• Nenhum resultado encontrado

Dispositivos e impressoras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dispositivos e impressoras"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Dispositivos e

impressoras

(2)

Dispositivos e impressoras

Neste treinamento vamos abordar os dispositivos que podem-se

conectar ao computador, para melhorar a forma de como o cliente

usa o sistema.

Vou abordar a instalação e a usabilidade de cada um.

Vamos começar!!!!!!!!!!

(3)

Impressoras

O que é impressora térmica?

Uma impressora térmica (ou impressora térmica indireta) produz

uma imagem impressa esquentando seletivamente um papel

termocrômico ou papel térmico, como é mais conhecido, quando a

cabeça de impressão térmica passa sobre o papel, que torna-se

escuro nos locais onde é esquentado, produzindo uma imagem.

(4)

Impressoras

Impressora térmicas

Bobina térmica

Tamanho: 80 milímetros X 40 metros

(5)

Impressoras

Trabalhamos com as mais diversas marcas e modelos de impressoras.

As mais conhecidas são: Epson, Daruma, Elgin, Bematech, sweda,

Diebold.

(6)

Impressoras

Conexões com o PC:

(7)

Impressoras

LPT1

: A porta LPT é raramente encontrado nos computadores de hoje. É uma tomada

especial em um computador para se conectar a uma impressora. Alguns computadores teve um número de portas LPT . Nesse caso, eles eram conhecidos como " LPT1 ", " LPT2 ", .

Serial:

A porta serial, ou RS-232, é o dispositivo que permite que conectamos nossas

impressoras, scanners, modems, câmeras, e tantos outros equipamentos ao nosso computador ou notebook. As RS-232 são bidirecionais, ou seja, elas permitem envio e recebimento de dados por meio de um cabeamento simples e de fácil utilização.

(8)

Impressoras

USB: O

USB, do inglês Universal Serial Bus, é uma tecnologia que tornou mais fácil a tarefa de conectar aparelhos e dispositivos periféricos ao computador (como teclados, mouse, modems, câmeras digitais) sem a necessidade de desligar/reiniciar o computador (“Plug and Play”) e com um formato diferenciado, universal, dispensando o uso de um tipo de conector específico para cada dispositivo.

Cabo Ethernet:

é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.[1] A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada

(9)

Impressoras

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)

Impressoras

(19)
(20)

Impressoras

Campo Endereço de Ip

que sai na fita da impressora. Para puxar essa fita aperte o FEED ou AVANÇO, desligue e ligue a impressora com o botão pressionado.

(21)
(22)
(23)
(24)
(25)

Impressoras

Lembrando que essa instalação e a básica e que o técnico de rede é quem faz este tipo de

trabalho. Se por um acaso não conseguir fazer por este método que foi explicado você terá que ir no site da fabricante para poder baixar os drivers das mesmas.

Daruma: http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/index.php Bematech: https://www.bematech.com.br/suporte/equipamentos/impressoras Sweda: http://sweda.com.br Epson: http://support.epson.net/netconfig_down.html Elgin: http://www.elgin.com.br/institucional/produto.php?prod=NjEy&sessao=auto#_ Diebold: http://www.dieboldnixdorf.com.br/downloads

(26)

Liberar a Spool

Para liberar a Spool da Maquina vá nesse caminho

(27)
(28)
(29)

Checklist Problemas de Equipamentos

Impressora não-fiscal parou. Conexão USB:

1- Impressora está ligada? A impressora possui alguma luz vermelha acesa?

Se sim, você deve direcionar o sistema para imprimir em outra impressora e orientar o cliente a levar a impressora para uma assistência técnica.

2- Peça para o cliente desligar a impressora e desconectar o cabo USB nas DUAS PONTAS. Feito isso, conecte novamente e ligue a impressora.

Logo após, solicite ao cliente para enviar um teste de impressão e pergunte ao cliente se o teste foi impresso corretamente.

3- Solicite ao cliente o acesso da máquina onde a impressora encontra-se instalada, vá no Dispositivos e Impressoras (Painel de Controle \ Dispositivos e Impressoras) e localize a impressora. Verifique se o dispositivo encontra-se conectado. Esse dispositivo tem que

aparecer . Lembrando que o nome dele pode variar de acordo com o modelo e marca da impressora.

Obs.: impressoras Epson e Elgin não criam porta Serial Virtual. Elas usam as portas usb001, usb002 e etc.

(30)

Checklist Problemas de Equipamentos

Clique com o botão direito do mouse em cima e vá em propriedades. Na janela que abrir, você clica na opção Hardware. Na lista que aparecer, você vai identificar a porta Serial Virtual que foi criada. Ex.: COM3

Depois que você descobriu qual porta a impressora criou, devemos verificar se a instalação está apontando corretamente para essa impressora. Clique com o botão direito do mouse na

impressora e vá na opção “PROPRIEDADES DA IMPRESSORA”. A seguinte tela será aberta:

Clique na aba “Portas” e verifique na lista, se a impressora está direcionada para a porta corretamente. Caso não esteja,

direcione corretamente, aplique as alterações que você fez, e volte para aba “Geral”. Nessa aba, envie uma página de teste para a impressora e verifique com o cliente se imprimiu

corretamente. Se imprimiu, peça para ele testar o sistema. 4- Direcione a impressão do sistema para

outra impressora e oriente o cliente a

(31)

Checklist Problemas de Equipamentos

Conexão SERIAL:

1- Impressora está ligada? A impressora possui alguma luz vermelha acesa?

Se sim, você deve direcionar o sistema para imprimir em outra impressora e orientar o cliente a levar a impressora para uma assistência técnica.

2- Peça para o cliente desligar a impressora e desconectar o cabo Serial nas DUAS PONTAS. Feito isso, conecte novamente e ligue a impressora. Logo após, solicite ao cliente para enviar um teste de impressão e pergunte ao cliente se foi impresso corretamente.

Obs.: O ideal é que o cabo esteja parafusado na impressora e no computador, para evitar mal contato.

(32)

Checklist Problemas de Equipamentos

3- Solicite ao cliente o acesso da máquina onde a impressora encontra-se instalada, vá no Dispositivos e Impressoras (Painel de Controle \ Dispositivos e Impressoras) e localize a

impressora. Clique com o botão direito do mouse na impressora vá na opção “PROPRIEDADES DA IMPRESSORA” A seguinte tela será aberta:

Nessa aba, envie uma página de teste para a impressora e verifique com o cliente se imprimiu corretamente. Se imprimiu peça para ele testar o sistema.

Obs.: Impressoras de porta serial não aparentam comunicação com o Windows. Não dá pra saber se a impressora está on line ou não. A única forma é testar as conexões é enviar uma página de teste.

(33)

Checklist Problemas de Equipamentos

4- A porta direcionada em Propriedades da Impressora / Portas tem que ser igual a instalada no Windows. Ex.:Se a porta for COM1 no gerenciador de dispositivos, ela também tem que ser COM1 na porta da impressora.

Obs: Não esqueça de

verificar no gerenciador de dispositivos se a porta COM/LPT está instalada corretamente.

(34)

Checklist Problemas de Equipamentos

Conexão REDE:

1- Impressora está ligada? A impressora possui alguma luz vermelha acesa?

Se sim, você deve direcionar o sistema para imprimir em outra impressora e orientar o cliente a levar a impressora para uma assistência técnica.

2- Peça para o cliente desligar a impressora e desconectar o cabo de REDE nas DUAS PONTAS, feito isso, conecte novamente e ligue a impressora. Logo após, verifique se a luz amarela e verde estão acesas ou piscando atrás da impressora na conexão de rede. Se sim, solicite ao cliente para enviar um teste de impressão e pergunte ao cliente se imprimiu corretamente.

(35)

Checklist Problemas de Equipamentos

3- Solicite ao cliente o acesso da máquina onde a impressora encontra-se instalada, vá no dispositivos e impressoras(encontra-se no painel de controle) e localize a impressora.

4-Se a impressora estiver dessa maneira, ela não está se comunicando com a rede, direcione a impressão do sistema para outra impressora e oriente o cliente a chamar um técnico para verificar a instalação e comunicação.

(36)

Para cadastrar as impressoras no sistema, temos que ir em cadastro gerencial impressoras no Inffel_Office. Abrirá esta tela que está ao lado nela damos um nome a mesma e colocamos o caminho da impressora.

Ex: Nome: Cozinha

Caminho: \\CAIXA-BC-PC\cozinha

(37)

Recentemente fizemos esta tela que ajuda muito no cadastramento das impressoras.

Abaixo segue um link de utilização desta tela.

Conexão com o sistema

(38)

Conexão com o sistema

Depois de tudo configurado, e nessa tela que acompanhamos o gerenciamento das impressões. O caminho é o seguinte, depois de lançado ( ilha, tablet ou pelo Dîner) ele vem para essa tela na parte de cima depois ele joga para tela de baixo.

Se ficar preso na parte de cima e porque não está bem configurado no sistema, mas se estiver na parte de baixo e porque já enviou para a impressora.

(39)

Gaveta

Algumas gavetas, tem conexão com o sistema, e só conectar na impressora.

Para ela abrir é só clicar no F11 na tela principal do Dîner ou finalizar uma conta.

(40)

Leitor de código de barras

Leitores de código de barra, a sua instalação é bem simples, é só conectar o cabo USB no PC e testar em um bloco de notas.

Ele é bastante utilizado para ler as etiquetas feitas por uma balança etiquetadora ou as notas fiscais com código de barras.

(41)

Balança

A balança pode ser utilizada tanto para imprimir etiquetas ou conectada ao sistema (Marchê) por cabo serial ou USB.

Para apontar no sistema temos que colocar o caminho na Config.ini que fica na pasta CFG.

Coloque o nome e a porta da balança.

Exemplos de etiquetas

Para configurar a etiqueta no produto temos que colocar os 4 primeiros números depois do 2 no cadastro do

(42)

Certificado Digital

O certificado digital A3 ele faz a conexão do cartão com o PC. Normalmente ele ele é plug and play, mas se ele não se conectar de primeira teremos que baixar os

instaladores que estarão no site da própria certificadora.

Certisign: https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads

Valid: http://www.validcertificadora.com.br/Instalador Serasa: https://serasa.certificadodigital.com.br/instalacao/

(43)

Teclado, Mouse e Tela Touch

Periféricos que não necessitam de instalação.

(44)

Até o próximo treinamento!!

Dúvidas?

diogo.marques@inffel.com

(21) 97315-4831

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

23:30 – Casa Mãe da Rota dos Vinhos Espaço escolas – Saxofone jazz Escola de Jazz do Barreiro. 00:30 - Casa Mãe da Rota dos Vinhos After hours –

com as classificações da circunferência abdominal, ob- servou-se que as mulheres que apresentavam risco mui- to alto para desenvolver doenças cardiovasculares mos- traram

Com isso sugere-se a realização de trabalhos com um grupo de estudo maior além de utilizar-se um grupo como controle, onde a intensidade de exercí- cio e o período de treinamento

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e