• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA E GEOQUÍMICA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UFPA: PERÍODO 2010 – 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "AVALIAÇÃO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA E GEOQUÍMICA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UFPA: PERÍODO 2010 – 2013"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Nº 1, volume 11, artigo nº 4, Janeiro/Março 2016 D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v11n1a4

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 57 de 179

AVALIAÇÃO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS MESTRES E

DOUTORES EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

GEOLOGIA E GEOQUÍMICA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA

UFPA: PERÍODO 2010 – 2013

EVALUATION OF PROFESSIONAL CAREER OF MASTERS AND

DOCTORS graduates of GRADUATE PROGRAM IN GEOLOGY AND

GEOCHEMISTRY OF THE EARTH SCIENCES INSTITUTE UFPA:

PERIOD 2010 - 2013

Cleida Ferreira Freitas1, Carlos Henrique Medeiros de Souza2 1

Universidade Federal do Pará / Programa de Pós Graduação em Ciência da Educação da Universidade Autónoma de Assunción, Belém, Pará, Brasil,

c_leida_freitas@hotmail.com

2

Universidade Estadual do Norte Fluminens / Coordenador do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil,

chmsouza@gmail.com

Resumo - No âmbito das pós-graduações nas áreas de geologia e geoquímica, o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é o mais antigo curso de mestrado e doutorado em Geociências situada no norte do país e o primeiro a ingressar no programa de excelência acadêmica com nota 6 CAPES-PROEX, e em seus 40 anos de existência promoveu a formação 443 Mestres e 105 doutores. Este estudo teve como problemática avaliar a importância dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), verificar como ocorre o acompanhamento de seus egressos em sua trajetória profissional e os resultados nele assinalados, a relevância para a sociedade na qual estão inseridos. Com isto, os objetivos de avaliar a importância dos cursos de

(2)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 58 de 179 mestrado e doutorado do PPGG/IG/UFPA e a trajetória profissional dos egressos são visto nos resultados demonstrados neste trabalho. Para a pesquisa foi aplicado questionários junto aos discentes e docentes e a coleta de dados foi efetuada utilizando os métodos quantitativos e qualitativos. Como parte dos resultados, verificou-se que, de um modo geral, a UFPA não possuem um sistema de acompanhamento dos egressos que formam e/ou titulam, e também, desconhecem sua trajetória profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Para o corpo docente o acompanhamento dessa trajetória foi importante por possibilitar informações sobre a atuação no mercado de trabalho. Os docentes, também, se posicionaram de forma positiva sobre a importância do PPGG para o ingresso dos profissionais no mercado de trabalho, pois este possui selo de qualidade obtido pela avaliação da CAPES.

Palavras-chave: Trajetória profissional. Egressos. Mercado de trabalho.

Abstract - Referring to post-graduate studies in the geology and geochemistry, the Post-graduation program in Geology and Geochemistry (PPGG) from Geosciences Institute (IG) of the Federal University of Pará (UFPA) is the most traditional master and PHD course located at north Brazil and also the first one to enter the program of academic excellence CAPES-PROEX with a grade of 6, and with its 40 years of existence has graduated 443 master and 105 doctors. This study evaluates the relevance of the master and PHD courses of the Post-graduation program in Geology and Geochemistry from Geosciences Institute (IG) of the Federal University of Pará (UFPA) by verifying how the careers following of its graduates occurs, and their contribution to society. The objectives of evaluating the importance of master and PHD courses of PPGG/IG/UFPA and the career following of its graduates are seen in the results of this work. For this research professors and students were interviewed and quantitative and qualitative methods were applied to collect data. As part of the results, it was verified that UFPA does not have a careers following process of its graduates. Faculty professors agree that career following is important because it provides information about the performance of the graduates in the market. Also Professors are confidence that PPGG courses are highly important, in order to professionals from related areas can enter the labor market, since PPGG courses have a quality seal according to CAPES evaluation.

Key words: career following, graduates, labor market.

INTRODUÇÃO

A criação da universidade brasileira foi posterior a diversos países pelo mundo, pois o Brasil é um dos mais recentes (dentre as grandes nações) a implantar a instituição universitária, devendo-se isso à predominância do regime colonial que tinha

(3)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 59 de 179 interesse em permanecer no Brasil. Em função disso, não existia um sentimento nacional em relação à universidade o que contribuía para que os intelectuais brasileiros buscassem seus estudos na Europa (MORBACK NETO, 2007; BARRETO & FILGUEIRAS, 2007).

O ensino superior no Brasil compreende algumas fases distintas e bem características de cada época. Desse modo, na fase que vai de 1898 a 1930, as instituições de nível superior eram as escolas e os institutos, nos quais a educação acadêmica se caracterizava pelo pragmatismo herdado das universidades de Coimbra, nas quais não havia relação entre ensino e pesquisa, pois seu foco era a formação profissional. Essas instituições foram fundadas pelo Rei de Portugal durante a permanência da Corte Real no Brasil e muitas delas continham resquícios da educação jesuítica que aos poucos foram se libertando desse formato. Havia também as escolas militares de nível superior como a Academia da Marinha e a Academia Real Militar (MORBACK NETO, 2007).

Segundo os mesmos autores, o período de 1931 a 1967 foi caracterizado pela criação de várias universidades brasileiras, resguardas por leis, portarias e reformas. Com a Constituição de 1934, no governo de Getúlio Vargas, foi citada a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação e criado o Ministério da Educação e Saúde. Em 1961 foi criada a 1ª LDB com o intuito de aplicar a liberdade de ensino; autonomia didático-administrativa, financeira e disciplinar no ensino superior em estabelecimentos agrupados ou não em universidades; diferentes ofertas de cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu (DEMO, 2002; SAVIANI, 1999; MORBACK NETO, 2007).

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) com sua autonomia e pluridisciplinaridade participam complementando a formação dos alunos através de seus programas de pós-graduação (PPGs) no que se refere aos programas stricto

sensu. Os PPGs contribuem na formação de um perfil profissional e a inserção

desse profissional no mercado de trabalho. Enfatizando assim, as relações com o mercado de trabalho seguindo a estratégia de “segurança e desenvolvimento”.

(4)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 60 de 179 Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é o mais antigo curso de mestrado e doutorado em Geociências situado no norte do país. Ele foi criado em 1976 e foi o primeiro PPG a ingressar no programa de excelência acadêmica com nota 6 CAPES-PROEX. Em seus 40 anos de existência, o PPGG promoveu a formação 443 mestres e 105 doutores (CAPES, 2014).

A clientela atendida pelo PPGG/IG/UFPA é formada das mais variadas áreas de formação como engenharia civil, engenharia sanitária, engenharia química, química industrial, engenharia ambiental, geologia, biologia bacharelado, química bacharelado, oceanografia, agronomia, geografia, arquitetura e ecologia. A maioria é de estudantes paraenses e de estados como Amazonas, Maranhão, Ceará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins, além de alunos estrangeiros vindos de países latino-americanos, como Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, da América Central como Panamá e Nicarágua.

Com sua característica multidisciplinar o PPGG/IG/UFPA tem recebido da CAPES o nível de qualidade e nas últimas avaliações trienais (2004-2006; 2007-2009; 2010-2012) lhe foi concedido a nota 6 (seis) que o coloca como um programa de excelência, o que significa que o PPGG tem papel importante para o desenvolvimento científico da Região Amazônica.

Assim, este artigo representa um estudo que teve como problemática: avaliar a importância dos cursos de mestrado e doutorado do PPGG/IG/UFPA, verificar como ocorre o acompanhamento de seus egressos em sua trajetória profissional e os resultados nele assinalados, e a relevância para a sociedade na qual estão inseridos.

POPULAÇÃO DE ESTUDO

O corpus da pesquisa foi constituído por 99 discentes egressos e 16 docentes do PPGG/IG/UFPA que responderam ao questionário no período de agosto a setembro

(5)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 61 de 179 de 2014, cujos dados coletados foram levantados estatisticamente mediante os métodos qualitativo e quantitativo. Segundo Kuark et al. (2010; MARCONI & LAKATOS, 2003; MARTINS, 2008) esses métodos possibilitam uma observação abrangente para análise e descrição objetiva dos fatos.

A Figura 1 representa a população estudada.

Figura 1 - Fluxograma da população estudada neste trabalho

ALGUNS RESULTADOS

Tabela 1 - Formação acadêmica ao nível de graduação dos alunos que ingressaram no PPGG.

No período do estudo (2010-2013) foram identificados os sujeitos sociais compostos por graduados de varias áreas do conhecimento (Tabela 1), demonstrando assim, a

(6)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 62 de 179 característica multidisciplinar do programa do PPGG.

Relacionaram-se as variáveis de sexo e faixa etária nas quais a predominância do sexo masculino e feminino foi igual nas idades iniciais de ingressos (22 a 28 anos) nos cursos de mestrado e doutorado, já na faixa de 33 a 38 anos, predominou o sexo feminino. Observa-se ainda um número maior de titulados na faixa etária 28 a 32 anos, cujo percentual foi 46,46%. Afirma-se nesse estudo o perfil dos alunos em relação ao gênero, está em igual equilíbrio, entre homens e mulheres, optando por profissões em qualquer área do conhecimento.

Contudo, levando-se em consideração ao grande número de perguntas e respostas concernentes aos resultados desta pesquisa, procurou-se apresenta os resultados mais relevantes, que podem ser considerados significativos ao questionamento do proposto trabalho, nos objetivos quanto à trajetória profissional dos egressos do PPGG, a importância para os cursos de mestrado e doutorado, além da verificação da inexistência de acompanhamento dos egressos em sua trajetória profissional após formação e titulação pela instituição.

Ao longo do período pesquisado (2010-2013) observou-se um maior número de titulados no ano de 2011, com 27 mestres e 16 doutores, totalizando 43 mestres e doutores. Velloso e Velho (2001) afirmam que o crescimento de profissionais ao nível de mestrado tem sido notado à medida que o desenvolvimento da sociedade avança e se acentua em decorrência da exigência do mercado de trabalho competidor e excludente […]. A CAPES (2015) em sua avaliação trienal de 2013, no período de 2010-2012, aponta para a evolução do sistema de pós-graduação em direção a qualidade nas IFES em todo país, afirmando que o modelo é consistente, havendo uma expansão e melhoria.

De acordo com análise da Figura 2, os tipos de instituição que o egresso atua no mercado de trabalho, verificou-se que a maioria 33 (33,33%) está atuando profissionalmente em instituições de ensino e pesquisa, e os que atuam em empresas privadas apenas 21 (21,21%). Velloso & Velho (2001) em sua grande maioria, as perspectivas profissionais é seguir por um curso de pós-doutorado por condição de bolsa e estar empregado, além de constante atualização profissional,

(7)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 63 de 179 em que, tanto mestres quanto doutores, buscam ao concluir esses cursos, para melhor colocação no mercado, quer seja no ensino superior, em atividades de pesquisa ou em atividades profissionais em empresas.

Figura 2 - Tipos de instituição onde os egressos do PPGG atuam no mercado de trabalho.

Ressaltando que para 50,50% dos egressos o PPGG forma com competência. Fato este confirmado através da Figura 3, já que o mesmo demonstra que 65,65% dos egressos atuam no mercado de trabalho na área em que titularam.

Figura 3 - Formação por competência dos egressos do PPGG.

Neste trabalho ficou evidente também, o desejo dos egressos que haja um empenho desta instituição como facilitadora ao mercado de trabalho, já que 65,65% dos pesquisados acham interessante a parceria instituição/mercado de trabalho.

(8)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 64 de 179 Fato este que só ocorre com aquecimento do mercado e da necessidade de mão de obra especializada. Lousada (2003) afirma que “compete às universidades e demais instituições de nível superior inserir na sociedade diplomados aptos para o exercício profissional”. Contudo, faz-se necessário que os egressos formados e titulados mantenham um relacionamento com a instituição que formou, pois a pesquisa demonstra que 92,92% dos egressos perdem o vínculo com a instituição.

Na visão dos docentes pesquisados 93,75% dos egressos satisfazem ao mercado de trabalho, pois o PPGG é considerado em nível de excelência de nota 6 pela CAPES, e de reconhecimento nacional e internacional pela sua produção intelectual e humana. E, na opinião dos docentes pesquisados: “Fundamental definir onde e como estão sendo absorvidos no mercado de trabalho e sua atuação na sociedade para que tenha um quadro para avaliar, inclusive, a contribuição social da pós-graduação e a influência na sociedade”.

As Figuras 4 e 5 mostram as localizações dos egressos de mestrado e doutorado e sua inserção no mercado de trabalho. Dos dados obtidos 30 profissionais atuam em instituições de ensino e pesquisa, 11 em empresas privadas, 17 em empresa pública/estatal, 17 doutorandos no PPGG e 4 em outras instituições.

(9)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 65 de 179

Figura 4 - Mapa da atuação no mercado de trabalho dos profissionais nas instituições de ensino e pesquisa.

Figura 5 - Atuação no mercado de trabalho dos profissionais nas empresas privadas e nas instituições pública/estatal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os egressos pesquisados em sua totalidade assinalam positivamente a importância e a excelência dos cursos de mestrado e doutorado do PPGG. Neste sentido o PPGG pela sua qualificação tem titulado com competência os egressos, ou dando estes oportunidades de ingressar no mercado de trabalho pela qualidade da formação profissional e com isso facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Verificou-se que, de um modo geral, a UFPA não possui nenhum sistema de acompanhamento dos egressos que forma e/ou titula, como também, desconhece a trajetória profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Entretanto, para o corpo docente o acompanhamento dessa trajetória é importante para possibilitar informações sobre a atuação desses no mercado de trabalho.

(10)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 66 de 179 do PPGG para o ingresso dos profissionais no mercado de trabalho, pois este possui selo de qualidade obtido pela avaliação da CAPES. Logo, seria relevante um acompanhamento desses profissionais pela instituição e sua inserção no mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS

BARRETO, A. L.; FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da universidade brasileira. In: Quím. Nova, vol. 30, n.7, São Paulo, 2007.

BARRETO, A. L.; FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da universidade brasileira. In: Quím. Nova, vol. 30, n.7, São Paulo, 2007.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Relatório Anual da Plataforma Coleta-Sucupira 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ (Acesso em 30 de setembro de 2014). COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR –

CAPES. Resultados da avaliação da capes revelam que a pós-graduação teve

crescimento de 23% no triênio. 2015. Disponível em:

http://www.capes.gov.br/36-notícias. (Acesso em 19.01.2015).

DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. 13 ed. Campinas, SP: Papirus. 2002. KAUARK, F. S. et al. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna-BA: Via

Litterarum. 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2003.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2008.

MORBACK NETO, G. Avaliação: Instrumento de gestão universitária. Vila Velha-ES, Hoper. 2007.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 5 ed.

Campinas (SP): Autores Associados. (Coleção educação contemporânea). 1999. STALLIVIERI, L. O sistema de ensino superior do Brasil: Características, tendências

e perspectivas (Artigo). Caxias do Sul-RS: UCS. 2013. Disponível em:

http://www.ucs.br/ucs/tplPadrao/tplCooperacaoCapa/cooperacao/assessoria/artigo s/imprimir/sistema_ensino_superior.pdf (Acesso em 02.12.2013).

VELLOSO, J.; VELHO, L. Mestrandos e doutorandos no país: trajetórias de

(11)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 67 de 179 Nível Superior. 2001.

Data de submissão: 01/10/2015 Data de aceite: 09/03/2016

Imagem

Tabela 1 - Formação acadêmica ao nível de graduação dos alunos que ingressaram no PPGG
Figura 2 - Tipos de instituição onde os egressos do PPGG atuam no mercado de trabalho
Figura 5 - Atuação no mercado de trabalho dos profissionais nas empresas privadas e nas  instituições pública/estatal

Referências

Documentos relacionados

Tese de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial à obtenção

Mineralogia e geoquímica de terra preta arqueológica para identificação de padrão ocupacional pré-histórico no vale do Baixo rio Amazonas (Juruti, Pará) / Jucilene Amorim Costa;

In the Xambioá/Araguanã region, located in the northern Neoproterozoic Araguaia Belt, iron-formations and graphite schists of the Estrondo Group are tightly associated with

However, in Prado, southern Bahia littoral, and Linhares, Espírito Santo, mangroves migrated to higher surface according to sea level rise until 2.7 m above the modern Relative

A Universidade Federal do Pará, por meio da Coordenação do Programa de Pós‐Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) do Instituto de Geociências (IG), abre

A utilização de uma camada de solo compactado como revestimento impermeabilizante de fundo de bacias de disposição de lama vermelha produzida em Barcarena-PA / Risete Maria Queiroz

Tem como diretrizes, a integração com as políticas e diretrizes das Secretarias Municipais, das Subprefeituras e órgãos equiparados; o incentivo e apoio às

Orientadores: VIEIRA, Carlos Eduardo Costa; SILVA,Antonio Carlos da; SIMEÃO, André Ricardo Macedo; PIRES, Felipe Ribeiro; SILVA, Osni Augusto Souza