• Nenhum resultado encontrado

A CONTRIBUIÇÃO DOS APLICATIVOS DE CELULAR PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL (Páginas 31 a 38) Isadora Schneider Coelho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A CONTRIBUIÇÃO DOS APLICATIVOS DE CELULAR PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL (Páginas 31 a 38) Isadora Schneider Coelho"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

I CONGRESSO DE TECNOLOGIAS

APLICADAS AO DIREITO

(2)

S964

Sustentabilidade e tecnologia [Recurso eletrônico on-line] organização I Congresso de Tecnologias Aplicadas ao Direito – Belo Horizonte;

Coordenadores: Ana Virgínia Gabrich Fonseca Freire Ramos, Adriana Freitas Antunes Camatta e Carlos Henrique Carvalho Amaral– Belo Horizonte, 2017.

Inclui bibliografia

ISBN: 978-85-5505-662-8

Modo de acesso: www.conpedi.org.br em publicações

Tema: O problema do acesso à justiça e a tecnologia no século XXI

1. Direito. 2. Tecnologia. 3. Sustentabilidade. I. I Congresso de Tecnologias Aplicadas ao Direito (1:2018 : Belo Horizonte, BH).

(3)

I CONGRESSO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO DIREITO

SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA

Apresentação

É com imensa satisfação que apresentamos os trabalhos científicos incluídos nesta publicação, que foram apresentados durante o I Congresso de Tecnologias Aplicadas ao Direito nos dias 14 e 15 de junho de 2018. As atividades ocorreram nas dependências da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte-MG, e tiveram inspiração no tema geral “O problema do acesso à justiça e a tecnologia no século XXI”.

O evento foi uma realização do Programa RECAJ-UFMG – Solução de Conflitos e Acesso à Justiça da Faculdade de Direito da UFMG em parceria com o Direito Integral da Escola Superior Dom Helder Câmara. Foram apoiadores: o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI, EMGE – Escola de Engenharia, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI e o Projeto Startup Dom.

A apresentação dos trabalhos abriu caminho para uma importante discussão, em que os pesquisadores do Direito, oriundos de dez Estados diferentes da Federação, puderam interagir em torno de questões teóricas e práticas, levando-se em consideração a temática central do grupo. Foram debatidos os desafios que as linhas de pesquisa enfrentam no tocante ao estudo do Direito e sua relação com a tecnologia nas mais diversas searas jurídicas.

Na coletânea que agora vem a público, encontram-se os resultados de pesquisas desenvolvidas em diversos Programas de Pós-graduação em Direito, nos níveis de Mestrado e Doutorado, e, principalmente, pesquisas oriundas dos programas de iniciação científica, isto é, trabalhos realizados por graduandos em Direito e seus orientadores. Os trabalhos foram rigorosamente selecionados, por meio de dupla avaliação cega por pares no sistema eletrônico desenvolvido pelo CONPEDI. Desta forma, estão inseridos no universo das 350 (trezentas e cinquenta) pesquisas do evento ora publicadas, que guardam sintonia direta com este Grupo de Trabalho.

(4)

A CONTRIBUIÇÃO DOS APLICATIVOS DE CELULAR PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL

THE MOBILE SOFTWARES’ CONTRIBUTION TO A MORE SUSTAINABLE WORLD

Isadora Schneider Coelho

Resumo

A Era Tecnológica está carregada de problemas. Entre estes: o lixo produzido acima do necessário, a água potável escassa e o efeito estufa agravado. No entanto, a solução não está fora de alcance, bastam algumas mudanças de rotina. Os aplicativos de celular ajudam no incentivo diário à proteção da Terra, já que a maior parte da população mundial já tem acesso a esses aparelhos e tem a oportunidade de instalar aplicativos com objetivos sustentáveis, como os mostrados durante a pesquisa.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Tecnologia, Aplicativo

Abstract/Resumen/Résumé

The Technological Age is fraught with problems. These include: over-produced waste, scarce of drinking water and aggravated greenhouse effect. However, the solution is not out of reach, just a few routine changes. Mobile softwares help in the daily incentive to protect the Earth, as most of the world's population already have access to these devices and have the opportunity to install apps with sustainable goals, such as those shown during the research.

Keywords/Palabras-claves/Mots-clés: Sustainability, Technology, Mobile software

(5)

1 INTRODUÇÃO

Há alguns anos acreditava-se que o século XXI seria a Era Tecnológica: carros voadores por todos os lados e robôs desenvolvendo as atividades rotineiras. Imaginava-se um futuro de tecnologias voltadas para os equipamentos e as máquinas. Hoje, pode-se claramente observar que a tecnologia deu passos largos, mas de maneira muito mais particular do que se imaginava.

Uma das principais tecnologias utilizadas no mundo é a internet. Inventada durante a Guerra Fria, teve maior alcance no ano de 1990, quando foram desenvolvidos programas e sistemas para facilitar seu uso. (SUA PESQUISA, s/d). Atualmente, a maior parte da população brasileira já tem acesso à internet. De acordo com dados de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016, quase 65% dos brasileiros já estavam conectados. (GOMES, Helton Simões, 2018).

A internet é uma grande aliada nas relações interpessoais. Com ela, há a possibilidade de conversar com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo em tempo real, as notícias são transmitidas no mesmo momento em que acontecem e pode-se ter tudo o que precisa de forma prática e nas mãos, como é o caso dos smartphones. Estes pequenos aparelhos já são utilizados por mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, pois é a forma mais prática de ter várias ferramentas em uma só. (UIT, 2015). Os aplicativos podem incluir nos celulares funcionalidades como lanterna, câmera, calculadora e outros apetrechos. As opções são incontáveis.

Mas nessa mesma época de desenvolvimento positivo, há a necessidade de olhar para a natureza. A população mundial cresceu significantemente, a produção aumentou e o consumo também. Esses fatores acarretaram uma destruição e despreocupação em relação ao Planeta Terra. E é neste momento que surge a sustentabilidade, palavra tão utilizada atualmente no Brasil e no mundo.

Ser sustentável não é apenas acarretar benefícios para esta geração, mas também para as que estão por vir. “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias

necessidades.” (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E

DESENVOLVIMENTO, 1991, p.46).

(6)

Os principais problemas analisados foram a escassez da água, a alta produção de lixo e o agravamento do efeito estufa através dos automóveis, pois são os mais visíveis e observados pela sociedade. Além disso, existem mais aplicativos direcionados para esses três contratempos do que para outros, pois estes são mais simples de resolver. Uma carona de um amigo, um banho curto, a reciclagem correta e a troca de produtos são atividades fáceis, que não requerem muito tempo nem desgaste. Para ser sustentável, não é necessário muito.

Em um mundo tecnológico, nada melhor do que a tecnologia para auxiliar a sociedade rumo a um futuro sustentável. O caminho para a mudança é simples e os apps são ótimos incentivos. ​Logo, o objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível utilizar a tecnologia em favor do meio ambiente através dos aplicativos.

A sociedade moderna faz o uso das tecnologias para quase todas as atividades rotineiras. Isto é um benefício quando se trata de cuidar do meio ambiente, pois a população pode ser auxiliada e influenciada pelos aplicativos que incentivam a proteção e o cuidado com a natureza.

Acreditando que a melhor forma de aprender algo é vivendo a experiência e utilizando

a metodologia de pesquisa quantitativa, foi realizado o download dos aplicativos que

poderiam ser úteis. Os apps foram testados durante o período de uma semana e os que mais se destacaram foram selecionados. A partir disso, houveram pesquisas em vários websites para conhecer melhor os problemas ambientais que o Planeta está vivendo e como os aplicativos podem ajudar a desenvolver um mundo mais sustentável.

2 O LIXO

A ABRELPE, (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) junto com o IBGE, divulgou que a geração de resíduos sólidos urbanos em 2016 foi de 1,040kg por habitante no período de 1 dia. (2016). Os dados vem apresentando baixa significante ano após ano, mas ainda é uma situação preocupante, pois a produção de lixo é muito alta e a destinação do mesmo nem sempre é adequada, o que causa as inundações no período de chuvas e a poluição ambiental. (ABRELPE, 2016).

A tecnologia avançou, a vida acelerou e o ser humano não quer mais perder tempo com nada. Não há tempo para lavar a louça, nem para esperar o conserto de seu smartphone, e muito menos para costurar a roupa que rasgou. O resultado da falta de tempo é o alto

(7)

consumo e desperdício, pois tudo se tornou descartável. O engenheiro Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), em entrevista ao Tarde Nacional, disse: “(...) nós temos um problema cultural muito sério: a cultura do descarte (...)”. (2018).

A ideia do aplicativo “Casa247” é exatamente evitar o descarte de objetos que não servem mais para o dono, mas estão em bom estado e podem ser utilizados por alguém que necessite. O programa se baseia em trocar objetos com outras pessoas, ou seja, ao invés de descartar um produto e comprar outro, o aplicativo ajuda a fazer uma troca por algo que já foi comprado, evitando assim o descarte do mesmo. É possível anunciar qualquer objeto: roupas, acessórios, maquiagem, vasilhas e até mesmo celulares e computadores.

Para objetos que não têm mais nenhum uso, o aplicativo “Rota da Reciclagem” é perfeito. O objetivo dele é o descarte correto do lixo.

O Rota da Reciclagem é mais uma ação da Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Esta app mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak. (APPLE, s/d).

Estes dois aplicativos são de grande ajuda para o meio ambiente, pois um tem o objetivo de dar o destino correto àquilo que não tem mais utilidade, e o outro tem a finalidade de reduzir a quantidade de lixo produzida através da troca de pertences com amigos e até mesmo desconhecidos. Além de evitar o descarte em si, evita também o descarte inadequado, que é a grande causa das enchentes, da contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

3 AUTOMÓVEIS

O número de automóveis nas ruas continua crescendo. Segundo dados divulgados pelo Denatran, no ano de 2000 a frota de veículos no Brasil era de quase 30 milhões, uma década depois esse número mais que duplicou. Com a possibilidade de parcelar e fazer empréstimos altos, o brasileiro tem mais oportunidades para adquirir um automóvel, ou até mesmo mais de um, o que não era tão fácil há alguns anos. (2000). De acordo com pesquisas feitas pela rede de carros compartilhados Pegcar em 2016, algumas capitais brasileiras tinham a proporção de automóveis por habitantes baixíssima, como foi o caso de Curitiba (1 veículo para cada 1,8

(8)

habitantes), de Belo Horizonte (1 veículos para cada 2,1 habitantes) e de Florianópolis (1 veículo para cada 2,2 habitantes), sendo que quanto mais baixa esta for, maior o número de carros em circulação. (2016).

Apesar dos automóveis facilitarem a vida das pessoas, serem transportes fáceis e possibilitarem viagens longas, estes também geram malefícios para o meio ambiente e para o ser humano. Em cidades como São Paulo, que tem mais de 6 milhões de veículos, há o problema recorrente do engarrafamento. (DENATRAN, 2010). A população perde horas no trânsito caótico.

Além dos engarrafamentos e da poluição sonora, os automóveis têm grande impacto na natureza, como explica a diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade:

O uso excessivo do carro acarreta uma maior emissão de diversos poluentes ao meio ambiente, tais como: NO², CO, SO², hidrocarbonetos, material particulado. Além disso, nas cidades, os carros são responsáveis pela emissão de 40% de gases de efeito estufa, mais especificamente o CO². (VORMITTAG, Evangelina, 2013).

O efeito estufa deve ser observado, por apresentar riscos irreversíveis.

(...) resultados de pesquisas e simulações sofisticadas vêm sinalizando evidências de que as emissões excessivas de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso podem provocar mudança permanente e irreversível no clima, imprimindo novos padrões no regime de ventos, pluviosidade e circulação dos oceanos. (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, 1991, p. 5).

O aplicativo “BlaBlaCar” funciona como um sistema de caronas. É só definir um ponto de partida e de chegada para encontrar pessoas que também fazem a mesma rota, no mesmo dia e horário. O aplicativo foi criado principalmente pensando no fato dos carros, com capacidade para 5 pessoas, estarem sendo utilizados com apenas 1 ou 2 passageiros. Isto significa que mais carros estarão nas ruas e mais poluição e efeitos prejudiciais à natureza serão gerados.

Diminuindo o número de carros nas vias, os efeitos acarretados por estes também são reduzidos. A qualidade de vida melhora e os problemas desenvolvidos no Planeta por causa dos gases que os veículos emitem não se desenvolverão mais com tanta rapidez.

4 ÁGUA POTÁVEL

(9)

Mas, “do total de água disponível, menos de 2,5% é de água doce. E deste total, apenas cerca de 0,02% estão disponíveis para o consumo. Por isso mesmo, a água é um dos recursos mais ameaçados que existem.” (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, 2017).

Por termos uma porcentagem baixa de água potável e sua maior parte ser utilizada nas atividades agrícolas, é necessário que a população se conscientize para preservar e economizar a água disponível. Só assim as futuras gerações não serão comprometidas pelos atos da atual.

O aplicativo “Sai Desse Banho” tem o objetivo de economizar água em uma atividade rotineira: o banho. O app controla o tempo e a quantidade de água utilizada e desafia o consumidor a diminuí-las. Existem três desafios: o primeiro para reduzir o tempo de banho de cinco minutos para quatro, outro de 10 para 8 e o último de 15 para 12. Se o tempo estabelecido for ultrapassado, uma música irritante começará a tocar até que seja pressionado o botão na tela para desligá-la.

O “Sai Desse Banho” ainda mostra quantos litros de água já foram economizados durante o uso do aplicativo, fator que incentiva o consumidor a continuar o progresso. Sempre que há alguma economia aparece a mensagem: “Legal! Você acaba de ajudar o planeta.”. É uma forma simples de preservar o meio ambiente, mas que tem grande valia para o mesmo.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao aliar essas informações com o uso dos aplicativos, podemos concluir que a tecnologia pode contribuir com a sustentabilidade. Existem diversos recursos que devem ser preservados para as próximas gerações e existem diversas maneira de fazer isso, em grande ou pequena escala.

O meio ambiente precisa ser preservado. Muitos recursos naturais estão escassos por causa do uso desenfreado e inconsequente do ser humano. Porém, ainda há tempo para recuperar o tempo perdido e cuidar da natureza.

Simples mudanças de hábitos podem gerar grandes modificações positivas para o Planeta. Seja no descarte de um papel de bala ou pegando uma carona. E para facilitar essas mudanças pode-se fazer o uso dos aplicativos de smartphones, já que estes estão nas mãos da maior parte da população mundial.

(10)

Mudar, na maioria das vezes, não é fácil, mas com o apoio de aplicativos que auxiliam o consumo mais equilibrado a tarefa se torna menos árdua e mais divertida. Como observado, os apps mostrados nesta pesquisa são simples, mas seus resultados são positivos. Muitos litros de água são economizados em um banho consciente, a emissão de gases poluentes diminui na medida em que os automóveis nas ruas também diminuem e o lixo produzido diariamente reduz com o descarte correto e a troca de algo que não serve mais por algo de utilidade.

A tecnologia pode ser tanto uma vilã quanto uma heroína na busca pela sustentabilidade. Quem vai definir, todos os dias, que papel ela representa, é o ser humano que faz uso da mesma.

REFERÊNCIAS

ABRELPE. ​Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2016​. Disponível em:

<http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2016.pdf> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:31:12

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. ​A cobrança pelo uso da água​. Disponível em:

<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/a-cobranca-pelo-uso-da-agua> Acesso em: 17:29:23

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. ​Efeito estufa

e a convenção sobre mudança do clima​. Disponível em

<http://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-28051/efeito-estufa-e-a-convencao-sobre-a-mudanca-do-clima> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:27:07

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. ​Nosso

futuro comum​. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1991.

GOMES, Helton Simões. ​Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE​. Disponível em:

<https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/brasil-tem-116-milhoes-de-pessoas-conect adas-a-internet-diz-ibge.ghtml> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:34:56

JÚNIOR, Edgar. ​UIT diz que número de celulares no mundo passou dos 7 bilhões em

2015​. Disponível em:

<​http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/05/uit-diz-que-numero-de-celulares-no-mundo-pass ou-dos-7-bilhoes-em-2015​> Acesso em: 14 de abril de 2018, 18:03:21

MOREIRA, Ardilhes. ​Frota de veículos cresce 119% em dez anos no Brasil, aponta

Denatran​. Disponível em:

<​http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/02/frota-de-veiculos-cresce-119-em-dez-anos-no-br asil-aponta-denatran.html​> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:20:23

(11)

PEGCAR. ​As capitais com mais carros por habitante no Brasil​. Disponível em:

<​https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/as-capitais-com-mais-carros-por-habita nte-no-brasil/​> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:10:25

SCHUMAHER, Pamela. ​Consequências do uso do automóvel para a saúde e o meio

ambiente​. Disponível em:

<​http://jornaloretrato.com.br/net/consequencias-do-uso-do-automovel-para-a-saude-e-o-meio-ambiente/​> Acesso em: 14 de abril de 2018, 18:01:52

SUA PESQUISA. ​História da internet​. Disponível em:

<​https://www.suapesquisa.com/internet/​> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:36:15

SUPERINTENDÊNCIA DE LIMPEZA URBANA DE MACEIÓ. ​Os problemas causados

pela disposição e descarte inadequado de resíduos​. Disponível em:

<http://www.maceio.al.gov.br/2013/10/os-problemas-causados-pela-disposicao-e-descarte-ina dequado-de-residuos/> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:40:58

TARDE NACIONAL. ​Especialista fala sobre impactos negativos do descarte inadequado

de lixo​. Disponível em:

<http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2018/01/especialista-fala-sobre-impactos-negativos-d o-descarte-inadequado-de-lixo> Acesso em: 17:42:10

TETRA PAK. ​Rota da reciclagem​. Disponível em:

<​https://itunes.apple.com/br/app/rota-da-reciclagem-tetra-pak/id483224874?mt=8​> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:44:01

UAI. ​Século 21 reserva um mundo altamente tecnológico, mas preocupado com relações

interpessoais​. Disponível em:

<https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2013/10/30/noticias-saude,193579/seculo-21-rese rva-um-mundo-altamente-tecnologico-mas-preocupado-com-r.shtml> Acesso em: 30 de março de 2018, 17:38:18

Referências

Documentos relacionados

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Perspectiva antropológica das danças tradicionais da Lousã-Beira Baixa : análise contextual, coreográfica e musical da Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras /

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados

que utilizaram, ou não, irrigação de pastagens (P&gt;0,05), no entanto, observou-se maior valor para as propriedades que não utilizam irrigação, pois naquelas que

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam