordenador da área de Contencioso Judicial do escritório do Rio de Janeiro e Coordenador da área de Antipirataria e Compliance (AP&C); Pós-graduado em Direito Processual Civil pela UCAM (2008) e em Direito da Propriedade Intelectual pela UERJ (2002); graduado em Direito pela UFRJ (1999). Membro do Comitê de Antipirataria da International Trademark Association - INTA (2020-2021); membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual - ABPI (desde 2008); Professor Convidado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio (desde 2007) e na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV/ RJ (desde 2009); Árbitro em disputas de nomes de domínio no Centro de Arbitragem e Mediação da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual - CSD-ABPI; Recomendado pelo guia Best Lawyers (2013 - 2019); Recomendado no WTR (2015 - 2020); Recomendado pelo IP Stars (2016 - 2019); Recomendado pela Chambers and Partners Global e Latin America (2018 - 2020); Recomendado pela Análise Advocacia 500 (2013 - 2018); Recomendado pelo guia Leaders League (2018 - 2019).

RENATA CAVALCANTE (RJ)

Sócia da NCSA - Neto Cavalcante Sociedade de Advogados. Doutoranda em Direito Privado pela UCES- Buenos Aires, Argentina; Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Advogada e consultora especializada em empresas de moda e varejo nas áreas do Direito, Contabilidade, Departamento Pessoal, RH, Compras, entre outros. Fundadora e administradora do portal fashionlawretailbrasil. com; Mediadora e árbitra pela 8ª Câmara de Arbitragem do Rio de Janeiro; Membro efetivo da Comissão de Direito da Moda OAB-RJ; Diretora Jurídica da ABRAPPE- Associação Brasileira de Prevenção e Perdas; Diretora Jurídica da ABVS- Associação Brasileira do Varejo em Shopping.

(21)

RENATA LISBOA (RJ)

Advogada, Agente de Propriedade Industrial, sócia de ARARIPE Propriedade Intelectual, com mais de 25 anos de notável atuação no consultivo preventivo, no contencioso civil e no desenvolvimento de estratégias bem sucedidas para desenvolvimento e proteção de ativos intangíveis por empresas, inventores e empreendedores.

Vice-presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ; Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - ABPI e Coordenadora do Programa de Educação Continuada da mesma associação; Professora convidada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS; dos Cursos Básico e Intermediário de Marcas da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial; professora convidada do CEPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CEPED UERJ, onde leciona temas de propriedade intelectual, no curso de Fashion Law e palestrante em diversos eventos voltados para estudantes, profissionais e empreendedores.

RENATO ANET (RJ)

Advogado fundador da Anet, Mattos Advogados, nova denominação social de Renato Anet & Advogados Associados. Professor no curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário da EMERJ, no curso de MBA de Bares e Restaurantes da PUC-Rio e da Universidade da Cidade, do MBA de Varejo na Universidade da Cidade e da Universidade Cândido Mendes, bem como professor do curso de Gestão de Negócios no Setor da Moda (Fashion Business) da FGV. Também é consultor do Jornal “O Globo”, escrevendo na coluna dominical e imobiliária “Morar Bem” desde 2003 até a presente data. Dentre outras funções e experiências, foi membro e presidente do conselho fiscal de empresas de energia elétrica, advogado interno de empresas do ramo de varejo das Lojas Americanas S/A, de 1981 até 1987, e das lojas Cantão e Redley, de 1987 até 1995. Atualmente, seu escritório presta serviços para mais de 40 marcas do Varejo (Moda, Alimentação, Farmácia de Manipulação, dentre outras).

(22)

RICARDO PINHO (RJ)

Advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense – UFF, especializado em Docência do Ensino Superior (AVM), com mais de 25 anos de experiência na área, diversos artigos publicados e participações em congressos e seminários nacionais e internacionais, professor de diversos cursos da ABAPI, além de possuir diversos reconhecimentos nacionais e internacionais. É membro da OAB, Seccionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, Conselheiro e ex-Presidente (2016/2019) da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI; Conselheiro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - ABPI, da International Association for the Protection of Intellectual Property – AIPPI, da Asociación Interamericana de la Propiedad Intelectual - ASIPI, da International Trademark Association - INTA e da Licensing Executive Society – LES; membro fundador do IBPEJ – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos Jurídicos e, atualmente, sócio do escritório Guerra Advogados Associados.

ROBERTA PORTELLA (RJ)

Mestranda em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo-USP, Pós-Graduada em Direito Corporativo (LL.M) pelo IBMEC-Rio e em Comércio Exterior e Negócios Internacionais (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas- FGV-Rio; Coordenadora acadêmica dos cursos de Direito e de Relações Internacionais do Centro Universitário Univeritas do Rio de Janeiro. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, e da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – FGV; Fundadora e Diretora Executiva da Câmara AEB de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior - CAAEB, e membro efetivo da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ; Advogada do Escritório Montgomery & Associados, baseado em SP; Palestrante no Brasil e no exterior, com destaque para a palestra no 7th Annual Symposium (Fashion Revolutions - 2017) do Fashion Law Institute – NY.

(23)

SERGIO BRANCO (RJ)

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor convidado do Doutorado em Inovação, Ciência, Tecnologia e Direito da Universidade de Montréal. Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual do Ibmec. Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da pós-graduação da FGV Direito Rio. Autor dos livros “Memória e Esquecimento na Internet”, “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público” e “O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo”. Especialista em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Advogado. Cofundador e Diretor do ITS Rio.

SONIA MARIA D’ELBOUX (SP)

Advogada, parecerista, semioticista e perita judicial. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades do núcleo Diversitas, da FFLCH-USP. Coord. da pós-graduação em “Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento, Mídia e Moda” da Escola Superior de Advocacia – ESA, da OAB/SP. Membro do Corpo de Especialistas da Câmara de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio (CASD-ND), vinculada ao Centro de Solução de Disputas, Mediação e Arbitragem em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual -ABPI (CSD-PI). Árbitra da Câmara Nacional de Arbitragem e Mediação na Comunicação – CNAMEC.

(24)

TAIARA DESIRÉE (PB)

Advogada, Especialista em Direito Ambiental, Pós-graduanda em Direito Animal (UNINTER/ESMAF-PR) e mestranda em Filosofia pela UFPB. Formada em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Jornalista, palestrante e membro da Brazilian International Press Association, sendo colunista em sites e jornais no exterior. É empresária no ramo da comunicação e ensino na área do consumo sustentável e educação ambiental, fundadora de canais de informação on-line desde 2010 , com foco na causa ambiental e animal.. É membro da Comissão de Direito da Moda e de Direito Ambiental da OAB-PB. Possui reconhecimento e premiações em âmbito nacional e internacional, por mérito social na área da comunicação, estilo de vida sustentável e educação ambiental. É autora do livro “O Meio Ambiente Sustentável da Moda no Brasil e no Mundo” (Editora Lumen Juris).

VERÔNICA LAGASSI (RJ)

Advogada, Doutora e Mestre em Direito, Especialista em Direito Empresarial e Docência do Ensino Superior. É professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Titular no IBMEC-RJ e Professora na FACHA. Vice-Presidente da Comissão de Direito Econômico e Membro da Comissão de Direito da Moda, ambas da OAB-RJ. É ainda Membro na área de Fashion Law do Instituto de Investigação Jurídica da Universidade Lusófona do Porto; Membro da Comissão de Direito Empresarial do IAB e Associada do CONPEDI. Autora de diversos textos acadêmicos e pareceres. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial (inclusive no âmbito: Marítimo, da Propriedade Industrial e Desportivo), além do Direito do Trabalho e Imobiliário.

(25)

DESIGN

Referências

Documentos relacionados

A presente tese está vinculada ao mandamento constitucional de proteção ao consumidor/cidadão vulnerável, trazendo como tema a concretização do direito fundamental por

A primeira delas se alicerça no seguinte pensamento: considerando a teoria da constitucionalização do direito privado, a força normativa da Constituição da República

17 Artigo 71, da Constituição Federal de 1988: O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União,

A possibilidade de desenvolvimento social e econômico, assim como oportunidades de emprego, são reflexos das regiões onde ocorrem o desenvolvimento de redes ou

O debate atual sobre o tema da gestão pública na efetivação das demandas sociais traz à tona um cenário preocupante. É evidente o diagnóstico de que os serviços

reconhecido saber em matéria de direitos humanos, conforme artigo 34 11 da Convenção Americana (OEA, 1969), que podem ser oriundos de qualquer um dos Estados

Esta dissertação versa sobre o empoderamento das mulheres no aspecto político. As políticas públicas de inclusão social demonstram a preocupação das pessoas com

Considerando o direito de participação política do cidadão na chamada Constituição Cidadã, e o contexto para sua concretização, é o intuito deste trabalho responder