• Nenhum resultado encontrado

INSPEÇÃO DE ELETRICIDADE -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSPEÇÃO DE ELETRICIDADE -"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

INSPEÇÃO DE ELETRICIDADE -

QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL

Procedimento

Esta Norma substitui e cancela a sua revisão anterior.

Cabe à CONTEC - Subcomissão Autora, a orientação quanto à interpretação do texto desta Norma. O Órgão da PETROBRAS usuário desta Norma é o responsável pela adoção e aplicação dos seus itens.

CONTEC

Comissão de Normas

Técnicas

Requisito Técnico: Prescrição estabelecida como a mais adequada e que

deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resolução de não segui-la ("não-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos técnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo Órgão da PETROBRAS usuário desta Norma. É caracterizada pelos verbos: “dever”, “ser”, “exigir”, “determinar” e outros verbos de caráter impositivo.

Prática Recomendada: Prescrição que pode ser utilizada nas condições

previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (não escrita nesta Norma) mais adequada à aplicação específica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo Órgão da PETROBRAS usuário desta Norma. É caracterizada pelos verbos: “recomendar”, “poder”, “sugerir” e “aconselhar” (verbos de caráter não-impositivo). É indicada pela expressão: [Prática Recomendada].

SC - 06

Cópias dos registros das “não-conformidades” com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomissão Autora.

As propostas para revisão desta Norma devem ser enviadas à CONTEC - Subcomissão Autora, indicando a sua identificação alfanumérica e revisão, o item a ser revisado, a proposta de redação e a justificativa técnico-econômica. As propostas são apreciadas durante os trabalhos para alteração desta Norma. Eletricidade

“A presente Norma é titularidade exclusiva da PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. – PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reprodução para utilização ou divulgação externa, sem a prévia e expressa autorização da titular, importa em ato ilícito nos termos da legislação pertinente, através da qual serão imputadas as responsabilidades cabíveis. A circulação externa será regulada mediante cláusula própria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.”

Apresentação

As normas técnicas PETROBRAS são elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidiárias), são comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divisões Técnicas e Subsidiárias), são aprovadas pelas Subcomissões Autoras - SCs (formadas por técnicos de uma mesma especialidade, representando os Órgãos da Companhia e as Subsidiárias) e aprovadas pelo Plenário da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendências dos Órgãos da Companhia e das suas Subsidiárias, usuários das normas). Uma norma técnica PETROBRAS está sujeita a revisão em qualquer tempo pela sua Subcomissão Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas técnicas

PETROBRAS são elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N-1. Para informações

(2)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

1 OBJETIVO

1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis de qualificação de pessoal responsável por atividades de controle da qualidade relativo a execução de serviços de eletricidade.

1.2 Esta Norma se aplica a qualificação de pessoal responsável pela atividade de controle de qualidade relativo a execução de serviço de eletricidade, iniciados a partir da data de sua edição.

1.3 Esta Norma contém somente Requisitos Técnicos.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Os documentos relacionados a seguir são citados no texto e contêm prescrições válidas para a presente Norma.

Norma Regulamentadora NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade, do Ministério do Trabalho;

PETROBRAS N-298 - Símbolos Gráficos e Designações Empregados nos Desenhos de Detalhamento de Instalações Elétricas Industriais;

PETROBRAS N-299 - Símbolos Numéricos Designativos da Função dos Dispositivos Elétricos;

PETROBRAS N-898 - Símbolos Gráficos e Designações para Esquemas Elétricos;

PETROBRAS N-1600 - Construção, Montagem e Condicionamento de Redes Elétricas;

PETROBRAS N-1614 - Construção, Montagem e Condicionamento de Equipamentos Elétricos;

PETROBRAS N-1988 - Montagem de Sistema de Proteção Catódica Galvânica em Plataformas Marítimas;

PETROBRAS N-1989 - Montagem de Proteção Catódica Galvânica em Duto Submarino;

PETROBRAS N-2154 - Classificação de Áreas para Instalações Elétricas em Regiões de Perfuração e Produção;

PETROBRAS N-2155 - Lista de Dados para Classificação de Áreas;

PETROBRAS N-2166 - Classificação de Áreas para Instalações Elétricas em Refinarias de Petróleo;

PETROBRAS N-2167 - Classificação de Áreas para Instalações em Unidades de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados;

PETROBRAS N-2222 - Projeto de Aterramento em Plataformas Marítimas; PETROBRAS N-2298 - Construção e Montagem de Sistema de Proteção

Catódica por Corrente Impressa - Duto Terrestre; PETROBRAS N-2510 - Inspeção e Manutenção de Instalação Elétrica em

Atmosfera Explosiva;

ABNT NBR 5410 - Execução de Instalações Elétricas de Baixa Tensão; ABNT NBR 5891 - Regras de Arredondamento na Numeração Decimal; ABNT NBR 8370 - Terminologia para Equipamentos e Instalações

Elétricas em Atmosferas Explosivas;

(3)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

ABNT NBR IS0 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos;

ABNT NBR IS0 9004 - Sistema de Gestão da Qualidade - Diretrizes para Melhorias de Desempenho;

IEC 60079-10 - Classification of Hazardous Areas.

3 DEFINIÇÕES

Para os propósitos desta Norma são adotadas as definições indicadas nos itens 3.1 a 3.2.

3.1 Candidato

Profissional não qualificado, mas que preenche os requisitos exigidos no escopo desta Norma.

3.2 Inspetor de Eletricidade

Profissional qualificado e autorizado a exercer as atividades relativas à execução de serviços de eletricidade indicadas no ANEXO A.

4 CONDIÇÕES GERAIS

4.1 Escolaridade

O candidato a Inspetor de Eletricidade deve possuir diploma ou certificado de conclusão reconhecido do curso pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além da experiência profissional comprovada, ambos indicados no ANEXO B.

4.2 Treinamento

O candidato a Inspetor de Eletricidade deve demonstrar conhecimentos nos requisitos de treinamento teórico e prático citados nos ANEXO C .

5 ACUIDADE VISUAL

5.1 O candidato a Inspetor de Eletricidade deve ter acuidade visual, natural ou corrigida, avaliada pela capacidade de ler as letras J-1 do padrão JAEGER para visão próxima a 40 cm de distância, ou pelo emprego de método equivalente.

5.2 O candidato a Inspetor de Eletricidade deve ter acuidade visual para visão longínqua, natural ou corrigida igual ou superior a 20/40 da escala SNELLEN ou método equivalente.

(4)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

6 QUALIFICAÇÃO

6.1 O candidato a Inspetor de Eletricidade deve submeter-se às prova de conhecimentos teóricos e práticos relacionados no programa de treinamento citado no ANEXO C.

6.2 O candidato é considerado qualificado se obtiver nota igual ou superior a 7 em 10 na prova de conhecimentos teóricos e práticos.

6.3 O candidato que não obtiver aprovação só pode apresentar-se para nova qualificação após retreinamento de acordo com o item 4.2 e decorridos pelo menos 3 meses das provas anteriores, a critério do Órgão Certificador.

7 REQUALIFICAÇÃO

7.1 A interrupção das atividades profissionais como Inspetor de Eletricidade, no nível em que foi qualificado por período superior a 2 anos, implica em requalificação.

7.2 A constatação de inabilidade na execução dos serviços, através de evidências técnicas comprovadas pelo Órgão Certificador, durante as atividades profissionais, implica na suspensão da certificação devendo o profissional submeter-se a novo processo de certificação.

____________

(5)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

ANEXO A

A-1 ATIVIDADES DOS INSPETORES: NÍVEL1 e NÍVEL 2

As atividades descritas a seguir, referem-se às do Inspetor de Eletricidade Nível 2. Para o Inspetor de Eletricidade Nível 1 excluem-se as atividades descritas no item A.1.2.2 e as atividades de analisar e comentar, citadas nos itens A.1.1 e A.1.2.3.

A-1.1 Normas Técnicas

Saber manusear, interpretar, analisar, comentar e implementar os requisitos das normas técnicas no que se referem à eletricidade

A-1.2 Procedimentos Documentados

A-1.2.1 Verificar se foram elaborados procedimentos documentados para as atividades relacionadas ao controle dos processos e de inspeção em áreas classificadas ou não, e se foram identificados, nos documentos elaborados, os métodos de controle de processo e de inspeção, bem como os estágios de realização destas atividades, tais como:

a) preservação e armazenamento de materiais e equipamentos elétricos; b) montagem de redes elétricas;

c) enfiação de cabos elétricos;

d) execução de emendas e terminações elétricas; e) montagem de equipamentos elétricos;

f) suprimento de energia UPS.

A-1.2.2 Verificar se os procedimentos documentados estão em conformidade com as normas e especificações técnicas.

A-1.2.3 Saber manusear, interpretar, analisar, comentar e implementar os requisitos dos procedimentos documentados no que se refere à eletricidade.

A-1.3 Recebimento de Materiais e Equipamentos Elétricos

A-1.3.1 Verificar a conformidade das características físicas e elétricas de materiais e equipamentos elétricos em relação aos documentos técnicos de especificações aplicáveis.

A-1.3.2 Verificar se o equipamento ou material elétrico está em conformidade com os registros aplicáveis.

A-1.3.3 Verificar se os certificados de conformidade de materiais e equipamentos elétricos para áreas classificadas estão disponíveis e se estão válidos.

(6)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

A-1.4 Inspeção e Ensaios antes da Execução dos Serviços

A-1.4.1 Verificar se os procedimentos documentados estão disponíveis e atualizados.

A-1.4.2 Verificar se o pessoal designado para a execução dos serviços foi qualificado em conformidade com os procedimentos estabelecidos.

A-1.4.3 Verificar se os materiais e equipamentos elétricos a serem utilizados foram liberados conforme procedimentos estabelecidos.

A-1.5 Inspeção e Ensaios durante a Execução dos Serviços

A-1.5.1 Verificar se a execução do serviço está sendo conduzida de acordo com o projeto e procedimentos documentados, em atividades como:

a) preservação e armazenamento de materiais e equipamentos elétricos; b) montagem de redes elétricas;

c) enfiação de cabos em redes elétricas;

d) execução de emendas e terminações elétricas; e) montagem de equipamentos elétricos;

f) montagem de sistema de proteção catódica galvânica;

g) montagem de sistema de proteção catódica por corrente impressa.

A-1.5.2 Testemunhar a execução dos testes em sistemas, materiais e equipamentos elétricos para atestar as conformidades aos requisitos especificados.

A-1.6 Inspeções e Ensaios Finais após a Execução dos Serviços

A-1.6.1 Verificar se a preservação e armazenamento de materiais e equipamentos elétricos estão sendo conduzidos de acordo com os procedimentos documentados.

A-1.6.2 Testemunhar a execução dos testes de controle da qualidade: a) testes de cabos elétricos;

b) testes de equipamentos elétricos; c) testes de calibração de relés;

d) testes funcionais da instalação elétrica; e) testes funcionais em operação assistida; f) teste funcional em aterramento elétrico;

g) teste de pré-operação do sistema de proteção catódica.

A-1.6.3 Verificar se a instalação elétrica está em conformidade com a norma PETROBRAS N-2510.

(7)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

A-1.7 Dispositivos Elétricos de Proteção

A-1.7.1 Verificar a adequação da calibração dos dispositivos elétricos de proteção em conformidade com procedimentos documentados e normas técnicas.

A-1.7.2 Verificar e analisar, através de relatórios, os resultados dos testes/ ensaios de calibração dos dispositivos elétricos de proteção, em conformidade com procedimentos documentados e normas técnicas e emitir os laudos respectivos à análise efetuada.

A-1.8 Instrumentos de Inspeção, Medição e Testes/ Ensaios

A-1.8.1 Verificar se a seleção dos instrumentos de inspeção, medição e testes/ ensaios é apropriada e coerente com a exatidão requerida.

A-1.8.2 Verificar se os instrumentos de inspeção, medição e testes/ ensaios estão calibrados e têm suas calibrações rastreáveis a padrões válidos.

A-1.8.3 Verificar se os instrumentos de inspeção, medição e testes/ ensaios estão adequadamente identificados, inclusive quanto à validade da calibração efetuada.

A-1.8.4 Verificar se os resultados da calibração dos instrumentos de inspeção, medição e testes/ ensaios os validam para uso, em conformidade com os critérios de aceitação estabelecidos em procedimentos documentados e normas técnicas.

A-1.9 Situação de Inspeção e Testes/Ensaios

A-1.9.1 Verificar se os testes/ ensaios estão ou foram executados por pessoal com a qualificação adequada, procedimento documentado aprovado e na extensão requerida, de acordo com as normas e especificações técnicas.

A-1.9.2 Verificar e analisar, através de relatórios, os resultados dos testes/ ensaios dos serviços de eletricidade sob sua responsabilidade.

A-1.9.3 Verificar se a situação de inspeção e testes/ ensaios está sendo identificada através de meios adequados.

A-1.10 Registro de Resultados

A-1.10.1 Registrar resultados e relatar não-conformidades de acordo com procedimentos documentados estabelecidos.

(8)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

A-1.10.2 Registrar os testes e ensaios testemunhados.

A-1.10.3 Verificar, avaliar e registrar a organização e a atualização do arquivo de documentos técnicos, no tocante à especialidade elétrica.

A-1.10.4 Verificar se a documentação “como construído” está sendo emitida e se esta documentação registra de forma completa as alterações introduzidas.

____________

(9)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

ANEXO B - REQUISITOS

B-1 REQUISITOS

MÍNIMOS

DE ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIA

PROFISSIONAL PARA O INSPETOR DE ELETRICIDADE

B-1.1 Nível 1

B-1.1.1 Alternativa A

Engenheiro Eletricista, com 6 meses de experiência comprovada na especialidade.

B-1.1.2 Alternativa B

Curso Técnico Industrial com formação em uma das seguintes especialidades: eletrotécnica ou eletrônica e 1 ano de experiência comprovada na especialidade.

B-1.1.3 Alternativa C

Segundo Grau com 3 anos de experiência comprovada na especialidade, e com curso profissionalizante em eletrotécnica ou eletrônica.

B-1.2 Nível 2

B-1.2.1 Alternativa A

Engenheiro Eletricista com 1 ano de experiência comprovada na especialidade.

B-1.2.2 Alternativa B

Curso Técnico Industrial em uma das seguintes especialidades: eletrotécnica ou eletrônica e com 2 anos de experiência comprovada na especialidade.

______________

(10)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

ANEXO C - TREINAMENTO REQUERIDO

C-1 TREINAMENTO REQUERIDO NÍVEL 1 ( N1)

C-1.1 Noções de Eletrotécnica

a) grandezas elétricas; b) resistividade;

c) circuito elétrico; d) lei de Ohm, Kirchoff; e) associação de resistores; f) potência CA e CC; g) capacitores; h) indutores; i) transformador; j) baterias; k) carregador de baterias; l) eletromagnetismo.

C-1.2 Máquinas e Dispositivos Elétricos e Eletrônicos Utilizados em Baixa Tensão

a) máquinas estática e dinâmica;

b) disjuntores, transformadores de potencial e transformadores de corrente; c) relés e termostato;

d) contatores; e) fusíveis e chaves f) alimentadores

g) interligação de componentes, equipamentos e dispositivos; h) conectores;

i) isoladores;

j) lâmpadas e reatores; k) quadro geral de força;

l) circuitos de distribuição e auxiliares;

m) instrumentos de medição (voltímetro; frequencímetro; amperímetro; wattímetro, tacômetro; reostato; sincronoscópio; termovisor; ohmímetro; indicador, rigidez dielétrica; tacômetro);

n) baterias;

o) retificadores e inversores;

p) controladores lógicos programáveis;

q) dispositivo eletrônicos de alta potência (tiristores, transistores, etc).

C-1.3 Recebimento, Montagem e Preservação de Equipamentos e Componentes

a) motores;

b) transformadores (potência, corrente e potencial); c) chaves seccionadoras;

d) quadro de comando e controle; e) disjuntores;

f) relés de proteção; g) contatores; h) botoeiras; i) terminais;

(11)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

C-1.4 Noções Básicas de Metrologia

C-1.4.1 Sistema de Unidades - S I.

C-1.4.2 Conversão de unidades; regras de arredondamento conforme a norma ABNT NBR 5891.

C-1.5 Classificação de Áreas

C-1.5.1 Requisitos para instalações elétricas em atmosferas explosivas.

C-1.5.2 Leitura e interpretação de certificados de conformidade emitidos por organismo de certificação credenciado.

C-1.5.3 Leitura e interpretação de documentos de classificação de áreas.

C-1.6 Interpretação e Análise de Esquemas Elétricos

C-1.6.1 Simbologia e terminologia segundo a norma ABNT NBR 8370 e normas PETROBRAS N-298, N-299 e N-898.

C-1.6.2 Diagramas elétricos.

C-1.6.3 Diagramas de interligação de componentes, equipamentos e dispositivos.

C-1.6.4 Plantas elétricas.

C-1.6.5 Croquis (“layouts”).

C-1.7 Medições

C-1.7.1 Tensão, corrente, resistência, resistência de aterramento e isolação.

C-1.7.2 Instrumentos para medição (paquímetro, tacômetro, régua graduada e trena).

C-1.8 Procedimentos de Segurança e Higiene do Trabalho

(12)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

C-1.8.2 Identificação e uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

C-1.8.3 Identificação e descrição de atos e condições inseguras.

C-1.8.4 Noções básicas de combate a incêndio.

C-1.8.5 Noções básicas de proteção ambiental.

C-1.8.6 Noções de primeiros socorros.

C-1.8.7 Noções básicas de demarcação de segurança e de sinalização de transporte de carga.

C-1.8.8 Requisitos da norma regulamentadora NR-10.

C-1.9 Noções Básicas de Sistema da Qualidade

C-1.9.1 Sistema da Qualidade: fundamentos e vocabulário segundo a norma ABNT NBR ISO 9000.

C-1.9.2 Sistema da Qualidade: requisitos segundo a norma ABNT NBR ISO 9001 e diretrizes segundo ABNT NBR ISO 9004.

C-1.10 Normas Técnicas

C-1.10.1 Familiarização com as normas PETROBRAS N-1600, N-1614 , N-1988,

N-1989, N-2154, N-2155, N-2166, N-2167, N-2222, N-2298 e N-2510.

C-2 TREINAMENTO REQUERIDO NÍVEL 2 (N2)

C-2.1 Todos os itens relativos ao N1 mais os descritos abaixo.

C-2.2 Geração

C-2.2.1 Sistemas de geração de energia.

(13)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

C-2.3 Aterramento e proteção contra descargas atmosféricas.

C-2.4 Emissão eletro-magnética.

C-2.5 Análise de procedimentos de execução de montagem e testes em sistemas elétricos industriais em baixa tensão.

C-2.6 Análise de sistemas elétricos industriais.

C-2.7 Coordenação e seletividade da proteção de sistemas elétricos industriais.

C-2.8 Normas Técnicas

Familiarização com as normas ABNT NBR 5410 e IEC 60079-10.

C-2.9 Noções de inglês técnico.

(14)

N-2613

REV. A

JAN / 2002

ÍNDICE DE REVISÕES

Não existe Índice de Revisões.

REV. A

Partes Atingidas Descrição da Alteração

2 a 4 Revisados 6 a 7 Revisados ANEXO A Revisado ANEXO B Revisado ANEXO C Revisado _____________

Referências

Documentos relacionados

Assim, de acordo Sistema Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (SESCOOP, 2007, p.. Os baixos salários e a longa jornada de trabalho trouxeram muitas

As normas e os procedimentos, a serem adotados em caso de ocorrência de acidentes ambientais ou pessoais, devem constar em manual disponível e de fácil acesso

Nome Eliminatória Eliminatória Mini Mosca 14 Classificação Colete Potencia 3 Vencedor Equipa 24 15 Sintra 20 de maio de 2017.. V Open Internacional

dispõe sobre a organização e o funcionamento da Câmara, a ser mantida por esta ORDEM, resolve dar ciência aos Advogados, que estejam devidamente registrados e

[…]’ Que, por fim, o interrogando gostaria de adicionar que, em relação à aquisição pela Petrobras do campo de exploração em Benin, a pessoa que lhe indicou a conta

O acelerômetro Biotrainer II não identifica atividades realizadas sentadas ou deitadas, logo, para que as comparações entre os dados obtidos pelo acelerômetro com o R24AF

Nesse propósito, foram utilizadas as fontes (ou evidências) que seguem. a) Entrevista em profundidade – realizada com os proprietários foi pautada em dois

Um abraço... Caso não conheça contos de assombração, será uma boa oportunidade para conhecer. Mas se já conhece, será muito bom, pois poderá ajudar os colegas e o seu professor