• Nenhum resultado encontrado

NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NEDDIJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NEDDIJ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NEDDIJ

Direitos Humanos e Justiça Luis Antonio SAPORITI1 Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Alisson José FERNANDES2; Eduarda Marques MARTINI3; Lorrane Roceti BOTAN4; Patricia de Souza LIMA5.

Resumo

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude tem por objetivo atuar na esfera da criança e adolescente visando garantir e defender os seus direitos previstos na Constituinte de 1988 e regulados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, realiza atendimento jurídico e social, por equipe multidisciplinar, à comunidade externa. As ações desenvolvidas junto à comunidade são de extrema importância na prevenção da violação dos direitos da criança e do adolescente, atingindo desta forma o objetivo principal do projeto. E como projeto de extensão procura desenvolver estudos relativos à área de atuação, realizando atividades voltadas ao aprimoramento e estudos de seus bolsistas. Por fim, a importância da atuação do NEDDIJ é imensurável pois desenvolve suas atividades em diversos setores da comunidade, sendo um dos mais importantes membros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente na Comarca de Guarapuava-PR. Diante disso, se faz a presente análise.

Palavra-chave: Criança e Adolescente. Direito. Estudos e Defesa.

Introdução

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), foi criado no ano de 2005, através de um convênio de cooperação técnica científica firmada entre o Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por intermédio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) juntamente às universidades estaduais do Paraná, implementado junto à Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz.

1 Luis Antonio Saporiti, Coordenador Geral, Bacharel em Direito. 2 Alisson José Fernandes, Bolsista de Extensão, Acadêmico de Direito. 3 Eduarda Marques Martini, Bolsista de Extensão, Acadêmica de Direito. 4 Lorrane Roceti Botan, Bolsista de Extensão, Advogada.

(2)

Com o objetivo de garantir e promover os direitos de crianças e adolescentes, o NEDDIJ buscas realizar um atendimento jurídico e social, pautado na Constituição Federal e nos princípios basilares previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, para que dessa forma se alcance a efetivação de tais direitos, tanto na esfera jurisdicional quanto com ações preventivas e ativas junto à comunidade.

O projeto atende toda a comarca de Guarapuava, que abrange cinco municípios: Guarapuava, Campina do Simão, Foz do Jordão, Candói e Turvo, que somados correspondem a uma população de aproximadamente 217.705 habitantes.

Diante disso, o Núcleo realiza orientação e assistência jurídica e social gratuita à comunidade por profissionais recém-formados nas áreas de direito e serviço social, bem como acadêmicos das áreas mencionadas, e ainda, por um supervisor da área de serviço social e um coordenador geral.

As ações preventivas realizadas junto à comunidade pelo projeto visa o combate à violação da norma estatutária, dando efetivo cumprimento ao contido no artigo 70 do ECA que “fixa regras gerais e especiais, estabelecendo verdadeiro mecanismo de ordem pública de proteção em prol de crianças e adolescentes” ROSSATO, et al, p. 287, 2018.

Atualmente a demanda jurídica do Núcleo, atendida por três advogados e quatro bolsistas de direito, é bastante expressiva tendo em vista que até o mês de maio de 2019 o número de ações judiciais em que atua corresponde a 1.590 processos ativos junto ao sistema de Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná (PROJUDI).

Metodologia

A metodologia utilizada pelo projeto tem por finalidade o atendimento à população hipossuficiente que atende aos critérios previstos no artigo 5°, inciso LXXIV da Constituição Federal (CF), artigo 141 do ECA e artigo 98 do Código de Processo Civil (CPC), ou seja, as pessoas que não possuem recursos para pagar despesas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo de sua subsistência e de sua família.

Formado por uma equipe integrada por um Coordenador geral, uma orientadora de Serviço Social, três advogados, quatro bolsistas de Direito, uma assistente social e dois bolsistas de Serviço Social, o atendimento ao público é realizado através da procura espontânea das partes interessadas, tendo em vista que o projeto, com atuação há mais de dez anos na região, é amplamente conhecido pela população. Além disso, em algumas

(3)

Tendo em vista a interdisciplinaridade do Núcleo alguns casos são atendidos diretamente pela equipe do Direito, no entanto, quando é vislumbrada a necessidade de atuação da equipe de Serviço Social, são realizadas visitas domiciliares a fim de verificar a situação descrita pelos usuários, buscando conhecer melhor os fatos e a partir disso tomar as medidas necessários na situação evidenciada, seja por meio de propositura de ação judicial ou encaminhamento à Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente.

Importante se faz pontuar que em todos os atendimentos realizados a equipe age de forma imparcial objetivando sempre o efetivo cumprimento do direito da criança e do adolescente, resguardando-os de qualquer situação de vulnerabilidade.

Desenvolvimento e processos avaliativos

No que tange às atividades jurídicas do NEDDIJ ocorre a propositura de ações judiciais tais como Ação de Guarda, Alimentos, Regulamentação de Visitas, Execução de Alimentos, Divórcio, Reconhecimento e Dissolução de União Estável, dentre outros de competência da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Guarapuava. E ainda, ação de Mandado de Segurança e Adoção na Vara da Infância e Juventude desta Comarca.

A Comarca de Guarapuava conta com a atuação da Defensoria Pública do Estado do Paraná, e ainda, com dois escritórios de prática jurídica gratuita de instituições particulares de ensino superior. Entretanto, o Núcleo soma a demanda mais expressiva, sendo que além dos inúmeros atendimentos realizados ao público, conta até o mês de maio de 2019, com o total de 1.590 processos ativos.

A Vara de Família e Sucessões possui uma soma de 3.385 processos ativos, sendo que destes o Núcleo atua em 1.360 processos correspondendo a 40,17% de tais demandas. Enquanto que na Vara da infância e Juventude existem, até a presente data, 813 processos ativos, dos quais o projeto atua em 230, correspondendo, desta forma, a 28,29% das ações.

Os dados quantitativos apresentados pelo NEDDIJ são cada mais expressivos. A título de conhecimento, no ano de 2018 foram realizados mais de 6.700 de atendimentos ao público, ingressadas com 1.895 ações judiciais, das quais foram realizadas 684 audiências e resultaram em mais de 3.400 movimentações processuais.

Enquanto que, nos meses de janeiro a abril de 2019, já foram realizados 1.490 atendimentos ao público, resultando no ajuizamento de 538 ações judiciais, e ainda, realizadas mais de 190 audiências e 1.100 movimentações processuais.

(4)

Cumpre destacar que a metodologia do trabalho do Núcleo baseia-se em inicialmente realizar a escuta do cliente para tomar conhecimento de sua necessidade e desta forma tomar as medidas necessárias para atender a demanda.

Além do grande número de processos que o Neddij atua são realizadas orientações diversas, como por exemplo, orientação para pessoas que estejam em processo de adoção, consultas processuais, mediação de conflitos, entre outros.

Tratando-se de um projeto de extensão e procurando desenvolver estudos relativos à área de atuação do projeto, são também realizadas atividades voltadas ao aprimoramento e estudos de seus bolsistas, ocorrem grupos de estudos permanentes voltados a interdisciplinaridade mantida pelo projeto.

Como resultado destes grupos de estudos são elaboradas produções acadêmicas, apresentações em eventos de extensão e aprimoramento didático no que tange à temática da Criança e do Adolescente, através da participação em palestras e eventos jurídicos. E ainda, são ministrados cursos de capacitação de conselheiros tutelares, atividades preventivas junto à comunidade, prestando relevantes serviços tanto na atuação judicial quanto na social.

Considerações Finais

Constituído com o intuito de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude desde o início de execução de suas atividades vem prestando importante trabalho junto a Comarca de Guarapuava-PR, tendo em vista a realização de inúmeros atendimentos e ações preventivas desenvolvidas.

Ante o exposto, é possível concluir que o projeto tem alcançado de maneira satisfatória o objetivo principal conforme os dados demonstrados e discutidos ao longo desta análise. Importante se faz ressaltar que o NEDDIJ hoje atua em 40,17% dos processos ativos na Vara de Família e Sucessões desta Comarca, bem como em 28,29% dos processos ativos na Vara da Infância e Juventude.

Além disso, as ações desenvolvidas junto à comunidade são de extrema relevância na prevenção da violação dos direitos da criança e do adolescente, como por exemplo a participação anual em eventos alusivos ao dia 18 de maio que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

(5)

que para o bolsista acadêmico é possível visualizar como se dá a aplicação do direito na prática.

Por fim, a importância da atuação do NEDDIJ é imensurável pois desenvolve suas atividades em diversos setores da comunidade, sendo um dos mais importantes membros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente na Comarca de Guarapuava-PR. Ainda, nas palavras de DALLARI 2010 “é a comunidade quem recebe os benefícios imediatos do bom tratamento dispensado às crianças e aos adolescentes [...]”, ou seja, é possível observar os resultados positivos do trabalho desenvolvido pelo projeto já alcançados, bem como será possível vislumbrar no futuro os frutos deste trabalho.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 13 de maio de 2019.

______Lei nº 8.069 de 13 Julho de 1990. Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 13 de maio de 2019.

______Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em: 13 de maio de 2019.

CURY, Munir (Coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: comentários jurídicos e sociais. 11ª. ed. São Paulo: Malheiros Editora, 2010.

ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo; CUNHA, Rogério Sanchez.

Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n. 8.069/90 - comentado artigo por artigo. 10. ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

Referências

Documentos relacionados

ABNT NBR 14725-2: Produtos químicos: Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente: Parte 2: Sistema de classificação de perigo.. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE

A Coordenadora do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude – NEDDIJ da Unicentro, na Cidade de Irati-PR, juntamente com a Diretora

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

Na primeira seção definimos um operador maximal de tipo diádico Ma usando as partições da esfera S 2 introduzidas no Capítulo I.. Portanto, integrando ambos os

LISTA DE ABREVIATURAS SDFP: Síndrome da dor femoropatelar CCF: Cadeia cinética fechada THT: triplo hop test FRS:Força de reação do solo sEMG: Eletromiografia de superfície STROBE

Como o título sugere, narra um episódio de castração cometido pelo famoso cangaceiro Virgínio Fortunato, no município de Buíque, Pernambuco, situando-o não num

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é