• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Regente: Prof. Doutor Rui Maio

Orientador: Prof. Doutor Joaquim Gago

Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School

Ano Letivo 2018/2019

Ana Carolina dos Santos Tim-Tim | Número 2013146

6º ano do Mestrado Integrado em Medicina

(2)

2

ÍNDICE

1. Introdução e Objetivos ...3

2. Descrição das Atividades Desenvolvidas ...4

Estágio Parcelar de Ginecologia- Obstetrícia ...4

Estágio Parcelar de Saúde Mental ...4

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ...5

Estágio Parcelar de Pediatria ...6

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ...6

Estágio Parcelar de Medicina Interna ...7

Estágio Opcional de Oftalmologia ...8

3. Elementos Valorativos ...8

4. Análise Crítica ...8

5. Anexos ... 11

Anexo 1: Cancro do Pulmão – Rastreio e Diagnóstico Precoce ... 11

Anexo 2: Jornadas Vertente Saúde da Criança e do Adolescente - “Desafios” ... 12

Anexo 3: 4ª Reunião Clínica de Pediatria ... 13

Anexo 4: Palestre de Psiquiatria - “Ansiedade, do Sintoma ao Síndrome” ... 14

Anexo 5: Portugal eHealth Summit ... 15

Anexo 6: ICE 2019 – International Congress on Emmergency ... 16

Anexo 7: PedDay – Urgências Pediátricas ... 17

Anexo 8: Curso TEAM ... 18

Anexo 9: Congresso de Cirurgia: Les Compagnons Hepato-Biliaires... 19

Anexo 10: Palestra From Bench to Breast Side ... 20

Anexo 11: Poster do Dia Mundial da Diabetes exposto na USF Citadela ... 21

• MIM: Mestrado Integrado em Medicina • FCM: Faculdade de Ciências Médicas • NMS: Nova Medical School

• HBA: Hospital Beatriz Ângelo

• CHPL: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

• EO: Exame Objetivo

• ECD: Exames Complementares de Diagnóstico • HDE: Hospital de Dona Estefânia

• SU: Serviço de Urgência

(3)

1.

Introdução e Objetivos

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissionalizante, integrado no plano curricular do 6º ano do MIM da FCM|NMS. A sua organização permite a participação em estágios parcelares nas principais áreas clínicas, visando a aquisição tutelada das competências fundamentais à prática da Medicina. O relatório começa com uma introdução, onde abordarei os objetivos gerais e pessoais a alcançar durante o último ano de formação médica. De seguida, farei uma descrição resumida dos estágios parcelares, seguindo a ordem cronológica da participação nos mesmos, dos objetivos específicos e das atividades desenvolvidas em cada um. Posteriormente, farei referência aos elementos valorativos em que participei de forma a enriquecer a minha formação profissional e pessoal. Por fim, na reflexão crítica, apresentarei um balanço final do trabalho desenvolvido durante o sexto ano e dos objetivos cumpridos.

A formação pré-graduada em Medicina tem sido alvo de reformas e atualizações ao longo do tempo, tentando proporcionar as ferramentas e os conhecimentos necessários à prestação de cuidados de saúde de qualidade. Foram assim desenvolvidos vários documentos, de que são exemplos “O licenciado Médico em Portugal” e “The Tunning Project (Medicine)”, com o objetivo de enumerar as competências nucleares que o futuro licenciado em Medicina deve reunir.

O sexto ano representa o culminar da formação médica pré-graduada, sendo o estágio profissionalizante a última etapa de um processo de aprendizagem contínua, que nem por isso termina com o final do curso, considerando que “a Sociedade espera e exige do Médico, competência e atualização permanente dos conhecimentos, isto é, aprendizagem contínua, para a vida” (O licenciado Médico em Portugal).

Assim sendo, aponto como principal objetivo do estágio profissionalizante, a sedimentação e aquisição de conhecimentos, competências e atitudes essenciais ao início da vida profissional e à prática clínica futura, sendo estas aptidões que continuaremos a desenvolver ao longo da vida. Considerando este objetivo nuclear, e tendo em conta os documentos supramencionados, enumero como objetivos a alcançar: aquisição de competências necessárias ao exercício da Medicina sob supervisão; consolidação de conhecimentos das ciências básicas e clínicas adquiridos ao longo do curso; aplicação dos mesmos na avaliação e gestão adequada dos doentes, através da elaboração de história clínica, realização de exame físico, formulação e investigação de hipóteses de diagnóstico, e estabelecimento de um plano terapêutico e de gestão do doente, valorizando uma abordagem holística; treino na execução de procedimentos da prática clínica; consolidação de conhecimentos na área da prevenção e promoção da saúde; e aquisição de estratégias de comunicação eficaz e de relacionamento com o doente, familiares e profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde. Destaco ainda como objetivos pessoais: desenvolvimento de um maior sentimento de segurança na interação com os doentes; aquisição de autonomia tutorada, nunca esquecendo os limites das minhas competências; e o desenvolvimento de um espírito crítico e de constante empenho na aquisição, aprofundamento e atualização de conhecimentos, sendo a Medicina uma Ciência em constante evolução.

(4)

2.

Descrição das Atividades Desenvolvidas

O estágio profissionalizante teve uma duração total de 32 semanas, divididas por estágios parcelares nas áreas de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. Seguidamente serão descritas de forma sumária as atividades desenvolvidas em cada estágio, bem como os objetivos específicos de cada um.

Estágio Parcelar de Ginecologia- Obstetrícia

Local: Hospital Beatriz Ângelo | Tutor: Dr. José Reis |10/09/2018 a 06/10/2018

O estágio parcelar de Ginecologia-Obstetrícia teve a duração de 4 semanas, e decorreu no HBA sob a tutoria do Dr. José Reis. Sendo esta uma área de interesse particular, tinha como objetivos específicos para este estágio contactar com as diversas valências desta especialidade médico-cirúrgica, adquirir competências de forma tutorada no que diz respeito ao exame objetivo, diagnóstico e terapêutica das patologias mais comuns, bem como treinar alguns gestos técnicos característicos da especialidade. O estágio foi organizado num sistema de rotação diária que possibilitou o contacto e aprendizagem com profissionais das diferentes áreas da especialidade, e a participação em diversas atividades nomeadamente: Consulta de Ginecologia, onde presenciei sobretudo consultas de mulheres com Endometriose, o que me permitiu contactar com a abordagem terapêutica médica e cirúrgica desta patologia; Consulta de Obstetrícia, onde acompanhei de perto o seguimento da mulher grávida, sobretudo no 2º e 3º Trimestre; Enfermaria, onde acompanhei sobretudo a abordagem do puerpério; e Serviço de Urgência, onde observei e auxiliei na abordagem às principais queixas do foro ginecológico e obstétrico que surgem em contexto de urgência. Nas atividades supramencionadas, destaco a oportunidade de realizar, de forma supervisionada, exame ginecológico da mulher, com colheita de colpo-citologias, e exame objetivo da grávida, nomeadamente medição da altura uterina, auscultação do foco fetal, toque obstétrico e colheita de exsudado reto-vaginal. Estive presente no Bloco de Partos, onde presenciei a realização de partos eutócicos e distócicos, e no Bloco Operatório Ginecológico, onde observei a realização de várias cirurgias da área da uro-ginecologia. Assisti ainda à realização de vários Exames Complementares de Diagnóstico, nomeadamente histeroscopias, ecografias ginecológicas, e ecografias obstétricas de 1º, 2º e 3º Trimestre. Participei ainda nas várias reuniões e sessões clínicas semanais das equipas de Ginecologia e de Obstetrícia, sendo que numa delas apresentei o artigo “Endometrioma-related reduction in ovarian reserve (ERROR): a prospective longitudinal study”.

Estágio Parcelar de Saúde Mental

Local: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa| Tutora: Dra. Ana Caixeiro| 08/10/2018 a 02/11/2018

Este estágio parcelar decorreu no CHPL – Hospital Júlio de Matos, sob a tutoria da Dra. Ana Caixeiro, no Serviço de Reabilitação e Residentes, e teve a duração de 4 semanas. Relativamente aos objetivos deste estágio, saliento o treino de entrevista clínica e exame do estado mental, e aquisição de competências na realização dos mesmos, bem como o contacto com patologia diversa, com vista a saber identificar as

(5)

principais síndromes psiquiátricas, e adquirir conhecimentos sobre a sua abordagem diagnóstica e terapêutica. Durante o estágio acompanhei a minha tutora num serviço com características únicas, constituído por uma equipa multidisciplinar, focada sobretudo no processo de reabilitação psicossocial de doentes, clinicamente estáveis, mas com doença mental grave e crónica associada a multimorbilidade, que impossibilita a sua reintegração noutras instituições ou na comunidade com autonomia. Assisti também a consultas externas de psiquiatria geral e de reabilitação, onde pude contactar com um maior número de doentes e diversidade de patologia psiquiátrica; estive presente no serviço de urgência psiquiátrica do Hospital de S. José, que me permitiu observar como é feita a abordagem e orientação do doente psiquiátrico num contexto de apresentação aguda, bem como praticar a realização de entrevista clínica. Elaborei também uma história clínica de um doente com Esquizofrenia, internado no Serviço de Reabilitação e Residentes, e visitei o Serviço de Álcool e Novas Dependências, onde assisti a entrevistas com doentes internados para desintoxicação aguda e desabituação da dependência de álcool. Além desta vertente prática, o estágio contou ainda com uma componente mais teórica, constituída essencialmente por aulas teórico-práticas e sessões de formação do Internato Médico de Psiquiatria, sobre diferentes temáticas.

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

Local: USF Citadela| Tutora: Dra. Maria José Neto | 05/11/2018 a 30/11/2018

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar teve lugar na USF Citadela, em Cascais, sob a tutela da Dra. Maria José Neto, tendo a duração de 4 semanas. Relativamente aos objetivos para o mesmo, pretendia contactar com a maior diversidade possível de patologias, em consultas de tipologia variada. Tinha ainda como objetivos a consolidação de conhecimentos quanto à abordagem clínica de doentes em cuidados de saúde primária, sobretudo numa vertente biopsicossocial, bem como a identificação de fatores de risco e de situações em que a referenciação a outras especialidades é necessária. Pretendia também adquirir uma maior segurança e sedimentar competências na execução dos diferentes passos da consulta, e na construção da relação médico-doente. Durante o estágio, acompanhei a minha tutora em consultas de Saúde do Adulto, sobretudo consultas programadas de vigilância de Diabetes e HTA, consultas de Saúde Infantil, Saúde Materna e de Planeamento Familiar, e consultas do Dia para observação de quadros clínicos de instalação aguda. Além disso, acompanhei também outros profissionais de saúde na realização de domicílios, onde pude verificar que a observação rotineira dos doentes nas Unidades de Saúde é muitas vezes limitada pelo facto de não conseguirmos integrar por completo todos os fatores sociais, familiares e ambientais dos doentes no nosso raciocínio clínico.

Ao longo do estágio pude assim contactar com populações e patologia muito diversa, treinar competências na colheita de anamnese e realização de EO, consolidar conhecimentos quanto à prevenção e promoção de saúde, e indicações para pedidos de ECD, bem como discutir e aprender sobre a abordagem terapêutica das patologias mais prevalentes seguidas em Cuidados Primários. Realizei também um Poster para ser exposto

(6)

no dia Mundial da Diabetes, intitulado “Dia Mundial da Diabetes, Uma Perspetiva Histórica”, cujo objetivo consistiu em fornecer uma visão mais informada e historicamente contextualizada da evolução dos cuidados de saúde da população diabética, e da gestão integrada desta patologia crónica tão prevalente no nosso país.

Estágio Parcelar de Pediatria

Local: Hospital de Dona Estefânia| Tutora: Dra. Leonor Sassetti | 03/12/2018 – 11/01/2019

O Estágio parcelar de Pediatria teve lugar no HDE, sob a tutoria da Dra. Leonor Sassetti, e teve também a duração de 4 semanas. Neste, tenho a destacar como objetivos prioritários, o treino de competências na observação de crianças nas várias etapas de desenvolvimento pediátrico, nomeadamente na colheita de anamnese e realização de EO, bem como o contacto e aquisição de conhecimentos respetivos à abordagem clínica das patologias mais prevalentes desta especialidade. A componente prática do estágio decorreu sobretudo na Unidade de Adolescentes do HDE, onde acompanhei o trabalho da minha tutora e integrei a dinâmica de trabalho do Serviço, assistindo às Reuniões Clínicas, e colaborando na observação diária, elaboração de diários clínicos e de notas de alta dos jovens internados nesta unidade, permitindo-me contactar com patologia variada e discutir os casos clínicos observados. Assisti também a várias consultas de saúde do Adolescente levadas a cabo pela minha tutora, o que me permitiu mais uma vez testemunhar a especificidade que existe, não só quanto ao tipo de patologia, mas também quanto à sensibilidade necessária no contacto com esta faixa etária. De forma a poder contactar com a avaliação de crianças noutras fases de desenvolvimento, e com outro tipo de patologias prevalentes na área da Pediatria, estive também presente no SU por diversas ocasiões, e acompanhei, durante uma manhã, a consulta de Imuno-Alergologia. Em todas as atividades desenvolvidas tive oportunidade de treinar colheita de anamnese e realização EO, sempre de forma tutorada. Durante o estágio assisti ainda a sessões clínicas semanais e sessões de formação para internos, participei no Workshop de Urgências Pediátricas, e assisti e participei no dia dos seminários apresentados pelos alunos do 6º ano, onde apresentei o tema “Síndrome de Refeeding”, cujo ponto de partida foi um caso clínico de uma jovem com Anorexia Nervosa com restrição alimentar grave, que acompanhei durante o estágio, tanto na consulta, como no internamento.

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

Local: Hospital Beatriz Ângelo| Tutor: Dr. Luís Palma Féria | 21/01/2019 - 15/03/2019

Este estágio teve a duração de 8 semanas, e decorreu sob a orientação do Dr. Luís Palma Féria, organizando-se num sistema de rotação que se dividia da seguinte forma: 1 semana de componente teórico-prática, 4 semanas de estágio de Cirurgia Geral, 1 semana no Serviço de Urgência e 2 semanas de Estágio Opcional. Quanto a objetivos específicos para este estágio, saliento a consolidação de conhecimentos acerca das principais síndromes cirúrgicas, quanto à sua semiologia, e abordagem diagnóstica e terapêutica, sobretudo na distinção de quadros clínicos que requerem uma abordagem cirúrgica urgente ou eletiva.

(7)

A componente teórico-prática lecionada no HBA, incluiu a apresentação de temas variados no âmbito da prática clínica cirúrgica e da vivência hospitalar, incluindo momentos de simulação de algumas técnicas e procedimentos, e terminou com a realização do curso TEAM (certificado em anexo).

Nas semanas dedicadas à Cirurgia Geral, acompanhei o meu tutor nas consultas e na Enfermaria, onde contactei com patologia cirúrgica diversa, assisti à avaliação de doentes no pré e pós-operatório, e pratiquei a colheita de história clínica e realização de EO. A presença no Bloco Operatório possibilitou o contacto com diferentes técnicas cirúrgicas e de assepsia, sendo este um ambiente com regras específicas e que requer a adoção de uma postura adequada, havendo ainda oportunidade para participar numa cirurgia como ajudante. No SU, passei pelas diversas valências da Urgência do HBA, fazendo uma referência particular ao dia de Pequena Cirurgia, onde assisti à abordagem de doentes com patologia traumática.

Optei por realizar o estágio opcional no serviço de Anestesiologia, o que me permitiu contactar com uma outra vertente da abordagem do doente cirúrgico. Estive presente em diversas atividades que constituem a prática clínica diária desta especialidade, nomeadamente: consultas de preparação e avaliação pré-operatória de doentes, e de Acupunctura; observação de técnicas de indução anestésica no laboratório de técnicas de Gastroenterologia e Pneumologia; participação no Bloco Operatório, onde assisti à realização de diversos procedimentos anestésicos, e pude participar ativamente na ventilação e intubação de doentes e na colocação de linhas arteriais, sob orientação do assistente que me acompanhava.

Finalmente, participei no Mini-Congresso de Cirurgia Geral, onde apresentei um caso clínico de uma doente com um teratoma da tiroide que acompanhei durante o estágio, intitulado “Um caso cabeludo”.

Estágio Parcelar de Medicina Interna

Local: Hospital de S. Francisco Xavier| Tutor: Dr. Manuel Araújo | 18/03/2019 – 17/05/2019

O estágio parcelar de Medicina Interna teve lugar no HSFX, sob orientação do Dr. Manuel Araújo, durante 8 semanas. Como objetivos específicos, saliento a participação e integração na dinâmica de trabalho de um serviço e de uma equipa, construção tutorada de um maior grau de autonomia na observação e gestão clínica de doentes, e a aquisição, sedimentação e integração de conhecimentos de diferentes áreas médicas.

A componente prática deste estágio foi realizada maioritariamente na enfermaria, onde tive oportunidade de observar, de forma parcialmente autónoma, uma média de 2 doentes por dia, ficando encarregue de registar os diários clínicos, escrever notas de alta, e fazer prescrição da terapêutica e ECD necessários, sempre com supervisão do meu tutor e dos elementos da equipa médica que integrei. Além disso, o trabalho desenvolvido permitiu-me desenvolver competências na comunicação com profissionais de saúde das mais diversas áreas, doentes e familiares, favorecendo deste modo a relação médico-doente. Saliento a oportunidade de acompanhar um tutor que tem como área de interesse os cuidados paliativos, onde essa comunicação é essencial para a boa prestação de cuidados. Participei ainda na visita médica que decorria semanalmente no serviço, onde pude contribuir ativamente na apresentação de doentes. A participação no

(8)

SU do HSFX, permitiu fomentar o raciocínio clínico, através da colaboração na observação, colheita de anamnese e realização de EO de doentes com patologia diversa, em diferentes grupos etários, e consolidar conhecimentos acerca da instituição e otimização terapêutica em contexto de urgência. Assisti a consultas externas de Medicina Interna e de Patologia Autoimune, o que me permitiu praticar o raciocínio clínico em contexto de consulta e entender quais os principais motivos que levam os doentes a uma consulta hospitalar. Visitei o Hospital de Dia de Especialidades Médicas, onde assisti a consultas de reavaliação de doentes após alta hospitalar, consultas de hipocoagulação, e realização de terapêutica com ferro endovenoso, transfusões sanguíneas e flebotomias. Durante o estágio assisti ainda a várias sessões clínicas, sendo que numa delas apresentei um trabalho sobre a Abordagem Diagnóstica do Doente com Icterícia, e estive também presente nos seminários Teóricos de Medicina Interna e em Sessões Teórico-Práticas dirigidas aos alunos do 6º ano.

Estágio Opcional de Oftalmologia

Local: Hospital de Santo António dos Capuchos| Tutor: Dr. Marco Medeiros | 20/05/2019 – 31/05/2019

Como estágio opcional, realizei 2 semanas no Serviço de Oftalmologia do HSAC sob a orientação do Dr. Marco Medeiros. O curto contacto que tive com esta especialidade ao longo do curso e o meu interesse pela área motivaram-me a querer aprofundar o meu conhecimento sobre o trabalho realizado em Oftalmologia. Penso que esse objetivo foi conseguido, através da participação em consultas de tipologia variada, na Urgência de Oftalmologia, e da permanência no Bloco Operatório onde assisti a cirurgias de catarata e retina.

3.

Elementos Valorativos

Ao longo do curso, e durante este ano letivo, procurei empenhar-me num processo contínuo de desenvolvimento de conhecimento e investimento na formação, não apenas limitado à estrutura abrangida pelo MIM. Assim, procurei participar em atividades formativas extracurriculares que me parecessem benéficas de um ponto de vista pessoal, na exploração de algumas áreas de interesse, ou de áreas que não foram suficientemente abordadas durante o curso. Procurei ainda participar em palestras e formações que transmitissem conhecimentos complementares aos adquiridos no estágio profissionalizante. Em anexo encontram-se os certificados das formações extracurriculares a que atendi durante este ano.

4. Análise Crítica

“A Medicina moderna…requer a perceção da globalidade do ser humano doente, na sua dimensão pessoal, física, espiritual e familiar e não pode ser indiferente ao componente social. Por isso a educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas a aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional. Requer cultura, sem o que a sua compreensão do indivíduo doente será sempre limitada; formação científica sólida, sem o que não dominará as razões da sua atuação e não poderá progredir e inovar; impõe sentido ético e moral e interesse pelo próximo, sem o que não poderá apreender e viver o

(9)

É com esta citação que inicio a reflexão crítica, pois acredito que é a que melhor traduz o conjunto de ensinamentos e valores a serem adquiridos no final de um percurso de formação pré-graduada em Medicina. A minha participação no Estágio profissionalizante, e a dedicação e investimento incutidos, permitiram o desenvolvimento de competências clínicas, com aquisição e maturação de conhecimentos essenciais à prática da Medicina. Possibilitou também uma progressão em termos de aptidões no relacionamento interpessoal, particularmente no que respeita ao estabelecimento da relação médico-doente, alertando-me para a importância da mesma, e da abordagem dos doentes de uma forma holística, valorizando todos os aspetos do seu contexto biopsicossocial no sucesso do seu desfecho clínico.

Desta forma, penso que este foi um ano essencial para aquisição de competências e desenvolvimento de uma autonomia tutorada. Foi também um período essencial para desenvolver confiança na minha prática clínica e refletir sobre algumas fragilidades, tentando colmatá-las através do cumprimento dos objetivos estabelecidos para este ano, e da definição de objetivos para o futuro. Apesar de seis anos de formação em Medicina não serem suficientes para adquirir a maturidade necessária para o exercício da profissão de forma autónoma, representam o início de um percurso de construção da mesma, que continuará ao longo da minha vida profissional, num processo de contínua aprendizagem, procura pelo conhecimento e melhoria das minhas aptidões clínicas.

Relativamente aos estágios realizados, e ao cumprimento ou não dos objetivos específicos a que me propus, existem aspetos a salientar, e dado que ao longo da descrição das atividades tentei focar os pontos positivos, procurarei igualmente refletir sobre alguns aspetos que poderiam ser melhorados.

No estágio de Ginecologia-Obstetrícia, considero ter atingido os objetivos específicos, através da participação em diversas valências desta especialidade, do contacto com patologia diversa, e da aquisição e treino de competências. Contudo, gostaria de ter tido a oportunidade de assistir a consultas de áreas mais diversificadas, e de participar mais ativamente na componente cirúrgica desta especialidade, nomeadamente em cirurgias ginecológicas e cesarianas, o que não foi possível durante o meu período de estágio.

O estágio de Saúde Mental possibilitou a consolidação de conhecimentos sobre as principais síndromes psiquiátricas, a prática de entrevista clínica e exame do estado mental, e permitiu-me integrar um serviço que lida com uma vertente essencial da abordagem da doença mental. A participação num serviço focado na Reabilitação alertou-me para os múltiplos fatores que influenciam o processo terapêutico e reabilitativo destes doentes. Contudo, e apesar da oportunidade de participar em diferentes atividades no CHPL, penso que o estágio beneficiaria de um sistema de rotação organizado pelos diversos serviços que o constituem.

Relativamente ao estágio de MGF, penso que a maioria dos objetivos foram cumpridos através da participação em consultas de tipologia variada e em domicílios, o que permitiu a consolidação de conhecimentos, e me alertou para situações que necessitam referenciação. No entanto, não tive possibilidade de realizar consultas de forma parcialmente autónoma, o que penso que teria sido benéfico

(10)

para desenvolver competências e segurança na condução de uma consulta, e na sistematização dos diferentes passos que a constituem.

O balanço final que faço do estágio de Pediatria é bastante positivo, visto que me permitiu participar em atividades diversas, contactar com patologia variada e treinar competências na observação de crianças. No entanto, o facto de a atividade prática ter decorrido maioritariamente num serviço de Adolescentes limitou o contacto com a abordagem de algumas patologias pediátricas comuns noutras faixas etárias, pelo que tentei colmatar essas falhas através da participação no SU do HDE e em algumas formações extracurriculares. O Estágio de Cirurgia constituiu uma oportunidade de sistematizar conhecimentos da área cirúrgica, sendo que a organização do mesmo por diferentes atividades facilitou a concretização dos objetivos propostos de forma estruturada. Destaco o período passado na especialidade opcional, que permite personalizar e enriquecer a formação profissional dos alunos. No entanto, a semana no SU poderia ser otimizada, dado que contactei maioritariamente com patologia urgente não cirúrgica, e, tratando-se de um estágio de Cirurgia Geral, penso que seria mais produtivo prolongar o tempo de permanência na Pequena Cirurgia, de forma a poder praticar técnicas cirúrgicas comuns e essenciais à prática clínica futura.

O estágio de Medicina Interna permitiu-me sentir parte integrante da dinâmica de trabalho de uma equipa médica, cujo apoio e orientação constantes permitiram o desenvolvimento de aptidões e de um maior grau de autonomia e, consequentemente, de um maior sentimento de responsabilidade para com o meu trabalho. A participação nas diferentes vertentes da vida diária do internista, e o contacto com uma grande heterogeneidade de doentes e patologias, realçaram a importância da transversalidade e sistematização dos conhecimentos necessários à prestação de cuidados de saúde de qualidade. Por outro lado, a exposição diária a momentos de incerteza e o confronto com os limites do meu conhecimento, motivaram-me diariamente para a procura do mesmo, atitude essa que pretendo preservar no futuro. Contudo, penso que o estágio poderia beneficiar de uma participação organizada nas várias Unidades do Serviço, de que são exemplo a Unidade de Insuficiência Cardíaca, Unidade de AVC e de Ortogeriatria.

Ao longo dos diversos estágios tive oportunidade de produzir e apresentar diversos trabalhos, o que contribuiu para o desenvolvimento das minhas capacidades de exposição em público, sendo também esta uma ferramenta essencial para um médico.

Para concluir, penso que este foi um ano de grande crescimento pessoal e profissional, constituindo o culminar de um percurso académico bastante enriquecedor. A atividade realizada nos diferentes estágios foi essencial para o cumprimento dos objetivos gerais, permitindo-me também atingir, de forma geral, os objetivos específicos a que me propus. Termino agradecendo à Faculdade de Ciências Médicas, particularmente a todos os Professores, Assistentes, Tutores, e profissionais que me acompanharam, e de certa foram marcaram a minha formação. Agradeço também a todos os colegas, amigos e em especial à minha família que me apoiaram ao longo deste percurso.

(11)

5. Anexos

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School | 2018/2019

Campo Mártires da Pátria, número 130

“A Medicina moderna…requer a perceção da globalidade do ser humano doente, na sua dimensão pessoal, física, espiritual e familiar e não pode ser indiferente ao componente social. Por isso a educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas a aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional. Requer cultura, sem o que a sua compreensão do indivíduo doente será sempre limitada; formação científica sólida, sem o que não dominará as razões da sua atuação e não poderá progredir e inovar; impõe sentido ético e moral e interesse pelo próximo, sem o que não poderá apreender e viver o

espírito de serviço que deve ser o paradigma da sua profissão.” O licenciado Médico em Portugal

Ana Carolina dos Santos Tim-Tim | Número 2013146

Referências

Documentos relacionados

Considerando o processo de aprendizagem da leitura e algumas das competências essenciais necessárias para a aquisição do mesmo em crianças que estão a iniciá-lo, os

O período do estágio proporciona a aquisição de competências e desenvolvimento de aprendizagens necessárias para a prestação em qualidade de cuidados de

Necessitamos de apoio para a construção do mini skate parque móvel para poder se deslocar de um lugar para o outro. Material necessário: ferro, madeira, pregos,

Em todas as sandálias desenvol- vemos velcros ou materiais flexíveis para os pés mais complicados se tor- narem mais elegan- tes.. A sua palmilha anatómi- ca extraível é muito

Artigo 9º - O Processo Administrativo de Registro, acompanhado do parecer de reavaliação e da manifestação dos participantes do processo, será encaminhado ao

Para validar a intervenção feita por um programa promocional da resolução criativa de problemas e para, nessa validação, serem consideradas também perceções de ambos

Therefore clear definitions were formulated by the World Health Organization (WHO) Global Influenza Surveillance and Response System (GISRS) expert working group on surveillance

Therefore, the objective of this study was to determine the effect of different dietary levels of rosemary powder and vitamin E to broilers on the oxidative stability of breast