• Nenhum resultado encontrado

Programa dinheiro direto na escola: Desafios e possibilidades na pespectiva da gestão democrática/ Direct money in school program: Challenges and possibilities for democratic management

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Programa dinheiro direto na escola: Desafios e possibilidades na pespectiva da gestão democrática/ Direct money in school program: Challenges and possibilities for democratic management"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761

Programa dinheiro direto na escola: Desafios e possibilidades na

pespectiva da gestão democrática

Direct money in school program: Challenges and possibilities for

democratic management

DOI:10.34117/bjdv5n11-310

Recebimento dos originais: 10/10/2019 Aceitação para publicação: 26/11/2019

Vanúzia Saldanha de Medeiros Lima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC/ UERN Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Endereço: Rua Augusto da Escóssia nº 337, bairro Paredões – CEP: 59618-070 Mossoró /RN

E-mail: vanuzia.smlima@hotmail.com

Francisca de Fátima Araújo Oliveira

Doutora em Educação: História Política sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Instituição: Universidade do estado do Rio Grande do Norte

Endereço: Rua Pastor Ramiro Martins de Oliveira, nº 100, Nova Betânia – CEP 59.607-220. Mossoró/RN

E-mail: brenovinicius@uol.com.br

RESMUMO

O objetivo deste trabalho é realizar a revisão de literatura acerca das produções acadêmicas sobre a temática do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, um programa do governo federal, que presta assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estadual, municipal e distrital, implantado há mais de vinte anos no Brasil. Desse modo, foi realizado o mapeamento das produções acadêmicas, bem como, a análise dos trabalhos selecionados, visando identificar neles a existência de produções acadêmicas sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola com enfoque na percepção dos gestores escolares sobre os objetivos e a aplicabilidade do programa. As bases de dados consultadas foram o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoa de nível superior – CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa do tipo “Estado do conhecimento”, com abordagem qualitativa. Após a utilização de critérios de busca nos repositórios digitais, foram selecionadas para análise, 13 (treze) dissertações de Mestrado e 01 (uma) tese de Doutorado da BDTD. Os trabalhos selecionados para o “Estado da Arte” sobre a temática, são de Programas de Pós-Graduação em Educação, Pós – Graduação em Gestão Pública e Pós-

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 graduação Profissional em Gestão e Avaliação em Educação Publica. As análises apontam que poucos trabalhos foram produzidos abordando a temática, evidenciando assim a necessidade de novas pesquisas nessa área. Além disso, verificamos que os trabalhos possuem diferentes abordagens e poucas semelhanças com a nossa proposta de pesquisa, na qual, nos propomos a investigar qual a percepção que os gestores escolares da rede pública municipal de ensino de Mossoró têm sobre os objetivos e a aplicabilidade do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.

Palavras-chaves: Programa Dinheiro Direto na Escola; Políticas públicas; Gestão democrática.

ABSTRACT

The aim of this paper is to review the literature on academic productions on the theme of the Money Direct at School Program (PDDE), a federal government program that provides financial assistance to public schools in state, municipal and district primary schools, implemented for over twenty years in Brazil. Thus, the mapping of academic productions was performed, as well as the analysis of the selected works, aiming to identify in them the existence of academic productions about the Money Direct at School Program focusing on the perception of school managers about the objectives and applicability of the program. . The databases consulted were the portal of journals of the Coordination of Improvement of Higher Education - CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD. As methodological procedure was used the research "State of knowledge", with qualitative approach. After using search criteria in digital repositories, 13 (thirteen) Master dissertations and 01 (one) PhD thesis were selected for analysis. The works selected for the “State of the Art” on the theme are Postgraduate Programs in Education, Postgraduate in Public Management and Professional Postgraduate in Management and Evaluation in Public Education. The analyzes indicate that few works were produced addressing the theme, thus highlighting the need for further research in this area. In addition, we find that the works have different approaches and few similarities with our research proposal, in which we propose to investigate the perception that school managers of the municipal public school of Mossoró have about the objectives and applicability of the study. Direct Money at School Program - PDDE.

Keywords: Direct Money at School Program; Public policy; Democratic management.

1 INTRODUÇÃO

O Presente trabalho foi produzido no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Estado do rio Grande do Norte - UERN, no Mestrado em educação, com o objetivo de mapearmos as produções científicas existentes sobre a temática da política pública do Programa Dinheiro Direto na Escola numa perspectiva de gestão democrática. Desse modo, realizamos uma pesquisa acadêmica exploratória, denominada de “Estado da Arte” ou “Estado do conhecimento”, que busca investigar as produções acadêmicas existentes sobre uma

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 determinada área de estudo, para que o pesquisador conheça o que já foi produzido sobre a temática por autores diversos, em diferentes níveis, épocas e locais. Como afirma Ferreira (2002):

(...)“estado da arte” ou “estado do conhecimento”. Definidas como de caráter bibliográfico, elas parecem trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas certas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e de seminários. Também são reconhecidas por realizarem uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que busca investigar, à luz de categorias e facetas que se caracterizam enquanto tais em cada trabalho e no conjunto deles, sob os quais o fenômeno passa a ser analisado. (FERREIRA 2002, p.257)

A pesquisa foi realizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoa do nível superior CAPES, no portal dos periódicos e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Nos repositórios, foram encontrados inúmeros trabalhos em artigos, dissertações e teses. No entanto, ao colocarmos os filtros de pesquisa, revisados por pares, tópicos em Educação e em Português os números foram sofrendo reduções e com isso, identificamos alguns trabalhos que poderiam ser utilizados em nossa pesquisa de revisão literária. Decidimos analisar dissertações de mestrados e as teses de doutorados, encontradas na BDTD. Foram analisados 14 (quatorze) trabalhos, sendo: 13 (treze) dissertações em Mestrado e 01 (uma) tese de Doutorado. Os trabalhos são de diferentes áreas do conhecimento.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A proposta inicial do projeto tem como temática: Gestores escolares: percepção sobre os objetivos e a aplicabilidade do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e a questão central é a de investigar qual é a percepção dos gestores escolares da rede pública municipal de ensino de Mossoró, sobre os objetivos e a aplicabilidade do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. A elaboração do projeto requereu análise das discussões sobre a temática. Foi utilizada como referência a pesquisa de Dourado (2007) na qual ele faz uma retrospectiva histórica sobre a implantação do Programa Dinheiro direto na escola para discutir a implantação de políticas e gestão da educação básica no Brasil e sobre a democratização do

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 ensino nos espaços escolares em Medeiros e Silva (2011), autores pesquisados e referendados para a elaboração do referido projeto.

Deste modo, atendendo aos requisitos da análise bibliográfica, será exposto o percurso metodológico para se identificar o que já foi pesquisado, de acordo com Ferreira:

Desafio de conhecer o já construído e produzido para depois buscar o que ainda não foi feito, de dedicar cada vez mais atenção a um número considerável de pesquisas realizadas de difícil acesso, de dar conta de determinado saber que se avoluma cada vez mais rapidamente e de divulgá-lo para a sociedade, todos esses pesquisadores trazem em comum a opção metodológica, por se constituírem pesquisas de levantamento e de avaliação do conhecimento sobre determinado tema.(FERREIRA 2002, p.259)

A pesquisa do estado da arte foi iniciada através do portal dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), com a busca feita em periódicos com a sigla “PDDE”, selecionando a área conhecimento em Ciências humanas e subárea em educação e nenhum resultado foi encontrado. Em seguida com as palavras: “Programa Dinheiro direto na Escola”, utilizando a mesma área de conhecimento, bem com a mesma subárea e o resultado foi o mesmo. Pesquisando por assunto com o nome “Programa Dinheiro Direto na Escola” apareceram 793 resultados. O primeiro filtro utilizado: revisados por pares o número reduziu para 398. O segundo por tópico em educação: 10 e em português: 06. Desses, apenas um trabalho referendava o objeto pesquisado, no entanto se tratava de um artigo para conclusão de curso de graduação. Os 05 restantes não tinham subsídios para a pesquisa.

Foi iniciada uma nova pesquisa agora na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando que ela reúne em um único portal, um catálogo nacional de teses e dissertações. A busca foi realizada por assunto: “Programa Dinheiro direto na Escola” o resultado apresentado foi de 200 trabalhos. Colocado o filtro de instituições: IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, tivemos como resultado 13 trabalhos sendo 12 (doze) dissertações e 01 (uma) tese, em variadas áreas do conhecimento. Em uma nova pesquisa agora com as palavras chaves “Programa Dinheiro Direto na Escola e gestão democrática” foi encontrado como resultado 01(uma) dissertação.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761

Ano Título/autor T

/D

Instituição Programa Objetivo geral

2005 SILVA, Luizete Cordovil Ferreira da. Estado e políticas de gestão financeira para a escola pública: a autonomia da escola no PDDE D Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação Analisar a autonomia da escola no Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE. 2009 CARDOSO, José Carlos Martins. O PDDE como instrumento de democratização da gestão escolar no Pará

D Universidade Federal do Pará Programa de Pós Graduação em Educação. Analisar o PDDE e suas implicações no processo de gestão escolar, situando-o no contexto das políticas públicas educacionais e analisando-o como uma política de descentralização do processo de gestão e financiamento do ensino fundamental e sua relação com a descentralização -autonomia e a participação escolar. 2010 NASCIMENTO, Luciane da Silva. Financiamento e participação democrática na educação: a relação entre o Programa D Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação Analisar as ações do PDDE e do PDE ligadas ao financiamento e à participação democrática no

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 Dinheiro Direto na Escola e o plano de desenvolvimento da educação. em Periferias Urbanas. interior de uma escola pública, suas contradições e seus impactos na gestão escolar. 2011 KALAM, Roberto Jorge Abou. O Programa Dinheiro Direto na Escola no contexto do financiamento público da educação: implementação de políticas e implicações na gestão escolar. D Universidade federal de Juiz de Fora Programa de Pós - Graduação em Educação. Analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola, as implicações e os desdobramentos para a gestão escolar. 2011 SANTANA, Kátia de Cássia. Efeitos do Programa Dinheiro Direto na Escola na gestão escolar D Universidade federal de Viçosa Programa de Pós-Graduação em Educação Analisar a aplicação dos recursos recebidos do PDDE de duas escolas de Viçosa: Uma com IDEB baixo e outra acima da média nacional, buscando compreender especificamente como as Unidades executoras – Uexs se organizam para tomada de decisões no que se refere ao gerenciamento e

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 ao investimentos dos recursos. 2012 PINHEIRO, Iara Ferreira. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)- Implicações na gestão, no financiamento e na qualidade do desempenho da

educação básica: estudo de caso - modalidade tempo integral. D Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública Analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE, como instrumento de descentralização da gestão e financiamento do ensino especificamente na modalidade tempo integral. 2014 BENETTI, Andreza

Regina Nave. A gestão e a política do programa de apoio financeiro

escolar da Rede

Municipal de Limeira na perspectiva dos gestores escolares D Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de pós-graduação profissional em gestão e avaliação em educação Publica Analisar a política e a gestão do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE) da Rede municipal de Educação de Limeira –SP. em um contexto de gestão de resultados, mais especificamente a relação dos diretores de escolas com o programa. 2015 SILVA, Aldenilse

Araújo da. Política de descentralização e apoio à gestão das escolas no Amazonas D Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de pós – Graduação profissional em gestão e avaliação em Analisar a atuação da Gerência de Acompanhamen to aos Recursos financeiros (GEARF) da

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 educação publica Secretaria Estadual do Estado do amazonas na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. 2016 GONÇALVES, Andréa. O Programa Dinheiro Na escola (PDDE) Interativo como ferramenta de Gestão Escolar: uma proposta de formação para a rede pública municipal de ensino de Barueri-SP D Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Mestrado profissional em Educação: formação de formadores Apresentar uma proposta de formação da plataforma PDDE interativo para os gestores escolares, visando qualifica-los para o enfrentamento das demandas e para possíveis melhorias nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal do ensino de Barueri. 2016 MELO JUNIOR,

Salvador Soares de. Transparência fiscal na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE da escola estadual de Caraí /MG. D Universidade do Vale de Jequitinhonha e Mucuri Programa de Pós-Graduação em Educação. Analisar a transparência fiscal da aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE/FNDE na Escola Estadual de Caraí, localizada no

(9)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 município de CARAÍ-MG. 2017 BURAKI, Gislaine. A Gestão democrática e os Conselhos escolares na rede pública municipal de Ensino de Cascavel – PR: Implantação, limites e possibilidades. D Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Programa de pós-Graduação em Educação. Compreender e analisar a forma de efetivação e as contradições existentes referentes à gestão democrática e a atuação do conselho escolar. 2017 MAFASSIOLI, Andréia da Silva. PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: (Re)formulações e implicações na gestão escolar e financeira da educação básica (1995 – 2015) T Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós - Graduação em Educação. Analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), como uma das políticas públicas de financiamento da União à educação básica mais longeva, iniciada em 1995, e a única que envia dinheiro direto às escolas públicas brasileiras. 2017 OLIVEIRA, David

Antonio Lustosa de. Análise da consonância dos programas nacionais de educação com os déficits de infraestrutura das escolas públicas do Brasil: possibilidades e D Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Analisar a distribuição de recursos do PDDE e de suas subações e se tem sido compatível com as condições de infraestrutura

(10)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 desafios à descentralização. dos estabelecimento s de ensino, no sentido de se assegurar padrão mínimo de qualidade de infraestrutura. 2017 SOUZA, Danielly Pinheiro Gusmão. Efeitos dos investimentos do Programa “Dinheiro Direto na Escola- PDDE” na E. E. Comendador Murta, em Itinga-MG, na percepção da sua unidade executora D Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri Programa de Pós-Graduação em Educação Analisar a aplicação dos recursos do PDDE de 2009 a 2013 e os efeitos desses investimentos na Escola Estadual Comendador Murta, localizada em Itinga-MG.

Fonte: Autoria própria

As 13 (treze) dissertações e 01 (uma ) tese encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) analisaram o Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE em diferentes perspectivas. 09 (nove) delas são trabalhos de dissertação em cursos de pós-graduação em educação; 03 (três) delas são em Programa de pós-pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública; e 01(uma) em Programa de pós-graduação em gestão pública. A tese de Doutourado é do Programa de Pós - Graduação em Educação. Desse modo, passaremos a descrever os trabalhos encontrados em três categorias: as dissertações dos programas de pós – graduação em educação, categoria 1(C1), as dissertações do Programa de pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública, Categoria 2(C2) e a dissertação em programa de gestão pública, categoria 3(C3). A seguir, os trabalhos serão descritos seguindo a ordem: titulação, autor, ano e por último a análise do trabalho.

Na triagem, os trabalhos dissertativos encontrados na C1 foram os seguintes

-- Efeitos dos investimentos do Programa “Dinheiro Direto na Escola- PDDE” na E. E.

(11)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 a autora analisa a aplicação dos recursos do PDDE de 2009 a 2013 e os efeitos desses investimentos na Escola Estadual Comendador Murta, localizada em Itinga-MG;

--Financiamento e participação democrática na educação: a relação entre o Programa

Dinheiro Direto na Escola e o plano de desenvolvimento da educação (NASCIMENTO, 2010),

a autora estuda as ações do PDDE e do PDE ligadas ao financiamento e à participação democrática no interior de uma escola pública, suas contradições e seus impactos na gestão escolar;

-- Estado e políticas de gestão financeira para a escola pública: a autonomia da escola no

PDDE (SILVA, 2005), faz uma Analise sobre a autonomia da escola no Programa Dinheiro

Direto na Escola PDDE através de um estudo documental compreendendo qual a concepção de autonomia que orienta a referida política de gestão financeira da escola e as implicações que a perspectiva aponta para a gestão da escola pública brasileira;

-- O PDDE como instrumento de democratização da gestão escolar no Pará (CARDOSO, 2009), Analisa o PDDE e suas implicações no processo de gestão escolar, situando-o no contexto das políticas públicas educacionais e analisando-o como uma política de descentralização do processo de gestão e financiamento do ensino fundamental e sua relação com a descentralização - autonomia e a participação escolar;

-- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Implicações na gestão, no financiamento e

na qualidade do desempenho da educação básica: estudo de caso- modalidade tempo integral

(PINHEIRO, 2012), Analisa o Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE, como instrumento de descentralização da gestão e financiamento do ensino especificamente na modalidade tempo integral;

-- Efeitos do Programa Dinheiro Direto na Escola na gestão escolar (SANTANA, 2011), Analisa a aplicação dos recursos recebidos do PDDE de duas escolas de Viçosa: Uma com IDEB baixo e outra acima da média nacional, buscando compreender especificamente como as Unidades Executoras-UExs se organizam para tomada de decisões no que se refere ao gerenciamento e ao investimentos dos recursos;

-- O Programa Dinheiro Direto na Escola no contexto do financiamento público da educação:

implementação de políticas e implicações na gestão escolar (KALAM, 2011), Analisa o

Programa Dinheiro Direto na Escola, as implicações e os desdobramentos para a gestão escolar; e

-- Transparência fiscal na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE da escola

(12)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 recursos do Programa Dinheiro Direta na Escola - PDDE/FNDE na Escola Estadual de Caraí, localizada no município de CARAÍ-MG.

-- A Gestão democrática e os Conselhos escolares na rede pública municipal de Ensino de

Cascavel – PR: Implantação, limites e possibilidades. (BURAKI, 2017) Faz uma análise sobre

a forma de efetivação e as contradições existentes referentes à gestão democrática e a atuação do conselho escolar, bem como em qual perspectiva de gestão o órgão colegiado atua e a sua interlocução com o PDDE interativo.

Os trabalhos dissertativos na C2:

-- Política de descentralização e apoio à gestão das escolas no Amazonas (SILVA, 2015), Analisa a atuação da Gerência de Acompanhamento aos Recursos financeiros (GEARF) da Secretaria Estadual do Estado do amazonas na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, quanto à função de orientar, acompanhar, e monitorar as escolas, analisando as prestações de contas dos recursos utilizados, bem como a de realizar o apoio pedagógico; -- O Programa Dinheiro Na escola (PDDE) Interativo como ferramenta de Gestão Escolar:

uma proposta de formação para a rede pública municipal de ensino de Barueri-SP

(GONÇALVES, 2016), O trabalho apresenta uma proposta de formação da plataforma PDDE interativo para os gestores escolares, visando qualifica-los para o enfrentamento das demandas e para possíveis melhorias nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal do ensino de Barueri; e

-- A gestão e a política do programa de apoio financeiro escolar da Rede Municipal de

Limeira na perspectiva dos gestores escolares (BENETTI, 2014), Analisa a política e a gestão

do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE) da Rede municipal de Educação de Limeira –SP, em um contexto de gestão de resultados, mais especificamente a relação dos diretores de escolas com o programa.

Já na C3, foi encontrado apenas 01 trabalho dissertativo, a seguir:

-- Análise da consonância dos programas nacionais de educação com os déficits de

infraestrutura das escolas públicas do Brasil: possibilidades e desafios à descentralização

(OLIVEIRA, 2017), Analisa a distribuição de recursos do PDDE e de suas subações e se tem sido compatível com as condições de infraestrutura dos estabelecimentos de ensino, no sentido de se assegurar padrão mínimo de qualidade de infraestrutura.

Quanto à tese encontrada na pesquisa BDTD, classificamos de C1, por se/rem trabalhos apresentados em programa de pós-graduação em educação.

(13)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 -- PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: (Re)formulações e implicações na gestão

escolar e financeira da educação básica (MAFASSIOLI, 2017) Analisa o Programa Dinheiro

Direto na Escola (PDDE), como uma das políticas públicas de financiamento da União à educação básica mais longeva, iniciada em 1995, e a única que envia dinheiro direto às escolas públicas brasileiras.

A leitura e a análise dos trabalhos selecionados proporciona conhecimentos diversos sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, que apresentam abordagens distintas. Neles foram observados, principalmente os objetivos e os sujeitos envolvidos. Observa-se que em todas as categorias, C1, C2 e C3 há trabalhos que se relacionam com nosso objeto de pesquisa. Podemos citar entra tantas, o contexto escolar, a aplicabilidade dos recursos, a descentralização da gestão, a participação democrática, através dos conselhos escolares e o impacto na gestão escolar na perspectiva de gestão democrática. No entanto, apresentam poucas semelhanças com a nossa proposta de pesquisa que é a de investigar qual a percepção que os gestores escolares da rede pública municipal de ensino de Mossoró têm sobre os objetivos e a aplicabilidade do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Além disso, não encontramos nenhum trabalho elaborado em Universidades da região Nordeste.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na realização da pesquisa do tipo Estado do conhecimento, foi possível observar que o Programa dinheiro direto na Escolar- PDDE, uma política pública implantada pelo Governo Federal, no ano de 1995, para dar suporte financeiro, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica em âmbito nacional, é uma temática pouco abordada em pesquisas acadêmicas, considerando que o Programa foi implantado há mais de vinte anos, que continua prestando assistência financeira às escolas e que ao longo dos anos sofreu modificações e ampliações em seu atendimento, principalmente, no que diz respeito às diversas ações agregadas que foram criadas a partir dele, para suprir ou minimizar as necessidades das escolas públicas.

Após o levantamento bibliográfico nos repositórios da CAPES e da BDTD, foram selecionados e analisados 14 (quatorze) trabalhos da BDTD, sendo: 13 (treze) dissertações de mestrados e 01 (uma) tese de doutorado em diferentes áreas de formação, apesar da primeira intenção ser a de analisar documentos apenas da área de Educação, tornou-se necessário a

(14)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 busca em outras áreas pelo número de trabalhos encontrados em Programas de pós- Graduação em Educação que somaram apenas 09 (nove).

Em síntese a pesquisa foi bastante significativa, pois os trabalhos lidos e analisados servirão de aporte teórico para a nossa pesquisa que é a de investigar a percepção dos gestores escolares da rede pública municipal de ensino de Mossoró sobre os objetivos e a aplicabilidade do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, pois abordam questões relevantes e diversas sobre o PDDE, tais como aplicação dos recursos, os efeitos e os impactos gerados a partir dos recursos, a transparência na aplicação dos recursos, descentralização da gestão escolar, a participação democrática e o impacto na gestão escolar, a formação para gestores escolares na plataforma do PDDE interativo, a autonomia da escola com o PDDE, entre tantas outras discussões relevantes sobre o programa. As abordagens se relacionam com o nosso objeto de pesquisa, no entanto, são poucas as semelhanças com a proposta. Sendo assim, salientamos a necessidade de uma nova pesquisa na área de Educação sobre a temática Programa Dinheiro Direto na Escola, que seja realizada em contextos escolar e localcom analises fundamentadas na proposta do ciclo de políticas de Balll e Bowe.

REFERÊNCIAS

BENETTI, Andreza Regina Nave. A gestão e a política do programa de apoio financeiro escolar da Rede Municipal de Limeira na perspectiva dos diretores escolares. Dissertação (Mestrado profissional em gestão e avaliação da educação pública) – Universidade Federal de

Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014. Disponível em:

<https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/688>. Acesso em: 12 out 2018.

BURAKI, Gislaine. A Gestão democrática e os Conselhos escolares na rede pública municipal de Ensino de Cascavel – PR: Implantação, limites e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) Cascavel, 2017 Disponível em: <http://tede.unioeste.br/handle/tede/3419> acesso em: 04 nov. 2018.

(15)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 CARDOSO, José Carlos Martins. O PDDE como instrumento de democratização da gestão escolar no Pará. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) Universidade Federal do Parà. Belém, 2011. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2989 > acesso em: 12 out. 2018.

DOURADO, Luis Fernando. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, 2007.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. AS PESQUISAS DENOMINADAS “ESTADO DA ARTE” Educação & Sociedade, ano XXIII, n 79, Agosto/2002. Campinas-SP.

GONÇALVES, Andréa. O Programa Dinheiro Na escola (PDDE) Interativo como ferramenta de Gestão Escolar: uma proposta de formação para a rede pública municipal de ensino de Barueri-SP. Dissertação (Mestrado em educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19384> acesso em: 04 out 2018.

KALAM, Roberto Jorge Abou. O Programa Dinheiro Direto na Escola no contexto do financiamento público da educação: implementação de políticas e implicações na gestão escolar. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de

Fora, Juiz de Fora, 2011. Disponível em:

<https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2650/1/robertojorgeaboukalam.pdf>. Acesso em 12 out. 2018.

MAFASSIOLI, Andréia da Silva. PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA:

(Re)formulações e implicações na gestão escolar e financeira da educação básica (1995 – 2015). Tese (Doutorado em educação) Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto

(16)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 Alegre,2017. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/36403> acesso em: 04 nov 2017.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. SILVA, Ciclene Alves da. Gestão democrática da escola pública: o administrativo e o pedagógico em discussão. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/posters/0029 .pdf >. Acesso em: 04 jun. 2018

MELO JUNIOR, Salvador Soares de. Transparência fiscal na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE da escola estadual de Caraí /MG. Dissertação (Mestrado profissional) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Teófilo Otoni, 2016.

Disponível em: < http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1435> acesso em: 12 out. 2018.

NASCIMENTO, Luciane da Silva. Financiamento e participação democrática na educação: a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola e o plano de desenvolvimento da educação. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:

<http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7331> acesso em: 12 out.2018.

OLIVEIRA, David Antonio Lustosa de. Análise da consonância dos programas nacionais de educação com os déficits de infraestrutura das escolas públicas do Brasil: possibilidades e desafios à descentralização. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão pública)

Universidade de Brasília. Brasília, 2017. Disponível em:

<<http://repositorio.unb.br/handle/10482/23487> acesso em: 12 out. 2018.

PINHEIRO, Iara Ferreira. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)- Implicações na gestão, no financiamento e na qualidade do desempenho da educação básica: estudo de caso - modalidade tempo integral. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da

(17)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p.26890-26906 nov. 2019 ISSN 2525-8761 Educação pública) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. Disponível em: < https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1691> acesso em: 12 out 2018.

SANTANA, Kátia de Cássia. Efeitos do Programa Dinheiro Direto na Escola na gestão escolar. Dissertação ( Mestrado em Educação) Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2011. Disponível em: <http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/3422> acesso em 12 out 2018.

SILVA, Aldenilse Araújo da. Política de descentralização e apoio à gestão das escolas no Amazonas. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública), Unioversidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2214> acesso em: 12 out. 2018.

SILVA, Luizete Cordovil Ferreira da. Estado e políticas de gestão financeira para a escola pública: a autonomia da escola no PDDE. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade

Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em:

<http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1655> acesso em: 12 out 2018.

SOUZA, Danielly Pinheiro Gusmão. Efeitos dos investimentos do Programa “Dinheiro Direto na Escola- PDDE” na E. E. Comendador Murta, em Itinga-MG, na percepção da sua unidade executora. Dissertação (Mestrado em educação), Universidade Federal dos Vales do

Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2017. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Na Tabela 21 são apresentados os valores de degradação de todas as amostras de argamassa de revestimento confeccionadas com Votomassa, com adição de dióxido de titânio na

Após a utilização da história em quadrinhos e a sua leitura em sala de aula, os alunos receberam uma apostila simples como observaremos na próxima pagina na figura 11, contendo

Nos anos destinados à educação infantil, as crianças precisam desenvolver algumas capacidades, entre elas: • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

análise dos documentos legais norteadores da Política de Formação do Estado do Rio de Janeiro. No terceiro capítulo é elaborado um plano de intervenção em que são

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial