• Nenhum resultado encontrado

UM CENTRO DE PESQUISA DIALOGA COM A COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "UM CENTRO DE PESQUISA DIALOGA COM A COMUNIDADE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

419 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012

UM CENTRO DE PESQUISA DIALOGA COM A COMUNIDADE

A SCIENCE CENTER DIALOGUES WITH THE COMMUNITY

Marcela Fejes

Núcleo de Educação e Divulgação do Cepema-USP/ fejes@cepema.usp.br Talita Carbonese

Núcleo de Educação e Divulgação do Cepema-USP/ talita@cepema.usp.br

Ana Maria Navas

Núcleo de Educação e Divulgação do Cepema-USP/ PERCEBE: Pesquisa, Consultoria e Treinamento Educacional/ ana@percebeeduca.com.br

Jéssica Araujo Silva

Núcleo de Educação e Divulgação do Cepema-USP/ jessica@cepema.usp.br, Alex Cruz

Núcleo de Educação e Divulgação do Cepema-USP/ alex@cepema.usp.br Isabel Martinelli

Núcleo de Educação e Divulgação do Cepema-USP/ imartinelli@futuro.usp.br

Resumo

O Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo USP localizado em Cubatão-SP, insere-se não apenas como um centro de pesquisa aplicada ao meio ambiente, mas também, como um espaço de comunicação e troca com a comunidade local, colaborando, participando e desenvolvendo atividades de educação não-formal de ciência e tecnologia e educação ambiental. Este trabalho apresenta brevemente os projetos de educação não-formal desenvolvidos pelo centro, e focaliza em uma das ações realizadas: a participação na Semana de Meio Ambiente de Cubatão de 2011, cidade onde o centro encontra-se inserido. Esta ação específica de divulgação científica envolveu a criação e montagem de uma mini-exposição sobre as pesquisas desenvolvidas, a formação de monitores para a exposição e a avaliação, compreendida como uma forma de contribuir para reflexão das ações desenvolvidas pelo centro e para o norteamento de suas atividades atuais e futuras. A análise desta experiência concreta de educação não-formal reforça positivamente a necessidade de aproximação e diálogo com a comunidade local.

(2)

420 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Palavras chave: centro de pesquisa, divulgação científica, meio ambiente.

Abstract

The Environmental Training and Research Center of the University of São Paulo(Cepema-USP), is not only a research center applied to environmental issues but also offers a place to communicate and exchange ideas with the local community, collaborating, participating and developing activities of non formal science and technology education and environmental education . This work pretends to show briefly educational non formal projects developed and done in the Cepema and present a study case: the participation during the Environmental Week held in Cubatão in 2011,city where the center is inserted. This specific action of scientific dissemination involved the creation and installation of a mini-stand showing the different researches done, training of monitors for this exposition and assessment using a perception survey with monitors and visitants, understood as a way of contributing towards a reflection around the actions developed by the center and to guide actual and future activities. The analysis of this concrete non formal education experience reinforces positively the need of an approximation and dialogue with the local community.

Key words: research center, scientific dissemination, environment Introdução

Compreendemos hoje que a divulgação científica possui o papel não apenas de disseminar conhecimentos e informações, atribuições que fazem parte de uma visão dominante, mas também de construir uma reflexão séria relativa ao papel da ciência e sua função na sociedade. Neste contexto, vemos que a educação não-formal, que consideramos incluir atividades e práticas de divulgação científica, tem adquirido importância crescente. As práticas educativas desenvolvidas nesta perspectiva se processam por meio de instrumentos variados como meios de comunicação, centros e museus de ciência, centros culturais, programas de extensão universitários, eventos de divulgação, feiras e encontros, entre outros (MOREIRA, 2006; CHAGAS, 1993). Concordando com Vogt (2008), consideramos que a divulgação científica pode colaborar para a ampliação das possibilidades de participação do cidadão comum nos debates e nas tomadas de decisões relativas a assuntos de ciência e tecnologia (C&T), bem como à formulação de políticas de desenvolvimento científico e tecnológico e seus possíveis impactos e consequências.

De fato, as mudanças estruturais na sociedade democrática ocorridas no século XIX expressam, entre outros, (I) a necessidade de pensar e aplicar modelos também democráticos de comunicação pública da ciência, com compromissos ligados à inclusão social e à participação cidadã (NAVAS, 2008) e (II) a proposta de superar o legado descrito por autores como, Durant (1999), Myers (2003), Lévy-Leblond (2006) e Trench &

(3)

421 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Bucchi (2010), que implica um modelo deficitário de interação ciência-sociedade, em que os cientistas são os detentores dos conhecimentos científicos, gerais e universais, e o público é um “recipiente” vazio ao qual é preciso transmitir estes conhecimentos.

Articular o modelo de déficit de comunicação pública da ciência a novas práticas de divulgação científica que busquem a criação de espaços de participação e diálogo entre a ciência e a sociedade mostra-se como um desafio a ser enfrentando pelos atores sociais envolvidos com estes objetivos educacionais. Neste contexto situa-se o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema-USP), um centro de pesquisa que assume o compromisso de divulgar o trabalho e as pesquisas desenvolvidas e estabelecer um diálogo com a comunidade.

Com base nestas considerações, apresentamos neste trabalho os projetos e atividades de educação-não formal desenvolvidos pelo Cepema e contextualizados nas duas linhas acima descritas: disseminação de conhecimentos e informações de C&T e busca pelo estabelecimento de diálogo com a comunidade. Focaremos, ainda, na descrição e análise de um projeto específico, a participação do centro de pesquisa na Semana de Meio Ambiente de Cubatão, cidade onde o centro de pesquisa encontra-se inserido.

Um centro de pesquisa que promove ações de educação não-formal

O Cepema-USP é compreendido pelos pesquisadores que o conformam, não apenas como um centro de pesquisa aplicada ao meio ambiente mas, também, como um espaço com potencial de comunicação e troca com a comunidade do entorno. Ciente de que a participação pública em assuntos de C&T só será completa e autêntica se informada, interessada e critica, e partindo do pressuposto de que as atividades de divulgação cientifica podem ser um aspecto fundamental na consolidação de uma cultura cientifica nas sociedades democráticas (MURRIELLO et al., 2006), o Cepema-USP contemplou a necessidade de dar origem a um núcleo destinado exclusivamente às questões de educação, divulgação e comunicação de C&T com a comunidade local, surgindo assim, em 2009 o Núcleo de Educação e Divulgação (NED). Este núcleo, composto por pedagogos, biólogos, químicos e jornalistas, destina-se a promover e organizar eventos, projetos e ações de educação não-formal, com o foco na informação e no diálogo com a comunidade, respaldando assim a responsabilidade educativa que o centro de pesquisa possui.

A cidade de Cubatão onde o centro se insere, está localizada no interior do estado de São Paulo. Foi este o primeiro pólo petroquímico do pais, atraindo diversas indústrias siderúrgicas, petroquímicas e de fertilizantes ao oferecer vantajosa localização adjacente a cidade portuária de Santos e do grande centro consumidor do pais. Em conseqüência da grande quantidade de industriais, o município sofreu diversos problemas ambientais, tornando-se conhecida mundialmente como a cidade mais poluída do mundo (CAMPINA, 2008). A partir da década de 1970 diversas ações de cunho ambiental foram providas por

(4)

422 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 entidades públicas e privadas no intuito de reverter este quadro, fazendo com que o tema da poluição ambiental fosse incorporado na agenda política da cidade. Fruto destes esforços, em 1992, Cubatão recebeu o título de cidade símbolo de recuperação ambiental reconhecida pela Organização das Nações Unidas.

Mesmo se tratando de uma região de grande importância para o pais que, como destacado por Ferreira et al. (2007), conta com uma rica história industrial e ambiental, o município não possui nenhum equipamento cultural especifico destinado divulgar assuntos atuais de C&T e, especificamente, de meio ambiente. Enfatiza-se, assim, a importância e a responsabilidade que o Cepema possui em promover ações de cunho educativo cientifico na cidade.

Atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Educação e Divulgação (NED) do Cepema-USP

Em meio ao contexto histórico e socioeconômico do município de Cubatão acima descrito, o NED promove diversas atividades com o intuito de permitir o acesso ao centro de pesquisa e aos conhecimentos produzidos, e de estabelecer um diálogo com a comunidade local. Assim, as atividades desenvolvidas transitam entre dois objetivos gerais, informar e engajar a comunidade.

a. Atividades que buscam informar comunidade

Os temas de pesquisa do centro se relacionam à solução de problemas ambientais como biorremediação e biodegradação de áreas contaminadas, medidores de poluentes atmosféricos, química limpa, biodiversidade, saúde e gestão ambiental. Trata-se de assuntos de C&T contemporâneos e, muitas vezes controversos, em relação aos quais é fundamental que os cidadãos tenham conhecimentos de base para refletir e tomar posição. Entre as atividades promovidas desenvolvidas prioritariamente nessa lógica, encontram-se:

 Website aberto à comunidade: criação, desenvolvimento e manutenção de um website atualizado do Centro de pesquisa, que inclui a publicação periódica de matérias, reportagens e releases. O site permite, ainda, a criação de espaços de comunicação entre o NED, e os pesquisadores à comunidade

(www.cepema.usp.br).

 Boletins mensais: elaboração e publicação de boletins com informações relevantes sobre o centro de pesquisa, avanços e resultados dos estudos desenvolvidos e informação sobre eventos acadêmicos e fóruns.

 Eventos, palestras e workshops: atividades realizadas em diferentes momentos do ano, em colaboração com as instituições locais e regionais de acordo com o calendário ambiental estabelecido pelo município e o estado.

(5)

423 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012  Vídeos científicos: produção de vídeos de curta duração mostrando atividades desenvolvidas nas diferentes linhas de pesquisa do Cepema, expostos durante os eventos e atividades desenvolvidas no centro de pesquisa bem como no site institucional.

b.Atividades que buscam estabelecer um diálogo com a comunidade

Com o intuito de estabelecer processos dialógicos de comunicação pública da ciência, o NED associa o seu papel ao desenvolvimento de atividades que permitam a negociação de saberes científicos e locais, bem como a criação de espaços de reflexão e discussão à respeito dos temas de pesquisa em meio ambiente. As atividades promovidas nesta linha incluem:

 Projeto Cultivar: a comunidade local e alunos das escolas, orientados por pesquisadores do centro de pesquisa, desenvolvem práticas de paisagismo de praças, transplantagem de mudas nativas e implantação hortas escolares com espécies cultivadas no próprio centro de pesquisa.

 Projeto Conhecer um Pesquisador: alunos das escolas locais visitam o Cepema e entrevistam pesquisadores em seus laboratórios tendo a oportunidade de desmistificar a figura deles e de conhecer as linhas de pesquisa institucionais.  Projeto Investigações Ambientais na escola: o NED promove o desenvolvimento de

projetos investigativos e colaborativos na área de ciências destinados às escolas locais, com o intuito de familiarizar os alunos com objetivos e métodos de pesquisa. Como parte do processo, as escolas têm um espaço de diálogo e uma base de

dados com os resultados das pesquisas desenvolvidas

(www.cepema.usp.br/investiga) e contam, ainda, com a realização de Encontros

Juvenis Anuais.

 Cursos de formação contínua: o NED e os pesquisadores do centro realizam cursos de extensão para professores voltados a explorar diferentes formas de familiarizar os alunos aos objetivos e métodos de pesquisa.

 Exposição sobre a Qualidade do Ar: apoiado nos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisados, o NED produziu uma exposição itinerante sobre a história ambiental da cidade, a qualidade do ar na região, as técnicas de monitoramento do ar e a instalação de uma usina termelétrica cujo funcionamento utilizando o petróleo passou a ser a gás. Esta exposição vem sendo apresentada em diferentes espaços da cidade ao longo dos dois anos de funcionamento do núcleo.

 Baralho Caçada Ambiental: jogo de cartas elaborado com temáticas ambientais para que os alunos possam relacionar e discutir sobre informações, imagens e curiosidades relacionadas a fenômenos e problemas ambientais específicos.

 Mostra de Cinema Cientifico: seleção, apresentação e discussão de filmes sobre temas atuais e polêmicos relacionados à ciência e tecnologia.

(6)

424 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012  Participação na Semana de Meio Ambiente de Cubatão: anualmente o Cepema participa da Semana de Meio Ambiente de Cubatão por meio de exposições e debates sobre os trabalhos desenvolvidos pelo centro de pesquisa.

Cabe destacar que a avaliação faz parte de todas as atividades referidas e ela acontece por meio de diversos instrumentos de coleta de dados, como questionários, entrevistas e observação. Desta forma o NED obtém um feed-back da comunidade, bem como elementos de base para melhorar e reestruturar as atividades desenvolvidas.

A participação do centro de pesquisa na Semana de Meio Ambiente de Cubatão Como parte de suas ações educativas o Cepema participa anualmente da Semana de Meio Ambiente (SMA) de Cubatão. Desde que NED foi formado, e novos projetos de educação não-formal e educação ambiental foram implementados, o convite para participação e envolvimento aumentou consideravelmente nos últimos dois anos e envolveu ações como realização de oficinas de animais taxidermizados, plantio de mudas nativas da mata atlântica, palestras sobre Biodiversidade e oficinas para criação de dioramas ou cenários de ecossistemas e seres vivos, entre outros.

Em 2011 a participação do Cepema na SMA envolveu, entre outros, a concepção e realização de uma exposição sobre as pesquisas desenvolvidas pelo centro, no intuito de aproximá-las da comunidade. A exposição, realizada na Escola Técnica Estadual - ETEC de Cubatão (Figura 1) ficou aberta ao público durante uma semana e contou com a participação de 10 monitores, alunos da ETEC, que participaram de um curso de formação ministrado pela equipe do NED, juntamente com quatro pesquisadores do centro de pesquisa (Figura 2). No encontro de formação os pesquisadores apresentaram objetivos, metodologias e resultados das pesquisas, abrindo espaço para perguntas e debates após as apresentações. O curso envolveu, ainda, tópicos relacionados à comunicação científica no intuito de dar aos monitores subsídios para a mediação que iriam realizar na exposição junto à comunidade.

No caso desta atividade, a avaliação consistiu na aplicação de um questionário voltado a explorar a percepção dos monitores sobre o curso e sobre as pesquisas do Cepema-USP.

(7)

425 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Figura 1 - Exposição do Cepema-USP na SMA 2011.

Figura 2 – Curso de formação dos monitores.

A exposição em si, visitada por cerca de cerca de 250 cidadãos foi também avaliada por meio da aplicação de um questionário de percepção a 43 visitantes, com perguntas abertas e fechadas, como apresentadas a seguir na figura 3.

(8)

426 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Figura 3 – Questionário de percepção dos visitantes.

A avaliação da atividade: percepções dos monitores da exposição e do público visitante

Percepção dos monitores

Explorando as respostas dadas pelos monitores ao questionário de avaliação apresentado durante o curso de formação, foi possível identificar alguns elementos chave para a realização de outros encontros. Uma das perguntas formuladas pedia aos monitores para que avaliassem de 0 a 10 a oportunidade de debater e trocar experiências e conhecimentos durante o curso, sendo que 50% dos participantes deu nota 9 e 33,33% nota 10. Este resultado reforça a necessidade de estabelecer e manter diálogos entre o centro de pesquisa e a comunidade, e promover, como destacado por Fourez (2003), o debate, sendo este um instrumento que permite que o sujeito estabeleça um diálogo com novos conhecimentos.

(9)

427 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Quando perguntado aos monitores “como o curso de formação os ajudou no conhecimento e compreensão do Cepema”, 100 % das respostas indicaram “muito”. Resultados como estes indicam que encontros de formação desta natureza podem se constituir em espaços de compreensão, argumentação e subsídios científicos ao redor de temas atuais de pesquisa relacionados a meio ambiente.

Observamos ainda, como mostra o gráfico 1, que após o curso e leitura dos materiais de apoio, os monitores sentiram-se mais confiantes para estabelecer processos de comuncação e mediação junto aos visitantes, objetivo central da ação promovida.

Gráfico 1 – Respostas dadas pelos monitores após o curso de formação. Percepção dos visitantes

Em relação à avaliação desenvolvida junto ao público, observamos que o conhecimento sobre as pesquisas realizadas no Cepema é escasso, sendo que mais de 50% dos visitantes tinham apenas informações superficiais e 34,88%, nenhum conhecimento (gráfico 2). Mesmo tendo-se inserido na cidade em 2006, percebemos, com estes dados, que a grande parte dos entrevistados desconhece o papel deste centro de pesquisa na região. Outras perguntas formuladas no questionário (gráfico 3) reforçam ainda mais esta falta de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelo centro e, ao mesmo tempo, o papel da exposição como ação de divulgação destas temáticas.

(10)

428 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Gráfico 2 – Respostas dadas pelos visitantes.

Gráfico 3 – Respostas dadas pelos visitantes.

Apesar de desconhecer o trabalho desenvolvido pelo centro, ao questionar aos visitantes quanto aos objetivos e resultados das pesquisas desenvolvidas, observamos que a população local atribui credibilidade e confiança no Cepema (gráfico 4), expressando uma visão otimista e esperançosa à respeito dos objetivos e resultados das pesquisas.

(11)

429 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 Considerações Finais

A avaliação realizada junto aos monitores e ao público nos leva a considerar como relevante o papel de ações que busquem ao mesmo tempo informar a comunidade e criar espaços para questionamentos, perguntas e mediação com o centro de pesquisa. Estas ações, planejadas e orientadas conforme os objetivos discutidos no início deste trabalho permitem ao centro de pesquisa estabelecer uma busca constante de aproximação com comunidade local.

Acreditamos, ainda, que ações como estas possam (I) ajudar a desmistificar a visão dominante de comunicação da ciência, baseada na ideia de cientistas detentores do conhecimento científico e (II) criar e aprimorar espaços de reflexão e diálogo junto à comunidade.

Referências

CAMPINA, N. N.. Projeto Coração Roxo de Biomonitoramento e Educação Ambiental: análise de uma experiência com alunos de uma escola pública no município de Cubatão SP. 2009. Tese (Doutorado em Patologia) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências: Relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, v.3, n.1, p. 51-59.1993. Disponível em:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/index.html/artigomuseus.pdf. Acesso em

08/03/2012.

DURANT, J. Participatory technology assessment and the democratic model of the public understanding of science. Science and Public Policy, v.26, n.5, p. 313-319, 1999.

FERREIRA, C. C., TORRES F. R., BORGES, W. R. . Cubatão: Caminhos da história - Cubatão, SP : Ed. do Autor, 2007.

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, n.8, p.109-123, 2003.

LEVY-LEBLOND, J. M. Cultura Cientifica: Impossível e Necessária. In: VOGT, C. (org.) Cultura Cientifica: Desafios. Edusp/FAPESP. São Paulo, p. 28-43, 2006

MYERS, G. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, v.5 (2), p. 265-279. 2003.

MOREIRA, I.C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Ibict v.1, n.2, 2006. Disponível em:

http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/29/50. Acesso em

(12)

430 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 419-430, 2012 MURRIELLO, S.; CONTIER, D.; KNOBEL, M.; TAVES, S. J. O nascimento do Museu de Ciências da Unicamp, um Novo Espaço para a Cultura Cientifica. In: VOGT, C. (org.) Cultura Cientifica: Desafios. Edusp/FAPESP. São Paulo, 2006. p. 84-132.

NAVAS, A. M. Concepções de popularização da ciência e da tecnologia no discurso político: impactos nos museus de ciências. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2008.

TRENCH, B.; BUCCHI, M. Science communication, an emerging discipline. JCOM v.9 n.3, 2010.

VOGT, C. Divulgação e cultura científica. Revista Comciencia, n.100, jul/2008. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8

Imagem

Figura 1 -  Exposição do Cepema-USP na SMA 2011.
Figura 3 – Questionário de percepção dos visitantes.
Gráfico 1 – Respostas dadas pelos monitores após o curso de formação.
Gráfico 2 – Respostas dadas pelos visitantes.

Referências

Documentos relacionados

Itumirim/MG, Itutinga/MG, Jacuí/MG, Jacutinga/MG, Jesuânia/MG, Juruaia/MG, Lambari/MG, Liberdade/MG, Luminárias/MG, Machado/MG, Maria da Fé/MG,Marmelópolis/MG, Minduri/MG,

A presente pesquisa tem a função de embasar o desenvolvimento do Trabalho Final de Graduação que tem como proposta projetual um Centro Comunitário de vivência com atividades

c As irreguloridodes dos perfis de resistividode oporente confirmom o coroter estruturol complexo do iozido Boo Esperonço, d A corto de resistividode permite visuolizor os zonos

Festa de Reis – 6 de janeiro – Também chamada “folias de Reis”, embora não tenha impacto muito acentuado pela abrangência, essa festa é importante

5.3.2 Caso o técnico precise deixar sua equipe por qualquer razão, incluindo sanções e excetuando-se o caso de adentrar a quadra de jogo como jogador, o

En este caso, el ventilador debe estar instalado lo más posible en la plomada del insertable para que el calor que sube influya en el termostato; En cada estancia, deberá haber

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used