• Nenhum resultado encontrado

Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica Planejamento e Controle de Manutenção Engenharia de Manutenção e Confiabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica Planejamento e Controle de Manutenção Engenharia de Manutenção e Confiabilidade"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Coordenação de Estágio

Relatório Final de Estágio – Engenharia Mecânica

Planejamento e Controle de Manutenção – Engenharia de

Manutenção e Confiabilidade

Banca: Prof. Alexandro de Castro Alves Prof.a Eliane Fernandes Pietrovski Prof. Felipe Barreto Campelo Cruz

Realizado por:

Ricardo Vinícius Bubna Biscaia 936740

(2)

- O Termo de Aprovação assinado encontra-se na Coordenação do Curso

TERMO DE APROVAÇÃO

do

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO por

Ricardo Vinícius Bubna Biscaia

A Defesa Final desse Estágio Curricular Obrigatório foi realizada em 21 de fevereiro de 2013 como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica. O candidato foi arguido pela Banca Examinadora composta pelos professores abaixo assinados. Após deliberação, a Banca Examinadora considerou o estágio aprovado.

__________________________________ Prof. M. Alexandre de Castro Alves

Prof. Orientador

____________________________________ Prof. Dr. Eng. Felipe Barreto Campelo Cruz

Coordenador de Estágios dos Cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de

Produção Mecânica

____________________________________ Prof.a M. Eliane Fernandes Pietrovski

Membro Titular

____________________________________ Prof. Dr. Thiago Antonini Alves

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica UTFPR/Campus Ponta Grossa

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Ponta Grossa

(3)

Lista de Figuras

Figura 1 – Operações Manutenção Autônoma Evisceradora Stork...6

Figura 2 - Classificação dos Materiais de Entrada e Saída...8

Figura 3 - Vista Explodida Componentes Centrais Evisceradora...12

Figura 4 – Caracterização do tipo do esforço relacionado às marcas de trabalho...13

Figura 5 – Caracterização marcas de trabalho quando rotaciona anel interno...13

Figura 6 – Comparação da Capacidade de carga dos Rolamentos...14

Fotografia 1 – Anel Interno do Rolamento Diferença de Esforços...15

Fotografia 2 – Anel Externo do Rolamento: Diferença de Cargas e Fratura Frágil...15

Gráfico 1 - Paradas na esteira Fibbor,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,9 Gráfico 2- Custo com Manutenção Equipamentos Fibbor...10

Gráfico 3 - Somatório de Horas de Parada dos Equipamentos Fibbor...10

Gráfico 4 – Levantamento Custo de Manutenção Anual...17

Gráfico 5 – Levantamento dos Custos de Manutenção Mensal – 2012...17

Lista de Tabelas

Tabela 1 – Levantamento das manutenções Preventivas Abridora de Abdômen...18

(4)

Sumário

1. Identificação ... 1

2. Introdução ... 2

3. Descrição da Empresa ... 3

4. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio ... 5

5. Dificuldades Encontradas ... 19

6. Áreas de Identificação com o Curso ... 20

7. Resultados ... 21

8. Conclusão ... 22

(5)

Responsabilidade pelas Informações

ALUNO:

Eu, Ricardo Vinícius Bubna Biscaia, estudante do Curso Superior de Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa, sob número de matrícula 936740, portador do RG nº. 9802983-4 declaro estar ciente da veracidade das informações contidas neste relatório referente às atividades de estágio desenvolvidas na empresa BRASIL FOODS S.A., UNIDADE DE CARAMBEÍ-PR.

________________________________ Ricardo Vinícius Bubna Biscaia

SUPERVISOR:

Eu, Maikel Caminha Witte Administrador de Empresas da BRASIL FOODS S.A., onde ocupo o cargo Supervisor do setor Planejamento e Controle de Manutenção do setor de aves, supervisor do estagiário Ricardo Vinícius Bubna Biscaia, afirmo que todas as informações contidas neste relatório são verdadeiras e responsabilizo-me pelas mesmas.

____________________________ Maikel Caminha Witte

(6)

1. Identificação

 Do Aluno:

Ricardo Vinícius Bubna Biscaia – ricardovbb_2@hotmail.com

 Da Empresa:

Brasil Foods S.A. – Av. dos Pioneiros, 2510, Centro, Carambeí, Paraná – (42) 3231 – 8038

 Do Supervisor de Estágio:

Wagner Tragancin – wagner.tragancin@brasilfoods.com – Engenheiro Mecânico Maikel C. Witte – maikel.witte@brasilfoods.com – Supervisor PCM

 Do Estágio:

Estágio realizado no setor de Planejamento e Controle da Manutenção na área de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade.

(7)

2. Introdução

O estágio foi realizado no setor de Planejamento e Controle de Manutenção, na área de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade. As principais atividades descritas no plano de estágio e mantidas como objetivos do estágio são as seguintes:

 Encerrar as ordens de Manutenção e confirmação das horas trabalhadas dos manutentores;  Tratamento das ordens de manutenção preditivas;

 Montagem de planilhas, gráficos e apresentações relacionadas às informações referentes aos padrões da manutenção;

 Lançamento de dados no SAP;  Auxílio no tratamento de falhas;

 Elaboração das rotas de manutenção preditivas;  Auxílio em projetos para redução de falhas.

(8)

3. Descrição da Empresa

A BRF Brasil Foods foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia, anunciada em maio de 2009. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio.

A BRF fechou 2010 como a terceira maior exportadora do país. Considerados os números apurados no balanço do ano, calcula-se que a empresa participa com pouco mais de 20% no saldo da balança comercial brasileira, que soma US$ 20,3 bilhões, confirmando sua vocação de grande geradora de divisas para o país.

Com faturamento líquido de R$ 23 bilhões, registrado em 2010, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e a maior empresa global de proteínas em valor de mercado. No Brasil, está entre as principais empregadoras privadas, com 113 mil funcionários.

A associação entre Perdigão e Sadia, que deu origem à BRF Brasil Foods, foi anunciada em 19 de maio de 2009. O negócio está sendo analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Atualmente, a Sadia é uma subsidiária integral da BRF Brasil Foods.

O processo de fusão avança dentro dos parâmetros estabelecidos no Apro (Acordo de Preservação de Reversabilidade da Operação), firmado pelas duas empresas com o CADE. A partir das flexibilizações liberadas, já foram implantadas a gestão conjunta da área financeira, a coordenação das atividades das duas empresas no mercado externo e também a política de comercialização de produtos in natura.

A integração das demais áreas depende da aprovação do órgão. Até a decisão do CADE, cada empresa terá sua administração independente, exceto nas funções citadas.

Atualmente, a empresa opera 60 unidades industriais no Brasil, espalhadas por 11 Estados, mais três plantas no Exterior (Argentina, Inglaterra e Holanda). Escritórios comerciais da companhia estão instalados na Inglaterra, Holanda, Hungria, Espanha, Áustria, Itália, França, Rússia, Emirados Árabes Unidos (Dubai), Turquia, Cingapura, Japão, China, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Ilha da Madeira (Portugal), além de centro de distribuição na Holanda.

Com portfólio de aproximadamente 1.500 itens, a BRF exporta seus produtos para 110 países. No ano passado, as vendas no mercado externo representaram 40,4% da receita líquida.

(9)

Em 2010, a BRF mais uma vez colocou-se como uma das empresas de maior confiança entre investidores e acionistas, apresentando crescimento de 21% no valor de mercado, enquanto o IBOVESPA subiu apenas 1%. Nos últimos dez anos, o retorno anual médio aos acionistas foi de 31%, fato que torna a companhia uma das opções de investimento mais atrativas do mercado de capitais.

1) Visão

Sermos uma das maiores empresas de alimentos do mundo, admirada por suas marcas, inovação e resultados, contribuindo para um mundo melhor e sustentável.

2) Missão

Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis, em escala mundial.

(10)

4. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio

As principais atividades realizadas no estágio se basearam no plano de estágio proposto pela empresa e nas principais funções delegadas ao Engenheiro de Manutenção. Nos primeiros meses de adaptação ao estágio, atividades executadas foram voltadas ao lançamento de dados da manutenção ao SAP. As principais atividades foram relacionadas ao encerramento e apropriação de horas trabalhadas dos manutentores, bem como o levantamento das principais anomalias e falhas detectadas pelos mecânicos e eletricistas nas linhas de produção. Para tal atividade, era necessário analisar e validar as informações presentes nas ordens de manutenção, tanto as corretivas programadas, quanto preditivas e preventivas.

O setor de Planejamento e Controle da Manutenção estava sendo implantado. Auxiliei efetivamente na implantação da metodologia adotada por todas as unidades BRF, de gestão de manutenção. A estrutura é baseada nas premissas da metodologia TPM (Total Productive Maintenence), onde deve existir não apenas o comprometimento do setor da manutenção, mas também do setor de produção. O enfoque de tal metodologia busca a maximização da produção, através de um controle efetivo e eficaz da integridade dos equipamentos, evitando também acidentes de trabalho e agressão ao meio ambiente.

A estruturação do setor se iniciou a partir da alimentação das informações no SAP. O sistema contempla a árvore de equipamentos, que consiste na divisão e alocação de todas as informações dos locais de instalação, equipamentos e listas técnicas. Tais informações são geradas, buscando associar todas as informações possíveis dos componentes presentes na unidade, além de validar e gerar um padrão de histórico de manutenções, em cada equipamento.

A partir da montagem da árvore, foi iniciado o processo de treinamento e conscientização da importância do envolvimento da produção na identificação das não conformidades presentes nas linhas de produção. Assim foi possível a implantação do Check-list de manutenção autônoma que pode ser exemplificado na Figura 1:

(11)

Figura 1 – Operações Manutenção Autônoma Evisceradora Stork Fonte: SAP/R3 – BRF Carambeí

Em paralelo foram realizadas as padronizações de controle de equipamentos. Variando conforme a necessidade e criticidade de cada equipamento, foram implantados os seguintes métodos de controle:

 Lubrificação: é executada periodicamente conforme datas pré-estabelecidas devido a criticidade e tipo de componente. É alocada em cada equipamento na árvore do SAP e é controlada pelos lubrificadores e pelo supervisor de manutenção;

 Preditivas: são as atividades de análise do comportamento dos equipamentos, através de métodos de monitoramento. São determinados a partir de certa periodicidade e são controladas pela Engenharia de Manutenção e programadas pelos Planejadores de manutenção. As análises mais comuns executadas

(12)

são: Análise de Vibração, Assinatura Elétrica, Termografia e Análise de Óleo;

 Manutenção Autônoma: executada pelos operadores de manutenção e tem a principal finalidade do controle contínuo dos equipamentos pelos próprios operadores. As atividades de manutenção autônoma limitam-se na limpeza e inspeção visual de determinados componentes. As não conformidades encontradas são repassadas ao planejador para a programação das manutenções necessárias;

 Inspeção de Rota: É dividida em elétrica e mecânica. Executada por manutentores especializados na inspeção dos componentes mecânicos e elétricos avaliando as condições dos componentes. É uma variação das análises preditivas, porém é uma análise constante e busca da eliminação de paradas de componentes sem planejamento. Os inspetores são responsáveis pela caracterização das avarias e repasse das informações aos planejadores que programam as manutenções corretivas planejadas ou preventivas.

 Preventivas: são as manutenções determinadas conforme a necessidade de cada equipamento e estabelecidas normalmente pelos próprios fabricantes ou pela Engenharia de Manutenção e Confiabilidade. Ocorre com as datas pré-estabelecidas e é realizada a substituição e revisão dos componentes dos equipamentos.

As atividades relacionadas à gestão de manutenção, como levantamento de horas trabalhadas de manutentores, tempo de parada de equipamentos devido à manutenções corretivas e de custos de manutenção preventiva para determinados equipamentos também foram realizadas durante os primeiros meses de estágio.

Passei a atuar junto ao Engenheiro Mecânico e o Tecnólogo em Automação Industrial na Engenharia de Manutenção e Confiabilidade. As atividades executadas foram variadas e citadas na sequência do relatório.

Realizar o controle das ferramentas pessoais dos manutentores, conforme às necessidades das atividades realizadas na planta. Foi levantado e estabelecido um padrão, e a partir daí, comprado os itens faltantes e regularizado a situação das ferramentas que apresentavam defeitos e até mesmo riscos de segurança aos trabalhadores. Além disso, na ficha desenvolvida representada na Figura 2, foi possível realizar o controle in loco dos componentes de saída e entrada das oficinas mecânicas. Tal controle auxiliou na identificação e organização do espaço físico designado a este tipo de componente. Buscando, desta maneira, atender às premissas da metodologia do 5S, implantada na unidade.

(13)

Status do Objeto: CPP:

( ) Entrada ( ) Saída ( ) Revisão ( ) Provisório

Descrição:

TAG:

Número da Ordem:

Período de Permanência: __ /__ /__ __ /__ /__ Obs:

Nota Fiscal: ( ) SIM ( ) NÃO N° da Nota:

Responsável:

Aprovação Supervisor:

Figura 2 - Classificação dos Materiais de Entrada e Saída Fonte: Autoria Própria

Avaliar as necessidades de treinamentos específicos em função das perdas ou baixa confiabilidade dos resultados de desempenho dos equipamentos: Repassei treinamentos aos manutentores em relação à importância da sistematização da manutenção para a profissionalização do setor e consequentemente a implantação concreta do TPM na empresa. Também realizei o treinamento ocasionado de uma ação gerada de um relatório de Análise de falhas, onde era necessário a calibração dos motofreios de motores elétricos. Para tal, existe um distanciamento correto e padronizado para cada tamanho de motor. Tal ação foi gerada devido à necessidade de eliminação de paradas bruscas em um elevador de gaiolas. Também fui responsável pela compra e distribuição dos calibradores nas oficinas.

Efetuar a especificação técnica de componentes mecânicos e cadastramento dos mesmos no SAP. Para a realização da compra de componentes, é necessário que este esteja cadastrado no sistema. Para isso é necessário a avaliação de suas características mecânicas ou elétricas, para que o cadastro seja feito de forma coerente e que para posteriores compras, o cadastro já facilita a seleção e obtenção do componente.

Realizar o detalhamento resultante dos estudos de engenharia: os detalhamentos foram efetuados em todos os relatórios de análises de falhas executados (RAF). Devido à falhas constantes em uma mesa transportadora de rolos e paradas frequentes, houve a necessidade da abertura do processo de análise de falha. Estava ocorrendo a quebra nos rolamentos radiais dos mancais dos eixos das rodas dentadas, desalinhamento das rodas dentadas ocasionando a quebra da corrente. Também os esforços axiais nos

(14)

rolos da esteira estavam gerando uma flexão na estrutura metálica da esteira. Os gráficos 1, 2 e 3, respectivamente, são alguns levantamentos realizados em relação a paradas em uma mesa de rolos, durante um intervalo de tempo, custos de manutenção de todos os equipamentos de um mesmo fabricante e o somatório de horas paradas em todos os equipamentos deste fabricante.

Gráfico 1 - Paradas na esteira Fibbor Fonte: Autoria Própria

(15)

Gráfico 2- Custo com Manutenção Equipamentos Fibbor Fonte: Autoria Própria

Gráfico 3 - Somatório de Horas de Parada dos Equipamentos Fibbor Fonte: Autoria Própria

A partir deste estudo foi possível avaliar que o projeto foi sub-dimensionado além da realização de ações paleativas que agravaram as condições dos componentes mecânicos.

(16)

efetuar a avaliação e criação de planos de ação e ações, que possam ser desempenhadas, em relação a 3 equipamentos que pararam, semanalmente. Tais metodologias são aplicadas conforme um padrão. Executa-se a RAF quando determinado equipamento aciona um gatilho. Este gatilho é determinado a partir da criticidade do equipamento que apresentou a falha e do tempo de parada do equipamento, independente de paradas de produção, ou seja, mesmo que não tenha impactado na produção, a intenção da metodologia de análise de falhas é eliminar paradas inesperadas de equipamento, visando a parada zero, um dos pilares do TPM. Algumas das principais RAF’s realizadas estão em anexo no relatório. A seguir está descrito uma das ações geradas a partir destes relatórios de análise de falhas.

Equipamento: Evisceradora Linha 2

Componente: Rolamento Autocompensador de Rolos Tinkem, alocado no mancal superior (3)

representado na vista explodida da Figura 3.

Principais Características dos Rolamentos Autocompensadores de Rolos: Rolamentos

formados pelo anel interno com duas pistas, anel externo com pista esférica e os rolos com a superfície de rolagem esférica. Devido ao centro da pista esférica do anel externo ser coincidente ao centro do rolamento, permite o auto-alinhamento. Conseqüentemente, quando houver erros de alinhamento em eixos e alojamentos ou flexão do eixo, são automaticamente ajustados, fazendo com que não ocorram cargas anormais no rolamento.

Os rolamentos autocompensadores de rolos permitem o apoio da carga radial e em ambos os sentidos a carga axial. A capacidade de carga radial é grande e são adequados para aplicações com cargas pesadas e cargas de choque.

Descrição da Falha: Ocorreu o rompimento do Anel externo do rolamento autocompensador de

rolos, ocasionando o travamento do equipamento. O rolamento que quebrou estava com a pista de rolagem e a gaiola com oxidação, o lubrificante estava contaminado com água e estava escurecido. A bucha quando foi retirada estava sem interferência no eixo e subiu junto com o mancal. Além disso, o rolamento apresenta marcas de trabalho em apenas uma pista. Segundo o fabricante da Evisceradora LINCO, os rolamentos centrais têm uma periodicidade de substituição de 35 meses. O rolamento rompeu em 19 meses.

(17)

Figura 3 - Vista Explodida Componentes Centrais Evisceradora Fonte: Manual Evisceradora Linco

Características Críticas Levantadas (Hipóteses de Mecanismos de Falha):

- Elevada contaminação nos mancais lubrificados (água) devido aspecto visual do lubrificante;

- Montagem inadequada gerando: excessiva ou falta de interferência; Inclinação dos anéis internos e externos durante a instalação (os rolamentos autocompensadores de rolos suportam um desalinhamento de 1° a 2,5°); impactos durante a instalação;

- Desgaste por Vibração que não é mensurada devido à inacessibilidade;

(18)

- Marcas de trabalho (Figura 4 e 5) caracterizando sobrecarga axial, gerando flexão do anel externo do rolamento;

- Escorregamento devido movimento irregular dos elementos decorrente da compressão não uniforme presente nos componentes (caracterização de superfície polida em apenas uma carreira de rolos);

Caracterização da Fratura no Rolamento:

A fratura frágil decorrida no material temperado do anel externo é proveniente ao excessivo esforço axial exercido nos rolamentos. Tal esforço foi ocasionado do próprio peso dos componentes da Evisceradora. Segundo o diagnóstico de falhas proposto pela NSK, é possível estabelecer que tal rolamento estava com sobrecarga axial. O esforço axial gerou a flexão no anel externo, consequentemente ocasionando a compressão em uma carreira de rolos e o alívio na outra (efeito explicitado pela inspeção visual dos anéis interno e externo). Tal efeito agregado à oxidação reduziu a vida útil do rolamento.

Figura 4 – Caracterização do tipo do esforço relacionado às marcas de

trabalho Fonte: Catalogo NSK

Figura 5 – Caracterização do tipo do esforço relacionado às marcas de

trabalho quando rotaciona anel interno

(19)

Os rolamentos autocompensadores de rolos, presentes no equipamento, tem uma capacidade de carga axial regular como demonstra a comparação NSK da Figura 6:

Figura 6 – Comparação da Capacidade de carga dos Rolamentos Fonte: Catálogo NSK Rolamentos

As características de esforço exercido no rolamento pode ser validado pela inspeção visual realizada nos anéis interno e externo. As Fotografias 1 e 2 demonstram a variação do esforço ao longo da largura do rolamento. Pode-se analisar a não uniformidade de tais esforços, devido à característica polida de uma carreira e a outra apenas oxidada pelo excesso de água que contamina o lubrificante.

(20)

É possível, portanto, constatar a necessidade de reavaliação do projeto, buscando avaliar a necessidade de alterar a seleção do rolamento utilizado no equipamento.

Ações Propostas por fabricantes de Rolamentos:

 Reanalisar as condições de carga e adequação dos rolamentos; adequar o ajuste; corrigir a precisão de usinagem da bucha e do eixo; corrigir o raio do encosto (fazer menor que o chanfro do rolamento);

 Cuidados quando da instalação e manejo;

 Correção da instalação; estudar o lubrificante e o método de lubrificação;

 Corrigir a interferência;

 Melhorar o método de instalação;

 Usar um perfil apropriado para o eixo.

Ações Tomadas de Imediato:

 Iniciar o controle do equipamento via SAP/PM conforme pilar manunteção – Planejamento da

Fotografia 1 – Anel Interno do Rolamento Diferença de Esforços

Fonte: Autoria Própria

Fotografia 2 – Anel Externo do Rolamento: Diferença de Cargas e Fratura

Frágil

(21)

Manutenção, Manutenção Autônoma, Inspeção Mecânica, Inspeção Elétrica, Roteiro de Lubrificação;

 Efetuar a compra de torquímetro para a oficina de manutenção aves para padronizar os esforços de pré-carga no rolamento e montagem;

 Verificado com o fabricante se o lubrificante utilizado é o adequado para a aplicação e verificar periodicidade de lubrificação. Periodicidade ajustada para 15 dias;

 Descrever instrução de trabalho para substitução e lubrificação dos rolamentos centrais do equipamento;

 Levantar a situação atual das revisões das maquinas da evisceração para validação das periodicidades de revisão.

Ações Sugeridas:

Avaliar as condições de projeto do equipamento, como as cargas axiais presentes, cargas radiais, fadiga nos rolamentos, validação da vida útil dos mesmos através da avaliação das condições de trabalho;

Estudar a necessidade de substituição dos rolamentos autocompensadores de rolos, por rolamentos que apresentem maior resistência axial e que também possuem resistência à carga radial, como exemplo, os rolamentos de rolo cônico que apresentam desvantagem apenas no desalinhamento permissível por não possuir a ação de compensação, mas em relação à resistência de cargas combinadas, os rolamentos de rolos cônicos têm melhores respostas.

Estabelecer a metodologia de avaliação do Custo do Ciclo de Vida (LCC), como ferramenta de suporte na decisão sobre investimentos em novos equipamentos e sistemas: Foi realizada juntamente com alguns gerentes da manutenção, o levantamento dos dados e caracterização de uma embaladora ULMA. Este levantamento visa a demonstrar o caráter emergencial de troca do equipamento que está no fim de seu ciclo de vida útil. Tal afirmação é confirmada por vários aspectos como custos em manutenção, paradas, número de operadores necessários, sincronismo com a produção entre outros. Na sequência o levantamento do crescimento em custo de manutenção do equipamento é apresentado nos Gráficos 4 e 5:

(22)

Gráfico 4 – Levantamento Custo de Manutenção Anual Fonte: Autoria Própria

Gráfico 5 – Levantamento dos Custos de Manutenção Mensal – 2012 Fonte: Autoria Própria

Ainda como atividades de gestão de manutenção, fui responsável pelo levantamento do histórico de manutenção de todos os equipamentos nas linhas de abate e realização de pedidos de compra de todos os componentes necessários para a revisão nos equipamentos. Foi observado que na maioria destas máquinas não havia um acompanhamento eficiente do histórico de paradas, nem no sistema SAP/R3,

(23)

nem em planilhas. O resultado foi a compra de vários componentes conforme a necessidade de cada máquina, bem como o levantamento de todo o histórico das revisões para que a manutenção seja estabelecida conforme uma periodicidade pré-determinada. Uma das planilhas utilizadas está descrito na Tabela 1, como exemplo do levantamento das necessidades por equipamento.

Tabela 1 – Levantamento das manutenções Preventivas Abridora de Abdômen

Necessidade Por Equipamento:

PERIODICIDA DE CPP ABRIDORA DE ABDOMEN LINCO Máq: 1 DMS 20/11/12 PEDIDO S BALANÇ O ATUAL BALANÇ O PREVIST O PREVENTIVA MECANICA BUCHAS RODIZIOS 6 meses 890729 BUCHA T005205 40 40 110 100 70 170 6 meses 899154 BUCHA T214806 16 16 24 0 8 8

6 meses 886336 LAMINA ESTILETE 626001 16 16 42 0 26 26 6 meses 886337 MOLA T0062255 16 16 64 0 48 48 6 meses 890695 BUCHA T005203 20 20 69 281 49 330

1 ano 57909 ROL. LINCO (6002) 2 2 0 0 -2 -2 1 ano 890693 BUCHA VARAO

T005204 130 13 0 0 1220 -130 1090 1 ano 890718 BUCHA T0052045 35 35 8 0 -27 -27 1 ano 890717 RODIZIO T0093995 16 16 97 60 81 141 1 ano 886310 RODIZIO T009399 32 32 0 750 -32 718 2 anos 890731 BUCHA T2508151 16 16 0 40 -16 24 PREVENTIVA MECANICA ROLAMENTO S CENTRAIS

3 anos 17850 ROL. ROLOS 22211 EK 2 PC

2 2 4 0 2 2

3 anos 816880 RETENTOR 50*80*10 4

PC 4 4 0 0 -4 -4

3 anos 55247 BUCHA FIXACAO H 211 2 PC 2 2 0 0 -2 -2 3 anos 813807 RET. 60*80*8 1 1 0 0 -1 -1 3 anos 824634 RET. 95*125*12 1 1 6 0 5 5 3 anos 952693 ROL. 30214 2 PC 2 2 0 0 -2 -2

(24)

5. Dificuldades Encontradas

Não existiram grandes dificuldades encontradas no decorrer do estágio. Uma característica que talvez possa ter limitado a qualidade e diversificação dos resultados, são os prazos curtos para apresentação de resultados. Quando ocorriam paradas de equipamentos e estas geravam a necessidade de abertura de tratativa de falha, o gerente da manutenção buscava respostas imediatas das causas e soluções. E tal fato limita um aprofundamento das condições envolvidas na falha e principalmente no desenvolvimento de ações que efetivamente possam sanar não temporariamente, mas permanentemente tal problema.

Acredito que o embasamento teórico que é necessário na indústria, não é necessariamente aprofundado em determinados aspectos de projetos mecânicos, mas é essencial um bom entendimento de diversas variáveis que em determinadas disciplinas não foram focadas ou não faziam parte das ementas. Acredito que existe essa necessidade da ampliação e direcionamento de parte das disciplinas às questões que são exigidas na indústria, não apenas a busca pela formação científica, em determinadas áreas.

(25)

6. Áreas de Identificação com o Curso

O estágio foi totalmente voltado aos procedimentos e padrões relacionados à gestão da manutenção. A caracterização e linha que segue o projeto gestão da manutenção na empresa são extremamente focadas na padronização de procedimentos e busca alcançar o 100% dos pilares do TPM.

Dentro da manutenção, atuando na área de engenharia de manutenção e confiabilidade, a atuação principal foi na revisão de projetos mecânicos, redimensionamentos, validação de condições dos componentes mecânicos, soluções de padronização de procedimentos buscando aumentar o acompanhamento preditivo e preventivo dos componentes. Assim, pode-se afirmar que várias disciplinas que foram cursadas durante a graduação foram essenciais para os embasamentos teóricos realizados. Conforme as necessidades surgiam, várias pesquisas foram necessárias, principalmente em questões relacionadas a determinação de componentes em projetos mecânicos. As disciplinas que agregaram informações que foram fundamentais para um embasamento teórico nas tomadas de decisão foram as que agregaram conhecimento prático de componentes mecânicos, como Elementos de Máquina, Mecânica dos Sólidos, Usinagem, Conformação Mecânica, Ensaios dos Materiais, Soldagem, Mecanismos, Refrigeração e Vibrações.

Outro ponto significativo é relacionado à Engenharia de Segurança no Trabalho, onde existe uma preocupação e uma metodologia tanto de produção quanto manutenção totalmente voltada á segurança no trabalho.

(26)

7. Resultados

Os resultados foram diversos, devido à ampla área de atuação no setor. Os resultados mais significativos foram em relação à atuação em cima dos desvios e falhas ocorridas na linha, equipamentos e componentes mecânicos. Essas atividades resultaram em planos de ação variados, envolvendo redimensionamentos mecânicos, avaliações de periodicidades de manutenção preditiva e preventiva de equipamentos e análise e substituição de materiais de construção mecânica.

O relatório em anexo apresenta o memorial de cálculos do redimensionamento de um conjunto de transmissão dos exaustores das caldeiras na unidade. O objetivo foi avaliar o dimensionamento dos conjuntos atuais que estavam apresentando problemas constantes nos componentes. Foi constatado um sub-dimensionamento considerável nos sistemas de transmissão. Tal fator estava gerando uma sobrecarga nas correias e o rompimento do componente devido à fadiga gerada pelo esforço concentrado de trabalho.

Outro ponto foi o levantado nas planilhas de custos de manutenção dos equipamentos da Fibbor. Os dimensionamentos e a necessidade do projeto não eram compatíveis. Assim, pode-se perceber que para a terceirização de um projeto, é necessário um estudo focando os principais parâmetros que devem ser pré-estabelecidos. Principalmente nas condições de trabalho e na validação dos componentes utilizados para transmissões de movimentos, materiais para construção mecânica das estruturas e relação custo e benefícios dos projetos. Todo projeto mecânico é constituído de uma série de variáveis que devem ser envolvidas para que o mesmo não apresente falhas iniciais e posterior necessidade de correção.

(27)

8. Conclusão

Acredito que nas atividades que realizei durante o período do estágio pude mesclar o embasamento teórico que obtive ao longo do curso com as principais necessidades da empresa. É claramente visível em pontos específicos a falta de especificações técnicas e limitações de projetos na unidade. Tal característica é devido a escassez de mão de obra técnica.

Cada atividade realizada contribuiu em um aspecto diferente da minha formação como profissional. Certamente é necessário, nesta profissão, uma grande capacidade de relacionamento interpessoal, pois muitas decisões e ações tomadas dependem impreterivelmente da concreta atuação de diferentes pessoas, com personalidades diferentes e muitas vezes com diferentes níveis sociais.

As RAF’s (Relatório de Análise de Falha) são ferramentas de extrema relevância para o que é proposta sua ação, onde é possível analisar todos os meios e situações que envolvem o determinado problema, e buscar soluções das mais variadas possíveis, na tentativa de eliminar a reincidência.

Adquiri um vasto conhecimento do sistema SAP, módulo manutenção. Que é extremamente válido para minha formação profissional, por se tratar de um programa de controle de manutenção vastamente difundido pelo ramo industrial.

Acredito que existe ainda uma deficiência na instituição e nas ementas do curso, em relação ao foco e evidenciação do real “chão de fábrica” e rotina industrial no decorrer do curso. Acredito na importância fundamental de visitas técnicas e necessidade de elaboração de relatórios de visitas, para buscar no mínimo uma familiarização com a indústria, pois acredito que é o destino da maioria dos recém formados. A região abriga diversas indústrias, nos mais variados ramos fabris, que possibilita esta interação que só acrescenta na formação dos Engenheiros Mecânicos.

(28)

Material de Consulta

BRF. Apostila Projeto Gestão Brasil Foods, simplificando e padronizando a rotina para melhoras resultados.

COLLINS, Jack A.. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas: Uma perspectiva de prevenção da falha. Rio de Janeiro: Ltc, 2006.

NSK BRASIL LTDA. Catálogo de Rolamentos. São Paulo, 2005.

SAP (Org.). ABOUT SAP. Disponível em: <http://www.sap.com/about-sap/about-sap.epx>. Acesso em: 30 jan. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Os arquivos “ModeloTCC.doc” (para Word) e “ModeloTCC.odt” (para Writer) estão formatados segundo as regras constantes neste documento e pode ser usado como modelo para a edição

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de

Já o Ministério do Turismo (2010), divulga não apenas as atribuições gerais que o guia deve cumprir, mas também as atribuições específicas de acordo com a

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados