• Nenhum resultado encontrado

Dentes de Rato Ficha de Apoio Pedagógico TEATRO DO CAMPO ALEGRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dentes de Rato Ficha de Apoio Pedagógico TEATRO DO CAMPO ALEGRE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ficha de Apoio Pedagógico

(2)

Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre

Promovido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto, o Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre procura, em conjunto com os artistas convidados, criar e consolidar ligações entre as várias linguagens artísticas, desde o teatro à dança, desde a música à poesia, desde a performance às artes plásticas.

Apostamos no trabalho em parceria com os diversos criadores e no desenvolvimento de programas culturais e educativos para públicos específicos. Acolhemos espetáculos e companhias com projetos de referência e de relevância artística e social. Perpetuamos a ligação já estabelecida com autores portugueses de créditos firmados sobretudo na poesia e no teatro, bem como com os artistas/ criativos ainda em ascensão.

Aproximamos os públicos ao Teatro do Campo Alegre, propondo uma programação que, acreditamos, proporciona a multiplicidade e a diversidade, a experimentação e a fruição de várias linguagens artísticas.

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Programação do Serviço Educativo Rute Pimenta E-mail: rutepimenta@tca-porto.pt

Produção do Serviço Educativo Francisco Malheiro E-mail: fmalheiro@tca-porto.pt

Telefone: 22 606 30 00 Site: www.tca-porto.pt

Blog: http://seducativo-tca.blogspot.pt/

2 - 6 TEATRO DO CAMPO ALEGRE

Rua das Estrelas s/n, 4150-762 Porto

http://seducativo-tca.blogspot.com / www.tca-porto.pt fundacaocienciaedesenvolvimento

(3)

Teatro/Leituras Curriculares

Dentes de Rato

Destinatários

• grupos escolares: 3.º ciclo do Ensino Básico • público em geral: maiores de 6 anos Datas e horários

• grupos escolares: 7 e 8 de fevereiro, às 10h30 e 15h00 (sessões por marcação prévia) • público em geral: 9 e 10 de fevereiro, às 16h00

Duração aproximada

• 50 minutos (conversa no final do espetáculo, nas sessões para grupos escolares)

DESCRIÇÃO

Este espetáculo, resultante do projeto "Autor X" – um desafio lançado pelo Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, em 2011, a professores de Língua Portuguesa do 3.º ciclo do Ensino Básico –, é uma adaptação ao teatro de Dentes de Rato, um livro de Agustina Bessa-Luís que já se tornou um clássico da literatura infantil portuguesa. As memórias e aventuras de infância de Lourença, narradas numa quase autobiografia, são interpretadas por dois atores que, desdobrando-se nas várias personagens, nos falam de uma menina muito peculiar, que deixava na fruta as marcas dos seus dentes e que mordia a vida com muita curiosidade.

OBJETIVOS

Chegados ao 3.º ciclo, os jovens adquirem um perfil de leitor mais alargado e aprofun-dado. Este estádio, fruto do desenvolvimento de competências adquiridas nos anos anteriores, permite-lhes leituras mais exigentes, quer pelo grau de complexidade do texto quer pelos diferentes suportes em que aquele lhes é apresentado. Neste contexto, sendo Agustina Bessa-Luís uma autora sobejamente reconhecida pela história literária, indicada no Programa de Português do Ensino Básico para o 3.º ciclo, e a sua obra

Dentes de Rato recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, conjugam-se, nesta peça,

(4)

PRÁTICAS E REFLEXÕES

Aqui, dão-se pistas e sugestões, sugerem-se atividades e leituras. Para que o espetáculo a que se assistiu possa continuar "em palco", embora num lugar e num tempo diferentes. Trata-se apenas de propostas que os educadores poderão considerar trabalhar com os alunos para refletir, posteriormente, sobre os resultados obtidos. E porque o Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre também não quer deixar "cair o pano", pedimos-lhe que nos dê feedback destas ou de outras atividades que venha a realizar com os nossos jovens espectadores sobre esta encenação.

Ficamos à espera!

Palavras cruzadas

São inúmeras as atividades que podem ser planeadas sobre esta obra. O universo rico e complexo de Dentes de Rato proporciona uma miríade de perspetivas e análises passíveis de serem debatidas em sala de aula e desenvolvidas com os alunos. Aqui e agora, sugerimos como ponto de partida o estudo (ou revisão, em alguns casos) das categorias da narrativa, numa fórmula que pode facilmente ser ampliada e explorada noutros contextos: a construção, por parte dos alunos, de uma grelha de palavras cruzadas. Ou melhor, de várias. A si, caberá a definição das regras, a supervisão do trabalho em grupo e, no final, a moderação das discussões que podem ser levantadas. Seguem algumas sugestões...

• Divida os alunos em grupos de acordo com os temas definidos. No caso da nossa

proposta, poderiam ser, por exemplo, Personagens, Tempo, Espaço, Ação, etc. • Para cada tema, o grupo deverá formular um determinado n.º de questões, e respetivas respostas, para dispor horizontal e verticalmente.

Este momento é um dos que encerra mais dificuldades e exige mais concentração: o trabalho deverá ser cuidadosamente acompanhado não só pela necessidade de rigor e correção que os conjuntos pergunta/resposta exigem, como também pelo planea- mento cuidadoso ao qual a grelha deve ser sujeita (que espaços existem disponíveis ao todo?, que espaços restam depois de inscritas as respostas principais?, que pala- vras poderão ser consideradas soluções no contexto do tema desenvolvido?...).

• Embora cada grelha deva respeitar o tema previamente definido, os alunos deverão ter liberdade suficiente para explorar, ainda que num plano secundário, com menor destaque, outras matérias. Isto é, o tema deve ter um carácter orientador, mas não exclusivo, podendo, e devendo até, ser fornecidas curiosidades e pistas sobre a leitura e os livros, de um modo geral (noções básicas de posfácio, título, parágrafo, nota de rodapé, etc.).

• De forma a garantir um estudo mais focado sobre este livro em particular, lhamos vivamente que em nenhum dos jogos de palavras cruzadas se mencione outras obras que não Dentes de Rato. Se esta atividade vier a ter muitos adeptos – – como, aliás, suspeitamos –, poderão planear, por exemplo, uma grelha gigante para o final do 3.º período, onde possam misturar todas as obras estudadas ao longo do ano letivo.

4 - 6 TEATRO DO CAMPO ALEGRE

Rua das Estrelas s/n, 4150-762 Porto

http://seducativo-tca.blogspot.com / www.tca-porto.pt fundacaocienciaedesenvolvimento

(5)

Ao critério do professor

O momento propício para o desenvolvimento desta atividade deve ser, naturalmente, previsto pelo professor, que terá também de conciliar o timing desta encenação com o momento letivo em que trabalha a obra. Neste caso em particular, parece-nos de extrema valia fazê-lo a seguir ao espetáculo organizado pelo Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre.

Se considerar conveniente, poderá reservar algumas aulas para a leitura integral da obra ou sugeri-la aos alunos como leitura extraescolar.

A não esquecer

Envie-nos as suas – e dos seus alunos – "palavras cruzadas". Mas, por favor, garanta que as grelhas vêm em branco, com as respostas à parte. Nós aqui gostamos de desa-fios e de certeza que vamos querer preenchê-las sem a ajuda das soluções!

Áreas curriculares

Português. Na eventualidade de desejar desenvolver este projeto no final do ano letivo, com uma dimensão e complexidade maiores, sugerimos que convide profes-sores de áreas como Matemática e Educação Visual para que o apoiem no planea-mento e na conceção da grelha gigante.

Sugestões bibliográficas

• SOARES, Maria Almira – Como motivar para a leitura, Editorial Presença, 2003 • GUEDES, Teresa – Criatividade precisa-se, Editorial Caminho, 2000

• BESSA-LUÍS, Agustina, BALDAQUE, Mónica (ilust.) – Dentes de Rato, 20.ª ed., Babel, 2010 • BESSA-LUÍS, Agustina, BALDAQUE, Mónica (ilust.) – Vento, areia e amoras bravas

(6)

OUTRAS INFORMAÇÕES

Ficha Técnica de Dentes de Rato

• Direção artística e interpretação Daniel Pinto e Cristóvão Carvalheiro • Dramaturgia Suzanna Rodrigues

• Cenografia Corina da Saudade e Bruno Capucho

• Coprodução Associação Porta 27 e Fundação Ciência e Desenvolvimento/

Câmara Municipal do Porto

Encomenda da Fundação Ciência e Desenvolvimento (Serviço Educativo) em 2012.

Associação Porta 27

Junte boa disposição e vontade de trabalhar em partes iguais, misture bem com um grupo de jovens desejosos de mostrar o que valem e polvilhe com muito esforço e dedicação: eis a receita da Porta 27!

Depois de criados, educados e devidamente informados das dificuldades em chegar ao sucesso na área da Cultura, ficámos convencidos de que o pessimismo não nos assiste e decidimos pôr mãos à obra para criar uma infra-estrutura capaz de apoiar todos aqueles que, como nós, não desistem do sonho de trabalhar nas Artes.

Entre, entre! Venha conhecer-nos melhor!

Contactos

Morada: Praceta Diogo Macedo, n.º 211, loja 37, Centro Comercial Arrábida, 4400-108

Vila Nova de Gaia

E-mail: associacao.porta27@gmail.com Site: www.porta27.pt.vu

6 - 6 TEATRO DO CAMPO ALEGRE

Rua das Estrelas s/n, 4150-762 Porto

http://seducativo-tca.blogspot.com / www.tca-porto.pt fundacaocienciaedesenvolvimento

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Segundo Cabello (1996), um emissor autocompensante apresenta o expoente da equação característica da vazão em função da pressão variando entre 0 a 0,4, informação

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Porém em muitos casos essa compensação pode não ser efetiva, uma vez que em pacientes portadores de PTI não ocorre um aumento nos níveis de trombopoetina, e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado