• Nenhum resultado encontrado

Um material potencialmente significativo para o ensino da engenharia civil utilizando impressora 3D e realidade aumentada: uma experiência com alunos do ensino médio e do ensino superior / A potentially significant material for the teaching of civil engin

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Um material potencialmente significativo para o ensino da engenharia civil utilizando impressora 3D e realidade aumentada: uma experiência com alunos do ensino médio e do ensino superior / A potentially significant material for the teaching of civil engin"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

Um material potencialmente significativo para o ensino da

engenharia civil utilizando impressora 3D e realidade aumentada:

uma experiência com alunos do ensino médio e do ensino superior

A potentially significant material for the teaching of civil

engineering using 3D printer and augmented reality: an experience

with students of high school and higher education

DOI:10.34117/bjdv6n3-091

Recebimento dos originais: 29/02/2020 Aceitação para publicação: 07/03/2020

Adauri Silveira Rodrigues Júnior Mestre em Materiais e Engenheiro Mecânico

Instituição: Universidade de Vassouras

Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos 280, Centro, Vassouras, Brasil. CEP: 27700-000

E-mail: adauri.junior@yahoo.com.br Gustavo José da Costa Gomes

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense Instituição: Universidade de Vassouras

Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos 280, Centro, Vassouras, Brasil. CEP: 27700-000

E-mail: gustavojcg@id.uff.br Luiz Felipe Caramez Berteges

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras Instituição: Universidade de Vassouras

Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos 280, Centro, Vassouras, Brasil. CEP: 27700-000

E-mail: luizberteges@gmail.com Cristiane de Souza Siqueira Pereira

Doutorado em Tecnologia em Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituição: Universidade de Vassouras

Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, nº 280 – Centro, Vassouras – RJ, Brasil

E-mail: crispereirauss@gmail.com Carlos Vitor de Alencar Carvalho

Doutor em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Instituição: Universidade de Vassouras

Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos 280, Centro, Vassouras, Brasil. CEP: 27700-000

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

Av. Manoel Caldeira de Alvarenga 1203, Campo Grande CEP 23070-200 – Rio de Janeiro - RJ

E-mail: cvitorc@gmail.com e carlos.vitor@pq.cnpq.br

RESUMO

O avanço tecnológico devido a quarta revolução industrial também conhecida como indústria 4.0 sugerem novos desafios tanto para indústria como também para as áreas de ensino e aprendizagem. Diante deste novo cenário há necessidade de apresentar em sala de aula instrumentos inovadores, assim como, a elaboração de novas práticas, de modo que façam com que os alunos experimentem em seu cotidiano acadêmico essas tecnologias, simulando o dia a dia profissional em sala de aula estimulando tarefas que se aproximem ao máximo da prática. Este trabalho mostra o uso de impressoras 3D e Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento de materiais potencialmente significativos para o ensino da Engenharia Civil. A experiência envolveu alunos da graduação do curso de Engenharia Civil e alunos do ensino médio, participantes do projeto Jovens Talentos da FAPERJ. Como resultado, pode-se verificar que o processo de ensino e aprendizagem ganha força quando o aluno se sente envolvido pela tecnologia e vê aplicabilidade da mesma em suas tarefas rotineiras, tornando-o confiante e melhor preparado para o mercado de trabalho, podendo esta experiência ser também facilmente replicada pelo egresso em sua carreira profissional no sentido de aplicar a RA e utilização da prototipagem tridimensional em seus futuros projetos na área industrial.

Palavras-chave: Indústria 4.0, Impressora 3D, Realidade Aumentada, Educação em Engenharia.

ABSTRACT

The technological advancement due to the fourth industrial revolution also known as industry 4.0 suggests new challenges for both industry as well as for the teaching and learning areas. In view of this new scenario, there is a need to present innovative instruments in the classroom, as well as the elaboration of new practices, so that students can experience these technologies in their academic every day, simulating the professional day to day classroom stimulating tasks that are o close to practice as possible. This work shows the use of 3D printers and Augmented Reality (RA) in the development of materials potentially significant for the teaching of Civil Engineering. The experience involved undergraduate students in Civil Engineering and high school students, participants of the FAPERJ Young Talents project. As a result, it can be verified that the teaching and learning process gains strength when the student feels involved in technology and sees its applicability in its routine tasks, making him confident and better prepared for the job market, and this experience be also easily replicated by the graduate in his professional career to apply the RA and use of three-dimensional prototyping in his future projects in the industrial area.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

1 INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico devido a quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, sugere novos desafios tanto para indústria como também para o processo de ensino e aprendizagem. De uma forma geral, a figura 1 mostra as principais tecnologias da indústria 4.0 segundo CNI (2017).

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver materiais potencialmente significativos utilizando tecnologias da indústria 4.0 como a impressora 3D para prototipagem tridimensional e Realidade Aumentada (RA). A ideia é levar para a sala de aula, novas experiências que facilitam o entendimento do projeto e as suas etapas a serem desenvolvidas, reforçando a noção exata de como será o resultado final do projeto.

Os alunos utilizaram a RA para visualizar o desenho tridimensional, podendo a todo o momento visualizar as partes e subpartes do projeto estrutural, tais como: sapatas, baldrames, colunas, pisos, vigas e lajes. A etapa de impressão 3D apresenta a prototipagem rápida do projeto realizado pelo aluno nas medidas reais em escala reduzida.

Figura 1 – Tecnologias habilitadoras da indústria 4.0

Fonte: Adaptado de CNI, 2017.

1.1 REALIDADE AUMENTADA

Milgram e Kishino (1994) definem a Realidade Aumentada (RA) como um subconjunto da Realidade Misturada (RM) e está localizada dentro de um continuum de

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

virtualidade. A figura 2 mostra esse continuum de virtualidade onde os extremos são o Ambiente Virtual (AV) e Ambiente Real (AR).

Figura 2 - Continuum de Virtualidade

Fonte: Adaptado de Milgram e Kishino (1994)

A RA localiza-se mais próximo do Ambiente Real, ou seja, os objetos virtuais gerados pela RA têm o objetivo de melhorar e enriquecer o ambiente real. No aspecto educacional, pode-se verificar através de diversas literaturas como por exemplo em Barbosa e Carvalho (2017) que as atividades em sala de aula com uso da RA ficam mais atraentes para os alunos “mais lúdica, estimulando o processo investigativo dos alunos o

que torna os processos de ensino e de aprendizagem mais interessante”. Em Carvalho e

Lemos (2014) pode-se verificar diversas aplicações da RA no ensino da matemática e Engenharia. Os exemplos mostram o uso da RA através de uma câmera (webcam) para captação da imagem em tempo real e de marcadores previamente cadastrados, que sendo visualizados através do webcam, permitiam a inserção na cena real de objetos virtuais.

No atual momento, vivenciamos uma evolução da RA, que apresenta o seu uso facilitado através de smartphone utilizando a própria câmera do aparelho. Um exemplo do uso da RA com smartphone pode ser visto em Almeida et al (2018) onde foi desenvolvido, utilizando conceitos da disciplina Instalações Elétricas, projetos de objetos tridimensionais sobre superfícies reais que podem ser visualizados na tela do smartphone.

Em Scortegagna e Gonçalves (2018) pode-se verificar a apresentação e visualização de objetos pela Realidade Aumentada (RA), através de marcadores gerados pelo aplicativo para smartphone chamado Augment. Tais objetos foram utilizadas na disciplina Desenho técnico dos cursos de Engenharia e foi observado que as aulas se tornaram mais dinâmicas e interativas, promovendo um aumento no interesse e participação do aluno em sala de aula.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

1.2 IMPRESSORA 3D

As impressoras 3D, também chamadas de máquinas de prototipagem rápida estão se tornando cada vez mais populares devido ao custo para aquisição que vem diminuindo ao longo do tempo. Segundo Porto (2016) “à medida que a demanda por produtos sob

medida e de fabricação personalizada aumentam, as impressoras 3D se destacam pela sustentabilidade”. Há diminuição dos custos de transportes, pois os objetivos são feitos

no local. Há também, segundo os autores, diminuição das perdas de material para produção, pois usa-se exatamente o necessário para a impressão. O uso de impressoras 3D no ensino também pode-se ser observado na literatura. Magnavita et al (2018) mostra uma experiência no desenvolvimento de material didático com impressora 3D para estudo do comportamento de lajes lisas protendidas. Segundo os autores, o estudo mostrou muito próxima da realidade, alguns dos fenômenos que ocorrem em lajes lisas em concreto protendido.

Thomaz el al (2018) também mostra o uso de impressora 3D para o desenvolvimento de um Biomodelo tridimensional para auxílio de procedimentos cirúrgicos, melhorando a visualização e explicação e tomada de decisão médica antes das cirurgias.

Nas próximas seções serão apresentadas a metodologia detalhada do trabalho realizado e as conclusões do uso e reflexões em sala de aula.

2 METODOLOGIA UTILIZADA

O presente trabalho aborda uma aula conjunta envolvendo disciplinas importantes para engenharia, com relação interdisciplinar, dividida em cinco etapas com os seguintes propósitos didáticos:

 Etapa 1 - Leitura e interpretação de desenho técnico fazendo uso da Realidade Aumentada como facilitador do entendimento do mesmo.

 Etapa 2 - Aplicação das técnicas de dimensionamento de estrutura civis (Sapatas, Baldrames, Pisos, Lages e Vigas).

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

 Etapa 3 - Elaboração de Desenho Técnico do produto e modelamento tridimensional com aplicação de softwares CAD.

 Etapa 4 - Impressão 3D em impressora Makerbot® e manipulação do aplicativo da impressora para simulação das etapas de impressão. Materializando o produto proposto em um protótipo físico.

 Etapa 5 - Realizar com os alunos uma pesquisa sobre a utilização e percepção deles quanto ao emprego dessas tecnologias em sala de aula.

O trabalho aborda uma atividade prática para atender aos objetivos propostos para as aulas preparadas. A primeira etapa foi à proposição de um modelo que fosse capaz de unir as disciplinas de Introdução às Estruturas de Concreto Armado, Projeto em Concreto Armado, Estruturas Especiais e Desenho Técnico com uma tarefa em sala de aula. Em seguida, foi feita uma escolha de um layout de fácil entendimento e que apresentasse os tópicos de aula previamente selecionados pelos respectivos professores das disciplinas (figura 3).

Figura 3 – Modelo Layout da Estrutura

Fonte: os autores

O professor de desenho técnico introduz o uso da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) que se integra ao aprendizado em sala de aula com a finalidade de

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

apresentar ao aluno um desenho tridimensional por meio de um desenho técnico previamente feito pelo professor com um código QR Code impresso no mesmo. Este QR

Code por sua vez, armazena o endereço eletrônico do arquivo tridimensional na internet.

De posse de um celular com leitor desse código e com o aplicativo instalado da

Augmented Reality Tecnology® específico para gerar imagens tridimensionais de modo

virtual, o aluno pode ao receber por meio do aplicativo da Augment® o desenho tridimensional via download. Este tipo de recurso tecnológico auxilia a interpretação de desenhos técnicos complexos e dá agilidade e entendimento para as próximas etapas a serem desenvolvidas reforçando a noção exata de como será o resultado final do projeto. Com o entendimento do desenho técnico termina a primeira etapa. A segunda etapa inicia-se com o professor de estruturas, obinicia-servado na figura 4, que com o auxílio do deinicia-senho técnico proposto dá início as técnicas de dimensionamento, figura 4a. Os alunos utilizam a tecnologia RA no decorrer da disciplina ministrada visualizando no desenho tridimensional a sequência do dimensionamento seguindo o passo a passo da disciplina de estruturas e podendo a todo o momento visualizar as parte e subpartes estruturais tais como: (Sapatas, baldrames, colunas, pisos, vigas e lajes em engenharia civil). Acompanhando a dinâmica do professor em uma atividade conhecida como “pré-aula”, onde o entendimento do desenho técnico da estrutura é vital para o bom prosseguimento dos trabalhos. A RA é importante, pois o aluno pode projetar a imagem tridimensional sobre a mesa de estudos, apresentado na figura 4b.

Figura 4 Aplicação aula de estruturas

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

Além disso, o aplicativo possui também ferramentas de manipulação do objeto tridimensional, tais como: girar e ampliar para verificar melhor algum detalhe no desenho técnico. Com essa etapa da “pré-aula” o professor de estruturas finaliza seu trabalho de dimensionar todos os componentes supracitados da estrutura finalizando assim a segunda etapa. A terceira etapa inicia-se com o resultado do dimensionamento e o professor de Desenho Técnico assume com o modelamento tridimensional, visto na figura 5, utilizando os recursos presentes nos softwares (Solidworks® 2013 ou Inventor® 2019) para o modelamento em plataforma CAD. O modelamento tridimensional, mostrado figura 5a foi dividido o desenho em partes, observados nas figuras 5b, 5c e 5d o procedimento necessário para a fragmentação do projeto em peças de modo que facilite a etapa seguinte de impressão 3D. Essa atividade é chamada de “pós-aula” onde o aluno aprenderá a gerar o modelamento tridimensional do seu projeto.

Figura 5 – Modelamento tridimensional

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

A terceira etapa é finalizada com a conclusão dos modelos tridimensionais. A quarta etapa está relacionada com a impressão do protótipo, conforme figura 6, onde foi utilizado seu aplicativo próprio de simulação de impressão, visto na figura 6a, a impressora 3D Makerbot® realizando a impressão vista na figura 6b. A utilização da impressora 3D tornado real o projeto todo realizado pelo aluno em escala reduzida moldando a prototipagem nas medidas reais em escala reduzida, apresentadas nas figuras 6c e 6d. O aluno poderá propor melhorias para o seu projeto e visualizar em suas mãos o resultado do seu trabalho. A utilização dessa prototipagem desenvolve no aluno sensibilidade das etapas de elaboração de um protótipo tridimensional fechando essa etapa que agrega duas poderosas ferramentas da indústria 4.0 que são a Realidade Aumentada (RA) e as tecnologias de prototipagem tridimensional e impressão 3D tornaram-se fortes aliadas para o desenvolvimento de novos produtos.

Figura 6 – Impressão 3D

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

A quinta e última etapa compreende a elaboração de um questionário com perguntas fechadas e objetivas que foi realizado com os alunos que participaram desta atividade e tiveram contato com essa metodologia de ensino e aprendizagem concomitantemente com os recursos aplicados oriundos da indústria 4.0. O intuito deste questionário foi observar nos alunos qual é a percepção deles ao aplicarmos essas novas tecnologias dentro de sala de aula envolvendo atividades práticas. O formulário foi realizado utilizando a ferramenta da Google® conhecido como Google Forms®, pois o mesmo já realiza a tabulação dos dados colhidos na pesquisa realizada com os alunos. Foram realizadas 4 perguntas para fecharmos essa atividade. Sendo elas descritas abaixo:

1 - Você já conhecia ou teve contato anteriormente com alguma das tecnologias apresentadas em aula, (realidade aumentada, prototipagem tridimensional com impressão 3D)?

o Realidade Aumentada

o Prototipagem Tridimensional o Impressão 3D

o Nunca tive contato com estas tecnologias

2 - Em uma escala de 1 a 5, onde 1 é muito ruim e 5 é excelente. Como você descreveria sua percepção de aprendizagem ao aplicarmos estas tecnologias em sala de aula?

o 1 o 2 o 3 o 4 o 5

3 - Você acha que a aplicação destas ferramentas em sua carreira profissional será útil como um diferencial no mercado de trabalho?

o Nem um pouco úteis o Razoavelmente úteis o Muito úteis

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

4 - Você gostaria que essas ferramentas tecnológicas estivessem mais presentes em sua formação profissional?

o Sim o Não

3 RESULTADOS

Após a realização da atividade em sala de aula foi disponibilizado para os alunos participantes um formulário eletrônico onde foi utilizado o formulário da Google® -

Google Forms® para realização da pesquisa de opinião.

Foram avaliados 30 alunos no total desta pesquisa, que foram registradas entre alunos que participaram da atividade e alunos que não participaram da atividade. Os gráficos apresentados na Figura 7 retratam os resultados da pesquisa de opinião, onde podemos gerar algumas considerações apontadas pela pesquisa realizada com os alunos. Com relação à Figura 7a – referente à pergunta 1 foi observado que 50% dos alunos nunca tiveram contato com essas novas tecnologias aplicadas dentro da sala de aula. O que reforça a iniciativa de propor cada vez mais essas atividades interdisciplinares aplicadas em consonância com as aplicações práticas. Inserindo a indústria 4.0 no cotidiano acadêmico dos alunos. Com relação à Figura 7b – referente à pergunta 2 foi observado que 80% dos alunos pesquisados avaliam como excelente a iniciativa de aplicação de tecnologias da indústria 4.0 no cotidiano em práticas dentro da sala de aula. Com relação à Figura 7c – referente à pergunta 3 os alunos acreditam em 75% que aplicação destas ferramentas em sua carreira profissional será extremamente útil como um diferencial no mercado de trabalho. E finalizando a pesquisa foi unânime onde 100% dos alunos gostariam que essas ferramentas tecnológicas estivessem mais presentes em sua formação profissional.

Figura 7 – Resultados da pesquisa de opinião Figura 7a – Pergunta 1

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761 Figura 7b – Pergunta 2 Figura 7c – Pergunta 3 Figura 7d – Pergunta 4 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo metodológico apresentado mostrou também extremo interesse dos alunos em participar da atividade e a satisfação em realizar as atividades propostas. Os objetivos do trabalho foram alcançados. O uso de Realidade Aumentada e impressoras 3D com as facilidades apresentadas atualmente, como geração de modelos utilizando dispositivos móveis e baixo custo de impressoras 3D, possibilita gerar diversos trabalhos interessantes nas áreas com a Educação, Engenharia e Computação.

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

O desenvolvimento das atividades com a participação dos estudantes do ensino médio e de graduação é um destaque interessante do trabalho, pois os mesmos puderam trocar experiências, sobre tecnologias e seu uso na Engenharia, sendo um estímulo ainda maior para os alunos do ensino médio desenvolverem habilidades e aptidão para serem futuros alunos de cursos de Engenharia, visando a formação do Engenheiro do Futuro.

AGRADECIMENTOS

O segundo autor agradeço pelo auxílio financeiro através da bolsa do programa Jovens Talentos da FAPERJ processo Nº E-26/201.300/2018. O último autor agradeço ao CNPq pelo auxílio financeiro através da bolsa de pesquisa Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora processo Nº 315216/2018-2.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, B. R.; GUIMARAES, J. S.; BRITO, W. A.; MAGALHAES, F. R. P.; OLIVEIRA, A. G. Realidade aumentada aplicada as práticas laboratoriais nos cursos de engenharia. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

BARBOSA, J. W. S.; CARVALHO, C. V. A. Geotransform3d: Objeto Computacional em Realidade Aumentada para apoio ao Ensino da Matemática. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 1, p. 226-239, 2017.

CARVALHO, C. V. A; LEMOS, B. M. Possibilities of Augmented Reality Use in Mathematics Aiming at a Meaningful Learning. Creative Education, v. 05, p. 690-700, 2014.

CNI (Confederação Nacional da Indústria) Oportunidades para a Indústria 4.0 - Aspectos da demanda e oferta no Brasil. Brasília, 58 p. 2017.

MAGNAVITA, M.; ALBUQUERQUE, C.; SANTOS, M.; SANTOS, L; MACHADO. D. Desenvolvimento de modelo físico-didático para representar o comportamento de lajes lisas protendidas In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10855-10868 mar. 2020. ISSN 2525-8761

Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

MILGRAM, P.; KISHINO, E. A. Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. IEICE Transactions on Information and Systems. Dec/2001. Disponível em: <http://web.cs.wpi.edu/~gogo/hive/papers/ Milgram_IEICE_1994.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2012.

PORTO, T. M. S. Estudo dos avanços da tecnologia de impressão 3D e da sua aplicação na construção civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SCORTEGAGNA, L. F.; GONÇALVES, F.A. Utilização de realidade aumentada na Otimização do ensino-aprendizagem de desenho técnico na Engenharia. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

THOMAZ, J. H. C.; GOMES, T. E.; COUTO, B. R. G. M.; BARBOSA, S. L. Biomodelo tridimensional para auxílio de procedimentos cirúrgicos. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

Imagem

Figura 1 – Tecnologias habilitadoras da indústria 4.0
Figura 2 - Continuum de Virtualidade
Figura 3 – Modelo Layout da Estrutura
Figura 4 Aplicação aula de estruturas
+4

Referências

Documentos relacionados

Procuramos, desta forma, demarcar as principais características e concepções subjacentes às orientações quanto à pratica de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, propostas

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Sendo assim, este estudo visa analisar a relação entre Aprendizagem Organizacional e Centro de Excelência, através de um estudo de caso quantitativo aplicado em uma multinacional