• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DE GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO. Pra nossa gente ser feliz!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL DE GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO. Pra nossa gente ser feliz!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL DE

l FORTALEZA

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

FROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N" /2015

Proíbe a comercialização de "anti-respingo de solda sem silicone", benzina, éter, "tíner" e clorofórmio para menores de 18 (dezoito) anos, bem como dá outras providencias.

A CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA APROVA:

Art. 1°. Fica proibida, no âmbito do Município de Fortaleza, a comercialização para menores de l (dezoito) anos dos seguintes produtos:

I - anti-respingo de solda sem silicone;

II - benzina;

III - éter;

IV - tíner;

V - clorofórmio.

Art. 2". Os produtos citados no artigo 1°, somente poderão ser vendidos mediante a apresentação de documento de identidade oficial comprovando a maioridade exigida.

.-.'í CtMtSi MUNKIP'10!

'-'/FORTALEZA Gabinete 22 - Fone: (85) 3444.8355 / 892.20111 - Facebook: /EulogioNetoRua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patrioíino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60810-460 E-mail: gab.eulogjo(à>9mail.com - Site: www.eulogioneto.com.br

(2)

^.j*SS*-.T r

CÂMARA MUNICIPAL DE

FORTALEZA

2/-ox

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

Parágrafo único. Os comerciantes ficam obrigados a proceder ao registro cm talão de nota fiscal

especial, onde serão anotados os seguintes dados:

I - nome, endereço, número do documento de identidade e número do Cadastro de Pessoas Físicas ou Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas do comprador;

II - quantidade e especificação do produto vendido.

Art. 3". As empresas que comercializarem os produtos mencionados na presente Lei ficam obrigadas a se cadastrarem junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Art. 4°. Nas embalagens de "anti-respingo de solda sem silicone", benzina, éter, "líner" e clorofórmio deverão constar de forma visível a seguinte inscrição: "Venda proibida a menores de 18 (dezoito) anos. A inalação deste produto pode causar a morte".

Art. 5°. A infração a presente Lei acarretará ao estabelecimento infralor as seguintes penalidades:

I - multa variando entre 20 a 150 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Fortaleza);

II — multa cm dobro, em caso de reincidência;

III - cassação da licença de localização c funcionamento; IV - interdição, após a cassação prevista no inciso anterior.

Art. 6°. Incorrerão nas penas previstas no artigo 5°, todo e qualquer estabelecimento que faça uso dos referidos produtos, seja como matéria prima de sua atividade fim, seja como produto de limpeza ou manutenção de seu estabelecimento e, ainda, qualquer adulto que tenha sob sua guarda os produtos

:':":•) cjM.RtM.jNKip.LDf Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolmo Ribeiro - Fortale?a-CE - CÍ-P 60810-46,,

i;':;v."U FORTALEZA Gabinete 22 - Fone: (85) 3444.8355 / 892.20111 - Facebook' /EulogioNeto

(3)

3S\A MUNICIPAL DE

IFORTALEZA

íHSÇ&SPr--''-'

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO Pra nossa gente ser feliz!

citados, em observância a esta Lei, bem como ao artigo 243 da Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990.

Art. 7°. Esta Lei entra cm vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

DEPARTAMENTO LEGISLTIVO DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA, Em de de 2015.

VEREADOR LÍDER DO PSC

CÀMJMMMUNICIMIOE Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60810-460

FORTALEZA Gabinete 22 - Fone: (85) 3444.8355 / 892.2011! - Facebook: /EulogioNeto

(4)

CÂMARA MUNICIPAL DE

FORTALEZA v

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO Pra nossa gente ser feliz!

JUSTIFICATIVA

O objetivo primordial da presente proposição é coibir a fabricação, o uso e a comercialização de uma droga antiga e que vem sendo reformulada, se apresentado ainda mais perigosa, conhecida como lança-períume, a quarta droga mais consumida no Brasil, atrás do álcool, tabaco e maconha.

No entanto, como não é detectada a dependência do inalante, as pessoas não vão aos serviços de tratamento, o que torna ainda mais perigosa a exposição.

O entorpecente tem um efeito rápido, durando de 10 a 15 minutos, o que faz com que as pessoas usem quantidades grandes para repor a substância.

O efeito inicial é muito parecido com o do álcool, causando euforia e agitação, além de provocar aceleramento cardíaco.

Alguns minutos depois, se a quantidade consumida for muito grande, pode haver uma depressão do sistema nervoso central e o relaxamento de funções vitais importantes, com risco de levar ao coma e até a morte.

Destaque-se que se for usado junto com álcool, os efeitos c riscos são potencializados.

O seu uso provoca, à longo prazo, perdas cognitivas importantes, com comprometimento de memória e de funções do cérebro importantes para tomadas de decisão, como o raciocínio lógico e abstraio.

A receita original do lança-perfume é composta de clorofórmio, éter, e uma essência perfumada.

. cuuMMuiflOFMor Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolmo Ribeiro - Foi taleza-CE - CEP 60810-460

;: FORTALEZA Gabinete 22 - Fone: (85) 3444.8355 / 892.20111 - Facebook /EulogioNeto

(5)

CÂMARA MUNICIPAL DE

FORTALEZA

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO Pra nossa gente ser feliz!

No entanto, recentes reportagens jornalísticas denotam que o entorpecente, na maioria das vezes vendido em bailes funk, vem sendo produzido à base de "anti-rcspingo de solda sem silicone", ou o thinner - um solvente de tintas.

O anti-respingo de solda é um produto altamente tóxico, utilizado com a finalidade de auxiliar na remoção de respingos e proteção da peça metálica a ser soldada, além de proteger o metal de corrosão, de modo que é vendido livremente e facilmente encontrado no comércio especializado.

O psiquiatra Thiago Marques explica que "uma quantidade muito pequena desses novos produtos, tem um efeito que você precisava de uma quantidade enorme do lança-perfume de antigamente para ter".

"A gente tem duas fases do efeito: uma inicial, de euforia, de excitação e de aumento da atividade cerebral, e outra de depressão, em que a atividade cerebral é reduzida. Você tem diminuição da frequência cardíaca, da frequência respiratória, dificuldade de coordenação dos movimentos, da fala", esclarece o psiquiatra.

Em um determinado Estado brasileiro, o órgão responsável pela segurança pública informou que, de janeiro a novembro de 2014, foram apreendidos mais de 800 frascos dessas substâncias solventes ou

inal antes.

Como a saúde da população é também de responsabilidade do Município, cabe para o caso em tela a argumentação de que a matéria, por cuidar de interesse eminentemente local, é de competência municipal, podendo, portanto, esta unidade federativa legislar sobre ela, conforme dispõe a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Fortaleza, respectivamente, nos artigos 30, I, e8°, I.

No mérito, a propositura encontra fundamento no chamado Poder de Polícia assim definido pelo art. 78 do Código Tributário Nacional:

-; GUMUMIMCIFALDE Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60810-460 & FORTALEZA Gabinete 22 - Fone; (85) 3444.8355 / 892.20111 - Facebook: /EulogioNeto

(6)

CÂMARA MUNICIPAL DE

l FORTALEZA

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO Pra nossa gente ser feliz!

"Art. 78. Considera-se poder de polícia atividadc da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades económicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou colctivos".

Sobre o lema, ensina Hely Lopes Meirelles: "Compete ao Município a polícia administrativa das atividades urbanas em geral, para a ordenação da vida da cidade. Esse policiamento se estende a todas as atividades e estabelecimentos urbanos, desde a sua localização até a instalação e funcionamento (...) Para esse policiamento deve o Município indicar o proceder do administrado, regulamentar a fiscalização e cobrar as taxas estabelecidas por lei."

Diante do exposto, c de suma importância que esta Casa parlamentar ofereça sua contribuição, aprovando este projcto com o fim de coibir e sanar esse grave problema de saúde pública.

DEPARTAMENTO LEGISLTIVO DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA, Em de de 2015.

EBL0GKTNETO

VEREADOR LÍDER DO PSC

:'•• CMU«*MUNICIP«O< Rua Dr Thompson Bulcão, 830 - Patriolmo Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60810-460

S'^FORTALEZA Gabinete 22 - Fone: (85) 3444.8355 / 892.20111 - Facebook: /EulogioNeto

Referências

Documentos relacionados

2 No caso do controlo de grupo, estabeleça as ligações elétricas do controlo remoto com a unidade principal quando ligar ao sistema de operação simultânea (as ligações elétricas

Editorial: Conjuntura Bracelpa is a publication of the Brazilian Pulp and Paper Association (Bracelpa) intended for associated companies, the press, subscribers.. and

[r]

[r]

As novas medidas As novas medidas estão incluídas nas mudanças econômicas anunciadas em. estão incluídas nas mudanças econômicas anunciadas em estão incluídas nas

REVISTA pensata | V.5 N.2 NOVEMBRO DE 2016 evidente no trecho transcrito acima que a relação do sistema judicial com a opinião pública se dá no sentido de acentuar a deslegitimação

[r]

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do